quinta-feira, 31 de março de 2016

Elisabete Jacinto finalizou maior rali feminino do mundo

A piloto Elisabete Jacinto completou hoje a sexta e última especial do 26º Rallye Aïcha des Gazelles. A portuguesa concluiu esta tarde os 235 quilómetros que compunham a segunda jornada maratona desta prova de navegação tendo validado corretamente todos os 11 pontos obrigatórios da etapa final que foi cumprida ao longo de dois dias sem interrupções.

 O percurso da jornada maratona, cumprido entre Mhamid e Foum Zguid, teve como grandes desafios a travessia das dunas do Erg Chegaga e a passagem pelo lago seco Iriki. Apesar da grande complexidade desta etapa a equipa 402, composta por Elisabete Jacinto e France Clèves, conseguiu ultrapassar todas as dificuldades completando com sucesso o trajeto proposto.

 Neste momento, as equipas aguardam as classificações finais que serão dadas amanhã pelo meio-dia, altura em que serão consagradas as grandes vencedoras deste rali. Recorde-se que Elisabete Jacinto iniciou a sexta e última etapa desta prova em sétimo lugar entre as participantes da categoria Expert. 

Na chegada ao acampamento em Foum Zguid, Elisabete Jacinto reconheceu que esta derradeira especial foi uma das mais complexas de todo o rali: “esta etapa maratona foi muito complicada. Houve uma tempestade de areia o que tornou a travessia do Erg Chegaga ainda mais difícil. Não conseguíamos encontrar as referências necessárias para podermos avançar e para piorar a situação a neblina foi uma constante ao longo dos dois dias. Todas estas situações transformaram a navegação numa tarefa exaustiva. Ontem, no meio das dunas, tivemos um percalço com uma das equipas Expert pois bati-lhes na traseira. Mas, felizmente foi só um pequeno toque e ficou tudo bem”, revelou a portuguesa.

 Com a conclusão da sexta jornada termina também o Rallye Aïcha des Gazelles, a maior prova de navegação em todo-o-terreno do mundo. A comitiva inicia agora a sua viagem até Essaouira onde se fará a cerimónia de encerramento da 26ª edição deste grande evento feminino.

Elisabete Jacinto perto de terminar o Rallye Aicha des Gazelles

Elisabete Jacinto está prestes a concluir a sua oitava participação no Rallye Aïcha des Gazelles. Hoje a portuguesa partiu para a sexta e última etapa desta competição feminina que termina amanhã em Foum Zguid depois de ser disputada a segunda jornada maratona deste rali de navegação. A dupla número 402, composta por Elisabete Jacinto e France Clèves, arrancou para o primeiro de dois dias, cumpridos ininterruptamente, na sétima posição entre as concorrentes da categoria Expert e segue com uma acumulação de 82,29 quilómetros.

 A etapa final deste 26º Rallye Aïcha des Gazelles, que se iniciou esta manhã em Mhamid e termina amanhã em Foum Zguid, é composta por 235 quilómetros de distância ideal e as concorrentes terão que encontrar 11 bandeiras para concluir com sucesso esta especial que será, sem dúvida, uma das mais difíceis da prova. No primeiro dia desta segunda jornada maratona o grande desafio será a travessia do Erg Chegaga pois as suas dunas, apesar de mais pequenas do que as do Erg Chebbi, sucedem-se umas atrás das outras e a areia é mais mole tornando a sua transposição bastante complexa e a navegação muito complicada. Após deixarem para trás a imensidão de dunas do Chegaga eis que surge um novo desafio: o Lago Iriki. Neste lago seco, o desafio será fazer uma boa navegação tendo em conta a falta de referências no horizonte.

 Depois de terminada a derradeira etapa do Rallye Aïcha des Gazelles a comitiva tem ainda uma última viagem para cumprir. As concorrentes vão dirigir-se à bela vila costeira de Essaouira onde terá lugar o desfile das viaturas e concorrentes na praia e a habitual cerimónia de entrega de prémios.

Largo da Luz em Carnide acolhe evento único

Meia centena de máquinas de competição TT em exposição 

Considerado pelos observadores internacionais como o melhor campeonato de Todo-o-Terreno da Europa, a competição de sete jornadas organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal não tem todavia nenhuma corrida que seja disputada a menos de centena e meia de quilómetros de Lisboa.

 Tendo isso em conta, a entidade que promove e divulga o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno lançou-se na aventura de, pela primeira vez, os diversos envolvidos num campeonato de Desportos Motorizados serem protagonistas de uma grande apresentação num palco tão importante como a capital de Portugal.

 O evento terá lugar no próximo dia 1 de Abril, no Largo da Luz em Carnide, um bonito e nobre espaço da cidade que irá acolher mais de meia centena de máquinas de competição, pilotos, equipas, organizadores, patrocinadores, media partners e outras entidades envolvidas no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Numa disciplina dos desportos motorizados onde Portugal é uma potência a nível mundial, o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno é de enorme nível nas motos, tem pilotos fantásticos nos Quad e é absolutamente único nos UTV/Buggy.

 Com o apoio incondicional e extremamente valioso da Junta de Freguesia de Carnide será recriado no Largo da Luz um parque de assistência idêntico ao que antecede cada uma das provas de todo-o-terreno e que poderá ser visitado a partir das 15 horas de dia 1 de Abril e até à meia-noite.

quarta-feira, 30 de março de 2016

SOUTH RACING TO FIELD TOYOTA HILUXES FOR ALVAREZ AND TEAM AZIMUT’S COFFARO IN ABU DHABI DESERT CHALLENGE

· Second round of FIA World Cup to feature five gruelling desert sections 

South Racing is making the final preparations for the first of two gruelling desert cross-country rallies in the space of four weeks and is counting down to the start of the Abu Dhabi Desert Challenge, round two of the FIA Cross-Country Rally World Cup.

 One of the world’s most difficult automotive off-road challenges takes place across the remotest terrain in the Abu Dhabi emirate of the UAE on April 2nd-7th.

 The Germany-based team is looking after a pair of Toyota Hiluxes for Spanish driver Fernando Alvarez and his Argentinean navigator Luciano Gennoni and the experienced Venezuelan duo of Nunzio Coffaro and Daniel Meneses.

 Alvarez and Gennoni have been given the number 227 for their Conarpesa-backed Toyota that finished 14th overall at the opening round of the FIA World Cup in the snowy wastelands of Karelia in Russia in February and also took them to fourth overall in last year’s Desafio Guarani in Paraguay and eighth at the Desafio Ruta 40 in Argentina.

 Coffaro will run the Team Azimut Venezuela Toyota with additional backing from PDVSA, Toyota, Venezuela Tourism and the Ministerio Desportes. Coffaro and Meneses finished ninth overall in Russia and the Venezuelan driver holds 12th in the FIA World Cup standings.

  “Straight after the Baja Russia we returned to the workshops in Germany to get the two Toyotas ready for shipment to the Middle East and our first challenge in Abu Dhabi,” said South Racing’s managing director Scott Abraham.

  “This is one of the most difficult events in the world. The terrain is stunning and a superb chance for our drivers to compete on very difficult sand dunes in extreme temperatures that are as much of a challenge for the drivers and navigators as they are for the cars. 

 “This event is Abu Dhabi, where it is possible to see temperatures climb into the forties Centigrade, is a far cry from the last rally in Russia, where we had sub-zero temperatures, ice and snow. It just shows the diversity of cross-country rallying and the demands placed on our cars in the FIA World Cup.”

 South Racing was founded in 2013. Based near Frankfurt in Germany, the young, customer-driven team also has workshops in Portugal and has extensive experience of the Dakar Rally and rallying in South America.

 The competition kicks off with a short super special stage at Abu Dhabi’s Yas Marina racing circuit on Saturday, April 2nd, but the real meat of the off-road action takes place in Abu Dhabi’s Empty Quarter over the subsequent five days and five gruelling desert stages – punishing heat, soft sand and tricky navigation adding to the perils for the competitors on stages of 278.04km, 278.90km, 280.06km, 257.87km and 234.01km.

 The event finishes at the Yas Marina circuit on Thursday, April 7th.

terça-feira, 29 de março de 2016

Elisabete Jacinto determinada em cumprir os objetivos

A piloto portuguesa Elisabete Jacinto, navegada pela belga France Clèves, completou esta tarde a quinta e penúltima etapa do 26º Rallye Aïcha des Gazelles. A dupla número 402 iniciou bem cedo esta jornada que ligou Izougguerhn e Mhamid, vilas do interior de Marrocos, e ultrapassou com sucesso o percurso que tinha como distância ideal 170 quilómetros tendo demorado cerca de 13 horas a validar com exatidão os oito pontos de passagem obrigatórios.

 Elisabete Jacinto que integra a categoria Expert, composta pelas participantes mais experientes deste rali 100% feminino, figura no sétimo posto da sua classe com um total de 67.28 quilómetros acumulados, após ter sido finalizada a 4ª etapa do evento. A dupla luso-belga não perde a motivação de chegar ao objetivo proposto e reconhece que a última jornada, uma difícil etapa maratona que vai cruzar as complexas dunas do Erg Chegaga e o imenso lago seco Iriki, será decisiva. Aliás, até aos últimos quilómetros do rali tudo fica em aberto até porque os erros e os problemas mecânicos podem suceder em qualquer momento. Desta forma a gestão prudente da prova terá que ser uma preocupação constante das concorrentes.

