sexta-feira, 20 de julho de 2012

Baja Portalegre 2012: 3 competições num só evento

Prova FIA, Prova Nacional e Evento Nacional em destaque nesta edição da Baja Portalegre 500.

A Baja Portalegre 500 integra uma competição internacional FIA pelo 10º ano consecutivo - anteriormente a Taça do Mundo FIA de Bajas e, nos dois últimos anos, a Taça do Mundo FIA de Ralis Todo o Terreno. A prova foi sempre palco de grandes despiques entre os melhores pilotos do mundo. Em 2012 aguardamos mais uma vez a presença de pilotos de renome, num cenário de discussão do título de vencedor da Taça do Mundo FIA de Ralis Todo o Terreno. Desde o início do ano que está em vigor o Anexo J de 2012 que, em conjunto com as prescrições gerais FIA para 2012, ditam as novas regras para a participação nas provas da Taça do Mundo de Todo o Terreno. Estas regras não foram acompanhadas pela FPAK no campeonato português de Todo-o-Terreno, que decidiu manter as normas de 2011. Como tal e pela primeira vez na história de Portalegre surge a necessidade de se criar mais um evento, a Prova Nacional, para que todos aqueles que não queiram ou não possam proceder às alterações previstas pela FIA integrem de alguma forma a mais antiga prova de Todo o Terreno de Portugal e possam pontuar para o Campeonato de Portugal. Caso as viaturas não estejam em conformidade com o Anexo J 2012, ainda assim podem figurar na Prova FIA: para tal os participantes terão que ser detentores de um Passaporte Técnico FIA, de estar em conformidade com o Anexo J 2009 e de instalar o restritor adequado a cada motor (diesel ou gasolina).

Assim, poderão participar na Prova FIA:

•Viaturas em conformidade com o Anexo J 2012

•Viaturas com motor turbo diesel protótipo, Anexo J 2009 e passaporte técnico FIA – restritor 35

•Viaturas com motor turbo diesel (só um turbo) standard, Anexo J 2009 e passaporte técnico FIA – restritor 38 mm

•Viaturas a gasolina protótipo, Anexo J 2009 e passaporte técnico FIA – restritor 33 mm

•Viaturas a gasolina standard, Anexo J 2009 e passaporte técnico FIA – restritor 35 mm

Estas informações devem ser confirmadas na página da FIA, art. 9 das Prescrições Gerais Cross Country.

Todos aqueles que não cumpram cumulativamente com as três regras referidas (passaporte técnico FIA, Anexo J 2009 e restritor adequado) concorrem na Prova Nacional.

Como algumas viaturas que disputam o Campeonato Nacional estão conforme as exigências FIA, estes concorrentes, caso o desejem, podem participar na Prova FIA.

Neste caso teremos concorrentes ao campeonato nacional que participam uns na Prova Nacional e outros na Prova FIA.

No final, a FPAK retirará da classificação da Prova FIA e da classificação da Prova Nacional uma classificação única para o Campeonato Nacional.

A Prova Nacional partirá para os Sectores Seletivos após os concorrentes da Prova FIA e antes dos concorrentes ao Evento Nacional (T8).

Foi criada uma nova classe, Promoção S, aberta a veículos (ex. troféus Suzuki, UMM e Terrano II) com as especificações técnicas da Promoção A, à exceção das Nissan Navara do ex-Troféu Tomaz Mello Breyner by Nissan, e que só cumprem o primeiro (prólogo) e segundo sector seletivos (SS2,cerca de 170 km), á semelhança da Promoção B.

A prova inicia-se com as verificações na 5ªfeira, dia 1 de Novembro. Na 6ª-feira, dia 2, os concorrentes enfrentam o habitual prólogo (SSS1) nas imediações de Portalegre.

No sábado, dia 3, os Autos têm pela frente dois troços com cerca de 170 km (SS2) e 230 km (SS3), com uma paragem entre ambos para assistência (15m) e reabastecimento (20m), seguida de um reagrupamento que antecede o SS3.

Fonte: todoterreno.pt