sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Troféu Polaris RZR 2016 no Gavião

Pilotos do Troféu são aposta para vitórias em várias classes 

A vila alentejana do Gavião recebe nos próximos dias 1 e 2 de outubro a sexta e penúltima jornada do Troféu Polaris RZR que o construtor americano Polaris organiza, a par do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2016. Com organização da Centro Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria disputa-se no sábado e domingo a 29ª edição do Raid TT Ferraria - Vinhos Quinta dos Garfos.

 Serão 11 as formações inscritas no Troféu Polaris RZR que estarão à partida na prova alentejana. Pilotos, muitos deles com excelentes resultados alcançados esta temporada no CNTT, dos quais destacamos:

· João Dias que já venceu três das cinco corridas disputadas e lidera o campeonato absoluto. 
· O seu navegador João Filipe que já conquistou antecipadamente o título 
· Carlos Miranda e Rui Serpa que ocupam as duas primeiras posições na Classe Veteranos 
· Pedro Carvalho que está em 2º lugar na Classe Promoção 
· Rita Oliveira que já conquistou a Taça das Senhoras vencendo as cinco corridas já disputadas

Destinado a todos os pilotos com licença desportiva nacional ou internacional, válida para a disciplina de todo-o-terreno, para a época desportiva de 2016, emitida pela Federação Motociclismo de Portugal e que alinhem com um veículo da marca Polaris, modelo RZR, em qualquer uma das suas versões, desde que adquirido na rede de concessionários oficiais Polaris de Portugal, o Troféu Polaris RZR tem contado regularmente com pilotos competindo em quatro modelos RZR diferentes: Turbo, 1000, 900 e 800.

 No Sábado, vai disputar-se um primeiro troço com cerca de 30 km e no Domingo, os participantes terão de realizar três voltas consecutivas a um percurso com cerca de 66km de extensão. No total serão cerca de 228 kms cronometrados, divididos por dois setores selectivos.

  Classificação Troféu Polaris RZR (após 5 corridas)
1º João Dias, 95; 2º Pedro Mendes 72; 3º Carlos Miranda, 69; 4º Rui Serpa 64; 5º Rita Oliveira, 44; 6º Mário Ferreira, 42; 7º João Fernandes, 39; 8º Pedro Carvalho 37; 9º Luís Caseiro, 36; 10º Pedro Agostinho e Nuno Nunes, 27.

Pilotos Yamaha apontam à vitória no Gavião

António Maio à procura da quinta vitória em seis corridas 

A equipa Yamaha Racing prossegue no próximo fim-de-semana a sua participação no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno disputando o Raid TT da Ferraria, a penúltima das sete etapas desta temporada de 2016. António Maio que, no ano passado, foi o vencedor desta corrida, vai procurar reeditar o feito e ficar mais perto da revalidação do título conquistado no ano passado, enquanto Sebastian Bühler, que já é campeão TT1 e lidera o campeonato absoluto, aposta em terminar no pódio.

 António Maio não esconde a sua motivação, já que “está a ser uma temporada fantástica. Disponho de uma moto excelente que me tem permitido ser regularmente muito rápido e com isso já triunfei por quatro vezes. A queda em Loulé obriga-me, todavia, a ser muito rigoroso em cada corrida que faço, mas continuarei sempre a procurar as vitórias. No ano passado ganhei na Ferraria, num traçado que é bastante do meu agrado e por isso parto muito confiante”.

 Com pódios alcançados em todas as corridas e uma vitória na única prova que Maio não venceu, o jovem Sebastian Bühler continua em grande destaque. Já é campeão TT1 e lidera o campeonato absoluto, apesar de competir com uma moto de menor cilindrada que a maioria dos seus principais adversários. “Estou numa fase de transição para outro tipo de provas, mas continuo a gostar imenso destas provas do campeonato em Portugal. São corridas que em geral dão um grande prazer de pilotagem e eu tenho aproveitado bem. Vou continuar a dar o meu melhor”, salienta o piloto.

 O gestor da equipa que, como piloto, teve um excelente desempenho em Idanha não estará desta vez presente, mas continua apostado em “ver o sucesso de uma equipa que soma vitórias em todas as provas. Espero que da Ferraria tragam mais um triunfo e estou muito confiante nisso porque os nossos pilotos estão muito motivados. As motos que tem à sua disposição são excelentes e a equipa tem trabalhado para a construção de todos estes sucessos”, salienta Frederico Fino a propósito deste Raid TT da Ferraria onde a equipa inscreve também o veterano David Ferreira.

 No Sábado, disputa-se um primeiro troço com cerca de 30 km e no Domingo, os participantes terão de realizar três voltas consecutivas a um percurso com cerca de 66km de extensão. No total serão cerca de 228 kms cronometrados, divididos por dois setores selectivos.

Nacional de TT regressa ao Alentejo

· Buhler, Martins e Dias lideram campeonatos 

Quatro meses depois de ter estado em Reguengos de Monsaraz o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno está de regresso ao Alentejo e será desta vez o Gavião a receber os concorrentes para a sua sexta etapa desta temporada de 2016. O Centro Cultural Recreativo e Desportivo da Ferraria organiza no próximo fim-de-semana a 29ª edição do Raid TT Ferraria - Vinhos Quinta dos Garfos.

  Títulos nacionais em jogo

Pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, para os Troféus Polaris RZR e CanAm Maverick e ainda para o Desafio Polaris ACE o Raid TT Ferraria atraiu perto de uma centena de concorrentes repartidos pelas disciplinas Moto, Quad e UTV/Buggy. Depois dos títulos já previamente alcançados em Idanha por Sebastian Buhler na Classe TT1 Moto, João Filipe nos Navegadores UTV/Buggy e Rita Oliveira na Taça das Senhoras, igualmente desta ultima desta disciplina, outros poderão ser já alcançados no próximo fim-de-semana.

  Sebastian Buhler mantêm liderança nas duas rodas

Com Mário Patrão a continuar ausente e o campeão António Maio a ter deitado já fora um resultado é o jovem piloto da Yamaha, Sebastian Buhler quem se mantém na liderança do campeonato nas duas rodas, onde regista um triunfo e mais quatro subidas ao pódio.

 Todavia há que ter em conta que António Maio (Yamaha) venceu todas as quatro provas que terminou, pelo que assume o favoritismo para esta corrida tendo como principais adversários o seu companheiro de equipa e líder do campeonato e ainda Gustavo Gaudêncio (Honda) que regista três terceiros lugares. Outros pilotos a ter em conta na prova alentejana são os António Pereira (Yamaha), que lidera a Classe TT2, Salvador Vargas (KTM) e David Megre (KTM), respetivamente o 5º e 6º do campeonato e ainda Fausto Mota (Yamaha), o atual campeão TT3 que vai desta vez competir com uma moto TT1, classe que trás de regresso o antigo campeão, Domingos Santos, numa moto do fabricante português AJP, o jovem João Lourenço (Sherko) e o veterano Pedro Oliveira (Honda), pilotos sempre muito rápidos.

Arnaldo Martins (Suzuki) está a melhor colocado nos Quad

Se Beto Borrego (Yamaha) dominou por completo a competição Quad nas três primeiras jornadas, onde foi sempre secundado por Arnaldo Martins (Suzuki), os inúmeros problemas pelos quais passou na Baja TT do Pinhal e a desistência em Idanha dão agora a liderança e o favoritismo ao regressado piloto de Cabeceiras de Basto. Nuno Gonçalves e Rodrigo Pagaime em Yamaha, que estão separados por apenas três pontos, lutam por uma terceira posição num duelo marcado pela ausência de Fábio Ferreira, acidentado em Idanha. De salientar os regressos de André Carita (Suzuki) e Luís Engeitado (Yamaha) dois pilotos dispostos a lutar pelas primeiras posições.

João Dias (Polaris) a um pódio de ser campeão

Com mais de três dezenas de máquinas inscritas a animação continua a marcar presença numa disciplina UTV & Buggy onde João Dias ganhou algum ascendente em Idanha com sua vitória a ser acompanhada pela desistência do seu principal adversário, Ricardo Carvalho. Com o seu navegador João Filipe já campeão, ao piloto de Torres Vedras “basta” apenas de terminar no lugar mais baixo do pódio para se sagrar antecipadamente campeão e isto apenas se Carvalho ou Santinho Mendes (Polaris), o terceiro candidato ao titulo vencerem no Gavião. Mas o Raid TT da Ferraria terá seguramente outros candidatos à vitória. Bruno Martins (Rage), Miguel Jordão, Rui Serpa e Pedro Carvalho todos em Polaris Turbo são outros nomes a ter em conta.

 No Sábado, vai disputar-se um primeiro troço com cerca de 30 km e no Domingo, os participantes terão de realizar três voltas consecutivas a um percurso com cerca de 66km de extensão. No total serão cerca de 228 kms cronometrados, divididos por dois setores selectivos.

Joan Barreda continues unbeaten in the China Grand Rally

Team HRC rider Joan Barreda finished the sixth stage with the quickest time to take the stage win in the China Grand Rally. This marks the fifth triumph for the Honda CRF450 after the cancellation of yesterday’s stage.

 The Spanish rider remains well on course for an overall victory in his first participation in the Chinese event. Today saw a somewhat different stage, with the race being fought out on track, rather the than the dunes of recent stages. The 179 kilometre special was, however, booby-trapped with plenty of dangerous hazards as the route encountered sudden bends, huge rocks and drops. Barreda, nevertheless, commanded from start to finish and leaves his adversaries trailing yet further in the overall standings.

 French teammate Michael Metge ran into some difficulties between Zhangye and LingWu during the final two-thirds of the 465.36 kilometre timed stage. Mika lost the use of the back brake which had been hit by a rock. After having regained momentum in the two previous stages, the Team HRC man dropped four minutes to the second place rival.

