segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Miguel Campos no pódio das 24 Horas TT Fronteira

Piloto foi um dos mais rápido no Terródromo da vila alentejana 

Uma dezena depois da estreia nas carismáticas 24 Horas TT Vila de Fronteira, Miguel Campos voltou à grande festa do todo-o-terreno nacional e acabou no pódio. O piloto de Famalicão aceitou o convite de Mário Andrade, proprietário da estrutura mais bem-sucedida no circuito alentejano, e contribuiu para mais um lugar entre os melhores, desta vez o terceiro posto.

 A equipa do AC Nissan Proto era uma das candidatas à vitória neste desafio de resistência e mostrou sempre que era a mais rápida. Essa evidência começou nos treinos cronometrados, ao alcançar a pole-position. O tempo realizado foi suficiente para bater o recorde da pista. Com o primeiro lugar na grelha de partida, a formação luso-francesa – Miguel Campos fez equipa com Alexandre Andrade, Cédric Duplé e Yann Morize – arrancou determinada a ganhar vantagem. E foi isso que fez. Mas um percalço mecânico e, posteriormente, um acidente com um companheiro de equipa, impediram-nos de vencer.

  “Esta foi uma experiência muito interessante. Já tinha estado em Fronteira com um Toyota Land Cruiser. Nessa altura foi uma participação com amigos e divertimo-nos bastante. Mas desta vez sabia que tinha condições para lutar pela vitória e a ambição era maior. Mostrámos que fomos a equipa mais rápida e eu, apesar de nunca ter andado no carro, adaptei-me rapidamente. Consegui chegar depressa aos melhores registos e tive imenso prazer porque o carro é dá gozo. Infelizmente não conseguimos ganhar. Devido a um toque, originado por uma distração do concorrente nº 6, o carro capotou e perdemos muitas voltas para o reparar. Depois desse triste acontecimento, só nos restou dar o máximo com danos no carro e pouca luz. Agradeço à equipa toda a amabilidade e simpativa que teve comigo, bem como aos meus colegas que fizeram um óptimo trabalho. Espero voltar numa próxima oportunidade”, afirmou Miguel Campos.

 O piloto de Famalicão dá, assim, por concluída a temporada de 2015. Foi um ano em que mostrou, mais uma vez, toda a sua competitividade quando correu. Em particular no Rali de Portugal, momento em que foi o melhor português. Agora é o momento de começar a preparar a próxima época e definir o programa desportivo.

João Rato ganhou em Fronteira e venceu Desafio Total Mazda 2015

Temporada terminou em ambiente de festa 

Chegou ao fim a oitava temporada do Desafio Total Mazda. A única competição monomarca do panorama do TT Nacional voltou a ter uma jornada muito animada em Fronteira, até porque à partida para esta derradeira prova estava tudo por decidir, quer em relação ao “campeão” quer no tocante à conquista do segundo lugar.

 Uma vez mais ficou bem patente a competitividade do Desafio Total Mazda bem como as capacidades dos Mazda Proto, reveladas numa prova de extrema dureza e que em termos de quilómetros equivale, por si só, ao somatório de todas as provas anteriormente disputadas.

 Com pontuações a distribuir pela classificação às 12 e às 24 Horas, João Rato sabia que tinha boas hipóteses de, a meio do evento, arrecadar o seu terceiro título. Pois tal acabou mesmo por acontecer, com a equipa liderada pelo piloto de Portalegre a terminar a primeira metade da corrida na liderança do Desafio, garantindo de imediato mais um título. Acompanhado por Vítor Caeiro, João Peraboa, Daniel Russo e Roberto Borrego no Mazda Proto com as “cores” da Hydraplan, Rato acabou por realizar uma prova praticamente isenta de problemas.

 A equipa fez uma gestão criteriosa do esforço vencendo e convencendo numa edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira marcada pela dureza dos pisos e... sem chuva, facto importante na estratégia delineada pela totalidade das equipas em prova. Visivelmente satisfeito com o resultado obtido em Fronteira, mas também com a conquista de mais um título, João Rato assumiu que “foi uma prova que nos correu muito bem! A equipa e os pilotos que dela fizeram parte estiveram em grande plano e na realidade a única coisa que nos atrasou na prova foram furos... Isto prova o bom trabalho feito na preparação da prova e que acabou por resultar em mais um triunfo e na conquista do Desafio. Estou muito contente e tenho que dar os parabéns a todos por uma época fantástica.”

 Rui Lopes/Paulo Navalhinhas/João Pais/Durval Costa/Francisco Cabral tiveram uma jornada com alguns sobressaltos mas que acabaram por não ser suficientes para os impedir de alcançar a segunda posição este fim-de-semana. A equipa apoiada pelo Concessionário Mazda Hydraplan rodou quase sempre entre as mais rápidas do Desafio Total Mazda, mas ao início da manhã a junta da cabeça do Mazda Proto cedeu ao esforço provocado por um pico de temperatura levando a uma longa paragem. Ainda assim a boa performance até esta altura permitiu-lhes cortar a meta e uma vez mais no pódio. No final, Rui Lopes, revelava que “foi uma prova dura a vários níveis e a verdade é que não foi fácil terminar. Conseguimos mais um pódio aqui em fronteira e isso deixa-me, naturalmente, satisfeito. Porém acho que não me esqueço desta corrida tão depressa...”

 Na terceira posição nesta última batalha do ano ficou a formação quem tem como “cabeça de cartaz” o também portalegrense Etelvino Carvalho, vencedor do Desafio Total Mazda em 2013. Este foi um fim-de-semana pleno de adversidades para a equipa apoiada pelo Concessionário Mazda Elpídio e Horácio e da qual faziam ainda parte Valter Cardoso, Luís Dias e Francisco de Almeida. Além de pequenos percalços que foram surgindo, a equipa teve uma paragem de mais de três horas na sequencia de um capotamento, que deixou uma série de mazelas no Mazda Proto com o número 74. 

O terceiro lugar no Desafio em Fronteira e a segunda posição no final da temporada não eram de modo algum aquilo que o Etelvino Carvalho ambicionava para a temporada agora finda, com o piloto a esclarecer que “esta prova não foi diferente daquilo que se passou durante as anteriores rondas do Desafio. Tivemos uma série de problemas que nos impediram de imprimir o andamento que nos permitisse lutar pela vitória. Foi uma época difícil em que o objectivo era, obviamente, ganhar. Todavia, as corridas são mesmo assim e a verdade é que chegámos ao fim aqui em Fronteira e assegurámos o segundo lugar no Desafio...”

 Quanto a Bruno Oliveira (Hydraplan), acompanhado Rui Neves, José Pimenta e Luis Godinho também viu a sua prova terminar de forma prematura. Depois de alguns problemas iniciais que os fizeram perder algumas voltas, a equipa parecia ter condições para recuperar posições na tentativa de permitir ao piloto de Ourém manter viva a luta pelo segundo lugar no Desafio. Todavia, a quebra da caixa da velocidades a cerca de oito horas do final da corrida, ditou o abandono.

 Com estes resultados, João Rato passou a ser o recordista de vitórias no Desafio Total Mazda, com três triunfos, conquistados em 2011, 2012 e 2015, sendo que nesta temporada a equipa que lidera conquistou quatro vitórias em provas (Baja TT Proença-a-Nova/Oleiros/Mação, Baja TT Idanha-a-Nova, Baja 500 Portalegre e 24 Horas TT Vila de Fronteira). O resultado final em termos de Desafio Total Mazda foi a conquista dos títulos de pilotos, por João Rato, e de navegadores, João Ratinho. 

Terminada mais uma temporada de TT, chega o período do defeso, que permitirá às equipas prepararem mais uma época cujos detalhes relativos ao Desafio Total Mazda serão revelados após serem conhecidas quais as provas integrantes do Campeonato Nacional de TT 2016. É já certo que a Mazda Motor de Portugal e a Total darão corpo à nona edição consecutiva do Desafio, sendo esperada forte adesão em termos de equipas!

Sadev Oryx de Francis Lauilhe vence as 18ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira

A equipa francesa constituída por Francis Lauilhe, Pierre Marie Lauilhe, Louis Lauilhe e Philippe Berruer, venceu a edição de 2015 das 24 Horas TT Vila de Fronteira. A formação do Sadev Oryx #3 demonstrou uma tremenda regularidade ao longo de toda a corrida e assumiu liderança, em definitivo, a partir da 15ª hora e ser a primeira a ver a bandeira de xadrez ao fim de 112 voltas ao Terródromo.

 Igor Skoks, Rudolph Skoks e Arvis Pikis, pilotos que nos últimos anos vêm da Letónia para participar neste grande desafio de resistência, conseguiram o objectivo a que se tinham proposto. Depois de um quinto lugar no passado, levaram o Mitsubishi Pajero #5 à segunda posição, a uma volta da equipa vencedora. No último lugar do pódio terminou o AC Nissan Proto #22 de Alexandre Andrade, Cédric Duplé, Yann Morize e Miguel Campos. A estrutura luso-francesa era apontada como a grande favorita, mas alguns percalços durante as 24 horas, relegaram-na para o terceiro lugar, também a uma volta do Sadev Oryx.

  “Foi uma vitória extraordinária. Sofrida mas fantástica. Correu tudo bem, sem problemas de maior. Fomos sempre regulares e consistentes. Quero felicitar toda a minha equipa, desde os pilotos, aos mecânicos e ao construtor do carro. Esta é uma estrutura amadora que está aqui pelo prazer. E agradeço aos dois elementos portugueses, o António Pereira e o Paulo Guimarães, que foram incansáveis. A prova foi excelente. A organização está de parabéns. A pista é de um grande nível e a linha das boxes é muito funcional com todas as condições, como água e luz”, disse o piloto e proprietário da equipa, Francis Lauilhe.

