Mazda e Total apresentam 9ª temporada do Desafio
João Rato e João Ratinho. São estes os dois nomes que integram a mais recente actualização do palmarés do Desafio Total/Mazda, fruto do excelente conjunto de resultados alcançado em 2015. Em 2016, naquela que será a sua 9ª edição ininterrupta, o Desafio voltará a colocar os Mazda Proto em competição directa, antecipando-se um significativo crescendo em termos de competitividade.
No final da nova temporada de 2016 irão atribuir-se os títulos aos sucessores da dupla que hoje se consagrou em Palmela, no Restaurante D. Isilda, estrutura edificada no sopé da Serra do Louro, integrada no Parque Natural da Serra da Arrábida. João Rato e João Ratinho receberam, assim, os ceptros conquistados nas categorias de Pilotos e Navegadores, decorrente do conjunto de pontuações obtidas na época passada. Recorde-se que, em conjunto, esta dupla venceu três provas – Baja TT Proença-a-Nova/Oleiros/Mação, Baja TT Idanha-a-Nova e Baja 500 Portalegre – acumulando depois João Rato como resultado particular a totalidade de pontos em disputa nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, maratona que o piloto liderou na passagem das 12 horas e que depois viria a vencer.
A construção do caminho para ambos os títulos foi possível graças à excelente preparação do seu Mazda Proto, num processo que esteve a cargo da PCR Motorsport, distinguida nesta cerimónia com o troféu de “Melhor Preparador”, destacando-se, igualmente, o suporte da Hydraplan, entidade que recebeu o galardão de “Melhor Concessionário Mazda”.
Neste encontro premiaram-se, ainda, Etelvino Carvalho (laureado em 2013) e o seu navegador Pedro Marcão, dupla que secundou os ‘Campeões’ de 2015. Foram também chamados para receber os respctivos troféus Bruno Oliveira (vencedor da edição de estreia do Desafio, em 2008) e Rui Lopes, os 3º e 4º classificados nos Pilotos, e ainda Paulo Marques, 3º nos Navegadores). Os restantes pilotos e navegadores que disputaram provas em 2015 não participaram no número suficiente de eventos para constar das respectivas classificações.
Competitividade acrescida em 2016
Para 2016, a Mazda Motor de Portugal e a Cepsa Portuguesa, representante no nosso país da marca de Lubrificantes Total, voltam a apostar no todo-o-terreno nacional com esta singular iniciativa monomarca, mantendo-se também os dois já habituais parceiros, EuropAssistance e Avivar.
Será uma 9ª edição do Desafio Total/Mazda em que se esperam várias novidades, com mexidas de pormenor no Regulamento e um esperado crescendo de participantes, face ao número de viaturas que estão em preparação, dotadas do kit de carroçaria CX-5 que a Mazda disponibiliza.
Estará, assim, em luta pela vitória no Desafio 2016 e, também, pelos melhores lugares à geral nas diferentes provas, um conjunto acrescido de Mazda Proto, que nos dois últimos anos tem colorido não só algumas das provas do Nacional de TT, como também a festa de encerramento da disciplina, em Fronteira. Todos terão associada a imagem KODO inerente ao visual do Mazda CX-5, um SUV/crossover de enorme sucesso comercial no nosso mercado e além-fronteiras.
Neste domínio, o Calendário do Desafio Total/Mazda 2016 compõe-se de cinco eventos, sendo a seguinte a sua estrutura:
Data Prova Organizador
30 Abril a 01 Maio Baja TT de Reguengos S. A. Reguenguense
17 a 18 Junho Baja TT do Pinhal Escuderia Castelo Branco
09 a 10 Setembro Baja TT de Idanha-a-Nova Escuderia Castelo Branco
27 a 29 Outubro Baja TT Portalegre 500 ACP Motorsport
24 a 27 Novembro 24 Horas TT Vila de Fronteira ACP Motorsport
Em termos de Pontuações, os pontos a atribuir por prova dividem-se pelo top 10, com 25, 18 e 15 pontos, respectivamente, para os lugares do pódio das quatro Bajas, sendo atribuídos aos restantes, por ordem de classificação, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos.
Em Fronteira e ao contrário dos últimos anos, em que a prova atribuiu uma dupla pontuação dividida pelas classificações à 12ª hora (25% dos pontos) e Final (75%), na edição de 2016 os pilotos terão mesmo de atingir o final das 24 Horas para alcançarem a totalidade de pontos em jogo. Aqui a vitória valerá, assim, 50 pontos, o 2º lugar 36 pontos e o 3º atribuirá 30 pontos (mais 5 pontos do que uma vitória numa baja). As restantes pontuações têm a mesma estrutura das bajas tradicionais, mas duplicando-se os pontos atribuídos.
O Pacote de Prémios para este ano é, igualmente, bastante significativo, com um total de 53.500 euros em disputa. Contempla 6.000 euros para cada Baja, 1.500 dos quais para o piloto vencedor, montantes que duplicam em Fronteira. No final do ano irão reforçar-se os orçamentos dos cinco primeiros pilotos classificados no Desafio 2016, com 6.500 euros para o ‘Campeão’, 5.000 para o 2º classificado e 3.000 para o 3º, 1.750 para o 4º e 1.250 euros para o 5º mais pontuado.
Para além das taças entregues a todos os pilotos e navegadores classificados, por prova e no evento de consagração, destaca-se o conjunto de Prémios Prestígio que premeiam o “Melhor Concessionário Mazda” e o “Melhor Preparador”, ambos inerentes à equipa que vier a sagrar-se vencedora.
Classificações do Desafio Total/Mazda 2015
Pilotos:
1º João Rato, 143 pontos (Campeão); 2º Etelvino Carvalho, 80,5 pontos; 3º Bruno Oliveira, 40,5 pontos; 4º Rui Lopes, 36.
Navegadores:
1º João Ratinho (Campeão), 93 pontos; 2º Pedro Marcão, 52 pontos; 3º Paulo Marques, 33 pontos.
Palmarés do Desafio Total/Mazda
Ano Piloto Navegador
2015 João Rato João Ratinho
2014 Carlos Pinto Miguel Sanchez
2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves
2012 João Rato José Motaco
2011 João Rato José Motaco
2010 João Pais João Rato
2009 João Pais
2008 Bruno Oliveira