
- O Qatari venceu a etapa de hoje e está cada vez mais perto da vitória;
- Carlos Sainz perdeu mais de uma hora e desceu para a 3ª posição.
A 11ª etapa do Dakar 2011 acabou por trazer algumas surpresas na classificação geral. Com 622 quilómetros cronometrados previstos inicialmente, a organização acabou por encurtar a etapa devido a derrocadas que aconteceram em algumas zonas do percurso, devido às fortes chuvas que se fizeram sentir nos dias anteriores. Assim a etapa ficou com pouco mais de 500 quilómetros cronometrados.
Nasser Al-Attiyah era hoje apenas o 4º na estrada e aproveitou esse facto para impor um ritmo muito forte desde o início da especial. O piloto do Qatar liderou durante toda a especial, que acabou mesmo por vencer.
Carlos Sainz teve mais um dia para esquecer, pois viu a suspensão dianteira do lado direito do seu Race Touareg 3 partir-se. O espanhol teve de esperar pelo seu companheiro Mark Miller e ainda pelo camião de assistência rápida que a equipa colocou em prova. Assim Sainz perdeu mais de uma hora para o seu colega de equipa e também qualquer esperança de ser o vencedor desta edição do Dakar.
Quem beneficiou dos problemas de Sainz foi Giniel De Villiers que foi hoje o 3º classificado, mas subiu assim para a 2ª posição da geral. De Villiers, que tinha vencido a etapa de ontem, voltou a ter mais uma boa tirada no dia de hoje.
Stephane Peterhansel aproveitou o facto de não ter tido furos para realizar o 2º melhor tempo da especial, a 1 minuto e 13 segundos de Al-Attiyah. Mesmo com o atraso de Sainz o piloto francês da X-Raid não o conseguiu passar, mas a luta pelo último degrau do pódio poderá ficar assim mais intensa. Peterhansel está na quarta posição a apenas 13 minutos de Carlos Sainz
Kryzstof Holowczyc voltou a estar muito bem no dia de hoje, alcançando a 4ª posição. Na classificação geral o piloto aproveitou o facto de Mark Miller ter parado para ajudar Sainz, subindo assim para o 5º posto da classificação geral.
Ricardo Leal dos Santos continua a melhorar as suas prestações e conseguiu hoje terminar na 5ª posição da especial. O piloto continua um pouco atrasado em relação aos primeiros e por isso mantém-se em 7º, posição que muito dificilmente conseguirá melhorar.
Classificação Etapa 11
Classificação Após Etapa 11