terça-feira, 27 de outubro de 2015

MRacing Team - Um fecho de época com chave de ouro

A Baja Portalegre 500 de 2015 fecha um ano difícil mas extremamente positivo para toda a equipa da MRacing com as suas três equipas MRacing no TOP 10. De salientar e congratular a vitória perfeita de Ricardo Porém e Jorge Monteiro que acabaram a prova com mais de 10 minutos de avanço sobre o segundo classificado, não deixando de frisar a qualidade e perseverança de Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues que fecham a época num 4º lugar muito positivo dadas as dificuldades da prova e que lhes garante assim o honroso 3º lugar do Campeonato Nacional, Alejandro Martins e José Marques acabam a época no TOP 10 da segunda prova do campeonato Mundial que lhes permite cimentar o seu crescimento.

 Hélder Oliveira acaba o ano satisfeito com uma “época que dificilmente poderia ter corrido melhor” 

“Depois de um primeiro dia caracterizado por percursos muito rápidos, o dia de sábado foi bastante mais duro e a chuva que apareceu da parte de tarde tornou a prova muito difícil. Felizmente conseguimos ir subindo posições e penso que, face às equipas presentes, o 4º lugar final foi um óptimo resultado! Em jeito de balanço anual, penso que seria difícil a época ter corrido melhor. No início da temporada traçamos o objectivo de ficar entre os três primeiros, o que conseguimos cumprir. Além do mais fizemos cinco pódios em seis jornadas o que, sem dúvida, é muito positivo. Foi um bom campeonato, muito bem disputado e estamos bastante satisfeitos com todo o trabalho desenvolvido por toda a equipa e com os resultados alcançados.”

Visivelmente satisfeito com o este triunfo, Ricardo Porém esclarecia no final da prova que “acima de tudo voltamos a dar uma mostra do nosso valor. Diverti-me muito ao longo de toda a corrida, consegui impor o meu ritmo desde o início e isso permitiu-me não apenas rolar sem percalços, como gerir o esforço numa corrida muito dura e altamente exigente para a mecânica dos carros. Estou muito contente por este triunfo, ainda mais em Portalegre, prova que é, claramente, uma das minhas preferidas. Depois de aqui ter assegurado o primeiro título de TT aqui no ano passado, voltar a vencer tem um sabor muito especial.”

 Alejandro Martins analisa uma corrida difícil mas com um resultado muito positivo, “Foi uma corrida difícil mas o resultado final foi positivo. Com um início difícil para nós onde o resultado do prologo foi abaixo do esperado e um furo no primeiro km do troço da tarde fez com que a classificação no final de sexta-feira não fosse a melhor, mas com um grande sentido de missão, no sábado imprimimos um ritmo bom que nos permitiu subir cerca de 10 lugares, no último troço apesar das difíceis condições climatéricas conseguimos impor o nosso andamento para chegar a um lugar no top 10.” 

"Com isto fazemos um balanço muito positivo da época onde conseguimos 2 vezes lugares nos 10 primeiros em duas corridas do campeonato do mundo continuando desta maneira o nosso crescimento."

Manuel Russo Jr. fecha a época com chave de ouro “Terminamos esta corrida muito contentes com os resultados, faltando apenas o campeonato para o Hélder e o Nuno para ser perfeito, 3 carros à partida e 3 carros à chegada com uma vitória imaculada da equipa Ricardo Porem/ Jorge Monteiro, com uma prova muito forte por parte do Hélder Oliveira / Nuno Rodrigues da Silva e um top 10 muito saboroso para Alejandro Martins/ José Marques. 

 Foi uma época longa e exigente para todos na equipa mas é muito bom terminar da melhor maneira. Queria deixar um agradecimento a todos os nossos pilotos e a todos os nossos parceiros bem como a todos os elementos da equipa que tornaram tudo possível com a promessa que para o ano voltaremos em grande força.”

António Maio é o novo Campeão Nacional de Todo-o-Terreno nas duas rodas

Piloto da Equipa Yamaha Pinhelworks alcançou título na Baja Portalegre 500 

António Maio conquistou na Baja Portalegre 500, a derradeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o título de campeão nacional da categoria moto. No terceiro ano em que o piloto discutiu o campeonato em Portalegre, António Maio conseguiu alcançar o ambicionado título.

 Apesar de ter terminado a prova alentejana em quarto lugar este resultado foi suficiente para se sagrar campeão: “ é um título que sabe por três. Já corríamos atrás dele há muito tempo e quando é assim ainda sabe melhor. Penso que é um título merecido, tanto para mim como para a esta equipa onde se vive um espirito de união e de entreajuda muito forte. Fico feliz por uma equipa amadora chegar ao lugar mais alto do pódio num campeonato tão disputado como é este”, contou o piloto da Yamaha Pinhelworks que tem no seu currículo cinco triunfos nesta prova alentejana.

