terça-feira, 31 de maio de 2016

João Dias vence Troféu Polaris no Algarve

Lideres dos Veteranos e da Promoção no 2º e 3º lugar 

A terceira jornada do Troféu Polaris RZR teve lugar na prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve que utilizou pistas das serras algarvia entre Loulé a sede da prova e Almodôvar com passagem pelas de Alcoutim. Tal como já tinha acontecido nas duas provas anteriores a formação vencedora foi a equipa constituída por João Dias/João Filipe que foram também os vencedores absolutos da Baja de Loulé. No segundo lugar do Troféu Polaris RZR desta jornada alentejana classificou-se Pedro Santinho Mendes a 4m51s do vencedor. O derradeiro lugar de pódio nesta jornada algarvia foi para o veterano Carlos Miranda.

 Terminaram a corrida 12 dos 14 Polaris RZR que participaram na corrida. As sete primeiras posições foram ocupadas por pilotos que estavam a bordo do modelo Turbo do Polaris RZR. Quarto lugar para Paulo Delgado apenas 32s à frente de João Fernandes piloto que surpreendeu ao ser o mais rápido no prólogo. Atrás dele ficaram os dois pilotos cujas máquinas ostentam as cores da associação Meritis: Rui Serpa e Mário Ferreira. Na oitava posição ficou Luís Caseiro com um Polaris RZR 900 à frente de Pedro Carvalho que num Polaris 1000 lidera a Classe Promoção do CNTT. Rita Oliveira triunfou na competição feminina averbando o 10º lugar no Troféu Polaris RZR enquanto Paulo Figueiredo que conclui a corrida atrás do Polaris RZR 900 de Pedro Agostinho, foi o único a pilotar um Polaris RZR 800.

 A próxima jornada do Troféu Polaris RZR 2016 regressa às serras beirãs. A Baja TT do Pinhal terá lugar a 28 e 29 de Maio percorrendo pistas da Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

 Classificação Troféu Polaris RZR (após 3 corridas) 1º João Dias, 60; 2º Carlos Miranda, 45; 3º Pedro Carvalho 37; 4º Pedro Mendes 35; 5º Rui Serpa 32 6º Mário Ferreira, 31; 7º João Fernandes, 30; 8º Rita Oliveira, 24; 9º Luís Caseiro, 21; 10º Paulo Delgado 18.

MAN apresenta miniatura do camião de Elisabete Jacinto

Elisabete Jacinto concretizou hoje um dos seus sonhos ao ver reproduzido o seu camião de competição numa miniatura à escala 1/50. A MAN Truck&Bus Portugal respondeu ao repto lançado pela piloto e avançou com a produção de vários exemplares do MAN TGS de competição da equipa OLEOBAN/MAN Portugal reproduzindo a decoração da edição do rali Africa Eco Race de 2016.

 Ao contrário do TGS original, esta miniatura é 100% produzida em Portugal. Trata-se de um trabalho de minucia levado a cabo pelos profissionais Margarida Antunes e Fernando Lopes que, com toda a arte e perícia, reproduzem manualmente todos os detalhes da versão original. O resultado final é uma peça em resina poliuretanica rígida que reproduz exatamente o veículo com o qual Elisabete Jacinto e a sua equipa se classificaram no pódio no rali Africa Race deste ano.

 Elisabete considera este trabalho uma verdadeira obra arte e sente-se orgulhosa por poder partilhar com os amigos, patrocinadores e todos os aficionados esta peça de colecção: “ter uma miniatura do meu camião é um sonho antigo que, por uma razão ou por outra, só agora foi possível concretizar. O nosso camião é único, não só no seu aspecto exterior mas também ao nível de todas as alterações mecânicas que fomos introduzindo ao longo do tempo. Esta pequena miniatura representa todo o nosso trabalho, empenho, dedicação e ambição. É uma peça de coleção que vai permitir imortalizar todo o desempenho da nossa equipa” contou a piloto portuguesa.

 Esta miniatura produzida em Portugal estará também disponível em Espanha.

Sabor agridoce para Alexandre Franco em Loulé

Alexandre e Rui Franco estiveram em plano de evidência na Baja de Loulé, mas a dupla da Scuderia Goldentrans/DURA ficou pelo caminho a cerca de quarenta quilómetros do final, depois de ter rodado sempre entre os mais rápidos.

 A temporada não está a correr de feição a Alexandre e Rui Franco com o BMW Série 1 Proto da Scuderia Goldentrans/DURA, mas a dupla de Alenquer fez uma prova notável na Baja de Loulé. Com o BMW a mostrar-se cada vez mais competitivo, a dupla alenquerense ultrapassou várias “barreiras” de pó ao longo da prova, chegando a rodar muito próximo do quarto lugar, mas a sorte voltou a não estar do seu lado, acabando por ficar pelo caminho a pouco mais de quarenta quilómetros do final.

 O piloto apoiado pela Goldentrans e pela DURA Automotive Systems começou por dizer que “a sorte voltou a não estar connosco, contundo penso que logo no sábado estivemos muito bem com uma boa prestação no prólogo. Não fosse o pó que apanhámos do concorrente que saía à nossa frente, poderíamos ter beneficiado de uma melhor posição para o primeiro sector de domingo...e isso acabou por condicionar a nossa corrida. Entrámos com um excelente ritmo no sector de duzentos quilómetros e penso que foi talvez dos sectores onde mais disfrutei até hoje, mas cedo entrámos no pó do concorrente que seguia no quinto posto. Fizemos vários quilómetros nessas condições e quando o passámos começámos a recuperar tempo ao quarto classificado, até que num gancho o BMW Série 1 Proto foi abaixo…e demorou cerca de dez minutos para voltar a pegar devido a um problema no motor de arranque. No sector da tarde voltámos a entrar bem, mas uma rótula de direcção viria a pregar-nos uma partida e fomos obrigados a abandonar”.

 O piloto de Alenquer contava que “é claro que no final o sentimento é algo agridoce, pois disfrutámos daqueles que para nós são indiscutivelmente os melhores troços do país, pelo que felicitamos a organização pelo fantástico traçado que escolheram. A dada altura no meio das várias notas, o meu irmão questionava-me se não estaríamos a andar rápido demais, mas respondi-lhe que era criminoso andar devagar nestes troços. Agora que venha a próxima prova, porque aquilo que não nos derruba, só nos torna mais fortes”. 

A próxima prova será a Baja TT do Pinhal, prova organizada pela Escuderia Castelo Branco e que terá lugar nos dias 17 e 18 de Junho.

Miguel Barbosa regressou às vitórias em Loulé

Sebastien Buhler, Beto Borrego e João Dias foram os melhores nas suas categorias. 

A Praça da República recebeu a cerimónia de encerramento da edição de 2016 da Baja de Loulé-Alcoutim-Almôdovar, consagrando os vencedores que aceleraram pelos trilhos da Serra do Caldeirão, na prova elegível para os campeonatos nacionais de TT.

 Desde muito cedo se percebeu que Miguel Barbosa, navegado por Miguel Ramalho no Mitsubishi Racing Lancer vinha para vencer. Sendo a segunda viatura em pista, fez uma prova ao ataque, e à passagem pelo primeiro controlo já liderava a prova. Mantendo um ritmo elevado foi gradualmente aumentando a sua vantagem, para somar a quinta vitória na prova algarvia. O seu mais direto adversário, João Ramos, na Toyota Hilux acompanhado por Vítor Jesus, entrou ao ataque com uma vitória no Prólogo, mas não conseguiu acompanhar o ritmo do adversário. Estes dois participantes foram prejudicados no final do 1º setor seletivo, quando apanharam um concorrente atrasado em pista que impediu a marcha normal. A fim de garantir o rigor desportivo, a organização optou por atribuir um tempo de referência (do 3º participante em pista) e repor a competitividade para o 2º Setor. Aproveitando da melhor forma alguns percalços de João Ramos, a dupla Nuno Matos e Filipe Serra que estiveram próximos das viaturas da frente, levaram o Opel Mokka à 2ª posição final, relegando o piloto da Toyota para o último lugar do pódio. De referir a boa prova de Pedro Ferreira/Valter Cardoso, com o Amarok a suplantar os problemas de juventude que o assolaram no início do campeonato. César Sequeira e Tânia Sequeira (Isuzu) venceram entre os T2 e Adelino Oliveira/Ezequiel Fragoso (Mitsubishi) venceram entre os T8. De referir também que na competição reservada à Taça FPAK, que só fez o primeiro setor seletivo, os melhores foram Pedro Valério/Luís Bento (Nissan).

 Nas motos Sebastian Buhler venceu pela primeira vez uma prova do CNTT aos comandos de uma Yamaha da classe TT1, depois de uma luta acesa com Gustavo Gaudêncio até ao final do primeiro setor seletivo, com o piloto ribatejano da Honda a sofrer alguns problemas e a perder o segundo posto no final para António Pereira (Yamaha), o melhor dos TT2, mas ainda assim a conseguir ser o melhor nos TT3. O vencedor entre os veteranos foi Sandro Carolino (KTM), na Promoção o melhor foi Tiago Santos (Suzuki) e Flávia Rolo (KTM) venceu entre as senhoras. A prova fica também marcada pela queda de António Maio no prólogo, que provocou lesões que impediram o campeão nacional de continuar no evento.

 Nos quads Beto Borrego (Yamaha) voltou a impor a lei do mais rápido, com o piloto alentejano a manter a invencibilidade na temporada de 2016. Seguiram-se no pódio Arnaldo Martins (Suzuki) e Fábio Ferreira (Yamaha). Nota ainda para o 4º lugar do piloto de Monchique, José Nunes (Suzuki). Na cada vez mais popular categoria dos UTV/Buggies, o vencedor foi o líder do campeonato, João Dias (Polaris), navegado por João Miranda, seguido de Ricardo Carvalho (Yamaha) e Pedro Santinho Mendes (Polaris). De referir que o primeiro líder foi o espanhol Roberto Viñaras que venceu o prólogo, e abria a pista mas desistiu após o primeiro controle de passagem.