 Tomorrow, the seventh stage of the China Grand Rally will be held between Zhangye and LingWu, with a total of 465.36 kilometres; 156 of which will be against the clock.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Fifth stage of the China Grand Rally cancelled

China Grand Rally’s race authorities have announced that the fifth stage of the rally – the longest special stage – has been cancelled, citing safety issues.

There is to be no fifth stage of the China Grand Rally and as a consequence the standings from yesterday’s event remain. Race organisers decided to suspend all activity for safety reasons after heavy rain over recent days broke up large swathes of the track on the scheduled route. Likewise, the presence of vehicles and heavy trucks – mobilized to repair the damage – have increased the risks to competitors.

 The overall standings remain unchanged with Joan Barreda topping the China Grand Rally leaderboard, with a 48 minute advantage over the second place rider and a 1:23’4” difference with teammate Michael Metge in third place.

The 374.51 kilometre sixth stage, between Alxa YouQi and ZhangYe, will include 179 kilometres of timed special stage and will take in some of the huge dunes of the immense Gobi Desert.

João Dias a um pódio do título

Navegador João Filipe já é campeão 

João Dias, que já triunfou em três das cinco provas disputadas esta temporada sendo, por isso, líder incontestado do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, prepara-se para participar no Raid TT Ferraria - Vinhos Quinta dos Garfos, competição que se disputa nos próximos dias 1 e 2 de Outubro, no concelho de Gavião.

 Navegado por João Filipe – que já é campeão dos navegadores - e aos comandos de um Polaris RZR Turbo, o piloto de Torres Vedras assume-se centrado na defesa da liderança que assume desde o início da temporada e revela que “agora há que tudo fazer não cometer erros. Estas duas provas são ainda mais importantes do que as anteriores, pois estamos cada vez mais próximos de conseguir antecipadamente o título de campeão. Vamos arrancar com o objetivo de chegar ao final e o mais bem classificados possível. Se o segundo classificado ganhar esta corrida apenas necessito de ficar na terceira posição para me sagrar campeão. Temos um Polaris praticamente novo, que se tem portado muito bem, temos também uns pneus ótimos e, por isso, penso que reunimos as condições ideais para atacar esta corrida da melhor maneira. O terreno vai estar seco, o que é excelente. Vamos atacar do princípio ao fim e tentar não cometer erros que se possam refletir na classificação final, para conquistar o melhor resultado possível”, refere João Dias que também lidera o Troféu Polaris RZR.

 No Sábado, disputa-se um primeiro troço cronometrado do Raid TT Ferraria com cerca de 30 km e no Domingo, os concorrentes terão de realizar três voltas consecutivas a um percurso com cerca de 66km de extensão. No total serão cerca de 228 kms cronometrados, divididos por dois setores selectivos.

OVERDRIVE RACING SENDS FIVE TOYOTA HILUXES TO CHALLENGE FOR HONOURS IN SIX-DAY RALLY OF MOROCCO

· Former Dakar champions Nasser Saleh Al-Attiyah and Joan Roma head team 

· Dutchman Erik van Loon joins Overdrive to drive a Toyota for the first time 

· Qatar’s Khalifa Al-Attiyah and Frenchman Ronan Chabot complete line-up 

Overdrive Racing begins the countdown to its preparations for the 2017 Dakar Rally by entering five Toyota Hiluxes and a powerful driver line-up in next week’s OiLibya Rally of Morocco, the eighth and penultimate round of the FIA World Cup for Cross-Country Rallies. The event starts in Agadir on Sunday, October 2 and finishes at Erfoud on Friday, October 7.

 Heading the impressive team line-up on one of the most demanding rounds of the cross-country calendar are three-time FIA World Cup champion and two-time Dakar winner Nasser Saleh Al-Attiyah and the two-time Dakar-winning Spaniard Joan Roma.

 Dutchman Erik van Loon joins Overdrive Racing for the first time to make his debut in a Toyota Hilux and Frenchman Ronan Chabot and Al-Attiyah’s brother Khalifa complete the five-car challenge.

 Nasser Saleh Al-Attiyah and his French navigator Matthieu Baumel clinched a third FIA World Cup title and a first for Toyota and Overdrive Racing in Poland last month. While the pressure is off the Qatari to push for championship points on the demanding Moroccan desert stages, the Doha driver is keen to round off his FIA World Cup season in winning style and further develop the Toyota Hilux in readiness for the Dakar in January. He is also chasing a Moroccan hat-trick, having won the event with Baumel in 2014 and 2015.

 Roma will be competing with the team for the second time, having teamed up with navigator Alex Haro on his home Baja Spain Aragón in July. A winner of the Dakar on a motorcycle in 2004 and in a car in 2014, Roma is looking forward to the challenge of competing at the Dakar with his new team and senses the importance of tackling as many kilometres as possible in Morocco and further acclimatising to the traits of the powerful V8-engined South African-built Toyota.

 Van Loon joins to drive the third Toyota in Morocco alongside navigator Wouter Rosegaar. Van Loon burst on to the rallying scene in saloon-type events in 2008 and then tackled the Dakar for the first time the following year. He continued to combine special stage rallying with cross-country events for the next couple of seasons and went on to finish fourth overall in the 2013 Abu Dhabi Desert Challenge.

 The following year he finished third overall in Morocco and Egypt, sixth in Abu Dhabi and 27th on the Dakar, before tackling a full campaign of cross-country rallies in 2015 that netted a fine fourth on the Dakar, third in Abu Dhabi, fifth in Baja Russia, sixth in Spain, seventh in Egypt and 17th in Morocco. This season he finished 13th at the Dakar and fifth in Baja Poland before joining Overdrive Racing in September.

 Frenchman Ronan Chabot and his navigator Gilles Pillot retired from the recent Baja Poland after an accident and crew the fourth Toyota in North Africa. Khalifa Al-Attiyah and Belgian co-driver Stéphane Prevot occupy the fifth car with support from the Qatar Motor and Motorcycle Federation (QMMF).

  “Obviously the regulations for the Dakar and the FIA World Cup events are different, but the Rally of Morocco is a very useful exercise nonetheless and a great opportunity for the drivers to get more competitive kilometres under their belts and spend more time in the Toyota Hilux,” said Overdrive Racing’s CEO Jean-Marc Fortin.

  “We have just finished four days of testing in Morocco with Nani and Nasser and that has put us in good stead for the challenges that lie ahead. Morocco is always a demanding rally. Last year, we had a few cars in the top 10 and we were competitive. This year, we have a Marathon day and that will not be easy on the tyres and the cars. 

 “There is strong competition from the Peugeots and several Minis, but we are looking forward to the rally. I also extend a warm welcome to Erik van Loon. We are happy to welcome him into the team at Overdrive Racing.”

 Managed and co-ordinated by the Neveu-Pelletier Organisation (NPO), the Rally of Morocco takes place under the patronage of His Majesty The King Mohammed VI. In a total planned route of 1,882km, 1,317km will be timed against the clock over gruelling desert terrain that includes tricky dune crossings, rocky terrain and demanding navigation. Competitive action gets underway with a timed super special stage of approximately seven kilometres in Agadir on Sunday (October 2). Two short stages of around 70km and 50km follow near the sea on Monday, October 3 and then the route heads inland towards the Moroccan desert for four further selective sections of 291km, 315km, 319km and 230km on October 4-7, with the rally heading from Agadir to a finish in Erfoud via the notorious Erg Chebbi.

PEUGEOT 3008 DKR, READY FOR ACTION!

After two testing sessions, the recently announced PEUGEOT 3008 DKR is ready for its first competitive outing - with Team Peugeot Total - at the Rallye du Maroc (October 2nd to 7th, 2016).

  - The recently announced PEUGEOT 3008 DKR, with which the French team will defend its 2016 Dakar victory in the colours of partners Total, Red Bull, BFGoodrich and Sparco, is ready for its first competitive outing at the Rallye du Maroc in the hands of Carlos SAINZ and Lucas CRUZ: part of Peugeot’s ‘dream team’ 

– with 18 Dakar wins among the drivers. The African rally, traditionally considered to be a warm-up for the Dakar, is about to start with a prologue warm-up stage on Sunday October 2. 

- For Peugeot, the mission on the Rallye du Maroc will be to validate the final test programme of the new racing car, which benefits from a number of improvements compared to its Dakar and Silk Way Rally-winning predecessor. 

- All four Peugeot drivers were closely involved in the PEUGEOT 3008 DKR’s development programme, covering approximately 5000 kilometres during the two test sessions to date. These test sessions have allowed the drivers to refine the technical developments in real conditions through the rough and challenging conditions of Moroccan heat and sandy dunes, whilst optimising each driver’s personal set-up. 

From testing sessions to real race conditions 

Erfoud, in Morocco, and Spain, have been chosen as Peugeot’s test bases in recent years as it contains a bit of everything, featuring conditions that will be generally similar to those seen on the Dakar in just over three months’ time. The two PEUGEOT 3008 DKR tests that have taken place so far, to confirm the work of Peugeot’s engineers, have gone very well – but nothing replaces the heat of real competition. Peugeot’s test work on the 3008 DKR to date has concentrated on refining the aerodynamic package, with the car having a different shape this year, suspension development to enhance the Peugeot’s go-anywhere ability, improving the engine’s torque – which will be particularly useful when it comes to tackling the dunes – and trying out the air conditioning: vital for extracting the maximum human performance from the ‘dream team’.

Tested and approved by the Dream Team 

“We’ve been improving a number of details for the PEUGEOT 3008 DKR such as suspension and engine drivability: all these things add up to make a difference, ” explained Carlos SAINZ (with co-driver Lucas CRUZ). “It’s not as big a change as we had last year, with a totally new car. We’ve had a couple of tests in Spain and Morocco and now we have the rally, so we’ve got a very good plan to arrive in the best possible way. It’s going to be really busy from now until the end of the year. Morocco is a very important event, as it’s where we can check that the car is in the best possible condition to start the Dakar.” 