 Na chegada ao acampamento Elisabete Jacinto revelou como decorreu a jornada de hoje: “foi um dia bom. Conseguimos fazer boas opções ao longo do percurso e penso que fizemos um bom trabalho. Tem sido uma prova bastante disputada pois as concorrentes Expert são muito eficientes e não nos dão espaço para errar. Temos dado o nosso melhor para fazer uma boa prova. Mais uma vez foi um dia bastante longo e cansativo e amanhã temos pela frente mais uma etapa maratona. Vamos continuar com perseverança e aguardar para ver o que o deserto nos destina nos próximos dois dias”, afirmou a portuguesa

 O Rallye Aïcha des Gazelles está a aproximar-se rapidamente do final. Amanhã as concorrentes cumprem a sexta e última etapa desta prova de navegação única no mundo. Esta será a segunda jornada maratona desta competição onde, mais uma vez, as participantes terão dois dias para completar o percurso proposto pela organização. Esta jornada será, sem dúvida, categórica para definir a classificação final.

Troféu Polaris RZR 2016 arranca em Arganil/Góis

Competição vai juntar perto de duas dezenas de concorrentes 

Depois de ter conquistado o título nacional nos últimos quatro anos e de em 2015 terem sido Polaris RZR a vencerem todas as seis corridas disputadas, o construtor americano Polaris apresenta para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2016 um inovador Troféu Polaris RZR.

 Destinado a todos os pilotos com licença desportiva nacional ou internacional, válida para a disciplina de todo-o-terreno, para a época desportiva de 2016, emitida pela Federação Motociclismo de Portugal e que alinhem com um veículo da marca Polaris, modelo RZR, em qualquer uma das suas versões, desde que adquirido na rede de concessionários oficiais Polaris de Portugal, o Troféu Polaris RZR deverá congregar perto de duas dezenas de concorrentes, repartidos entre o mais recente Polaris RZR XP Turbo e o modelo que dominou a temporada de 2015, o Polaris RZR 1000.

 A classificação do Troféu Polaris RZR 2016 decorre de uma leitura direta da classificação geral oficial de cada uma das provas e os 10 primeiros classificados receberão um prémio no valor de 400€. No final de cada corrida haverá um pódio para os três primeiros classificados e no final da temporada os três pilotos mais pontuados serão premiados com viagens aos famosos Polaris Camp. 

De entre os muitos candidatos ao Troféu Polaris RZR 2016 destacam-se os nomes de Rui Serpa e Nuno Tavares campeões nacionais respetivamente em 2011 e 2013. Outros nomes a ter em conta são os de Miguel Jordão e Pedro Santinho Mendes, respetivamente 2º e 3º classificado do CNTT 2015, bem como João Dias, Carlos Miranda e Rita Oliveira, a campeã feminina em 2014. A prova de abertura do Troféu Polaris RZR 2016 terá lugar nas famosas pistas de Arganil e Góis onde nos próximos dias 9 e 10 de Abril se disputa o 23º Raide Paraíso Todo-Terreno uma organização do Góis Moto Clube. Para esta prova os concorrentes ao Troféu Polaris RZR terão um desconto de 25 euros na inscrição.

A inscrição no troféu deverá ser formalizada, através de impresso próprio, junto de um dos concessionários oficiais Polaris de Portugal.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Elisabete Jacinto recupera e mantém objetivo de chegar ao pódio

Elisabete Jacinto e France Clèves arrancaram esta manhã para a quarta jornada do 26º Rallye Aïcha des Gazelles, a qual teve início e término na vila marroquina de Izougguerhn. Com uma distância ideal de 160 quilómetros e sete bandeiras para encontrar, a etapa de hoje não ofereceu dificuldades de maior às participantes. A dupla número 402 demorou cerca de 11 horas a cumprir esta especial.

 Após terem concluído com sucesso a terceira etapa deste rali, uma difícil maratona que não deu tréguas às participantes, a piloto portuguesa e a sua navegadora, que seguem aos comandos de uma Volkswagen Amarok, subiram duas posições na classificação da categoria Expert. Apesar da dureza e extrema complexidade da etapa maratona, a equipa 402 conseguiu recuperar e figura agora no quinto posto da sua classe com uma penalização acumulada de 58.86 quilómetros. Elisabete Jacinto e Frnace Clèves mantêm, assim, a confiança de chegar a um lugar no pódio.

 A piloto portuguesa sabe que para chegar ao fim deste rali bem posicionada terá que manter a concentração no intuito de conseguir minimizar os erros que surgem numa prova desta natureza. Neste momento, as classificações tendem a ficar definidas e qualquer falha pode colocar em causa todo o trabalho realizado. No entanto, na chegada ao acampamento Elisabete Jacinto revelou-se satisfeita com o dia de hoje: “correu tudo bastante bem. Foi uma etapa simples e muito rápida. O piso do percurso era bom e rolámos quase sempre em zonas planas. Os CPs estavam bastante afastados uns dos outros, mas conseguimos encontrá-los sem problemas. Hoje estamos satisfeitas. Chegámos cedo ao acampamento facto que nos permite gerir melhor as nossas tarefas que não são poucas. Depois de concluir uma etapa há sempre uma lista imensa de obrigações que temos que cumprir. Mas, felizmente hoje vamos poder descansar mais”, contou. 

Numa altura em que faltam apenas disputar duas etapas, entre as quais uma será maratona, o cansaço começa a fazer-se sentir entre as concorrentes e as viaturas já apresentam muitas mazelas. Para chegar ao fim será essencial gerir com cautela cada quilómetro. Amanhã disputa-se a quinta etapa deste grande evento de navegação que é o único no mundo onde apenas são admitidas mulheres.

THREE FEMALE FUNDED DRIVE TEAMS PREPARE FOR SEALINE RALLY CHALLENGE

· Girls from Spain, Jordan, New Zealand, South Africa, France and Holland all set 

· Entries for QMMF’s Sealine Rally officially close on Thursday, March 31 

Three female crews have begun their countdown to the start of next month’s Sealine Cross-Country Rally, round three of the FIA Cross-Country Rally World Cup, which takes centre stage in the State of Qatar on April 16-22.

 They are the six individuals who have been chosen to represent a group of ladies who took part in an international competition to find ideal candidates for funded drives on the event. They were selected after a meticulous assessment programme, held by the Qatar Motor and Motorcycle Federation (QMMF) in conjunction with FIA Women in Motorsport.

 After that gruelling selection process in Qatar at the end of last year, six original candidates were chosen to compete in the Sealine event, but both Australia’s Molly Taylor and Belgium’s Lara Vanneste had to withdraw from taking their prize drives because of other contractual agreements. Taylor has secured a factory drive with Subaru Australia and Vanneste will be competing full-time in the German Rally Championship. Events in both disciplines clash with the Sealine Rally. Vanneste actually won the 2015 Cedars Rally in Lebanon alongside Roger Feghali.

 New Zealand’s Emma Gilmour and Dutch co-driver Lisette Bakker will crew the first car. Charlotte Berton was the first reserve and the French girl will now team up with Jordanian navigator Yasmeen Elmaed in the second T2 vehicle, while South African Sandra Labuscagne will now navigate for Spain’s Cristina Gutierrez Herrero in the third car.

  “This is a great adventure. I love to discover new horizons in competition,” enthused Berton. “I have been working hard on my physical training to be strong enough to face the heat and inevitable difficulties in the desert. Yasmeen and I drove together during the selection last year. We both had a good feeling and I am confident in sharing the car with her.”

 Labuscagne added: “My selection came as a big surprise. I am very grateful for the amazing opportunity. It’s a dream come true and a privilege to compete in the 2016 Sealine Rally. Training and preparation will be key in our success and I am looking forward to the challenge. I would like to thank the QMMF and the Commission for this opportunity.”

  “The assessment programme took place before I took over in my role at the QMMF, but I am looking forward to meeting the winners and wish them a safe and successful week at the Sealine Cross-Country Rally,” said QMMF president Abdulrahman Abdulatif Al-Mannai.

  “It’s a shame for Molly and Lara, but we are delighted they both have full programmes for the season, underlining the talent we saw in them,” said Michèle Mouton, President of the FIA Women in Motorsport Commission and FIA Safety Commission. “While it is an intense preparation period for Charlotte and Sandra, who we welcome to the team, we have a confirmed fitness, navigation and driver training programme organised in Qatar before the event and I am confident that everyone will take the maximum benefit from these final preparations.”

 The final deadline for entries for this year’s Sealine Cross-Country Rally has been set for Thursday, March 31st. The event is also the second round of the FIM Cross-Country Rallies World Championship and competitive action gets underway from Losail International Circuit on Monday, April 18.

Elisabete Jacinto superou dura etapa maratona

Elisabete Jacinto concluiu esta tarde a terceira etapa do Rallye Aïcha des Gazelles, a primeira de duas jornadas maratona que compõem a maior prova de navegação do mundo, que se disputou ao longo de dois dias. Depois de passar a noite no deserto, fora do acampamento da organização, a equipa 402 ultrapassou todas as dificuldades desta primeira maratona tendo assinalado com sucesso os 15 pontos de passagem obrigatórios.

 Após ter sido concluída a segunda etapa desta competição feminina, a piloto Elisabete Jacinto e a sua navegadora France Clèves ocupavam o sétimo posto da categoria Expert e, neste momento, terão que aguardar até ao meio-dia de amanhã para saber qual a classificação obtida nesta difícil jornada maratona que ficou marcada pela travessia das dunas Erg Chebbi e pela passagem do Oued Rhéris. Estes rios secos, ou oued em árabe, são por norma muito complicados de transpor devido aos sulcos e fendas que apresentam ao longo do seu percurso. Assim, a perícia de condução aliada à fiabilidade da Volkswagen Amarok foram essenciais para a equipa 402 superar esta etapa com sucesso.