 A Baja de Loulé 2016 foi uma organização do Clube Automóvel do Algarve sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da Federação de Motociclismo de Portugal, contando com o apoio dos municípios de Loulé, Alcoutim e Almodôvar, Solverde – Casinos do Algarve, Hydraplan e Acrimolde.

Terceira vitória consecutiva de Rita Oliveira

Piloto Vangest cada vez mais adaptada ao Polaris RZR Turbo 

Pela terceira vez esta temporada, em outras tantas corridas disputadas, Rita Oliveira venceu a Taça das Senhoras em mais uma jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Desta vez aconteceu na Baja de Loulé competição onde a piloto da equipa Vangest, aos comandos de um Polaris RZR Turbo preparado pela JL Racing e navegada pelo experiente Luís Engeitado, terminou ainda no Top 10 do Troféu Polaris RZR.

  “A cambalhota que demos em Reguengos deu-me alguma falta de confiança. O carro também é novo e sinto que ainda não estou tão adaptada a ele como estava ao anterior. Mas ao longo dos quilómetros fui sentido cada vez mais confiança e penso que na próxima prova já me vou sentir tão adaptada como com o anterior. Também é importante vencer mais uma vez a Taça das Senhoras mas acima de tudo o meu objetivo tem sido o de chegar sempre ao fim de cada corrida bem classificada”, salientou a piloto Vangest.

 Para Luís Engeitado que ocupa a 4ª posição absoluta entre os navegadores “a equipa está a funcionar a 100%. Tanto nós, como dupla, como a nossa assistência estamos a um bom nível. A Rita está a ganhar confiança a cada momento e penso que na Baja do Pinhal vamos conseguir melhorar”.

 A próxima jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e do Troféu Polaris RZR 2016 regressa às serras beirãs. A Baja TT do Pinhal terá lugar a 28 e 29 de Maio percorrendo pistas da Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

StyleAuto Motorsport a um ponto da liderança do campeonato

Desta feita foi na região algarvia de Loulé que se disputou este fim de semana a terceira corrida do campeonato nacional de todo terreno, onde a equipa alentejana StyleAuto Motorsport esteve presente com os seus Pilotos César e Tânia Sequeira na Isuzu D Max e Nuno Madeira Miguel Costa no Kia Sportage TT.

 Foram diferentes as sortes dos nosso pilotos mas no final tudo terminou da melhor maneira, para a dupla do Kia Sportage TT tudo correu bem durante o dia de Sábado conseguindo um 5º lugar absoluto no acumulado das duas passagens pela super especial, um resultado bastante positivo que deixa a equipa bastante motivada para continuar o desenvolvimento deste novo Kia.

 Já no ultimo dia competitivo a dupla imprimiu um ritmo bastante forte desde o arranque, mas a cerca de 30Km do inicio, as exigentes pistas Algarvias viriam a sobreaquecer os travões e com isso a quebra de ritmo seria inevitável, valeu persistência dos pilotos que mesmo quando uma pedra que se alojou dentro de uma jante partiu uma pinça de travão traseira, nunca perderam o foco em terminar a corrida.

 Já para a dupla César e Tânia Sequeira, logo no arranque para a primeira passagem da super especial uma das transmições dianteiras da Izusu D Max cedeu danificando o diferencial dianteiro. Para além de serem obrigados a rolar nos cerca de 18Km cronometrados do prologo só com tração traseira, por questões regulamentares teriam também que enfrentar os 280Km de sectores seletivos preparados para o dia de domingo.

 Já no ultimo dia, a dupla de pai e filha conseguiram não só terminar como também passar para a liderança logo nos Kms iniciais e nunca mais a largar, nem quando um amortecedor traseiro cedeu, a equipa Nunca baixou os braços, e conseguiu mais uma excelente vitória na categoria T2 passando assim a liderar o campeonato.

 Também no campeonato Reservado para as equipas , a SyleAuto Motorsport conseguiu amealhar os pontos necessários para se colocar a apenas um ponto dos lideres do Campeonato.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Nacional TT: Buhler em estreia

Aos comandos da sua Yamaha 250 Sebastian Buhler conseguiu hoje em Loulé a sua primeira vitória no campeonato nacional de TT. Recém chegado do Rallye de Merzouga onde fez a sua estreia numa maratona em solo africano, o jovem piloto liderou os dois sectores selectivvos da terceira prova do nacional de TT 2016, realizada em solo algarvio e com organização a cargo do experiente Clube Automóvel do Algarve.

 O primeiro líder da prova foi Gustavo Gaudêncio que depois da ausência na prova anterior realizada em Reguengos de Monsaraz foi o mais rápido nos pouco mais de nove quilómetros do prólogo que abriu a prova algarvia. O piloto ribatejano fechou o primeiro confronto na frente de Buhler, Eduardo Vieira, António Pereira e David Megre, este também vindo directamente de Marrocos para a prova. O prólogo ficou marcado por uma violenta queda de António Maio, momento que ditou mesmo o abandono do piloto que tinha ganho as duas anteriores rondas.

 No segundo dia de prova, hoje realizado, Sebastian Buhler atacou forte logo no primeiro sector selectivo, com pouco mais de 118 quilómetros, e após os primeiros 22 quilómetros estava na frente da classificação seguido por Gustavo Gaudêncio e Alexandre Azinhais. Este surpreendia e na passagem pelo quilómetro 74 estava mesmo no comando da classificação, posição essa que no entanto perdeu para fechar o primeiro sector no degrau mais baixo do pódio, sendo a liderança propriedade de Buhler com apenas três segundos de vantagem para Gaudêncio.

 No segundo sector do dia, com pouco mais de 82 quilómetros, Sebastian Buhler cimentou a sua vantagem e ao quilómetro 55 do curto sector de fecho da prova estava já com dois minutos e 48 segundos de vantagem para Gaudêncio ao mesmo tempo que António Pereira subia ao terceiro posto ao mesmo ritmo que Alexandre Azinhais desaparecia devido a abandono.

 Os derradeiros quilómetros de prova confirmaram a primeira vitória absoluta de Buhler no nacional de TT, com Pereira a conseguir mesmo passar Gaudêncio para ser segundo e vencer na classe TT2 - Buhler venceu na TT1 - ficando Gaudêncio no degrau mais baixo do pódio e com a vitória na categoria maior do campeonato, a TT3. Tiago Santos foi o quarto na frente de Salvador Vargas.

 Nos Moto4 foi Roberto Borrego quem venceu pela terceira vez este ano, sendo igualmente pela segunda vez na temporada o mais rápido a cumprir o percurso total da prova - foi um minuto mais rápido que Buhler - deixando Arnaldo Martins no segundo posto e Fábio Ferreira no degrau mais baixo do pódio.

 Nos UTV e Buggy foi João Dias a repetir a vitória de Góis, sempre com João Miranda a seu lado, terminando na frente de Ricardo Carvalho, o vencedor em Reguengos e Pedro Mendes. João Dias assumiu o comando no primeiro sector selectivo da prova, depois de Teo Viñaras ter ganho o prólogo, posição essa que o piloto de Torres Vedras reforçou ao vencer de novo no segundo sector selectivo. 

Classificação final Moto

1º Sebastian Buhler - Yamaha com 3h01m18s
2º António Pereira - Yamaha a 5m13s
3º Gustavo Gaudêncio - Honda a 6m02s
4º Tiago Santos - KTM a 7m58s
5º Salvador Vargas - KTM a 10m37s
6º David Megre - KTM a 11m56s
7º Eduardo Vieira - KTM a 11m59s
8º Frederico Fino - Yamaha a 16m20s
9º Sebastião Brion - Yamaha a 16m31s
10º Lee Green - KTM a 16m54s

 Moto4

1º Roberto Borrrego - Yamaha com 3h00.16s
2º Arnaldo Martins - Suzuki a 4m16s
3º Fábio Ferreira - Yamaha a 19m19.00s
4º José Nunes - Suzuki a 24m21.00s
5º Nuno Gonçalves - Yamaha a 35m06.00s

 UTV/Buggy

1º João Dias/João Miranda - Polaris com 3h07m23.00s
2º Ricardo Carvalho - Yamaha a 3m19s
3º Pedro Mendes - Polaris a 4m51s
4º Miguel Jordão - Polaris a 5m38s
5º Jorge Esperto/Marco Miguel a 5m52s
6º Bruno Martins/Eurico Adão - Rage a 9m05s
7º Carlos Miranda - Polaris a 9m21s
8º Teo Viñaras - Polaris a 10m44s
9º Paulo Delgado - Polaris a 11m05s
10º João Fernandes/Paulo Gregório - Polaris a 11m37s

domingo, 29 de maio de 2016

Buhler, Borrego e Dias vencem Baja de Loulé

· Moto TT1 vence nas duas rodas 
· Tri de Borrego nos Quad 
· João Dias reforça liderança

 Disputou-se hoje em Loulé a terceira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que teve como palco as pistas serranas do algarve entre Loulé e Almodover com passagem pelas de Alcoutim 

Com apenas 21 anos e competindo com uma Yamaha da classe TT1, reservada para as motos de menor cilindrada, Sebastian Buhler dominou e venceu a Baja de Loulé o que aconteceu apenas dois dias depois de o piloto da equipa Yamaha Racing ter completado com êxito a sua primeira experiencia internacional ao classificar-se no Top 10 do Dakar Challenge no Merzouga Rally. Antonio Pereira, também em Yamaha foi o segundo classificado e venceu a Classe TT2. Gustavo Gaudêncio em Honda que triunfou na Classe TT3 completou o pódio nesta jornada algarvia. De salientar os dois primeiros classificados ocupam também as duas primeiras posições do campeonato. 

