domingo, 30 de outubro de 2016

Baja Portalegre atribulada para Alexandre Franco

Alexandre e Rui Franco tiveram uma Baja Portalegre bastante atribulada, o que os impediu de poder uma vez mais lutar por um pódio entre os pilotos do Campeonato Nacional de Todo o Terreno.

 Alexandre Franco começou por reconhecer que “este foi um fim-de-semana muito exigente para a nossa equipa. Para além preparativos habituais para a nossa corrida, tínhamos também em colaboração com a Franco Sport e a JR Sport na gestão das sete equipas que connosco disputavam a Baja de Portalegre”.

 O piloto que conta com os apoios da Goldentrans e da DURA Automotive Systems reconheceu que a dupla entrou “cautelosos no prólogo, uma vez que de seguida tínhamos logo um sector sem assistência pelo meio. Nesse sector decidimos aumentar o ritmo, mas a quatro quilómetros do final do mesmo, a direcção cedeu e fez-nos perder todo o tempo que tínhamos ganho, pelo que tivemos que ser ‘criativos’, uma vez que só conseguia virar para a direita com o volante, enquanto para o lado esquerdo, apenas era possível com o meu irmão sentado em cima do capot do carro a comandar as rodas para o lado contrário com os pés! Mesmo assim nada estava perdido, mas ao fim de oito quilómetros do primeiro sector de sábado, foi um fio do alternador que partiu e nos obrigou a perder mais de duas horas, comprometendo em definitivo a nossa corrida. Como desistir é palavra que não nos faz justiça, procurámos resolver o problema da forma possível e após passar o último concorrente do Desafio Nacional, conseguimos recolocar o BMW Série 1 Proto a andar e arrancámos…para os problemas continuarem. O limpa pára-brisas não funcionava, pelo que apenas nos cursos de água conseguíamos limpar o mesmo e a quarenta quilómetros do final, tivemos que trocar uma rodas…sem a colaboração do macaco, que decidiu não nos ‘ajudar’. É mais uma Baja de Portalegre terminada, mas muito sofrida. Se este tivesse sido um fim-de-semana para nos preparar para um Dakar, teria sido desafio superado”

 Terminado o Campeonato Nacional de Todo o Terreno, a Scuderia Goldentrans/DURA já está a trabalhar para a presença nas 24 Horas de Fronteira, prova na qual a dupla espera repetir a vitória na Categoria T2.

Pedro Ferreira não completou Baja Portalegre

Saída de estrada encurtou presença na grande festa do TT nacional 

No ano de celebração dos 30 anos da mítica prova alentejana, a participação de Pedro Ferreira na Baja Portalegre 500 começou de forma original com o piloto a proporcionar um codrive a jovens de uma instituição da capital do Alto Alentejo. Foi o contributo da equipa PMF Racing para esta grande de desporto motorizado festa que animou Portalegre ao longo de todo o fim-de-semana.

 Uma festa em que o piloto e o seu navegador Válter Cardoso não puderam, infelizmente, participar de forma plena. “O prólogo não correu bem porque a VW Amarok não tinha a suspensão ajustada. Por motivos profissionais não tive oportunidade de testar antes da corrida e o setup não era o mais indicado. De tarde entrámos bem, mas ao quilómetro 20, quando já estávamos a recuperar algum tempo aos nossos mais diretos adversários, tivemos uma saída de estrada, numa zona rápida e a Amarok ficou bastante danificada. Uma vez que a Baja Portalegre 500 é a maior festa do Todo-o-Terreno nacional e eu queria participar de forma ativa, ainda tentei continuar no sábado. Contudo a Amarok não estava em efetivamente em condições e decidimos sair do troço e vir a rolar pela estrada até à assistência. Não foi o final de época que desejávamos, mas para o ano vamos estar seguramente mais fortes, tentando corrigir tudo aquilo que correu menos bem este ano. Quero aproveitar para dar os parabéns ao Nuno Matos, novo campeão nacional”, referiu o piloto da PMF Racing.

Porém e Matos fazem história em Portalegre

A 30ª edição da Baja Portalegre vai ficar para a história da prova e da modalidade. Ricardo Porém conseguiu a terceira vitória consecutiva, feito único na mítica alentejana. A juntar a esta marca Nuno Matos e Filipe Serra, ambos de Portalegre, sagraram-se campeões nacionais de TT após um intenso duelo com João Ramos/Vítor Jesus.

 Sem pensar em campeonatos, Ricardo Porém apresentou-se na cidade do Alto Alentejo com um único objectivo. O piloto de Leiria, acompanhado pelo co-piloto portalegrense Filipe Palmeiro, procurava a vitória na prova e demonstrou-o desde o início. Depois de obter o mesmo tempo que Miguel Barbosa no prólogo, venceu SS2 e acabou o primeiro dia na frente da competição. Na manhã de hoje voltou a ser o mais rápido. A margem conquistada permitiu-lhe gerir durante a tarde para voltar a subir ao lugar mais alto do pódio, com quase 4m52s de vantagem sobre Xavier Pons.

  “É fantástico. Estou muito muito feliz. Não tenho palavras. 30ª edição, a minha terceira vitoria consecutiva. Já fiz história nesta prova. Quero dar os parabéns ao público maravilhoso, à organização fantástica e a todos os meus adversários que deram muita luta. Este carro não tem asas mas nós, às vezes, fazemos para que tenha”, afirmou Porém.

 Com a questão da vitória na 30ª Baja Portalegre 500 resolvida, as atenções viraram-se para o duelo entre Nuno Matos e João Ramos. Quem ficasse à frente sagrava-se campeão nacional. Para qualquer um seria um feito inédito. O portuense superou o rival alentejano durante o dia de ontem mas a história nesta última etapa foi diferente. Matos recuperou tempo em SS3 e à tarde bateu o adversário para conquistar o título.

 Foi um final dramático. Ramos perdeu tempo a partir de meio de SS4, sem direcção assistida na Hilux. A isso somou-se um furo já quase no final. Nuno Matos também não esteve imune a problemas e fez a ligação até ao parque fechado com um furo no Opel Mokka Proto. Assegurado o campeonato, Matos não escondeu a felicidade.

  “Foi fantástico! Foi um sonho concretizado numa prova espectacular. O título discutido ao segundo. Ganhar em Portalegre, na minha 20ª participação, no meu décimo campeonato e na última prova é inpexplicável. Quero dar os parabéns ao João. Se o campeonato lhe fosse entregue também não estaria mal porque o campeonato foi fantástico. Foi uma época fabulosa. O Miguel Barbosa também foi um grande adversário. Formámos um trio extremamente competitivo”, sublinhou Nuno Matos que completou o pódio absoluto.

 No T2, a vitória foi para Adel Abdulla, em Nissan Patrol. No evento nacional, Tiago Reis ganhou com o Toyota RAV4, enquanto Pedro Dias da Silva, que foi segundo, ganhou no Desafio Mazda.

“Bis” de Oliveira e título para Maio

Vencedor da edição de 2015, Luís Oliveira voltou a ser o mais forte e fica para a história como o piloto que ganhou a 30ª edição da Baja Portalegre 500. Nas contas do campeonato, António Maio teve de sofrer para conquistar o título pela terceira vez na sua carreira (2013, 2015 e 2016).

 Foi com contornos épicos que decorreu a competição das motos. Concentrado no campeonato nacional, António Maio entrou ao ataque. Depois da vitória de Luís Oliveira no prólogo, o candidato ao título impôs-se em SS2 e acabou a primeira etapa na frente da competição.

 Para o derradeiro dia na clássica alentejana, os concorrentes tinham mais de 300 quilómetros de sector selectivo pela frente. Cedo se percebeu que Maio não estava bem. Uma queda ao décimo quilómetro fê-lo perder tempo e Luís Oliveira, concentrado na vitória, aproveitou para subir a primeiro e manter-se na frente até ao final.

  “Estou muito feliz. Vencer era o meu objectivo e consegui alcançá-lo. Foi uma prova dura. Estou cansado. Quero agradecer a todos os que me ajudaram, em especial a este público fantástico. O segredo desta vitória está em treinar durante todo o ano e ter motos boas”, afirmou Luís Oliveira.

 Com os problemas de António Maio, Sebastian Buhler fez o seu papel e, apesar de não conseguir acompanhar o vencedor, concluiu a Baja Portalegre 500 em segundo. Mas este resultado não foi suficiente. A muito custo, António Maio cumpriu o percurso para acabar em sexto da geral e assegurar a vitória no campeonato.

  “Foi uma prova muito sofrida. Tive uma queda ao quilómetro dez. Devo, mesmo, ter uma clavícula partida. Desde esse momento fiquei com problemas na moto e tive que andar muito devagar”, explicou o novo campeão nacional de TT.

 Destaque, ainda, para João Lourenço. Em Sherco SEF, o piloto voltou a Portalegre para a sua terceira participação na mítica prova e conseguiu, finalmente, um pódio. “É um sonho realizado”, exclamou.
Recorde para Borrego

 Roberto Borrego venceu pela quinta vez entre os quads o que constitui um novo recorde de triunfos na mítica prova alentejana. O piloto de Ponte de Sôr acabou à frente de Rodrigo Pagaime, que ficou em segundo, e de Vítor Caeiro, que completou o pódio. “Vencer aqui pela quinta vez e depois de tudo o que sofri esta época é muito importante. Foi espectacular”, afirmou o vencedor.

  João Silva impôs-se entre os UTV

 Ao volante de um Yamaha YXZ, João Silva, navegado por Marco Silva, venceu a Baja Portalegre 500 entre os 49 inscritos em UTV/Buggy. Depois de obter apenas o 17º no prólogo, fez uma prova de trás para a frente e, no final, acabou com uma vantagem superior a dez minutos para Pedro Mendes. Stéphane Peterhansel também esteve na clássica alentejana e acabou em terceiro.