 Depois de cumprir cerca de 230 quilómetros, realizados entre as vilas marroquinas de El Beida e Izougguerhn, Elisabete Jacinto descreveu as peripécias vividas nos últimos dois dias: “as etapas maratonas são de facto o grande desafio deste rali. O primeiro dia correu muito bem e apesar de termos atravessado as dunas do Erg Chebbi conseguimos fazê-lo com grande destreza e rapidez. Chegámos ao último CP por volta das 17:00 o que nos deu tempo para acampar com calma e pudemos descansar. Este segundo dia foi mais difícil e acabámos por cometer um erro num dos CPs e por este motivo fizemos mais quilómetros. Mas, para além dessa contrariedade fizemos linhas retas quase perfeitas em locais de montanha muito complicados. Com a pressa de chegar ao fim, a poucos quilómetros do acampamento, furámos um pneu. Mas, conseguimos mudar o pneu rapidamente e terminámos já de noite esta etapa maratona” contou a portuguesa. 

Amanhã logo pelas 6:00 dá-se início à quarta etapa do 26º Rallye Aïcha des Gazelles.

domingo, 27 de março de 2016

Elisabete Jacinto mantém objetivo apesar das dificuldades

Elisabete Jacinto e France Clèves, aos comandos de uma Volkswagen Amarok, arrancaram esta manhã para a terceira etapa deste 26º Rallye Aïcha des Gazelles que é também a primeira maratona que as concorrentes têm que enfrentar nesta grande competição feminina. Estas jornadas são mais complexas uma vez que são mais longas (têm a duração de dois dias), têm mais bandeiras para encontrar e, para além disso, as participantes não terão à sua disposição a habitual assistência mecânica porque terão que pernoitar no deserto. Estas especiais são as mais temidas, mas também as mais desafiantes pelo que todas as concorrentes anseiam por ultrapassá-las. Aqui a destreza destas mulheres é testada até ao limite.

 Disputadas que estão duas etapas e o prólogo daquela que é a maior prova de navegação do mundo, a equipa 402, composta por Elisabete Jacinto e France Clèves, encontra-se na sétima posição da categoria Expert tendo acumulado uma penalização de 25.81 quilómetros. Elisabete Jacinto reconheceu que está a ser uma prova bastante difícil, mas mantém o objetivo inicial de chegar ao pódio. Neste momento, a piloto portuguesa tem uma penalização de apenas mais 3.56 quilómetros que a dupla que está em terceiro lugar.

 A primeira jornada maratona deste Rallye Aïcha des Gazelles disputa-se entre El Beida e Izougguerhn. A distância ideal a cumprir nos dois dias de etapa é de 230 quilómetros e as concorrentes da categoria Expert terão que assinalar 15 pontos de passagem obrigatória. A grande dificuldade deste primeiro dia de maratona é a travessia do Erg Chebi onde as suas dunas de cerca de 200 metros de altura tiram o ar até à “Gazela”mais corajosa. O traçado apresenta poucos marcos de orientação pelo que a navegação torna-se mais complicada. Hoje a equipa 402 vai dormir ao ar livre tendo como companhia o maravilhoso céu estrelado deserto marroquino.

 Amanhã as participantes terão um novo desafio: a travessia do Oued Rhéris cujos seis quilómetros de largura vão dar o que fazer às equipas. A chegada ao acampamento em Izougguerhn será o ponto alto do dia.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Elisabete Jacinto sobe duas posições

Elisabete Jacinto subiu duas posições no Rallye Aïcha des Gazelles, após ter sido concluída a primeira etapa da competição, e ocupou o sexto posto da classificação da Categoria Expert na partida para a segunda jornada da maior prova de navegação do mundo exclusiva para mulheres.

 No final da primeira especial a equipa 402, formada por Elisabete Jacinto e France Clèves, registou um desvio de 8.04 quilómetros dos 105 de distância ideal que compunham o trajeto tendo acumulado uma penalização de 9.51 quilómetros, ou seja, mais 1.45 que a dupla número 407, composta pelas francesas Sylvie Freches e Carole Montillet, que continua a liderar a categoria.

 Hoje a dupla luso-belga cumpriu a segunda etapa desta competição. Foi de novo uma jornada realizada em torno de El Beida e teve como distância ideal 115 quilómetros para um percurso com dez pontos de passagem obrigatória para a categoria Expert, classe que integra as concorrentes mais experientes desta prova. O dia foi longo e a equipa 402 demorou cerca de 14 horas a terminar a especial que foi marcada por travessias de dunas e passagens de areia que complicaram ainda mais o trabalho de navegação das participantes devido à escassez de pontos de referência.

 Na chegada ao acampamento Elisabete Jacinto reconheceu que foi um dia difícil e cansativo: “a etapa de hoje foi muito complexa e tivemos imensas dificuldades pelo caminho. Encontramos todo o tipo de trajetos e ainda passamos algumas dunas. A parte boa é que correu tudo bem e conseguimos ultrapassar a areia sem grande dificuldade. Fomos as primeiras a encontrar o último CP e chegamos já de noite ao acampamento. Foi de facto um dia extenuante”, revelou a portuguesa.

 Amanhã cumpre-se a primeira etapa maratona desta grande competição feminina. Esta jornada terá a duração de dois dias e, deste modo, as concorrentes terão que pernoitar no deserto e resolver pelos seus próprios meios quaisquer dificuldades com que se deparem durante a especial. As emoções estão ao rubro e a disputa pelos primeiros lugares é grande.

Lisboa vai receber às máquinas do TT

A cidade de Lisboa vai receber, no próximo dia 1 de Abril a visita das máquinas – Motos, Quads, UTVs e Buggys – que disputam o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal.

O evento terá lugar no Largo da Luz em Carnide, um bonito e nobre espaço da cidade, irá acolher as máquinas de perto de meia centena de pilotos e equipas.

De salientar que em Portugal se disputa aquele que é unanimemente reconhecido como melhor campeonato de Todo-o-Terreno da Europa. Uma competição de enorme nível nas motos, com pilotos fantásticos nos Quad e absolutamente único nos UTV/Buggy.

É bom não esquecer que o Todo-o-Terreno é a disciplina dos desportos motorizados onde Portugal é uma potência a nível mundial, tendo os pilotos lusos averbado, nos últimos cinco anos, dois títulos mundiais. Portugal é reconhecido mundialmente como tendo dos melhores pilotos de Bajas e de Rally Raids. Nas quatro principais equipas internacionais, três são lideradas por pilotos portugueses, que ainda recentemente tiveram uma destacada prestação no Rali Dakar.

Com o apoio incondicional e extremamente valioso da Junta de Freguesia de Carnide será recriado no Largo da Luz um parque de assistência idêntico ao que antecede cada uma das provas e que poderá ser visitado a partir das 15 horas de dia 1 de Abril e até à meia-noite

Para além das equipas e pilotos com as suas máquinas, tendas e veículos de assistência, também os organizadores das provas marcarão presença, assim como os patrocinadores e os Media Partners. De salientar que este ano de 2016 se celebra a 30ª edição da mítica Baja Portalegre 500, a mais antiga competição nacional de todo-o-terreno, agora organizada pelo ACP.

Algumas equipas irão realizar durante este evento e para além da exposição das suas máquinas, diversas ações e dinâmicas que a seu tempo irão sendo anunciadas.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Elisabete Jacinto motivada para alcançar um bom resultado

Elisabete Jacinto e France Clèves completaram hoje a primeira etapa do Rallye Aïcha des Gazelles a qual se disputou novamente em torno de El Beida, em Marrocos. O trajeto oferecia algumas dificuldades às concorrentes da categoria Expert que hoje ultrapassaram as primeiras passagens de areia. Elisabete Jacinto e France Clèves, aos comandos da Volkswagen Amarok, assinalaram corretamente os sete pontos obrigatórios e demoraram cerca de 12 horas a executar o percurso destinado à sua classe que teve como distância ideal um trajeto de 105 quilómetros.

 Esta primeira etapa foi positiva para Elisabete Jacinto que revelou não ter tido problemas apesar das dificuldades encontradas ao longo do percurso: “ hoje passamos por situações muito difíceis, principalmente nas zonas de montanha, mas o dia acabou por correr bastante bem. No final da etapa deparámo-nos com uma passagem de dunas que optámos por não fazer porque achamos que seria muito difícil. Como ainda estamos no início do rali não queremos chegar já ao limite das nossas capacidades porque temos ainda muitos dias pela frente. O nível de competitividade é de facto muito elevado e andamos muito próximas umas das outras. Por isso as opções têm que ser rigorosas”, revelou a piloto portuguesa.

 A equipa luso-belga partiu para esta primeira etapa no oitavo lugar da categoria Expert. Esta classificação foi obtida no prólogo da prova onde a dupla número 402 executou um percurso quase perfeito tendo registado um desvio de apenas 1,47 quilómetros em relação à distância ideal de 45 quilómetros. No entanto, esta competição é discutida ao metro e, neste sentido, os 1,16 quilómetros de penalização da equipa 407, formada pela dupla Sylvie Freches e Carole Montillet, foram suficientes para as francesas passarem a assumir a liderança da categoria Expert.