Cyril DESPRES – driving this year’s PEUGEOT 2008 DKR in Morocco – has already racked up five Dakar wins on a bike, but after two Dakar participations in a car, he turned a real corner over the summer by winning the Silk Way Rally with co-driver David CASTERA, from Moscow to Beijing: a grueling event that’s even longer than the epic Dakar.

“I don't want to give away all the secrets of the new car, but there’s been a lot of work behind the scenes, starting from when we finished the Dakar back in January, ” he said. “I can feel a lot of improvement in the stability and suspension, and we’ve also worked a lot on reliability. The Dakar is one of the toughest races in the world, so you need a car that just keeps going. And the same is true for the drivers, so I’m going to be concentrating a lot on my physical preparation. For now though I’m really looking forward to Morocco: it’s a great rally and I can’t wait to get going.”

Stéphane PETERHANSEL – the most successful driver in the history of the Dakar – has also formed a vital part of the development campaign with co-driver Jean Paul COTTRET. He commented:

“I was delighted to claim my 12th Dakar victory with Peugeot this year, and clearly the objective is to try and do this again: although maybe the strongest competition will again come from within! I’m very happy with the way that the test programme has gone so far, and of course we will all be following Carlos and Cyril’s progress with huge interest.”

One of the biggest stars of this year’s Dakar was nine-time World Rally Champion Sebastien LOEB (with co-driver Daniel ELENA), who won more stages than anyone else and led throughout the first week. He has carried out testing duties alongside his rallycross programme with Peugeot this year, and his varied experience of a number of different disciplines has been a real boost to Peugeot in developing the latest model. Loeb added:

“I obviously still have a lot to learn about Cross Country and the Dakar, as this year was only my first attempt at it. But I already completed a lot of testing in Morocco last year, as well as competing on the rally, so I am beginning to get a feel for this sort of terrain. It’s on the sand dune stages that I feel I can improve most, so I have been concentrating a lot on this area.”

Morocco Rally - Route Details

The Rallye du Maroc consists of five stages covering over 1885 kilometres in total. The administrative checks and technical scrutineerings will take place in Agadir on October 1st. The 7-kilometre Prologue warm-up stage, on Sunday October 2nd in Agadir, will define the starting order for the first stage.

Stage 1 – October 3rd: 240-kilometre stage takes in the coastline.
Stage 2 – October 4th: Marathon stage, a total of 554 kilometres ‘from ocean to dunes’.
Stage 3 – October 5th: a 390-kilometre ‘Oriental Route’.
Stage 4 – October 6th: named ‘Erfoud Loop’, covering 376 kilometers.
Stage 5 – October 7th: the rally last 275 kilometres during ‘ERG Chebbi Final’.

SOUTH RACING SET TO RUN DMAS SOUTH RACING FORD RANGERS FOR GARCES AND OUŘEDNĪČEK IN SIX-DAY RALLY OF MOROCCO


· South Racing teams up with Jürgen and Maximilian Schröder to run third car 

South Racing continues the development of the DMAS South Racing Ford Ranger by entering two cars in next week’s six-day OiLibya Rally of Morocco, round eight of the FIA World Cup for Cross-Country Rallies, which starts in Agadir on Sunday, October 2 and finishes at Erfoud on October 7.

The car has set encouraging stage times on several cross-country events this season, most notably with Spaniard Xavier Pons at the wheel and inside the top three on certain stages in August’s Baja Poland. DMAS South Racing will run cars for the Chilean driver Hernan Garces and the Czech pairing of Tomáš Ouřednīček and Pavel Vaculīc.

 Garces returns to action with navigator Juan Pablo Latrach after finishing the gruelling Silk Rally across Asia with fellow Chilean Luis Eguigeran. Garces and Latrach achieved their best result of the season together back in April, when they guided the DMAS South Racing Ford Ranger to a fine eighth overall in Qatar’s five-day Sealine Cross-Country Rally.

 Ouřednīček and Pavel Vaculīc crewed a DMAS South Racing Ford Ranger to 11th position in July’s Baja Spain Aragón and 12th in Poland in August. The Eastern European duo continue to set competitive times in the Ford and are relishing the prospect of challenging for honours across the demanding deserts of northern and central Morocco.

 Jürgen and Maximilian Schröder reached the finish of the demanding Silk Way Rally in a Nissan Navara run by South Racing and the German duo return to action with the team to drive the Nissan again in Morocco.

  “We are back in North Africa for the penultimate race of the FIA World Cup. Hernan and Jürgen return to action after the Silk Way and Tomas is looking forward to his first cross-country event in the Ranger. Morocco is a great test of the cars and crews and will allow the complete team to prepare for the Dakar. “

It has been a busy year with no sign of letting up, Morocco is the 14th race for the team this year. We have a great team who make this happen,” said South Racing’s managing director Scott Abraham.

Managed and co-ordinated by the Neveu-Pelletier Organisation (NPO), the Rally of Morocco takes place under the patronage of His Majesty The King Mohammed VI. Competitive action gets underway with a timed super special stage of approximately seven kilometres in Agadir on Sunday (October 2). Two short stages of around 70km and 50km follow near the sea on Monday (October 3) and then the route heads inland towards the Moroccan desert for four further selective sections of 291km, 315km, 319km and 230km on October 4-7, with the route heading from Agadir to a finish in Erfoud via the notorious Erg Chebbi. In a total planned route of 1,882km, 1,317km will be timed against the clock over gruelling desert terrain that includes tricky dune crossings, rocky terrain and demanding navigation.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Rita Oliveira no Gavião com o título já assegurado

Rita Oliveira, que com o triunfo em Idanha venceu antecipadamente a Taça das Senhoras no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno renovando o título que já tinha alcançado em 2015, prepara-se para participar na sexta e penúltima etapa do CNTT deste ano, o Raid TT Ferraria - Vinhos Quinta dos Garfos, que se disputa nos próximos dias 1 e 2 de Outubro, no concelho de Gavião.

 A piloto da equipa Vangest, aos comandos do Polaris RZR XP Turbo preparado pela JL Racing, e que se faz acompanhar pelo experiente navegador Luís Engeitado, afirma-se motivada para participar nesta competição e apesar de já ter conquistado o título entre as senhoras, vai seguramente lutar por mais uma vitória.

  “Por norma esta prova é disputada no início do campeonato e por isso costuma haver muita lama, consequência da chuva e mau tempo que se faz sentir naquela altura do ano. Desta vez os traçados vão estar secos e só por aí vai representar uma novidade completa para mim. Esta corrida é sempre bem pensada e gosto muito dos troços escolhidos principalmente pela quilometragem adoptada pela organização. Em relação aos objetivos para esta competição pretendo, acima de tudo, dar o meu melhor independentemente de já ter o título de campeã entre as senhoras. As classificações à geral também são muito importantes para mim e por isso vamos lutar para chegar a uma posição relevante na tabela de classificação” contou a piloto da Vangest.

 No Sábado, disputa-se um primeiro troço com cerca de 30 km e no Domingo, os participantes terão de realizar três voltas consecutivas a um percurso com cerca de 66km de extensão. No total serão cerca de 228 kms cronometrados, divididos por dois setores selectivos.

Campeão TT3 Fausto Mota vai competir com Yamaha TT1

Rui Oliveira de regresso à competição

 Depois da queda que forçou Rui Oliveira a abandonar a Baja Aragón o piloto da equipa CRN Competition está de regresso às competições embora de forma limitada. O piloto que se prepara para uma segunda participação no Dakar vai apenas fazer a etapa de Domingo do Raid TT da Ferraria e num ritmo de treino.

  “Tenho vindo a recuperar bem e estou a recomeçar a andar de novo de mota pelo que o importante será fazer quilómetros, mas com a natural contenção que a situação exige” salienta Rui Oliveira

 Aposta diferente é a de Fausto Mota que depois do título conquistado na Classe TT3 em 2016 vai e na ponta final de uma temperada atribulada marcada pela queda no Merzouga Rally vai agora experimentar a Yamaha de menor cilindrada que compete na Classe TT1. “É para já um teste, mas não excluo a hipótese de em 2017 fazer o CNTT nesta Classe. Para além disso e tendo em conta os problemas que me impediram de terminar em Idanha o importante é manter o ritmo competitivo na preparação para o Dakar”.

 Para além de Fausto Mota e Rui Oliveira, a equipa CRN Competition inscreve ainda no Raid TT da Ferraria os pilotos António Pereira, atual líder da Classe TT2 e o piloto que venceu a Classe Hobby em Idanha, Luís Albuquerque.

 No Sábado, disputa-se um primeiro troço com cerca de 30 km e no Domingo, os participantes terão de realizar três voltas consecutivas a um percurso com cerca de 66km de extensão. No total serão cerca de 228 kms cronometrados, divididos por dois setores selectivos.

The Hondas of Barreda and Metge rule the roost in the Gobi Desert

Joan Barreda is turning out to be the prime mover in the China Grand Rally after snatching a fourth consecutive victory to extend his lead in the general standings. Teammate Michael Metge was once again second.

 Another stage and another one-two for Team HRC as the fourth stage of the China Grand Rally unfolds deep in the Gobi Desert. Today’s special stage – at just over 200 kilometres – was a visually stunning sight where the riders got to enjoy a dune-filled final section.

 Spaniard Joan Barreda rode the Honda CRF450 RALLY hard to clinch a fourth consecutive triumph that consolidates his place at the top of the overall leaderboard with a 48 minute surplus over the nearest second place competitor.

 Team HRC brother-in-arms, Frenchman Michael Metge, was hot on the heels of the race leader and took runner-up spot on the day and looks ever more at ease on the CRF450 RALLY. Metge clawed back a further eight minutes from the second-placed rider in the general rankings.