Ricardo Porém wins Baja Portalegre

- Special service team for Porém/Palmeiro 

- X-raid teambuilding in Portugal

 The Portuguese Ricardo Porém and Filipe Palmeiro secured the victory with their MINI ALL4 Racing at the Baja Portalegre in Portugal, last round of the FIA World Cup for Cross Country Rallies. After 500 km against the clock they were nearly five minutes ahead of their competitors. For Porém this was the third victory in a row at this event. It was even more important for Palmeiro since he is living in Portalegre and this was his first victory on home soil. The Baja Portalegre was the final challenge of the X-raid teambuilding and a very special mission for all team members.

This year Porém and Palmeiro had a very special crew responsible for their MINI ALL4 Racing. Normally there are the professional X-raid mechanics who care for the car during the race. This time we had “big” changes: Within the teambuilding team manager, drivers and co-pilots swopped positions. Team manager Sven Quandt has now the responsibility for physio treatment. Michel Périn, Co-pilot of Mikko Hirvonen, used his long year experience of rally sports to be the new team manager. Hirvonen and the two other co-pilots Pete Mortensen and Paulo Fiúza took the responsibility as mechanics for Porém and Palmeiro. Navigator Tom Colsoul supported the team as logistic manager. Pilot Stephan Schott changed the seat of the race car to a nice chair in the media centre and informed the journalists about the team and the situation of the race. Thomas Quandt took take for the food of all team members.

This was the last challenge within the full week of teambuilding for the participants of the next Dakar. Last Sunday everybody met in Lisbon to take over four vintage MINI. First they all had to go to a workshop in order to prepare their cars for their further trip. After a few hours of preparation they started into the night and after some kilometres they arrived near the X-raid Sponsor Delta in Campo Maior where they built up their tents and had a short sleep. In the morning they visited the coffee roasting building of Delta and created their own blend.

Highlight of the week was building a ponton-bridge to cross a small river. All team members had to transport the building material in their kayas up-river. They had to overcome some cascades and even on some spots they had to porter the boats. They succeeded only by working hand in hand. Building this bridge was a tough work and Hirvonen was the first to bring his MINI safely to the other side of the river. The other three followed over the shaky construction.

Next day the team members organised for the guests of Delta and MINI Portugal some taxi rides in the MINI ALL4 Racing at the famous stud farm „Coudelaria Alter Real“. At the same time some of the guests had the chance to experience the classic MINI at the horse race track. Highlight of the afternoon was a race: horse against vintage MINI. Even after 45 years the classical car showed his reliability and the horse had to cope with a second place. Within this event pilots and co-pilots got the information for their positions during the Baja Portalegre.

Ricardo Porém: „I’m absolutely speechless and happy to win third time in a row the Baja Portalegre. First I was surprised when I heard about the job swap but now I had to realize that everybody did a great job. I’m looking forward to have a big party with all of them tonight.”

Filipe Palmeiro: „This was a great rally and I’m totally happy for my first victory in my hometown. We showed up with a super team and I have to thank all of them for the great job they did. Without you we would not have had the chance to win.”

Sven Quandt: „I’m very satisfied with our whole teambuilding. We had a lot of fun. On the other hand I have to admit that the first night was very difficult since we experienced a night like on the Dakar and less sleep. Highlight of the whole event was for me and probably for all team members the building of the bridge and the crossing of the river. Here it showed that all of us are able to work together even in stressful situations.”

Mikko Hirvonen: “This was a great week and I really enjoyed everything. Especially when building the bridge and crossing the river together with the help of everybody in the team. My work as a mechanic was great fun for me. Even I found out for myself “you can improve all the time.” 

X-raid is now fully focused on the preparation for the Dakar. End of November all race cars and service vehicles will depart to Le Havre. From there a special ferry will bring them to South America. The Dakar will start on the 2nd of January in Asuncion, the capital of Paraguay!

Overall standings Baja Portalegre:

1. R. Porém (POR) / F. Palmeiro (POR) MINI ALL4 Racing – 5h 38m 16s
2. X. Pons (ESP) / R. Garcia (ARG) Ford – 5h 43m 08s
3. N. Matos (POR) / F. Serra (POR) Opel – 5h 43m 49s
4. A. Martins (POR) / J. Marques (POR) Toyota – 5h 44m 32s
5. R. Varela (BRA) / G. Gugelmin (BRA) Toyota – 5h 46m 45s

Ricardo Porém faz história em Portalegre


Piloto da MINI conquista o tri ...

E é o primeiro a consegui-lo de forma consecutiva

 Ricardo Porém, aos comandos de um MINI All 4 Racing inscrito pela equipa X-Raid foi o grande vencedor da 30ª edição da Baja Portalegre 500 e conquista desta forma a sua terceira vitória consecutiva nesta mítica competição que é também a derradeira prova pontuável para a Taça do Mundo. O piloto de Leiria, que já foi campeão nacional de todo-o-terreno em 2014, e que nesta prova foi navegado pelo experiente Filipe Palmeiro, cumpriu de forma exemplar o total de 507 quilómetros cronometrados divididos por dois setores seletivos que se disputaram no dia de hoje e terminou a corrida com uma vantagem de 04m52s para o segundo classificado.

No final da prova Ricardo Porém revelou: “estou muito contente com esta terceira vitória na 30ª edição da Baja Portalegre e não há melhor motivo para festejar. Tive a honra de estar inserido numa equipa fantástica a quem quero, desde já agradecer. Aproveito também para agradecer ao co-piloto, o Filipe Palmeiro, pelo trabalho exemplar ao longo da competição e dedicar esta vitória à X-Raid pelo excelente trabalho que desenvolveu. Obrigado a todos”.

DMAS SOUTH RACING’S XAVIER PONS FINISHES SECOND OVERALL WITH HIS FORD RANGER IN PORTUGAL’S BAJA PORTALEGRE 500

· South Racing’s Barros, Alvarez, Moraes and Gutierrez in 12th, 13th, 17th and 31st 

· DMAS South Racing’s Ré finishes 10th; Hozák out with wiper blade issues 

Germany-based South Racing enjoyed a superb two days of competition in the 30th Baja Portalegre, with Spaniard Xavier Pons leading the team’s seven-car line-up home in a superb second overall at the finish in eastern Portugal on Saturday afternoon.

 South Racing entered three DMAS Ford Rangers and four Toyota Hiluxes in the final round of the FIA World Cup for Cross-Country Rallies and the team was rewarded for its largest ever entry in a round of the prestigious FIA series with second, 10th, 12th, 13th, 17th and 31st places in the overall standings.

 Spaniard Xavier Pons and his new navigator Ruben Garcia carried out an excellent pre-Dakar shakedown test to top the team’s finishing positions with the runner-up spot in the Esponsorama-backed DMAS South Racing Ford Ranger, 4min 52sec behind three-time race winner Ricardo Pórem of Portugal.

 The Portuguese pairing of Alexandre and Pedro Ré made an impressive return to top-flight competition in the second Primus Victoria-backed DMAS South Racing Ford Ranger and reached the NERPOR finish in 10th position.

 The four South Racing-run Toyota Hiluxes all ran well on the demanding special stages.

The Brazilian duo of Sylvio Barros and Rafael Capoani topped the quartet in a superb 12th place in the iCarros-supported car.

 Spaniard Fernando Alvarez and Argentinean Luciano Genonni were the fourth of the South Racing cars to finish in 13th place in the Conarpesa-backed Toyota.

The second all-Brazilian crew of Marcos Moraes and Fabio Pedrosa were classified in 17th in the Dunas Sertões Toyota after losing several places in the overall standings midway through the final stage with brake issues.

Bolivian driver Rodrigo Gutierrez delivered a solid performance on his South Racing debut to finish 31st with fellow countryman Juan Pablo Vargas in the Toyosa/La Belgica car after losing an hour on the third stage with a broken drive shaft and two punctures.

 Czech driver Petr Hozák and Slovakian navigator Marek Sykora guided the third Giraffe Facility-sponsored DMAS South Racing Ford Ranger into eighth overall after three of the four stages before he damaged a broken windscreen wiper blade in a water splash and it was not possible for the crew to continue and they withdrew from the race.

  “Seven cars was the largest team we have ever fielded on a round of the FIA World Cup and to bring six to the finish with Xavier in second place overall behind the driver who has won the event for the previous two years was a tremendous achievement,” said South Racing’s managing director Scott Abraham. “Of course it would have been nice to bring home all seven. 

“This was a great test for everyone involved in the team and a massive confidence boost for everyone before the Dakar. Now we have a bust few weeks to prepare for the Dakar and one test beforehand.”

Action got underway with a super special stage of 5.62km on Friday morning at Coutades and local driver Miguel Barbosa clocked the target time of 4min 42.62sec. Pons was the quickest of the DMAS South Racing Ford Rangers in fourth position in a time of 4min 45.16sec and Hozák and Ré and settled into 13th and 17th places.

The four South Racing Toyotas of Moraes, Gutierrez, Barros and Alvarez held 14th, 18th 21st and 28th overall.

A longer second stage of 83.94km was next on the cards at Ponte de Sor and the septet of South Racing-entered cars all safely reached the overnight halt, with the second fastest time for Pons earning the Spaniard third overall behind Porém and Barbosa.

Ré and Barros were also classified in the top 10 and Hozák, Moraes, Alvarez and Gutierrez reached the night halt in 16th, 17th, 20th and 28th overall, with the occasional puncture the only reason for delays.

The meat of the action took place over two selective sections of 171.47km and 211.94km on Saturday. Pons and Porém became embroiled in a fascinating tussle for supremacy through the opening stage and swapped virtual fastest times at the checkpoints. Pons eventually reached the finish in second position to displace Barbosa and move into a similar position in the overall standings.

Barros, Hozák, and Ré also finished the stage strongly and reached the service point in seventh, eighth and 11th overall. Alvarez, Moraes, Gutierrez were 14th, 15th and 43rd after the Bolivian lost over an hour on the stage with a broken drive shaft and two flat tyres.

