segunda-feira, 11 de julho de 2011
Sucesso a dobrar para a Monster Energy X-Raid na segunda etapa do Rota da Seda
Publicado em segunda-feira, julho 11, 2011
- Peterhansel vence etapa no Mini All4 Racing
- Krzysztof Holowczyc assume a liderança do rali
A equipa Monster Energy X-Raid foi hoje recompensada pelo seu duro trabalho ao conseguir vencer a segunda etapa, disputada entre Lipetsk e Volgograd e assumir a liderança do rali Rota da Seda
A dupla Francesa Peterhansel/Cottret conseguiu hoje a vitória com o Mini All4 Racing. Os mecânicos trabalharam duro durante a noite para conseguir resolver os problemas mecânicos que atrasaram o piloto para primeira etapa.
O Polaco Krzysztof Holowczyc e o seu navegador Belga Jean Marc Fortin terminaram em segundo com o BMW X3 e assumiram a lideranºa do rali, enquanto a dupla Russa Mironenko/Lebendev terminaram a especial num excelente quarto lugar com o segundo BMW X3 CC e seguraram o terceiro posto na geral.
Peterhansel começou a especial em 11º e rapidamente apanhou vários participantes. Ele conseguiu ultrapassar um dos Kamaz num controlo de passagem, e depois nas dunas ultrapassou o seu colega Holowczyc, tendo os dois pilotos da X-Raid terminado a etapa juntos.
"Se arrancar do 11º lugar, terá toda a motivação para ultrapassar os que vão à sua frente." disse Peterhansel. "Foi como num jogo e foi divertido. Quando alcançámos Holowczyc limitámo-nos a ficar junto a ele para não correr riscos desnecessários. A etapa era uma mistura de tudo um pouco: Passagens rápidas, zonas de areia e pequenas dunas. Não foi nada fácil."
Holowczyc terminou em segundo, e foi a primeira vez que abriu uma especial nas dunas. "Nós fomos os que deixámos as marcas. Não foi uma tarefa fácil, mas penso que me saí bem." disse o Polaco muito satisfeito no final. "A etapa era longa e exigente."
Mironenko e Lebendev estavam também satisfeitos com o quarto lugar. "Hoje nem sempre foi fácil encontrar o caminho certo, mas estou satisfeito." disse Mironenko. "Tivémos que parar uma vez e voltar para trás nas dunas, porque havia muitas árvores a seguir ao topo da duna."
"Este é um resultado muito bom para nós, especialmente depois dos problemas de ontem." disse Sven Quandt, o patrão da X-Raid. "É claro que Stéphane está a puxar. Krysztof tem que guiar com cautela e sem correr riscos, e depois poderá ter uma boa hipotese de vencer. Alexander fez também hoje um bom trabalho."
A terceira etapa, que será disputada amanhã irá levar as equipas de Volgograd até Astrakhan. Depois de uma ligação de 148kms, seguir-se-á a especial de 432 quilómetros que terminará a 10kms de distância do bivouac. Os primeiros 240 quilómetros serão percorridos dentro da Estepe Russa, pelo que a navegação poderá ser complicada em algumas zonas. Na agenda para amanhã estão também algumas travessias de dunas.
Classificação da Especial:
1. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA) MINI All4 Racing 5h 32m 46s
2. Krzysztof Holowczic (POL) / Jean-Marc Fortin (BEL) BMW X3 CC 5h 46m 55s
3. Christian Lavielle (FRA) / Jean Michel Polato (FRA) Nissan 6h 22m 46s
4. Alexander Mironenko (RUS) / Sergey Lebedev (RUS) BMW X3 CC 6h 28m 20s
Classificação geral provisória
1. Krzysztof Holowczic (POL) / Jean-Marc Fortin (BEL) BMW X3 CC 9h 11m 21s
2. Christian Lavielle (FRA) / Jean Michel Polato (FRA) Nissan 10h 04m 44s
3. Alexander Mironenko (RUS) / Sergey Lebedev (RUS) BMW X3 CC 10h 07m 27s
…
10. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA) MINI All4 Racing 11h 18m 52s
Fonte: todoterreno.pt