 The fifth stage will be held tomorrow, Thursday, which will include the rally’s longest special stage scheduled at 304 kilometres against the clock. Shazao Haizi, as authorities have christened the stage, will be battled out over the same terrain as today’s stage.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Barreda even further ahead after third stage China Grand Rally win

Joan Barreda took victory on a trouble-free third day of the China Grand Rally as the Team HRC duo pulled off another one-two. The stage had been shortened from the previously scheduled version.

Today’s stage played out over rocky terrain and fast tracks at the foot of the immense Gobi Desert. Riders also had to tackle sandy sections with some fairly taxing navigation. On the day the 351 kilometre route had been reduced in length. Before making it back to the bivouac in YouQi competitors had clocked up some 761 kilometres. The rally’s main course will be served up over the next few stages as the race takes to the Gobi Desert.

Joan Barreda once again notched up the fastest time after heading out in first place where he remained until halfway through the special stage. The Team HRC man opened the track for the first hour and a half of the timed section, navigating the Honda CRF450 RALLY impeccably. This makes it three out of three thus far in the China Grand Rally. Barreda now stands six minutes clear of the second-placed rider in the general standings.

Team HRC sidekick, Frenchman Michael Metge, was able to navigate with ease again today after the instruments had been fixed up. Metge finished three minutes adrift of Barreda and clawed back three minutes from the second place rider in the overall rankings.

Tomorrow’s 304 kilometre stage will feature a heavy dosage of dunes in which competitors will have to have their wits about them as they navigate in search of the strategically placed waypoints.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

4º Salão dos Campeões no Estoril a 10 e 11 de Dezembro

O 4º Salão dos Campeões e a Gala de Entrega de Prémios da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting 2016 irá realizar-se a 10 e 11 de Dezembro no Centro de Congressos do Estoril depois uma parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Cascais.

 À semelhança dos anos anteriores teremos em exposição as máquinas dos pilotos Campeões Nacionais assim como algumas viaturas emblemáticas associadas ao automobilismo nacional.

 A Gala de entrega de Prémios FPAK terá lugar na tarde de 10 de Dezembro no Auditório do Centro de Congressos e premiará não só os Campeões das diversas categorias mas também algumas personalidades que de uma forma ou de outra dignificam o desporto automóvel.

Horário do Evento:

 Sábado, 30 de Janeiro – Das 11h às 23h
Domingo, 31 de Janeiro – Das 11h às 19h

 Preço dos Bilhetes:

 5€ para sábado e 3€ para Domingo. Os licenciados da FPAK mediante a apresentação da sua licença válida, na compra de 1 bilhete, recebem 1 convite para o acompanhante.

Joan Barreda wins the second stage and strengthens his leadership

Team HRC’s Joan Barreda was the quickest in the second stage of the China Grand Rally, although the day was not without setbacks. The Spaniard further bolsters his position at the top of the leaderboard.

 Joan Barreda once again proved to be the main protagonist at the China Grand Rally with a 3:22’59 time over the 241.79 kilometre special stage. The competitors have now moved on to the bivouac in Wulate Houqi.

 The day turned out to be a positive one for Barreda, who increases the deficit over his second place adversary, although there were hitches on the way. Some glitches on the instrument panel saw Barreda forced to swap his TRIP navigational device for that of teammate Michael Metge’s.

 Metge, now without his TRIP, was forced to embark on the special stage equipped with just the GPS and roadbook. Barely had the special began when the GPS stopped working. Nevertheless, Metge followed the tracks left by this teammate up ahead, but suffered a mishap on one of the dunes and damaged the front wheel of the Honda CRF450 RALLY. The Frenchman was able to battle on to the refuelling but was so focused on repairing the damaged wheel that he failed to completely refuel the bike. The machine subsequently ran out of fuel a few kilometres short of the finish. The rider finally made it back to base, but with a lengthy delay. Metge now lies in third place overall.

domingo, 25 de setembro de 2016

One-two for Team HRC in the first stage of the China Grand Rally

Joan Barreda laid down the gauntlet in the China Grand Rally, becoming the first leader as the race kicked off in Bao Tou, Inner Mongolia. The Spanish Team HRC rider – on his maiden outing in the Chinese Rally – was accompanied by teammate Michael Metge, who posted runner-up spot.

 It was a dream start for the Team HRC duo in the China Grand Rally, with the pair dominating the first 81.20 kilometre stage without any real threats. Barreda and Metge, both astride Honda CRF450 RALLYs, made short work of the sand and dunes of the Chinese desert. Joan Barreda, chalking up a time of 1 hour 22 minutes and 55 seconds, marked the fasted time of the day some 49 seconds ahead of Team HRC partner Michael Metge. The third place rider came home some eleven minutes adrift of the day’s winner.

 Tomorrow’s stage will feature a timed special stage of 241.79 kilometres as part of a total 446.75 kilometre stint from the bivouac in Bao Tou to that of Wulate Houqi.

sábado, 24 de setembro de 2016

Barreda and Metge make first appearance in the China Grand Rally

Team HRC’s Joan Barreda and Michael Metge are poised to get their first taste of the third edition of the China Grand Rally which gets underway tomorrow.

 With less than a hundred days to go until the 2017 Dakar Rally – off road season’s blue riband event – Team HRC are continuing with the preparations of its riders and the Honda CRF450 RALLY. This time around, it will be Spaniard Joan Barreda and Frenchman Michael Metge who make their maiden trips to the Far East. The two riders have their sights set on an otherwise unknown China Grand Rally – a longer rally with greater mileage than those of the FIM Cross Country Rallies World Championship. The race will mark the Asian debut for both Team HRC members.

Barreda and Metge will be back in action in China for the first time since the exhaustive training programme of August which saw the pair do battle with American deserts, a session culminating with victory in the legendary Vegas to Reno race. The China Grand Rally will be the final date before the Spanish and French riders head out to South America at the end of December.

 The nine-day rally takes place in the northern provinces of China, kicking off in the city of Baotou in the Chinese region of Inner Mongolia. Riders can look forward to sand and loose gravel as well as the great Mongolian dunes and their high level of navigation demands. The competitors will have to tackle almost four thousand kilometres including 1,650 km against the clock and more than 2,300 kilometres of liaison sections. The longest special stage of the event will be the 304 kilometre fifth stage. The race concludes in Zuo Qi on October 3.

Final Dakar preparations in Morocco

• Five MINI ALL4 Racing vehicles to contest the event at Agadir 

• Abu Issa in the Buggy

 This year, the competitors even will have to contest a marathon stage where the pairings will have to spend the night without their service crews. X-raid will travel to Morocco with five MINI ALL4 Racing vehicles and the CBRA Buggy. Yazeed Al-Rajhi (KSA) / Timo Gottschalk (GER), Mikko Hirvonen (FIN) / Michel Périn (FRA), Orlando Terranova (ARG) / Paulo Fiúza (POR), Kuba Przygonski (POL) / Tom Colsoul (BEL) and Boris Garafulic (CHL) / Filipe Palmeiro (POR) will contest the event with the MINI ALL4 Racing while Qatar’s Mohamed Abu Issa will drive the buggy.

Al-Rajhi and his navigator focused on the long desert rallies, this year. Apart from the Italian Baja, he contested the Abu Dhabi Desert Challenge, the Sealine Rally in Qatar, the Silk Way and now, as conclusion of the season, the Rallye du Maroc. For Hirvonen who celebrated his first cross-country rally win in the Hungarian Baja and for Périn, the event in Morocco also will represent the final preparation for the Dakar in January in competitive conditions.

Argentinean Terranova also is going to contest the last event prior to the Dakar that will be contested to a large extent in his home country Argentina. He will race together with Fiúza, a navigator he already cooperated with in 2013 and 2014 when they secured two fifth places at the Dakar Rally. Przygonski also makes use of this opportunity to contest a longer rally. To date, the Pole only competed in the Abu Dhabi Desert Challenge and – of course – in the Baja Poland, this year. For Chilean Garafulic and Palmeiro it’s the second joint appearance this year in the MINI ALL4 Racing as they also contested the Baja Poland, together. New in the X-raid camp is Qatar’s Mohamed Abu Issa who will drive the buggy. The 26-year old was a quad racer, so far, and finished fourth in the 2014 Dakar.

The rally will start on 02nd October at Agadir with a seven-kilometre Super-Special. On the following day, the drivers will have to contest a special stage on a loop around the city located at the sea before the third special stage will take them to the dunes. There, they will have to attend to their cars alone, in the night, without the support of their service crews who already are on their way to Erfoud in the heartland were the pairings will meet their service crews again on 05th October. On the following two days, the bivouac will remain at Erfoud where the rally also will be finished on 07th October. Altogether, the drivers will have to cover 1.885 kilometres, with 1.317 kilometres representing the special-stage distance.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

João Dias (con)vence em Idanha

Piloto de Torres Vedras reforça liderança no Campeonato e no Troféu Polaris 

 João Filipe já é campeão nos Navegadores

 João Dias venceu de forma categórica a competição destinada aos UTV/Buggy da Baja TT Idanha-a-Nova, prova beirã que se realizou no passado fim-de-semana. O piloto de Torres Vedras aos comandos de um Polaris RZR Turbo, impôs a sua superioridade na competição que liderou desde o primeiro dia de corrida. Navegado por João Filipe, que já assegurou o primeiro título nacional para navegadores, João Dias foi ainda o mais rápido em todos os troços disputados.

 Líder incontestável do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2016, João Dias segue na frente com uma diferença confortável para os seus adversários mais directos “esta corrida foi bastante dura porque o piso estava muito seco. Mas trabalhámos bem e estou contente com o resultado até porque foi a primeira prova em que estivemos na frente desde o princípio ao fim. No Sábado tivemos alguns problemas, por erro nosso, no entanto acabou por correr tudo bem. No segundo dia de prova apanhámos um susto porque íamos capotando numa curva mais apertada. Apesar do sobressalto, consegui controlar o carro e chegamos bem ao fim. O Polaris está impecável e estou a gostar muito da condução. A utilização de pneus Goldspeed teve também muita influência neste resultado e quero agradecer todo o apoio que o Bas Peters nos está a dar para esta segunda fase do campeonato. Agora temos ainda pela frente aquela que eu considero a prova mais difícil do Campeonato, a Baja Portalegre 500. Como tem sido hábito vamos impor o nosso ritmo para que os resultados sejam os melhores possíveis”, refere João Dias que também lidera o Troféu Polaris RZR.

