domingo, 21 de junho de 2009
Bernardo Moniz da Maia foi o grande vencedor do Rali Transibérico
Publicado em domingo, junho 21, 2009
Bernardo Moniz da Maia foi o grande vencedor do Rali Transiberico em termos do Campeonato de Portugal de TT (CPTT), mercê do espectacular terceiro lugar na prova do ACP.
Filipe Campos minimizou as perdas, foi o mais rápido no último Sector Selectivo, e ao conquistar os cinco pontos disponíveis,mantém a diferença para o primeiro lugar no CPTT.
Bernardo Moniz da Maia foi o melhor piloto do Campeonato de Portugal de TT. O piloto de Lisboa levou o seu BMW X3 CC ao terceiro lugar da Classificação Geral do Rali Transiberico e conseguiu mesmo subir uma posição no CPTT sendo agora segundo classificado com 38 pontos (menos nove que o líder).
Filipe Campos terminou a prova como a começou, sendo o mais rápido, mas voltou a não conhecer a sorte na prova do ACP, já que um furo no decurso do 7º Sector Selectivo (SS) limitou-lhe as possibilidades de lutar pelo triunfo na quarta etapa (320 quilómetros).
Na última prova da Taça do Mundo FIA de Ralis TT, Bernardo Moniz da Maia levou a melhor sobre a concorrência no CPTT. Com um ritmo vivo mas gerindo exemplarmente os esforços e evitando riscos, o lisboeta chegou ao Estoril num fantástico terceiro lugar. Naquela que foi a sua primeira vitória em provas do CPTT, a dupla Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor mostrou uma regularidade impressionante e aproveitou da melhor forma a hecatombe ocorrida durante a penúltima etapa. “Estamos, naturalmente, muito satisfeitos com este resultado. Conseguir vencer pela primeira vez uma prova do Campeonato de Portugal de TT e logo no Rali Transiberico é para nós um enorme motivo de orgulho e um prémio muito acima daquele que era o nosso objectivo. A dureza destes quatro dias foi enorme, mas com uma grande gestão de esforços, sem ter furos ou outros contratempos, e aproveitando a oportunidade que os nossos adversários nos deram ao desistirem, chegamos em primeiro e conquistamos 20 pontos para o campeonato”, resumiu Bernardo Moniz da Maia à chegada. “Foi pena o Filipe [Campos] não ter conseguido traduzir em resultados a grande exibição que fez nos dois primeiros dias de prova, mas, no entanto, acho que ninguém tem dúvidas que deixou uma vez mais bem evidente que é um piloto de eleição e que, enquanto esteve na luta, deixou bem atrás de si todos os concorrentes,quer os seus adversários no CPTT quer os pilotos da Taça do Mundo”.
Filipe Campos partia para esta derradeira tirada do Rali Transiberico com o claro intuito de triunfar na etapa mas nunca correndo riscos que pudessem hipotecar a conquista de cinco preciosos pontos para o CPTT.Infelizmente, um furo no decurso do SS7 confinou parcialmente os seus objectivos: “Estávamos a andar muito bem e estávamos a ganhar tempo ao nossos adversários quando um furo nos atrasou. Partimos para o SS8 determinados a vencer e tentar recuperar os dois minutos e 28 segundos que tínhamos perdido para o Carlos Sousa. Demos o máximo, fomos os mais rápidos na última especial,mas tal não foi suficiente para vencer a etapa. Volto a dar os meus parabéns ao meu colega de equipa, Bernardo Moniz da Maia, que fez uma prova impecável e que é um justo prémio por toda a dedicação e perseverança que tem demonstrado desde a primeira hora”. A respeito da luta pelo título, Filipe Campos afirma que “no meio de tantas dificuldades que todos tivemos de ultrapassar, as contas sofreram poucas alterações. Perdi o segundo lugar - ainda bem que para o meu colega de equipa - e mantive a distância para o Carlos Sousa, pelo que, tal como até aqui, teremos de continuar a dar o nosso melhor na luta pela vitória em cada prova, pois ainda que a discussão pelo título não dependa apenas dessa premissa, se não conseguirmos, prova a prova, o número máximo de pontos, então é que não teremos a mínima chance de voltar a ser campeões.Vamos agora pensar na Baja Espanha Aragón, uma prova muito especial e também muito difícil e depois aproveitar da melhor forma o interregno no CPTT para, em Setembro, tentarmos ganhar a Baja TT Cidade de Beja/Montes Alentejanos.”
A Yser Racing Team aponta agora baterias para a Baja Espanha Aragón, regressando, depois das férias, empenhada, como sempre, em discutir as vitórias nas três restantes provas do CPTT: Baja TT Cidade de Beja/Montes Alentejanos (5 e 6 de Setembro), Rali TT FAMO Castelo Branco (26 e 27 de Setembro) e Baja Portalegre 500 (29 de Outubro a 1 de Novembro).
Classificação Final:
1º Guerlain Chicherit/Tina Thorner (BMW X3) 15h11m09s
2º Hélder Oliveira/Filipe Palmeiro (Nissan Pathfinder) +1h16m27s
3º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 CC - 1º CPTT) +1h32m14s
4º Rodolphe Deveaux/Luís Ramalho (Mitsubishi Pajero MPR 13) +1h50m08s
5º Lino Carapeta/Rui António (Bowler Wildcat) +2h24m34s