domingo, 9 de setembro de 2012
Khalifa Al-Mutaiwei alarga a liderança na Taça do Mundo
Publicado em domingo, setembro 09, 2012
Krzysztof Holowczyc vence a Baja Polónia.
Khalifa Al-Mutaiwei e o seu navegador Andreas Schulzextended alargaram hoje a sua liderança na Taça do Mundo de 5 para sete pontos depois de terem terminado em sexto na exigente Baja da Polónia.
Depois de ter perdido mais de seis minutos para os seus rivais no sábado, o piloto da Fazza Rally Team conduziu hoje com maturidade e precaução nas ultimas especiais do evento, assegurando a chegada ao fim na frente do seu principal rival na Taça do Mundo, Jean Louis Schlesser.
O Francês terminou em sétimo e perdeu mais dois pontos para a equipa do Mini All4 Racing, num evento onde o Polaco Krzysztof Holowczyc chegou á frente da corrida na terceira especial, alcançando o podium localizado em Szczzecin com 14m58s de vantagem sobre o segundo classificado, que foi Miroslav Zapletal.
"Este evento é uma novidade para mim, com muitos novos desafios", admitiu Al-Mutaiwei. "Não interessa a idade e a experiência, temos sempre que aprender novas coisas e habilidades. Este foi, sem qualquer dúvida, o mais duro dos eventos curtos de todo o terreno em que eu alguma vez participei."
Depois de furar na primeira etapa no sábado, Krzysztof Holowczyc foi o mais rápido na etapa mais longa de sábado, reclamando para si a liderança que até então pertencia a Vasilyev. O Polaco venceu a etapa por 7 minutos e 28 segundos , que se traduziram numa vantagem de 41,6 segundos.
Al-Mutaiwei foi o sétimo mais rapido na especial, depois de se ter perdido por alguns instantes, mas mais importante, ele conseguiu terminar a especial com uma vantagem de 2m18s sobre o seu rival Schlesser e ultrapassou o Francês na classificação geral.
A Fazza Rally Team começou a passagem pelas duas especiais de 79kms do dia de hoje em oitavo da geral, com apenas 1m27s segundos de vantagem sobre Schlesser. Holowczyc foi o mais rápido na primeira com o tempo de 1h49m59s, alargando a sua vantagem sobre Zapletal para 12m26s.
Al-Mutaiwei admitiu que encarou a especial com um pouco mais de calma do que o normal, para preservar o carro, e assim o piloto dos Emiratos terminou em nono. Mas o piloto do Mini apenas perdeu 37 segundos para Schlesser, acabando ainda por subir a sétimo quando Vladimir Vasilyev sobre problemas de motor.
Al-Mutaiwei foi batido por Schlesser por apenas 5 segundos na ultima especial, e conseguiu assim ficar na frente do Francês na classificação geral, alargando assim a sua liderança na Taça do Mundo FIA para sete pontos. Holowczyc voltou a vencer a especial, confirmando assim a vitória no final, enquanto o Húngaro Erik Korda subiu a terceiro depois dos problemas de caixa de velocidade de Boris Gadasin.
BajaPoland – final positions:
1. Krzysztof Holowczyc (POL)/Filipe Palmeiro (POR) MiniAll4 Racing 6hr 39min 26sec
2. Miroslav Zapletal (CZE)/Maciek Marton (POL) H3 Evo 6hr 54min 25sec
3. Erik Korda (HUN)/Csaba Fabian (HUN) Toyota Hilux 7hr 03min 49sec
4. Szymon Ruta (POL)/Sebastien Rozwadowski (POL) ToyptaHilux 7hr 13min 50sec
5. Adam Malysz (POL)/Rafael Marton (POL) Mitsubishi L200 7hr 17min 28sec
6. Khalifa Al-Mutaiwei (UAE)/Andreas Schulz (GER) Mini All4Racing 7hr 20min 21sec
7. Jean-Louis Schlesser (FRA)/Konstantin Zhiltsov (RUS)Schlesser Original 7hr 21min06sec
Fonte: todoterreno.pt