quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rali Rota da Seda : Resumo da terceira etapa


Há segunda etapa do Rota da Seda, o Polaco Krzystof Holowczyc assumiu a liderança nos automóveis com uma margem considerável, mas hoje consolidou a sua posição ao vencer a terceira etapa. Mantendo um passo consistente como sempre, o Polaco acabou por beneficiar de um discuido do seu colega Stephane Peterhansel, que seguia na frente a abrir a pista. "Peter" terminou obtendo o segundo melhor tempo, à frente do Russo Mironenko.

Nos camiões o jovem Russo Ayrat Mardeev conquistou a vitória numa etapa marcada pelo extraordinário ritmo do Checo Ales Loprais... até que um erro de navegação deitou tudo a perder e custou-lhe a vitória na etapa.

Os "descuidos" não desaparecem com a experiência! Hoje, Stephane Peterhansel ilustrou este ponto muito claramente durante a terceira etapa do Rali Rota da Seda, quando perdeu à volta de sete minutos por não ter olhado para os espelhos retrovisores. O "campeão" do Dakar teve hoje que abrir a pista e picou astascado na areia ao quilómetro 244. Não seria um grande problema, não fosse o "descuido"... com a pressa de sair do local, o piloto fez marcha atrás sem olhar e acabou por não ver que atrás de si estava um enorme tufo de erva de camelo. O Mini acabou por subir o monte de erva e ficar "sentado" no topo, perdendo o contacto com o solo! A equipa do carro 100 não teve outra escolha a não ser sair do carro e utilizar as pranchas para a areia e trabalhar no duro para voltar a colocar o carro em movimento.

O seu companheiro Krzysztof Hołowczyc (BMW) aproveitou da melhor maneira esta "oferta". Depois de ter arrancado para os 432 quilómetros da especial de hoje logo atrás do Francês, o Polaco viu o Francês a passar por sarilhos e conseguiu evitar caír na mesma ratoeira. Isto garantiu-lhe a vitória na etapa e a subida ao topo da classificação geral, onde agora tem uma liderança de 1h 27'42"sobre o segundo classificado Alexander Mironenko, também em BMW X3 CC.

O terceiro classificado na geral é Alexander Zheludov, com uma Nissan Frontier, a 2h5m24s do lider, e com a magra vantagem de seis minutos sobre Peterhansel no Mini.
A terceira etapa foi marcada pelos erros de navegação cometidos por vários pilotos. Christian Lavielle (Nissan Hardbody) foi um dos que cometeu erros.Á saída de Volgograd o piloto ocupava o terceiro lugar, mas os sucessivos erros ditaram que perdesse 1h25m.

Um bom dia tiveram os homens dos buggys. O Francês Ronan Chabot (SMG), terminou em primeiro nos 2 rodas motrizes a 37m21s do vencedor da especial. O Belga Stephane Henrard terminou logo atrás, a 44m25s de Holowczyc.

Nos camiões, hoje foi a vez de Ayrat Mardeev em Kamaz produzir a surpresa do dia. Ele conquistou a primeira vitória numa grande competição internacional, batendo o seu colega de equipa e mentor Firdaus Kabirov. O terceiro melhor tempo do dia foi para o Holandês Hans Stacey, a 10m28s do vencedor. Ales Loprais teve hoje um dia muito frustrante, pois liderou a especial até passar pelo CP2, onde tinha uma vantagem de 7 minutos. Depois, um erro de navegação demasiado grande acabou por lhe custar 25 minutos.

Como parece claro, o campeão de 2009 lidera a classificação geral, mas a sua margem aumentou para 41m31s sobre o seu colega de equipa Andrey Karginov. Hans Stacey é terceiro com a Iveco a 58m59s do líder. Ales Loprais, o grande derrotado do dia está a 1h02m37s do líder.