domingo, 24 de julho de 2011

Nuno Matos mantém-se dentro do Top 10


Depois de um início verdadeiramente auspicioso, com a obtenção do sexto melhor tempo no Prólogo de ontem, Nuno Matos e Filipe Serra voltaram hoje a estar em grande nível na Baja Espanha Aragon, chegando a ocupar um lugar no top-5 da geral provisória, até serem confrontados com a suspeita de um furo na roda traseira esquerda do Astra Proto, a escassos 50 km do final da etapa.

Superando, uma vez mais, as suas próprias expetativas, o piloto de Portalegre concluiu o primeiro setor do dia, numa distância de 131 km, no sexto lugar da classificação, conseguindo ultrapassar o compatriota Rui Sousa, segundo classificado no Prólogo da véspera, e manter atrás de si o BMW X3 CC do checo Miroslav Zapletal ou mesmo o Buggy do francês Jean-Louis Schlesser.

Plenamente satisfeito com o comportamento do Astra Proto, Nuno Matos arrancou para o segundo e mais longo setor do dia (175 km) determinado em recuperar minuto de diferença que o separava ainda de um lugar no top-5 da geral, o que viria a suceder logo na passagem pelo segundo ponto intermédio do setor cronometrado.

Porém, a fase final do troço reservaria uma infeliz surpresa ao português: “A cerca de 50 km do fim, o carro começou a ter um comportamento estranho, como se de um furo se tratasse, pois tinha dificuldade em controlar a traseira nas travagens mais fortes. Chegámos a parar duas vezes e numa delas até a ensaiar a mudança do pneu. Mas a verdade é que não havia qualquer furo”, contou o piloto à chegada, lamentando os mais de quatro minutos perdidos com este percalço.

“A explicação é que devemos ter dado um pequeno toque numa pedra, o suficiente para desalinhar a roda e deixar o carro praticamente inguiável até final. Foi pena porque estava a divertir-me imenso, aproveitando o facto de este ser um troço rápido e com muita condução. De qualquer forma, o balanço no final deste segundo dia de prova só pode ser amplamente positivo, uma vez que andámos regularmente ao nível dos mais rápidos e à frente de adversários que dispõem de carros oficiais”, destacou ainda o piloto.

A segunda e última etapa da Baja Espanha Aragon, com partida agendada para as 05h00 da madrugada de amanhã, inclui nova passagem pelos dois setores disputados hoje, com 131 e 175 km de extensão, respetivamente, estando a chegada e a cerimónia de pódio previstas para as 13h23.

PROGRAMA*

Amanhã
05h00 Partida do Parque Fechado
06h12 Partida do SS3 (131 km)
10h29 Partida do SS4 (175 km)
13h23 Chegada – Pódio
* Hora portuguesa (menos 1 hora que em Espanha)

Mais informações sobre a prova em www.bajaspain.com