segunda-feira, 2 de maio de 2011
Tempestade obriga a cancelar 2ª etapa e Elisabete Jacinto passou o dia no Bivouac de Ksar Ghilane
Publicado em segunda-feira, maio 02, 2011
• Etapa de amanhã promete ser muito complicada
• Elisabete Jacinto lidera competição camião
Uma forte tempestade, que assolou toda a região em redor de Ksar Ghilane, obrigou hoje a organização do Rali da Tunísia a cancelar a 2º etapa. Ainda houve uma tentativa de utilizar, no dia de hoje, o percurso destinado à terceira etapa, mas também aí as condições meteorológicas não o permitiram, pelo que Elisabete Jacinto e os seus companheiros do Team Oloeban / MAN Portugal, acabaram por ficar retidos no Bivouac.
Elisabete Jacinto que ocupa a primeira posição na competição destinada aos camiões e fecha o Top 10 da classificação conjunta auto/camião, compreende a posição tomada pela organização, mas manifesta a sua preocupação face à etapa a disputar amanhã.
“Sendo uma etapa totalmente inédita, toda em areia e disputada numa área que foi facultada especialmente para a prova pelo exército tunisino, a organização decidiu que, apesar de anulada hoje, será disputada amanhã, em lugar do percurso inicialmente escolhido para a 3ª etapa. O grande problema que se levanta é que, após este tipo de tempestades, a areia fica muito mole e pode vir a causar ainda mais dificuldades do que as que inicialmente se previam. De camião tudo vai ser ainda mais complicado, mas vamos dar o nosso melhor para superar todos os obstáculos”, salienta Elisabete Jacinto.
A etapa a disputar amanhã é uma boucle de 206 quilómetros de sector selectivo a sul de Ksar Ghilane. Uma etapa 100% de areia, num percurso 100% inédito, com areia a perder de vista. Face às dificuldades do percurso a organização irá fornecer mais de duas dezenas de pontos GPS de modo a impedir os concorrentes de sair da linha ideial do traçado escolhido. O final da etapa está situado junto ao bivouac.
Classificação após a 1ª etapa
1º Novitskiy/Schulz (BMW), em 3h25m02s; 2º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), a 1m43s; 3º Roma/Perin (BMW), a 2m44s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 26m13s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 45m51s; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 1h36m28s; ... 10º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 1h46m42s.