 Com o melhor tempo nos treinos cronometrados, que foi o novo recorde na pista, o AC Nissan Proto partiu da pole-position e cedo assumiu o comando da prova. Ao fim de 2h30, a corrida foi interrompida devido a um acidente, mas quando o pace-car deixou o circuito, o carro da equipa luso-francesa manteve-se na frente. Até que um problema na transmissão obrigou a paragem forçada e o Sadev Oryx de Lauilhe passou para a frente. Desde o cair da noite até à 15ª hora, as duas equipas alternaram no primeiro posto.

 Foi aí que Lauilhe deu um passo de gigante rumo ao triunfo. Alexandre Andrade capotou o AC Nissan Proto e perdeu duas voltas. A vantagem entre o Sadev Oryx e a concorrência passou a ser de, pelo menos, uma volta, em particular para o Mitsubishi Pajero de Skoks. Com uma distância considerável, a estrutura do carro #3 definiu uma estratégia que lhe valeu a vitória. Os pilotos mantiveram um ritmo muito consistente até aos últimos minutos.

 A melhor formação totalmente portuguesa concluiu as 24 Horas TT Vila de Fronteira no sexto posto. Foi a Nissan Navara de Victor Conceição, Tiago Rodrigues, Nuno Pires e João Carvalho, que conquistou, ainda, a vitória na categoria Promoção C.

 Entre os cinco primeiros, os carros do campeonato francês de resistência dominaram. Só o Pajero que veio da Letónia se intrometeu e venceu a categoria T1. Na classe T2, a Nissan Navara #65 venceu e terminou no oitavo lugar, a 11 voltas dos vencedores. Nota de destaque, também, para o Polaris RZR #61. Este UTV não só se impôs na categoria T3 como concluiu a maratona entre os dez melhores da geral, com um impressionante nono posto.

 Entre os concorrentes do Desafio Mazda, o CX-5 Proto #47 venceu e voltou a celebrar depois de, à passagem pelas 12 horas de prova, João Rato ter assegurado a conquista desta competição monomarca. O Mitsubishi Pajero #63 acabou em 14º e triunfou na categoria Promoção A, enquanto o Renault Super 5 #42 foi o melhor da Promoção B. À geral, concluiu no 53º posto.

 A 18ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira contou com a participação de duas formações exclusivamente femininas. E neste particular, a mais forte foi a Nissan Navara #70. Sónia Ferreira, Fabiana Gomes, Sandra Domingues e Isabel Rosa concluíram a prova em 43º da classificação absoluta.

António Ferreira e Rui Serpa vencem as 3 Horas TT Vila de Fronteira

Uma estreia e uma repetição! António Ferreira conseguiu subir pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio nas 3 Horas TT Vila de Fronteira para UTV/Buggy. À quarta tentativa, a tão desejada vitória. Rui Serpa, que desta vez fez dupla com António Ferreira na condução do buggy Sport, voltou a um lugar que não é estranho e repetiu o triunfo alcançado na primeira edição desta prova, que se realizou em 2012.

 Vítor Santos não conseguiu repetir o triunfo alcançado em 2014, mas voltou ao pódio, desta vez na segunda posição. Bruno Martins ficou em terceiro depois de superar inúmeros contratempos e cruzar a meta a empurrar o seu buggy.

 A equipa vencedora partiu do segundo lugar da grelha, mas depressa assumiu a liderança da competição. Com Rui Serpa ao volante, a dupla procurou cavar uma distância que lhe permitisse gerir a corrida ao longo das três horas e foi isso que aconteceu. Com a troca de pilotos, António Ferreira manteve o primeiro lugar e limitou-se controlar o andamento. Contudo, não se livrou de um susto. “Ao fim da segunda hora, fiquei sem gasolina e tive de parar para abastecer”, contou Ferreira. Mas a distância para os concorrentes que se seguiam na classificação era tal que Ferreira e Serpa conseguiram manter-se na frente e ver a bandeira de xadrez em primeiro.

  “Finalmente a vitória. Tenho de agradecer ao Rui que conseguiu um bom avanço logo no início. ainda ficámos sem gasolina e tive de parar para abastecer mas correu tudo bem. Estou muito satisfeito”, disse António Ferreira. Já Rui Serpa, estava contente depois de voltar à competição. “Foi bastante divertido. Podia ter melhorado em algumas situações mas foi o regresso perfeito. Esta é uma prova sui generis, diferente de uma baja. Valeu bem a pena”, sublinhou.

 Menos satisfeito, estava Vítor Santos. O piloto desejava novo triunfo e tal não foi possível. “O carro começou a falhar após os primeiros 40 minutos. Depois partiu-se qualquer coisa no escape e o barulho tornou-se ensurdecedor. Ainda estou mouco”, explicou o vencedor de 2014. Perante estas adversidades, e apesar de não estar muito contente, Santos assume que “ser segundo é bom numa prova propícia para os buggys”, disse o piloto que venceu entre os UTV.

 Difícil foi o terceiro lugar conquistado por Bruno Martins. O piloto que saiu da pole-position não conseguiu segurar esse posto após a partida. Segundo classificado até à paragem nas boxes, o vencedor de 2013, atrasou-se. “Na linha das boxes, a transmissão partiu-se. A equipa fez um trabalho excepcional, mas perdi tempo e caí na classificação”, explicou. A partir daí, o piloto empreendeu uma grande recuperação e voltou ao segundo posto. “A três curvas do fim, partiu-se nova transmissão e tive de empurrar o carro até à meta”, contou Bruno Martins visivelmente cansado. Acabar no pódio foi, perante tudo isto, uma vitória para o piloto do Rage Comet R.

domingo, 29 de novembro de 2015

João Rato vence Desafio Total Mazda pela terceira vez

Está completa a primeira metade das 24 Horas TT Vila de Fronteira 

Estão completas as primeiras 12 Horas de prova na 18ª edição das 24 Horas de Fronteira, derradeira jornada do Desafio Total Mazda 2015. Esta primeira metade do evento do ACP atribuiu 25% dos pontos totais (50) na competição promovida pela Mazda e pela Total e, assim, está entregue mais um título do Desafio.

 Liderando a classificação ao cabo de 12 Horas de prova, João Rato acaba de assegurar o seu terceiro título no Desafio Total Mazda, ele que já havia arrecadado o ceptro nas edições de 2011 e 2012. O piloto de Portalegre tem tido uma performance sem mácula em Fronteira e além de liderar a classificação do Desafio ocupa a 21ª posição à geral.

 Vencedor mesmo antes do final da prova de Fronteira João Rato não tomou para si todo o crédito de mais este título, sublinhando que ele resulta “do excelente trabalho e da grande dedicação da minha equipa. Tivemos um ano fantástico e este triunfo foi suado, com alguns sobressalto, mas também por isso mais saboroso. Estamos todos de parabéns,” afirmou o piloto.

 Ao liderar a prova ao cabo das primeiras 12 Horas, João Rato, piloto apoiado pelo concessionário Mazda Hydraplan, passou a somar 105,5 Pontos, contra 58 de Etelvino Carvalho (Elpídio e Horácio), o quarto classificado nesta fase da corrida. Estando por conquistar apenas 37,5 Pontos referentes à vitória final aqui em Fronteira o título final está entregue, mantendo-se a luta pelo segundo lugar onde está envolvido Bruno Oliveira (Hydraplan), terceiro melhor até ao momento, mas ainda com possibilidade matemática de chegar ao “vice”. A equipa liderada por Rui Lopes (Hydraplan), ocupa a segunda posição do Desafio nesta exigente prova de resistência que encerra a competição a temporada de TT em Portugal.

sábado, 28 de novembro de 2015

Bruno Martins assegura a pole-position para as 3 Horas TT Vila de Fronteira UTV/Buggy

À semelhança do que aconteceu com as equipas que disputam as 24 Horas TT Vila de Fronteira, também os concorrentes em UTV/Buggy, que disputam a prova de três horas na manhã de amanhã, já realizaram a sessão de treinos cronometrados. Bruno Martins, em Rage Comet R, foi o mais rápido e garantiu o primeiro lugar na grelha. O piloto fez a melhor volta em 9m54,14s, menos 11,3s do que a dupla António Ferreira/Rui Serpa que, com o buggy Sport, ficou em segundo lugar. Os campeões nacionais, João Lopes e Bruno Santos, ficaram com o terceiro registo, a 15,57s dos mais rápidos do dia.

 Com a pista muito rápida, os tempos baixos surgiram depressa. Nesta primeira experiência em pista, as equipas não tiveram muitas oportunidades para procurarem as melhores afinações e optimizarem os UTV/Buggy para as características do Terródromo de Fronteira. Ainda assim, os concorrentes conseguiram tirar partido do bom piso que o traçado ainda apresenta para definirem a grelha.

 Esta tem um peso muito relativo na classificação final e a prova disso é o facto do vencedor da última edição Vítor Santos, não ter ido além do sétimo registo ao volante do Polaris RZR. 

Amanhã, a competição para os UTV/Buggy começa bem cedo. A partida está marcada para as oito horas e o vencedor será encontrado quando forem cumpridas três horas de corrida, ou seja, pouco depois das 11 horas. Durante a prova, todas as equipas são obrigadas a parar uma vez nas boxes durante cinco minutos. Esta regra serve para equilibrar as forças entre os concorrentes que competem sozinhos e as equipas de dois pilotos.

AC Nissan Proto da família Andrade pulveriza recorde do Terródromo

Foram quase oito segundos que Cédric Duplé, um dos pilotos que corre no AC Nissan Proto de Mário Andrade, tirou ao melhor tempo alguma vez realizado no Terródromo de Fronteira. O francês o BMC JMS EV2 estabeleceu o registo de 9m30,67s, menos 7,35s do que a anterior melhor marca assinada por José Pedro Fontes em 2013, e assegurou novo recorde no circuito alentejano.