 António Maio apresentou-se nesta corrida após um mês de convalescença fruto de uma queda ocorrida antes da penúltima prova do campeonato, a Baja TT Idanha-a-Nova. De notar que António Maio venceu todas as provas em que participou ao longo da temporada 2015, a saber: Raid TT a Góis, Raid da Ferraria, Baja TT Cidade Europeia do Desporto Loulé 2015 e Baja TT Proença-a-Nova/Oleiros/Mação.

 Sebastien Buhler, o jovem piloto da Yamaha Pinhelworks, também teve motivos para sorrir nesta Baja Portalegre 500 uma vez que venceu a classe TT1 e alcançou um brilhante terceiro lugar da classificação geral: “foi um dia de festa para a nossa equipa. Foi um dia bom para o António Maio porque correu tudo bem, felizmente. Esta temporada para mim não foi das melhores porque sofri algumas quedas, mas nas provas em que participei correu bem e consegui vencer. O objetivo é manter-me mais um ano na classe TT1 ”, referiu o piloto na chegada a Portalegre. 

Menos sorte teve Luís Teixeira campeão TT3 em 2014 e que se apresentou em Portalegre com hipóteses de discutir o título nacional na Classe. O piloto algarvio tinha de vencer para poder aspirar a ser campeão e esteve boa parte da segunda etapa nessa situação até sofrer uma queda que danificou a sua moto e que o impossibilitou de prosseguir em corrida. Conquistou todavia o título de vice campeão da sua categoria.

 Para Frederico Fino, o gestor da equipa: “o balanço que faço desta época é obviamente muito positivo. O nosso principal objetivo era ganhar o título absoluto que conseguimos alcançar em Portalegre e sem dúvida que tem um sabor muito especial uma vez que andávamos atrás dele há já cinco anos. O António Maio dominou toda esta temporada e se não fosse o percalço que teve antes de Idanha-a-Nova tenho a certeza que poderia ter vencido todas as provas do campeonato. A prestação do Sebastien Buhler foi também impecável. Ganhou a classe TT1 e teve uma excelente performance ao terminar em terceiro da geral. Em relação ao Luís Teixeira também fez uma ótima corrida e acabou por se sagrar vice-campeão da sua categoria que é bastante positivo”.

Scuderia Goldentrans/DURA encerra com pódio em Portalegre

Pelo terceiro ano consecutivo, a dupla Alexandre Franco / Rui Franco levou a Nissan Navara da Categoria T2 ao pódio na Baja de Portalegre, encerrando o Campeonato Nacional de Todo o Terreno no sexto posto absoluto.

 Depois de ter realizado as primeiras cinco provas da temporada com o BMW Série 1 Proto, a dupla de Alenquer regressou na clássica com a sempre fiel Nissan Navara, numa participação que se traduziu num excelente terceiro posto entre as viaturas da Categoria T2 para a Taça do Mundo, apesar das dificuldades sentidas nos dois dias de competição.

 No habitual prólogo de abertura, a dupla alenquerense apanhou um concorrente mais lento, com este a não facilitar no momento da ultrapassagem, fazendo-os perder segundos preciosos e uma melhor ordem de partida para o primeiro sector seletivo. Com um ritmo de ataque, Alexandre e Rui Franco viriam a terminar o primeiro dia de competição no terceiro posto na categoria T2, mas uma vez mais com algumas dificuldades nas ultrapassagens, apesar do uso do sistema sentinel.

 Para o segundo e derradeiro dia de competição, a dupla da Scuderia Goldentrans/DURA procurava lutar por algo mais, mas já bem perto dos 150 kms do sector matinal viram os seus esforços caírem por terra, depois de terem literalmente que rebocar a viatura de outro concorrente que se encontrava a tapar o local de passagem dos concorrentes, fazendo-os perder mais de cinco minutos. No sector da tarde a chuva viria a marcar presença e os 200 kms por realizar revelar-se-iam tremendamente difíceis, com Alexandre e Rui Franco a segurarem o terceiro posto, ainda que pelo caminho tenham parado para “rebocar” outra dupla que havia sofrido uma saída de estrada.

