segunda-feira, 18 de abril de 2011
Resultado histórico de um Mazda no Ervideira Rali TT
Publicado em segunda-feira, abril 18, 2011
-João Rato vence Desafio Elf/Mazda e garante sexto lugar à geral!
A prova de abertura da temporada de 2011, o Ervideira Rali TT, terminou com um grande resultado para a Mazda, com a dupla João Rato/José Motaco da equipa Xuxas Team Sport (Xanauto) a garantir não só a vitória entre os concorrentes do Desafio Elf/Mazda, mas também um fantástico sexto lugar à geral.
Esta foi, afinal, mais uma prova da capacidade das Mazda BT-50 que disputam a competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal, que voltaram a revelar um andamento impressionante, mesmo em condições muito difíceis, como a dureza das pistas escolhidas para a 23ª edição do Ervideira Rali TT.
O estreante no Desafio Elf/Mazda, cedo começou a desenhar este seu justíssimo triunfo e nem a quebra de uma transmissão ainda na fase matinal o impediu de garantir o comando matutino do Desafio Elf/Mazda. Na segunda e derradeira passagem pelo troço, disputada sob temperaturas bem mais elevadas, João Rato manteve o andamento e viu o seu avanço para os mais directos seguidores (Pedro Barroco/Daniel Amaral) aumentar, cifrando-se em cerca de nove minutos.
Naturalmente satisfeito com o resultado obtido, João Rato sublinhou a importância de “a equipa Xuxas Team Sport me ter colocado nas mãos uma BT-50 muito bem preparada e muito fiável. Os problemas que tivemos deveram-se, acima de tudo, à extrema dureza do terreno que nos complicou muito a vida. Ficámos sem transmissão à frente na fase final da prova e não me livrei também de um furo, mas, enfim, coisas normais em corridas. Estou muito contente e este resultado acaba por vir ao encontro daquele que é o meu objectivo para esta temporada que é vencer o Desafio Elf/Mazda”.
Conquistar o segundo lugar na competição promovida pela Mazda Motor de Portugal foi para Pedro Barroco uma tarefa quase hercúlea. O piloto apoiado pelo Concessionário Santos da Cunha II teve um dia difícil, tendo mesmo que parar a meio da segunda especial por se ter sentido indisposto: “estou perfeitamente esgotado. O resultado foi bom, mas a verdade é que fisicamente foi muito complicado. Durante a manhã tivemos alguns problemas, nomeadamente de travões, mas nada que se compare como me senti ao longo desta tarde...”
Depois de se ter visto atrasado durante a manhã devido à rotura de um tubo do sistema de travões “que me fez sair de pista numa zona onde era necessário fazer uma travagem violenta”, Rui Lopes (Fino) conseguiu garantir em Reguengos de Monsaraz o primeiro pódio da temporada (3º classificado) em termos de Desafio Elf/Mazda. “Foi uma prova dura, mas sinto que podia ter feito um pouco melhor não fosse o tempo que perdemos sem travões durante a manhã. Estou satisfeito com o resultado, mas também com o facto de a minha BT-50 ter conseguido cumprir estes muito duros 300 quilómetros da etapa de hoje.”
Derradeiro “combatente” do pelotão do Desafio Elf/Mazda, 4º lugar, Paulo Pinto (Xanauto), colega de equipa de João Rato na Xuxas Team Sport revelou que “estivemos para abandonar na paragem entre as duas passagens. Tivemos um problema com a suspensão traseira, que resulta do facto de o meu carro estar praticamente de série e manter as molas de lâminas de origem. A verdade é que acabei por tomar a decisão correcta ao prosseguir em prova, após algumas rectificações feitas pela minha equipa técnica. Consegui chegar ao final, somando importantes pontos na classificação do Desafio Elf/Mazda. Acima de tudo, diverti-me e fiz um resultado positivo!”
Apesar das boas indicações que deixaram transparecer as suas exibições, o certo é que quatro pilotos viram-se impossibilitados de cruzar a linha de meta, com os abandonos a darem-se, curiosamente, todos ainda durante a primeira passagem pela especial de 150 quilómetros disputada durante a manhã. O primeiro a devolver a carta de controlo foi Bruno Oliveira (o melhor na etapa de ontem), forçado a desistir devido à quebra da caixa de velocidades da sua Pick-Up. João Pais (M. Coutinho) vencedor do Desafio Elf/Mazda em 2009 e 2010, ficou arredado após o rebentamento de um tubo do sistema de travagem, enquanto Durval Costa (SGS Car) viu quebrar-se um disco de travão que o levou a não terminar a especial. Por fim, Carlos Aires (Xanauto) perdeu uma roda da sua BT-50, ficando, assim, impossibilitado de prosseguir em prova.
O Desafio Elf/Mazda prossegue dentro de, sensivelmente, dois meses, com a disputa do Rali TT Serras do Norte, que terá lugar na região de Fafe entre os dias 25 e 26 de Junho, prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães.