quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Miguel Barbosa procura reforçar comando do campeonato


Após uma extensa pausa, quase cinco meses, o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno está de regresso à estrada para a terceira prova do ano – depois da Baja Carmin e do Ervideira Rali TT. Foi a região de Proença-a-Nova e Oleiros a escolhida pela Escuderia de Castelo Branco para palco da primeira das suas duas jornadas desta competição, num evento inédito e que promete agradar a todos, quanto mais não seja pelo facto de terem pela frente mais de 150 quilómetros de pistas novas.

Miguel Barbosa chega a esta prova da Beira Baixa na frente do campeonato, contando com quatro pontos de vantagem sobre Carlos Sousa, que não estará presente da ronda do próximo fim-de-semana. Apostado em ganhar para ficar ainda mais perto do título, Miguel Barbosa aposta “numa toada de ataque. Não posso encarar este evento de outra forma! Estou convicto de que tenho um excelente carro e, naturalmente, condições para voltar a vencer. Porém, o meu objectivo final é assegurar o título e isso faz com que tenha que reter uma margem de segurança, no sentido de evitar percalços, ainda para mais numa corrida completamente nova e que desconheço em absoluto.”

O piloto do BP Ultimate Vodafone Team reconhece que uma pausa tão alargada pode causar alguma falta de ritmo na fase inicial, mas a verdade é que “fisicamente sinto-me em excelente forma e apto para qualquer desafio. Durante este período em que o campeonato esteve parado mantive o esquema de treino diário e aquilo que necessito é apenas de rodar um pouco o carro.”

A Baja TT Proença-Oleiros é uma prova nova no panorama nacional, o que agrada a Miguel Barbosa: “Tenho pena que esta temporada tenha tido um calendário tão fora do comum, com um hiato temporal que dura desde Abril. Esta prova veio ocupar um espaço importante e espero que seja bem disputada, com muitos concorrentes e público, que, julgo eu, também estará com algumas saudades de ver os carros de todo-o-terreno em competição. Estou certo de que será uma jornada positiva.”

A jornada da Escuderia de Castelo Branco arranca na tarde de sábado dia 3, com uma dupla passagem pela super-especial de 9,3 km. No domingo os pilotos têm pela frente um Sector Selectivo de 143,61 km que será percorrido por duas vezes, uma a partir das 9h45 e o outro com início previsto para as 15h30.