Entre os Quad o piloto da Yamaha Beto Borrego venceu pela terceira vez consecutiva esta temporada. Também pela terceira vez o segundo classificado foi Arnaldo Martins Martins em Suzuki enquanto o derradeiro lugar no pódio foi para Fábio Ferreira em Yamaha.

 Nos UTV & Buggy a dupla João Dias / João Joao Filipe Miranda saiu de Loulé com um importante triunfo. O piloto de Torres Vedras voltou a impor-se tal como já o fizera na prova de abertura da temporada levando até à vitória o seu Polaris RZR Turbo. Em segundo lugar ficou Ricardo Carvalho aos comandos de um Yamaha que gastou mais 3m19s. Pedro Santinho Mendes também em Polaris completou o pódio da prova algarvia. O quinto lugar absoluto de Jorge Esperto permitiu-lhe vencer o Troféu CanAm.

Nuno Matos e Opel Mokka Proto assumem comando do CNTT

Nuno Matos e Filipe Serra terminaram a Baja de Loulé no segundo lugar, mantendo o pleno de pódios em 2016 e passando a liderar o campeonato. A dupla do Opel Mokka Proto voltou a estar em excelente nível no Algarve.

 Depois de uma grande exibição que lhe valeu a vitória nesta mesma Baja de Loulé em 2015, Nuno Matos esperava manter a senda de bons resultados no regresso aos trilhos do Algarve. O piloto do Opel Mokka Proto vinha de um moralizador triunfo no Rali TT Reguengos mas sabia que a oposição também tinha os seus argumentos na dura prova do Clube Automóvel do Algarve.

 No Sábado, Nuno Matos e Filipe Serra começaram por obter o terceiro melhor tempo no Prólogo, para depois manterem essa posição nos primeiros quilómetros do longo setor seletivo matinal no Domingo. Na fase final desse troço, os dois pilotos que rodavam à sua frente apanharam um Buggy/UTV no percurso e Nuno Matos surgiu momentaneamente à frente da classificação geral. 

Sabendo que o tempo dos seus adversários diretos seria corrigido, o piloto de Portalegre manteve uma toada de ataque à tarde mas acabou por apanhar o carro de João Ramos a bloquear o percurso, tendo de aguardar que o piloto portuense conseguisse retomar a prova. Uma vez atrás de Ramos, Nuno Matos optou por garantir um importante segundo lugar da geral, passando a comandar o campeonato após três provas.

  “De facto, tivemos um dia quase sempre ataque e o nosso único problema foi a fadiga que os travões acusaram nas zonas mais encadeadas. Quando chegámos ao carro do João sabíamos que tínhamos o segundo lugar praticamente garantido. Os meus parabéns ao Miguel (Barbosa), é um justo vencedor. Quanto a nós, ficámos satisfeitos com a nossa performance porque voltámos a andar no máximo das nossas capacidades. Uma vitória e dois segundos lugares para o campeonato é um balanço muito positivo para fechar esta primeira metade de temporada”, concluiu o vice-campeão nacional.

 O Campeonato Nacional de TT regressa agora a 17 e 18 de Junho com a Baja TT do Pinhal, sob organização da Escuderia Castelo Branco.

The battle goes on for Team HRC after the success in Merzouga

Team HRC Rally will now take stock of last week’s participation in the Afriquia Merzouga Rally. For the revamped team it was far more that just a victory: it was a display of fine teamwork, sound choice of riders and clear evidence that the team’s new work ethos is functioning.

 The Afriquia Merzouga Rally put over 120 riders and teams through their paces. The race – the first of the Dakar Series – featured an even tougher course with a higher level of difficulty.

 Team HRC grabbed the glory with super-charged Argentinean prodigy Kevin Benavides. Kevin first snatched victory in the prologue and after won the crucial third stage. In the fourth and penultimate stage, Benavides displayed a fine blend of concentration and riding skill, opening the track and staying ahead of the pack until the chequered flag. In the final stage – the Gran Prix des Dunes – the Team HRC rider kept his adversaries carefully in check to seal the final overall rally triumph.

 Kevin Benavides’ Team HRC comrade, American Ricky Brabec, got a full-immersion course in navigation at the Afriquia Merzouga Rally. On the Honda CRF450 RALLY, he was able to experience cross-country rally navigation at its harshest. In spite of all, the American proved himself to be very quick and an overall sixth place verified this. Brabec has been able to finish all the races disputed so far in Team HRC livery.

 Next week from 2nd June sees the Sardegna Rally Race, the third race in the FIM Cross-Country Rallies Championship. Team HRC will take part with Kevin Benavides, who will be supported by the Italian structure RS Moto Honda Rally Team.

Pedro Ferreira foi quarto em Loulé

Piloto da PMF Racing foi o segundo mais rápido no troço da tarde 

Pedro Ferreira, piloto da equipa PMF Racing, conquistou hoje o quarto posto da classificação na Baja de Loulé, a terceira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Aos comandos de uma VW Amarok, o jovem piloto, acompanhado por Valter Cardoso, conseguiu impor um ritmo bastante eficaz que lhe permitiu ser o segundo mais rápido logo atrás de Miguel Barbosa, vencedor da corrida, no troço cronometrado de 82 quilómetros que se disputou esta tarde em Loulé.

 Para Pedro Ferreira a prova algarvia foi bastante positiva e está motivado para continuar a alcançar bons resultados: “de manhã tivemos um pequeno problema com os travões. Quando fazíamos travagens mais fortes sentíamos algumas falhas e isso fez-nos perder algum tempo. De tarde, depois de termos resolvido a dificuldade mecânica, conseguimos impor o nosso ritmo e terminámos o troço em segundo lugar. Sem dúvida que esta posição é motivante tendo em linha de conta todos os problemas que tivemos nas primeiras corridas. Neste momento, o objectivo é começar a preparar já a próxima competição”, revelou o piloto da PMF Racing.

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno regressa nos próximos dias 17 e 18 de Junho com a Baja TT do Pinhal.

Miguel Barbosa vence Baja de Loulé

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team regressa aos triunfos 

Miguel Barbosa, acompanhado por Miguel Ramalho, venceu hoje de forma categórica a Baja de Loulé, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto do BP Ultimate Vodafone Team, que se apresenta aos comandos do Mitsubihi Racing Lancer, foi o mais rápido a cumprir os dois troços cronometrados da etapa de hoje tendo concluído os 283 quilómetros que compunham esta prova algarvia com uma vantagem de 6m28s para o segundo classificado.

 O piloto do BP Ultimate Vodafone Team partiu hoje para a pista na segunda posição, determinada pelo prólogo realizado ontem, com a estratégia bem definida de atacar desde o inicio. No final da competição Miguel Barbosa mostrou-se satisfeito com este triunfo: “foi uma grande vitória. Era um resultado que já merecíamos porque temos sido muito eficazes e bastante rápidos. Nas provas inaugurais do campeonato imprimimos sempre um bom ritmo e hoje comprovamos a nossa consistência e alcançámos a vitória. Estamos satisfeitos porque fizemos uma excelente prova”, afirmou o piloto do BP Ultimate Vodafone Team.

 Para Miguel Ramalho esta foi mais uma boa prestação da equipa: “a prova acabou por correr bem. Na primeira parte tivemos um contratempo porque apanhámos um concorrente das motas que estava atrasado e tivemos que andar algum tempo no pó dele. Mas, de tarde conseguimos recuperar bem o tempo perdido e tivemos apenas um pequeno problema mecânico, já a chegar ao fim, que não nos afetou grandemente. Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado porque já andávamos à procura da vitória desde o início do campeonato”, revelou.

 Miguel Barbosa regressa às competições de todo-o-terreno já nos próximos dias 17 e 18 de Junho altura em que se disputa a Baja TT do Pinhal.

am Racing Team termina prova muito dura no Algarve e soma mais pontos para o CNTT

- Nissan Proto resistiu sem problemas à prova e provou a sua fiabilidade. 

- Equipa tentou não cometer erros e rodar o mais possível para conhecer o carro. 

- Pilotos rodaram melhor no sector da tarde, provando a sua competitividade.

 O am Racing Team, conseguiu terminar a terceira prova do CNTT na 11ª posição, garantindo assim mais alguns pontos para o CNTT, depois de cumprir um percurso bastante exigente, tanto para as mecânicas como para os pilotos, principalmente por causa de intenso calor que se fez sentir, dentro do carro de competição.

 Depois de um prólogo em que a equipa tudo fez para conhecer o carro, acabado nas vésperas da corrida, partiram para o percurso seletivo, com toda a confiança num bom resultado, mas a primeira parte não correu como esperado:

  “Na primeira parte do percurso, não me senti à vontade com o carro e por isso andei menos bem em grande parte do percurso. O traçado era muito exigente e eu não aguentei fisicamente, até porque não tive acesso à água que levava nos reservatórios do carro. Paramos várias vezes, para o Aníbal me ajudar e foi com alguma dificuldade que terminei o setor. 

 Depois de algum descanso, continuámos a corrida com mais confiança isto para além do carro nos parecer mais equilibrado. Necessitávamos fazer estes quilómetros para ir conhecendo as suas reações e nesta altura já identificámos as suas qualidades e os defeitos. Agora vamos preparar a próxima prova com todo o cuidado, para podermos aproveitar todas as suas potencialidades e provar também as nossas capacidades.”

 A próxima prova disputa-se nos próximos dias 17 e 18 de Junho na zona da Sertã e Proença a Nova, a Baja TT do Pinhal.

sábado, 28 de maio de 2016

Pedro Ferreira em quarto no prólogo

Piloto da PMF Racing quer conquistar uma boa classificação 

Pedro Ferreira, aos comandos de uma VW Amarok da equipa PMF Racing, alcançou hoje no prólogo da Baja de Loulé, a terceira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o quarto posto da classificação geral.