 As classificações da primeira etapa serão divulgadas amanhã após o meio-dia, altura em que termina oficialmente a jornada.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Elisabete Jacinto já iniciou Rallye Aïcha des Gazelles

Elisabete Jacinto e France Clèves cumpriram hoje o prólogo da 26ª edição do Rallye Aïcha des Gazelles o qual tinha como distância ideal um percurso de 45 quilómetros que se iniciou e terminou em El Beida. A dupla com o número 402, aos comandos de uma Volkswagen Amarok, localizou com sucesso os quatro pontos de passagem obrigatórios ao mesmo tempo que tentou executar um trajeto o mais em linha reta possível. Nesta prova a classificação é definida mediante o número de quilómetros realizados para além da distância ideal e vence quem, feitas as contas, tiver acumulado menos quilometragem.

 A etapa de hoje não ofereceu grandes dificuldades pois o percurso era composto por poucas passagens de areia e o terreno era quase sempre plano. Para grande parte das concorrentes, principalmente para as principiantes, este primeiro dia é bastante útil para se proceder tanto à adaptação às viaturas como também às condições do terreno. No entanto, para as participantes da categoria Expert a competição já começou e qualquer erro cometido nesta curta jornada pode vir a comprometer a classificação final.

 Na chegada ao acampamento, Elisabete Jacinto mostrou-se satisfeita com o trabalho realizado durante o dia de hoje e considera que, apesar do rali ser fortemente disputado, tem boas hipóteses de alcançar um lugar de pódio: “o prólogo correu bem e foi bastante simples de executar. Não tivemos problemas mas a determinada altura notámos que as bússolas não estavam a marcar os valores de forma igual. Esta situação acabou por ser um grande quebra-cabeças para nós e nem sempre estivemos de acordo com as opções tomadas e por este motivo houve alturas em que nos desviámos um pouco da linha reta. Mas para além disso foi um dia bastante positivo e partimos confiantes para a etapa de amanhã”, contou a piloto portuguesa.

 Neste momento, ainda não existem resultados uma vez que, de acordo com os regulamentos da organização, a etapa de hoje termina formalmente ao meio-dia de amanhã altura em que as classificações oficiais serão divulgadas.

Elisabete Jacinto e France Clèves preparadas para um bom rali

Elisabete Jacinto e France Clèves já estão em Erfoud onde amanhã vão cumprir o prólogo desta competição feminina o qual será contabilizado na classificação da categoria Expert, ao contrário das restantes categorias.

 Hoje é também o dia em que toda a comitiva desta edição do rali se reúne pela primeira vez porque a organização da prova permite que as participantes não europeias realizem as verificações em território marroquino. Assim o início do rali será marcado por um briefing onde estarão presentes, pela primeira vez, todas as concorrentes e onde serão dadas as várias indicações necessárias ao bom desenvolvimento do rali.

A piloto portuguesa e a sua navegadora revelam as suas expetativas em relação a esta edição da prova: “Estamos prontas. Queremos fazer um bom rali e sabemos que o podemos fazer!” declarou Elisabete Jacinto. Por seu lado a navegadora France Clèves acrescentou: “estou muito feliz por estar este ano novamente com Elisabete. Ela é uma companheira fantástica. Esperamos fazer um bom rali com paz de espírito e muita diversão. E, claro, se possível chegar ao pódio!!!”.

 As concorrentes deste 26º Rallye Aïcha des Gazelles irão cumprir cerca de 1300 quilómetros em território marroquino. A prova é constituída por seis etapas duas das quais são maratonas perfazendo um total de oito dias a que se soma ainda o prólogo que, no caso da Categoria Expert na qual Elisabete participa, também conta para a classificação final. Nas jornadas maratona, que se dividem em dois dias, as participantes terão que pernoitar no deserto e por isso devem ter autonomia para passar a noite sem ir até ao acampamento. Terão ainda de ter capacidade de solucionar todos os problemas, incluindo os de origem mecânica pois não poderão ter ajuda de ninguém. O Rallye termina no dia 2 de Abril em Essaouira onde se fará o célebre desfile na praia e, pela noite, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios.

terça-feira, 22 de março de 2016

Rallye Aïcha des Gazelles promete aventura

Elisabete Jacinto e a restante comitiva do 26º Rallye Aïcha des Gazelles desembarcam hoje em Tanger, Marrocos, após terem passado dois dias no barco que ligou a Europa ao norte de África.

 A viagem é aproveitada para descansar da azáfama dos dias que antecederam a partida, mas também são muito úteis para preparar a prova e alinhar estratégias: “É aqui no barco que aproveitamos para dar uma vista de olhos aos mapas de anos anteriores, para relembrar algumas passagens menos evidentes, discutir procedimentos e definir estratégias. Estes dias são longos mas acabam por ser bastante úteis”, afirmou Elisabete Jacinto. Hoje a comitiva do 26º Rallye Aicha des Gazelles dirige-se a Meknes onde as participantes vão pernoitar e logo de manhã partem em direção a Erfoud onde terá inicio, no próximo dia 23 de Março, esta grande prova de navegação.

 O Rallye Aïcha des Gazelles decorre ao longo de oito dias no coração de Marrocos. A prova inicia-se em Erfoud e termina em Foum Zguid, nas regiões do interior marroquino muito próximo da fronteira com a Argélia onde as paisagens áridas do deserto são uma constante. Passagens de montanha, dunas de areia fina, trilhos muito íngremes e zonas muito pedregosas serão alguns dos pisos que as concorrentes vão encontrar ao longo desta competição. As grandes dificuldades serão, sem dúvida, a travessia do Erg Chebi logo no início da competição e do Erg Chegaga já nos últimos dias de prova. Para vencer, as equipas terão que ir o mais em linha reta possível e isso implica realizar percursos de grande dificuldade técnica e que exigem muita perícia de condução. A competição é discutida ao metro e ninguém quer ficar para trás. Por vezes as melhores opções de percursos em termos de distância são também as mais complexas em termos de condução. É devido às suas características desafiantes que todos os anos milhares de mulheres de todo o mundo se sentem impelidas em participar neste rali.

Season kick-off for X-raid at the Abu Dhabi Desert Challenge

• Yazeed Al-Rajhi the latest asset to the Trebur based top-team 

• Test for the Buggy 

For the X-raid Team, the Abu Dhabi Desert Challenge (01st to 07th April, 2016) represents the kick-off of the 2016 season. This rally is one of the most popular ones in the calendar, because the competition runs on sand and in the dunes of the Liwa desert. The top pairings are Mikko Hirvonen (FIN) / Michel Périn (FRA) and Yazeed Al-Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (GER)!

 Hirvonen stunned both the competitors and the motor-racing enthusiasts, with a sensational performance in his first Dakar and held a top position throughout the whole event. In Abu Dhabi he can keep on gaining experience on sand. Meanwhile, Al-Rajhi who is known to be very fast, too, certainly also wants to become a factor in the battle for the win. For the Saudi, racing the MINI ALL4 Racing doesn’t represent unknown territory as he already made an appearance in the car: in the 2012 Hail Rally.

 As it was already announced, Sheikh Khalid bin Faisal Al-Qassimi (UAE) will make his debut appearance as MINI ALL4 Racing driver. Kuba Przygonski (POL) and Tom Colsoul (BEL) also belong to the Abu Dhabi Desert Challenge line-up. In 2015, Przygonski switched from motorbike to car racing to secure a top-15 finish in the 2016 Dakar. Also a MINI ALL4 Racing will be raced by German pairing Stephan Schott / Holm Schmidt. The Abu Dhabi Desert Challenge is one of the favourite rallies of the German drivers.

 And don’t forget the X-raid buggy with the pairing Jutta Kleinschmidt (GER) / Tina Thörner (SWE) in the cockpit that completes the X-raid line-up for Abu Dhabi. For them, it’s less about securing a good result than about covering as many important development kilometres as possible, in the UAE. 

The Abu Dhabi Desert Challenge will be kicked off on 02nd April with a Super Special Stage. On the following day, the event takes the field into the Liwa Desert where the competitors will have to contest five stages. And on 07th April, the field returns to Abu Dhabi City.

Alexandre Franco sem sorte na Baja TT Rota do Douro

Alexandre Franco e Rui Franco tiveram um principio de temporada verdadeiramente para esquecer, com a dupla de Alenquer a sofrer um violento acidente na primeira passagem pelo prólogo da Baja TT Rota do Douro, que felizmente apenas resultou em danos no BMW Série 1 Proto da Scuderia Goldentrans/DURA.

 A dupla alenquerense apresentava-se confiante para esta primeira ronda do ano, depois das evoluções feitas no BMW Série 1 Proto terem-se revelado como uma grande mais valia competitiva nos testes realizados na semana passada.

 No entanto, tudo se viria a precipitar a alguns metros do final do prólogo, quando um ligeiro toque numa pedra lançou o BMW num capotanço bastante violento.

 Alexandre e Rui Franco não sofreram quaisquer consequências físicas, mas o BMW Série 1 Proto ficou bastante danificado.

“Tivemos um fim de semana para esquecer”, começou por dizer Alexandre Franco.

  “Estávamos a realizar um prólogo muito bom, sempre ao ataque mas sem qualquer erro, até que nos deparámos com uma zona mais escorregadia. A traseira do nosso BMW descolou e ainda tentei corrigir, mas um toque por dentro numa pedra lançou-nos o carro para o ar e capotámos. Foi uma enorme frustração, pois depois dos testes, estávamos com grande expectativa de ver o resultado de um trabalho de vários meses…mas tudo desabou num segundo”, prosseguiu o piloto alenquerense.