  “Esta foi uma prova cheia de contratempos. Logo no prólogo apanhámos um concorrente mais lento, ao qual nem os avisos do sistema sentinel nem os gestos das centenas de espectadores para nos facilitar a ultrapassagem os fizeram encostar. Só quando literalmente o empurrámos com a nossa Nissan é que o conseguimos passar. O tempo perdido acabou por nos fazer sair para o primeiro sector selectivo mais no meio do pelotão, acabando essa situação por nos fazer ceder tempo precioso, uma vez que tivemos que realizar várias ultrapassagens ao longo do percurso de sexta-feira. No primeiro sector de sábado e depois de impormos um ritmo forte, perdemos vários minutos a puxar um concorrente argentino que ficou com a sua viatura a tapar o percurso, pelo que para os derradeiros duzentos quilómetros, a nossa táctica passava por esperar por um deslize dos outros T2 á nossa frente. Já na parte final do último sector, encontrámos o Eduardo Mota fora de estrada e tentámos puxá-lo para o percurso mas sem sucesso”, começou por contar Alexandre Franco.

 O alenquerense lembrou que “esta foi a vigésima primeira corrida com a Nissan sem qualquer desistência! Parabéns à Prolama por nos ter entregue uma vez mais um carro que esteve irrepreensível e também á Scuderia Goldentrans/DURA pelo apoio ao longo de mais um campeonato”. 

O Campeonato Nacional de Todo o Terreno chegou assim ao fim, com a dupla Alexandre Franco e Rui Franco a concluírem a época com um positivo sexto posto absoluto, nesta que foi a sua temporada de estreia na Categoria T1. A temporada para a dupla de Alenquer no entanto ainda não terminou, ficando reservada para os próximos dias a confirmação de mais uma presença inédita para a Scuderia Goldentrans/DURA.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Luís Oliveira, Beto Borrego e João Dias vencem em Portalegre

· António Maio (Moto) e Tiago Gomes (Quad) são os novos campeões nacionais 

· Luís Oliveira interrompeu ciclo de 11 triunfos seguidos de Patrão e Maio 

· Beto Borrego somou a quarta vitória da temporada 

· No Desafio Polaris Joana Lopes venceu, mas Ricardo Megre conquistou o troféu 

Com o sol a brilhar no primeiro dia e a chuva a cair no segundo, a Baja Portalegre 500, sétima e derradeira etapa do campeonato nacional de todo-o-terreno, fez jus a sua tradição de prova rainha da modalidade e sagrou os dois campeões nacionais que faltava coroar da temporada 2015: António Maio nas duas rodas e Tiago Gomes nos Quad.

 Com uma excelente organização do Automóvel Clube de Portugal a prova alentejana teve como vencedores Luís Oliveira nas motos, Beto Borrego nos Quad e João Dias nos UTV/Buggy.

  Luís Oliveira quebrou 11 anos de hegemonia Patrão/Maio

 Após onze anos consecutivos de vitórias de Mário Patrão (6) e António Maio (5) a prova das motos ficou marcada pelo triunfo de Luís Oliveira que uma semana antes se sagrara Campeão Nacional de Enduro. Depois de uma vitória no prólogo, o piloto da Yamaha foi superado por Mário Patrão num segundo setor seletivo que este ano foi também incluído na primeira etapa e que teve partida de Ponte de Sor. Para o segundo dia de corrida, cujo arranque teve lugar no Crato, Mário Patrão apostava tudo em vencer, aguardando por um eventual deslize de António Maio que partiu para esta corrida debilitado fisicamente, mas a necessitar apenas de terminar na 5ª posição. O deslize acabou por vir do lado do campeão 2014, que teve uma saída de pista que abriu caminho ao triunfo de Luís Oliveira por escassos 26 segundos.

 António Maio cumpriu os seus objetivos e depois de ter ganho todas as anteriores corridas em que participara esta temporada, averbou um quarto lugar que foi mais do que suficiente para conquistar o primeiro título absoluto da sua carreira.

 Sebastian Buhler, companheiro de Maio na Yamaha, alcançou o derradeiro lugar no pódio e na despedida do título da classe TT1, bem se pode congratular de ter triunfado em todas as corridas que disputou do CNTT, num ano de 2015 marcado por diversas lesões.

 Para além de António Maio conquistaram também títulos nas respetivas classes, Gustavo Gaudêncio (Honda), novo campeão TT1, após seis anos de paragem e que foi ainda sexto classificado absoluto e Fausto Mota (KTM) que venceu entre as TT3 e terminou em 8º lugar.

 Excelentes resultados também para David Megre (KTM), que foi o 5º classificado e para um estreante em Portalegre, o brasileiro Ricardo Martins em Yamaha, líder do campeonato do seu país, que terminou na 7ª posição.