 Alexandre Andrade, Cédric Duplé, Yann Morize e Miguel Campos partem, assim, da pole-position para a corrida da 18ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira. A equipa do AC Nissan Proto partilha a primeira linha da grelha com o Nissan MGR 206cc de Antoine Galland, que ficou a 27,12s do melhor tempo na sessão de treinos cronometrados. O terceiro mais rápido foi o BMC Emmepi de Paolo Bacella, a 31,58s da pole.

 Para Alexandre Andrade, o recorde alcançado deve-se a um conjunto de factores. “As condições da pista e o tempo seco tornam tudo mais rápido. Além disso, trocámos o motor do carro que já tinha muitos quilómetros. Este funciona melhor do que o anterior. Também está a travar melhor e mudámos de marca de pneus”, disse o jovem piloto que amanhã terá a responsabilidade de fazer a partida no AC Nissan Proto.

 Este registo não é, porém, representativo para o resultado final, no domingo. “É bom partir em primeiro, mas não é importante. É uma maneira de mostrar que estamos cá e está tudo a funcionar bem”, explica.

 Os treinos cronometrados foram dominados pelos carros da categoria E, reservada aos modelos que habitualmente disputam o campeonato de resistência francês. Em oitavo surge o melhor T1 que é, também, a melhor formação totalmente portuguesa. Alejandro Martins, Ricardo Porém, Paulo Marques e João Rosa demoraram 10m17,89s a cumprir os mais de 17 quilómetros do Terródromo com um Mitsubishi Pajero.

 A equipa vencedora no ano passado, com o Caze Nissan Buggy pilotado por Jean Cristophe Brochard, Stéphane Santucci e Mickael Caze, ficou com o 14º melhor tempo da sessão.

Desafio Total Mazda prepara-se para uma 9ª temporada no Todo-o-terreno

No Campeonato Nacional de 2016 

Dando continuidade a um projecto que completa, no presente fim-de-semana, o seu oitavo ano ininterrupto, a Mazda Motor de Portugal faz saber que irá levar a cabo em 2016, aquela que será a nona temporada do Desafio Total Mazda. A competição manter-se-á, assim, como um projecto singular por excelência no panorama do todo-o-terreno nacional, mantendo como aliada a marca de lubrificantes Total.

  “A elevada competitividade demonstrada ao longo das provas e os níveis de exposição alcançados que este troféu granjeia, nomeadamente junto dos órgãos de comunicação social, foram factores suficientes para a nossa tomada decisão de renovar o nosso envolvimento nesta disciplina”, refere José Santos, Responsável do Desafio Total/Mazda e Director de Após Venda e Desenvolvimento de Rede da Mazda Motor de Portugal. “A comprovar a imensa luta dos pilotos Mazda nas pistas de terra das diferentes provas que compõe o calendário está o facto de chegarmos a Fronteira e à última jornada do ano com o vencedor dos Pilotos por decidir. Entretanto gostaria de dar os parabéns ao João Ratinho, que em Portalegre confirmou a conquista do troféu reservado aos Navegadores.”

 Ainda sobre o crescente de competitividade das Mazda Proto, todas elas ostentando a imagem KODO do novo ‘kit’ de carroçaria CX-5, “saliento o facto de os pilotos Mazda terem liderado grande parte do evento nacional, ameaçando mesmo a conquista de uma vitória à geral. É certo que tal aconteceu sob condições muito especiais, mas não deixa de ser significativa a evolução registada pelas Mazda Proto, nomeadamente em termos de uma bem mais cuidada preparação por parte das diferentes equipas, ao longo destes oito anos que agora se completam,” acrescenta aquele responsável.

 A Mazda manter-se-á, assim, como a única marca automóvel envolvida oficialmente no todo-o-terreno nacional com um troféu da sua responsabilidade. “Estamos a envidar todos os esforços para que em 2016 possamos ter uma lista de inscritos mais recheada, contando com o apoio da nossa Rede de Concessionários, alguns dos quais apadrinhando e assistindo as viaturas inscritas”, refere José Santos. “Iremos tentar manter os nomes que ao longo do presente ano discutiram os títulos e juntar outros, recuperando alguns pilotos do nosso vasto passado ou inscrevendo novos valores do TT nacional, que aqui podem contar com uma excelente plataforma de lançamento para voos maiores na disciplina, numa proposta equilibrada em termos de custos, e por isso cativante e de competitividade assegurada”.

 As restantes informações, nomeadamente em termos de potenciais acertos de pormenor no regulamento, com vista a aumentar a competividade do Desafio Total Mazda 2016, pacote de prémios e calendário de provas, serão anunciados em devido tempo. “Iremos tentar ter tudo pronto para a cerimónia de entrega de prémios do Desafio Total Mazda 2015, onde iremos consagrar os vencedores deste ano,” acrescenta aquele responsável.

StyleAuto Motorsport – Iguala o número de porta

A StyleAuto Motorsport dá por terminado o primeiro dia das 24 horas TT Fronteira 2015 tendo realizado os treinos cronometrados da forma que previamente foi estipulada após a análise feita nos treinos livres.

 Uma pista rápida, escorregadia com bastante pó foram os factores que levaram a equipa optar por arrancar na frente do pelotão da promoção C.

O 27º lugar e 3º da Promoção C colocam-nos na 9ª linha da grelha de partida.

Bruno Oliveira na “Pole” das 24 Horas TT Vila de Fronteira

Derradeira prova do Desafio Total Mazda 2015 

Já arrancou a 18ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira, derradeira prova pontuável para o Desafio Total Mazda 2015. A jornada levada a cabo pelo Automóvel Clube de Portugal volta a ser palco do último “combate” na competição que faz subir ao “palco” quatro Mazda Proto, sendo que em termos de título continua tudo por decidir.

 Bruno Oliveira, já arredado desta “guerra”, foi o mais rápido nos treinos cronometrados disputados no Terródromo da Vila de Fronteira, realizando apenas uma volta “limpa”, mas com o melhor tempo entre os Mazda, 10m54,66, que lhe valeu ainda a conquista do 18º lugar na grelha de partida. Sem problemas de maior, o piloto de Ourém, apoiado pelo Concessionário Mazda Hydraplan apenas reportou uma pequena fuga de gasóleo, debelada sem problemas pela sua equipa técnica. Da formação de Bruno Oliveira fazem ainda parte Rui Neves, José Pimenta e Luís Godinho.

 Quanto a Rui Lopes (Hydraplan), que em Fronteira faz equipa com Paulo Navalhinhas, João Pais, Durval Costa e Francisco Cabral foi o segundo melhor neste arranque de uma prova da qual guarda gratas recordações. Na pista quem esteve foi João Pais, que, mesmo sublinhando a dureza do piso, realizou o tempo de 11m01,4s, que lhe valeu um lugar no “top 20” à geral.

 Etelvino Carvalho (Elpídio e Horácio) que ainda acalenta a esperança de renovar o título do Desafio (conquistado em 2013), surge em fronteira acompanhado de Luís Dias, Francisco Almeida e Valter Cardoso, tendo sido este último a realizar a marca 11m09,21s, a terceira melhor marca do Desafio, tendo o piloto dado conta à sua equipa de um desacerto na caixa de velocidades, com a quarta relação a saltar.

 Líder do Desafio Total Mazda 2015 e o mais sério candidato à vitória, João Rato (Hydraplan) passou esta tarde o volante do Mazda Proto a Vítor Caeiro que teve uma tarde isenta de problemas, realizando a sua melhor volta em 11m45,27s. Recorde-se que Rato não precisa sequer de vencer esta derradeira prova do ano, tendo do seu lado uma vantagem de 41 pontos para Etelvino Carvalho. Alem de João Rato e Vítor Caeiro a equipa conta ainda com João Peraboa, Daniel Russo e Roberto Borrego.

 A partida desta 18ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira serás dada às 14h00.

 Classificação dos Treinos Cronometrados

 1º Bruno Oliveira/Rui Neves /José Pimenta/Luis Godinho (Mazda Proto) - 10m54,66s
2º Rui Lopes/Paulo Navalhinhas/João Pais/Durval Costa/Francisco Cabral (Mazda Proto)– 11m01,4s
3º Etelvino Carvalho/Valter Cardoso/Luís Dias/Francisco de Almeida (Mazda Proto) - 11m09,21s
4º Vitor Caeiro/João Peraboa/Daniel Russo/Roberto Borrego/João Rato (Mazda Proto) - 11m45,27s

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Ricardo Megre conquista Desafio Polaris ACE

- Depois de repetidas vitórias na velocidade, regresso aos triunfos agora no TT 

- Piloto da Megre Motorsport/Pneuvita recebe prémio em Fronteira 

Ricardo Megre é o primeiro vencedor do Desafio Polaris ACE, competição monomarca enquadrada no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e com a qual o construtor americano aposta numa forma de participação na modalidade a baixo custo.

 O piloto e responsável da equipa Megre Motorsport/Pneuvita mostrou-se o mais rápido ao longo da temporada em que fez a sua transição das corridas de velocidade para as de todo-o-terreno. Venceu os prólogos das quatro corridas que faziam parte do calendário e subiu ao lugar mais alto do pódio na Baja TT Idanha-a-Nova, onde também regressou às suas tarefas de preparador e responsável da estrutura de assistência Megre Motorsport, apoiando a participação de Nuno Reis.

 Na Baja Portalegre a conquista do Desafio Polaris ACE foi assegurada após mais uma vitória no prólogo, o que lhe garantiu os pontos suficientes para não ser ultrapassado por qualquer adversário. Infelizmente a sua corrida terminaria no troço seguinte e Ricardo Megre passou a ter como tarefa exclusiva, na mítica prova alentejana, apoiar Nuno Reis, piloto que terminou a sua corrida em 3º lugar entre os concorrentes da Classe Hobby. A entrega de prémios do Desafio Polaris ACE está marcada para a tarde de amanhã, na vila alentejana de Fronteira, no âmbito de um vasto programa desportivo que engloba as 3 Horas TT destinadas a UTV/Buggy e as 24 Horas TT para automóveis.