 O piloto que conta com os apoios da Goldentrans e da DURA Automotive confessou que “esta situação só nos vai fazer regressar ainda mais fortes. Estamos a trabalhar no carro para procurar testar já dentro de três semanas e poder alinhar em Reguengos. Quero ainda aproveitar esta oportunidade para agradecer aos nossos amigos e patrocinadores, que desde aquele minuto inglório nos tem apoiado e motivado para que possamos continuar com o projecto que delineamos para este ano. Bem hajam a todos, pois nada disto faria sentido sem vós. Por nós e por todos vocês, levaremos por diante o nosso projecto”.

 A próxima prova do Campeonato Nacional de Todo o Terreno será a Baja TT de Reguengos, que terá lugar nos dias 30 de Abril e 1 de Maio.

João Ramos e Vitor Jesus vencem a “Baja TT Rota do Douro” 2016

Numa clara demonstração da velocidade e competitividade a dupla portuguesa João Ramos e Vítor Jesus, aos comandos da Toyota Hilux - Team Caetano Racing, venceu a Baja TT Rota do Douro, prova essa que conta para o Campeonato Nacional de Todo-o-terreno e para a Taça Ibérica de Todo-o-terreno.

 Nesta primeira prova, a dupla impôs-se logo no prólogo, batendo a concorrência e mostrando desde cedo a vontade de vencer. “Ainda hesitei se devia tentar atacar logo no prólogo, ou se era preferível não ser o primeiro a abrir os troços no dia seguinte, onde deixamos as nossos trilhos bem marcados e por isso uma vantagem para quem nos persegue. Mas acabei por decidir atacar a fundo e assumir a responsabilidade de abrir a estrada no dia seguinte, numa opção que segundo o próprio não foi fácil de tomar, comentou João Ramos.

 No segundo dia de manhã, após o CP1, devido à falta de binário da sua Hilux a gasolina face aos motores Diesel dos seus adversários, caíram para terceiro lugar, no entanto no segundo setor seletivo a dupla recuperou a liderança numa prova inequívoca de consistência, num terreno muito difícil, duro e traiçoeiro, exigindo uma concentração elevadíssima. “Estou muito satisfeito com o nosso desempenho nesta prova. Demonstramos como estamos competitivos para esta época e começamos da melhor maneira. Tem sempre um significado especial conseguir vitórias, mas esta em particular é motivo de grande alegria uma vez que parte e termina na minha terra natal, aqui em Gaia”. Comentou João Ramos no final da prova.

 O Campeonato nacional de Todo-o-terreno 2016 é composto por seis Bajas, tendo João Ramos e Victor Jesus obtido este fim-de-semana o lugar mais alto do pódio, naquela que é a primeira prova do calendário a “Baja TT Rota do Douro”.

 A Taça Ibérica de Todo-o-terreno contempla quatro provas, duas em Portugal e duas em Espanha. Incluindo as duas mais importantes provas de cada país - A Baja Portalegre 500 e a Baja Aragón - que fazem parte da Taça do Mundo FIA de TT, assim como a Baja Rota do Douro deste fim de semana e no país vizinho a Baja TT montes de Cuenca.

Inicio azarado para a StyleAuto Motorsport

Não foi de todo o arranque mais esperado pela equipa StyleAuto Motorsport, na primeira corrida pontuável para o Campeonato Nacional de Todo Terreno 2016.

 Depois de um arranque promissor, com a vitória nas duas passagens pela super especial de Valongo, a equipa StyleAuto Motorsport , com os pilotos César e Tânia Sequeira, viu-se condicionada pela quebra de uma transmissão logo no inicio do primeiro sector de Sábado, que os obrigou a rodar com um Ritmo bastante moderado até ao final do mesmo.

 Depois de na assistência remota, situada na Cidade de Amarante a equipa ter resolvido os problemas, para o segundo sector a única coisa a fazer, seria atacar o primeiro lugar da categoria T2 que estava a uns bem distantes 12minutos, embora com as condições em que se disputava a prova tudo estava ainda em aberto.

 Arrancando com uma toada bastante forte para tentar anular a desvantagem, foi a cerca de 20 km do inicio do segundo sector seletivo que os pernos da roda da frente esquerda cederam e obrigaram a desistência da dupla alentejana.

 A equipa vai agora trabalhar para que na próxima ronda do campeonato, já em Reguengos de Monsaraz, consiga voltar ás vitórias e entrar novamente na luta pelo campeonato de T2.

sábado, 19 de março de 2016

João Ramos / Vitor Jesus (Toyota Hilux) vencem na Baja TT Rota do Douro

Animação e incerteza quase até ao final, foram as sílabas tónicas da terceira edição de Baja TT Rota do Douro, prova que abriu, em Vila Nova de Gaia, a Taça Ibérica e o Campeonato Nacional de Todo-o-terreno. O Gondomar Automóvel Sport (GAS) está de parabéns pela prova, tendo o traçado que atravessava os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canavezes, recebido vários elogios por parte dos pilotos.

 João Ramos e Victor Jesus, levaram a Toyota Hilux à vitória depois de um jejum de dez anos, quando venceram o Serras do Norte, aos comandos do Toyota RAV4. Desta vez terminaram a prova e puderam mesmo levantar o pé na fase final da prova.

 Nuno Matos e Filipe Serra terminaram a primeira parte da prova na frente, mas a parte da tarde seria madrasta para a equipa do Opel Mokka Proto. Durante a tarde afundaram-se na classificação. desceram para terceiros, depois de ao quilómetro 20, terem tido sérios problemas de transmissão que cedeu e apenas a roda dianteira esquerda tinha tracção. Tiveram mesmo que ser auxiliados por Filipe Carvalho, que os rebocou numa subida.

 Falando ainda de azar, pior estiveram os outros comandantes. Miguel Barbosa e Miguel Ramalho, que terminaram a oito segundos da primeira posição durante a manhã, acabaram a prova mais cedo. A transmissão (diferencial) do Mitsubishi Racing Lancer foi a causa da desistência.

 Rui Sousa e Carlos Silva foram a equipa que mais lucrou com estas desistências. Escaparam pelo meio dos problemas dos outros e chegaram à segunda posição final a 26 minutos e 28 segundos dos vencedores, depois de uma prova em que apostaram na regularidade, para evitar armadilhas.

 Já vimos que memso com o azar à mistura, Nuno Matos e Filipe Serra chegaram à terceira posição, à frente de João Rosa e Luís Marques. Rosa estreou-se no Todo-o-terreno, aos comandos de uma Nissan Navara, depois de vários anos de enduro, que pelos vistos foram uma boa escola.

 Filipe e Maria Carvalho, em Bowler, encerraram o grupo dos cinco da frente. Seguem-nos na classificação:

 Avelino Reis e Miguel Marques, em Toyota Rav4; Luís Ferreira e Pedro Colaço em Nissan Pathfinder e Alexandre Mota e Aníbal Mendonça em Nissn Proto.

João Ramos

  “A Toyota Hilux é a gasolina e com estas condições é mais difícil face aos nossos aniversários que são carros a diesel, são mais fáceis de conduzir na lama. A parte da tarde secou e eu mudei o set up do carro tornando-o mais macio e com bastante mais tracção. Desliguei a barra estabilizadora, o que fez com que o carro ficasse com um comportamento óptimo. 

 Comecei a atacar desde o início, percebi que estava com um andamento muito mais rápido. Apercebi-me que estava nesse ritmo, depois aos poucos verifiquei que que estava a ganhar bastante vantagem e a partir daí foi só controlar.”

 Rui Sousa

  "Foi bastante difícil esta prova, desde o prólogo, em que as pistas estavam bastante enlameadas e tínhamos muita dificuldade de colocar o carro. A aposta que fizemos nos pneus não foi a ideal, eram pneus mais para piso seco. Pensei que não ia haver tanta chuva mas o resultado no prólogo não foi mau. 

 Hoje de manhã tentei segurar o lugar que tinha. O Lino ia à minha frente e parou, aí acabei por perceber que podia fazer um bom resultado, tentando controlar um pouco e não cometendo erro nenhum. Foi isso que fiz, com muita precaução, com muita paciência, tentar levar o meu carro ao final e o resultado é bem melhor do que a corrida que fiz. Portanto estamos muito satisfeitos e toda a equipa está de parabéns porque o carro não teve nenhum problema. Só não andei mais porque não queria arriscar nada."

 Nuno Matos

  "Esta segunda volta foi uma verdadeira odisseia. A partir do km 20 tivemos um problema qualquer de transmissão e não percebi bem o que aconteceu, porque nunca nos tinha acontecido tal coisa. Ficamos só com tracção na roda da frente do lado esquerdo. Tenho de agradecer ao Filipe Carvalho porque na primeira subida em que ficamos ele teve a simpatia e o desportivismo de nos dar um puxão. Se não fosse ele, não estaríamos aqui certamente. Depois foi muito difícil trazer o carro até ao fim. 

 Em termos de campeonato e de prova ainda conseguimos um pódio devido aos tempos da manhã. A prova foi extremamente dura. Já fiz muitas provas e não me recordo duma prova tão dura como esta. As condições eram muito difíceis, mudavam quase de curva para curva. Mas estamos satisfeitos, em termos de campeonato fazemos um segundo lugar e é uma boa preparação. Tenho pena de não ter lutado pela vitória mas ainda assim estamos muito satisfeitos por estar aqui."

