domingo, 1 de julho de 2012

Miguel Paião estreia-se a vencer no Desafio Total/Mazda

Miguel Paião sagrou-se vencedor do Rali TT Serras do Norte no âmbito do Desafio Total/Mazda 2012, nesta que foi a segunda jornada do ano, assumindo, também, a liderança entre os pilotos que se perfilam na tabela de pontos desta iniciativa monomarca única do panorama do todo-o-terreno nacional.

O piloto entregou-se a uma intensa luta com Pedro Barroco, que durou toda a manhã, com sucessivas trocas de posição. No final da primeira volta e acumulando com os resultados da Super Especial de ontem, a diferença cifrava-se em apenas um segundo e dois décimos, com vantagem para Paião. À tarde, em nova ronda pelos 116 km do troço desenhado pelo Motor Club de Guimarães a norte de Fafe, Barroco entrava ‘a matar’ e garantia quase um minuto de avanço sobre o seu adversário após SS1, mas depois o turbo da sua pick-up falhava antes de SS2 e deitava por terra a corrida ao primeiro lugar. Paião ficava, assim, menos pressionado e passava a gerir a sua prova, rumo à vitória entre as Mazda BT-50.

“Um resultado fantástico numa prova igualmente fantástica”, referiu Miguel Paião, visivelmente satisfeito com esta sua primeira vitória no Desafio Total/Mazda 2012, naquele que é o ano de estreia do ex-piloto de ralis nesta competição. “Foi uma prova muito do meu agrado, com muita condução, em que deu pra confirmar a surpreendente resistência da pick-up Mazda, num resultado que superou as nossas expectativas”. Registe-se, igualmente, que adicionalmente Paião e o seu co-piloto Gil Brito garantiram um excelente 5º posto absoluto na prova.

Já Durval Costa garantiu um (quase) inesperado 2º lugar, depois de “termos chegado com vontade de garantir pontos e evitar os problemas. Foi uma prova muito dura fisicamente, mas em que tivemos um resultado final muito bom”, conforme explicou à chegada ao Pódio Final, em Fafe. Foi 9º classificado em termos absolutos na prova.

O 3º posto ficou para Etelvino Carvalho, outro estreante na iniciativa da Mazda e da Total, referindo que “o objectivo era disputar a vitória, mas como não deu, o terceiro lugar é muito bom, já que tivemos alguns problemas, nomeadamente com a nova suspensão que montámos e que fazia a traseira saltar muito, e também com o muito pó que entrava para o interior do carro. Mas estamos muito satisfeitos com este resultado”.

Nesta segunda prova do ano do Desafio Total/Mazda pontuaram ainda Carlos Pinto (4º), enquanto o regressado Rui Lopes viu gorado o seu esforço de chegada ao final da prova – e o 5º lugar que iria conquistar – já que foi desclassificado por ter ultrapassado em cinco minutos o tempo máximo para cumprir o percurso da prova. Os restantes três pilotos que alinharam à partida – João Rato, Bruno Oliveira e Pedro Barroco – abandonaram por esta ordem e por diversas razões de ordem técnica.

O Sector Selectivo em resumo

A primeira volta ao traçado foi rica em histórias e constantes mudanças de posições atrás da animada luta ao segundo entre Pedro Barroco e Miguel Paião. João Rato, depois de ter sido o 3º mais rápido no final de CP1, abandonou com problemas de embraiagem, elemento que também afectou Rui Lopes, que após o capotamento de ontem no salto de Lameirinha alinhou para tentar garantir o melhor lugar possível no final da corrida, tendo para isso que beneficiar dos azares que viessem a afectar os adversários. De fora ficava também o regressado Bruno Oliveira, com um apoio do diferencial da frente partido.

Entretanto, Carlos Pinto via um tubo do intercooler começar a afectar a sua prestação, fazendo-o perder demasiado tempo para ambicionar apanhar Etelvino Carvalho, este a braços com problemas de suspensão e de pneus ao longo de quase toda a prova. Só Durval Costa parecia passar incólume a grandes azares, pelo menos de manhã.

No final de SS1 e atrás de Paião e Barroco perfilavam-se, assim, Costa (a quase 3 minutos da liderança), Carvalho (a mais de 9 minutos), enquanto Pinto acumulava um atraso superior a três quartos de hora, diferença ainda assim suficiente para se por a salvo de Lopes, ontem penalizado com mais de 2 horas, por não ter terminado qualquer das voltas da Super Especial.

A tarde começou com o forte ataque de Barroco à curta liderança de Paião, ganhando-lhe 56 segundos de uma assentada no final do 1º Controlo de Passagem, mas de que não viria a beneficiar, fruto dos problemas de turbo que depois o afectaram e que impediram a sua chegada ao final da prova. Paião levantava o pé e estreava-se, assim, no lugar mais alto do pódio do Desafio Total/Mazda, à frente de Costa, Carvalho e Pinto, sendo estes os quatro pilotos que atingiram o palanque da Chegada em Fafe.

Registe-se ainda que a Mazda colocou duas BT-50 no top-10 geral do Rali TT Serras do Norte, num resultado de conjunto que só não foi mais expressivo dado que dois outros pilotos que andaram na frente – Rato e Barroco – não terminaram a prova.

Segue-se um período de férias, até ao próximo encontro do Desafio Total/Mazda 2012 agendado para a Baja TT Idanha-a-Nova, prova que se disputa a 28 e 29 Setembro.

DESAFIO TOTAL/MAZDA – Rali TT Serras do Norte 2012

Classificação Geral:

1º Miguel Paião/Gil Brito 4h55m35,3s

2º Durval Costa/José Motaco a 10m21,9s

3º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves a 16m48,4s

4º Carlos Pinto/Jorge Amaral a 51m55,4s