  Classificação do Desafio Polaris ACE 570 (Final após a 4ª prova) 

1º Ricardo Megre (JL Racing), 57 pontos; 2º Joana Lopes (JL Racing), 56; 3º Alexandre Freitas (JL Racing), 42; 4º Filipe Ferreira (Garonda), 30.

Sara Paço vive emoções do TT com piloto Bruno Oliveira

A cantora portuguesa Sara Paço recebeu um convite extremamente aliciante por parte de Bruno Oliveira, credenciado piloto de todo-o-terreno. O desafio implicava que a cantora deixasse de lado a sua guitarra e colocasse um capacete para sentir ao vivo as emoções proporcionadas por uma viatura de competição.

 A acção que misturou, numa harmonia perfeita, duas das grandes paixões de Sara Paço - adrenalina e aventura - foi a concretização do repto lançado por Bruno Oliveira, depois de a cantora e o piloto se terem encontrado no emblemático espaço das Termas da Ferraria, na ilha de S. Miguel do arquipélago dos Açores, no âmbito de um concerto dado por Sara Paço naquele espaço tão privilegiado e envolvente da paisagem açoriana, no final do passado mês de Maio.

 Sara Paço qualificou a experiência como “enriquecedora e inesquecível. Foi com enorme satisfação que recebi este convite por parte do Bruno. Senti-me muito lisonjeada por ter sido convidada por um piloto tão experiente como ele, e só posso dizer que a experiência foi espetacular. Comecei um pouco a medo, mas a dada altura fui-me sentindo mais segura e confiante e decidi aproveitar o momento… cada salto, cada curva, a velocidade… foi fantástico. Agora só posso dizer que repetia isto todos os dias”.

 Para Bruno Oliveira “a presença da Sara nesta iniciativa foi muito interessante. O seu concerto nas Termas da Ferraria foi um ponto alto da programação do espaço porque a sua música Soul combina na perfeição com todo aquele ambiente magnífico. Para aqui, para este desafio que então lhe lancei, a Sara trouxe, por outro lado, toda uma força e uma paixão bem patente na sua mais recente música e vivemos ambos uma experiência muito marcante. Com uma margem de segurança imprescindível andei bastante depressa e ela portou-se como se já estivesse habituada. Só faltou começar a cantar”.

 Bruno Oliveira, que se tem destacado pela promoção e divulgação dos Açores por via da competição TT e tem atualmente a sua viatura decorada com a imagem das Termas da Ferraria, já triunfou no Desafio Mazda, competição onde é um dos mais destacados concorrentes. O piloto dos Açores, participou também com sucesso no Africa Eco Race e mais recentemente na Hungarian Baja, prova da World Cup for Cross Country Rallies, que se disputou em Agosto deste ano.

João Lopes vai lutar pela vitória em Fronteira

Joana Lopes recebe em Fronteira prémio do 2º lugar no Desafio Polaris 

Depois de ter assegurado o título de campeão nacional e de se ter estreado em Portalegre o novíssimo Polaris Turbo, João Lopes apresenta-se a partir de amanhã na vila alentejana de Fronteira preparado para disputar a vitória na prova que complementa a grande jornada de todo-o-terreno que são as 24 Horas TT.

 Em Portalegre coube a João Lopes, a importante missão de fazer a estreia europeia do Polaris Turbo com o qual veio a terminar a corrida em terceiro lugar depois de ter dominado a fase inicial da mesma e ter terminado na frente após o primeiro dia de corrida. “Foi um excelente teste a esta nova máquina. Sem pressão de resultado foi possível apertar com ela para ver o que teremos de corrigir para o próximo ano. Estou muito satisfeito com o seu potencial” salientou o piloto de Torres Vedras que desde então continuou a trabalhar na sua máquina para agora se apresentar em Fronteira: “O trabalho incidiu sobretudo na embraiagem, mas ainda temos bastante para evoluir particularmente ao nível de velocidade de ponta. Mas, isso tem de ser feito com recurso à eletrónica e não houve tempo. Fica para a próxima temporada”.

 Em Fronteira também a sua irmã vai receber o prémio referente ao 2º lugar absoluto no Desafio Polaris ACE posição alcançada depois de uma brilhante vitória na Baja Portalegre 500: “O facto de a Joana ter vencido o troféu destinado aos ACE em Portalegre foi uma grande alegria para mim. Ela é muito regular e consistente e apesar de não ser o piloto mais rápido tem a organização e disciplina que é preciso para estar sempre nos lugares de topo. Penso que este primeiro Desafio Polaris Ace foi muito positivo porque os carros são todos iguais o que aumenta o nível de competitividade e torna as provas ainda mais interessantes. Acho que este Desafio é muito interessante e penso que no próximo ano muitos outros pilotos se vão juntar para competir no troféu”, salientou o piloto da JL Racing.

 Com as 3 Horas TT Vila de Fronteira termina uma temporada muito risonha para JLRacing que, para além das conquistas desportivas, apresentou sete máquinas na mítica Baja Portalegre 500. Para além das vitórias no Desafio Polaris ACE e do pódio absoluto, a equipa de Torres Vedras viu também os estreantes Celestino Santos, Luís Gomes e Albino Pereira completarem a sua participação na classe hobby respetivamente na segunda, quarta e quinta posição.

 As 3 Horas TT Vila de Fronteira começam com os treinos livres e cronometrados entre as 12h e as 13 h30m de amanhã, para a corrida se disputar no Sábado entre as 8 e as 11 horas, imediatamente antes do grande arranque das 24 Horas TT.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Desafio Total Mazda 2015 decide-se na maratona de Fronteira

Quatro Mazda Proto na última prova do ano 

João Rato ou Etelvino Carvalho? Um deles irá conquistar, no fim-de-semana, o ceptro de Pilotos do Desafio Total Mazda 2015, fruto dos resultados que vierem a alcançar nas 24 Horas de Fronteira, a já habitual última prova da temporada da iniciativa da Mazda Motor de Portugal, apoiada pelos lubrificantes Total. Uma prova que, recorde-se, tem características muito próprias, não só por se tratar de uma jornada de pura resistência, como também por só pontuar para o troféu de Pilotos, com outra particularidade adicional, a de valer duas pontuações.

 Com 50 pontos em disputa à partida desta última jornada do ano, sendo um quarto conquistados à passagem da primeira metade e o restante pecúlio ao cair da bandeira axadrezada, João Rato conta com uma considerável vantagem de 41 pontos sobre o seu adversário Etelvino Carvalho, mas numa prova com estas características de extrema dureza, em que a robustez de máquinas e pilotos tem um papel redobrado face às mais ‘simples’ bajas, tal não é um dado que possa ter como adquirido, numa máxima extensível a qualquer prova de desporto automóvel.

 Para tentar alcançar o ‘tri’ no Desafio Total Mazda – recorde-se que venceu as temporadas de 2011 e 2012 – João Rato contará com o contributo de Vitor Caeiro, João Peraboa e Daniel Russo aos comandos da sua Mazda Proto. Igualmente laureado, Etelvino Carvalho quererá recuperar o ceptro que foi seu em 2013, sendo que nesta edição da prova do ACP Motorsport rodeou-se de nomes como Valter Cardoso (o seu habitual navegador), Luis Dias e Francisco de Almeida.

 Já sem poder alcançar o título mas ainda com aspirações ao lugar de ‘vice’ (tem 19 pontos de diferença para Etelvino Carvalho), Bruno Oliveira preparou a sua Mazda Proto para a dividir com Rui Neves, José Pimenta e Luis Godinho, prometendo para Fronteira uma prova memorável. A quarta Mazda Proto é inscrita por Rui Lopes, que contará com a experiência adicional de João Pais (vencedor do Desafio em 2009 e 2010), Paulo Navalhinhas e Durval Costa.

 Apostando no crescendo de fiabilidade que os Mazda Proto têm demonstrado, todas com o visual do Mazda CX-5, fruto do ‘kit’ de carroçaria disponibilizado pela Mazda Motor Portugal, e que é agora transversal a todas as viaturas do Desafio, discutem-se, assim, os derradeiros 50 pontos do ano. De acordo com o regulamento, um 1º lugar ao início da 13ª hora (Classificação Geral das primeiras 12 horas) desta maratona vale 12,5 pontos, um 2º lugar vale 9 pontos, um 3º atribui 7,5 pontos e um 4º lugar mais 6 pontos ao pecúlio. Após a publicação da Classificação Final serão distribuídas as restantes pontuações: 37,5 pontos para o vencedor da prova, 27 para o 2º classificado, 22,5 ao 3º e 18 ao 4º.

 Em termos de Programa, esta prova do ACP Motorsport inicia-se hoje (5ª Feira) com as verificações administrativas (15h00/22h00) e técnicas (15h30/23h30), para amanhã terem lugar duas sessões de Treinos Livres (10h00/12h00 e 17h15/18h30), intercaladas pelos Treinos Cronometrados (14h00/17h00) que definirão a grelha de partida.

 O arranque para a longa maratona das 24 Horas de Fronteira 2015 acontecerá pelas 14h00 de Sábado, antecedida pela volta de formação da grelha. O final está marcado para a mesma hora de Domingo, consagrando-se pelas 15h15 os vencedores e o novo ‘Campeão’ do Desafio Total Mazda 2015, nas cerimónias de pódio e de distribuição de prémios.