Na próxima jornada o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno regressa às pistas alentejanas. O Raid TT da Ferraria recebe os concorrentes desta esta competição nos dias 1 e 2 de Outubro.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

MRacing sobe ao pódio numa corrida muito disputada

A penúltima etapa do CNTT em Idanha previa dois dias de grande competição para o todo-o-terreno. Nas palavras de Manuel Russo, que adivinhava que esta seria “uma corrida dura e muito disputada”, “o campeonato está ao rubro e os pilotos que nele estão a competir têm que dar tudo para conseguir amealhar o máximo de pontos”. 

Numa prova que impõe um ritmo muito rápido e que não facilita grandes intervenções nas curtas assistências entre sectores, a MRacing vê o trabalho exímio de preparação dos carros dos seus clientes recompensado ao conquistar um 2º e um 4º lugar.

 Manuel Russo conclui: “E assim o nosso trabalho, aliado ao bom momento de forma que os nossos pilotos atravessam, possibilitaram a passagem pelo comando da corrida tanto do Paulo Ferreira como do Alejandro Martins, ficando este último num excelente 2º lugar final”. Pilotos e mecânicos estão de parabéns pelo excelente desempenho.

 Alejandro Martins confirmou que “era esta a expectativa e que não há dúvida de que tudo funcionou”. O piloto, que com José Marques alcançou o 2º lugar, refere que este foi um bom prémio: “Ao final de 17 corridas em toda a minha carreira no Nacional TT, conseguimos quatro pódios, dois terceiros lugares, dois segundos lugares e dois décimos em Portalegre. Podíamos ter feito melhor, mas outras prestações e história no TT só se fazem com pilotos sobredotados e, felizmente, cá no nosso campeonato estão a surgir talentos que puderam rapidamente ambicionar ser campeões nacionais, quem sabe, campeões do mundo nesta modalidade”.

 Com um percurso “muito rolante e exigente a todos os níveis”, Alejandro felicita a “boa organização da prova, boa equipa, bons carros e bom resultado”, agradecendo “o apoio de todos os que se predispuseram passar este fim de semana com tanto calor e pó”.


“Esta corrida, para nós, foi perfeita”, diz Paulo Rui Ferreira.

 O piloto, que terminou a corrida em quarto lugar e que chegou a liderar o pelotão por momentos, afirma que os objetivos foram largamente cumpridos e que se divertiu muito. “Como prevíamos, e de acordo com o que vem sendo hábito, a organização da corrida esteve ao melhor nível e as pistas são, de facto, fantásticas, como era nossa expectativa”.

 Paulo Rui afirma que é merecido partilhar os louros da “belíssima corrida” com a equipa de assistência, que prestou um auxílio “perfeito e com um nível de profissionalismo a que já nos habituámos há muito tempo”. 

Este trabalho não seria também possível sem a cooperação do seu co-piloto, Jorge Monteiro, que “esteve irrepreensível, como é seu hábito, fazendo parecer fácil estas coisas”. Paulo Rui Ferreira dá os parabéns ao seu navegador, alertando para a necessidade de não nos esquecermos que “os resultados passam muito pelo seu desempenho”.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Alexandre Franco quinto em Idanha

Alexandre e Rui Franco conquistaram um excelente quinto posto na Baja TT Idanha-a-Nova, quinta e penúltima prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno, ascendendo assim ao quarto lugar da competição quando apenas falta disputar a mítica Baja de Portalegre.

 A dupla da Scuderia Goldentrans/DURA partia apostada em repetir a boa prestação realizada na ronda anterior na Sertã…e se bem o pensou, melhor o executou, pois bem cedo se imiscuiu na luta pelos primeiros postos. Realizando duas boas passagens na Super Especial de abertura da prova beirã, a dupla alenquerense partia para o segundo dia de competição no quinto posto. Os quilómetros iniciais da corrida foram verdadeiramente loucos, com cinco duplas a passarem pelo comando da corrida, chegando Alexandre e Rui Franco a rodar no terceiro posto da geral a escassos segundos da liderança. Cerca do quilómetro setenta, a dupla do BMW Série 1 Proto ocupava o quarto posto a apenas uma vintena de segundos do primeiro posto, mas cerca de trinta quilómetros depois, a prova da dupla sofreria um revés significativo.

 O BMW Proto ‘calou-se’ num gancho e apenas voltaria a pegar após a preciosa ajuda de uma dupla que na altura estava em competição directa com Alexandre e Rui Franco. Apesar da dupla ter continuado, os cerca de sete minutos perdidos viriam a revelar-se decisivos para o resultado final.

 No segundo sector e com a posição claramente definida, Alexandre e Rui Franco optaram por se centrarem apenas em levar o BMW Série 1 Proto ao quinto posto final, que na realidade lhes vale um terceiro posto entre os pilotos inscritos no Campeonato Nacional de Todo o Terreno.

 No final da prova, Alexandre Franco confirmava que “esta é a Baja que mais gosto e aproveito para felicitar a organização pelo trabalho realizado, desde marcação ao road book, como sempre tudo bem”.

“Quanto a nós, começámos bem fortes logo no prólogo, o que nos garantia uma boa posição para o arranque do primeiro sector selectivo, onde era esperado bastante pó, situação que nos poderia ser prejudicial se não assegurássemos uma boa ordem de partida. No sábado entrámos bem e sem problemas, de forma que andámos a discutir a liderança da corrida até cerca do quilómetro noventa, altura em que o motor do nosso carro se calou e nos fez perder bastante tempo. Valeu-nos na altura a preciosa ajuda do Pedro Ferreira e do Valter Cardoso que nos puxaram e permitiram que o motor do BMW voltasse a trabalhar…mas nessa altura a nossa corrida ficava comprometida em termos de quatro primeiros, porque para além do tempo perdido, não podíamos correr o risco do carro se voltar a desligar. Apesar de tudo, conseguimos o quinto lugar, embora longe do que poderíamos ter conseguido em função da forma como a prova nos estava a correr inicialmente. Esta posição permite-nos subir ao quarto posto no Campeonato Nacional, pelo que ficamos a pensar no que poderíamos alcançar este ano caso não tivéssemos tido uma primeira metade de temporada com três abandonos. Apesar desses azares iniciais, estamos agora a comprovar o nosso andamento e estar a lutar pelos lugares cimeiros é algo que nos motiva ainda mais para continuar a evoluir. Que venha agora Portalegre!”

 A próxima prova será a Baja de Portalegre, derradeira prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno e que terá lugar nos dias 27, 28 e 29 de Outubro.

João Pais em Mazda Proto leva Viseu ao pódio

Piloto de Viseu termina no Top 10 absoluto 

Embaixador de Viseu, cidade que promove através da competição, João Pais esteve aos comandos de um Mazda Proto preparado e assistido pela PCR Motorsport na Baja TT Idanha-a-Nova, competição de onde saiu com um excelente 2º lugar na classificação do Desafio Total Mazda 2016.

 Tendo como navegador o experiente Pedro Marcão, o piloto de Viseu teve um notável desempenho na prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, onde alcançou ainda um excelente 9º lugar da classificação geral absoluta.

  “Tal como esperava foi uma prova bastante rápida, muito interessante do ponto de vista de pilotagem e dou os parabéns à Escuderia Castelo Branco por toda a corrida ter sido muito bem organizada. Consegui tirar partido do excelente Mazda Proto que a PCR Motorsport colocou à nossa disposição e no final pude brindar a Viseu num pódio ao qual subi com muita satisfação e alegria”, salientou João Pais no final da corrida acrescentando ainda:

  “Não posso neste momento de grande alegria deixar de agradecer a todos aqueles que me estão a apoiar neste regresso às competições. Um destaque especial para o Pedro Marcão que esteve particularmente bem na sua missão e para a autarquia de Viseu. Tenho-me empenhado muito em promover a minha cidade – a melhor cidade para viver – independentemente dos resultados desportivos, mas ainda na passada semana tinha prometido ao Dr. António Almeida Henriques, presidente da autarquia, que me ia empenhar em dar um contributo ainda maior para a divulgação e promoção de tenho vindo a fazer de Viseu e ele aqui está”, refere o piloto que conta também com o apoio da PR Destilarias com os seus Gins, Vodka e Espumante com efeitos especiais e de ótima qualidade.

João Martins vence Desafio Polaris ACE em Idanha

Dois primeiros terminaram separados por 17s 

João Rebelo Martins foi o vencedor da jornada beirã que teve lugar em Idanha-a-Nova pontuável para o Desafio Polaris a competição monomarca, que utiliza o ACE 570, o UTV de menor cilindrada que é produzido pelo construtor americano Polaris. O piloto de Oliveira de Azemeis foi o mais rápido no prólogo à frente do alentejano Marcelo Pinto que vinha de uma vitória na Sertã. O terceiro tempo foi alcançado pelo algarvio Alexandre Freitas que teve um prólogo muito atribulado onde chegou a capotar.

 No dia seguinte os pilotos do Desafio Polaris ACE 570 cumpriram um troço cronometrado com 250,30 km e mantiveram um ritmo muito igual. Alexandre Freitas foi o mais rápido, mas não ganhou tempo suficiente a João Rebelo Martins para lhe roubar um triunfo conquistado com uma vantagem de 17s. Marcelo Pinto foi forçado a abandonar.

