domingo, 1 de maio de 2011

Elisabete Jacinto entra a vencer na Tunísia


• Piloto portuguesa no Top 10 auto/camião
• Percurso alternativo para camiões fez-lhe perder cerca de 15 minutos


Elisabete Jacinto iniciou de forma brilhante a sua participação na 30ª edição do Rali da Tunísia, competição pontuável para a Taça do Mundo de Todo o Terreno, sendo a mais rápida entre os camiões na 1ª etapa hoje disputada entre Tozeur e Ksar Ghilane, com um tempo que lhe permitiu terminar o dia no Top 10 da classificação conjunta auto/camião.

“Para começar foi uma etapa com muita areia, alguns ergs bastante longos para atravessar, onde perdemos sempre algum terreno para os carros e outras zonas que eram bastante duras. Foi uma entrada a doer, mas que, apesar de tudo, nos correu bem. Perdemos algum tempo quando o nosso MAN ficou pendurado numa duna e tivémos ainda a desvantagem de termos sido obrigados a fazer um percurso alternativo para evitar um “chott”. Compreendo a preocupação e a opção da organização, mas os 15 minutos que perdemos a subir e a descer dunas, enquanto os carros iam numa linha recta, retirou-nos a hipótese de fazer uma melhor classificação à geral”
, destaca Elisabete Jacinto que ficou a apenas 10 minutos do 6º classificado, um dos três BMW da equipa X-raid.

Amanhã disputa-se a segunda etapa, uma boucle de 206 quilómetros de sector selectivo a sul de Ksar Ghilane. Uma etapa 100% de areia, num percurso 100% inédito, com areia a perder de vista. A organização assegura que efectuou o reconhecimento com um veículo T2 e um veículo estritamente de série: Passa-se ... mesmo que as pás e as placas sejam por vezes necessárias. O final da etapa está situado junto ao bivouac.

Classificação da 1ª etapa

1º Novitskiy/Schulz (BMW), em 3h25m02s; 2º Schlesser/Zhiltsov (Buggy), a 1m43s; 3º Roma/Perin (BMW), a 2m44s; 4º Zapletal/Ourednicek (BMW), a 26m13s; 5º Tonetti/Lurquin (Nissan), a 45m51s; 6º Garafulic/Lichtleuchter (BMW), a 1h36m28s; ... 10º Elisabete Jacinto/Charly Gotlib/Marco Cochinho (MAN), 1º dos camiões, a 1h46m42s.