sábado, 27 de dezembro de 2008

Turno nocturno para os navegadores: o "Road-book"é fundamental para o sucesso


Enquanto que os pilotos Volkswagen descansam e recarregam as suas baterias no "bivouac" após uma das 14 etapas do Rally Dakar, os seus co-pilotos começam logo a preparar o dia seguinte: No chamado "Road-Book", que é distribuído a cada noite, uma rota aproximada para o dia seguinte é delineada. Antes do início da etapa, pela manhã, esta rota é aperfeiçoado individualmente. A experiência conta muito pouco neste caso: Durante a estreia do Rally Dakar na América do Sul, entre 3 e 18 de Janeiro, o as condições são iguais para todos os pilotos e co-pilotos.

O organizador utiliza um sistema de abreviaturas e setas que marcam cruzamentos, locais distintos, pontes e também informações de quilómetragem no "Road-book". "Eu marco com diferentes cores informações importantes, tais como zonas perigosas e mudanças de direcção. Acima destes surgem as mudanças importantes na pista e que devemos incluir nas notas ", diz Dirk von Zitzewitz (D), que orienta Giniel de Villiers (ZA), no "Argentina-Chile", num dos quatro Volkswagen Race Touareg 2.

O "Road-book" tem particular importância num veículo de alta tecnologia como o Race Touareg 2: Enquanto que nos veículos normais, dos dias que correm, temos um ecrã que nos mostra o caminho a seguir, no Todo-o-Terreno este tipo de sistemas de navegação são proíbidos. Por este motivo, os co-pilotos da Volkswagen só vão para a tenda ou hotel, quando sabem que o seu "sistema de navegação" por escrito está meticulasamente preparado e debaixo da sua almofada. Michel Périn, co-piloto do bi-campeão mundial de ralis Carlos Sainz, sabe disso muito bem: "Só posso dormir bem, se souber que estou preparado a cem por cento."

Press VW Motorsport