sexta-feira, 20 de julho de 2012

Rali dos Sertões tem percurso definido

Falta exatamente um mês para o início da 20ª edição do Rally dos Sertões. E está confirmado o roteiro de 4.840 quilômetros que ligará São Luís (MA) a Fortaleza (CE) durante o Rally dos Sertões 2012. A conferência do trajeto foi realizada na última semana pelo diretor técnico da prova, Du Sachs, que confirmou os níveis de dificuldade da vigésima edição do maior rali do mundo disputado dentro de um único país.

Esta foi a última fase do ‘planilhamento’ da prova, que iniciou com dois levantamentos aéreos e um terrestre, além da conferência da semana passada, que foi feita por Sachs usando uma Mitsubishi L200 Triton. "E nenhum problema mecânico. Só dois furos de pneu, o que é comum dadas as dificuldades dos caminhos que enfrentamos", destacou.

"Enfrentamos um pouco de chuva em parte do trecho, o que era inesperado dada a época do ano, mas nada que possa comprometer a prova, já que o nível de água que os competidores enfrentarão em algumas travessias não será tão alto", lembrou o diretor técnico da Dunas.

Do roteiro apresentado aos competidores no início do mês, apenas uma alteração: a especial da quinta etapa, entre Carolina (MA) e Palmas (TO), no dia 23 de agosto, terá 50 quilômetros a mais, elevando a extensão do trecho cronometrado de 188 para 238 quilômetros. Isso faz o deslocamento final, por consequência, ser 50 km mais curto.

"Foi uma ótima solução que encontramos, pois conseguimos a liberação de uma estrada para a especial. Mas o melhor de tudo isso é que o início do deslocamento final era por uma estrada muito ruim. Agora, por outro trecho cronometrado mais extenso, os competidores evitarão a estrada esburacada e enfrentarão melhores condições de rodagem até Palmas", explicou Sachs.

Assim, a quilometragem total da prova, de 4.840 quilômetros, permanece inalterada. O que aumenta é a extensão dos trechos cronometrados, indo de 2.296 para 2.346. O Rally dos Sertões acontece de 18 a 29 de agosto.

Fonte: todoterreno.pt