sábado, 26 de setembro de 2009

Miguel Barbosa lidera em dia confuso


Disputou-se hoje o primeiro dia de prova do Rali TT Terras da Raia, em Castelo Branco, que era composto por um Prólogo com cerca de 5 km, seguido de uma dupla passagem por um sector selectivo com 127 Km cronómetrados. O dia foi marcado por graves erros cometidos pela organização.

O prólogo, com início marcado para as 7h15min começou da pior forma, quando os pilotos se depararam com a ausência de tempos, bem como das placas de "Stop". Tudo isto devido a um erro grave por parte de elementos da organização, que se "esqueceram" de colocar as células de tiragem de tempos no final do prólogo, o que levou a que os pilotos não soubessem o seu tempo. Assim a organização optou pela anulação da super especial, que era a única solução plausível para o erro, sendo que os pilotos partiram para o 1º SS por ordem numérica. Contudo esta decisão penalizaria os pilotos mais rápidos mas com números de porta mais altos, pois facilmente se chegariam aos pilotos à sua frente que levantavam muito pó, devido ao calor que se fez sentir ao longo de todo o dia. António Mendes, que seria um destes pilotos mais rápidos com um número alto, optou por não partir para SS1, mostrando o seu descontentamento.

O 1º sector começou então pelas 10h, onde Miguel Barbosa se impôs inicialmente e em CP1 levava uma pequena vantagem de 4s sobre Filipe Campos. Porém Filipe Campos respondeu rapidamente e venceu o sector com uma vantagem de 17s sobre Barbosa. Nesta altura Rui Sousa era o 3º classificado seguido de Américo Santos, que era também o 1º T2 e de José Gameiro na 5ª posição.

Pedro Grancha seguia na 6ª posição, Eduardo Rodrigues era o 7º e João Pais fechava o Top8. Bernardo Moniz da Maia não ia além da 9ª posição, pois foi vítima de dois furos. O líder no T8 era Paulo Sousa, que fazia uma boa prova na 11ª posição da Geral.

Tudo em aberto para o 2º SS pois a diferença de 17s era perfeitamente recuperável por parte de Miguel Barbosa, mas Filipe Campos entrou ao ataque ganhando tempo nos dois primeiros CP's e seguia com uma vantagem à geral já superior a 30 segundos. Todavia na parte final do Sector Filipe Campos apanhou um Buggie mais lento, o que lhe custou todo o tempo ganho, perdendo no final mais de 1 minuto para Miguel Barbosa. Mais uma vez a organização não esteve bem, ao não prever uma situação destas. Assim no final do dia Miguel Barbosa é líder com 46s de vantagem sobre Filipe Campos.

Na 3ª posição segue José Gameiro na Nissan Navara, com uma vantagem pouco superior a 30s sobre Bernardo Moniz da Maia, que está a fazer uma prova de trás para a frente. Espera-se assim uma bela luta pelo último degrau do pódio, durante o dia de amanhã.

Na 5ª posição vem Mário Raposo, que vem a fazer uma excelente prova numa Nissan Navara e vem na frente de Eduardo Rodrigues, João Pais e Eduardo Antunes, que é o 1º T2 e vem acompanhado por Francisco Esperto.

Paulo Rui Ferreira partiu hoje um diferencial e fez todos o 2º sector apenas com tracção traseira. Ainda assim o piloto da Nissan Navara é líder entre os T8.

Amanhã o Rali Termina com um pequeno sector de 60 Km.

Classificações:


1º Miguel Barbosa / Luís Ramalho - BMW X3 CC - 3h19m20,0s
2º Filipe Campos / Jaime Batista - BMW X3 CC - a 46s
3º José Gameiro / António Saraiva - Nissan Off-Road - a 23m27s
4º Bernardo M. Maia / Joana Sottomayor - BMW X3 CC - a 24m01s
5º Mário Raposo / Pedro Cação - Nissan Navara - a 35m25s
6º Eduardo Rodrigues / António Nunes - SR Proto Team - a 39m20s
7º João Pais / João Rato - Mazda BT50 - a 39n45s
8º Eduardo Antunes / Francisco Esperto - Nissan Navara - a 44m38s
9º Bruno Oliveira / Bruno Fernandes - Mazda BT50 - a 45m33s
10º Carlos Almeida / Ricardo Mendonça - Nissan Navara - a 52m20s