sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Balanço Final sobre o Dakar 2011


Concluída a 15 de Janeiro, o Rally Dakar, trouxe, durante duas semanas, muita emoção a todos os portugueses e a amantes do desporto motorizado.

Ultrapassadas as treze etapas e os 9500 kms pelos países sul-americanos Argentina e Chile, a Equipa Bianchi Prata regressou já a Portugal.

Os pilotos e todos os elementos da assistência da Equipa Bianchi Prata têm agora a oportunidade de descansar para recarregar baterias para o novo ano cheio de competições nacionais.

Em 2011, a Equipa Bianchi Prata concretizou a sua quinta participação na mais dura prova do mundo. Os objectivos gerais da equipa não foram totalmente alcançados contudo a equipa obteve classificações brilhantes em determinadas etapas sempre aliados ao espírito de camaradagem, algo que o Rally tanto tenta impregnar a todos os participantes.

O piloto Paulo Gonçalves esteve duas no pódio do Dakar 2011. No terceiro e primeiro lugares da terceira e quinta etapas respectivamente, assegurando o 4º da classificação geral. Infelizmente, o piloto sofreu uma queda na 7ª etapa, que o levou a uma fractura na clavícula e uma consequente desistência do Rally Dakar´11. O piloto da Equipa Bianchi Prata levou a BMW ao pódio, facto que não acontecia há onze anos. Nada satisfeito com o acidente mas consciencializado que as quedas fazem parte do Dakar, Paulo Gonçalves faz o balanço da sua prestação até à 7ª etapa: "A primeira semana do Rally foi muito boa, consegui estar nos lugares da frente, com poucos minutos do terceiro lugar da geral, estava a responder às expectativas delineadas pela equipa. Tudo se alterou na 6ª etapa quando um problema eléctrico me fez perder imenso tempo mas iria sempre tentar recuperar nas restantes etapas do rally que ainda eram bastantes. Infelizmente a 7ª etapa enviou-me para casa mais cedo. Foi uma pequena queda mas originou uma fractura na clavícula e fui obrigado a abandonar o Dakar. Espero que para o próximo ano não haja quedas e que tudo corra melhor, como correu na primeira semana do Dakar 2011."

O piloto Pedro Bianchi Prata, obteve o 30º lugar no Rally Dakar. O piloto tinha traçado como objectivo ficar nos vinte primeiros lugares. No entanto, é de salientar o feito de ter terminado o Rally Dakar, algo que não é de todo fácil. O piloto da Equipa Bianchi Prata comenta o seu percurso ao longo do Rally Dakar: "O objectivo principal da minha participação era ajudar os pilotos da BMW Motorrad by Speedbrain a alcançarem um lugar no pódio do Dakar 2011, essa sempre foi a minha grande prioridade. Na primeira semana tive alguns percalços que não me permitiram avançar na classificação. Na segunda tudo começou mal. A queda do Zé Hélio e logo a seguir a avaria eléctrica na moto do Paulo. Nesse dia cumpri a minha função e consegui montar a operação para que o Paulo conseguisse acabar a etapa e continuar o rally mesmo que isso me tenha custado mais de uma hora na minha classificação. Passado dois dias, o Paulo teve o acidente e Frans Verhoeven uma avaria na moto (cárter partido numa pedra). Parei para ver se conseguia fazer alguma coisa pelo Paulo e reboquei o Frans mais de 6 kms na pista. Montei todo o procedimento para a reparação da moto do Verhoeven e como consequência perdi mais de 1h30. Com estes dois episódios foi impossível fazer melhor classificação. Em cada dia em que um piloto perde tempo e fica mais para trás, no dia seguinte tem de arrancar no final da tabela e leva com muito mais pó. Tentar andar rápido no pó é basicamente comprar o bilhete para regressar a casa mais cedo. Estou muito contente com o meu trabalho, pois sei que contribui para o resultado de equipa, o Frans ainda venceu a última etapa do Dakar. Claro que não fiquei em nenhum lugar de destaque e chegar ao final do Dakar já não é novidade para ninguém. No entanto, sabe bem poder ajudar e sentir que a nossa função foi bem desempenhada. Não sei qual será o futuro mas sei que a equipa está a avançar e que vai dar muito que falar no mundo do Rally Raid. "

