quinta-feira, 5 de julho de 2012

Hélder Rodrigues com perspectivas elevadas para o próximo Dakar

Em conferência de imprensa realizada hoje, nas instalações da Honda Portugal, Hélder Rodrigues, manifestou a sua satisfação pessoal por estar envolvido no regresso oficial da marca à principal prova do Todo-o-Terreno Mundial.

O piloto português acrescentou: “ é muito bom voltar à Honda, onde eu vivi das melhores experiências da minha vida enquanto piloto. Estou muito contente pelo convite que me foi feito, principalmente por ser um momento tão importante tanto para a marca como para mim. É uma honra representar a Honda no seu regresso ao Dakar.”

A Honda anunciou o regresso ao Rali Dakar com uma equipa oficial na categoria de moto. A prova decorrerá em Janeiro de 2013, na América do Sul, num percurso de norte para sul, atravessando o Perú, o Chile e a Argentina.

A Honda participou no Paris-Dakar, 9 vezes, entre 1981 e 1989, na categoria de moto, tendo vencido em 5 ocasiões. Passaram 23 anos, desde a sua última participação no Rali.

A equipa Honda, que terá como nome Team Honda HRC, será constituída pelo piloto Português Hélder Rodrigues, que conquistou o 3º lugar no Rali Dakar de 2012, pelo piloto Brasileiro Felipe Zanol, que traz uma grande experiência em provas de motocross e enduro, pelo piloto Inglês Sam Sunderland e pelo piloto Argentino Javier Pizzolito.

Estes pilotos irão conduzir motos de fábrica, desenvolvidas e produzidas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda. Este protótipo é baseado no modelo CRF450X, mundialmente conhecido como modelo de enduro que combina facilidade de utilização com uma superior resistência competitiva. Paralelamente foi também desenvolvido um Kit de competição, versão cliente, para adaptar à versão standard da CRF450X e que será fornecido a um número limitado de equipas.