The final Crato stage of 211.94km was crucial. Pons began the special 3min 47sec behind the race leader and was a mere four seconds behind the Portuguese through PC2, after 48.02km. Pons remained 26 seconds behind Porém after 101km and went on to reach the stage finish in fourth position to confirm the runner-up spot in the overall standings behind the defending champion.

Hozák was sidelined with a damaged wiper blade, but Ré, Barros, Alvarez, Moraes and Gutierrez safely negotiated the final kilometres to finish 10th, 12th, 13th, 17t hand 31st.

2016 Baja Portalegre 500– final positions after SS4:

1. Ricardo Porém (PRT)/Filipe Palmeiro (PRT) Mini All4 Racing 5hr 38min 16sec
2. Xavier Pons (ESP)/Ruben Garcia (ESP) DMAS South Racing Ford Ranger 5hr 43min 08sec
3. Nuno Matos (PRT)/Filipe Serra (PRT) Opel Mokka Proto 5h 43min 49sec
 4. Alejandro Martins (PRT)/José Marques (PRT) Toyota Hilux 5h 44min 32sec
5. Reinaldo Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA) Toyota Hilux Overdrive 5h 46min 45sec
6. João Ramos (PRT)/.Vitor Jesus (PRT) Toyota Hilux 5h 47min 07sec
7. Boris Gadasin (RUS)/Dmitry Pavlov (RUS) G-Force Proto NL 5h 56min 05sec
8. Miguel Campos (PRT)/Mario Castro (PRT) Toyota Hilux 5h 59min 47sec
9. Andrey Novikov (RUS)/Vladimir Novikov (RUS) G-Force Proto NL 6h 01min 39sec
10. Alexandre Ré (PRT)/Pedro Ré (PRT) DMAS South Racing Ford Ranger 6hr 06min 34sec
12. Sylvio Barros (BRA)/Rafael Capoani (BRA) South Racing Toyota Hilux 6hr 11min 48sec
13. Fernando Alvarez (ESP)/Luciano Gennoni (ARG) South Racing Toyota Hilux 6hr 15min 08sec
17. Marcos Moraes (BRA)/Fabio Pedrosa (BRA) South Racing Toyota Hilux 6hr 38min 15sec
31. Rodrigo Gutierrez (BOL)/Juan Pablo Vargas (BOL) South Racing Toyota Hilux 8hr 17min 43sec

Nuno Matos faz história em final emocionante: “Ser campeão em Portalegre é algo indescritível”

Nuno Matos e Filipe Serra são os novos campeões nacionais de Todo-o-Terreno, chegando ao título após um emocionante pódio na Baja Portalegre 500. O piloto do Opel Mokka Proto é o primeiro português a sagrar-se campeão dos agrupamentos T8, T2 e T1.

 A 20ª participação de Nuno Matos na clássica alentejana (onde se estreou em 1997 como copiloto do seu irmão) acabou de forma idílica para o piloto de Portalegre. A dupla do Opel Mokka Proto partiu para o último setor seletivo da época (211 kms de extensão) com uma desvantagem de 1m11s para os seus adversários diretos na luta pelo título absoluto, João Ramos e Vítor Jesus. Numa exibição plena de garra e talento, Nuno Matos e Filipe Serra conseguiram anular essa desvantagem e terminaram no derradeiro lugar do pódio, três posições na frente do piloto com quem manteve um duelo de contornos épicos.

  Quem ficar à frente é campeão 

Esta era a premissa do título antes do derradeiro setor seletivo. Após ter recuperado 27 segundos a João Ramos na secção matinal (com 171 kms), Nuno Matos partiu verdadeiramente ao ataque para o quarto e último Setor Seletivo. A cerca de 65 kms do final, a dupla de Portalegre passou mesmo para a frente dos seus adversários na geral mas a emoção mantevese até ao final, já que o Opel Mokka Proto ainda sofreu um furo e ficou sem direcção assistida... no último quilómetro da prova!

  “Isto é verdadeiramente incrível”, referiu Nuno Matos, o único piloto português a sagrar-se campeão dos agrupamentos T1, T2 e T8, além de ter vencido a Taça FIA de Bajas de T2 em 2010. “Acreditámos até fim e andámos no absoluto limite das nossas capacidades e do carro. Era a única forma de recuperar o atraso para o João (Ramos). Furámos no último quilómetro mas vinha tão concentrado que nem percebi. Pouco depois, na última passagem pela ribeira, o carro ficou subitamente sem direcção assistida e pensei que estava tudo perdido. Fizemos um esforço brutal e chegámos ao final completamente exaustos e com o carro a sobreaquecer. Foi incrível mas tudo valeu a pena. Ser campeão nacional e logo em Portalegre é algo indescritível. Era muito mais do que um objetivo pessoal - era um sonho de criança. Toda a gente sabe o que esta prova significa para mim, a ligação que tenho à Baja desde miúdo, quando vinha de bicicleta ver os meus ídolos. Depois este público é verdadeiramente fantástico. Não consigo colocar em palavras o que se sente dentro do carro ao receber todo aquele apoio, ao ver milhares e milhares de pessoas a vibrarem connosco, a fazerem-nos superar todos os limites. O meu obrigado a todos. Quero partilhar este título com a nossa equipa, que fez um trabalho notável nos últimos anos, com toda a dedicação e sacrifício, e com os nossos patrocinadores, pela confiança que depositaram em nós. Também não posso esquecer o João (Ramos), que seria igualmente um justo campeão pelo que fez ao longo da época, e o Miguel (Barbosa), que teve alguns azares mas que continua a ser uma referência deste desporto. Também pela oposição que tivemos, este é um momento inesquecível”, concluiu o piloto alentejano.

 A 30ª edição da Baja Portalegre 500 marcou a terceira vitória de Nuno Matos e Filipe Serra para as contas do CNTT, onde esta época já tinham vencido o Rali TT Reguengos de Monsaraz e a Baja TT do Pinhal.

Segunda vitória do ano para Pedro Dias da Silva/José Janela no Desafio Total Mazda

João Penedo assegura título de navegadores na 30ª Baja 500 Portalegre 

Terminou a meio da tarde de hoje a edição de 2016 da Baja 500 Portalegre, derradeira prova do Campeonato Nacional de TT e penúltima pontuável para o Desafio Total Mazda. Com um leque vasto de pilotos e com tudo por decidir em termos de Desafio, os concorrentes dos Mazda Proto estiveram, naturalmente, debaixo dos holofotes nesta ronda levada a cabo pelo ACP e mais do que o resultado final, o modo como a corrida se desenrolou foi altamente empolgante, sendo que só mesmo na fase final da prova se começou a desenhar a composição do pódio.

 A sorte sorriu a Pedro Dias da Silva/José Janela, que, assim, somaram o segundo triunfo do ano, depois do alcançado em Junho na Sertã, e a este resultado juntaram ainda o segundo lugar em termos de Evento Nacional. O piloto de Tomar voltou a mostrar credenciais, conseguindo fazer uma gestão criteriosa do esforço e foi essa estratégia que lhe permitiu somar os 25 pontos da vitória, que o colocam numa posição bem mais favorável na luta pelo título. Sem problemas de maior ao longo dos mais de 400 quilómetros de prova, Pedro Dias da Silva lutou com todas as armas contra João Rato, Etelvino Carvalho, num despique que no primeiro dia ainda contou também com Jorge Cardoso.

 O maior trunfo de Pedro Dias da Silva foi ter gerido a prova de forma a não cometer erros e contando com uma performance sem mácula do seu carro: “Conseguimos fazer uma boa gestão da corrida. Sabíamos que podíamos andar mais, mas correndo mais riscos. Só atacámos quando foi mesmo necessário. Foi um bom resultado e agora vamos preparar a maratona de Fronteira!“ 

Líder do Troféu, agora com 60 pontos, mais 10 que Pedro Silva, Etelvino Carvalho arrecadou o segundo lugar na prova disputada “à porta de casa”, sendo que o piloto alentejano, ainda recuperar de um problema de saúde, não esteve sempre a 100% mas tal não o impediu de voltar a somar pontos, seguindo para as 24 Horas de Fronteira em excelente posição para revalidar o título assegurado em 2013. “A parte final da prova foi a que nos correu melhor. Estive bem e consegui mesmo imprimir um ritmo forte. O segundo lugar é bom, dadas as circunstâncias e aproveito para felicitar o João Penedo, meu navegador, pela conquista do título no Desafio.”

 Quanto a João Rato/Vítor Hugo arrancaram para a última especial na liderança, mas a quebra de uma transmissão impediu-os de fazer melhor que o terceiro lugar na competição promovida pela Mazda Motor de Portugal e pela Total. “Foi uma prova muito dura em que, além de termos ficado sem sistema de travagem, na parte da tarde só pudemos mesmo usar o travão de mão, partiu-se uma transmissão e estivemos parados mais de 10 minutos. Este foi o resultado possível...”

 Um recorrente problema de injecção de gasóleo no Mazda Proto, e que os acompanhou desde o primeiro dia de prova não impediu a dupla Jorge Cardoso/Joaquim Norte de alcançar o melhor resultado do ano em termos de Desafio Total Mazda, o quarto lugar. Numa prova com muitas zonas cumpridas a velocidades consideráveis, os travões acabaram por ser o “calcanhar de Aquiles” de várias equipas e também eles deram que fazer a Tiago Avelar/Silva Santos, quintos classificados à chegada a Portalegre. Para João Pais/Pedro Marcão chegar ao final foi tarefa complicada, mas.... ultrapassada, não obstante uma teimosia eléctrica que os fez parar diversas vezes nas várias especiais e que os relegou para o derradeiro lugar classificação do Desafio.

 Quem não conseguiu chegar ao final neste solarengo fim-de-semana em Portalegre foi Bruno Rodrigues/Jorge Claro (embraiagem), Francisco Gil/Filipe Rasteiro (suspensão), Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires (problema eléctrico), Rui Lopes/Luís Ferreira (injecção), Floriano Roxo/Nuno Roxo (motor), Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (motor), Bruno Oliveira/Paulo Marques (motor).