 O traçado da dupla passagem de 9,07 quilómetros, que se disputou esta tarde em Loulé, não ofereceu problemas de maior a Pedro Ferreira. O piloto teve apenas um problema técnico com o travão de mão que rapidamente resolveu e concluiu as duas passagens do prólogo em 18m09s42’: “o prólogo de hoje correu bem. Tive um ligeiro percalço na primeira passagem porque o travão de mão ficou preso. Como eu não me apercebi de imediato da situação o carro perdeu alguma potência e acabámos por nos atrasar um pouco. Na segunda passagem já não tivemos problemas e conseguimos imprimir um bom ritmo sempre com uma margem de segurança. Terminámos em quarto lugar o que, para além de ser uma posição muito positiva, é confortável para nós porque este piso é bastante escorregadio e preferimos partir de trás. Acima de tudo estamos confiantes para o dia de amanhã e sabemos que podemos alcançar um bom resultado”, revelou o piloto da PMF Racing.

 A Baja de Loulé, prossegue amanhã onde serão disputados dois troços cronometrados, um com 201 e outro com 82 quilómetros.

Nuno Matos satisfeito com arranque da Baja de Loulé

Numa prova que venceram em 2015, Nuno Matos e Filipe Serra obtiveram este sábado o 3º lugar no Prólogo da Baja de Loulé, terceira ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A dupla do Opel Mokka Proto está confiante para os dois Setores Seletivos de amanhã.

 Foi o regresso de Nuno Matos a um palco onde esteve em grande nível na época passada. A Baja de Loulé começou hoje com duas passagens por um Prólogo de 9 kms, que acabaria por se revelar mais difícil e escorregadio do que os concorrentes esperavam. O piloto do Opel Mokka Proto cumpriu a primeira passagem no 3º lugar, admitindo ter cometido pequenos erros que lhe custaram tempo durante o percurso. Na segunda passagem, Nuno Matos e Filipe Serra retiraram quase 6 segundos ao seu tempo mas detetaram no final um pequeno problema no intercooler. “De facto, encontrámos condições difíceis neste Prólogo e penso que quase todos os pilotos ficaram surpreendidos. Da nossa parte, até esperávamos ter perdido mais tempo na primeira passagem mas felizmente tudo correu a nosso favor. Terminámos o dia a 23 segundos do primeiro classificado, uma diferença que não é significativa pois sabemos o quão dura é esta Baja de Loulé. O único problema é que detectámos um tubo rompido no intercooler que nos fazia perder potência à saída das zonas mais lentas. A equipa vai reparar o problema e espero que amanhã possamos manter o ritmo das provas anteriores”, comentou Nuno Matos.

 Amanhã, a prova algarvia terá um Setor Seletivo de 201 kms com partida prevista para as 09:50 e depois mais 82 kms cronometrados à tarde

Miguel Barbosa vai lutar pela vitória

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team está confiante num bom resultado 

Miguel Barbosa, acompanhado por Miguel Ramalho, completou hoje o prólogo da Baja de Loulé, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, no segundo posto da classificação geral. 

O piloto do BP Ultimate Vodafone Team, que se apresenta aos comandos do Mitsubihi Racing Lancer, impôs um ritmo rápido e eficaz tendo demorado 17m35s30’ a realizar as duas passagens de 9,07 quilómetros que compunham o prólogo que se disputou esta tarde em Loulé.

 Miguel Barbosa, que não registou problemas de maior na primeira etapa desta Baja algarvia, mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado e acredita que pode assegurar um bom resultado: “o prólogo desta Baja de Loulé era bastante técnico e estava um pouco escorregadio. Mas, apesar de tudo, conseguimos fazer boas passagens e imprimimos um bom ritmo. Cometemos alguns erros, no entanto, estamos bastante confiantes e sabemos que podemos conquistar uma boa classificação. O carro está excelente e por isso amanhã vamos partir 100% ao ataque”, referiu o piloto do BP Ultimate Vodafone Team.

 Amanhã, na Baja de Loulé, serão disputados dois troços cronometrados, um com 201 e outro com 82 quilómetros.

am Racing Team inicia a Baja de Loulé com toda a segurança mas ambiciona terminar entre os melhores

- Nissan Proto foi terminado em cima da prova e não permitiu o teste programado. 

- Equipa tentou não cometer erros e ir conhecendo o carro no prólogo. 

- Pilotos, sabem que a prova é muito dura mas confiam num bom resultado.

 O am Racing Team, iniciou esta tarde a sua participação na Baja de Loulé, enfrentando um prólogo difícil e muito poeirento, a que se juntou o facto da equipa Alexandre Mota / Aníbal Mendonça, fazer, já em competição, os primeiros quilómetros aos comandos do Nissan Proto, que não rodou depois de Reguengos, pois foi terminado em cima da hora, para poder alinhar na terceira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Limitados por este facto, piloto e navegador, fizeram no prólogo os quilómetros previstos para o teste de 5ª Feira passada, pelo que foi adoptado um andamento cauteloso, principalmente na primeira passagem, já que o traçado, bastante traiçoeiro, isso mesmo recomendava.

 Na primeira passagem, a equipa realizou o 13º tempo absoluto, a 1m20 do melhor colocado e na segunda passagem a prestação da equipa foi bastante melhor - menos cerca de 23 segundos do que na passagem anterior - garantindo o 10º tempo, que lhes permitirá partir para a segunda etapa, na 11ª posição.

 Para Alexandre Mota “foi um prólogo difícil, para o qual partimos com algumas cautelas, pois serviu de teste para o carro, uma vez que apenas ficou pronto ontem ao final do dia. De qualquer forma, o que conseguimos aprender nos primeiros nove quilómetros, serviu para ficarmos mais confiantes e arriscarmos um pouco mais na segunda passagem. 

 Mais à vontade, andámos depressa e isso mesmo refletiu-se numa melhoria substancial do nosso tempo, já que tirámos cerca de 23 segundos à primeira passagem e passámos de 13º para 10º, o que nos garantiu a partida na 11ª posição, para a etapa de amanhã. am Racing Team inicia a Baja de Loulé com toda a segurança mas ambiciona terminar entre os melhores 

Conhecendo melhor o carro e sabendo da dureza da prova, vamos agora tentar fazer o nosso melhor na segunda etapa. O piso é bastante abrasivo e teremos que estar bem atentos, tentando evitar erros e principalmente os furos.” 

Para amanhã, o “menú” é bastante interessante; 283,530 Km, com partida e chegada a Cortelha, passando por locais místicos da prova algarvia, como Alcoutim, Martinlongo e Almodôvar. A partida está prevista para as 9h50m e a chegada / pódio, para as 18h00, no centro de Loulé, na Praça da Républica.

Kevin Benavides and Team HRC win the Merzouga Rally

Team HRC’s Argentinean rider Kevin Benavides has sealed overall victory in the Afriquia Merzouga Rally, which closed today in the dunes of Merzouga. Benavides kept the field in check after the motocross-style start, crossing the finishing-line in second place. Brabec posted sixth on the day as well as sixth in the general rankings.

 It was the first race as part of the official HRC team and a first win too. The budding young Argentinean shone throughout the whole week and stormed to an overall triumph in the Afriquia Merzouga Rally. The back of the victory had been broken in the dunes of Morocco’s Erg Chebbi. 

Benavides had placed himself in a virtually unbeatable position yesterday ahead of today’s final stage which got underway with a motocross-like start in the Lago Yasmina Erg Chebbi area. The wins in stages three and four consolidated the Argentine’s domination of the event and paved the way for today’s celebrations in the Team HRC camp.

 This is the second time Team HRC have clinched the Merzouga Rally title. In 2013 it was Briton Sam Sunderland who took the Honda CRF450 RALLY to the top step of the rostrum.

 Benavides’ Team HRC companion Ricky Brabec (U.S.A) wound up in sixth place overall, improving daily with such a steep learning curve of tough navigation. The apprenticeship in navigation has been the rider’s main goal over the course of the five-day rally.

 The next outing for Team HRC will be the third round of the FIM Cross-Country Rallies World Championship, the Sardegna Rally Race. Kevin Benavides once again participates, this time under the auspices of Team RS Moto.

 Kevin Benavides: I’m really super-happy about my first race for Team HRC and to win has been something fantastic. I think that I had a great rally in spite of having a minor problem with the roadbook on the first day and the five-minute penalty that I picked up on the second. But the third day was a spectacular one and yesterday was the decisive stage. I was happy because I opened up a gap which allowed me to set off today in a more conservative way, with a good pace, but without going mad. I’m really pleased to have brought the team victory. I’m very happy to have started with a win and for the great team-work with Ricky. Also, it’s great to give Roberto Boasso his first win, because we both began with Team HRC at the same time. I shouldn’t forget about my mechanic Germán Olivares either, who looked after the bike or Martino Bianchi and Mariano Casaroli from Honda Argentina. Many thanks to all of you.

David Megre e Portela de Morais terminaram Merzouga Rally no Top 10 do Dakar Challenge

Os pilotos do Team KTM villas-boas acp concluíram em excelente plano a sua participação no Merzouga Rally, uma prova que ficou marcada por uma extrema dureza e uma navegação muito exigente. Aos comandos das suas KTM 450 Rally tanto David Megre como Luís Portela de Morais ficaram classificados no Top 10 do Dakar Challenge competição destinada a pilotos que nunca tinham participado no Dakar.

 Depois da 9ª posição da véspera David Megre teve um derradeiro dia muito complicado já que “devo ter comido alguma coisa que me fez mal e fiquei bastante debilitado. Acabei por imprimir um ritmo muito mais lento do que seria normal, com o único propósito de terminar a corrida. Apesar disso faço um balanço muito positivo da minha prestação nesta prova”. 