  “Estou bastante satisfeito com a minha prestação nesta Baja TT Idanha-a-Nova. Foi uma corrida muito boa com as belas paisagens da região beirã como pano de fundo. A minha estratégia passava por atacar logo desde o início para não correr o risco de ser apanhado e não ir no pó de ninguém. Depois a intenção era gerir. Cheguei a ter quatro minutos de vantagem. Penso que foi uma boa prova e foi um excelente resultado para o Campeonato”, salientou o vencedor no final da corrida.

 Na próxima jornada o Desafio Polaris ACE 570 regressa às pistas alentejanas. O Raid TT da Ferraria recebe os concorrentes desta esta competição nos dias 1 e 2 de Outubro.

 Classificação após três provas: 1º João Rebelo Martins, 69 pontos; 2º Alexandre Freitas, 57; 3º Marcelo Pinto, 45.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Sebastian Bühler já é campeão TT1

Piloto da Yamaha subiu ao pódio em Idanha-a-Nova 

Apesar de faltarem ainda duas jornadas para a época terminar, Sebastian Bühler sagrou-se antecipadamente campeão nacional na Classe TT1. O piloto alcançou na Baja TT Idanha-a-Nova o segundo lugar da classificação geral tendo triunfado pela quinta vez em outras tantas provas disputadas na classe onde compete com uma Yamaha WR 250

Com apenas 21 anos Sebastian Bühler repete assim um titulo que já conquistou em 2014 e apesar de competir com uma moto de menor cilindrada mantém-se na liderança absoluta do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

  “Foi uma competição muito boa. Cheguei da Grécia há uma semana, onde o ritmo de corrida é completamente diferente, e por isso levei algum tempo a adaptar-me. Mas, esta Baja TT de Idanha-a-Nova foi muito ao meu jeito porque sempre gostei mais das corridas longas e sem interrupções. Consegui alcançar o segundo posto o que está dentro dos nossos objectivos. Neste momento, estamos a lutar pelo campeonato e por isso o nosso foco é continuar a trabalhar para podermos obter bons resultados”, salientou o piloto no final desta competição.

 A próxima prova do calendário desportivo de Sebastian Bühler está agendada para os dias 1 e 2 de Outubro altura em que se disputa o Raid TT da Ferraria.

NOVO PEUGEOT 3008 DKR ao assalto do Dakar 2017

· Assente na campanha de vitórias conquistadas, este ano, no Dakar (América do Sul) e no Silk Way Rally (Rússia, Cazaquistão e China), a PEUGEOT aposta forte na temporada de 2017. 

 · A PEUGEOT Sport, em colaboração com o Centro de Estilo PEUGEOT, construiu uma nova máquina de corrida, ainda mais atrevida e poderosa, feita a partir do novo PEUGEOT 3008 SUV, modelo cujo lançamento internacional ocorrerá em simultâneo com o Salão de Paris. 

 · Mantêm-se inalteradas as quatro equipas do Team Peugeot Total, que irão dispor deste novo PEUGEOT 3008 DKR para o Dakar 2017, edição que promete ser muito difícil e disputada. 

Um desafio técnico e um sonho de design

 O novo PEUGEOT 3008 DKR oferece uma visão extrema do novo SUV 3008, em que se levam ao limite os seus elementos de identidade e as proporções enormes, particularmente quando visto a 3/4 de traseira. O modelo de competição permanece fiel à atitude e postura do SUV, com uma célula negra assente nos quadris generosos e um anel cromado que sublinha a linha do tejadilho. A frente e a traseira de ambos os veículos é semelhante na zona dos faróis, grelha e na banda lateral com as garras vermelhas.

 Do lado técnico, a PEUGEOT Sport trabalhou principalmente na suspensão (amortecedores e geometria) para melhorar ainda mais o comportamento do carro, na refrigeração e no peso, que permanece estável, apesar da adição de alguns reforços e especialmente pela integração de um sistema de climatização que será, sem dúvida, bem do agrado das equipas.

 O motor foi, também, um importante foco de trabalho com a adaptação aos novos regulamentos da FIA, reduzindo-se o diâmetro do anel de admissão de ar de 39 para 38 mm para motores diesel de veículos 2WD, gerando uma perda de cerca de 20 cv. Os engenheiros tentaram compensar essa desvantagem, mas sobretudo melhorar a facilidade de utilização do motor a baixas rotações. Foi também feito um grande esforço para obter uma maior fiabilidade ao nível da mecânica como um todo.

 Por outro lado, se o novo PEUGEOT 3008 DKR dispõe, como o seu antecessor, dos melhores lubrificantes e equipamentos de competição da TOTAL e da SPARCO, por outro irá estrear os novos pneus All-Terrain T/A KDR2 do catálogo BFGoodrich.

 Sébastien Criquet, Designer do 3008 de série e do PEUGEOT 3008 DKR de competição «Quando criámos o novo SUV PEUGEOT 3008 de série, sonhámos ir ainda mais longe e criar uma versão mais extrema. Quando a PEUGEOT Sport nos contactou para desenvolver o carro para o Dakar 2017, ficámos encantados por sermos capazes de imaginar uma interpretação ‘sem limites’ do SUV 3008, algo de muito selvagem. As características técnicas do carro de competição são ditadas pelas regras da disciplina, mas foi o design do modelo de produção que alimentou a inspiração para o nosso trabalho, fruto de um número de elementos únicos que garante esse visual dinâmico e de força do novo PEUGEOT 3008 DKR: as rodas grandes e a célula negra "Black Diamond", mas também os faróis, a grelha, a banda transversal e as garras em vermelho.»

 Jean-Philippe Imparato, CEO da PEUGEOT «O novo 3008 DKR simboliza a próxima etapa da PEUGEOT no seu compromisso para com o programa desportivo nos rallye-raid. A solução de duas rodas motrizes do carro de competição, outra característica comum do DKR com a versão de estrada, deu provas nos troços de ralis e foi agora copiado. O Team Peugeot Total tem feito uma temporada brilhante em 2016 e os avanços técnicos transportados para o novo PEUGEOT 3008 DKR anunciam-se favoráveis para a conquista de novos títulos.» 

Bruno Famin, Diretor da PEUGEOT Sport e Diretor do Team Peugeot Total «Neste novo 3008 DKR tentámos melhorar todos os pontos que nos causaram preocupações até agora, continuando a desenvolver o potencial do nosso conceito, especialmente ao nível das suspensões. Estamos a começar a capitalizar essa experiência, mas nunca se sabe o que um evento como o Dakar pode reservar!»

 O Dream Team na linha da frente

 As duplas para 2017 do Team Peugeot Total mantêm-se inalteradas. Stéphane PETERHANSEL/Jean Paul COTTRET, Carlos SAINZ/Lucas CRUZ, Cyril DESPRES/David CASTERA e Sébastien LOEB/Daniel ELENA estarão à partida do Dakar 2017, aos comandos de quatro PEUGEOT 3008 DKR totalmente novos. No decurso das últimas corridas e testes realizados em Espanha e Marrocos, o Dream Team demonstrou uma excecional solidariedade e espírito de equipa. Todos estão mobilizados na preparação do Dakar 2017, prova que promete muitas dificuldades.

 Tal como sucedeu em 2015, o Team Peugeot Total fará a estreia, em grande escala, no Rali de Marrocos (de 3 a 7 de outubro) onde o novo PEUGEOT 3008 DKR será posto à prova por Carlos SAINZ/Lucas CRUZ. Serão acompanhados por Cyril DESPRES/David CASTERA, dupla que alcançou uma grande vitória no Silk Way Rally, naquela que será a última participação oficial do PEUGEOT 2008 DKR.

João Dias vence Troféu Polaris em Idanha

Pilotos do Troféu vencem à Geral, nos Veteranos e nas Senhoras 

A quinta jornada do Troféu Polaris RZR teve lugar em Idanha-a-Nova numa prova organizada pela Escuderia Castelo Branco que utilizou pistas das serras beirãs dos concelhos da Idanha-a-Nova e Penamacor. Depois do triunfo de Pedro Mendes na Sertã, a dupla João Dias/João Filipe regressou aos triunfos e registou a sua quarta vitória esta temporada. No segundo lugar do Troféu Polaris RZR desta jornada beirã colocou-se Pedro Santinho Mendes que passou para o 2º lugar no Troféu. O derradeiro lugar de pódio foi para o ex-campeão nacional Rui Serpa que gastou mais 13m26s que o vencedor e triunfou à geral entre os Veteranos.

 De regresso às boas prestações está o piloto de Oliveira do Hospital, Nuno Nunes que, acompanhado de Filipe Pinto, terminou na 4ª posição à frente da concorrente feminina Rita Oliveira, que renovou o título absoluto entre as senhoras.

 6ª posição para o também veterano Carlos Miranda a quem um furo fez perder muito tempo já na fase final da corrida. Terminaram a Baja TT do Pinhal 9 dos 13 Polaris RZR que participaram nesta jornada. As seis primeiras posições foram todas ocupadas por pilotos que estavam a bordo do modelo Turbo do Polaris RZR. Sétimo e oitavo lugar para os irmãos Pedro e João Agostinho que, de Polaris 1000, terminaram à frente de Luís Caseiro com o seu Polaris RZR 900.

 Na próxima jornada o Troféu Polaris RZR 2016 regressa às pistas alentejanas. O Raid TT da Ferraria recebe os concorrentes desta esta competição nos dias 1 e 2 de Outubro.

  Classificação Troféu Polaris RZR (após 5 corridas)

1º João Dias, 95; 2º Pedro Mendes 72; 3º Carlos Miranda, 69; 4º Rui Serpa 64; 5º Rita Oliveira, 44; 6º Mário Ferreira, 42; 7º João Fernandes, 39; 8º Pedro Carvalho 37; 9º Luís Caseiro, 36; 10º Pedro Agostinho e Nuno Nunes, 27.