  Classificações do Desafio Total/Mazda 2015 

 Campeonato de Pilotos (após 4 provas, de um total de 5*)
1º João Rato, 93 pontos; 2º Etelvino Carvalho, 52 pontos; 3º Bruno Oliveira, 33 pontos; 4º Pedro Dias Silva, 18 pontos
* A prova “24 Horas de Fronteira” atribui duas pontuações para o Campeonato de Pilotos; ver regulamento para informações adicionais

  Campeonato de Navegadores (Final, após 4 provas)
1º João Ratinho (‘Campeão’), 93 pontos; 2º Pedro Marcão, 52 pontos; 3º Paulo Marques, 33 pontos; 4º António Conde, 18 pontos

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Rita Oliveira nas 3 H TT Vila de Fronteira

Piloto da Vangest vai partilhar a corrida com o seu navegador Luís Engeitado 

Rita Oliveira e Luís Engeitado, aos comandos do Polaris RZR 1000, preparado pela Filipe Sport, vão participar no próximo fim-de-semana nas 3 Horas TT Vila de Fronteira, corrida de resistência integrada no programa das 24 H TT Vila de Fronteira. Ums corrida inteiramente dedicada aos Buggy/UTV que se irá disputar no Terródromo da Vila de Fronteira entre as 8 e as 11 horas de Sábado dia 27 ou seja uma horas antes da largada para a corrida auto.

 A piloto da Vangest compete pelo segundo ano consecutivo na corrida e confessa que o grande objetivo é divertir-se: “ esta prova é diferente de todas as demais em que participei ao longo do campeonato e por isso, para esta competição, o meu grande objetivo é divertir-me. Vou repartir a condução com o Luís Engeitado, o meu navegador de toda a temporada de 2015, e esta é a minha forma de lhe agradecer todo o trabalho, empenho e dedicação que teve durante o ano. Vamos para esta corrida bastante animados, mas sem grandes intenções de alcançar uma classificação de topo. No entanto, se conseguirmos ter uma boa prestação e resultado desportivo for bom é óbvio que seria muito interessante para nós. De facto, seria a melhor forma de terminar a época. Mas, repito que o mais importante é podermos tirar partido da corrida e divertirmo-nos” salienta Rita Oliveira.

 O programa das 3 Horas TT Vila de Fronteira inicia-se com treinos livres e cronometrados que têm lugar na 6ª feira dia 27 de Novembro, a partir do meio-dia.

Santinho Mendes Competição também vai à festa!

Arranca já este fim-de-semana a 18ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira. 

Como não poderia deixar de ser, a Santinho Mendes Competição também estará presente na grande festa de encerramento do TT Nacional. Pelo segundo ano consecutivo, a equipa Abrantina estará presente com dois carros, um inscrito na Promoção E e outro na Promoção A.

 Com José Mendes, Vítor Mendes e Carlos Bexiga ao volante, o sonoro Tigra apresenta-se em Fronteira “com algumas evoluções técnicas, nomeadamente ao nível do sistema eléctrico e essencialmente de iluminação, este ano mais optimizada”, refere José Mendes.

 Vítor Mendes diz que “o ambiente na equipa está fantástico, está toda agente pronta e motivada para começar e prova, a experiencia nestas andanças já é bastante elevada, cada um sabe perfeitamente o que tem que fazer, e podemos contar com o esforço de todos para levarmos os carros até ao fim na melhor classificação possível.”

 Quanto a objectivos, os 3 Pilotos são unânimes, “chegar ao fim é o objectivo principal, já que, numa prova como esta os imponderáveis poderão ser muitos e um pequeno problema poderá ditar um grande atraso, sendo assim, vamos tentar rodar o mais possível sem problemas e se o conseguirmos, certamente obteremos uma boa classificação final.”

 Segundo Classificado na Promoção A em 2014, o Toyota Rav4 preparado nas instalações da GERCAR, volta este ano a Fronteira conduzido pelo Pluri Campeão Nacional Santinho Mendes, António Vilela, José Pacheco e Abilio Domingos, estes dois últimos em estreia absoluta na clássica Alentejana. “Este ano a concorrência é mais forte e numerosa que em 2014, mas estamos confiantes num bom resultado que passará pelo podium final”, refere Santinho Mendes, no entanto, como diz António Vilela, “a prova é longa e muito dura e o carro está praticamente de origem, logo, temos que ter cuidados redobrados se queremos chegar ao fim.”

 Os dois novos Recrutas da equipa, José Pacheco vem da velocidade e Abílio Domingos dos rallys, estão com grande “expectativa e desejosos de começar” esperam “divertir-se e ajudar a equipa na obtenção de um bom resultado.”

Scuderia Goldentrans/DURA regressa às 24H de Fronteira

Depois de ter estado ausente da edição do ano passado, a Scuderia Goldentrans/DURA regressa às 24 Horas Vila de Fronteira, com a aposta a recair uma vez mais na Nissan Navara da Categoria T2. 

A Scuderia Goldentrans/DURA apresenta um line-up quase totalmente renovado, mantendo-se apenas o piloto Alexandre Franco, numa equipa que recebe dois estreantes na prova e um nome consagrado do Todo o Terreno Nacional.

 Assim, a Alexandre Franco junta-se o consagrado Pedro Grancha, Campeão Nacional de Todo o Terreno em 2006 e presença habitual nos primeiros lugares das provas do CNTT. O piloto de ralis Bruno Sá faz a sua estreia em provas de todo o terreno, enquanto o jovem Luís Queiróz faz a sua estreia absoluta em competição.

 Segundo Alexandre Franco “as 24 Horas de Fronteira são as responsáveis pelo meu ingresso no TT, pois foi aqui que tudo começou em 2011. O ano passado a nossa Nissan Navara esteve alugada a uma formação estrangeira, mas achámos que este ano deveríamos regressar. A equipa vai contar com a experiência do Pedro Grancha, um ex-Campeão Nacional de Todo o Terreno e que dispensa apresentações. O Bruno Sá é um piloto de ralis com provas dadas e acredito que será uma agradável surpresa, enquanto o Luís Queiroz fará a sua estreia absoluta em competição, pese embora seja um membro da nossa equipa de tempos. É uma prova onde tudo pode acontecer, mas partimos preparados para lutar pela vitória no T2”.

 O experiente Pedro Grancha comentou que “esta é uma prova sempre bastante dura e na qual é importante fazer uma gestão criteriosa do ritmo de corrida e consequentemente da mecânica do carro. Ao contrário das provas do Nacional de Todo o Terreno, aqui uma viatura da categoria T2 pode surpreender na geral, pelo que é fundamental não ter problemas e somar voltas para a obtenção de um bom resultado nesta grande festa do Todo o Terreno”.

 Já o piloto de ralis Bruno Sá faz a sua estreia em Fronteira e no Todo o Terreno, começando por “deixar um agradecimento ao Alexandre Franco pelo convite para regressar á competição e logo numa prova como as 24 Horas de Fronteira. Não hesitei na hora de regressar, ainda para mais sabendo que iria fazer equipa com dois Campeões Nacionais. Vou dar o meu melhor e procurar divertir-me neste meu regresso às corridas”.

 A par do que já aconteceu em 2013, a equipa volta a abrir as portas a um estreante absoluto em competição, com Luís Queiroz a dizer que “foi com muito agrado que recebi o convite para ingressar na equipa. Sou um rookie, pelo que espero aprender o mais rápido possível e dessa forma ajudar a equipa a conquistar a vitória na Categoria T2”.

 A grande festa das 24 Horas de Fronteira começa na quinta-feira 26 de Novembro com as verificações técnicas, para no dia seguinte se disputarem as várias sessões de treinos livres e cronometrados. A prova terá o seu início no sábado às 14 Horas e terá transmissão integral na internet.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Equipe Mitsubishi Petrobras enfrentará os 9.583 km do Rally Dakar com três ASX Racing

Guilherme Spinelli / Youssef Haddad, Carlos Sousa / Paulo Fiuza e João Franciosi / Gustavo Gugelmin defendem as cores do Brasil na maior prova off-road do mundo 

Partindo de Buenos Aires e retornando à Rosario, na Argentina, passando pela Bolívia, serão 9.583 quilômetros e 15 dias no maior desafio off-road do planeta, o Rally Dakar. A Mitsubishi irá com três ASX Racing para a disputa, com as duplas: Guilherme Spinelli / Youssef Haddad e Carlos Sousa / Paulo Fiuza, pela Equipe Mitsubishi Petrobras e João Franciosi / Gustavo Gugelmin, pela Ralliart Brasil.

  "Iremos com uma equipe forte. São três carros iguais desenvolvidos pela Ralliart Brasil com três duplas experientes. Isso aumenta a troca de informações entre os pilotos e dá mais tranquilidade durante a prova", afirma Spinelli.

 Com uma grande experiência no off-road e três títulos consecutivos na categoria Protótipos T1 do Rally dos Sertões, João Franciosi faz sua estreia na maior prova off-road do mundo. "Quando alguém entra no rali, almeja fazer o Dakar com um carro top. E depois de 11 anos de Rally Sertões estou realizando esse sonho. Um objetivo que vinha buscando há muito tempo e isso é muito gratificante", comemora Franciosi.

 O Rally Dakar terá 556 competidores de 60 países. Uma das novidades desta edição será o prólogo realizado em Buenos Aires. Com apenas 11 quilômetros, a prova no dia 2 de janeiro definirá a ordem de largada.

 Com a saída do Peru do roteiro, a organização se viu obrigada a alterar o planejamento inicial, o que mudou também as características da competição. "Vai ser um percurso muito diferente, com características de um baja, com mais caminhos e estradas do que de deserto. Esse tipo de prova nos favorece", disse Carlos Sousa.

 O Dakar começa a mostrar suas dificuldades logo no terceiro dia, com a maior especial desta edição. Serão 521 km de trecho cronometrado entre Villa Carlos Paz e Termas de Rio Hondo, na Argentina, totalizando 858 km.

