terça-feira, 14 de abril de 2009

Prova mais curta e com camiões!


A cerca de três meses da data de realização de mais uma edição do Rali Transibérico Vodafone, o ACP - Automóvel Club de Portugal, tem definidas as grandes linhas de orientação da competição pontuável para a Taça do Mundo FIA de Cross Country, Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e Troféu Ibérico de Todo o-Terreno.

A edição de 2009 vai apresentar importantes novidades:
Quatro dias de competição: adequando esta prova de referência do Todo-o-Terreno mundial, às actuais exigências da situação estrutural a nível internacional. O ACP decidiu encurtar um dia no figurino habitual, pelo que vão ser quatro dias de intensa competição, com cerca de 1300 km de troços ao longo de 4 Etapas;

Admissão de camiões: com o intuito de aumentar o nível espectacular da competição, a edição de 2009 do Rali Vodafone Transibérico estará aberta à categoria de camiões – T4, tendo sido tomada uma especial atenção ao percurso, de forma a que os camiões possam evoluir de uma forma segura. De referir, que os participantes na categoria T4, efectuam apenas em cada dia, o primeiro sector selectivo, partindo atrás do último T8.

Mantendo a tradicional etapa por terras de Espanha, este ano com a visita a Mérida, Cidade Património da Humanidade. O Rali Vodafone Transibérico 2009, promete trazer até nós, as grandes referências do TT mundial em mais um confronto directo com os melhores valores nacionais da modalidade.

TELEVISÃO

Para esta prova contamos novamente com uma forte cobertura televisiva. O Eurosport irá transmitir cerca de 8 horas de imagens em directo, reportagens e resumos da prova.

Contamos também com a habitual cobertura da RTP (cerca de 10 horas) e ainda as reportagens nos programas da especialidade.


PROGRAMA

6 de Abril: Abertura das Inscrições
15 de Maio: Encerramento das Inscrições a preço reduzido
29 de Maio: Encerramento definitivo das Inscrições
17 de Junho: Verificações e Cerimónia de Partida - Estoril
18 de Junho: 1ª Etapa → Estoril – Castelo Branco
SS1 (Super Especial) com cerca de 7 Km e SS2 com aproximadamente 200 km. Assistência em Idanha-a-Nova e Bivouac em Castelo Branco.
19 de Junho: 2ª Etapa → Castelo Branco – Mérida (Espanha)
SS3 e SS4, cerca de 150 km cada. Assistência em Valverde del Fresno (Espanha) e Bivouac em Mérida.
20 de Junho: 3ª Etapa → Mérida - Beja
SS5 e SS6, cerca de 200 km cada. Assistência em Mora e Bivouac em Beja.
21 de Junho: 4ª Etapa → Beja - Estoril
SS7 e SS8, cerca de 180 km cada. Assistência em Beja e Cerimónia de Pódio nos Jardins do Casino Estoril, a partir das 18h00.

www.ralitransiberico.com