  JOÃO PENEDO “CAMPEÃO” DE NAVEGADORES

 Apesar da questão do título de pilotos estar ainda por resolver, era já certo que Portalegre daria a conhecer o “campeão” entre os Navegadores. Desta feita foi João Penedo, navegador de Etelvino Carvalho a fazer a festa, ainda para mais por se tratar do seu primeiro título numa longa carreira de ralis e Todo-o-Terreno. “Estou obviamente contente. Tenho consciência de que nem tudo correu como eu e o Etelvino desejávamos, mas a verdade é que ele me proporcionou excelentes momentos e uns “passeios” muito agradáveis. Foi muito giro! Apesar de ter no currículo muitas participações em provas, nomeadamente de todo-o-terreno a verdade é que este é o meu primeiro título...”

 O Desafio Total Mazda 2016 segue agora para a sua derradeira jornada, as 24 Horas TT Vila de Fronteira, prova que se disputa entre os dias 25 e 27 de Novembro e na qual, estando 50 pontos em disputa, se antevê luta acesa pela conquista do título de pilotos!

 Classificação :

 1º Pedro Dias da Silva/José Janela (Mazda Proto), 6h46m07s
2º Etelvino Carvalho/João Penedo (Mazda Proto), 6h47m22s
3º João Rato/Vitor Hugo (Mazda Proto), 7h09m59s
4º Tiago Avelar/Silva Santos (Mazda Proto), 7h47,15s
5º Jorge Cardoso/Joaquim Norte (Mazda Proto), 7h52m26s
6º João Pais/Pedro Marcão (Mazda Proto), 8h58m08s

Helder Oliveira abandona Baja Portalegre

Problema no motor impede piloto de Barcelos de chegar ao fim 

Helder Oliveira abandonou hoje a 30ª edição da Baja Portalegre 500 depois de, durante o troço que se disputou esta manhã, a Nissan V8 Dakar da Newspeed ter registado problemas no motor que se verificaram impossíveis de solucionar. A dupla formada por Helder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva parou ao quilómetro 92 e acabou por ver, desta forma, impossibilitada a sua permanência na prova.

 O piloto de Barcelos estava a imprimir um bom andamento e enquanto esteve em prova manteve-se sempre regular e consistente chegando a classificar-se em CP1 no sétimo posto da tabela. Todavia um problema no motor impossibilitou Helder Oliveira de concluir com sucesso esta mítica prova alentejana: “hoje de manhã quando saímos para o primeiro troço, que tinha cerca de 180 quilómetros, estava tudo a correr normalmente. Conseguimos imprimir um ritmo bastante positivo. Mas, cerca do quilómetro 92 tivemos um problema no motor que de repente se calou. Percebemos rapidamente que o motor tinha partido. Foi um problema com a distribuição e não havia mais nada a fazer. A única opção era mesmo desistir ”, contou o piloto de Barcelos.

Miguel Barbosa forçado a desistir da Baja Portalegre

Mecânica voltou a trair piloto do BP Ultimate Vodafone Team 

Miguel Barbosa foi hoje forçado a abandonar a 30ª Baja Portalegre 500 devido a um problema mecânico que afetou seu Mitsubishi Racing Lancer e impediu a equipa de chegar ao fim da mítica prova alentejana.

 O piloto do BP Ultimate Vodafone Team iniciou bem o segundo dia de corrida. Logo nos quilómetros iniciais rolava no terceiro posto da classificação geral e dominava entre os pilotos que pontuam para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A dupla formada por Miguel Barbosa e Miguel Ramalho estava a imprimir um bom andamento quando surgiu uma avaria mecânica na caixa de velocidades que impossibilitou a equipa de continuar em prova: “hoje o dia não foi bom. Estávamos a ter uma prestação positiva mas tivemos que desistir devido a problemas na caixa de velocidades. Queríamos acabar a época bem, mas infelizmente não correu como o desejado. O primeiro dia foi muito bom e conseguimos fazer uma excelente corrida. No entanto, hoje a realidade foi outra e acabou por não ser favorável”, contou o piloto do BP Ultimate Vodafone Team.

Team Consilcar terminou Baja Portalegre 500 no 7º lugar entre os portugueses!

O Team Consilcar terminou a Baja Portalegre 500 no 7º lugar entre as equipas portuguesas, a que correspondeu a 14ª posição da geral. Um resultado positivo para Edgar Condenso e Nuno Silva, uma dupla que há 16 anos é uma das grandes animadoras do todo-terreno nacional e que, em 2017, promete regressar com objetivos reforçados.

     "Missão cumprida", desabafou Edgar Condenso à chegada a Portalegre. "Estamos contentes com o resultado e basta olhar para os carros das equipas que terminaram à nossa frente para se perceber que era difícil fazermos melhor. Foram 800 quilómetros disputados em pisos bastante duros, não apenas para as mecânicas, mas também para os pilotos. O maior problema que tivemos com o BMW Proto foi o sobreaquecimento da caixa de velocidades, mas com exceção de um ou outro percalço, tudo correu bem e cumprimos com o nosso objetivo: terminarmos a Baja Portalegre 500 nos primeiros lugares entre os portugueses”. 

No fundo, mais um bom resultado para a dupla Edgar Condenso/Nuno Silva que, na edição do ano passado daquela que é a grande clássica da modalidade, conquistou a vitória no Agrupamento T2. 

Como admite Nuno Silva, o navegador do Team Consilcar, “a satisfação é grande. Foi uma boa forma de terminarmos a época e agora é tempo de pensarmos no futuro. Ainda não definimos o projeto desportivo para a temporada do próximo ano, mas uma coisa é certa: vamos continuar! Vamos reunir com os patrocinadores, estudar algumas propostas que temos em carteira e logo decidiremos”.

 Desde o ano 2000 que a dupla Edgar Condenso/Nuno Silva é uma das grandes animadoras da modalidade. No currículo, os pilotos somam vitórias e títulos, nomeadamente ao nível do Agrupamento T2, o último dos quais conquistado em 2013.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Porém comanda em busca da terceira consecutiva

Apostado em fazer história na 30ª Baja Portalegre 500, Ricardo Porém acaba o primeiro dia de competição na frente da prova e assume o objectivo de vencer a mítica do TT nacional pela terceira vez seguida. O piloto do Mini foi o mais rápido em SS2 e acabou o dia com 17,8 segundos de vantagem sobre Miguel Barbosa.

 O segundo classificado na prova começou bem o dia, assinando o melhor tempo do Prólogo como Porém. Fora da luta pelo título, está concentrado em vencer a Baja Portalegre, o que não acontece desde 2007. Se o conseguir, será a quarta vez que acaba a clássica alentejana em primeiro. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer está de olhos postos no primeiro lugar, mas não tem margem porque Xavier Pons, em Ford Ranger, surge em terceiro a 54 centésimas da segunda posição.

 No final, Porém explicou que “correu tudo bem. Foi uma primeira parte muito boa, bastante divertida. O objectivo é ganhar e fazer história com três vitorias consecutivas”. Já Miguel Barbosa, chegou ao final do sector “muito satisfeito. O sector era muito rápido. Correu muito bem e o objectivo é ganhar”, explicou o detentor do título nacional. Por sua vez, Pons não escondia “o cansaço após uma especial muito exigente”, disse exausto.

 Com a luta pelo pódio ao rubro, João Ramos surge em quarto, a mais de 40 segundos. O piloto da Toyota Hilux não teve qualquer problema, mas confessa que está na Baja Portalegre 500 para marcar Nuno Matos, o seu principal adversário na luta pelo campeonato. “Se tiver margem, então olharei para a concorrência e logo se vê o que dá para fazer em termos absolutos”, contou. De facto, o portuense termina o primeiro dia de competição à frente de Nuno Matos. Mesmo com muita gente a apoiá-lo na pista, o portalegrense não foi capaz de acompanhar Ramos e acaba esta etapa em sexto, a 2m20,41s de Ricardo Porém. Entre este duelo está Alejandro Martins que é quinto.

 Na categoria T2, Adel Abdulla lidera com o Nissan Patrol. No evento nacional, João Rato impõe-se perante Tiago Reis, que é segundo, e Mário Raposo, terceiro. Com este resultado, o piloto de Portalegre comanda também na classificação exclusiva do Desafio Mazda.

 Amanhã, a organização preparou mais dois sectores selectivos, com um total superior a 400 quilómetros contra a relógio. O primeiro arranca para SS3 às 7h10 e o vencedor será conhecido a partir das 16 horas.

Maio e Oliveira em duelo de abertura

Concentrado na conquista do campeonato, António Maio (Yamaha WR 450) lidera a 30ª edição da Baja Portalegre 500 com 26,75 segundos sobre Luís Oliveira, que foi quem registou o melhor tempo no prólogo. Sebastian Buhler, líder da competição à partida da última ronda da temporada, tenta defender-se dos ataques de Maio. Para já, não está a ser bem sucedido e quando estão cumpridos os primeiros 90 quilómetros da competição, ocupa o terceiro posto a quase 1m30s de Maio.

 Com a Yamaha a fazer o pleno no pódio, João Lourenço assume-se como o melhor piloto com uma marca diferente. Aos comandos de uma Sherco, ocupa a quarta posição a quase três minutos do primeiro classificado e Gustavo Gaudêncio, em Honda, completa o top-5.

 Para António Maio, o primeiro dia correu bem, apesar de um percalço já no final. “A ribeira não quer nada comigo. Tinha 40 a 45 segundos de vantagem sobre o Oliveira mas na passagem a moto calou-se e quando voltou a pegar ele passou por mim. Chegámos juntos, ganhei meio minuto mas esta diferença não permite gerir como gostaria. De qualquer forma, o meu primeiro objectivo é assegurar o título”, explicou Maio.