"A primeira parte do rali terá especiais longas, dias longos, mas com características mais tranquilas", destaca o navegador Youssef Haddad. Uma novidade que irá dificultar ainda mais será a etapa maratona logo no quarto dia de competição. Desta vez, nem os pilotos poderão fazer a manutenção nos veículos, como normalmente ocorre. "Desde 1998 o Dakar não faz algo desse tipo", ressalta Youssef.

 Na chegada à Bolívia, a chuva pode complicar e dificultar ainda mais as especiais, assim como ocorreu em 2015. "A Bolívia foi um misto de surpresas. Os carros estarão sujeitos a um enorme desgaste e a altitude sempre preocupa", afirma Carlos Sousa.

  Descanso em Salta

O dia de descanso para os competidores será em Salta, na Argentina, em 10 de janeiro. Mas é a partir daí que a prova começará a complicar ainda mais.

  "Serão três dias em Fiambalá, uma região que tem o maior índice de abandonos da competição, devido ao alto grau de dificuldades. A organização divulgou que a etapa que é um laço em Belén será a pior especial de deserto da história da prova. E aquela região, apesar de não ter grandes extensões de desertos, tem plenas condições para isso", descreve Youssef.

 O maior dia em quilometragem será já na reta final, com 931 km entre San Juan e Villa Carlos Paz, com 481 km de especial.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, FMC, Axalta, Protune e Projeto Sign.

KYOCERA, nomeado o 'Smartphone' do Team HRC para o Dakar Rally 2016, vai fornecer robustos equipamentos de comunicação e telemetria

Kyocera Corporation today announced that its ultra-rugged smartphones have been selected for use by Honda Racing Corporation while competing in the Dakar Rally 2016 motorbike category. 

Kyocera is a world-leader in rugged mobile devices and will provide commercially available Android™ smartphones as a technical partner to Team HRC for telemetry and communication in this year’s race, which takes place Jan. 3-16 and will traverse grueling environments across Argentina and Bolivia.

 The famous Dakar Rally originated in 1979 and is a long-distance rally raid that covers various off-road environments including deserts, jungles and mountainous areas. In January 2016, top drivers and riders will leave Buenos Aires, Argentina north through Bolivia and back down to the finish line in Rosario, Argentina.

 “The Dakar Rally isn’t just the ultimate test of our vehicles, it’s a test for every piece of equipment we use. We’re confident knowing that Kyocera’s mobile devices will provide the durable and reliable wireless communication that’s absolutely vital to our competitiveness in the race,” said Taichi Honda, Team HRC Rally Project Leader.

 Kyocera’s ruggedized mobile phones (http://www.kyoceramobile.com/) are available in North America, Latin America, Europe and Japan. Certified to a range of IP standards for waterproofing and numerous U.S. Military Standard 810G*1 profiles for toughness, they are made to survive and thrive in the harshest business environments and brave the elements in even the most extreme outdoor adventures.

 “Kyocera is proud to support Team HRC in the Dakar Rally, but even more proud that the same products and technologies being used in this ultimate endurance race are available today to businesses and individuals around the world, enabling them to stay connected and productive at work and on the go no matter what challenges they face,” said Hiroyoshi Mori, Director of strategy and product division at Kyocera.

 About KYOCERA 

Kyocera Corporation (NYSE:KYO)(TOKYO:6971) (http://global.kyocera.com/), the parent and global headquarters of the Kyocera Group, was founded in 1959 as a producer of fine ceramics (also known as “advanced ceramics”). By combining these engineered materials with metals and integrating them with other technologies, Kyocera has become a leading supplier of mobile phones, solar power generating systems, printers, copiers, electronic components, semiconductor packages, cutting tools and industrial ceramics. During the year ended March 31, 2015, the company’s net sales totaled 1.53 trillion yen (approx. USD12.7 billion). Kyocera appears on the latest listing of the “Top 100 Global Innovators” by Thomson Reuters, and is ranked #552 on Forbes magazine’s 2015 “Global 2000” listing of the world’s largest publicly traded companies.

StyleAuto Motorsport nas 24 Horas TT Fronteira 2015

A equipa StyleAuto Morotsport volta a marcar presença na maior festa do TT nacional, depois de no ano passado ter abandonado a prova ao fim de 23 horas e meia de corrida e quando estava a discutir um lugar no top 10 e a liderança da promoção C.

 Regressam à Vila de Fronteira com o número 27 mas com a mesma equipa: Francisco Jacinto, Filipe Serra, Daniel Serra, Carlos Jorge Mendes Jr. e Luis Rodrigues. O Terrano II foi alvo de várias melhorias, nomeadamente a substituição do motor por um mais fiável e mais competitivo.

 Depois da excelente prestação do ano passado ao longo de toda a prova, ainda que tenham terminado a meia hora das 24 horas, para este ano o objectivo é igualmente ambicioso: vencer a promoção C e ficar entre os 15 primeiros da geral.

domingo, 22 de novembro de 2015

Peugeot 504 pronta para as 24h de Fronteira

Como previsto e dentro dos "timmings", a Peugeot 504 Pickup está pronta para a sua 9º participação nas 24h de Fronteira 2015.

 Este ano apresentamos 3 grandes novidades, a saber: "spoiler" traseiro regulável; vidro acrílico na porta e cobertura da caixa.

 Segundo Joaquim Serrão, um dos pilotos do carro " o 'spoiler' deve-se a um desafio de um dos patrocinadores, AVENAL RAÇÕES S.A., para dar uma toque mais 'racing' à carrinha, a cobertura da caixa é uma consequência do primeiro, que a RIOTIR, LDA., acedeu também patrocinar. O vidro em acrílico é uma evolução, imposta, dado que é dificil encontrar no mercado material para o vidro tradicional."

  "Mecanicamente o carro apresenta-se igual a si próprio, sem quaisquer alterações profundas, simplesmente substituímos peças de desgaste e fizemos uma revisão profunda aos amortecedores", refere Luis Guerra da Silva, outro piloto da carrinha.

Pedro Ferreira na grande festa do TT nacional

Após brilhante temporada no CNTT piloto aposta forte em Fronteira 

Depois de ter concluído a sua época de estreia no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno com uma vitória entre os veículos de duas rodas motrizes na Baja 500 Portalegre, Pedro Ferreira está agora de regresso à prova onde se estreou na modalidade, faz agora precisamente dois anos.

 Foi aos comandos do Depieres Proto de duas rodas motrizes, utilizado ao longo da temporada 2015, que Pedro Ferreira regressou em 2014 ao Terródromo Vila de Fronteira. Um ano passado, tanto piloto como máquina são já uma referência no TT nacional e a participação na 18ª edição das 24 H TT é encarada como mais um grande desafio em que a equipa pode ambicionar uma boa classificação. De salientar que, na notável vitória que o jovem nortenho conseguiu em Portalegre, numa prova marcada pela chuva e pela lama, teve como adversários diversos pilotos com muita experiência, entre os quais o francês Laurent Poletti que já venceu tanto as 24 Horas TT de Fronteira, como as de Paris.

 Para esta clássica prova alentejana de resistência Pedro Ferreira parte apostado em colocar ao serviço da equipa toda a experiência adquirida ao longo da temporada. “Vai ser uma prova onde teremos de fazer uma boa gestão do andamento que nos permita manter o carro em pista o máximo tempo possível sem sermos forçados a recorrer à assistência a não ser para fazer o plano de manutenção que for pré-estabelecido. A manter-se o tempo seco, a pista do Terródromo de Fronteira permitirá tirar bom partido das características da nossa máquina, mas estamos conscientes de que os buggies franceses são bem mais leves e isso é bastante vantajoso para poupar a mecânica, andando mais depressa. Vamos dar o nosso melhor, divertirmo-nos também porque esta é a grande jornada de festa do TT e festejar naturalmente se o resultado for positivo, como desejamos e esperamos”, salienta Pedro Ferreira.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

AXION é o novo parceiro da AXION X-Raid Team

• Line-up for Dakar 2016: Al-Attiyah, Roma, Terranova and Hirvonen 

• ASO press conference in Paris with further details 

During the 2016 Dakar in Argentina and Bolivia, the oil refining company AXION energy will be the naming partner of the AXION X-raid Team. The team will be represented in the legendary marathon rally by the four MINI ALL4 Racing pairings Nasser Al-Attiyah / Mathieu Baumel, Nani Roma / Alex Haro, Orlando Terranova / Ronnie Graue and Mikko Hirvonen / Michel Périn.

 Sven Quandt, Team Manager: “We are very pleased to co-operate with AXION in the 2016 Dakar. The coming edition of the event once again will represent a huge challenge for man and material. But with Nasser, Nani, Orly and Mikko we can rely on an extremely competitive driver line-up.”

 During the press conference on 18th November, 2016, Dakar Rally organiser ASO revealed further information on the route. Nasser Al-Attiyah, Mikko Hirvonen, Nani Roma, Mathieu Baumel and Michel Périn were on site to represent the AXION X-raid Team. Traditionally, the press conference is used to reveal the exact distance of every special stage. Furthermore, Dakar Director Etienne Lavigne and Race Director Marc Coma disclosed several innovations for the 2016 Dakar.

 Mikko Hirvonen: “I just can’t wait for starting into my first Dakar Rally. The more stories I’m told about this legendary event, the more my pleasant anticipation is increasing. I can’t say a lot about the route as I’m lacking the experience to make an assessment but I will discuss it with my navigator Michel, in the coming days.”

 About AXION:

AXION energy, a Bridas group company, participates in the oil refining industry and the fuel and lubricants commercialization in Argentina, Paraguay and Uruguay. AXION energy integrates the vast experience of Esso, with more than 100 years in the field and operates with the knowledge and technological development acquired by Bridas in its 55 years of existence.

Hélder Rodrigues e Yamaha WR450 Rally apresentados em Milão

A 73ª edição da Exposição Mundial de Motociclismo que está a decorrer em Milão foi o palco escolhido pela Yamaha para apresentar a sua próxima participação no Dakar.