 A encerrar o Top 10 ficaram o jovem Salvador Vargas (KTM), campeão promoção em 2014 e que aqui foi segundo na classe TT3 e o veterano Pedro Oliveira (Yamaha), que venceu a classe destinada a pilotos com mais de 40 anos. Mesmo não terminado a prova, João Piloto sagrou-se vencedor do Troféu Nacional de Promoção, enquanto Catarina Sampaio conseguiu superar o desafio de se estrear e completar com sucesso uma participação na mítica Baja Portalegre 500 onde tantas vezes participou o seu pai Rodolfo Sampaio.

  Beto Borrego ganha e Tiago Gomes é campeão

 A competição destinada aos Quad teve um sabor muito alentejano e com predominância para o distrito de Portalegre. O piloto de Ponte de Sor, Beto Borrego, em Yamaha, venceu e convenceu. No prólogo o mais rápido tinha sido Ruben Alexandre (Yamaha) que tinha feito o melhor tempo, mas na corrida Beto Borrego foi alargando a sua vantagem para o jovem do Crato até ter mais de 15 minutos de vantagem quando estavam percorridas mais de três centenas de quilómetros e este se atrasou de forma muito significativa.

 Passou então para a segunda posição João Peraboa, piloto de Portalegre, aos comandos de uma Suzuki que em VC10 (Km 355) já tinha uma desvantagem superior a 30 minutos para Beto Borrego. Contudo quem veio a terminar no 2º lugar foi André Carita, piloto de Nisa, que vencera esta Baja em 2013.

 Vítima de uma queda, que o deixou um pouco maltratado, o líder do campeonato Tiago Gomes (Suzuki) foi forçado a abandonar quando, já perto do final da corrida, seguia na 3ª posição e ia controlando o seu mais direto adversário António Moreira, o outro candidato ao título. O terceiro lugar em que Moreira veio a terminar não permitiu contudo ao veterano piloto de Vila Nova de Famalicão chegar a um título que premiou uma excelente temporada no todo-o-terreno do piloto de Freestyle Tiago Gomes.

  Vitória de João Dias e estreia do Polaris Turbo

 Numa corrida marcada pela estreia europeia do novíssimo Polaris Turbo, a máquina americana começou por impressionar no prólogo, ao ocupar as três primeiras posições. João Lopes, que esta temporada tinha somado triunfos em todos os prólogos, foi desta feita batido por Teo Viñaras com o irmão deste piloto espanhol, Roberto, a ocupar o terceiro lugar.

 Da parte da tarde a corrida registou algumas baixas de vulto já que Roberto Viñaras, António Ferreira e Bruno Martins, respetivamente 3º, 4º e 6º do prólogo, foram forçados a abandonar, o mesmo acontecendo com a campeã das senhoras, Dorothee Ferreira.

 O segundo dia de prova começou com mais um abandono, o de Teo Viñaras e com João Lopes a confirmar a liderança na primeira centena de quilómetros, altura em que o futuro vencedor João Dias assumiu o controlo das operações, mantendo-se no comando da corrida até ao final dos 450 quilómetros cronometrados desta Baja Portalegre 500.

 Na segunda posição terminou Pedro Santinho Mendes, um dos poucos pilotos que completou todas as corridas de 2015, sendo o 3º lugar ocupado pelo já campeão nacional João Lopes. Um pódio inteiramente Polaris, como aliás quase todos os desta temporada.

 Ainda em Polaris terminaram nas posições seguintes Miguel Jordão, vencedor da classe Promoção, Mário Ferreira, que triunfou entre os veteranos, Paulo Delgado e João Monteiro, que terminou à frente dos seus pais Jorge Monteiro e Ana Cristina Monteiro, num CanAm Maverik. A primeira máquina abaixo do 1000 cc encerra o Top 10 e foi pilotada por José Cerqueira enquanto a vencedora das senhoras, Rita Oliveira completou a prova na posição seguinte. Vitória entre os Buggy para o Nanny pilotado por Daniel Russo e um merecido destaque para a prestação de um piloto paraplégico, o inglês Paul Rowlands, que levou o seu Polaris Turbo ao 13º lugar.

  Joana Lopes vence no Desafio Polaris e Ricardo Megre conquista o Troféu 

A Baja Portalegre 500 era também a quarta e derradeira jornada do Desafio Polaris, competição destinada aos pequenos Polaris ACE 570 que é a mais recente aposta em termos de promoção e procura de novos valores no âmbito das competições de todo-o-terreno em Portugal.

 O experiente e ex-piloto de velocidade Ricardo Megre já sabia que vencendo o prólogo, o troféu era seu, mas teria naturalmente também ambições numa corrida lançada há 29 anos pelo seu pai, José Megre.