Maior rali de navegação do Mundo já está na estrada

Deu-se hoje a partida oficial do 26º Rallye Aicha des Gazelles da Avenida dos Ingleses em Nice, França, que contou com a presença de Christian Estrosi, Presidente da Câmara de Nice e Presidente da Metrópole de Nice e Côte D´Azur. Nesta vila reuniram-se as mulheres oriundas de vários países do Mundo e que já estão preparadas para enfrentar o grande desafio: nove dias de solidão no deserto marroquino em busca da direção correta realizando a menor quilometragem possível.

 A organização reuniu este ano 162 equipas o que perfaz um total de 324 participantes divididas nas seguintes categorias: 10 na categoria Quand/Moto/SSV, seis na Categoria Crossover, 135 na Categoria AutoCamião e 11 na categoria mais difícil deste rali, a Categoria Auto Expert na qual participará a única piloto portuguesa. Está assim lançado o maior rali de navegação do Mundo.

 A cerimónia de partida do Rallye Aïcha des Gazelles é sempre uma grande celebração face ao sentimento de grande expectativa e entusiasmo. As “Gazelas”, como são carinhosamente apelidadas as concorrentes deste rali, tiveram a oportunidade de se reunir para uma foto de grupo e fizeram o desfile com as suas viaturas perante o olhar de familiares e dos muitos fãs desta prova que acorreram à Avenida dos Ingleses para assistir à festa.

 Elisabete Jacinto e France Clèves participaram na celebração que antecedeu a partida e, neste momento, já estão a caminho do porto de Barcelona onde as aguarda o barco que as levará até Tanger, em Marrocos, onde irão desembarcar no dia 21 de Março. Para a portuguesa os próximos dias serão aproveitados para descansar e refletir na prova: “Hoje foi dia de festa. Temos agora pela frente muitos quilómetros até chegar a Erfoud. Felizmente estas horas que vamos passar no barco vão-nos permitir descansar e afinar a estratégia para os dias que se avizinham”, contou Elisabete Jacinto antes de partir para Barcelona.

 Mais uma vez Elisabete Jacinto e France Clèves participam na Categoria Expert. Esta classe foi criada na edição de 2015 do Rallye Aïcha des Gazelles e permite distinguir as participantes com mais experiência das restantes. A categoria Expert prima pelas dificuldades acrescidas que apresenta às concorrentes. A navegação e transposição de terreno exigirão um trabalho muito mais minucioso e a gestão estratégica do tempo terá que ser mais eficaz uma vez existe um maior número de CPs a localizar ao longo do percurso desta categoria.

Pedro Ferreira estreou VW Amarok

Problemas de juventude ditaram o abandono 

Considerado um dos grandes motivos de interesse da prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a estreia da VW Amarok da equipa PMF Racing suscitou naturalmente muita curiosidade. Pedro Ferreira rolou com a mais recente máquina do CNTT no prólogo da Baja Rota do Douro onde a Amarok cumpriu os seus primeiros quilómetros.

 As diversas alterações introduzidas a partir das impressões recolhidas pelo piloto na dupla passagem pelo traçado escolhido pelo GAS (Gondomar Automóvel Sport) para o prólogo, não foram todavia aproveitadas na corrida já que um arreliador problema com a direção assistida acabou por forçar a equipa ao abandono no decorrer do primeiro setor seletivo.

  “Tentei tudo para levar a Amarok até ao final do troço. Era importante ter feito mais quilómetros, mas com muitos ganchos a exigirem manobra e a força que tive de fazer no volante, o cubo deste acabou por se partir e perante isso não havia nada a fazer. Foi pena porque o problema da direção era de fácil resolução e teria sido bom testar a máquina na segunda passagem”, salienta o piloto da PMF Racing, que foi acompanhado de Valter Cardoso. “Agora seguem-se naturalmente muitos testes e uma fase muito intensa de afinações e escolhas de setup, de modo a que já na próxima prova nos possamos apresentar com outras ambições. De qualquer forma, e como tenho vindo a dizer, este é um ano de transição e evolução. Espero chegar ao final do ano num outro patamar competitivo, mas ainda vamos ter muito para trabalhar e para aprender. O carro tem um enorme potencial e temos de conseguir tirar partido disso”, acrescentou o jovem Pedro Ferreira.

Rui Sousa brilhante

• Vitória na categoria Diesel 

• Vitória na classe

 No arranque da Taça IBÉRICA de Todo-o-Terreno, Rui Sousa / Carlos Silva cumpriram na perfeição o objectivo traçado para esta primeira prova, a Baja TT Rota do Douro, terminando os mais de 300 quilómetros desta dura prova no 2º lugar da classificação geral, vencendo ainda a sua classe e a classificação Diesel, aos comandos da ISUZU New D-Max que revelou uma fiabilidade assinalável. 

Marcada pela chuva que caiu e pela dureza dos pisos, a Baja Rota do Douro colocou à prova pilotos e máquinas de uma forma que já não se via há alguns anos no panorama do TT nacional, que tem vindo aos poucos a aligeirar a dureza das provas. Para juntar a esta receita o GAS, clube organizador incluiu alguns dos carismáticos troços do Rali de Portugal de forma a mesclar o traçado entre zonas rápidas com percursos mais trialeiros. Depois a chuva fez o resto, e colocou toda a caravana em dificuldades, com zonas de lama difíceis de cumprir, e nas quais Rui Sousa e a D-Max estiveram no seu melhor nível.

 Numa boa posição e saída para a prova, Rui Sousa / Carlos Silva cedo perceberam que a corrida teria de ser abordada de forma consistente, para evitar as armadilhas do traçado escorregadio das zonas de Carvalho do Rei, Baião e do Fridão, e foi assim que a Isuzu chegou ao final dos dois sectores selectivos que compunham esta prova, com Rui Sousa a declarar no controle de chegada; “… foi um dia difícil, mas o resultado deixa-nos com o sabor do dever cumprido. Talvez tenha sido uma das provas mais difíceis que disputei até hoje, com a aderência a mudar a cada curva e a exigir um nível de concentração levado ao extremo, mas conseguimos. É um bom inicio para o nosso programa na Taça Ibérica, e só podemos estar gratos a todos no Equipa Prolama, pelo trabalho desenvolvido ao longo do tempo. Acreditamos que com trabalho os resultados aparecem, e cá estamos com a ISUZU a fazer mais um pódio. Uma palavra para todos os nossos Patrocinadores e Amigos que nos têm apoiado incondicionalmente…” concluiu o piloto do Carregado, visivelmente emocionado.

 A dupla da Prolama/Cepsa, vai agora preparar a próxima prova da Taça Ibérica, a mítica Baja de Aragon em Espanha, onde deverá contar com a D-max mais evoluída e com capacidade para lutar com os melhores da Taça do Mundo da modalidade

am Racing Team chega ao final da primeira prova do ano depois de muito esforço e alguns sobressaltos

- Prova difícil condicionada por muita chuva e lama foi um duro teste para todos. 

- Pneus inadequados e constante embaciamento dos vidros limitaram desempenho. 

- Piloto e navegador cumpriram os objetivos e chegaram ao final em oitavo..

 Depois de um dia em que apenas o prólogo foi disputado, perto de Valongo, a equipa am Racing Team partiu confiante para segunda etapa da prova, disputada mais a norte, na zona de Amarante e de Baião, sobre pisos extremamente escorregadios, por causa das chuvadas caídas durante a noite, para os quais a escolha dos pneus se mostrou determinante, para quem queria alcançar um bom resultado, nesta prova de estreia do CNTT 2016.

 Pneus que foram a grande condicionante do desempenho da equipa Alexandre Mota / Aníbal Mendonça, a estrear na prova o novo Nissan Proto da categoria T1, já que durante os dois setores disputados com paragem intermédia em Amarante, nunca piloto ou navegador tiveram um momento de descontração, sendo necessário manter concentração máxima, para evitar uma saída de pista, mais do que provável a qualquer momento, tal como confirma o piloto:

“Foi uma prova de estreia muito difícil. Fomos obrigados a rodar sempre muito devagar, pois o carro escorregava de um lado para o outro na estrada, mesmo a velocidade muito reduzida, o que, desde os primeiros quilómetros nos retirou toda a confiança, mantendo-nos em concentração máxima, para evitar qualquer acidente, que esteve para acontecer por diversas vezes. 

 A juntar a este grande problema, o vidro da frente estava constantemente embaciado, apesar de ter levado o tratamento adequado antes da partida. Por vezes tinha que deixar de conduzir, ou o Aníbal de ditar notas, para limparmos o vidro por dentro, o que ainda nos atrasou mais. 

Foi um grande esforço, mas conseguimos chegar ao fim e com 300 km percorridos posso afirmar que começo a conhecer alguns limites do carro, já que por diversas vezes a sua eficácia foi testada e avaliada, durante um percurso extremamente escorregadio e traiçoeiro. Conseguimos chegar em oitavo e acho que foram os nossos primeiros pontos, bem merecidos, depois de tanto esforço.”

Miguel Barbosa forçado a abandonar

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team estava a ser o mais rápido em prova 

Miguel Barbosa foi esta tarde forçado a abandonar quando disputava a vitória na Baja TT Rota do Douro prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Quando liderava a corrida, o piloto do BP Ultimate Vodafone Team acompanhado de Miguel Ramalho começou por ficar com apenas transmissão traseira no seu Mitsubihi Racing Lancer para depois para de forma definitiva em plena Serra do Marão.

