
Terminada a quarta etapa do Rali Dakar Argentina-Chile, o motard Hélder Rodrigues tem certamente bons motivos para sorrir. Pela primeira vez entra no Top-10 e aproxima-se dos seus objectivos para esta aventura!
Obrigando a caravana a inverter o rumo para Norte, o percurso da quarta etapa do Rali Dakar Argentina-Chile não deu tréguas. Ligações à parte, a competição fez-se ao longo de uma especial cronometrada de 459 quilómetros, ligando os povoados de Jacobacci e Neuquen.
Depois de ontem ter subido sete posições, Hélder Rodrigues voltou a conseguir uma brilhante recuperação neste quarto dia de prova: foi 13º na etapa, uma prestação que mesmo assim lhe permitiu ultrapassar pela primeira vez neste Dakar a barreira do Top-10. Agora passa a ocupar o oitavo lugar da classificação geral, a 1h23:04 do líder das motos – o espanhol Marc Coma – que conduz também uma KTM 690.
Num dia de grandes variações, onde o percurso tocou os 1300 metros de altitude, a dureza voltou a ser a nota dominante; inicialmente num misto de areia e pedra, depois misturando gravilha e a terminar com uma pura secção de areia – que produziu imagens espectaculares e exigiu tudo dos concorrentes.
Hélder Rodrigues é o recordista português do Dakar, com o quinto lugar obtido em 2007. O piloto de Almargem do Bispo, que – tal como o próprio Dakar – completa 30 anos em 2009, continua a ser o melhor representante luso no Rali Dakar Argentina-Chile e aproxima-se dos seus objectivos: terminar no Top 5 e se possível melhorar o seu resultado de há dois anos.
Fonte: www.redbull.pt