 Todavia, tanto ele com Filipe Ferreira, vencedores das duas anteriores corridas (a de Reguengos foi cancelada pelos trágicos motivos que se conhecem) cedo ficaram pelo caminho. No duelo que opôs Joana Lopes a Alexandre Freitas, coube à irmã do novo campeão UTV/Buggy o triunfo, se bem que por escassos 30 segundos

  Os Hobby animaram a festa

 Foram mais de sete dezenas os pilotos Hobby ou participantes nas várias classe de Promoção criadas pelo ACP que estiveram à partida da Baja Portalegre 500 e que muito animaram esta 29ª edição da mais importante competição nacional de todo-o-terreno.

  Classificações Final do Campeonato

Moto: 1º António Maio, 93 pontos; 2º Mário Patrão, 88; 3º Gustavo Gaudêncio, 63; 4º Ruben Faria, 58; 5º Fausto Mota, 53; 6º David Megre, 48.
Quad: 1º Tiago Gomes, 84; 2º Beto Borrego, 80; 3º António Moreira, 80; 4º André Carita, 41; 5º Ruben Alexandre, 27; 6º Alexandre Silva, 21.
UTV/Buggy: 1º João Lopes, 95; 2º Miguel Jordão, 68; 3º Pedro Santinho Mendes, 66; 4º Teo Viñaras, 50; 5º João Dias, 48; 6º Dorothee Ferreira, 48.

Rita Oliveira vence entre as Senhoras

Piloto da Vangest faz balanço positivo da temporada de 2015 

Rita Oliveira completou com sucesso a sua participação no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno vencendo a Taça das Senhoras da Baja Portalegre 500. Apesar de ter sido uma prova bastante dura, com a chuva a dificultar bastante o andamento da piloto da Vangest, Rita Oliveira conseguiu gerir a corrida quilómetro após quilómetro e concluiu a prova no 11º posto da classificação geral Buggy/UTV.

 Aos comandos do seu Polaris RZR 1000, preparado pela Filipe Sport, Rita Oliveira chegou ao fim da mítica prova alentejana satisfeita com a sua prestação bem como com os resultados obtidos durante a temporada de 2015: “foi uma prova muito dura mais ao jeito das Baja Portalegre de antigamente. A chuva dificultou muito o nosso andamento e ao quilómetro 100 comecei a acusar algum cansaço porque havia muita água e muita lama. Mas, fui gerindo o melhor que pude toda a corrida e penso que consegui fazer uma boa prova. No final da etapa havia muita lama e como os pneus não eram os mais adequados fomos obrigados a adotar um ritmo mais cauteloso. Tivemos também um furo que nos fez perder tempo e com isso acabámos no 11º lugar da classificação geral. Ainda assim é sempre bom chegar ao fim de uma prova tão relevante como esta. Ganhar a Taça da Senhoras foi também muito gratificante. Penso que foi uma época muito boa e tenho que agradecer ao Luís Engeitado, o meu navegador, por todo o trabalho que ele desenvolveu que foi essencial para chegar aos bons resultados”, revelou a piloto.

 Acompanhada por Luís Engeitado, Rita Oliveira destacou-se na temporada de 2015 na categoria Buggy/UTV por ter terminado todas as competições em que participou assumindo também uma posição de relevo entre as senhoras onde conquistou o 2º lugar da respetiva classe.

Isuzu D-Max da Prolama, vence T2…

* Edgar Condenso / Nuno Silva, Vitória demolidora 
* Alexandre Franco / Rui Franco, no pódio 
* Rui Sousa / Carlos Silva, desistência com avaria mecânica 

A Prolama Competição registou na Baja de Portalegre um bom resultado de conjunto, com dois carros no pódio da categoria T2. Depois de vencer o Prólogo, a dupla Edgar Condenso/ Nuno Silva, realizaram uma corrida de grande nível, e nem o atraso registado no primeiro sector selectivo os impediu de alcançar a tão desejada vitória em Portalegre. Também com uma prestação assinalável, estiveram os irmãos Franco, que aos comandos da Nissan Pick-up do Team Goldentrans/Dura, continuam a somar provas terminadas num registo difícil de igualar, o lugar mais baixo do pódio foi um justo prémio para este regresso ao agrupamento T2. Por fim Rui Sousa/Carlos Silva, voltaram a não ser felizes, desistindo no ultimo dia de prova, quando tinham entrado já no grupo do dez primeiros. Uma avaria inesperada imobilizou a D-Max da Prolama, adiando assim o objectivo desta participação.

