
Depois de quatro especiais disputadas no Rally Dakar 2009, a Equipa Mitsubishi Brasil mantém a regularidade dos bons resultados e segue como a melhor equipa brasileira nos carros. O piloto Guilherme Spinelli e o navegador Marcelo Vivolo terminaram a especial em 15º lugar, em 4h01min50s. Logo atrás vieram os compatriotas Azevedo/Haddad, em 16º. O vencedor da etapa foi o piloto espanhol Sainz e o navegador francês Perin, com 3h42min57s. A dupla brasileira ocupa a 11 ª posição na classificação geral. Na categoria gasolina, o Pajero Evolution de Spinelli e Vivolo ocupa a segunda posição na classificação, atrás apenas de Holowczyc (POL)/ Fortin (BEL), da Nissan.
.
Dos 500 veículos que começaram a competição, 56 já abandonaram a prova. A etapa de hoje (06/01), com 182 motos, 24 quadriciclos, 160 carros e 78 camiões, saiu da cidade de Jacobacci rumo a Neuquen, percorrendo 488 Km. Por razões administrativas, a organização fez uma modificação no trajecto e mudou o início da especial para o Km 78 e a chegada mais ao sul do ponto inicialmente previsto. Entretanto os 459Km de troço cronometrado foram mantidos e pilotos e navegadores encontraram mais um percurso com variação de terreno. A etapa começou com corredores rochosos, rios passando por rotas arenosas e longas secções de off road, que exigiram muita atenção dos competidores.
.
.
“Hoje foi um dia mais difícil. Tivemos muitas pedras, zonas longas em primeira e segunda velocidades, rios para atravessar, terrenos bem ondulados com areia fofa e mais pedras”, explicou Guiga Spinelli, referindo-se a diversificação de terrenos.
.
O piloto segue mantendo a estratégia da prudência e cautela.
.
.
“Mantivemos a estratégia de sermos conservadores. O carro está óptimo, sem problemas e sinto que até poderia ter arriscado um pouco mais. Mas optámos por manter a nossa estratégia. Como dizem por aqui, carro tem memória e o nosso está inteiro”, brincou Spinelli.
.
.
Nos camiões, Azevedo/Justo/ Martinec foram os sextos na quarta etapa e estão em quinto na geral. Nas motos, José Hélio Filho completou a prova na 14 ª colocação e ocupa a mesma posição na geral. Nos quads, o brasileiro Collet terminou em sexto lugar e em 10º na classificação geral.
.
A quinta etapa deixará Neuquen com destino a San Rafael, num dos troços mais difíceis desta primeira semana do Rally Dakar. As dunas começarão a aparecer pelo caminho dos pilotos e navegadores.
.
.
“Amanhã teremos um aperitivo de dunas até San Rafael, serão cerca de 20km. O importante é não errar muito e não encalhar porque senão perderemos muito tempo. Teremos que escolher com calma a melhor opção de caminho”, acreditou o piloto brasileiro.