Para Luís Portela de Morais o “objetivo foi mais do que cumprido da minha parte. Tinha principalmente que acabar e aprender a realidade dos ralis. Na etapa de hoje vim sempre no grupo da frente até ao km 20, mas depois decidi abrandar para não deitar tudo a perder e então rolei sozinho até ao final. Quero agradecer ao David por toda a ajuda bem como a todos os patrocinadores. Um agradecimento muito especial à Marta já que sem o apoio dela nada disto era possível. Para conciliar uma agenda com Rugby e motas, precisamos mesmo do apoio familiar que recebo dela e da minha família”, salientou no final da corrida o campeão nacional de rugby.

Hélder Rodrigues em quinto no Merzouga Rally

Hélder Rodrigues classificou-se hoje na sétima posição da quinta e última etapa do Merzouga Rally resultado que o colocou no quinto posto da tabela geral final da prova. O piloto oficial do Yamalube Yamaha Official Rally Team concluiu a derradeira especial ganha pelo seu colega de equipa Adrien Van Beveren em 1h26m57s.

 Para Hélder Rodrigues esta edição do Merzouga Rally foi bastante complexa: “Os pequenos erros que cometi durante estes dois últimos dias limitaram as minhas oportunidades de lutar pela vitória, mas fizemos algumas etapas brilhantes. Este ano, o Merzouga Rally foi muito difícil, com navegação extremamente complicada e muito calor. Não tivemos nenhum problema com a moto. Aliás, quantas mais corridas faço mais sinto una grande confiança ela. Estou bastante satisfeito com o progresso feito em Merzouga o que ajuda muito a manter o pensamento positivo para o futuro. Testamos muitas coisas novas neste rali e agora sabemos o que funciona e o que vamos manter nas próximas corridas" salientou o piloto do Yamalube Yamaha Official Rally Team.

 Hélder Rodrigues regressa às competições já no próximo dia 2 de Junho quando em Itália se disputa o Rali da Sardenha que termina no dia 7.

António Maio procura terceira vitória

Sebastian Buhler direto de Merzouga para Loulé 

A equipa Yamaha Racing prossegue no próximo fim-de-semana a sua participação no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno disputando a Baja de Loulé, a terceira das sete etapas desta temporada de 2016. António Maio, que está na frente do campeonato com duas vitórias e que, no ano passado, foi o vencedor desta corrida, vai procurar reeditar o feito e consolidar a sua liderança.

 António Maio salienta estar muito motivado “pelas duas vitórias alcançadas, por me sentir muito bem e pelo facto de a equipa colocar à minha disposição uma moto fantástica, com a qual irei sempre lutar pela vitória em qualquer corrida. No ano passado ganhei nesta corrida, num traçado em que me senti muito à vontade e por isso parto muito confiante”.

 Em grande destaque na abertura desta temporada tem estado o jovem Sebastien Buhler que chegou a passar pela liderança da prova em ambas as corridas disputadas, apesar de competir na Classe TT1 onde lidera com duas vitórias. O piloto da Yamaha Racing, que tem marcado presença sistemática no pódio absoluto desde 2015, participa nesta prova no dia seguinte a ter terminado a sua participação no Merzouga Rally. À partida para a prova marroquina o piloto deixou a indicação de que “espero vir de Marrocos super motivado embora naturalmente cansado mas irei dar o meu melhor para vencer a classe e terminar a corrida no pódio. São duas corridas muito diferentes e vou ter de mudar de um dia para o outro a forma como vou encarar os troços e de pilotar sem navegação, mas não creio que isso vá ser um problema”.

 Frederico Fino que teve uma excelente prestação na prova alentejana que antecedeu esta corrida algarvia está apostado em “ver a equipa registar mais e mais sucessos. Os nossos pilotos continuam muito motivados, especialmente pelas vitórias que têm conseguido e a equipa continua a trabalhar afincadamente no desenvolvimento de motos que são muito boas. Fiquei satisfeito com a minha prestação na prova alentejana e quero tentar fazer o mesmo ou eventualmente melhor aqui”, salienta Frederico Fino que para além de ser um dos pilotos da equipa é também o gestor de uma formação que conta ainda com a participação do veterano David Ferreira. 

A Baja de Loulé começa com um prólogo que se realize na tarde de Sábado para no dia seguinte serem disputados dois troços cronometrados, um primeiro com 119 e depois outro com 82 quilómetros.

João Dias em Loulé na liderança do CNTT

Piloto de Torres Vedras navegado por João Filipe aposta no pódio 

Depois de ter triunfado na prova de abertura e ter alcançado a segunda posição na prova seguinte, João Dias enfrenta, a partir de amanhã, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a Baja de Loulé. Para esta prova algarvia o piloto de Torres Vedras navegado por João Filipe e aos comandos de um Polaris RZR Turbo está apostado em lutar por um lugar no pódio.

  “Estamos a ter um bom início de temporada porque temos feito sempre corridas muito inteligentes a pensar no campeonato. A disciplina está extremamente competitiva, com tantos pilotos a lutarem pela vitória, pelo que a nossa aposta começa, em primeiro lugar, por terminar cada corrida. Temos sido mais cautelosos de início para podermos atacar na segunda parte de cada prova e será o que iremos fazer também nas pistas da serra algarvia. Terminar no pódio seria excelente”, refere João Dias que, para além de liderar o campeonato, está também na frente do Troféu Polaris RZR.

 A Baja de Loulé começa com um prólogo que se realize na tarde de Sábado para no dia seguinte serem disputados dois troços cronometrados, um primeiro com 119 e depois outro com 82 quilómetros.

Hélder Rodrigues a 1m17s do pódio

Dia complicado para o piloto oficial da Yamaha 

Hélder Rodrigues foi hoje 6º classificado na quarta etapa do Merzouga Rally, prova marroquina incluída nas Dakar Series. Aos comandos da sua Yamaha WR450F da equipa oficial do construtor japonês, Hélder Rodrigues ocupa agora a 5ª posição da classificação geral a 1m17s de um lugar no pódio.

  “Estes dois últimos dias foram muito difíceis. Ataquei forte no primeiro dia da etapa maratona. Foi um dia que correu muito bem. Consegui ser segundo e também subir ao segundo lugar na geral. Infelizmente hoje, ao km 120 da especial cometi um erro de navegação que me fez perder muito tempo. Apesar disso estou certo de que este rali foi o teste perfeito para nós. Aprendemos muito e continuamos a ficar mais fortes, corrida após corrida. Estou também muito satisfeito com a minha moto e por isso estou muito motivado para a etapa de amanhã e para as próximas corridas" salientou o piloto do Yamalube Yamaha Official Rally Team.

 A derradeira etapa que amanhã se disputa desta edição de 2016 do Merzouga Rally tem um formato diferente já que é composta por duas voltas a um circuito por entre as dunas de Merzouga do Erg Chebi com partida e chegada ao lago seco de Yasmina num total de 74 quilómetros.

Alexandre Franco espera ultrapassar azares em Loulé

Alexandre Franco e Rui Franco chegam à Baja de Loulé após um começo bastante azarado de temporada, mas a dupla alenquerense da Scuderia Goldentrans/DURA parte apostada em obter um bom resultado.

 Com duas desistências nas duas provas de abertura do Campeonato Nacional de Todo o Terreno, Alexandre e Rui Franco não partem por isso menos motivados para a prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve. O teste realizado esta semana com o BMW Série 1 Proto foi já um ponto positivo e a dupla de Alenquer espera ultrapassar de vez a série de azares das primeiras rondas.

  “Depois de enumeros azares nas duas primeiras provas do Campeonato, queremos no Algarve começar a inverter essa situação. Vamos concentrados em terminar a prova na melhor classificação possível!”, começou por dizer Alexandre Franco.

 O piloto apoiado pela Goldentrans e pela DURA Automotive Systems diz que “neste intervalo entre Reguengos e Loulé conseguimos preparar melhor o nosso BMW Série 1 Proto, na medida que para as provas anteriores não tínhamos podido testar o que desejávamos. Rodámos com o carro esta semana e parece estar perfeito, pelo que sinto que temos condições para andarmos a discutir os lugares cimeiros. É nisso que vamos concentrados, sendo que o objectivo principal é levar o carro até final num bom lugar. Tínhamos antes do arranque da temporada a expectativa de poder obter bons resultados e chegar ao fim da temporada ali pelos três primeiros. Claro que com duas desistências tudo se torna bastante mais difícil, mas vamos continuar empenhados no nosso objectivo”. 

A Baja de Loulé disputa-se no próximo fim-de-semana, com o dia de sábado a começar com as habituais verificações, disputando-se de tarde o habitual prólogo, uma vez mais disputado em Vale do Judeu. No domingo disputam-se dois sectores selectivos, um com cerca de duzentos quilómetros a começar a terminar em Almodovar, enquanto de tarde os concorrentes farão um derradeiro sector selectivo de oitenta quilómetros, que terminará na pista de motocrosse de Cortelha.

Elisabete Jacinto partilha momentos de competição

A piloto Elisabete Jacinto vai partilhar com os seus fãs, aficionados do desporto automóvel e curiosos, algumas das melhores imagens do seu percurso no rali Africa Eco Race. A exposição “Elisabete Jacinto no Africa Eco Race…até Dakar” é composta por um conjunto de 28 fotografias da autoria do fotógrafo Jorge Cunha e nela estão em evidência fotografias emblemáticas que foram captadas ao longo das sete participações que a equipa OLEOBAN® já soma nesta grande maratona africana.

 Estas fotografias são um elemento privilegiado para comunicar os feitos desportivos e as aventuras da equipa e cada uma delas tem uma valência própria que permite mostrar os vários tipos de experiências vividas numa competição da envergadura do Africa Race. Desta forma, através das imagens os visitantes são projectados para o ambiente de corrida e podem também eles partilhar os momentos que estão por trás de cada fotografia.

