domingo, 4 de setembro de 2011

Vitória clara de Miguel Barbosa


Miguel Barbosa arrancou da melhor forma para a novel Baja TT Proença-Oleiros, prova que tem este ano a sua primeira edição e que marca o regresso à actividade no Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer com as cores da BP Ultimate Vodafone Team que joga nesta ronda beirã uma muito importante cartada rumo à conquista do título absoluto, foi o mais rápido nas duas passagens pela Super Especial de nove quilómetros que constituíam este primeiro dia de competição em Proença-a-Nova.

Ciente da importância de um bom resultado, Miguel Barbosa deixou bem claros os seus intentos, apesar de a especial de hoje “não me ter deixado totalmente satisfeito. Tratava-se de um percurso muito estreito e encadeado, onde o meu carro é um pouco penalizado. Ainda assim ganhámos e agora temos que manter este ritmo para cumprir o objectivo de vencer a prova e, desta forma, dar um importante passo em termos de campeonato.”

Miguel Barbosa foi o mais lesto em ambas as passagens pelo troço delineado pela Escuderia de Castelo Branco, e no acumulado do dia, deixou o segundo classificado, Ricardo Porém, a mais de 11 segundos. O terceiro melhor foi Rui Sousa ficou a cerca de 20 segundos do líder.

Para Miguel Barbosa, a presença em Proença-a-Nova começou com uma importante sessão de testes, que teve lugar ainda na manhã de sexta-feira, em que o piloto apostou em rodar após “uma série de alterações que fizemos no Mitsubishi, nomeadamente em termos de suspensão, caixa de velocidades e travões. A paragem do campeonato levou-nos a fazer uma revisão mais profunda e isso serviu também para operarmos algumas mudanças que já se revelaram bastante úteis, nomeadamente no que toca às relações de caixa, que estão agora mais curtas, permitindo o melhor aproveitamento do motor, mas também mais adequadas ao tipo de percurso desta prova,” esclareceu o piloto.

Amanhã tem lugar a etapa “rainha” desta Baja Proença-Oleiros, com as equipas a cumprirem uma dupla passagem pelo Sector Selectivo de 143,61 quilómetros, disputado nas florestais entre Proença-a-Nova e Oleiros. O final da prova está agendado para as 17h45.

Classificação da Super Especial (Acumulado das duas passagens):
1º BP Ultimate/Vodafone Team - Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer), 17m56,40s
2º Ricardo Porém/Miguel Porém (BomCar Proto), a 11,24s
3. Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu), a 20,76s