 O Team Consilcar/NSA conquistou assim o direito de ser o grande destaque da Prolama na edição 29 da Baja de Portalegre, cumprindo o desejo do piloto que havia declarado querer vencer a prova “…estamos naturalmente muito felizes por esta vitória. Era a prova que faltava no nosso palmarés, e para mim e para o Nuno vencer aqui em Portalegre tem um sabor especial, trata-se de uma prova da Taça do Mundo, com a presença dos melhores conjuntos que disputam esta competição e de todos os melhores portugueses, por isso para nós esta vitória tem o mesmo significado que a vitória no campeonato nacional à dois anos…”, declarou Edgar Condenso, visivelmente entusiasmado.

 Com uma prova muito sólida este Alexandre Franco /Rui Franco, que aos comandos da Nissan Pick-up com que se sagraram campeões nacionais no ano passado, demonstraram a classe dos campeões, fazendo uma gestão de corrida exemplar “…sabíamos que a nossa prova teria de ser dirigida à fiabilidade do nosso carro, e aguardar os acontecimentos na frente. Conseguimos resistir à vontade de atacar, e o resultado da nossa táctica deu resultado, voltamos a conquistar um pódio numa prova da Taça do Mundo, o que para a equipa é espectacular.…”, declarou Alexandre Franco.

 Por fim, Rui Sousa / Carlos Silva voltaram a não ser felizes em Portalegre, ficando imobilizados no segundo dia de prova com problemas técnicos, conforme Rui Sousa explicou; “…fizemos um inicio de corrida cauteloso, aguardando o segundo dia, que sabíamos ser mais ajustado ao desempenho da nossa ISUZU. Assim fizemos um inicio de 2ª etapa num ritmo mais vivo, que nos levou ao Top Ten, contudo a pouco mais de vinte quilómetros do fim do sector tivemos de parar e agora resta diagnosticar o que se passou…” concluiu Rui Sousa.

domingo, 25 de outubro de 2015

Pedro Ferreira vence 2RM na Baja de Portalegre

Chuva e lama não impediram estreante de terminar em 6º do CNTT 

A finalizar a sua época de estreia no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Pedro Ferreira, aos comandos do Depieres Proto de duas rodas motrizes, conquistou este fim-de-semana mais um excelente resultado, a juntar a outros já alcançados esta temporada. Apesar da chuva e da lama, que marcaram a 2ª etapa da Baja 500 Portalegre, o jovem nortenho conseguiu uma notável vitória entre os veículos de duas rodas motrizes, classe onde teve como adversários diversos pilotos com muita experiência, entre os quais o francês Laurent Poletti que já venceu tanto as 24 Horas TT de Fronteira, como as de Paris.

 Na mítica prova alentejana, onde participou pela primeira vez, Pedro Ferreira foi navegado por Válter Cardoso, que o acompanhou ao longo de toda a temporada, tendo alcançado ainda o 13º lugar absoluto e a 7ª posição entre os concorrentes do CNTT.

 Pedro Ferreira, que partiu para o derradeiro dia de prova do 28º lugar da classificação, foi progressivamente recuperando posições. No final de SS3 já ocupava a 19ª posição vindo a terminar a corrida seis lugares mais à frente. “Foi duro, mesmo muito difícil, mas conseguimos superar todas as dificuldades e o resultado, alcançado nestas condições, supera todas as nossas expectativas. No troço cumprido da parte da manhã fomos ultrapassando, com maior ou menor dificuldade, vários concorrentes que partiram à nossa frente mas, da parte da tarde, a nossa grande preocupação foi não cometer erros que pudessem comprometer a corrida. Estou muito satisfeito com este resultado e esta prestação, no ano de estreia em Portalegre. Ao contrário do que acontece nas outras provas do CNTT, aqui tinha vários adversários na classe de duas rodas motrizes e é para mim um orgulho muito grande ter conquistado esta vitória numa prova da Taça do Mundo”, destacou Pedro Ferreira no final da 29ª edição da Baja Portalegre 500.

Nasser Al-Attiyah wins the FIA World Cup for Cross Country Rallies

- 2015 FIA World Cup season is over 

- Boris Garafulic finishes fifth in the Baja Portalegre 500 

Now it’s official: Nasser Al-Attiyah is the 2015 World Cup winner, thus repeating the success he celebrated in 2008 at the wheel of a BMW X3 CC built by X-raid. The MINI ALL4 Racing driver from Qatar already held an uncatchable lead since his win in Morocco’s Rally du Maroc but only yesterday Baja Portalegre 500 represented the official end of the FIA Cross Country Rally World Cup season. Meanwhile, Boris Garafulic and Filipe Palmeiro used the Portuguese event as final test for the Dakar and finished fifth.

