domingo, 22 de abril de 2012

Hélder Oliveira foi o mais rápido no Ervideira Rali TT

- Um furo deitou por terra as ambições de chegar à vitória - Estreia altamente positiva (2º lugar) com a Nissan Navara Off Road

Um furo, quando estavam disputados pouco mais de 50 quilómetros de prova, deitou por terra as fundadas ambições de Helder Oliveira levar à vitória no Ervideira Rali TT a Nissan Navara Off Road que estreou na segunda prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Acompanhado de José Marques, o piloto de Barcelos, que na primeira abordagem ao carro que habitualmente é pilotado por Paulo Graça alcançou um terceiro lugar no prólogo, iniciou a prova claramente ao ataque, ganhado de imediato vantagem sobre Miguel Barbosa. Ao alcançar, logo aos 30 quilómetros de prova, Ricardo Porém, que partira dois minutos à sua frente, essa vantagem perdeu-se. A ultrapassagem ao BMW deu-se no CP1 mas, poucos quilómetros depois, um furo ditou a sorte da corrida. Todavia, a partir daí, Hélder Oliveira voltou a ser, até ao final da corrida, o piloto mais rápido em prova, tendo-se superiorizado a Miguel Barbosa no 2º Sector Seletivo, onde retirou quase oito minutos ao seu tempo da primeira passagem.

“Em primeiro lugar quer dar os meus sinceros parabéns ao Miguel, porque fez uma boa corrida e soube gerir de forma excelente a vantagem que conquistou”, salientou Helder Oliveira no final do Ervideira Rali TT, acrescentando ainda: “Adaptei-me muito bem ao carro, que passa muito bem no mau piso e é muito eficaz. Tenho pena que o furo nos tenha impedido de travar, com o Miguel Barbosa, uma luta mais direta pela vitória. Tenho a consciência de que, apesar de ter sido o mais rápido em prova, não sei até onde o Miguel poderia ter ido se tivesse tido a necessidade de forçar o andamento. Pela minha parte, dei o meu melhor com um carro que me agradou bastante mas, infelizmente, ainda não foi desta que cheguei à vitória”.

Para Helder Oliveira que, em 2011, apenas disputou a Baja 500 Portalegre, onde alcançou um excelente 2º lugar, esta foi também uma participação pontual, já que o piloto ainda não dispõe dos apoios necessários para se envolver num projeto para toda uma temporada.