  “Estávamos a ser os mais rápidos no início da segunda passagem pelo setor seletivo e já tínhamos ganho importantes segundos aos nossos diretos adversários quando, por volta do quilómetro trinta começámos a ter problemas que se agravaram a ponto de termos sido forçados a abandonar. Não era seguramente esta a forma como queríamos iniciar esta temporada mas ainda vamos ter muito campeonato pela frente e estou certo de que iremos conseguir superar este momento menos bom. O certo é que estávamos a conseguir ser muito rápidos e isso é muito importante”, salientou o atual campeão nacional.

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno regressa a 30 de Abril e 1 de Maio quando em Reguengos de Monsaraz se disputar mais uma edição desta baja alentejana.

Nuno Matos lutou pela vitória no Douro:“Este pódio é uma boa operação para o campeonato”

Soube a pouco. Nuno Matos e Filipe Serra terminaram a Baja TT Rota do Douro no 3º lugar absoluto e 2º do CNTT, numa prova que lideraram após os 145 kms do primeiro Setor Seletivo.

 A equipa do Opel Mokka Proto começou a prova com um 3º lugar no Prólogo de sextafeira, conseguindo uma boa posição de partida para os dois setores seletivos de hoje. Sob chuva e nevoeiro, Nuno Matos e Filipe Serra assumiram mesmo a liderança no primeiro troço “a sério” da prova nortenha, chegando ao final do SS1 com 28 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.

 À tarde, a dupla de Portalegre esperava manter esse ritmo mas foi traída por uma quebra na transmissão logo ao km 20 do SS2, que deixou o Opel Mokka Proto com tracção apenas na roda dianteira esquerda! Ainda assim, Nuno Matos levou o carro até ao final e obteve o segundo pódio consecutivo na Baja Rota do Douro, terminando no 3º lugar absoluto.

  “Foi uma odisseia! Claro que depois de terminarmos a manhã na frente queríamos lutar até ao final pela vitória mas algo se partiu na transmissão e ficámos só com uma das rodas da frente a puxar! Fizemos mais de 120 kms nessas condições, num terreno muito duro e com chuva. Ainda assim, chegámos ao final e este pódio acaba por ser uma boa operação em termos de campeonato, pois acumulámos os pontos do 2º lugar. Confesso que soube a pouco mas as corridas são mesmo assim. O nosso agradecimento ao Filipe Carvalho, pelo auxílio que nos deu quando tivemos problemas, e também à Fedima que nestas condições nos forneceu uns pneus FPower perfeitos! Uma palavra de apoio também para o Alexandre Franco, que ontem teve um momento de muito azar no Prólogo”, afirmou Nuno Matos.

 A segunda prova do Campeonato Nacional de TT será a tradicional Baja TT de Reguengos, a 30 de Abril e 1 de Maio.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Pedro Ferreira com estreia cautelosa

Piloto nortenho guiou VW Amarok pela primeira vez 

Pedro Ferreira, acompanhado de Valter Cardoso, estreou no prólogo da Baja Rota do Douro a novíssima VW Amarok máquina que, por seu lado, fez também os seus primeiros quilómetros de vida no traçado escolhido pelo GAS para este primeiro da prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e da Taça Ibérica.

 Construída sob a direção de Fernando Santos nas novas oficinas da Extreme Raid a VW Amarok ficou concluída na manhã da corrida, o que exigiu do piloto “muita concentração e uma aprendizagem permanente. Todas as suas reações foram de uma absoluta novidade e terminamos cada passagem com um rol de notas de alterações e afinações a fazer. Vamos amanhã para a corrida sabendo que temos muito para conhecer e perceber desta nova máquina mas já deu para perceber que tem um enorme potencial. Temos de fazer com ela muitos quilómetros e os de amanhã serão muito importantes, porque são os primeiros e sem rede. Ao longo destas duas passagens destaco o facto de termos ficado sem travão de mão na segunda, o que nos obrigou a fazer manobras numa curva mais apertada e aí perder quase uma dezena de segundos”, salienta o piloto da PMF Racing.

 Na Baja Rota do Douro, que tem como centro nevrálgico Vila Nova de Gaia, o segundo dia de corrida será preenchido por uma dupla passagem num troço com perto de centena e meia de quilómetros.

Rui Sousa com inicio promissor

• Edgar Condenso, azarado 

Rui Sousa / Carlos Silva, regressaram às competições nacionais com um brilhante 5º lugar no final do Prólogo da Baja TT Rota do Douro. Aos comandos da New D-Max, a dupla da Prolama cumpriu na perfeição a estratégia delineada.

 Edgar Condenso / Nuno Silva, do Team Consilcar não foram felizes na estreia do BMW série 1 Proto, abandonando ainda durante a ligação para o prólogo com problemas mecânicos.

 A Baja Rota do Douro, deu inicio ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, e à Taça Ibérica, com um Prologo disputado na região de Valongo.

A chuva que caiu durante a amanhã deixou os pisos muito enlameados e escorregadios, tornando-se mesmo muito perigosos, conforme explicou no final Rui Sousa; “…sabíamos que no estado em que estava o traçado do prologo nada ganharíamos em vir ao ataque, pelo que a estratégia passou por defender o carro de problemas ou de alguma saída de pista. Amanhã temos muitos quilómetros pela frente e vamos imprimir um ritmo mais forte, embora não sabendo o que a meteorologia nos vais presentear durante a noite…” concluiu o piloto do Carregado, lançando um piscar de olhos ao pódio final.

 A dupla da Consilcar, Edgar Condenso/ Nuno Silva, ficaram pelo caminho ainda durante a ligação, com o BMW serie 1 a imobilizar-se com problemas mecânicos, deixando a equipa desolada por este inicio de Taça Ibérica, menos positivo.

 A Baja Rota do Douro, continua amanhã com dois sectores selectivos de 150 quilómetros repetidos na zona de Amarante, onde estará instalada a única zona de assistência.

am Racing Team cumpriu com segurança os objetivos traçados para a primeira etapa da Baja TT Rota do Douro

- Equipa fez os primeiros quilómetros com Nissan Proto de T1.

 - Prólogo traiçoeiro, cumprido sem erros e por isso com tranquilidade 

- Piloto e navegador estão preparados para a grande prova de amanhã. 

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno começou hoje no cais de Vila Nova de Gaia, de onde a caravana do TT nacional saiu em direção a Valongo, onde o GAS – clube organizador – fez disputar as duas passagens previstas por um prólogo enlameado com uma distância total de 5,5 Km.

 Uma prova disputada sobre um piso bastante traiçoeiro, que recomendava toda a atenção e calma á equipa 525, Alexandre Mota / Aníbal Mendonça, ainda a dedicar toda a sua atenção à descoberta do Nissan Proto, com que esta época vão participar na totalidade das provas do CNTT.

 O resultado final obtido foi o esperado pela equipa, que fazia os primeiros quilómetros com o carro em competição, tal como afirma Alexandre Mota, no final desta primeira “prova de fogo” do ano:

  “Essencialmente não queria cometer erros, até porque logo depois de termos reconhecido, verificámos que o piso estava muito enlameado, pelo que qualquer atitude menos pensada, poderia deitar tudo a perder. Durante a primeira passagem, ainda apanhámos alguns (pequenos) sustos, pois estávamos a conhecer o carro e até demos um pequeno toque de traseira, que desde logo nos refreou os ânimos, ajudando-nos a pensar que também na segunda passagem, deveríamos optar por uma toada idêntica. Ultrapassámos este primeiro teste sem problemas e estamos confiantes para a prova de amanhã, que vai ser longa e difícil. Queremos chegar ao fim, com a melhor classificação possível. É esse o nosso objetivo.”

Miguel Barbosa com um bom arranque

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team foi 2º no prólogo 

Miguel Barbosa foi esta tarde o segundo mais rápido na Baja TT Rota do Douro, prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto do BP Ultimate Vodafone Team aos comandos Mitsubihi Racing Lancer e acompanhado de Miguel Ramalho terminou o prólogo com mais 5,73s que o vencedor.

“Estou satisfeito com a nossa prestação no prólogo. Achei que a pista iria estar mais enlameada e fiz uma escolha de pneus e um setup menos adequado às condições que encontrámos. Não tivemos qualquer problema e o tempo que perdemos foi muito reduzido. Partir amanhã da segunda posição até pode ser vantajoso”, salientou o atual campeão nacional.

 O navegador Miguel Ramalho acrescenta que “seguramente sem pó partir para a pista com os traços de um concorrente é sempre uma boa ajuda”.

 Amanhã os concorrentes à Baja TT Rota do Douro cuja base da prova tem lugar na zona do cais de Vila Nova de Gaia, terão pela frente um sector seletivo com 145 km, a percorrer por duas vezes, que partirá de Amarante, terá passagem por Marco de Canaveses e Baião, vindo a terminar de novo em Amarante.

Nuno Matos após o Prólogo da Baja Rota do Douro: “Temos uma boa posição de partida para amanhã”

Nuno Matos e Filipe Serra começaram a época do Campeonato Nacional de TT com um 3º lugar no Prólogo da Baja Rota do Douro. A dupla do Opel Mokka Proto está confiante para os dois setores seletivos de amanhã.

 A temporada de Nuno Matos começou com um positivo 3º lugar no Prólogo da Baja TT Rota do Douro, disputado esta sexta-feira em Valongo. Nos 5,5 kms de um percurso traçado junto à autoestrada A4, o piloto do Opel Mokka Proto começou por fazer o tempo de 4:50.75 na primeira passagem, melhorando depois para 4:47.88 na derradeira volta. A equipa de Portalegre ficou no 3º lugar da classificação geral, a apenas 25 segundos do mais rápido, preparando-se para o verdadeiro desafio desta prova, o duplo setor seletivo de amanhã (145 kms percorridos duas vezes).