 It was a season with many ups and also a few downs for the 44-year old. Together with his French co-driver Mathieu Baumel, he won 50 percent of the 10 FIA events. Particularly in the desert rallies the pairing proved to be virtually invincible and secured three of their five successes. Actually, Al-Attiyah’s tally even should feature an additional triumph but in the Abu Dhabi Desert Challenge he was disqualified later for too much spring travel! “This was the worst moment in the season,” Al Attiyah recalls. “But we quickly got over it, nevertheless, to come back better.” And indeed: the new champion won the two following World Cup rounds – one of them the Sealine Rally in his home country Qatar – right away. ”This, however, was my nicest race,” adds Al Attiyah. “On the one hand as it was my home race and on the other because we won it great style.” 

Actually, Al-Attiyah who did not only compete in cross-country rallying, this year, can look back on an amazingly successful season: as a starter, he clinched his second win in the legendary Dakar Rally. Then he added the triumph in the World Cup for Cross Country Rallies to his tally. “With our wins in the World Cup and the Dakar we demonstrated that we are the currently most competitive crew in cross-country rallying,” the two-time Dakar winner says with a lot of self-confidence. At the moment, with two more rounds to go, he holds an uncatchable lead in the FIA Middle East Championship and also is the FIA WRC2 championship leader.

 For X-raid it’s the ninth overall win in the FIA World Cup and the eighth in succession! Meanwhile, the preparations for the 2016 Dakar already are running flat out, in the team’s headquarters in Trebur. In late November, the team will take all the racing and service vehicles to the French sea port Le Havre and from there, they will be shipped to Buenos Aires, Argentina, where the Dakar Rally will start on 03rd January, 2016.

João Rato vence Desafio e assegura pódio no Evento Nacional

Chegou esta tarde ao fim a 29ª edição da Baja 500 Portalegre, quarta prova do Desafio Total Mazda e que contou com uma exibição de elevado nível das equipas Mazda em prova, com particular destaque para João Rato que foi o melhor na classificação do Desafio, acumulando ainda um espectacular terceiro lugar no Evento Nacional. Merece referência também o facto de dos cinco Mazda que alinharam à partida apenas um não ter conseguido terminar, algo que assume uma importância ainda maior, reconhecida que é a dureza da prova portalegrense.

 João Rato teve dois dias muito duros, mas foi de sorriso rasgado que recebeu a taça referente a mais uma vitória esta época, a terceira em quatro provas. O piloto de Portalegre sublinhou que “tivemos que fazer uma gestão muito cuidadosa do esforço, numa prova que, além de extensa, é sempre muito dura. Tivemos algumas crises para resolver, mas o resultado final é claramente positivo e deixa-nos ainda mais à vontade na luta pelo título desde ano. Toda a equipa está de parabéns e esta vitória é também para eles. Agora temos que estar bem preparados para Fronteira” João Rato/João Ratinho garantiram ainda, a vitória no Agrupamento T1 e Categoria Diesel no Evento Nacional.

 Pedro Dias da Silva/António Conde, que estrearam em Portalegre um novíssimo Mazda Proto, com a silhueta CX-5, estiveram sempre na luta pelos lugares da frente e acabaram por assegurar o segundo lugar no Desafio, após uma penalização. O piloto de Tomar rubricou uma exibição de grande nível, tendo mesmo liderado durante bastante tempo a classificação do Evento Nacional: “Tenho pena que as coisas não tenham corrido exactamente como esperávamos, nomeadamente já após o fim da prova, com a penalização. Ainda assim foi uma jornada muito positiva, em que o carro esteve impecável e conseguimos imprimir um bom ritmo. Apesar de tudo estou muito satisfeito.”

Terceiros classificados do Desafio em Portalegre, Bruno Oliveira/Paulo Marques voltaram a somar pontos no Desafio mesmo com “muitas dificuldades com os pneus que utilizámos na parte da tarde. O carro tornou-se inguiável com a pista molhada. Com essa excepção correu tudo muito bem e é sempre atingir a meta aqui em Portalegre, prova que de que gosto muito e que representa um palco único do TT Nacional.”

 Quartos classificados no Desafio Total Mazda, Etelvino Carvalho/Pedro Marcão também tiveram uma jornada muito complicada em que chegar ao final representou por si só uma vitória. A dupla alentejana, pode, todavia, festejar a conquista do vice-campenato de navegadores por parte de Pedro Marcão. “Depois dos problemas que tivemos de manhã, e que resultaram do acidente de ontem, fizemos a prova possível e, sinceramente, foi com grande dificuldade que chegámos ao final. Foi verdadeiramente desgastante, porque nunca andámos naquele que é o nosso ritmo habitual. Este quarto lugar sabe a pouco...”