 Foi num palco por onde também já passaram Valentino Rossi, Jorge Lorenzo e Romain Febvre que Hélder Rodrigues e Alessandro Botturi foram apresentados como pilotos da formação oficial do Dakar do construtor nipónico, num evento que contou com a presença do presidente da Yamaha, Hiroyuki Yanagi.

 Numa apresentação transmitida em direto via internet para todo o mundo Hélder Rodrigues e Alessandro Botturi mostraram a nova WR450 Rally com a qual o piloto português aposta em lutar pela vitória no próximo Dakar.

 Em Milão Hélder Rodrigues afirmou estar “muito motivado nesta nova equipa da Yamaha. Apesar de ter sido uma mudança, já conhecia a marca e todos os que nela trabalham e, por isso, a adaptação não podia ter sido melhor. Toda a equipa tem trabalhado muito e estes últimos seis meses foram muito intensos, no sentido de tornar a mota mais competitiva. Estamos unidos e motivados para alcançar o melhor resultado possível no Dakar”.

Miguel Campos regressa para ganhar nas 24H TT Fronteira

Piloto de Famalicão integra a equipa com melhor palmarés da prova 

Cumprido um hiato competitivo de vários meses, Miguel Campos está pronto para o último desafio da temporada. O piloto de Famalicão regressa a uma prova que gosta muito e que não participa há alguns anos. Vai competir nas 24 Horas TT Vila de Fronteira e parte para esta jornada de resistência com hipóteses reais de vencer pois integra a estrutura com o melhor palmarés na maratona alentejana.

Depois de ter participado em vários ralis e ter sido o melhor português no Rali da Portugal, Miguel Campos quer terminar a temporada da melhor maneira. E por isso, decidiu participar naquela que é considerada a grande festa de final de ano no todo-o-terreno, as 24 Horas TT Vila de Fronteira. Para além de fazer parte de uma prova única e especial no calendário, tem ainda a possibilidade de inscrever o seu nome entre os vencedores. Isto porque vai pilotar o AC Nissan Proto, carro preparado pela estrutura do português radicado em França, Mário Andrade, que tem o maior número de vitórias nas 17 edições já realizadas.

  “Não podia recusar um convite tão tentador como o que o Mário Andrade me endereçou. Estou parado há alguns meses e poder regressar numa prova tão interessante e desafiadora é, só por si, uma motivação. Já participei nas 24 Horas de Fronteira com alguns amigos e adorei a experiência. Agora sinto que tenho condições para ser mais ambicioso e a vitória faz parte dos objectivos. Quero contribuir para o sucesso da equipa e levar o AC Nissan Proto ao primeiro lugar do pódio”, disse Miguel Campos.

 Para o antigo campeão nacional e vice-campeão europeu de ralis, nunca mais chega a hora de se sentar no carro que vai pilotar no Terródromo de Fronteira. “Estes carros do campeonato de TT de resistência em França são espectaculares. São quase carros de ralis, com motores potentes, caixa sequencial e características entusiasmantes. Ainda não fiz qualquer quilómetro e só terei oportunidade de andar nos treinos da prova. Mas tenho a certeza que a adaptação será rápida. Quero tirar partido do potencial do protótipo e ajudar a encontrar as melhores afinações para enfrentar as 24 horas de competição sem parar”, sublinhou o piloto.

 Quinta-feira, dia 26, Miguel Campos faz as verificações administrativas e técnicas. O primeiro contacto com o carro e com a pista acontece apenas no dia seguinte. Há duas sessões de treinos livres (10h00 – 12h00 e 17h15 – 18h30) e uma de treinos cronometrados entre as 14h00 e as 17h00. As 24 Horas TT Vila de Fronteira começam no sábado, dia 28, às 14h00 e a bandeira de xadrez é mostrada 24 horas depois, às 14h00 de domingo, dia 29.

Hélder Rodrigues lidera formação da Yamaha no Dakar 2016

Este será o 10º Dakar do piloto português

 Foi ontem apresentada a edição de 2016 do Dakar a maior competição do mundo em todo-o-terreno, que parte a 2 de Janeiro de Buenos Aires e termina em Rosário, também na Argentina, a 16.

 Hélder Rodrigues apresenta-se, para esta que será a sua 10ª participação na prova, como primeiro piloto da formação da Yamaha, marca com a qual o piloto já por duas vezes subiu ao pódio em 2011 e 2012.

 Hélder Rodrigues que terá o italiano Alessandro Botturi como companheiro de equipa irá competir aos comandos da nova Yamaha WR450 Rally que foi apresentada na 73ª edição da Exposição Mundial de Motociclismo que está a decorrer em Milão.

 O piloto luso que mantém um registo único de ter terminado as nove participações na prova parte apostado em lutar pela vitória “num Dakar que vai ser completamente novo. A entrada do Marc Coma na organização da competição pode trazer muitas mudanças à corrida. Acredito que teremos um Dakar mais à moda antiga, ou seja, mais difícil tanto em termos de mecânica como de navegação. Segundo informações que nos foram dadas pela ASO podemos contar com uma primeira semana mais fácil em termos de percursos, no entanto, será sempre pontuada com alguns desafios. Logo no quarto dia de corrida vamos entrar na Bolívia e a etapa vai-se realizar a 3600 metros de altitude o que não será fácil para os pilotos nem para as equipas de assistência que terão que trabalhar em condições duríssimas. Vamos ainda encontrar uma longa etapa de 592 km, também cumprida na Bolívia e em altas altitudes. No entanto, as grandes dificuldades chegam na segunda semana do rali onde vamos encontrar mais areia. Neste momento, estou a ultimar detalhes para a minha participação no Dakar e estou muito motivado para esta prova. Confesso que estou feliz com todo o trabalho que desenvolvemos até agora. Vou lutar para obter bons resultados e acredito que posso alcançar uma boa classificação neste Dakar”, referiu Hélder Rodrigues.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sebastien Loeb junta-se à equipa Peugeot de Todo-o-Terreno para 2016

French all-rounder Sébastien Loeb, who boasts an unparalleled record in motorsport, has joined Peugeot Sport’s Cross-Country Rally factory squad for 2016.

  “I am delighted that Sébastien Loeb is to join us at PEUGEOT Sport, ” says Peugeot’s Managing Director Maxime PICAT. “The combination of his all-round driving skills and the talent of the teams at PEUGEOT Sport promises some exciting times ahead for the brand in the world of motorsport. In addition to his ability behind the wheel, Sébastien stands for values to which motorsport and motoring enthusiasts across the globe can relate. I am certain he will have even more to share with them with PEUGEOT.”

 Sébastien Loeb’s first appearance with Peugeot will be January’s Dakar before he defends the team’s colours during its 2016 Cross-Country Rally programme. The discipline stands out as a fresh challenge for the Frenchman who famously drove a Peugeot on the 2013 Pikes Peak Hill Climb in Colorado, USA. The association with Peugeot Sport will see Groupe PSA Peugeot Citroën continue to benefit from Sébastien’s input as both the Citroën and Peugeot brands have done many times already over the years.

  “This is an opportunity for me to continue my career in what is a new discipline to me, ” says Sébastien Loeb. “I will need time to learn and that’s what I have been doing during recent testing and on last month’s Rallye du Maroc. I am delighted to be able to build on my experience with Groupe PSA which has brought me nine World Rally Championship titles and several World Touring Car Championship victories with Citroën, as well as adventures like Pikes Peak two years ago with Peugeot. There are still a lot of exciting new challenges out there...”

 The 2016 Dakar in January will be Sébastien Loeb’s second Cross-Country Rally outing. He will contest the South American event with his loyal Monegasque co-driver Daniel Elena.

Paulo Gonçalves: Apresentação oficial Dakar 2016

Teve hoje lugar em Paris a apresentação oficial do Rali Dakar 2016, prova que tem arranque marcado para o próximo dia 2 de janeiro na Argentina. Paulo Gonçalves foi uma das principais presenças na oficialização da prova rainha do Todo-o-Terreno mundial, ele que lidera a lista de participantes com o dorsal número 2 na sua Honda CRF 450 Rally.

 A 38.ª edição do Rali Dakar abraça a Argentina e a Bolívia num total aproximado de 9 mil quilómetros percorridos em 14 dias de prova. Ao todo, um total de 354 veículos são esperados à partida de Buenos Aires rumo a Uyuni, na Bolívia. O regresso à cidade argentina de Rosário marca o final da competição no dia 16 de janeiro.

 Seguem as declarações do piloto português na sequencia da apresentação oficial do Rali Dakar 2016, hoje, em Paris:

  “Pelo que ouvimos hoje aqui em Paris, sabemos que será um Dakar muito difícil. Já estávamos à espera disso. Será uma vez mais uma prova muito intensa, com mais dias de pilotagem em altitude e com etapas maratona bastante complicadas. Temos de estar muito bem preparados. Estou certo que o trabalho que temos feito até aqui vai-nos permitir estar num bom nível, suficiente para sermos capazes de superar todas as adversidades.”

Dakar 2016: Percurso revelado

The details of the Rally Dakar 2016 have been unveiled in Paris and the race looks set to be a tough prospect. The Team HRC riders will go into the rally favourites to take overall victory.

 With less than a month and a half to go until the Dakar fires up its engines, race organizers ASO have made public the details of the forthcoming 38th edition of the Dakar Rally: 9332 kilometres in total, 4701 of them special stages that will be crucial to decide the winner of the 2016 edition.

 It will be the eighth time that the legendary off-road endurance race is held on South American soil. On this occasion the action will take place in Argentina and Bolivia.

 Team HRC was present for the event held in the Pavilion Gabriel, in the centre of the Parisian capital, represented by General Manager Martino Bianchi and Team Manager Wolfgang Fischer, as well as three riders from the squad: Joan Barreda (32), Paulo Goncalves (36) and Michael Metge (36).