João Ramos e Victor Jesus vencem em Idanha-a-Nova e assumem a liderança do Campeonato Nacional de Todo-o-terreno

Team Caetano Racing alcança o objetivo assumido vencendo a Baja TT de Idanha-a-Nova aos comandos da Toyota Hilux. Numa prova decisiva para o campeonato, a dupla João Ramos e Victor Jesus, evidenciou toda a sua competitividade apesar de um início de prova difícil.

 Nesta prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco a dupla obteve o 2º lugar na dupla passagem pelo prólogo. No dia seguinte de manhã, logo no início do primeiro setor, um toque numa pedra provocou um furo e afetou um pouco a performance da Toyota Hilux. Mas o azar não tocou apenas a João Ramos, pois poucos km depois Miguel Barbosa e Nuno Matos também tiveram problemas. Apesar destes contratempos, João Ramos recuperou o tempo perdido, finalizando o SS1 na 2º posição a 24 segundos do então primeiro classificado, Alejandro Martins também em Toyota Hilux.

 Já à tarde e com um andamento forte, João Ramos assumiu a liderança numa prova inequívoca de consistência, num terreno muito duro, que exigiu muita concentração. “Estou muito satisfeito com o nosso desempenho nesta prova. Apesar dos contratempos iniciais, persistimos sempre focados no nosso objetivo, assumindo a liderança do campeonato.” Comentou João Ramos no final da prova. 

A última e decisiva prova do campeonato Nacional de TT - a Baja Portalegre 500 conta ainda para a Taça Ibérica de Todo-o-terreno que faz parte da Taça do Mundo FIA de TT.

Domínio Total de António Maio em Idanha

Sebastian Bühler vence classe e já é campeão TT1 

Frederico Fino em quinto entre os portugueses

 António Maio venceu de forma absolutamente convincente a competição destinada às motas da Baja TT Idanha-a-Nova, a quinta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2016 onde somou a sua quarta vitória da temporada. O campeão nacional terminou a corrida com uma vincada diferença de 9m47s para o segundo classificado, o seu colega de equipa e atual líder do Campeonato, o jovem Sebastian Bühler que subiu ao pódio pela quinta vez este ano e se sagrou antecipadamente campeão na classe TT1. No final da competição António Maio revelou-se muito satisfeito com mais um triunfo: “sair desta prova com uma vitória para mim é fundamental porque dá-me uma margem mais tranquila para as duas provas que se aproximam. Apesar de serem provas de que eu gosto bastante é sempre mais seguro saber que tenho alguma vantagem sobre os meus adversários”, contou o piloto da Yamaha Racing.

 Sebastian Bühler, que se tem evidenciado de forma muito positiva ao longo de toda a temporada de 2016 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, registou em Idanha-a-Nova mais um excelente desempenho: “foi uma competição muito boa. Cheguei da Grécia há uma semana, onde o ritmo de corrida é completamente diferente, e por isso levei algum tempo a adaptar-me. Consegui alcançar o segundo posto o que está dentro dos nossos objectivos. Neste momento, estamos a lutar pelo campeonato e por isso o nosso foco é continuar a trabalhar para podermos obter bons resultados”, revelou o jovem piloto da Yamaha Racing.

 O gestor da equipa Frederico Fino também se destacou nesta prova onde conseguiu imprimir um andamento eficaz apesar da extrema dureza desta prova beirã: “foi uma prova dura com muito calor e muitos quilómetros seguidos, mas, de uma forma geral toda a equipa se portou bem. A nível pessoal também consegui um bom resultado. Apesar de ter beneficiado de algumas desistências alcancei o quinto lugar entre os portugueses e o sétimo da geral o que foi excelente para mim”, salientou Frederico Fino.

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue nos dias 1 e 2 de Outubro, altura em que vai disputar o Raid Ferraria, a sexta e penúltima jornada da temporada 2016.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Rita Oliveira vence Taça das Senhoras

Piloto Vangest sobe posições no Troféu Polaris 

Rita Oliveira, aos comandos do Polaris RZR 1000 preparado pela JL Racing, conquistou na Baja TT Idanha-a-Nova, que se realizou este fim-de-semana, a Taça das Senhoras do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 A piloto da Vangest, acompanhada pelo experiente navegador Luís Engeitado, terminou a competição em 13º lugar o que lhe permitiu alcançar pelo segundo ano consecutivo o troféu entre as senhoras. Apesar de ter sofrido alguns contratempos na primeira especial da prova beirã, Rita Oliveira recuperou e conseguiu imprimir um andamento eficaz que lhe deu ainda a oportunidade de subir ao sexto posto do Troféu Polaris: “pela segunda vez ganhei a Taça das Senhoras do Campeonato Nacional e estou muito feliz com este troféu. Em relação à prova em si não fiquei 100% satisfeita com o resultado. Houve um interregno muito grande e para principiantes como eu é, sem dúvida, prejudicial. Perdi muito o ritmo e isso refletiu-se no meu andamento. No primeiro dia de prova também tive um problema na cervical e pensei mesmo em parar porque me senti muito mal. No entanto, consegui ultrapassar todas as dificuldades e cheguei ao fim de mais uma prova. Esta Baja foi muito dura, mas terminei no 13º lugar, subi posições no Troféu Polaris e ainda para mais sagrei-me campeã entre as senhoras. Tudo isto é, de facto, motivo de grande orgulho”, refere a piloto Vangest.

 Rita Oliveira e Luís Engeitado têm regresso marcado às competições do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno nos dias 1 e 2 de Outubro altura em que se disputa o Raid TT da Ferraria.

sábado, 10 de setembro de 2016

João Ramos vence Baja TT Idanha-a-Nova e assume a liderança do Campeonato

João Ramos, em Toyota Hilux, venceu a Baja TT Idanha-a-Nova e assumiu a liderança do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, beneficiando da desistência de Nuno Matos devido a problemas mecânicos. Aliás, João Ramos só chegou ao topo da classificação geral da prova no último Setor Seletivo, quando demonstrou todas as suas qualidades para se superiorizar a Alejandro Martins que acabaria a prova na segunda posição.

 O dia começou com uma verdadeira cambalhota na classificação geral, uma vez que, logo ao km20 do primeiro setor seletivo, Miguel Barbosa se via forçado a desistir após problemas mecânicos no seu Mitsubishi Racing Lancer. Depois, seria a vez de Nuno Matos desistir após um toque numa pedra ao km 20, quando passava Miguel Barbosa, que danificou uma rótula do triângulo de suspensão que acabaria por ceder ao km 50, impossibilitando o piloto do Opel Mokka Proto de continuar em prova. 

Também, João Ramos, a contas com um furo, começou o dia a perder terreno. Contudo, com as desistências dos mais diretos adversários na luta pelo título, acabou por se animar e por recuperar algum tempo ainda no decorrer da segunda metade do SS1.

 Quem aproveitou todo os infortúnios alheios foi Alejandro Martins, em Toyota Hilux, que venceu o primeiro setor seletivo e assumiu a liderança da quinta prova do Campeonato Nacional de TT. 

Contudo, João Ramos tinha que aproveitar os azares dos mais diretos adversários para pontuar o mais possível, a fim de se colocar na melhor posição possível à entrada para a última jornada do campeonato. Aí, Ramos não deixou os créditos por mão alheias e usou todas as suas armas para, logo no início do segundo setor seletivo se superiorizar a Martins, controlando depois a prova até final e somando 26 pontos muito importantes na luta pelo título. João Ramos cumpriu a prova em 4h50m41s, sendo 2m50s mais rápido que Alejandro Martins. Pedro Ferreira, em Volkswagen Amarok foi terceiro.

  “Fazia parte da minha estratégia ganhar o máximo de pontos e foi isso que tentei logo no prólogo. No entanto, cometi o mesmo erro nas duas passagens o que me tirou a possibilidade de somar esses pontos. Depois, já hoje, logo ao km12 tivemos um furo que nos desanimou completamente logo que o Nuno Matos passa por nós. Pouco depois batemos forte numa pedra que nos causou alguns problemas de travagem o que deixou o caso completamente descompensado sempre para esquerda, o que a somar ao facto de o Road Book não ter a quilometragem correta podia ter causado problemas muito muito grande. Depois vimos o Miguel Barbosa e mais tarde o Nuno Matos parados e aí acreditamos que tínhamos a nossa hipótese de volta. A partir daqui, e mesmo com o Alejandro Martins à nossa frente, isso não nos preocupava porque ele não está a pontuar para o campeonato. Depois na segunda secção arranquei ao ataque, passei para a frente e comecei a gerir por forma a conseguir esta vitória que congratula todo o trabalho da minha equipa”, destacou o piloto.

 Nas contas do Campeonato Nacional, Ramos soma agora 112 pontos, mais 17 do que Nuno Matos. Porém, Nuno Matos irá “deitar fora” estes 0 pontos da Baja TT Idanha-a-Nova, enquanto que João Ramos deitaria, neste momento, os 18 pontos alcançados na Baja TT Loulé. Assim, a luta entre o piloto da Toyota Hilux e o do Opel Mokka Proto vai ser até ao último segundo na Baja TT Portalegre 500, sendo que os pontos extra do Prólogo e Setores Seletivos podem vir a fazer a diferença.

 Entre os inscritos na Grupo T2, César Sequeira foi o mais rápido, conquistando os 25 pontos e aproximando-se do líder do Campeonato, Luís Ferreira que foi segundo em Idanha-a-Nova. Já em T8, a vitória sorriu a Hugo Raposo, enquanto que no que toca ao Desafio Total Mazda, João Rato foi o grande vencedor.

Pedro Ferreira sobe ao pódio em Idanha-a-Nova

Pedro Ferreira, acompanhado por Valter Cardoso, conquistou hoje o terceiro posto da classificação geral dos automóveis na Baja TT Idanha-a-Nova. 

Depois dos problemas com a direcção assistida que afectaram a sua Volkswagen Amarok no prólogo da competição beirã, o piloto da PMF Racing encetou uma brilhante recuperação e chegou mesmo a figurar no segundo posto da classificação após o km 66,39 da especial que se disputou esta manhã. 

