domingo, 30 de maio de 2010

Ruben Faria de novo com Problemas


Maré de Azar na Sardenha

Quase para esquecer é o que se pode dizer acerca da presença de Ruben Faria na edição 2010 do Rallye da Sardenha. Aos comandos da KTM 530 do Team Red Bull KTM o piloto algarvio apenas conseguiu um ‘dia limpo’ aquando do prólogo e daí para cá os dias têm sido um acumular de problemas e dificuldades acrescidas.

O dia de hoje foi reservado à realização de mais duas especiais onde dificuldades com a suspenseo dianteira da sua moto ditaram mais tempo perdido para os homens da frente.
“Na primeira especial do dia senti que a suspensão não estava bem. Após alguns quilómetros verifiquei que um dos retentores da mesma não estava a cumprir a sua função e deixava escapar o óleo. Naturalmente que acabei por perder bastante tempo.” referiu Ruben Faria no final da especial de abertura do dia, a mais longa da jornada com pouco menos de 114 quilómetros e onde não conseguiu melhor do que o 13º posto final.

Mas o pior estava mesmo para vir nos pouco mais de 60 quilómetros da especial que encerrou o dia. “Na zona de assistência não conseguimos trocar a suspensão da minha moto na integra e conseguimos apenas trocar uma das jarras da mesma. Devido ao esforço que a jarra operacional sofreu na especial anterior também o retentor desta deixou de funcionar e quando começou a perder óleo o mesmo acabou por sujar o disco de travão da minha moto. Como consequência acabei por falhar uma travagem e caí por uma ravina. Aí sim perdi muito tempo porque senti sérias dificuldades em conseguir regressar à pista. Enfim…mais um dia para esquecer. Parece que só mesmo o prólogo correu bem.”

Palavras de um desolado Ruben Faria, num dia em que também o seu colega de equipa Cyril Despres, se perdeu e permitiu a Marc Coma ganhar mais alguma vantagem no comando da prova.

Com o contratempo durante a segunda especial Ruben Faria acabou por ser apenas 33º no final da especial ocupando agora a 15ª posição em termos de classificação geral da prova com quase 45 minutos de atraso face ao líder.

“Só nesta derradeira especial perdei mais de 18 minutos para o Coma.”
Comentou ainda Ruben Faria, já a preparar as duas especiais de amanhã. “Espero que sejam mais ‘amigáveis’ para mim. Sei que chegar aos primeiros lugares está fora de questão, mas quero pelo menos tentar vencer uma especial até ao final da corrida. Vamos ver.”
Amanhã realiza-se a especial mais longa da prova, com 201 quilómetros.