 In addition to Barreda, Goncalves and Metge, Team HRC will field two other riders for the 2016 edition of the Rally Dakar, Italian Paolo Ceci (40) and young American Ricky Brabec (24) making his Dakar debut.

 Dakar Director Etienne Lavigne promised the participants, “A great journey and a great adventure… that will remember its origins”. Sporting Director Marc Coma followed, outlining the changes to the Dakar 2016, which will include two marathon stages. In the first of these, the Jujuy – Jujuy stage, riders will not be allowed to work on the bikes, while the second Belén – Belén marathon stage, reverts to the classic version where only riders will be permitted to work on the bikes. The following stage could bring surprises too, in the difficult dunes of Fiambalá, where starting order will be decisive given that bikes, trucks and cars will start together.

 The 2016 Dakar Rally starts and finishes in Argentina, although the warmth and colour of Bolivia and its people will once again host part of the race. Buenos Aires, the Argentinean capital, stages the race start on the January 3rd 2016. The next thirteen days and more than 9.300 kilometres will be an endless trail of tracks, dunes, mountains and rivers. Temperatures will range from 4 to 45 degrees Celsius. Anyone lucky enough to survive all of this will be rewarded with the sight of the finishing line in Rosario, Argentina’s third biggest city.

 For this edition of the Rally Dakar, Honda will once again be the official motorcycle and supplier of the race.

Martino Bianchi: So we are here for the Dakar 2106 presentation and I think that it will be really interesting. Marc Coma underlined that the two marathon stages will make all the difference. I think that also from Salta to the end of the race will be quite difficult because we come down from very cold stages in Bolivia at very high altitude to a very very hot area with a starting procedure that will be a bit different with a mix of bikes and probably cars and trucks. It will be an interesting race as usual. I think that Marc Coma did a good job with the new procedure of three minutes between each rider. Team HRC is ready. HRC in Japan have done a lot of work on the bike, also all team work hard in order to be ready for the big challenge. We are fully set up with everything that we need in order to have a good race.

Joan Barreda: We will have a strict marathon stage waiting for us where the bike cannot be touched from the time of arriving to the time of departure the next day. Argentina and Bolivia we know about from a long time ago. The main thing that could mark a difference from other years is that Marc Coma, who is the Sporting Director, knows the competition very well and so the second week is sure to be a complicated one. Close to the Andes navigation will be difficult. Also, the fact that we could start mixed with trucks and cars will be another factor to bear in mind, as it could prove the difference between one rider and the others.

Paulo Gonçalves: From what we have heard today, we know that it will be a very hard Dakar. We were expecting it. It will be an intense competition with more days in altitude and the complicated marathon stages. We will have to be very well prepared. The work that we have done up until now should serve us well to put us at a high enough level to be able to overcome any adversaries.

Michael Metge: It will be a very long Dakar with some long specials and some marathon stages which will put everyone to the test. Also, the start will include cars, bikes and trucks starting together, which will be a novelty. It will be very technical on the Argentinean tracks with some very difficult navigation. Let’s see if we can overcome it!

Escuderia com grande festa de final de temporada

700 pessoas celebraram o desporto motorizado na região 

A Escuderia de Castelo Branco reuniu mais de 700 pessoas e teve mais de 50 carros de competição na festa Sempre Escuderia, organizada no passado sábado, dia 14, pelo clube da Beira Interior. Naquela que foi a celebração do desporto motorizado na região, a organização marcou, assim, mais um final de temporada com pompa e circunstância no pavilhão da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).

 O jantar reuniu associados da Escuderia Castelo Branco, colaboradores, pilotos, navegadores, parceiros e representantes de equipas, elementos de entidades institucionais e patrocinadores, numa verdadeira festa em torno das corridas e da competição. As receitas conseguidas neste evento serviram para a organização adquirir e entregar um desfribilhador aos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, naquela que foi, também, uma forma de reconhecer a colaboração dos Soldados da Paz nos acontecimentos desportivos levados a cabo pelo clube.

 Durante o jantar, que contou com uma exposição de meia centena de viaturas de competição, a Escuderia Castelo Branco homenageou, de forma simples e genuína, Porfírio Lima, sócio-fundador da instituição albicastrense, que faleceu em maio. Durante a cerimónia que marcou o final da época desportiva, o coronel Alfredo Gonçalves, comandante da GNR que está prestes a reformar-se, também recebeu uma distinção por parte do clube como forma de reconhecimento por todo o empenho e a colaboração sincera que sempre teve com a Escuderia.

“Quisemos marcar o final do ano desportivo da Escuderia Castelo Branco da melhor forma e a festa Sempre Escuderia foi a forma que encontrámos para reunir todos aqueles que, de alguma forma, contribuem para a actividade do clube. Este foi um grande ano. Organizámos inúmeras provas, váris pontuáveis para os campeonatos nacionais das diversas especialidades e também para algumas competições de âmbito internacional. Vamos continuar a trabalhar para que os nossos eventos sejam cada vez mais atractivos e mereçam a confiança de pilotos, equipas e público”, afirmou António Sequeira, presidente da Escuderia Castelo Branco.

 A festa terminou de forma espectacular com o fogo de artifício a colorir o céu de Castelo Branco.

Paulo Gonçalves: Apresentação da equipa oficial Honda para o Dakar 2016

A equipa oficial da Honda para o Rali Dakar, o Team HRC Rally, apresentou em Milão, por ocasião do EICMA 2015 – a principal feira internacional no setor do motociclismo – a estrutura que estará presente na maior prova de Todo-o-Terreno do mundo em janeiro de 2016. O português Paulo Gonçalves é uma vez mais um dos elementos de fileira da equipa japonesa.

 Além de Paulo Gonçalves, equipa oficial Honda, que em Milão aproveitou o certame para apresentar a nova Honda CRF 450 Rally, será composta uma vez mais pelo espanhol Joan Barreda e ainda pelos recentes reforços que darão apoio aos líderes da equipa, o francês Michael Metge, o italiano Paolo Ceci e o norte-americano Ricky Brabec.

 Seguem as declarações do piloto português na sequencia da apresentação oficial da equipa HRC em Milão:

  “É um orgulho poder uma vez mais representar esta grande equipa e família Honda. Temos uma grande equipa, coesa, com muito valor e pronta para lutar pela vitória no Dakar. É esse o nosso objetivo e é por isso e para isso que temos trabalhado ao longo destes últimos anos. O ano passado estive próximo de o conseguir, este ano parto determinado a fazer um bom trabalho e melhorar o resultado de 2015, o que significa unicamente ganhar. Temos uma grande mota, fizemos um grande trabalho ao longo do ano e estou certo que temos todas as ferramentas para vencer.”

 A edição de 2016 do Rali Dakar terá início a 2 de janeiro, em Buenos Aires, e término no dia 16 do mesmo mês em Rosário.

Team HRC em Milão para a apresentação da nova equipa para o Dakar 2016

Spazio Campari, near Milan, last night hosted the unveiling of the new 2016 Honda models in an event which featured a strong Team HRC presence. The new team for the Dakar 2016 also made their official presentation.

 The squad who will represent Team HRC in the 38th Rally Dakar were present: Joan Barreda, Michael Metge, Paolo Ceci, Ricky Brabec and Paulo Goncalves, who got to start up the powerful Honda CRF450 RALLY. The stage was shared with the brand new Africa Twin which went on display to the public for the first time.

 Team HRC are readying themselves for the great odyssey: the 2016 Dakar Rally, a race that the Team have painstakingly prepared throughout teh season. It will be a very solid Team HRC that tackles the great rally challenge which gets underway in January 2016. This will be the fourth consecutive participation since the team officially re-entered the competition after a 23-year absence. 

This time round it will be a more mature Team HRC and a more developed bike that head off to the world’s toughest race – a team far better prepared after gaining the experience, knowledge and mileage necessary to take up the great challenge.

 Paulo Goncalves (Portugal, 36), had a great end to last year’s edition, finishing runner-up after having been in the fray for the overall top spot. The Honda stalwart is determined to ascend one step on the final podium in 2016. Last year, Joan Barreda (Spain, 32) was leading the race until the fateful stage in the Uyuni Salt Flats, where the race’s fastest rider saw his winning aspirations evaporate. This year the Spaniard will put his leadership qualities, pace and navigational dexterity on display once more in a bid to be top of the leaderboard when the rally winds up in Rosario. The remaining Team HRC riders are all making their maiden Dakar outings. Michael Metge (France, 36) is an all-round rider, skilled mechanic and a fine navigator. Paolo Ceci (Italy, 40) also knows the bike well. The veteran’s contribution could be a key component for the team to achieve their goal this time around. Last but by no means least, a mention should go to Ricky Brabec (United States, 24), making his Dakar debut. Ricky dominated the entire desert season in 2014 and represented Team HRC earlier this year in Abu Dhabi, finishing fifth overall.

 Team HRC and Honda South America have worked very closely since the former returned to the Dakar, and this year the Honda South America Rally Team has four factory bikes for the best South American riders. For the 2016 edition of the Dakar, these will be Javier Pizzolito and Kevin Benavides, representing Argentina, and Jean Azevedo and Adrien Metge from Honda Brazil. The 2016 Dakar Rally starts and finishes in Argentina, although the warmth and colour of Bolivia and its people will once again host part of the race. Buenos Aires, the Argentinean capital, stages the race start on the January 3rd 2016.

The next thirteen days and 8500 kilometres will be an endless trail of tracks, dunes, mountains and rivers. Temperatures will range from 4 to 45 degrees Celsius. Anyone lucky enough to survive all of this will be rewarded with the sight of the finishing line in Rosario, Argentina’s third biggest city.

 Honda will, once again, be the official supplier of Dakar 2016 and the official motorcycle of Dakar 2016.