 No sentido de poder mostrar estas imagens ao maior número de pessoas, Elisabete Jacinto vai levar a sua exposição a diversos locais de Portugal: “São momentos de partilhas importantes com todas as pessoas que seguem o nosso percurso e que me dá uma satisfação particular.” comentou Elisabete Jacinto.

 No âmbito desta iniciativa a piloto Elisabete Jacinto e o MAN KAT de assistência também estarão presentes nos seguintes espaços: Continente da Amadora entre 26 e 28 de Maio; Maia Jardim nos dias 4 e 5 de Junho; La Vie nas Caldas da Rainha entre 20 e 26 de Junho e no Alegro de Setúbal entre 27 de Junho e 3 de Julho. Serão ainda realizadas sessões de autógrafos em cada um dos espaços comerciais. O MAN KAT de assistência da equipa OLEOBAN® estará em exposição, no exterior dos centros comerciais referidos.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Kevin Benavides on course for an overall win after an impressive domination of the Merzouga Rally stage four

Team HRC Argentinean Kevin Benavides scored an emphatic triumph in the fourth stage of the Afriquia Merzouga Rally – the second part of the marathon – that leaves him poised to seal overall victory tomorrow.

 It was domination from start to finish for Kevin Benavides, who led throughout on the Honda CRF450 RALLY in today’s penultimate battle. After yesterday’s crucial win, Benavides was the first to set out this morning in a special stage that had been reduced by 34 kilometres, with the start moved to CP1. A total of 170 km, filled with troublesome navigation, played out for the most part, on speedy off-piste track, but with some work in the dunes too. The result sees Kevin Benavides jump two positions on the leaderboard where he now holds a 3’05 advantage over the nearest second-place rival with just one day to go. Tomorrow kicks off with a motocross-style start, followed by two laps of a 37 km circuit.

 Benavides’ Team HRC companion, Ricky Brabec (U.S.A) turned out a solid performance chalking up a splendid fifth place. Today the Californian did far better with the navigation and pace in a far-from-easy while-knuckle stage. He maintains his 6th place in the overall.

David Megre em 9º lugar no final da etapa Maratona

Luís Portela de Morais no Top 10 do Dakar Challenge 

Os pilotos do Team KTM villas-boas acp continuam em excelente plano no Merzouga Rally. O terceiro e quarto dia desta competição marroquina formaram uma etapa maratona em que pelo meio não foi permitido aos pilotos receberem assistência. Aos comandos de uma KTM 450 Rally David Megre terminou a quarta etapa num excelente 9º lugar ocupando agora a 16ª posição da classificação geral.

 Para Luís Portela de Morais, menos experiente na arte da navegação que o seu companheiro de equipa, mas sempre muito combativo o balanço no final deste dois duros dias é muito positivo ocupando o piloto o 10º lugar entre os pilotos que competem no Dakar Challenge. “Foi uma dupla jornada duríssima. Nada que não estivesse à espera e nesse sentido até estou muito satisfeito. No primeiro dia perdemos muito tempo à procura de um Way Point. Foi seguramente mais de meia hora. Hoje o David arrancou à frente e eu fiz a etapa sempre por minha conta. Perdi uns 10 minutos à procura de um WP, mas o balanço que faço é muito positivo”

 Para David Megre “estas etapas são muito duras, a navegação é muito exigente mas é seguramente a prova mais indicada para nos testarmos com vista ao Dakar. Ter ficado em 9º lugar com tantos pilotos Elite que esta corrida tem é muito bom. Naveguei sempre sozinho e sai-me bem. Ontem é que passei mesmo mal e o meu objetivo passou a ser apenas chegar ao bivouac”.

 Os dois pilotos do Team KTM villas-boas acp aproveitam para “agradecer de forma muito especial ao Tomás Neves por todos os dias nos deixar as motos impecáveis e por toda a ajuda a preparar cada uma das etapas”.

 A derradeira etapa que amanhã se disputa desta edição de 2016 do Merzouga Rally tem um formato diferente já que é composta por duas voltas a um circuito por entre as dunas de Merzouga do Erg Chebi com partida e chegada ao lago seco de Yasmina num total de 74 quilómetros.

Queda de Fausto Mota obriga a evacuação do piloto


Rui Oliveira também não prosseguiu em prova

 Fausto Mota, piloto da equipa CRN Competition, sofreu uma forte queda na terceira etapa do Merzouga Rally, a primeira parte da dura e difícil etapa maratona desta competição de Todo-o-Terreno que se está a disputar em Marrocos. Assistido em primeira instância pelo seu companheiro de equipa Rui Oliveira, que de imediato solicitou a vinda de um helicóptero da organização, o piloto foi de seguida transportado para o hospital. Com uma luxação numa anca e sem indicações de qualquer traumatismo craniano, de que se chegou a suspeitar, o piloto foi já hoje repatriado para Portugal.

  “Foi uma queda violenta que não percebo muito bem como aconteceu. Estávamos numa pista aberta, vinha atrás dele quando o vi cair ao longe. Quando cheguei ao pé dele estava inanimado. Acionei de imediato o pedido de assistência e passado um bocado chegou o helicóptero. Quero agradecer ao Fernando Sousa Jr. que parou também e me acompanhou nesta fase complicada até chegar o apoio médico. Espero que o Fausto recupere depressa”, salientou Rui Oliveira que acompanhou o seu companheiro nesta hora de infortúnio e não continuou em prova.

 Rui Oliveira está já de regresso a Portugal onde, no próximo Sábado e no Domingo, vai disputar a Baja de Loulé terceira etapa do campeonato nacional de todo-o-terreno.

Loulé acolhe os nacionais de Todo-o-Terreno

Este fim de semana Loulé acolhe os principais campeonatos de TT nacional. Mais de uma centena de participantes prometem competitividade e incerteza até final nas diferentes categorias.

 Depois do sucesso da Baja Cidade Europeia do Desporto, Loulé continua como referência no desporto motorizado e recebe os Nacionais de Todo-o-Terreno, servindo de centro nevrálgico a uma prova que passará por municípios do Algarve e do Baixo Alentejo.

 Mantendo um esquema prático e funcional o traçado algarvio colocará à prova a destreza e a estratégias dos concorrentes. Começa no no sábado com prólogo de nove quilómetros num percurso delineado em Vale Judeu, que definirá a ordem de partida para os setores seletivos. Para domingo estão desenhados dois setores nos trilhos da Serra do Caldeirão, no eixo Âlmodovar-Cortelha.

 Os automóveis começam a sua odisseia de 282 quilómetros contra o cronómetro em Almodôvar. Com o favoritismo a recair sobre João Ramos, atual líder do CNTT e Nuno Matos, o vencedor do ano passado, é expectável uma prova competitiva e equilibrada em todos os aspetos. Com um início de época menos conseguido, o pluri-campeão nacional Miguel Barbosa quer regressar às vitórias, numa prova onde já subiu por 4 vezes ao lugar mais alto do pódio. Existe um leque alargado de candidatos aos lugares cimeiros - Alejandro Martins, André Amaral, Alexandre Franco, João Rosa, Pedro Grancha ou Tiago Reis, num plantel de onde ainda poderão advir outras surpresas. No T2, Luís Ferreira é o primeiro classificado e terá em César Sequeira o seu principal adversário. Nos T8 é Avelino Reis que comanda, seguido de Paulo Marques e Adelino Oliveira. Três participantes disputam a prova reservada à Taça Nacional.

 Os primeiros a entrar em ação são as motos. Sempre muito rápido nos trilhos algarvios, António Maio é o principal candidato à vitória. O atual campeão soma duas vitórias em outras tantas provas. Terá como principal opositor o jovem piloto, Sebastian Buhler, que chega com o ritmo competitivo do Merzouga Rally. Gustavo Gaudêncio, Salvador Vargas, Fasto Mota e Davide Megre são outros concorrentes a ter em conta. Vindo do campeonato britânico de Enduro, Lee Green, dá o toque internacional ao evento. Há que contar também com uma dezena de participantes na classe Hobby, que se destina a pilotos não federados.

 Beto Borrego (Yamaha) mantém o domínio na competição reservada aos quad. Arnaldo Martins foi segundo nas duas corridas já disputadas, enquanto o jovem Rodrigo Pagaime, que domina a classe promoção, é atualmente o terceiro do campeonato à frente de Fábio Ferreira.

 Estarão quase quatro dezenas de Buggys e o número de candidatos à vitória ascende a mais de uma dezena. Polaris e Yamaha repartem vitórias, mas também a Rage, CanAm estão apostadas em chegar ao triunfo. João Dias destacou-se dos restantes ao ser 1º e 2º nas corridas já disputadas, mas terá a oposição de Ricardo Carvalho vencedor em Reguengos, Vítor Santos, Bruno Martins, e Pedro Carvalho são alguns dos protagonistas que vão animar esta jornada algarvia.

 Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja de Loulé 2016 conta com o apoio ativo das Câmaras Municipais de Loulé, Alcoutim e Almodôvar e o patrocínio da Solverde-Casinos do Algarve, Hydraplan e da Acrimolde.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

StyleAuto Motorsport por terras algarvias

A StyleAuto Motorsport estará presente na baja de Loulé que se disputa este fim de semana, alinhando a partida com o Kia SPORTAGE TT e a Isuzu D-Max.

 Depois de uma estreia auspiciosa do Kia Sportage TT em Reguengos do Monsaraz a dupla Nuno Madeira e Miguel Costa parte para esta ronda do campeonato com aspirações a um resultado entre os 10 primeiros. Neste período foram feitas algumas evoluções no Kia desenvolvido nas instalações da StyleAuto Motorsport em Portalegre, tornando-o ainda mais competitivo.