  Confronto local entre Caeiro e Borrego

 A luta pelo primeiro lugar nos quads foi extremamente renhida. Roberto Borrego, em Yamaha YFZ, foi o primeiro líder. O piloto de Ponte de Sôr sabe que, para ser campeão, tem de ganhar e esperar que Arnaldo Martins fique fora dos seis primeiros. Mas após SS2, ambos perderam tempo devido a questões mecânicas. Borrego teve problemas de gasolina, enquanto Martins sentiu dificuldades de travões no quad. Assim, é outro piloto da região quem mais se destaca. De regresso à disciplina, o portalegrense Vítor Caeiro surge muito motivado e, para já, comanda com 15,97 segundos de vantagem sobre Borrego. Marco Cardoso é terceiro e Arnaldo Martins ocupa o quarto posto.

  Jordão na frente de Carvalho e Peterhansel

 Outra categoria extremamente emocionante é a dos UTV/Buggy. Cumprido o prólogo e o segundo sector selectivo, Miguel Jordão destaca-se com o Polaris RZR. Segundo no primeiro teste do dia, ganhou ritmo e consistência e chega ao parque de assistência na frente com 15,43 segundos de margem para Ricardo Carvalho. Uma das figuras maiores desta 30ª Baja Portalegre 500, Stéphane Peterhansel, não foi além do décimo registo no prólogo mas após SS2 já é terceiro. O francês tem a liderança a 38,66s.

Helder Oliveira em sétimo na Baja Portalegre

Problema com a porta do navegador impediu piloto de Barcelos de conquistar posições 

Hélder Oliveira concluiu hoje o primeiro dia da 30ª edição da Baja Portalegre na sétima posição da classificação geral dos automóveis. No prólogo de 5.62 quilómetros, que se disputou esta manhã, a dupla formada por Helder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva alcançou o nono posto da tabela e no troço de 83 quilómetros, apesar de um problema com a porta do navegador, conseguiu subir duas posições à geral.

 O piloto de Barcelos, que participa nesta mítica prova alentejana aos comandos da Nissan V8 Dakar da Newspeed, revelou que, apesar do contratempo que afetou a equipa no troço da tarde, este primeiro dia de corrida foi positivo: “Foi a primeira vez que contactamos com o carro em ambiente de competição e por isso não podíamos estar mais satisfeitos. O objectivo no prólogo era ficar entre os 10 primeiros o que conseguimos cumprir. No troço da tarde acabámos em sétimo que é uma excelente posição para atacar os dois setores seletivos de amanhã. Penso que se não fosse o desaire que ocorreu logo nos primeiros quilómetros da segunda especial poderíamos ter feito ainda melhor. Houve algo que se partiu na porta do navegador e fizemos toda a etapa com a porta sempre a abrir. Com isto o pó entrou dentro do carro o que acabou por nos criar dificuldades. Para piorar a situação, a certa altura a carta voou e tivemos que parar para o navegador a apanhar e perdemos cerca de um minuto. De qualquer forma imprimimos um ritmo bastante forte fomos sempre ao ataque e conseguimos recuperar. Acima de tudo, gostei muito do carro e amanhã vamos novamente partir ao ataque para conseguir um bom resultado”, contou Helder Oliveira.

 A 30ª edição da Baja 500 Portalegre continua amanhã. Os concorrentes desta competição terão pela frente mais 507 quilómetros cronometrados divididos por dois sectores selectivos.

Dois Mazda Proto no “Top Five” da Baja 500 Portalegre após a 1ª Etapa

João Rato à frente do Desafio Total Mazda e do Evento Nacional 

Está cumprida a primeira das duas Etapas da edição de 2016, a 30ª, da Baja 500 Portalegre e que, uma vez mais, conta com animação adicional do Desafio Total Mazda. Cumpridos os cerca de 88 quilómetros ao cronometro do dia de hoje (5,6 do Prólogo e 83 da especial da tarde), João Rato/Vítor Hugo são a dupla em destaque, liderando o Evento Nacional e a classificação do Desafio, numa etapa em que os treze Mazda Proto que partiram, regressaram a Portalegre são e salvos

 O piloto de Portalegre apostou forte na especial vespertina, depois de ter sido o terceiro mais rápido no Prólogo e acabou por subir dois lugares terminando o dia como líder destacado. “Não foi uma etapa fácil. Desde o Prólogo que temos sentido problemas de travões e isso impediu-nos de arriscar mais. Mesmo em zonas mais rápidas tinha que seguir com cautela porque nunca sabia que iria conseguir travar para a curva seguinte. Ainda assim o resultado de hoje foi muito bom...”

 Segundos mais rápidos, Bruno Oliveira/Paulo Marques tiveram uma etapa calma, rolando sem exageros: “estamos impedidos de atacar nas zonas mais rápidas porque o carro a partir de 150 km/h começava a aquecer... Tirando isso, nada a registar.”

 Vindos de trás, Jorge Cardoso/Joaquim Norte asseguraram a terceira melhor marca em termos de Desafio, quartos do Evento Nacional, resultado que para o piloto tem tanto de positivo como de surpreendente: “não estava nada à espera de conseguir este lugar. O carro não está bem. O motor tem vindo progressivamente a perder força e ainda não conseguimos perceber exactamente o que se passa”, esclareceu Jorge Cardoso.

 Pedro Dias da Silva/José Janela tiveram uma tarde de altos e baixos, em boa parte devido a um despiste de outro concorrente e que os manteve parados durante vários minutos na pista. Igual sorte tiveram Etelvino Carvalho/João Penedo que, desta forma, não foram alem do quinto lugar entre os concorrentes aos Desafio Total Mazda após este primeiro dia. Aliás, na pista, Etelvino Carvalho seguia à frente de Pedro Dias da Silva e chegou ao local do bloqueio da pista ainda antes do piloto nabantino.

 Nas posições seguintes da competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal e pela Total colocaram-se João Pais/Pedro Marcão (6º Lugar) – com uma boa recuperação em relação ao troço matinal, mas com problema de injecção no Mazda Proto - Francisco Gil/Filipe Rasteiro (7º lugar) que cumpriram a etapa sem problemas de maior e Tiago Avelar/Silva Santos (8º), prejudicados no pó de concorrentes mais lentos à sua frente.

 Ainda no “Top Ten” do Desafio, Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira cumpriram toda a etapa com problemas electrónicos no motor do seu carro, enquanto, Bruno Rodrigues/Ricardo Claro se debateram com problemas de transmissão.

 Mais atrás, no 11º lugar, e atrasados devido a um furo ficaram Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires. Rui Lopes/Luís Ferreira viram-se forçados a várias paragens, devido à falta de pressão na bomba de gasóleo do seu carro. Por seu turno, Floriano Roxo/Nuno Roxo atrasaram-se ainda no início da especial da tarde após a quebra de uma bomba de travão.

 Amanhã, pelas 8h00 tem início a terceira especial - 220,52 Km que ligará Alter do Chão a Portalegre, passando por Fronteira e Sousel. O quarto e derradeiro sector competitivo (198,11 Km) tem lugar a partir das 13h30 e levará as equipas para norte de Portalegre num percurso desenhado a partir do Crato, passando por Gavião e Ponte de Sôr, com regresso previsto a Portalegre para o primeiro concorrente para as 15h45.

 Classificação (Após a 1ª Etapa):

 1º João Rato/Vitor Hugo (Mazda Proto), 1h13m17s
2º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto), 1h15m15s
3º Jorge Cardoso/Joaquim Norte (Mazda Proto), 1h15m32s
4º Pedro Dias da Silva/José Janela (Mazda Proto), 1h16m35s
5º Etelvino Carvalho/João Penedo (Mazda Proto), 1h16m45s
6º João Pais/Pedro Marcão (Mazda Proto), 1h21m20s
7º Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Mazda Proto), 1h21m23s
8º Tiago Avelar/Silva Santos (Mazda Proto), 1h21m55s
9º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (Mazda Proto), 1h23m40s
10º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (Mazda Proto), 1h23m56s
11º Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires (Mazda Proto), 1h32m19s
12º Rui Lopes Luís Ferreira (Mazda Proto), 1h37m39s
13º Floriano Roxo/Nuno Roxo, (Mazda Proto) 1h44m41s

Nuno Matos continua na luta pelo título: “Amanhã vamos atacar”

Nuno Matos e Filipe Serra terminaram o primeiro dia de competição na Baja de Portalegre a 1m38s dos seus adversários na luta pelo título. A dupla do Opel Mokka Proto foi atrasada por um problema no Prólogo mas sabe que a etapa de amanhã é decisiva.

 No ano em que cumpre a sua 20ª participação na clássica alentejana (onde se estreou em 1997 como co-piloto do seu irmão), Nuno Matos chega ao final do primeiro dia perfeitamente integrado na luta pelo seu grande objetivo: o título absoluto. O piloto de Portalegre, que pelo segundo ano consecutivo discute o título de campeão nesta prova, começou o dia com um Prólogo algo difícil, apesar do apoio fervoroso do muito público da Baja.

 À tarde, no Setor Seletivo de 83,9 kms, Nuno Matos fez uma prova de recuperação pois foi obrigado a partir do 12º lugar na estrada. No final, a equipa do Opel Mokka Proto ficou a 2m21s da liderança mas a apenas 1m38 dos seus adversários diretos na luta pelo título.

  “No Prólogo estava tudo a correr bem até à passagem na ribeira. Depois da passagem pela água o carro começou a falhar e demorou alguns segundos até voltar a funcionar. Perdemos algum tempo e isso condicionou a nossa posição de partida para a tarde. Aí, conseguimos impor o nosso ritmo e o único problema foi o facto de termos andado 6 ou 7 kms no pó do Edgar (Condenso), devido a uma falha na ativação do Sentinel. Na última passagem pela ribeira o carro voltou a falhar mas penso que esse problema já foi resolvido pela equipa. A diferença para o João (Ramos) não é significativa porque ainda faltam muitos quilómetros. Correr perante este público fantástico é uma motivação extra e amanhã vamos atacar”, prometeu Nuno Matos.

 Amanhã, a 30ª edição da Baja de Portalegre terá os dois setores decisivos na atribuição do título, respetivamente com 171 e 211 kms respetivamente.