  “O Prólogo correu dentro das nossas expectativas, apesar de termos partido o seletor da caixa de velocidades na primeira passagem. É um pequeno um problema que a equipa vai resolver mas o mais importante é que estamos satisfeitos e confiantes com este terceiro lugar. Temos uma boa posição de partida para amanhã e não escondo que o objetivo é repetir o pódio do ano passado”, afirmou Nuno Matos.

 Este sábado, a Baja TT Rota do Douro terá duas passagens pelo setor seletivo de 145 kms, que passará pelas regiões de Amarante, Marco de Canaveses e Baião.

Primeiro obstáculo ultrapassado

Elisabete Jacinto e a navegadora France Clèves realizaram hoje em Nice as verificações técnicas e administrativas da 26ª edição do Rallye Aïcha des Gazelles que tiveram lugar em Nice no estádio de l´Allianz Riviera. Durante mais de três horas a equipa foi obrigada a um conjunto de formalidades as quais lhes permitiram serem admitidas naquele que é o maior rali de navegação do Mundo. Não só foi verificada toda a documentação da equipa como também foram controladas as especificações da VW Amarok e a instalação dos aparelhos de controlo do rali: o Iritrak e Unique. De notar que todas as viaturas inscritas nesta prova são de série e têm apenas alterações para aumentar os níveis da segurança das concorrentes.

“Hoje não é um dia particularmente entusiasmante mas temos de estar muito concentradas pois a mais pequena falha pode impedir-nos de participar. Existe uma enorme lista de formalidades a cumprir e temos de provar estar na posse de uma variedade de artigos exigidos pela organização. Embora tivéssemos trabalhado bastante para estar aqui, o dia das verificações é, de facto, a primeira dificuldade a ultrapassar,” explicou Elisabete Jacinto.

 Hoje as participantes também receberam o colete identificativo que terão de usar ao longo de todo o rali e que as distingue da restante comitiva da prova. Desta vez a cor utilizada será o verde menta e, como sempre, o brasão real de Armas de Marrocos estará bem visível nos coletes como forma de mostrar o apoio de Sua Majestade o Rei Mohamed VI a esta competição. Por razões de segurança os mapas só serão entregues no início do Prólogo.

 Devido às suas características ecológicas e humanitárias, o Rallye Aicha des Gazelles é uma prova recebida com grande entusiasmo pela população marroquina. Aliás, uma das premissas mais importantes deste rali é o seu caracter solidário tendo na sua base o auxílio aos desfavorecidos. Este facto é possível graças à associação “Cœur de Gazelles” que, através do apoio de muitos mecenas, angaria fundos para depois distribuir bens materiais e apoio médico pela população marroquina mais carenciada.

quinta-feira, 17 de março de 2016

TWO-TIME DAKAR WINNER NASSER SALEH AL-ATTIYAH RETURNS TO OVERDRIVE RACING FOR FIA WORLD CUP EVENTS

· Qatari to drive Toyota Hilux in Abu Dhabi Desert Challenge and Sealine Rally 

Qatar’s esteemed rally driver Nasser Saleh Al-Attiyah has made a sensational return to Overdrive Racing and will drive a Toyota Hilux for the Belgian team in the forthcoming Abu Dhabi Desert Challenge and Sealine Cross-Country Rally, rounds two and three of the 2016 FIA Cross-Country Rally World Cup.

 Al-Attiyah drove for the team in 2012 and won the Sealine Cross-Country Rally in an Overdrive Toyota, one season after taking the first of his two Dakar Rally titles. He will be bidding for a fourth victory in five years on the Sealine event and a third successive win with French navigator Matthieu Baumel.

 The Qatari is combining a programme of events in the FIA Middle East Rally Championship (MERC) with select rounds of the FIA World Cup that do not clash with preparations to represent the State of Qatar in the skeet shooting discipline at the Olympic Games in Rio this summer. Al-Attiyah won a bronze medal four years ago at the Olympic Games in London.

 Nasser, 45, is currently preparing to take part in next weekend’s Kuwait International Rally before switching his attention to preparations for the Abu Dhabi Desert Challenge on April 2-7 and the Sealine event in his native Qatar on April 18-22.

  “Everyone at Overdrive is delighted to welcome Nasser back for two of the most demanding rallies in the FIA World Cup calendar,” said Overdrive Racing’s team director Jean-Marc Fortin. “We have many happy memories of working with him in the past and look forward to supporting him, as he and Matthieu try and win the first two desert rounds of this year’s FIA World Cup.”

 The winner of a record-breaking 61 rounds of the MERC and 11 regional titles, Al-Attiyah is also a two-time winner of the WRC 2 category in the FIA World Rally Championship and the only Arab driver ever to win the PWRC title.

 Taking victory in the Abu Dhabi Desert Challenge is one success that has eluded Overdrive Racing thus far despite the fact the team has taken wins on nearly all of the other rounds of the FIA World Cup. Al-Attiyah is keen to add to the single victory he achieved back in 2008 with Swedish navigator Tina Thörner.

 His campaign with Overdrive Racing gets underway with a short super special stage at the Abu Dhabi Desert Challenge on April 2.

Oitavo título na mira de Miguel Barbosa

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team faz dupla com Miguel Ramalho 

Miguel Barbosa disputa a partir de amanhã a Baja TT Rota do Douro, prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto do BP Ultimate Vodafone Team mantém-se fiel ao Mitsubihi Racing Lancer utilizado nos anos anteriores e parte à conquista do oitavo título absoluto na modalidade, acompanhado como vem sendo habitual por Miguel Ramalho.

 Entre 2003 e 2015, Miguel Barbosa conquistou por sete vezes o título máximo na disciplina de Todo-o-Terreno, sendo o atual campeão.

  “Estão de regresso as competições de todo-o-terreno e ao longo destes mais de quatro meses de paragem trabalhámos para tentar melhorar alguns aspetos do nosso Mitsubishi Racing Lancer. Tanto o Miguel Ramalho como eu estamos focados no propósito de conquistar o título nacional e de estar sempre na luta pela vitória em todas as seis provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. No ano passado gostei muito desta Baja TT Rota do Douro. Uma prova muito interessante, bem delineada, com um traçado muito variado e competitivo. É isso que espero de novo encontrar.

Para Miguel Ramalho “a motivação para, em conjunto com o Miguel, fazer o melhor possível, é sempre muito grande e o objetivo é o de sempre: lutar pelas vitórias”, salienta o navegador. 

Desportivamente a Baja TT Rota do Douro arranca amanhã com a realização de um prólogo em Valongo, com cinco quilómetros e meio de extensão. No dia seguinte o sector seletivo com 145 km, a percorrer por duas vezes, partirá de Amarante, terá passagem por Marco de Canaveses e Baião, vindo a terminar de novo em Amarante. A base da prova terá lugar na zona do cais de Vila Nova de Gaia.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Rui Sousa dá inicio a Taça Ibérica

• Edgar Condenso, estreia-se em BMW série1 Proto 

Rui Sousa / Carlos Silva, regressam às competições nacionais aos comandos da New D-Max, iniciando a participação na Taça Ibérica de Todo-o-Terreno. Da mesma forma, Edgar Condenso / Nuno Silva, vão estrear as côres do Team Consilcar no BMW série 1 Proto, viatura que vai servir para o seu regresso à categoria T1.

 A Baja Rota do Douro, vai dar inicio ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, e à Taça Ibérica, levando a Prolama Competição até ao norte do País para dar inicio à sua temporada desportiva.

 Rui Sousa e Carlos Silva, voltam a utilizar a Isuzu D-Max, que depois de revista aguarda uma nova evolução agendada para a Baja de Aragon em julho, pelo que esta participação tem um cariz especial, como referiu o piloto; …” queremos estar à partida desta prova, por diversos motivos, mas o mais importante é sem dúvida ser uma competição integrante da Taça Ibérica que é o nosso projecto para 2016. Por outro lado, ainda não tínhamos disputado esta prova, que já vai para a sua 3ª edição, e estamos curiosos para descobrir novos percursos, numa região com muitas tradições no desporto automóvel. Vamos andar como sempre e discutir uma pontuação que será muito importante no final do ano…” conclui Rui Sousa.

 Com a motivação em crescendo, Edgar Condenso, que com Nuno Silva ao lado, vai estrear-se ao volante de um BMW série 1 proto, com que vai disputar igualmente a Taça Ibérica; …” estamos ansiosos por regressar à competição. Depois de vencermos a categoria T2 em Portalegre, decidimos montar um projecto T1 em 2016 e foi o que conseguimos concretizar. É com enorme orgulho que a Consilcar vai utilizar um BMW Proto, assistido pela Prolama, e integrar mais uma vez o projecto conjunto com esta Equipa. Vamos determinados, mas conscientes que temos de perceber melhor o carro, com o qual apenas cumprimos cerca de 70 quilómetros de testes…” declarou Edgar Condenso.

 De realçar que o Team Consilcar de Edgar Condenso e Nuno Silva, estão a completar a décima temporada integrados no projecto Prolama, com quem já venceram inúmeras provas e conquistaram o Titulo de Campeões Nacionais T2 em 2013.

 A Baja Rota do Douro, tem inicio Sexta-feira durante a tarde com a disputa do Prólogo na cidade de Valongo, seguindo-se no Sábado dois sectores selectivos de 150 quilómetros repetidos na zona de Amarante, onde estará instalada a única zona de assistência.