Para Pedro Ferreira este resultado espelha o trabalho e dedicação de toda a equipa: “estou muito feliz com este pódio, principalmente depois dos contratempos que sofremos ontem no prólogo. Conseguir terminar no terceiro lugar é excelente até porque ainda tenho poucas corridas neste carro com tracção às quatro rodas. Agora a nossa intenção é continuar a trabalhar e a evoluir porque não queremos ficar por aqui. Temos um longo percurso pela frente e queremos dar um passo de cada vez. Mas, estamos confiantes que vamos no caminho certo”, salientou o piloto da PMF Racing.

 A Baja Portalegre 500 será a próxima prova do calendário desportivo de Pedro Ferreira e Valter Cardoso a qual se disputará entre 27 e 29 de Outubro.

António Maio triunfa em Idanha-a-Nova e aproxima-se da liderança do Nacional de TT

A Baja TT Idanha-a-Nova, quinta prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno para Motos, Quads e Buggy’s, acabou por ser um agradável passeio para António Maio, em Yamaha WR, que não encontrou qualquer dificuldade para levar de vencida o evento. Sebastian Buhler foi segundo e manteve a liderança do campeonato, mas agora apenas com 6 pontos de vantagem para o atual Campeão Nacional.

 Logo no primeiro dia de prova, António Maio havia deixado um aviso à concorrência e hoje, no segundo e último setor seletivo da prova acabou por confirmar o favoritismo, aumentando ainda mais a distância para o segundo classificado e vencendo pela quarta vez esta temporada no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Nos últimos 250.30km da prova, Maio foi sempre o mais forte acabando por triunfar com 9m47s de vantagem sobre Buhler e 21.12 sobre Gustavo Gaudêncio, somando um tempo total acumulado de 4h15m55s.

 Assim, António Maio soma agora 80 pontos na Classificação Geral do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, menos 6 que Buhler. Porém, Maio já deitou fora um resultado, ao não pontuar na Baja Loulé, enquanto que Buhler tem, por agora, como pior resultado os 15 pontos alcançados no Raid de Gois. Assim, e caso o campeonato terminasse agora, Maio repetiria o triunfo da temporada passada. Não sendo isso um facto consumado, teremos que aguardar pelas próximas duas provas para saber quem alcançará o título mais desejado.

  “Esta foi uma prova muito gira, muito rápida e escorregadia, mesmo ao meu estilo. Imprimi um bom ritmo mas sempre controlado para evitar erros e acabei por não ter qualquer problema ao longo dos dois dias. Acima de tudo foi bom porque consegui atingir o objetivo que era vencer. A organização está de parabéns por mais uma prova com traçado muito interessante e muito bem marcada, que dá vontade de voltar”, destacou já no Parque Fechado o atual Campeão Nacional de TT, António Maio.

 Já o atual líder do Campeonato Nacional, Sebastian Buhler: “A prova correu-me bem, sem problemas mas decorreu a um ritmo que não estava habituado e tive de me adaptar. Numa prova tão rápida é impossível competir com as Yamaha WR 450, mas ainda assim estou contente com o resultado. O António teve um andamento muito forte que não consegui acompanhar, está de parabéns!”

 A prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco, não pontuava exclusivamente para o Campeonato Nacional, tendo também como outros aliciantes o facto de pontuar para a Baja FIM World Cup e para o Campeonato Europeu de Bajas, no entanto, o número de participantes destas competições foi substancialmente mais baixo em relação a outros eventos das mesmas competições. Entre os inscritos na Baja FIM World Cup, foi o francês Xavier de Soultrait, em Yamaha WRF, a levar a melhor. Já no Campeonato Europeu de Baja, o triunfo sorriu ao espanhol David Adrià Oliveira, em Honda CRF.

 Nos Quads, o líder do campeonato, Arnaldo Martins somou a segunda vitória consecutiva, beneficiando da desistência Roberto Borrego devido a uma aparatosa queda que levou atleta ao hospital depois de ter liderado a prova desde o início. Com esta vitória, Martins continua assim na frente do Campeonato Nacional. “Uma prova um pouco dura, muito calor, mas lutei até ao fim e conseguiu a vitória. Eu e a minha equipa estamos de parabéns e estaremos aqui até ao fim para lutar pelo título”, destacou Arnaldo Martins

 Já em Buggy’s, João Dias e João Filipe, em Polaris RZR XP, controlaram os ataques que foram sofrendo ao longo dos mais de 335km da prova para vencer com o tempo acumulado de 4h45m47s. “Apanhámos um pouco de pó dos Quads e isso tornou a corrida um pouco mais complicada. Depois o calor também dificultou a nossa tarefa, tornando-se numa prova. Estou bastante cansado, mas o que interessa é a vitória”, explicou João Dias no final.

Maio, Martins e Dias triunfam em Idanha

Disputou-se hoje a segunda e derradeira etapa da Baja TT Idanha-a-Nova, quinta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, tal como a anterior também organizada pela Escuderia Castelo Branco, que cruzou as pistas de Idanha-a-nova e Penamacor.

 António Maio empôs-se de forma absoluta entre as duas rodas, venceu o derradeiro troço do rali aos comandos da sua Yamaha WR, e com este resultado somou a sua quarta vitória esta temporada.

 Na segunda posição, a uma diferença de 9m47s, ficou o seu colega de equipa e atual lider do Campeonato, Sebastian Buhler que, apesar de se apresentar aos comandos de uma Yamaha de menor cilindrada, conseguiu somar mais uma subida ao pódio, a quinta conquistada deste ano.

 Gustavo Gaudêncio, em Honda, travou um dos duelos mais animados desta corrida com o francês Xavier de Soultraite, tendo sido também o primeiro da classe TT3. Os dois terminaram a prova separados por 1m35s, depois de trocarem várias vezes de posição ao longo da corrida.

 Com este resultado o piloto francês vence na prova protuguesa a competição do Mundial de Bajas. 

Excelente prestação também para outro dos mais jovens pilotos portugueses, Salvador Vargas (KTM), que terminou esta prova na quinta posição, foi quarto dos pilotos nacionais e segundo da classe TT3. 

Hélder Rodrigues que participou na corrida com o objetivo de se preparar para o Dakar, rodou quase sempre na quinta posição, mas foi forçado a parar a poucos quilómetros do final devido a um problema técnico.

 Nos Quad destaque para a segunda vitória consecutiva de Arnaldo Martins, piloto que regressou aos comandos de uma Suzuki, depois de longos anos de ausência e que com este resultado reforça a sua liderança no Campeonato.

 Davide Jacinto, piloto local que não participa regularmente nas provas do Campeonato, teve um excelente desempenho ao conquistar a segunda posição do pódio.

 O terceiro lugar foi ocupado pelo veterano António Moreira que, também em Yamaha, conseguiu ficar à frente do espanhol Oriol Vidal Montijano, vencedor da competição internacional.

 Resultado menos feliz para Roberto Borrego que liderou de forma clara a prova até ao quilómetro 137, sendo depois obrigado a desistir.

 O lider do Campeonato João Dias, dominou a corrida desde início e venceu a Baja TT Idanha-a-Nova, confirmando a superioridade que tem evidenciado ao longo da temporada. O piloto completou a corrida com uma vantagem de 03m12s face ao segundo classificado, Bruno Martins, o seu mais direto adversário, com quem travou um animado duelo desde o prólogo.

 Na terceira posição, a 56s de Bruno Martins, está Pedro Mendes (Polaris RZR) que com este resultado ascende ao segundo lugar do Campeonato.

 O Top 5 ficou completo com mais dois Polaris RZR, de Miguel Jordão e Rui Serpa, que ocuparam respetivamente a quarta e quinta posições da tabela.

 João Dias foi o mais rápido do Troféu Polaris. Já Nuno Matias venceu, pela segunda vez esta temporada, o Troféu CanAM, enquanto nos pequenos ACE, a vitória coube a João Rebelo Martins que, com este resultado, aumenta a vantagem na liderança desta competição.

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue nos dias 1 e 2 de Outubro, altura em que vai disputar o Raid Ferraria, a sexta e penúltima jornada da temporada 2016.

Desistência inglória para Nuno Matos em Idanha-a-Nova

O título do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno só será decidido na emblemática Baja de Portalegre. Nuno Matos e Filipe Serra foram obrigados a abandonar em Idanha devido a uma quebra na suspensão.

 A dupla de Portalegre chegava à ronda da Escuderia Castelo Branco como líder da competição e com hipóteses de fechar já as contas do título. Depois de um positivo 3º lugar no Prólogo de sexta-feira, Nuno Matos já tinha ultrapassado os seus dois adversários diretos no sector seletivo matinal quando foi obrigado a desistir com a quebra de uma rótula de triângulo de suspensão.

“Neste momento estamos obviamente desiludidos mas as corridas são mesmo assim”, analisou Nuno Matos pouco depois do primeiro abandono da época. “Tínhamos passado pelo João (Ramos) que estava furado e pelo Miguel (Barbosa) que estava parado, portanto estávamos em boa posição para tentar garantir o título. Contudo, cerca do Km 20 demos um toque numa pedra que danificou uma rótula de triângulo de suspensão. Foi essa peça que acabou mesmo por ceder ao km 50, obrigando-nos a parar. Não havia forma de prosseguir. Claro que pensámos imediatamente nas implicações para o campeonato. Os nossos parabéns ao João (Ramos) e ao Victor (Jesus). Vamos para Portalegre para dar o nosso melhor e lutar até ao último metro pelo título”, concluiu o piloto do Opel Mokka Proto.

 A derradeira prova do CNTT será realizada entre 27 e 29 de outubro, nos míticos trilhos da Baja de Portalegre, naturalmente a prova mais especial do ano para Nuno Matos e Filipe Serra.