Ricardo Porém lidera Baja Portalegre 500

Piloto da Mini vence 1º dia 

 Piloto português tem como chefe de carro Mikko Hirvonen 

Se vencer em 2016 será o primeiro piloto a consegui-lo por três vezes sucessivas 

Ricardo Porém, aos comandos de um Mini All 4 Racing inscrito pela equipa X-Raid terminou o primeiro dia de Baja Portalegre 500 na frente da corrida. O piloto de Leiria, que já foi campeão nacional de todo-o-terreno em 2014, e que nesta prova é navegado pelo experiente Filipe Palmeiro, cumpriu o prólogo e o troco de cerca de 83km’s em 01h01m14s, com uma vantagem de 18s para o segundo classificado.

 A participação de Ricardo Porém tem, para além da componente desportiva, uma interessante particularidade. Numa ação de team building para alguns dos pilotos da equipa oficial, coube ao piloto de Leiria ter como chefe de equipa para esta prova o conceituado Mikko Hirvonen, enquanto ao português Paulo Fiúza, habitual navegador de Orlando Terranova, cabe a missão de ser mecânico na assistência da equipa X-Raid, juntamente com Pete Mortensen.

 À chegada ao parque fechado, Ricardo Porém revela que “estou muito satisfeito por terminar o primeiro dia na frente. Comecei por fazer segundo no prólogo, mas com uma diferença de apenas 0,02s do mais rápido. Depois, no troço de cerca de 83km’s entrei cauteloso para perceber como estavam as diferenças para os meus adversários. Percebi que estavamos com tempos próximos e nos último 20km’s resolvi atacar um pouco, dentro da margem de segurança que tinha. Nessas circunstâncias percebi que podia forçar o andamento sem perder essa margem e ganhei alguma vantagem. É isso que tentarei fazer amanhã”.

 Amanhã os pilotos vão cumprir dois troços: um de 220.52 Km’s da parte da manhã e outro de 198.11 km’s da parte da tarde.

Miguel Barbosa segundo em Portalegre

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team foi o mais rápido do dia entre os pilotos do CNTT 

Miguel Barbosa concluiu hoje de forma muito positiva o primeiro dia da 30ª edição Baja Portalegre 500. O piloto do Mitsubihi Racing Lancer venceu o prólogo de 5.62 km e alcançou ainda o segundo lugar no sector selectivo de 83 km que compunha o percurso da etapa inicial desta mítica prova alentejana. Miguel Barbosa foi ainda o mais rápido - em ambos os troços disputados – entre os pilotos que pontuam para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que cumpre a sua sétima e última jornada da época desportiva de 2016.

 Acompanhado por Miguel Ramalho, nesta que é também uma prova pontuável para a Taça do Mundo, Miguel Barbosa mostrou-se satisfeito com o resultado obtido neste primeiro dia de corrida: “Correu tudo bem tanto no prólogo como na especial de 83 quilómetros. Impusemos um bom ritmo e conseguimos fazer dois troços com um andamento excelente. Tivemos um ligeiro percalço a 10 quilómetros do fim, o que acabou por nos tirar um pouco a concentração, mas de resto correu tudo de feição. Amanhã será o dia mais longo e queremos fazer uma boa corrida. Vamos atacar desde o inicio e tudo faremos para alcançar um resultado positivo”, referiu o piloto do BP Ultimate Vodafone Team.

 A 30ª Baja Portalegre 500 continua amanhã. Os concorrentes vão enfrentar mais dois setores seletivos que perfazem um total de 507 quilómetros cronometrados.

Team Consilcar fecha o Top 10 entre os portugueses na Baja Portalegre 500!

O Team Consilcar iniciou hoje a participação na Baja Portalegre 500, com a disputa do prólogo e de um setor seletivo com pouco mais de 80 quilómetros. A dupla Edgar Condenso/Nuno Silva terminou o dia na 10ª posição entre os portugueses (15º da geral), um resultado que abre boas perspetivas em relação ao dia de amanhã.

  "Correu tudo bem", começa por destacar Edgar Condenso. "Imprimimos um ritmo de compromisso, uma vez que os pisos estão mesmo bastante duros. Só tenho pena que, nas zonas mais rápidas com ressaltos, o carro tenha revelado um comportamento algo instável. O 10º melhor tempo entre as equipas portuguesas é um resultado que corresponde às nossas expetativas. Basta olhar para os carros das equipas que estão à nossa frente na classificação", salientou um bem disposto Edgar Condenso.

 Para o duro e decisivo dia de amanhã, a estratégia passa "por mantermos o andamento de hoje, não entrando em loucuras", assume o piloto do Team Consilcar. "Esperam-nos mais de 400 quilómetros, disputados em pisos bastante secos e duros. As mecânicas vão sofrer bastante e até temos que contar com uma dificuldade adicional: uma temperatura elevada para a época. Mas a motivação para fecharmos a temporada com um bom resultado é grande, pelo que estamos confiantes".

 O co-piloto do Team Consilcar, Nuno Silva, também admite que “o dia de amanhã vai ser duro. Esperam-nos bastantes dificuldades, mas também é por isso que Portalegre é especial. Por outro lado, não posso deixar de salientar o incrível apoio do público, mais uma vez, em grande número".

Etelvino Carvalho lidera Evento Nacional na Baja 500 Portalegre e é o melhor entre os carros do Desafio Total Mazda 2016

A dupla Etelvino Carvalho/João Penedo realizou esta manhã a marca de 5m16,4s no Prólogo que marcou o arranque das hostilidades na 30ª Baja 500 Portalegre e, assim, colocaram-se na liderança do Desafio, mas também em termos de Evento Nacional. A equipa alentejana deu espectáculo no troço desenhado nos terrenos anexos à Praça de Touros de Portalegre, perante o muito público que se espalhou pelos 5,62 Kms da especial.

 O líder do actual Desafio levou a melhor sobre Pedro Dias da Silva/José Janela por pouco mais de quatro segundos e a terceira melhor marca foi obtida por João Rato/Vitor Hugo. A etapa de hoje prossegue com uma especial de aproximadamente 80 quilómetros e que ligará Ponte de Sor a Portalegre com início agendado para as 14h45. De referir que são 13 as equipas do Desafio Total Mazda que participam na prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal.

 Classificado no Desafio Total após o Prólogo:

 1º Etelvino Carvalho/João Penedo (Mazda Proto), 5m16,6s
2º Pedro Dias da Silva/José Janela (Mazda Proto), 5m20,5s
3º João Rato/Vitor Hugo (Mazda Proto), 5m27,9s
4º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto), 5m28,9s
5º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (Mazda Proto), 5m30,8s
6º Jorge Cardoso/Joaquim Norte (Mazda Proto), 5m40,0s
7º Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires (Mazda Proto), 5m47,7s
8º Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Mazda Proto), 5m50,0
9º Tiago Avelar/Silva Santos (Mazda Proto), 5m28,2s
10º Rui Lopes Luís Ferreira (Mazda Proto), 6m02,8s
11º João Pais/pedro Marcão (Mazda Proto), 6m07,6s
12º Floriano Roxo/Nuno Roxo, (Mazda Proto) 6m09,9s
13º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (Mazda Proto), 6m16,0s

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Troféu Polaris RZR 2016 na 30ª edição do Portalegre

- Titulo já entregue, mas pilotos do Troféu vão lutar por todas as vitórias 

- 18 equipas inscritas na Baja Portalegre 500 

A cidade de Portalegre recebe nos próximos dias 27 a 29 de outubro a sétima e derradeira jornada do Troféu Polaris RZR que o construtor americano Polaris organiza, a par do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2016. Com organização da Automóvel Clube de Portugal disputa-se na sexta e no sábado a 30ª edição da Baja Portalegre 500. O título de 2016 já está entregue ao também campeão nacional João Dias.

 Depois dos excelentes resultados que continuam a ser alcançados pelos concorrentes inscritos no Troféu Polaris RZR, as 18 formações que estarão à partida na prova beirã ocupam no CNTT várias posições de destaque:

· A dupla João Dias/João Filipe é já campeã absoluta e de navegadores.
 · Rui Serpa é quarto no campeonato absoluto e lidera a Classe Veteranos
· Pedro Agostinho, que compete com um Polaris 1000, está em 1º lugar na Classe Promoção
· Rita Oliveira, que já triunfou na Taça das Senhoras, venceu as seis corridas já disputadas.

 Destinado a todos os pilotos com licença desportiva nacional ou internacional, válida para a disciplina de todo-o-terreno, época desportiva de 2016, emitida pela Federação Motociclismo de Portugal e que alinhem com um veículo da marca Polaris, modelo RZR, em qualquer uma das suas versões, desde que adquirido na rede de concessionários oficiais Polaris de Portugal, o Troféu Polaris RZR regista, entre os 18 inscritos na Baja Portalegre 500, equipas a competirem com quatro modelos RZR diferentes: Turbo, 1000, 900 e 800.

 A Baja Portalegre 500 disputa-se nas pistas alentejanas arrancando desportivamente com um prólogo e um troço de 83 quilómetros na manhã e tarde de sexta-feira para, no dia seguinte, ser disputado um longo setor seletivo com 345 quilómetros cronometrados.

 Classificação Troféu Polaris RZR (após 6 corridas) 1º João Dias, 115; 2º Pedro Mendes 89; 3º Rui Serpa 79; 4º Carlos Miranda, 69; 5º Rita Oliveira, 53; 6º Mário Ferreira, 49.

CNTT 2016: Títulos em Portalegre

Com organização a cargo do ACP Motorsport e em ano de 30º aniversário a Baja de Portalegre decide no próximo fim-de-semana vários títulos nacionais de TT. Com mais de três centenas de pilotos inscritos divididos pelas motos, moto4 e UTV/Buggy, a prova alentejana será mais uma vez uma grande festa da modalidade e promete concentrar muitos milhares de espectadores ao longo dos mais de 400 quilómetros de corrida divididos pelos seus dois dias de competição (sexta-feira 28 de Outubro e Sábado 29 de Outubro).

