segunda-feira, 11 de julho de 2011

Condições difíceis na 1ª etapa do Rota da Seda


- Condições díficies na primeira etapa do evento Russo.
- Krzysztof Holowczyc garante segundo lugar; Peterhansel atrasado.


A equipa Monster Energy X-raid teve sortes bem diversas na primeira etapa do Rali Rota da Seda entre disputada este domingo entre Moscovo e Lipetsk.

O Polaco Krzysztof Holowczyc acompanhado do Belga Jean Marc Fortin terminaram a etapa no segundo lugar com o seu BMW X3 CC, enquanto os seus colegas Russos Alexander Mironenko e Sergey Lebedev conseguiram o nono lugar no segundo BMW X3 CC.
Problemas eléctricos assolaram o Mini All4 Racing da dupla Francesa composta por Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, e por isso terminaram a etapa apenas em 68º.

A forte chuva que caíu deixou ensopada a quase totalidade dos 261 quilómetros da etapa entre Moscovo e Lipetsk, e as condições lamaçentas prevaleceram.
Holowczyc terminou a etapa a 3m13s atrás do vencedor, o Russo Aleksander Zheludov:

"Estava incrivelmente escorregadio. Tivemos também um furo e tive que parar duas vezes para tirar ervas do radiador."
disse o Polaco.
Para Mironenko, foi uma boa estreia no rali com a equipa X-Raid :"Estava muito escorregadio, e mais uma vez choveu com uma intensidade." disse o Russo. "Sem a chuva tenho a certeza que teria terminado dois ou três lugares mais acima."

Peterhansel teve que abrandar por volta dos 40 quilómetros devido a problemas na electrónica. O Francês teve que parar duas vezes e não pode atacar durante o resto da especial. Ele terminou na 68ª posição. "No ínicio foi muito bom, mas tivémos que parar ao quilómetro 43." disse Peterhansel. "Tentámos resolver o problema. Mas eventualmente não tivémos outra alternativa que não fosse conduzir devagar até ao final. A etapa em si não era fácil, porque as condições de aderência mudavam constantemente."

"Ainda não sabemos de onde surgiu o problema exactamente. Nós assumimos, no entanto, que foi um problema de electrónica. Mas é melhor para nós termos estes problemas aqui do que tê-los no Dakar." admitiu o patrão da equipa Monster Energy X-raid, Sven Quandt. "Por outro lado, tenho que dizer que o Mini All4 Racing nunca foi conduzido nestas condições."

Amanhã será o dia mais longo para os participantes do Rali Rota da Seda. O dia começará com uma ligação de 364 quilómetros, seguindo-se 484 quilómetros contra o relógio. Finalmente uma curta ligação de 2 quilómetros levará os participantes até ao Bivouac. Acredita-se que o ínicio da especial será rápido, com pistas rápidas antes de se tornar mais arenosa e com algumas dunas.

Silk Way Rally - 1st Stage (@ 17:45hrs):

1. Aleksandre Zheludov (RUS)/Andrey Rudnitskiy (BLR) Nissan 3h 21m 13s
2. Holowczic Krzysztof (POL)/Jean-Marc Fortin (BEL) BMW X3 CC 3h 24m 26s
3. Bogdan Novitskyi (UKR)/Evtekhov Vitaly (UKR) G-Force Proto 3h 26m 10s
9. Alexander Mironenko (RUS)/Sergey Lebedev (RUS) BMW X3 CC 3h 39m 07s
68. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA) MINI All4 Racing 5h 47m 06s

Fonte: todoterreno.pt