terça-feira, 24 de julho de 2012
Casa cheia nas inscrições moto e quad para o Dakar 2013
Publicado em terça-feira, julho 24, 2012
Tendo aberto a 15 de Maio, as inscrições para o Dakar 2013 na categoria de motos e quad estão já totalmente preenchidas com candidatos desejosos de participar na grande aventura que irá percorrer o Peru, a Argentina e o Chile em Janeiro próximo.
305! Este é o número de formulários de inscrição que a organização do Rali Dakar recebey entre maio e junho. Um número que ficou muito perto do recorde de 2012 e que não era visto desde os últimos ralis disputados em África. Isto acaba por provar que o sucesso do rali em solo Sul Americano é cada vez maior.
A organização definiu como 220 o número máximo de motos e quads que irão arrancar a 5 de Janeiro de Lima, e que irão tentar chegar a Santiago do Chile. A diferença entre os numeros de formulários de inscrição e participantes admitidos tem a ver com o facto de a organização se preocupar particularmente com a segurança e bem estar dos participantes, bem como manter o formato da corrida sob controlo.
O factor muito importante que poderá garantir o acesso á prova tem a ver com as referencias desportivas, particularmente em ralis de todo o terreno e de navegação, bem como as capacidades fisicas e programas de treino de cada um. "Para além da frente da corrida, reservada aos pilotos profissionais, o rali Dakar é pela sua própria natureza dedicado aos amadores: aquelas pessoas que gostam dos grandes espaços abertos e de aventura." disse David Castera, o director desportivo do evento. "No entanto, é essencial para eles estarem bem informados, e acima de tudo estarem o melhor preparados possivel para este evento, que ainda é o mais dificil do mundo. Será baseado nestes critérios que os iremos selecionar."
Em termos de nacionalidades, a internacionalização do Dakar é confirmada: 10 nacionalidades diferentes da América do Sul, que se poderão juntar aos pilotos tradicionais e moto e quad deste rali (Franceses, Italianos e Espanhóis) que irão estar á partida, para além do forte interesse manifestado por Australianos, Holandeses e Britânicos. À partida do evento de 2012 estiveram representadas 51 nacionalidades.
As inscrições na categoria de automóveis e na categoria de camiões permanecem abertas, mas já demonstram ter uma caravana de bastante qualidade.
Fonte: todoterreno.pt