sexta-feira, 10 de junho de 2011

Lançamento: SAM Mercedes 35CC disponivel a partir de 250 000 Euros


Tal como a Volkswagen e a X-Raid, a SAM09 GmbH&Co.KG é uma empresa alemã, fundada em meados de 2009. A parte mais importante desta companhia é dedicada á produção de veículos de alta performance, nomeadamente SUV's mas em especial veículos para desportos de todo o terreno. O projecto SAM 35CC nasceu no ínicio de 2010 quando foram dados os primeiros passos no desenho e engenharia. Pouco mais de 8 meses passados, saíu da fábrica o primeiro veículo construído especialmente para os ralis de todo o terreno. Teve assim inicio a fase de testes deste carro que assenta num chassis tubular.

Este carro cumpre os novos regulamentos FIA (artigo 285/2010 (2011) e 286/2010 (2011). A FIA planeia reduzir os custos nos ralis de todo o terreno, e restringir os carros construidos depois do artigo 285/2009.

Assim, a título de exemplo podemos dizer que o SAM Mercedes 35 CC está equipado com um motor a gasolina de serie de origem Mercedes ,( com 3,5L de capacidade e que desenvolve 300cv), para que os custos de manutenção permaneçam baixos. A transmissão é uma caixa sequencial de 6 velocidades com os diferenciais dianteiro e traseiro de origem SADEV.

Para além dos componentes de qualidade como a suspensão Reiger e o chassis de carbono, outro ponto especial do carro é o compartimento do piloto. A equipa acha que é muito importante dar ao piloto bastante espaço, por isso mesmo pilotos muito altos irão sentir-se confiantes dentro do cockpit enquanto percorrem as especiais de um qualquer rali. Também a visibilidade em redor foi dada particular atenção, e as portas foram construidas de uma forma especial ao mesmo tempo que a posição do piloto dentro do carro é colocada de forma a aumentar a visibilidade.

Este carro comporta-se como um qualquer carro de fábrica, mas mantêm os custos baixos de forma a manter-se ao alcance de um grande número de pilotos privados. O principal objectivo do desenvolvimento dos SAM 35CC é dar ás equipas privadas a oportunidade de vencerem corridas com um carro muito competitivo.

Desde os primeiros passos que o carro funcionou muito bem, e piloto de testes - o antigo campeão de ralis alemão e bem sucedido piloto do Dakar - Mathias Khale mostrou-se sempre muito satisfeito com ele. Matthias disse depois depois dos primeiros testes:" Desde a primeira vez que guiámos que tentamos puxar ao máximo, mas o carro passa por todos os tipos de terreno muito facilmente, e nós conseguimos passar em todo o lado sem quaisquer problemas."

Com a experiência dos primeiros eventos e testes, a equipa participou este ano na Baja Itália 2011, na prova de abertura da Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno. A equipa terminou este evento num terceiro lugar da geral, o que deixou muito orgulhosos os responsáveis que viram assim o seu carro ser superado apenas por equipas muito mais experientes , no caso a G-Force e a X-Raid.

A SAM irá agora dar ínicio ao lançamento do SAM 35 CC, com três modelos diferentes:

O modelo mais básico , a "First Edition" é um carro de ralis, mas "ready to race" com um preço especial de 250 000 euros. As duas outras versões são a "Baja" e a "Marathon" equipados com equipamentos específicos para os dois tipos de prova.

O modelo "Baja" é uma pura máquina de competição, e tem instalado por exemplo um sistema de ignição avançado e uma suspensão de alta performance da Reiger como equipamento de "série".

O modelo "Marathon" tem um maior tanque de combustível e outros equipamentos especificos.

Cada SAM 35CC tem o seu equipamento especial, mas os pilotos poderão personalizar o carro de acordo as suas necessidades recorrendo á lista de opções.
Sven Knorr, o CEO da empresa disse: "Na minha opinião é uma oferta imbatível para um carro de ralis de todo o terreno. Os nossos clientes estão bem preparados para as novas normas FIA 285/2010 /2011 e 286/2010 /2011. O primeiro degrau é um modelo básico definido como "First Edition", mas os pilotos poderão escolher entre os modelos "Baja" e "Marathon", ou escolher ainda equipamento especial da nossa lista de opções."

Como complemento especial, a companhia Alemão convida um dos mecânicos das equipas clientes a participarem na montagem do SAM nas oficinas na Alemanha. Ajudar na montagem do carro, juntamente com a equipa da SAM deverá ser a melhor forma da assistência poder adquirir os conhecimentos necessários acerca das peças e diversos eqipamentos integrantes do novo carro.

Detalhes técnicos: clique aqui.

Compra ou aluguer: clique aqui.

Site do fabricante: clique aqui.

Fonte: todoterreno.pt