quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Dakar regressa à América do Sul em 2010


O porta voz do Governo do Chile, Francisco Vidal , veio a público desvendar alguns dos detalhes da próxima edição do Dakar, e que assim fica confirmado que irá ser realizado na América do Sul.

Apesar dos problemas registados ao longo de todo o evento em 2009, o Dakar acabou por ser novamente o sucesso que já tem sido hábito, e abriu-se assim a porta para a continuidade do "mais duro rali do mundo" nas Américas. De acordo com as palavras do representante do governo Chileno, a prova será realizada novamente na Argentina e no Chile, repartida por 14 etapas, e tendo uma vez mais a partida em Buenos Aires. A capital Argentina voltará a acolher a partida da prova devido sobretudo a questões logísticas pois a sua localização geográfica simplifica bastante a vida ás equipas e organização.

No campo desportivo, o percurso será em parte diferente do utilizado em 2009, percorrendo novas pistas e passando mais um dia no Chile, o que irá permitir viajar até localizações mais a norte no deserto Atacama. A organização e o governo do Chile pretendem assim criar um percurso mais espetacular , mas sobretudo evitar os problemas constantes das etapas do Dakar 2009 e recompensar também o investimento feito pelo governo local na prova. Com a divulgação destas informações, acabou por se levantar o véu sobre o anúncio oficial que apenas está agendado para o próximo dia 2 de Março.

A expectativa do público e até da própria ASO recái agora sobre a VW e sobre o anúncio se vai ou não participar no próximo Dakar. Com a retirada pelo menos a nível oficial da Mitsubishi (Nani Roma já disse que vai ao Dakar e com um Racing Lancer) , os rivais da VW ficam reduzidos à BMW que este ano esteve muito bem até ao erro de Nasser Al-Attiyah que conduziu á desclassificação do mesmo, e a Robby Gordon que já anunciou o seu regresso e com a equipa reforçada com mais um Hummer, totalizando 3 carros em corrida por parte do Americano. Assim perante esta situção aguarda-se pelo comunicado de Wolfsburg sobre o que fará a VW.

Fonte: www.todoterreno.pt