domingo, 4 de setembro de 2011

Miguel Barbosa foi segundo em Proença-a-Nova


Segunda vitória em termos de campeonato colocam-no ainda mais perto do título

Miguel Barbosa garantiu hoje o segundo lugar absoluto na Baja TT Proença-a-Nova e, com este resultado, obteve mais uma pontuação máxima para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, dilatando de forma expressiva o seu avanço para os mais directos rivais na competição. O piloto da BP Ultimate/Vodafone Team tinha como meta repetir o triunfo à geral, mas a verdade é que esta não era uma prova talhada para as características do seu Mitsubishi Racing Lancer .

A manhã não correu de feição ao piloto da BP Ultimate/Vodafone Team que chegou ao final dos primeiros 143 quilómetros, com um atraso de pouco mais de um minuto para Rui Sousa. Miguel Barbosa imprimiu um ritmo forte, mas com uma margem de segurança considerável “tudo porque a pista é muito estreita e, sinceramente, preferi acautelar-me do que correr o risco de deitar tudo a perder. A verdade é que este traçado é, tal como eu previa, muito traiçoeiro e um deslize, por pequeno que seja, paga-se caro.”

Mesmo ciente de que o seu principal rival na prova não lhe tiraria a hipótese de somar a pontuação máxima em termos de campeonato – Rui Sousa não se encontra inscrito na competição – Barbosa queria mostrar mais e assim o fez. Na segunda passagem pelo Sector Selectivo entrou forte e logo nos primeiros 43 quilómetros (1º Controlo de Passagem) recuperou nada mais nada menos que 36 segundos. Porém, as dificuldades sentidas durante a manhã não desapareceram e, percebendo que correria demasiados riscos, Miguel Barbosa optou por garantir o segundo lugar final e os 25
pontos para o campeonato, que lhe garantem uma confortável liderança na competição e fortes possibilidades de vir a festejar o seu quarto título de Todo-o-Terreno (depois das conquistas de 2003, 2005 e 2007) já dentro de 15 dias em Idanha-a-Nova, ou seja uma jornada antes do final do campeonato.

“Entrámos bem na segunda metade da corrida e estávamos a recuperar, mas, já depois do CP1, não consegui evitar uma saída de pista que, mesmo não me tendo custado muito tempo, acabou por funcionar como uma espécie de aviso... para não arriscar! Acabei por abrandar um pouco ritmo e, assim, assegurar a pontuação máxima, que me permite ganhar um fôlego ainda maior em termos de campeonato. Pessoalmente gostava mais de ter ganho a corrida, mas chegar ao título é mais importante e esse objectivo está agora muito próximo...”
esclareceu Miguel Barbosa no final da prova.

O Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno regressa à estrada já dentro de duas semanas (23 e 24 de Setembro) com a Baja TT Idanha-a-Nova, quarta prova da temporada, novamente organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

Classificação Final:
1. Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu), 4h42m31,16s
2º BP Ultimate/Vodafone Team - Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer) a 2m34,24s
3. Nuno Matos/Filipe Serra (Astra Proto), 7m25,38s
4º Ricardo Porém/Miguel Porém (BomCar Proto), 12m45,48s
5º Lino Carapeta/Rui António (Bowler), 21m44,37s

Classificação do CPTT (Após três provas):
1º Miguel Barbosa, 65 pontos
2º Carlos Sousa, 36
3º Pedro Grancha, 27
4º José Diniz Lucas, 28
5º José Gameiro 26