quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Equipa Mitsubishi Brasil recebe dicas de ouro de Stéphane Peterhansel, o maior vencedor do Dakar


Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo esperam a chegada de 2009 com show de tango

O final de 2008 não poderia ser mais especial para a dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo. A poucos dias de partirem para o maior desafio da carreira, piloto e navegador tiveram um "workshop" de luxo com grandes "feras" do rally. Os brasileiros receberam dicas de ouro da lenda Stéphane Peterhansel, nove vezes campeão do Dakar, do francês Luc Alphand e do espanhol Nani Roma, todos da Equipe Mitsubishi Japão. A marca japonesa é a maior vencedora da história da competição, com 12 títulos, sendo os últimos sete consecutivamente.

Na preparação da equipa brasileira, Peterhansel reencontrou o Mitsubishi Pajero Evolution, veículo com o qual venceu as últimas três edições do Dakar e que Spinelli comandará pela primeira vez.

“Ficar ao lado do Peterhansel foi sem dúvida o melhor workshop que poderíamos ter. Ele deu-nos dicas de manutenção do carro, de navegação e informações importantes, que só quem conhece muito bem esta máquina nos poderia dar. Ele tem bastante carinho pelo Mitsubishi Pajero Evolution e fez questão de nos contar alguns segredinhos", contou Guiga Spinelli.

"O Guilherme e o Marcelo não se podem preocupar com a classificação geral, o Dakar é muito longo e tudo pode acontecer. Eles têm que se preocupar etapa por etapa, manter a calma e não se assustar se forem ultrapassados", alertou Peterhansel, que pilotará o Mitsubishi Racing Lancer, movido a diesel.

O espanhol Nani Roma também deu a sua contribuição e pediu que os brasileiros descansassem, relaxassem e se alimentassem bem.

"A equipa brasileira tem um carro vencedor, óptimo piloto e óptimo navegador, eles só precisam ter experiência numa grande competição, como o Dakar. Agora é o momento de relaxar porque toda a preparação já foi feita, não há mais nada que se possa fazer", disse Nani.

Na manhã de hoje, mecânicos e engenheiros da Equipa Mitsubishi Brasil fizeram os últimos ajustes nos veículos Mitsubishi Pajero Evolution, os dois caminhões de apoio e as duas Mitsubishi L200 Savana, também de apoio, na concessionária Alfa Car, da marca japonesa, nos arredores de Buenos Aires. Lá, também estão os 13 carros da Equipa Mitsubishi Japão (quatro automóveis de corrida, três carros de apoio e seis caminhões de apoio) que disputarão o Dakar.

Na noite de ontem, para comemorar a chegada de 2009, a Equipe Mitsubishi Brasil programou um jantar bem ao estilo argentino. A equipe reuniu-se numa casa de Tango, em Buenos Aires para brindar o ano novo.

“É uma sensação diferente estar aqui no ano novo. Estou a realizar um sonho e tenho uma grande responsabilidade nos próximos dias. Mas uma coisa é boa, estou passando pelas mesmas sensações que os maiores pilotos do mundo, como Luc Alphand, Nani Roma, Peterhansel. Todos esperam pela partida do rally e estão concentrados. Há um certa ansiedade no ano novo", confessou o navegador Marcelo Vivolo, de 25 anos.

No primeiro dia do ano, ocorreram as verificações técnicas e administrativas dos veículos que participarão do Rally Dakar. A verificação dos veículos da Equipa Mitsubishi Brasil está marcada para as 17:30h, no Parque de Exposições La Rural, em Buenos Aires.