  Cesar Sequeira e Tânia Sequeira partem para a Baja de Loulé com "olhos postos" no título do T2. 

O resultado de Reguengos mostrou que a equipa está com a excelência que lhes é característica, por isso a styleauto Motorsport voltará a ter a equipa a dar o espectáculo em pista a que já têm habituado os espectadores do campeonato.

  "Somos uma equipa de técnicos jovens, com muita vontade de evoluir e ganhar. Temos feito um trabalho de preparação minucioso nos dois carros que nos foram confiados, o que nos deixa seguros que teremos, novamente, duas equipas competitivas em prova." Salienta Francisco Jacinto chefe de equipa da styleauto Motorsport.

Kevin Benavides wins the third stage of the Merzouga Rally

Team HRC’s Argentinean rider Kevin Benavides snatched a noteworthy victory today in the third stage of the Afriquia Merzouga Rally, first part of Marathon stage that was finished at the Atlas mountains, in high altitude.

 Kevin Benavides triumphed today in the marathon stage which was fought out between Merzouga and the bivouac situated in the Atlas region at some 1600 metres above sea level. The Argentine set off like a bat out of hell aboard the Honda CRF450 RALLY and finished the special stage in first position. As a consequence, Benavides rockets to the third place of the overall with two stages still left to run.

 Today turned out to be a veritable marathon stage. With 223 kilometres of special plus a lengthy liaison section, the competitors put in a total of 460 kilometres by the time the day was done. It was a tough day on which race authorities reduced the special, initially to CP3 (km 182) and later to (km 127) citing safety issues. Various riders crashed while the temperature soared to around 40 degrees and if that wasn’t enough, a sand storm blew up causing difficulties for the helicopters. For this reason the organisation decided to pull the plug and use the CP2 times at the refuelling point as the final finishing times.

 Kevin’s fine result accompanied the seventh place of American rider Ricky Brabec, who found out today just how harsh the Merzouga navigation can be. He saw various minutes slip through his fingers due to an error interpreting the roadbook. In contrast to his adversaries, Brabec made it back to the bivouac after a crash-free ride with the bike in tip-top shape.

 Tomorrow sees the second day of the marathon stage on day four. There will be a total of 311 kilometres to compete. The day’s special will include 204 km of timed special stage.

Nacional TT: Depois do Alentejo...o Algarve

Depois de uma jornada serrana nas Beiras e outra disputada nas pistas alentejanas o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno ruma agora ao sul do país onde o Clube Automóvel do Algarve organizar a Baja de Loulé que se disputa a 28 e 29 de Maio.

  Maio dominador e Patrão ausente

Líder do campeonato após ter triunfado nas duas provas já disputadas, António Maio, actual campeão nacional, parte para a jornada algarvia com o seu grande rival ausente. À queda de Mário Patrão em Reguengos seguiu-se uma operação da qual o piloto está a recuperar. Tudo indica que o principal opositor de Maio seja Sebastian Buhler que se chegou a intrometer na luta pela vitória. De regresso está Gustavo Gaudêncio (Honda) que não correu em Reguengos por lesão, mas que será sempre um candidato aos lugares de pódio. De salientar que a anteceder esta corrida se está a realizar o Merzouga Rally, onde estão a participar entre muitos outros portugueses Sebastian Buhler, David Megre (KTM), Fausto Mota e Rui Oliveira estes em Yamaha e que vão terminar a corrida marroquina na sexta-feira para no sábado estarem em Loulé a disputar o prólogo. Outros pilotos a ter em conta na prova alentejana são os de Salvador Vargas (KTM) que venceu a classe TT3 em Reguengos e António Pereira (Yamaha) que começou muito bem a temporada e ocupa a terceira posição absoluta.

  Borrego domina, Martins a crescer

Tal como António Maio também Roberto Borrego está a dominar a competição nos Moto4. O regressado Arnaldo Martins foi segundo nas duas corridas já disputadas, enquanto o jovem Rodrigo Pagaime, que domina a classe promoção, é actualmente o terceiro do campeonato à frente de Fábio Ferreira.

  UTV/Buggy ao rubro

Em Loulé estarão quase quatro dezenas de máquinas e o número de candidatos à vitória ascende a mais de uma dezena. Em Góis ganhou um Polaris e em Reguengos um Yamaha, mas também a Rage e a Can-Am estão apostadas em chegar ao triunfo. Entre os pilotos João Dias destacou-se dos restantes ao ser 1º e 2º nas corridas já disputadas.

 Uma referência final para o facto de serem quatro os Yamaha que se vão estrear no Algarve sendo um para a campeã feminina Dorothee Ferreira e outro para o regressado Nuno Ferreira.

 A Baja de Loulé começa, como habitualmente, com um prólogo. No dia seguinte serão disputados dois troços cronometrados, um com 119 e outro com 82 quilómetros.

Hélder Rodrigues em 2º no Merzouga rally

Piloto oficial da Yamaha a 1m37s da liderança 

Hélder Rodrigues foi hoje 2º classificado na terceira etapa do Merzouga Rally, prova marroquina incluída nas Dakar Series. Aos comandos da sua Yamaha WR450F da equipa oficial do construtor japonês, Hélder Rodrigues ocupa agora a 2ª posição da classificação geral a 1m37s do líder da prova. 

Em dia de etapa maratona este foi mais um excelente resultado alcançado pelo piloto luso que todavia poderia ter sido bastante mais produtivo. Na avaliação feita no final da etapa o piloto português salientava que ser o quinto a partir para esta jornada era uma posição excelente. Todavia Hélder Rodrigues acabou por ser o quarto a partir depois de Kevin Benavides ter sido penalizado em cinco minutos. Tal como Hélder Rodrigues previra os cinco primeiros chegaram juntos ao final da etapa com o argentino, o 5º a partir, a ganhar a etapa. Não fora esta situação e Hélder Rodrigues poderia ter ganho a etapa e estar á frente do rali.

 Hoje os pilotos estão num Bivouac sem assistência pelo que a etapa que amanhã se disputa, a quarta desta edição de 2016 do Merzouga Rally, com 311 quilómetros e um troço cronometrado com 204 quilómetros, será ainda mais difícil de superar.

Nacional de TT ruma ao Algarve

· Maio, Borrego e Dias lideram campeonatos 

· Patrão ausente e Gaudêncio regressa 

Depois de uma jornada serrana nas Beiras e outra disputada nas pistas alentejanas o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno ruma agora ao Algarve onde o Clube Automóvel do Algarve organizar a Baja de Loulé que se disputa a 28 e 29 de Maio.

  Maio dominador e Patrão ausente

Líder do campeonato após ter triunfado nas duas provas já disputadas, o piloto da Yamaha António Maio, atual campeão nacional, parte para a jornada algarvia com o seu grande rival ausente. À queda de Mário Patrão em Reguengos seguiu-se uma operação da qual o piloto está a recuperar. Tudo indica que o principal opositor de Maio seja, como já aconteceu nas provas anteriores o seu jovem piloto da Yamaha, Sebastian Buhler que se chegou a intrometer na luta pela vitória. De regresso está Gustavo Gaudêncio (Honda) que não correu em Reguengos por lesão, mas que será sempre um candidato aos lugares de pódio. De salientar que a anteceder esta corrida se está a realizar o Merzouga Rally, onde estão a participar entre muitos outros portugueses Sebastian Buhler, David Megre (KTM), Fausto Mota e Rui Oliveira estes em Yamaha e que vão terminar a corrida marroquina na sexta-feira para no sábado estarem em Loulé a disputar o prólogo. Outros pilotos a ter em conta na prova alentejana são os de Salvador Vargas (KTM) que venceu a classe TT3 em Reguengos e António Pereira (Yamaha) que começou muito bem a temporada e ocupa a terceira posição absoluta.

  Borrego domina com Arnaldo Martins a crescer

Tal como António Maio também Beto Borrego (Yamaha) está a dominar a competição Quad. O regressado Arnaldo Martins (Suzuki) foi segundo nas duas corridas já disputadas, enquanto o jovem Rodrigo Pagaime, que domina a classe promoção, é atualmente o terceiro do campeonato à frente de Fábio Ferreira, ambos em Yamaha. Em Loulé a participação nos Quad numa jornada do CNTT está de novo muito reduzida depois de listas muito animadoras nas provas anteriores.

  UTV/Buggy ao rubro: Polaris, Yamaha e …

Ao contrário dos Quad a disciplina UTV & Buggy não para de crescer. Em Loulé estarão quase quatro dezenas de máquinas e o número de candidatos à vitória ascende a mais de uma dezena. Em Góis ganhou um Polaris e em Reguengos um Yamaha, mas também a Rage, CanAm estão apostadas em chegar ao triunfo. Entre os pilotos João Dias (Polaris) destacou-se dos restantes ao ser 1º e 2º nas corridas já disputadas.

 Nomes fortes a reter para a prova algarvia Ricardo Carvalho (Yamaha) vencedor em Reguengos, Vítor Santos o piloto de ponta da CanAm, Bruno Martins o piloto oficial da Rage Motorsport e Pedro Carvalho que dispondo apenas de um Polaris 1000 se tem batido contra dezena e meia de Polaris Turbo com enorme sucesso. Dos pilotos do Troféu Polaris e para além dos já citados são de destacar os de Carlos Miranda, Pedro Santinho Mendes, Miguel Jordão, Teo e Roberto Viñaras, Rui Serpa, Mário Ferreira e Nuno Nunes. Trazidos pelo Troféu CanAm destacamos Nuno Matias (vencedor em Reguengos), Mário Franco e Jorge Esperto que se juntam ao consagrado Avelino Luís na defesa da marca canadiana. Entre os Buggy e para além de Bruno Martins, perfilam-se ainda António Ferreira (Rage) Jorge Branco (Smart Hayabusa) e António Estevão, no bonito Proto Bombardier que estreou em Arganil.

