segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nuno Matos com motivação em alta para a ponta final do Campeonato português


- Baja TT Proença-Oleiros marca o regresso do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno
- Prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco realiza-se a 3 e 4 de Setembro
- Piloto de Portalegre parte otimista num bom resultado com o Astra Proto


Depois das boas indicações deixadas na Baja Espanha Aragon, no passado mês de Julho, Nuno Matos e Filipe Serra retomam este fim-de-semana o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, disputando a estreante Baja TT Proença-Oleiros, organizada pela Escuderia de Castelo Branco em substituição da Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos. Cada vez mais adaptada à condução do Astra Proto, a dupla alentejana viaja até à região centro com o intuito de lutar por um dos cinco primeiros lugares da geral…

Após longa paragem, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está de regresso no fim-de-semana de 3 e 4 de Setembro para disputar a sua terceira e antepenúltima prova do calendário de 2011.

Substituindo a Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos, o retomar da competição acontece na região centro do país, mais concretamente nos concelhos de Proença-a-Nova e Oleiros, numa organização inédita da Escuderia de Castelo Branco.

Designada por Baja TT Proença-Oleiros, a prova raiana será disputada ao longo de dois dias e outras tantas etapas, compreendendo uma Super Especial a meio da tarde de sexta-feira, numa distância de 9,30 km, e um setor seletivo de 146 km no dia seguinte, ambos a percorrer por duas vezes, num total de 305,82 km cronometrados.

Aproveitando este interregno para realizar duas provas extra-campeonato e disputar novamente a Baja Espanha Aragon, Nuno Matos mostra-se confiante num bom desempenho nesta reta final do calendário, que inclui ainda a Baja Idanha-a-Nova (24 e 25 de Setembro) e a sempre carismática Baja de Portalegre 500 (27 a 29 de Outubro), este ano pontuável para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno.

“Pelo facto de estrearmos um novo carro no início desta época, era fundamental realizarmos o maior número possível de quilómetros durante este longo interregno, testando o Astra Proto nas mais diversas condições e aproveitando para evoluir alguns aspectos fundamentais que, estou convicto, tornaram o carro ainda mais competitivo e, também, mais de acordo com o meu estilo de condução”
, revela Nuno Matos.

“Apesar das boas indicações deixadas nas três provas que realizámos, particularmente em Aragon, onde cumprimos perto de 600 km cronometrados e nos batemos com algumas das melhores equipas mundiais, é preciso agora comprovar a validade destas soluções já nesta baja, onde esperamos poder lutar por um lugar entre os cinco primeiros da geral. Sabemos que a concorrência é forte e que não estamos livres de qualquer contratempo, mas estamos cada vez mais à vontade com o carro e confiantes no seu potencial competitivo”, acrescenta ainda o piloto, que volta a fazer dupla com Filipe Serra no Astra Proto da categoria T1.

“Temos trabalhado imenso e sentimos que temos vindo progredir ao longo de cada prova e após cada teste. Por isso, é com natural expetativa que abordaremos esta prova, que tem a particularidade de ser nova para todos e onde esperamos surgir tão ou mais competitivos que em Aragon”
, desejou.

Mas, para lá do capítulo desportivo, Nuno Matos faz ainda questão de deixar uma palavra de reconhecimento ao clube organizador: “Numa altura difícil como esta, é justo e elementar reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escuderia de Castelo Branco, nomeadamente ao tomar a iniciativa de organizar esta prova. O mesmo é válido para as duas autarquias que decidiram apoiar esta baja, apostando no desporto motorizado como atividade promotora e potenciadora de desenvolvimento das respetivas regiões”.

PROGRAMA DA PROVA

Sábado, 3 de setembro 2011

16h10: Partida do Pódio para a 1ª Etapa
16h30: Partida para a 1ª passagem na Super Especial (9,30 km)
18h15: Partida para a 2ª passagem na Super Especial (9,30 km)
18h30: Entrada no Parque Fechado

Domingo, 4 de setembro
09h00: Partida do pódio para a 2ª Etapa
09h45: Partida para o 1º Setor Seletivo (143,61 km)
12h00: Chegada prevista ao final do 1º Setor Seletivo
15h30: Partida para o 2º setor Seletivo (143,61 km)
17h45: Chegada prevista ao final do 2º Setor Seletivo
18h45: Entrada prevista em Parque Fechado