quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Equipa Mitsubishi Brasil entre os 10 melhores do Dakar


Spinelli e Vivolo são os líderes da categoria gasolina

A Equipa Mitsubishi Brasil conquistou mais um grande resultado no Rally Dakar 2009. O piloto Guilherme Spinelli, o navegador Marcelo Vivolo e o Mitsubishi Pajero Evolution chegaram em 12o lugar na especial da quinta etapa. Com este resultado, eles subiram para a décima posição na classificação geral e assumiram a liderança da categoria gasolina.

A etapa de hoje do Rally Dakar 2009 foi considerada o maior teste para pilotos e navegadores desde o início da competição. Os 763 quilómetros entre as cidades de Neuquen e San Rafael, com 506Km de troço cronometrado, exigiram muita concentração dos competidores devido à intensa variação de terreno. As 171 motos, os 24 quads, 151 carros e 74 camiões que partiram da fria Neuquen na Patagônia encontraram zonas sinuosas, lagos, salinas, as serras de Nevassa e Chachahuen e aproximadamente 20Km de dunas no caminho até a quente San Rafael. Esta é a segunda maior cidade da província de Mendoza, ao pé da Cordilheira dos Andes, que registrou 38 graus de temperatura no dia de hoje.

Apesar das dificuldades e dos dois pneus furados logo no ínicio da quinta etapa, a Equipa Mitsubishi Brasil passou ilesa no primeiro contacto com as dunas.

"Não imaginava que esta etapa fosse tão pesada e cansativa. Logo no ínicio da etapa nós furámos dois pneus e isso deixou-ma um pouco preocupado e apreensivo em relação ao que a organização preparou para daqui para frente. Passámos sufoco, mas felizmente saimos ilesos nos 20km de dunas e com a sensação de missão cumprida", disse Marcelo Vivolo.

"Cometemos alguns deslizes, sabemos que podemos melhorar, mas o nosso trabalho está bem melhor do que esperávamos. É inacreditável o que o Mitsusbishi Pajero Evolution é capaz de fazer nas dunas. Este carro é incrível", completou o navegador.

A média de velocidade da especial caiu em relação a ontem devido às dificuldades do troço. A Equipa Mitsubishi Brasil, de Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo, terminou em 6h27m58s, na 12a posição e segue dona do melhor resultado brasileiro nos carros e agora também líder da categoria gasolina no Rally Dakar 2009, ultrapassando o carro da Nissan. Os vencedores da etapa foram De Villiers e Von Zitzewitz, que cruzaram a linha de chegada em 5h47m43s.

"Agora começou o verdadeiro Dakar. A etapa de hoje foi duríssima, nunca tinha participado numa especial tão longa e difícil. Encontrámos além das dunas, muitas pedras e elas atrapalharam-nos um pouco. Depois de termos furado os dois pneus diminuímos o ritmo para não perdemos o último pneu suplente. Estamos muito cansados, com o corpo dorido e ainda temos muito rally pela frente. ", disse Guiga Spinelli que dedicou o resultado da quinta etapa ao professor dos treinos das dunas.

"Dedico este resultado ao Coelho, o nosso professor nos treinos nas dunas. Ele ajudou-nos muito, sem deixar claro, de elogiar o nosso carro que é sensacional", agradeceu.

Nas motos, o brasileiro José Hélio chegou em 12º lugar com 7h17m. O vencedor da etapa foi americano Jonah Street que conquistou a primeira vitória no Dakar 2009, no tempo de 6h41m06s. O espanhol Marc Coma, líder da classificação geral foi o nono colocado.

A notícia triste do dia foi o comunicado da organização sobre a morte do francês Pascal Terry. O piloto de 49 anos foi encontrado morto na madrugada de hoje a 15 metros de sua moto em uma região de difícil acesso. Entretanto foram encontrados alimentos e água próximo ao piloto. A polícia e a justiça da Província de Las Pampas irão investigar os caso para identificar as causa da morte.

Amanhã, o Rally Dakar parte de San Rafael para Mendoza com os 60Km iniciais da especial de 395, cheios de areia pelo caminho. O percurso terá ainda mais 230Km de deslocamento até a última cidade argentina desta primeira parte do Rally.

www.mitracing.com.br