Começou hoje na Argentina a edição 2015 do Dakar, prova onde mais uma vez Ruben Faria está aos comandos de uma das KTM 450 Rally oficiais. Depois da imensa festa no dia de ontem quando foi feita a partida simbólica da prova nas ruas da capital argentina, a caravana com 161 motos que alinharam para este Dakar 2015 deixou hoje Buenos Aires rumo a Villa Carlos Paz num dia longo mas apenas com 170 quilómetros de especial cronometrada entre os 833 que totalizaram o primeiro dia de competição.
Para abrir este Dakar a organização desenhou um traçado rápido com algumas zonas marcadas por água e mesmo lama devido ás chuvas que se fizeram sentir na região nos últimos dias, situações que no entanto não provocaram alarme na caravana que rapidamente se escalonou e marcou as primeiras diferenças na classificação da prova sul-americana. Para Ruben Faria foi um dia relativamente calmo que terminou na 10ª posição da classificação final da especial que o piloto de Olhão – e muitos dos seus colegas de competição - considerou como um prólogo longo a abrir a imensa maratona.
‘Foi um dia muito bom e de acordo com o que desenhei em termos de estratégia. A especial era rápida e permitiu um andamento muito animado entre os pilotos da frente e no final a 10ª posição agrada-me pois não perdi muito tempo para os da frente e amanhã vou partir numa boa posição. Não queria acima de tudo exagerar pois como sabem ainda estou a recuperar da lesão na clavícula, mas mesmo assim ainda apanhei pilotos na pista que me fizeram perder algum tempo com o pó, mas nada de especial. Este primeiro dia foi mesmo um prólogo do que será este Dakar 2015.’
O piloto algarvio terminou este primeiro dia a pouco mais de três minutos do vencedor da primeira especial, o seu colega de equipa Sam Sunderland, ocupando assim o décimo posto da classificação geral. Amanhã Ruben Faria enfrenta a segunda etapa do Dakar, marcada pela mais extensa especial cronometrada desta edição da prova com 518 quilómetros a serem discutidos ao cronómetro. Um dia que se prevê exigente com passagens de areia e pistas rápidas mais poeirentas que serão também um excelente teste à condição fisica de Ruben Faria.