segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Prova animada com vitórias muito discutidas

Terminou a Baja Oleiros / Proença, para as categorias Auto, Moto, Quad e UTV-Buggy, com as vitórias a serem todas muito discutidas, o que animou e de que maneira as centenas de espetadores que acompanharam a par e passo o desenrolar desta prova integrada nos respetivos campeonatos nacionais de TT.

Mário Patrão dominou entre as motos, batendo Mário Ferreira, por 1m57s e Ruben Faria ocupou o terceiro lugar do pódio, já a mais de 5m do vencedor e à frente de Frederico Fino e Helder Rodrigues, que veio a Oleiros com o intuito de rodar a sua Honda. Nas Motos Clássicas, vitória do local João Afonso em Honda.

Nos Quad, Roberto Borrego conseguiu recuperar a desvantagem do prólogo e garantiu a vitória, à frente do estreante André Mendes e de Miguel Rocha, com o segundo classificado a dar muita luta e a acabar a corrida a 4m30, do seu experiente adversário.

Nos UTV-Buggy, muita competição também, mas Jorge Monteiro acabou por conseguir vencer, garantindo uma vantagem de mais de sete minutos sobre Avelino Luís, com terceiro lugar do pódio a ser ocupado por João Lopes, apenas a nove segundos no seu adversário.

Finalmente foi nos automóveis que as coisas andaram mais animadas, com a prova a conhecer quatro comandantes: Miguel Barbosa, Ricardo Porém, Nuno Matos e Rui Sousa, com Barbosa a sofrer três furos na fase inicial e Ricardo Porém a atrasar-se por problemas de embraiagem.

Matos acabou por ganhar por apenas 3,1 segundos, batendo assim Miguel Barbosa na pista, isto apesar do forcing do piloto do Mitsubishi, que, para evitar os furos ocorridos durante a manhã, montou pneus mais duros no seu carro e perdeu um pouco de “grip”, o que pode ter sido determinante para as suas aspirações à vitória. Mas no final, uma penalização de um minuto – velocidade excessiva num radar – retirou a vitória à equipa de Portalegre e entrega-a nas mãos de Barbosa que assim fica mais à frente no CPTT.

No terceiro lugar aparece o vencedor algo surpreendente dos T2, João Cardoso, que na parte final ultrapassou José Mendes e logo a seguir Ricardo Porém, que ainda conseguiu ultrapassar Nuno Tordo, já perto do final da corrida. A vitória entre os T2 seria protestada por este último. O primeiro T8 foi o albicastrense Luis Navarro, em Nissan Terrano.

Prova muito interessante e elogiada por todos os participantes, que adoraram o traçado, o rigor das marcações do terreno o road-book e a hospitalidade das gentes da Escuderia Castelo Branco, que conseguiram uma vez mais cumprir os objetivos organizativos a que se tinham proposto.