Francisco Pita arrancou hoje para a primeira etapa do rally Dakar Argentina Chile com problemas nas comunicações e no GPS do seu todo o terreno. A primeira etapa do Dakar liga Buenos Aires a Santa Rosa, com passagens pelas míticas Las Pampas argentinas.
Apesar das avarias detectadas no Toyota Land Cruiser, a equipa Pita/Humberto Gonçalves, decidiu corajosamente dar início a esta primeira etapa, partindo para o terreno sem o auxilio dos instrumentos de navegação. Uma opção com riscos e que torna o já de si tortuoso percurso da etapa ainda mais difícil.
Segundo o presidente da Federação de Jet Ski, e piloto já com experiência nas corridas todo o terreno, Francisco Pita, havia uma outra avaria “Era uma coisa estranha. Cada vez que travava, ouvíamos um alarme esquisito”.
Após uma primeira fase a rolar a bom ritmo, o piloto teve uma saída de pista, dando várias cambalhotas no seu Toyota, não ganhando para o susto. Conseguiu no entanto recuperar do precalço e regressar à corrida, tendo chegado 2h23m50s depois do primeiro classificado.