segunda-feira, 11 de julho de 2011
Peterhansel regressa, Holowczyc assume liderança
Publicado em segunda-feira, julho 11, 2011
Se ontem calhou a Stephane Peterhansel ficar parado na pista, hoje foi a ver de Nikolaev, o vencedor da etapa de ontem nos camiões. O piloto Russo da Kamaz teve que parar ao quilómetro 149 com uma avaria no seu camião.
A segunda etapa do "Rota da Seda" disputou-se hoje entre Lipetsk e Volgograd , e quase que de forma natural assistiu-se ao regresso de Peterhansel ao lugar que lhe é supostamente devido. O Francês ao volante do Mini da X-Raid venceu a etapa com 14 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa Holowczyc. O Polaco conseguiu no entanto assegurar o primeiro posto da classificação geral. O Ex-campeão do mundo de resistência e piloto da equipa Dessoude, Christian Lavielle conseguiu hoje o terceiro lugar na etapa da cinquenta segundos do "Sr. Dakar", e subiu ao segundo lugar da geral, a 53 segundos do lider.
Ao contrario de ontem, os pilotos Russos hoje tiveram que se contentar com posições mais para trás. Aleksander Mironenko terminou em quarto, seguido de Berkut e Zheludov. Em sétimo ficou o Húngaro Balazs Szalay com o Opel Antara, voltando assim a fazer um bom resultado.
A especial de hoje percorreu um terreno muito semelhante ao que se encontrava nas etapas do Sahel, aquando da entrada do Dakar no Senegal. Assim acabou por se confimar a verdadeira posição do Rota da Seda como campo de testes para o Dakar. Talvez por isso se justifique o grande número de pilotos europeus que acorreram á Russia para preparar as suas maquinas e quipas.
Já nos camiões, reina a calma e tranquilidade, pois enquanto a equipa Kamaz lá estiver mais ninguém conseguirá esboçar um ataque válido á liderança. A equipa Kamaz Master é considerada quase como uma selecção nacional feita pelo fabricante russo.
A competição começou hoje com Nikolaev, o vencedor de ontem a ter de abrir a pista. Porém os problemas do jovem Russo acabaram por deixar caminho aberto a... outro Kamaz! Foi Firdaus Kabirov que venceu a etapa de hoje, seguido de perto por Hans Stacey que hoje tudo fez para conseguir "vigar-se" dos problemas sofridos ontem.
Porém os esforços do Holandês não foram suficientes, e teve que se contentar com o segundo lugar atrás de Kabirov, a 4 minutos e 1 segundo. Em terceiro lugar ficou outro Kamaz, o tripulado por Karginov que precisou de mais 21 minutos que o vencedor. Em quarto terminou Ales Loprais a mais de 27 minutos de distância.
Fonte: todoterreno.pt