O team manager da Equipa Bianchi Prata durante o rally foi Carlos Prata. As funções de planeamento, organização e logística no decorrer do Rally Dakar ficaram asseguradas por Carlos Prata. Este, explanou as dificuldades, frustrações e alegrias vividas na competição sul-americana: "A edição deste ano do Dakar foi especialmente dura para as mecânicas das motos, para a equipa de suporte e para os pilotos, tanto do ponto vista físico como psicológico. Esta dureza foi atenuada pela integração na equipa BMW oficial pois permitiu-nos uma melhor estruturação e organização do trabalho quotidiano e um melhor enquadramento dos objectivos por etapa. Não fossem os pequenos problemas e azares que nos atingiram e que sempre acontecem numa prova tão longa e tão imprevisível e os resultados da equipa teriam sido muito mais consentâneos com o extraordinário desempenho que os nossos pilotos demonstraram etapa a etapa na dureza das pistas. "

Integrados na equipa oficial BMW Motorrad by Speedbrain, os pilotos tiveram todo o apoio técnico necessário, que é fulcral neste tipo de competições. Wolfgang Fischer, team manager da BMW Motorrad by Speebrain, tem boas razões para estar satisfeito, pois dois dos seus pilotos (Paulo Gonçalves e Frans Verhoeven) conduziram a BMW G 450RR ao pódio por quatro vezes. Não esquecendo nunca o empenho notável evidenciado por José Hélio, que abandonou o rally devido a uma queda, e Pedro Bianchi Prata, que tudo fez para ajudar os companheiros de equipa. O team manager da BMW Motorrad By Speedbrain analisa todo o Dakar 2011: " O primeiro Dakar efectuado por esta grande equipa teve imensa força e vontade de conquistar um óptimo resultado final mas a sorte não esteve do nosso lado. A nível global, o Dakar 2011 foi positivo muito pelo grande espírito de equipa, da motivação e persistência de todos os pilotos e assistência técnica. O Paulo é um piloto com um carácter amistoso, lutador e com um grande potencial sempre aliado à sua natural rapidez e vontade de vencer. A vitória na 5ª etapa e os bons resultados foram soberbos. O Pedro faz um óptimo trabalho com os patrocinadores e imprensa. A sua prestação é consistente e inteligente. Está sempre pronto a ajudar os outros pilotos da equipa. Os resultados alcançados não mostram o verdadeiro potencial. Teria que "comer muita poeira mas manteve sempre a calma sem arriscar e por tudo a perder. A parte menos boa do Dakar foi a queda e as consequentes lesões do Zé Hélio e do Paulo Gonçalves. Tal como aconteceu já com Frétigné no Rally de Marrocos. "

Todos os pilotos e equipa técnica estão de parabéns pelo esforço e dedicação demonstrados etapa a etapa no mais árduo rally do mundo. Uma competição desta envergadura é preparada meses antes, num esforço contínuo de todos os elementos da equipa para que tudo corra pelo melhor, numa tentativa de levar as cores de Portugal mais longe.

Durante o decorrente ano de 2011, a Equipa Bianchi Prata tem já vários projectos em desenvolvimento. O team manager da equipa, Pedro Bianchi Prata, descreve os objectivos e os projectos para este novo ano de competição: "Um Dakar começa-se a preparar quando acaba o outro. A Equipa Bianchi Prata já está a pensar no Dakar 2012 e em arranjar os parceiros necessários para reunir o orçamento para ter condições para vencer. Felizmente já temos um novo parceiro internacional que quer vencer o Dakar connosco e em breve, quando o projecto estiver totalmente fechado vamos dar as novas notícias, sabemos bem quais foram os erros deste ano e sabemos também como melhora-los. O Dakar é muito mais do que uma prova de velocidade, o Dakar é um conjunto de destreza e de sabedoria e de muita paciência, queremos vencer, queremos estar no Podium do Dakar e tudo vamos fazer para um dia o conseguirmos. ".