domingo, 10 de julho de 2011
E tudo os Russos levaram!
Publicado em domingo, julho 10, 2011
Alexander Zheludov surpreende tudo e todos.
Arrancou hoje de Moscovo, na Rússia a terceira edição do Rali Rota da Seda, que ligará a Capital Russa a Sochi, também na Russia junto ao mar negro. Este é um evento criado pelos organizadores do Dakar e que integra o Dakar Series, onde outrora estiveram o Pax Rally e o Rali da Europa Central.
Para o dia de hoje, a organização preparou uma etapa "a sério", saltando o que poderia ser um prólogo ou uma especial mais curta. Assim, pela frente os participantes tinham 575 quilómetros de estrada, 260 dos quais cronometrados.
Sem quaisquer dúvidas, o principal favorito à vitória nesta prova nos automóveis é Stephane Peterhansel com o Mini da X-Raid. Esse favoritismo durou 43 quilómetros ( de especial), momento em que o piloto foi forçado a parar devido a problemas electrónicos no seu carro. Não é que não continue a ser um dos pretendentes á vitória, mas subitamente tudo ficou mais complicado, pois Peterhansel viu-se relegado para um muito distante 68º lugar da geral, a 2h24m53s do líder.
Ora é no actual lider da prova que reside a surpresa do dia. Com a ausência da Volkswagen, e mesmo com a mudança de última hora no alinhamento dos pilotos da X-Raid, esperava-se que a equipa sediada na Alemanha conseguisse dominar a prova.
Porém... um senhor Russo, chamado Alexander Zheludov, tripulando um Nissan Frontier conseguiu nesta primeira especial arruinar os planos dos Alemães e vencer a especial á frente do Polaco Krzysztof Hołowczyc, que participa com um BMW X3 CC. O nome do vencedor poderá não ser muito conhecido entre nós, mas este piloto já foi campeão Russo de ralis por duas vezes e actualmente integra a equipa Prodrive. Será talvez esta a razão pela qual se sentiu tão á vontade logo na especial de abertura do Rota da Seda.
O terceiro e quarto lugar são ocupados também por pilotos Russos, Bogdan Novitskiy e Boris Gadasin com os Protos G-Force. Também eles querem mostrar serviço nesta corrida, e provar que estão há altura da concorrência. Depois dos azares do ano passado, a equipa está muito empenhada em chegar a Sochi nos lugares de topo. Novitskiy apenas perdeu 4m57s para o vencedor, mas Gadasin perdeu um pouco mais de 10 minutos.
Em quinto lugar terminou o piloto Ucraniano Nesterchuk com uma L200 semelhante á antiga Strakar de Carlos Sousa.
Kamaz "dizimou" concorrência nos camiões.
Nos camiões nada de surpreendente aconteceu. A Kamaz pura e simplesmente já ocupou o seu lugar na liderança do Rali. Sem que nada nem ninguém pareça ser capaz de lhes fazer frente, a equipa Russa colocou três camiões nos três primeiros lugares. O jovem Nikolaev ficou em primeiro lugar, seguido por Firdaus Kabirov a 1m46s. A 9m11s ficou Artur Ardavichus.
Mas, se pensava que o "primeiro dos outros" iria aparecer em quarto lugar, está enganado. A lista de tripulações Kamaz continua, pois em quarto lugar está Karginov e em quinto Mardeev.
Apenas em sexto aparece um camião que não é Kamaz, o Checo Loprais com um Tatra, a mais de 17 minutos do vencedor. Em sétimo lugar surge o MAN do Holandês Versluis.
Uma dos pilotos que tinha ambições de conseguir pelo menos "chatear" a Kamaz era Hans Stacey, que agora integra a equipa De Rooy. Na verdade o piloto teve que se resignar a uma paragem forçada que durou 50 minutos devido a um incêndio junto á roda traseira do seu camião, perdendo mais de 52 minutos.
A etapa de hoje foi madrasta para muitas equipas uma vez que os várias foram assoladas por problemas mecânicos. Para além daqueles que já mencionámos vários outros tiveram que parar ou abrandar o ritmo.
Amanhã as equipas têm (previsto) pela frente 483 quilómetros de especial de um total de quase 850 quilómetros que os conduzirão até à cidade de Volgograd. A pista começará com uma parte rápida, à qual se seguirá uma zona mais técnica fora de pista. Amanhã serão encontradas as primeiras dunas.
Fonte: todoterreno.pt