segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rali Rota da Seda: Todos a bordo!


Depois de 2 edições que estableceram o Rali Rota da Seda como o maior evento de desportos motorizados na Russia, a corrida do Dakar Series continua o seu desenvolvimento bem sucedido este ano. A menos de um mês da partida, com as inscrições perto do fecho, foram recebidas 120 inscrições de 25 países. Como resultado, o evento é o maior na disciplina depois do Dakar (excluindo as motos). Para além disso, a prova irá gozar de exposição mediática idêntica ao Dakar, com as imagens a chegarem a mais de 190 paises.

Recuando um pouco na história do evento, o rali Rota da Seda surgiu em 2009, organizado pelo fundador e director da equipa Kamaz Master, Semen Yakubov. Os pioneiros partiram de Kazan com Achgabat como objectivo. EM 2010, uma série de 5 anos dedicados aos 22º Jogos Olimpicos de Inverno foi inaugurada, com a rota a começar em São Petersburgo e a terminar em Sochi. Para o terceiro acto, uma mudança de data irá proporcionar uma amostra do verão Russo, com a Rota entre Moscovo e Sochi, a ser percorrida de 9 a 16 de Julho. O anúncio desta inovação foi acompanhado do renovar do apoio por parte do Primeiro Ministro , Vladimir Putin, que nomeou o Primeiro Ministro Adjunto e Presidente do Comité Olimpico Russo, Alexander Zhukov como Presidente da Comissão Organizadora do Rali Rota da Seda. O principal patrocinador do projecto criado por Semen Yakubov será uma vez mais Transneft. A empresa Francesa A.S.O. que organiza o Dakar, irá prestar apoio e participar na preparação do Rali Rota da Seda.

Os meses de trabalho antes da corrida foram especialmente focados no reconhecimento, que ficou concluido durante o mês de Maio. Os primeiros desenhos feitos no passado Outono pelo Director Executivo Sergei Gyria foram ajustados durante as semanas passadas no terreno, com uma equipa formada entre outros pelos experientes Jean Pierre Fontenay e Gilles Picard, antigos vencedores do Dakar. A rota este ano é mais compacta e como consequência está prometida uma corrida mais intensa quando se olha o evento do ponto de vista desportivo. A distância percorrida foi reduzida em 600 quilómetros, mas o total de secções cronometradas aumentou em precisamente 600 quilómetros! Nesta dura série de etapas, a sequência mais espetacular da semana foi programada para a etapa Astrakhan-Astrakhan, que será um loop disputado a 13 de Julho: 400 quilómetros poderão parecer o dobro para as equipas mais esgotadas. Mas antes, os pilotos terão que se confrontar nas rápidas e imprevísiveis pistas entre Moscovo e Lipetsk, depois nas areias de Archedinsk entre Lipetsk e Volgograd. Irão depois continuar, com a navegação nas estepes e no deserto, antes de terminar com uma especial emocionante que irá ter lugar nas mágnificas Montanhas do Cáucaso, onde a habilidade de conduzir entre penhascos irá ser severamente testada. Todos os que conseguirem chegar ao final da corrida serão bem vindos na cerimónia de entrega de prémios e no jantar de gala , servido no hotel junto ao mar na cidade que irá acolher os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

Fonte:todoterreno.pt