segunda-feira, 11 de julho de 2011

Recorde de camiões no regresso dos "gigantes" á Baja


A Baja Espanha-Aragão, uma das provas que mais camiões acolhe internacionalmente, contará este ano com mais de 10 destas máquinas na lista de inscritos, a larga de maioria deles dentro da equipa Team Epsilon.

O lugar de favorito nesta categoria será repartido entre dois nomes de relevo deste desporto: David Olivera e Pep Vila.

Oliveras já sabe o que é ganhar a Baja Espanha Aragon, uma vez que já o fez em 2006 e 2007, convertendo-se no piloto mais bem sucedido nesta especialidade. No entanto, já leva 2 anos ( Três contando com o ano passado) sem conhecer a vitória em terras Aragonesas, e virá certamente com muita vontade de revalidar o título. Para além disso, existe a forte possibilidade que que o piloto venha a estrear uma nova máquina nesta ocasião, mas isso venha a acontecer, será sem ter testado o novo camião por falta de tempo. Caso a sua lesão nas costas não o incomode e o camião esteja ao seu gosto, os outros terão que estar preparados, pois quando acelera não há quem o pare.

Pelo seu lado, Vila conta com dois importantes activos a seu favor: O mais rápido será á priori aquele que tenha o melhor camião. Se juntarmos a isto o facto de que este ano conseguiu o sexto lugar no Dakar, temos quase de certeza um cocktail invencível. No entanto, o sue co-piloto (ainda que muito experiente) é novo, e poderá eventualmente ser um pouco prejudicado por isso.

Junto a eles destaca-se a presença do Francês Jo Adua, que deixará de lado o seu habitual Iveco para pilotar um Mercedes na Baja; Manuel Borrero, partirá como favorito na classe 6x6; O Italiano Renato Rickler será outro dos presentes.

Nos 4x4, Alberto Herrero perfila-se como um dos favoritos para subir ao podim. Juan Francisco Mayor participará com um Pegaso com mais de 30 anos e que chegou a estar abandonado num descampado. Agora totalmente restaurado e apto para a competição regressa "á vida", mas o seu rendimento é uma verdadeira incognita.

Fonte: todoterreno.pt