 Uma referência final para o facto de serem quatro os Yamaha que se vão estrear no Algarve sendo um para a campeã feminina Dorothee Ferreira e outro para o regressado Nuno Ferreira.

 A Baja de Loulé começa, como habitualmente, com um prólogo. No dia seguinte serão disputados dois troços cronometrados, um com 119 e outro com 82 quilómetros.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Nuno Matos motivado para a Baja de Loulé

As duas primeiras provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno confirmaram Nuno Matos e Filipe Serra como candidatos ao título nacional. Agora, o piloto do Opel Mokka Proto regressa ao Algarve para uma prova que venceu em 2015.

 Depois dos títulos de campeão nacional dos agrupamentos T8 e T2, da conquista da Taça FIA de Bajas T2 e de um vice-campeonato absoluto, Nuno Matos há muito se converteu num mais respeitados pilotos do Todo-o-Terreno nacional. Mas em 2016, o piloto de Portalegre está a ter um início da época muito positivo, garantindo um 3º lugar na inaugural Baja TT Rota do Douro (2º lugar para as contas do campeonato) e depois um triunfo indiscutível no último Rali TT Reguengos de Monsaraz.

 Agora, Nuno Matos e o navegador Filipe Serra querem manter esta senda de bons resultados, chegando a Loulé a apenas um ponto da liderança do campeonato.

 “Em 2015 fizemos um aturado trabalho de desenvolvimento no Opel Mokka Proto e penso que foi precisamente com a vitória no Algarve que os resultados começaram a ficar à vista”, recorda Nuno Matos. “Mas neste início de época já estivemos na frente da Baja TT Rota do Douro, até um pequeno problema nos colocar no 3º lugar final, e depois em Reguengos conseguimos imprimir novamente um andamento que nos permitiu voltar às vitórias no CNTT. Tudo isto perante uma oposição que também está muito forte, com um dos melhores parques automóveis dos últimos anos. É neste contexto e com esta motivação que vamos para Loulé, sabendo que em teoria não somos favoritos mas que no terreno já demonstrámos capacidade para lutar pelos primeiros lugares”, concluiu o vice-campeão nacional.

 Terceira ronda do CNTT, a Baja de Loulé começa no próximo sábado (dia 28) às 17:30 com duas passagens pelo percurso do Prólogo. No domingo (dia 29), os concorrentes partem para a estrada às 09:50 e disputarão dois Setores Seletivos.

The apprenticeship continues: Benavides, fourth in stage two of the Merzouga Rally

The Merzouga Rally served up another tough day of navigation for the second full stage. Nevertheless, Team HRC riders, Ricky Brabec and Kevin Benavides made it through another arduous, sweltering day without any real setbacks.

 Team HRC continues to accomplish its main mission in the Afriquia Merzouga Rally with the two young riders Ricky Brabec and Kevin Benavides gaining experience and coming to terms with the tough navigation.

 In a stage that was divided up into two parts, Brabec and Benavides were to come up against navigation of the most difficult kind. The initial part played out in the dunes, whilst the second took to faster-paced track with rocks and various ‘oueds’.

 American rider Ricky Brabec started out from fourth position, but a slight roadbook reading error cost him some time. Team HRC colleague Kevin Benavides (Argentina) was able to overtake Brabec, with the two eventually finishing virtually neck and neck.

 In the final part of the liaison section Ricky was hit by a rock flicked up by another bike ahead, which, in spite of goggles and helmet, left the American with a nasty bruised nose and headache. The rider will, however, be in perfect shape to ride tomorrow.

 Tomorrow will see the rally’s marathon stage, which means that on arriving at the bivouac, the riders will be cordoned off with their bikes without the help of outside mechanical assistance. The riders themselves will be the only ones allowed to make any kind of repairs or servicing. The special stage will feature a lot of sandy, off-piste racing; once again with heavy emphasis on navigation. The total of 464 kilometres will include 223 against the clock.

Pilotos da equipa CRN Competition no Top 30

Fausto Mota e Rui Oliveira sem falhas

 Os pilotos Rui Oliveira e Fausto Mota da equipa CRN Competition continuam a ultrapassar com sucesso as etapas muito exigentes do Merzouga Rally, competição de Todo-o-Terreno que se está a disputar em Marrocos. Os dois passaram agora a integrar o Top 30 de uma competição com nove dezenas de pilotos. Rui Oliveira ocupa a 29º lugar e Fausto Mota a posição imediatamente a seguir.

  “Hoje foi um dia quase bom. Sempre a andar bem, sem falhar na navegação e a andarmos os dois (eu e o Rui) bastante rápidos. Depois do segundo reabastecimento a moto do Rui começou a falhar, provavelmente por causa do combustível que nem sempre é de boa qualidade, mas conseguimos chegar ao final da especial sem perder demasiado tempo. Agora cabe aos mecânicos perceberem o que está mal na moto para amanhã atacarmos mais uma etapa”, salientou Fausto Mota à chegada ao Bivouac.

 A etapa que amanhã se disputa, a terceira desta edição de 2016 do Merzouga Rally terá 464 quilómetros e um troço cronometrado com 223 quilómetros e é uma etapa maratona ou seja sem assistência no final.

David Megre e Portela de Morais continuam no Top 20

Na etapa Portela de Morais foi 12º e Megre 14º 

Os pilotos do Team KTM villas-boas acp estiveram em excelente plano na segunda etapa do Merzouga Rally. Aos comandos das suas KTM 450 Rally a equipa teve Luís Portela de Morais a terminar a etapa em 12º, enquanto David Megre alcançou o 14º lugar. Na classificação geral David Megre ocupa a 17ª posição e Luís Portela de Morais está no 19 º lugar, separados por cerca de 5 minutos. David Megre está a apenas a 8 minutos da 10ª posição absoluta.

 Luís Portela de Morais destaca que “ e etapa começou com 30 quilómetros de dunas onde estive muito bem. Arranquei atrás do Buhler, do Gonçalo e do Megre e consegui apanhá-los. Depois fomos juntos até ao final da primeira parte da especial. Na segunda parte vim sempre com o David. Era uma especial com muita pedra. Tinha de se vir com muita atenção. Não arriscámos nada mas a parte final foi muito penosa devido ao calor. Agora estamos a preparar as motos tendo em conta que amanhã teremos pela frente uma etapa maratona”.

 David Megre teve “um dia bom. Fui sempre a navegar, sem cometer qualquer erro. Está a ser um rali duro com muito calor, muita navegação e muita duna com erva camelo, o que torna tudo muito desgastante. Amanhã temos a etapa maratona onde não teremos assistência no final. Vamos continuar a lutar para subir posições na geral”, salientou o piloto à chegada ao Bivouac.

A etapa que amanhã se disputa, a terceira desta edição de 2016 do Merzouga Rally é uma etapa maratona que terá 464 quilómetros e um único troço cronometrado com 223 quilómetros.

Hélder Rodrigues em 5º na segunda etapa

Piloto oficial da Yamaha abriu a pista durante parte da prova 

Depois do 2º lugar ontem alcançado, Hélder Rodrigues foi hoje 5º classificado na segunda do Merzouga Rally, prova marroquina incluída nas Dakar Series. Aos comandos da sua Yamaha WR450F da equipa oficial do construtor japonês, Hélder Rodrigues ocupa agora a 4ª posição da classificação geral a 1m13s do 2º classificado.

  "Foi outro bom dia para nós. Fui o segundo piloto a partir para a pista e vi-me a abrir a pista em mais de que uma ocasião. Consegui imprimir um bom ritmo e estou bastante satisfeito com a minha navegação. Foi mais um dia com muita areia e dunas e meu principal objetivo era não cometer qualquer erro e com isso perder muito tempo. Estou cada vez mais entrosado com a minha moto e sinto-me com capacidade para atacar o que é ótimo para o resto da corrida. Amanhã vai ser um dia ainda mais difícil, mas estamos prontos para isso. Estou numa boa posição para continuar a lutar por um bom resultado final", salientou o piloto do Yamalube Yamaha Official Rally Team no final da etapa.

A etapa que amanhã se disputa, a terceira desta edição de 2016 do Merzouga Rally terá 464 quilómetros e um troço cronometrado com 223 quilómetros.

Miguel Barbosa vai lutar pela vitória nas pistas algarvias

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team quer regressar aos triunfos 

Miguel Barbosa, acompanhado por Miguel Ramalho, disputa no próximo fim-de-semana a Baja de Loulé, terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 O piloto do BP Ultimate Vodafone Team que se apresenta aos comandos do Mitsubihi Racing Lancer com o qual se sagrou campeão nacional em 2015, parte apostado em lutar pela vitória e regressar aos triunfos.

  “Partimos muito motivados para esta prova algarvia tendo em conta que em Reguengos foi apenas um pequeno problema técnico que nos impediu de lutar pela vitória, numa corrida onde estávamos a ser claramente os mais rápidos. O figurino da prova deste ano parece ser semelhante à corrida do ano passado o que, a meu ver, é bem mais interessante do que em anos anteriores. Temos estado a trabalhar para que tudo funcione na perfeição já que, tanto a equipa, como o Miguel Ramalho e eu, queremos muito sair vitoriosos desta corrida. Sabemos que temos pela frente uma concorrência que já mostrou ser muito forte, mas vamos lutar pelo triunfo como sempre fazemos”, salienta o piloto do BP Ultimate Vodafone Team.

 Depois de ter estado ao lado de Miguel Barbosa a abrir os troços do Vodafone Rally de Portugal, também Miguel Ramalho está confiante de que “será possível chegar ao triunfo nas pistas algarvias. Temos de ser eficazes e não cometer erros”. 

 A Baja de Loulé começa, como habitualmente, com um prólogo e que no dia seguinte engloba dois troços cronometrados, um com 201 e outro com 82 quilómetros.