 Com centro nevrálgico na NERPOR junto à cidade de Portalegre o primeiro momento da prova será realizado na noite de quinta-feira 27 de Outubro com a cerimónia de apresentação de todos os pilotos e equipas concorrentes a decorrer no Jardim do Tarro no que será o lançamento oficial desta 30ª edição da prova alentejana.

 Nos dois dias seguintes os pilotos cumpriram a parte desportiva da competição, com o dia de sexta-feira a ser reservado pela manhã aos poucos mais de 5 quilómetros do prólogo na Herdade das Coutadas junto a Portalegre e ainda o primeiro sector selectivo com pouco mais de oitenta quilómetros que será realizado durante a tarde e que terá partida em Ponte de Sôr. No Sábado a caravana cumpre apenas um sector selectivo que será decisivo quanto aos vencedores da Baja e também do campeonato nacional.

 Com apenas dois campeões nacionais já conhecidos, João Dias entre os UTV e Buggy e Sebastian Buhler na classe TT1 nas motos, serão decididos os novos campeões nacionais absolutos nas motos e moto4, o mesmo se passando com as classes TT2 e TT3.

 António Maio e Sebastian Buhler irão lutar pelo título absoluto nas duas rodas enquanto que nos Moto4 serão Arnaldo Martins e Roberto Borrego a lutar pelo campeonato nacional. Face ao regulamento que obriga a descontar o pior resultado no final do campeonato António Maio tem 12 pontos de vantagem em termos de campeonato 'real' e Arnaldo Martins leva igualmente vantagem - 11 pontos - sobre Roberto Borrego o que lhe permite ser sexto classificado no final da mais longa prova do ano.

 Entre os UTV e Buggy a presença de Stéphane Peterhansel será um aliciante extra para os pilotos lusos discutirem a vitória com o 'Sr. Dakar' que este fim-de-semana se torna no primeiro piloto a participar na Baja de Portalegre em três classes distintas. A armada lusa será liderada por João Dias, que venceu aqui no passado ano.

 Nota ainda para a realização da Mini-Baja, que mais uma vez abre a prova aos pilotos mais jovens que terão pela frente dois sectores selectivos, na sexta e no Sábado, num total superior aos 100 quilómetros.

Mítico “Portalegre” é o palco final do Desafio Polaris ACE

A cidade de Portalegre recebe nos próximos dias 27 a 29 de outubro a quinta e derradeira jornada do Desafio Polaris ACE 570 que o construtor americano Polaris organiza, a par do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2016. Com organização da Automóvel Clube de Portugal disputa-se na sexta e no sábado a 30ª edição da Baja Portalegre 500.

 João Rebelo Martins, que se estreou este ano nas competições de todo-o-terreno, venceu a prova de abertura disputada em Reguengos e, mais recentemente, as corridas que tiveram lugar em Idanha-a-Nova e no Gavião é já o virtual campeão. O algarvio Alexandre Freitas que procura ativamente o seu primeiro triunfo ocupa atualmente a 2ª posição.

 O Desafio Polaris ACE 570 é uma competição monomarca, que utiliza o UTV de menor cilindrada que é produzido pelo construtor americano e que permite a participação em provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno a um custo muito reduzido,

 A Baja Portalegre 500 disputa-se nas pistas alentejanas arrancando desportivamente com um prólogo e um troço de 83 quilómetros na manhã e tarde de sexta-feira para, no dia seguinte, ser disputado um setor seletivo com 200 quilómetros cronometrados.

 Classificação após quatro provas: 1º João Rebelo Martins, 89 pontos; 2º Alexandre Freitas, 74; 3º Marcelo Pinto, 45.

StyleAuto Motorsport em luta direta pela Titulo de equipas

Nesta que é a grande festa de final de Campeonato, e onde todos os títulos Nacionais ainda estão por decidir a StyleAuto Motorsport está na luta pelos de T2 e equipas.

 Com a dupla Nuno Madeira / Miguel Costa com hipóteses matemáticas de Chegar ao 3º lugar absoluto em termos de campeonato, e com o Kia Sportage completamente renovado, a tatica passará por andar o mais rápido possível, e evitar qualquer armadilha característica desta prova.

 Já com Cesar Sequeira / Tânia Sequeira espera-se uma luta intenssa pela vitoria no campeonato de T2, para isso a dupla alentejana terá que ganhar a corrida no que toca a campeonato Nacional, bem como dois dos sectores selectivos que o ACP preparou para a 30ª edição desta baja Portalegre

Como estreia absoluta no seio da equipa, temos os pilotos Julio Mourão/Jorge Amaral que será mais uma equipa para baralhar as contas do campeonato de T8 onde também ele poderá chegar ao terceiro lugar do campeonato, mas onde o objectivo será mesmo o melhor resultado na corrida.

Outra estreia será também a de Luis Navarro/João Afonso que inscritos na promoção M tentarão levar o seu Nissan Terrano ao melhor lugar possível dentro desta classe.

João Dias quer repetir o triunfo em Portalegre

Piloto de Torres Vedras já venceu Campeonato e Troféu Polaris 

João Filipe é campeão entre os Navegadores

 Depois de no Raid TT da Ferraria se ter sagrado antecipadamente campeão nacional, João Dias enfrenta a partir amanhã a mítica Baja Portalegre 500 derradeira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, este ano a celebrar a sua 30ª edição. Nesta prova alentejana que o piloto de Torres Vedras venceu no ano passado, João Dias vai estar aos comandos de um Polaris RZR Turbo será navegado por João Filipe.

  “O primeiro e mais importante objetivo da temporada foi cumprido e tanto eu como o João e toda a nossa equipa partimos para esta fantástica Baja Portalegre 500 com todos os títulos conquistados. Agora queremos ganhar em Portalegre, repetir o sucesso do ano passado e terminar a temporada em beleza. Sabemos que os nossos adversários são fortíssimos a começar pelo Stephane Peterhansel contra quem é uma enorme honra poder competir mas também os muitos piloto nacionais de altíssima qualidade. Vamos dar como sempre o nosso melhor e participar de forma ambiciosa nesta grande festa do todo-o-terreno”, refere João Dias o atual líder do campeonato e também do Troféu Polaris RZR.

 A Baja Portalegre 500 disputa-se de 27 a 29 de outubro nas pistas alentejanas arrancando desportivamente com um prólogo e um troço de 83 na manhã e tarde de sexta-feira para, no dia seguinte, ser disputado um longo setor seletivo com 345 quilómetros cronometrados.

João Pais leva Viseu à Taça do Mundo

Piloto de Viseu na grande festa do TT nacional 

Depois do magnífico segundo lugar alcançado no mês passado na prova de todo-o-terreno disputada em Idanha-a-Nova, o piloto de Viseu João Pais disputa, no próximo fim-de-semana, a quarta jornada do Desafio Total Mazda 2016. Será uma participação muito especial já que se trata da 30ª edição da Baja Portalegre 500, uma jornada por isso histórica e com uma importante componente internacional já que será a derradeira etapa da Taça do Mundo da modalidade. Na prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, que vai utilizar pistas dos vários concelhos do Alto Alentejo, o embaixador de Viseu, cidade que promove através da competição, vai pilotar um Mazda Proto preparado e assistido pela PCR Motorsport tendo como navegador o experiente Pedro Marcão.

  “Desde muito cedo que me habituei a ligar a Baja de Portalegre ao início do todo-o-terreno em Portugal e a ver nela muito mais do que uma competição. São sempre milhares de pessoas que nesse fim-de-semana rumam ao Alentejo e dão um fantástico colorido à prova. O resultado desportivo será importante e vou-me bater por ele, mas estar presente nesta grande festa do TT é o mais relevante”, salienta João Pais que acrescenta:

  “Por outro lado, sendo também uma competição inserida na Taça do Mundo tem uma projeção internacional que a valoriza e que a difunde para todo o mundo com a presença dos grandes nomes mundiais da disciplina, como é o caso de Stephane Peterhansel, o piloto que mais vezes ganhou o mítico Rali Dakar. Reforço por isso a importância destas minhas participações desportivas para a divulgação e promoção de Viseu – a melhor cidade para viver – que tenho vindo a fazer com bastante sucesso”, refere o piloto que conta também com o apoio da PR Destilarias com os seus Gins, Vodka e Espumante com efeitos especiais e de ótima qualidade.

 A Baja Portalegre 500 disputa-se de 27 a 29 de outubro nas pistas alentejanas arrancando com um prólogo e um troço de 83 na tarde de sexta-feira para no dias seguinte serem disputados mais dois setores seletivos, com um total que perfaz os 507 quilómetros cronometrados.

Rui Lopes na grande festa do Todo-o-Terreno

Piloto disputa Desafio Total Mazda onde foi 4º em 2015 

No ano em que o Desafio Total Mazda apresenta a sua maior participação de sempre a dupla Rui Lopes/Luís Ferreira vai, no próximo fim-de-semana, disputar a quarta jornada do Desafio Total Mazda 2016, competição monomarca que faz parte do vasto programa desportivo da 30ª edição da Baja Portalegre 500.

O piloto, que no ano passado completou o Desafio Total Mazda na 4ª posição já teve a oportunidade de subir ao pódio na mítica prova alentejana onde este ano se volta a disputar a derradeira etapa da Taça do Mundo da modalidade.

 Na prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, que vai utilizar pistas dos vários concelhos do Alto Alentejo, Rui Lopes vai pilotar um Mazda Proto preparado e assistido pela PCR Motorsport.

  “A minha paixão pelo todo-o-terreno, como seguramente de muitos portugueses, tem muito a ver com este grande evento desportivo que todos os anos leva até Portalegre milhares de pessoas para assistirem a uma competição de desportos motorizados. A adesão dos pilotos a esta 30ª edição foi fantástica e eu não podia faltar. Para além disso a prova tem um traçado magnífico, é sempre muito bem organizada e como é costume dizer-se, é a grande festa do TT nacional. O nosso grande objetivo será conseguir cumprir todo o percurso e estar à chegada. Se assim acontecer o resultado será seguramente bom”, refere o piloto do Solar do Bitoque.

