segunda-feira, 11 de julho de 2011
HunGarian Baja: 7 anos de sucesso
Publicado em segunda-feira, julho 11, 2011
Baja Hungria na Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno
No ano de 2011, a HunGarian Baja vai ter mais um marco significativo na sua história. Quando em 2004 o evento foi organizado pela primeira vez, apenas um pequeno grupo acreditou que em alguns anos a mais prestigiada prova de todo o terreno da Hungria iria estar no topo da modalidade a nível mundial. De facto este ano conseguiu-se chegar ao topo, uma vez que a prova integra a Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno.
A contagem decrescente para a prova já começou, e daqui a pouco mais de um mês pilotos e máquinas irão começar a chegar, não só dos países vizinhos, como também de paragens mais distantes. Este ano poderão ser recebidos alguns convidados muito especiais, alguns realmente importantes em Gyor. Gyor será a cidade que irá acolher a prova, graças à hospitalidade da cidade e do ETO Park
Há medida que a prova se aproxima, os organizadores estão cada vez mais ocupados. Nesta altura será talvez o melhor momento para olhar para trás , para as 7 edições anteriores e fazer um balanço.
A HunGarian Baja foi organizada pela primeira vez em 2004, com a base a ser em Tihany. Depois em 2005 mudou-se para Vezsprém. Em 2006, 2007 e 2008 a prova foi disputada em Balatonfured, em 2009 em Justapuzsta e finalmente em 2010 ficou sediada em Dabas.Só existem 2 pilotos que participaram em todos os eventos: Zsolt Murzcin e Imre Varga.
A especial mais longa da Hungarian Baja teve 240,72 quilómetros, percorrida na edição de 2005. Foi verdadeiramente especial não só no que diz respeito à Hungria, mas também na história do todo o terreno Europeu.
Na HunGarian Baja já participaram pilotos de 23 nacionalidade. Apenas Jaroslav Katrinak (motos) e Josef Machacek (quafs) conseguiram vencer por dois anos consecutivos. No entanto nos carros nenhum piloto conseguiu repetir a vitória.
Desde o ínicio que a Baja recebe camiões, e o mesmo irá acontecer este ano. Até agora, 15 participantes concorreram com 8 tipos diferentes de camião. Miklos Kovács é quem detém o recorde de participações, tendo participado 4 vezes com a sua Scania, tendo conseguido realmente mostrar como o gigante se move no terreno.
Em 2008, o vencedor da Taça FIA, Nasser Al-Attiyah acompanhado por Tina Torner venceram a Baja com um BMW X3.
E por duas vezes coube a pilotos Portugueses triunfar na categoria T2, em 2008 foi Rui Sousa e Carlos Silva, e em 2010 Nuno Matos e Filipe Serra ambos em Isuzy D-Max.
A luta mais renhida teve lugar em 2009, entre Miroslav Zapletal e Laszlo Palik, tendo o campeonato sido decidido por uma questão de meio ponto.
Por agora chega de estatísticas. A organização liderada por Zoli Garamvolgyi está a trabalhar com afinco para colocar de pé um evento de nível mundial. E não é segredo que estão prometidas muita surpresas tal como nos anos anteriores.
Fonte: todoterreno.pt