sexta-feira, 22 de julho de 2011

Portugueses ao ataque em Espanha. 4 carros dentro do Top10


Arrancou hoje em Alcañiz, Saragoça a 29ª edição da Baja Espanha, ao ser disputado o curto prólogo de 5,400 metros. Com objectivo de ordenar os pilotos de acordo suas prestações para a prova a sério que irá arrancar amanhã, a organização desenhou este percurso em redor do Motorland percorrendo as pistas de terra existentes na infraestrutura.

Filipe Campos foi o mais rápido a percorrer este primeiro sector, demorando apenas 5m28s a chegar ao final. Com este resultado o piloto da Yser Racing Team garantiu a 1ª posição em pista amanhã, libertando-se do pó dos adversários, mas tendo a dura tarefa de abrir a pista.

Em segundo lugar ficou um surpreendente Rui Sousa, com a sua Isuzu D-Max Proto. Precisando apenas de mais 6,4 segundos que Filipe Campos, o piloto da Prolama arrancará amanhã numa posição priveligiada, mas terá que se preocupar com o grupo de seguidores que de certo não lhe dará descanso.

O Português seguinte foi Nuno Matos, que acompanhado de Filipe Serra, que conseguiu terminar em sexto lugar a 10.7 segundos do mais rápido. Sem dúvida um bom resultado e que deixa antever uma boa prestação amanhã.

Logo atrás de Nuno Matos ficou Bernardo Moniz da Maia com o novo Yser Mini All4 Racing. Sendo esta a primeira prova do piloto com o novo carro, este resultado acaba por ser bastante satisfatório, e é com alguma expectativa que se aguarda a disputa do primeiro SS para perceber como é que a dupla Moniz da Maia/Joana Sottomayor se situam agora face á concorrência dita directa.

O quinto Português foi Francisco Inocêncio, que teve que arrancar em 44º para a super especial. Ainda assim conseguiu aproximar-se bastante dos da frente, terminando em 14º a 25,3 segundos de distância de Filipe Campos.
O grupo de pilotos Portugueses participantes na categoria T1 fica completo com José Dinis Lucas. De todos este será o que tem a viatura menos competitiva (mas fiável), e por isso o 25º lugar no final não será uma grande supresa. Porém amanhã com o passar dos quilómetros não será estranho começarmos a ver o piloto do Pajero a subir na classificação.

O mais azarado de todos foi Rómulo Branco, que ao volante da Isuzu D-Max T2 teve que se resignar a ficar em último lugar. Um problema que ainda desconhecemos colocou o piloto na posição de lanterna vermelha, e amanhã irá ter um dia muito complicado pela frente para conseguir subir posições e passar os pilotos que ficaram logo à sua frente.

Amanhã, tal como se disse atrás, arranca a prova a sério com os concorrentes a percorrem dois exigentes sectores pelo deserto Aragonês. Da parte da manhã os concorrentes irão disputar o SS1, com 131 quilómetros. Para a tarde está reservado o sector mais longo e mais duro com 175 quilómetros de extensão.

Fonte: todoterreno.pt