 A Baja Portalegre 500 disputa-se de 27 a 29 de outubro nas pistas alentejanas arrancando com um prólogo e um troço de 83 na tarde de sexta-feira para no dias seguinte serem disputados mais dois setores seletivos, com um total que perfaz os 507 quilómetros cronometrados.

Sebastian Bühler disputa Baja Portalegre 500 na frente do campeonato

Com apenas 22 anos já é campeão TT1 pela segunda vez 

O jovem piloto da Yamaha Sebastian Bühler disputa a partir de amanhã a derradeira etapa de 2016 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno participando na 30ª edição da Baja Portalegre 500. Com apenas 22 anos de idade e já campeão TT1 pela segunda vez – o primeiro título foi conquistado aos 20 anos - Sebastian Bühler tem estado em excelente plano esta temporada liderando o campeonato depois de ter conseguido uma vitória absoluta e mais cinco subidas ao pódio, tudo isto apesar de competir com uma Yamaha WR 250 inscrita em TT1, classe para as motos de mais baixa cilindrada. 

Não falhando um pódio absoluto desde o inicio de 2015, o piloto da Yamaha não parte para Portalegre centrado na disputa do título, mas antes em fazer a sua corrida e em lutar por uma das posições cimeiras da prova. “Apesar de estar na frente, sei que pelo facto de já ter obtido seis pontuações só poderei melhorar o meu score se terminar nas duas primeiras posições. Prefiro, por isso, centrar-me na minha corrida e fazer o melhor possível. É uma prova longa muito exigente, mas sinto-me muito bem preparado para a enfrentar. Quero tirar partido da minha excelente moto e tirar prazer de fazer esta excelente prova”, salienta o piloto.

 A Baja Portalegre 500 disputa-se de 27 a 29 de outubro nas pistas alentejanas arrancando desportivamente com um prólogo e um troço de 83 na manhã e tarde de sexta-feira para, no dia seguinte, ser disputado um longo setor seletivo com 345 quilómetros cronometrados.

 Classificação do CNTT (após seis jornadas)
Absoluto: 1º Sebastian Bühler, 103; 2º António Maio, 100; 3º Gustavo Gaudêncio, 71.
TT1: 1º Sebastian Bühler, 120; 2º Tiago Santos, 65.

Depois da brilhante vitória, na Categoria T2, em 2015, a dupla Edgar Consenso/Nuno Silva regressa à Baja Portalegre 500 com a motivação em alta. Desta vez, o Team Consilcar aposta no BMW Proto para entrar na luta pelos lugares cimeiros à geral, com os pilotos a desejarem que os pisos enlameados marquem a edição deste ano. A 30ª edição da prova promete momentos de grande emoção e animação, com mais de 400 equipas decididas a vencer a tradicional dureza da prova.

 A grande clássica da modalidade está de regresso à estrada já na próxima sexta-feira e sábado, com cerca de 500 quilómetros disputados ao cronómetro nos difíceis e desgastantes pisos alentejanos. “É, sem dúvida, uma das mais exigentes e duras provas de todo-o-terreno do calendário mundial”, admite Edgar Condenso. “Um enorme desafio para pilotos e mecânicas, mas também uma grande festa. O ambiente que se vive em Portalegre é muito especial, até pela presença massiva de público”.

 Uma prova que traz excelentes recordações à dupla Edgar Condenso/Nuno Silva, com a vitória conquistada no Agrupamento T2, na edição do ano passado, a ser só o exemplo mais recente. Por isso, a Baja Portalegre 500 é encarada pelo Team Consilcar com “uma enorme motivação. Vamos imprimir um ritmo forte e proporcionar um bom espetáculo ao público. Até gostávamos que os pisos estivessem enlameados, pois são condições em que costumamos ser competitivos. Esta época não temos sido felizes, mas acreditamos que chegou a hora de obtermos um bom resultado. Queremos lutar pelos lugares cimeiros, embora conscientes de que a concorrência é forte e em elevado número”.

 Depois da Baja Aragón, o BMW Proto foi alvo de uma profunda revisão com o objetivo de enfrentar a dureza da Baja Portalegre 500. Como admite Nuno Silva, o navegador do Team Consilcar, “Portalegre é uma das mais duras provas de todo-o-terreno que se disputam na Europa, mas também uma das que mais gozo proporciona. Os percursos são técnicos e exigentes e o ambiente que se vive na cidade e ao longo do percurso é fantástico. Na realidade, é a grande festa anual da modalidade. Pela nossa parte, são muitos os desafios que nos esperam, mas estamos otimistas”.

 Na próxima sexta-feira, o Team Consilcar vai ser a 26ª equipa a partir para a Baja Portalegre 500. Os pilotos têm pela frente cinco setores seletivos, num total de cerca de 500 quilómetros disputados ao cronómetro.

Bruno Oliveira na Taça do Mundo de TT

Equipa apoiada pelas Termas da Ferraria disputa Desafio Total Mazda 

Com a presença de alguns dos mais credenciados pilotos mundiais da modalidade Bruno Oliveira, piloto apoiado pelas Termas da Ferraria, disputa no próximo fim-de-semana uma competição de enorme prestígio nacional e internacional. Aos comandos de uma Mazda Proto, Bruno Oliveira vai competir na 30ª edição da Baja Portalegre 500 que se realiza de 27 a 29 de outubro em pistas de diversos concelhos do Alto Alentejo.

“A Baja de Portalegre é uma prova fantástica tanto do ponto de vista desportivo, como pelo seu enquadramento mediático. A celebração da sua 30ª edição que corresponde também aos 30 anos de arranque da disciplina em Portugal o que vai tornar a jornada deste ano ainda mais fantástica. É uma corrida com pistas muito rápidas e técnicas o que me agrada bastante do ponto de vista de pilotagem. Faz mais o meu estilo. Estamos preparados e muito motivados para atacar esta corrida e fazer o melhor resultado possível no Desafio Total/Mazda. Com esta presença da equipa em mais uma competição mundial iremos seguramente ter ainda mais pessoas a quem divulgar a imagem das Termas da Ferraria e dos Açores e reforçar este excelente destino turístico que está cada vez mais em voga, refere Bruno Oliveira piloto da equipa inscrita pela PCR MotorSport que será acompanhado pelo experiente navegador Paulo Marques.

A Baja Portalegre 500 disputa-se de 27 a 29 de outubro nas pistas alentejanas arrancando com um prólogo e um troço de 83 na tarde de sexta-feira para no dias seguinte serem disputados mais dois setores seletivos, com um total que perfaz os 507 quilómetros cronometrados.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Pilotos KTM Portugal na Baja Portalegre 500

David Megre e Luís Portela de Morais prepararam-se para Dakar 2017 

No ano em que Portalegre celebra a sua 30ª edição David Megre e Luís Portela de Morais apresentam-se na mítica prova alentejana aos comandos das KTM Rally com que dentro de dois meses irão participar na grande maratona da disciplina o Dakar 2017

 David Megre que fez o pleno da segunda metade da história do Portalegre salienta que “participei nas ultimas quinze edições da prova e terminei sempre. Será por isso um ponto de honra chegar ao fim desta 30ª edição. Vamos utilizar as motos do Dakar pelo que este será um teste importante, mais do que o resultado, mas é minha intenção lutar pelas primeiras posições” salienta o piloto ribatejano que tem no seu currículo subidas ao pódio nos anos de 2009 e 2010.

Para Luís Portela de Morais que repartiu a temporada entre o Rugby, onde foi campeão nacional e o Todo-o-Terreno, “o Portalegre é a minha ligação ao todo-o-terreno desde a nascença. A minha irmã Mariana fez o primeiro Portalegre de Moto e eu estreei-me com 15 anos. Agora o objetivo é a preparação para o Dakar e fazer o máximo de quilómetros na nova mota. O resultado não será te todo importante”.

 A Baja Portalegre 500 disputa-se de 27 a 29 de outubro nas pistas alentejanas arrancando desportivamente com um prólogo e um troço de 83 na manhã e tarde de sexta-feira para, no dia seguinte, ser disputado um longo setor seletivo com 345 quilómetros cronometrados.

Ricardo Porém na Baja Portalegre 500

- À procura do tri 

- Aos comandos de um Mini inscrito oficialmente pela equipa X-Raid 

- Piloto de leiria será navegado pelo portalegrense Filipe Palmeiro 

À procura da sua terceira vitória consecutiva na Baja Portalegre 500 o piloto de Leiria, campeão nacional de todo-o-terreno em 2014 vai dispor do único Mini All 4 Racing inscrito pela equipa X-Raid. A prova portuguesa será a derradeira etapa do mundial da modalidade e será disputada ao longo de três dias. Ricardo Porém terá como navegador Filipe Palmeiro que é de Portalegre onde a prova já se disputa há 30 anos.

Este grande evento desportivo será disputado ao longo de três dias. Na quinta-feira à noite haverá um pódio de largada na cidade de Portalegre comemorativo da 30ª edição deste rali. No dia seguinte e com uma distância de 5,62 quilômetros, terá lugar a habitual 'super especial'. Da parte da tarde, os pilotos irão disputar uma especial com 83,15 quilómetros. No sábado as distâncias serão bem mais longas com dois troços de 220.52 e 198.11 km.

 Ricardo Porém antes da Baja Portalegre 500: “Vamos de novo entrar em ação e pela terceira vez esta temporada aos comandos de um fantástico Mini All 4 Racing. Vamos disputar a 30ª edição da Baja Portalegre de novo integrados na equipa X-Raid, tal como há dois anos, onde conquistámos aqui a nossa primeira vitória numa etapa da Taça do Mundo. Vencemos também no ano passado e obviamente que a nossa aposta para este ano é de novo lutar pela vitória. Dispomos de um carro fantástico, uma máquina de topo do TT mundial e queremos tirar partido de todo o seu potencial. Vou ter ao meu lado um navegador muito experiente e conceituado e que para além disso será uma excelente companhia que fala português”.