 A dupla Rui Lopes/Francisco Cabral foi a única do Desafio a não conseguir terminar, devido a um problema no “intercooler”, decorrente de um acidente na pista, em que estiveram envolvidos com outro concorrente.

 Com estes resultados, e como vem sendo hábito no Desafio Total Mazda, a decisão do título de 2015 ficará adiada para a última prova, a disputar entre 27 e 29 de Novembro, as 24 Horas TT Vila de Fronteira, prova para a qual João Rato parte confortável, mas sabendo que o título ainda não está garantido...

 Classificação Desafio Total Mazda (Após o SS3):

1º João Rato/João Ratinho (Mazda Proto), 6h54m02s
2º Pedro Silva/António Conde (Mazda Proto), 6h59m41s
3º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto), 7h03m16s
4º Etelvino Carvalho/Pedro Marcão (Mazda Proto), 8h06m07s

 Desafio Total Mazda/Pilotos (após 4 provas, de um total de 5*)

1º João Rato, 93 pontos
2º Etelvino Carvalho, 52 pontos
3º Bruno Oliveira, 33 pontos
4º Pedro Dias Silva, 18 pontos
* a jornada de Fronteira atribui duas pontuações

De olho no Rally Dakar, Equipe Mitsubishi Petrobras completa o Baja Portalegre

Prova em Portugal foi um ótimo teste e preparação para o maior rali do mundo, em janeiro

Com os olhos voltados para o Rally Dakar, que em 2016 passará por Argentina e Bolívia, a Equipe Mitsubishi Petrobras finaliza sua participação no Baja Portalegre, em Portugal.

"Foi importante porque vimos o que temos que melhorar. O Baja Portalegre foi uma prova pequena, mas muito dura, com passagens em água e lama, situações que poderemos encontrar no Rally Dakar, especialmente na Bolívia. Não podemos ficar distraídos em nenhum momento", avalia Carlos Sousa

 Com o foco principal nos testes e preparação do ASX Racing e da equipe para a maior prova do off-road mundial, Carlos Sousa e Paulo Fiuza terminaram a prova na sétima colocação. "Foi também um importante treino para toda a equipe, engenheiros e mecânicos. Apesar dos imprevistos, conseguimos trocar uma peça durante a especial e, mesmo assim, terminar com a sétima colocação", afirma o piloto português. A dupla João Franciosi e Gustavo Gugelmin enfrentou o mesmo problema e não conseguiu terminar a especial.

"O carro evoluiu bastante e fizemos um excelente teste. Foi positivo, pois foi um exercício para o Dakar. É bom que aconteceu aqui e não lá, assim temos tempo para analisar e resolver", explica Fiuza.

 A prova em Portugal teve 450 quilômetros e quatro especiais em dois dias, passando por três cidades nas mais variadas condições de piso. As três duplas vinham em um ótimo ritmo, inclusive o estreante em provas internacionais, João Franciosi, fazia uma excelente prova.

  "Sem dúvida, foi a maior evolução que já tivemos no ASX Racing. Pequenos detalhes nos impediram de conquistar uma boa classificação, mas pudemos perceber que estamos com os três carros bem rápidos e com a melhor suspensão de todas até hoje. Ainda estamos em tempo de identificar e resolver os imprevistos até o Dakar", explica Guilherme Spinelli. "Após a etapa de ontem, identificamos um dano no semi eixo. Acabamos não largando pois não daria tempo de trocar a peça dentro do tempo disponível no regulamento", explica Guiga.

 O Rally Dakar começa no dia 3 de janeiro com largada em Buenos Aires e chegada em Rosario, na Argentina, percorrendo mais de 9.000 quilômetros pela América do Sul.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, FMC, Axalta, Protune e Projeto Sign.

CINCO PÓDIOS CONSECUTIVOS PARA HÉLDER OLIVEIRA

OBJETIVOS TOTALMENTE ALCANÇADOS EM 2015 

Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva conseguiram em Portalegre mais um resultado fantástico nesta época de 2015, contribuindo para o êxito da Oceanotrade Racing Team na presente temporada. Todos os objetivos foram alcançados, com a popular dupla a registar cinco pódios consecutivos nas cinco últimas provas do ano. Ao todo foram três segundos lugares e dois terceiros, que conferiram no final do Campeonato Nacional de TT o 3º lugar absoluto. Melhor era impossível.

“Conseguimos alcançar os objetivos, que passavam por terminar o campeonato entre os três primeiros classificados. Sabíamos que nos estávamos a bater com máquinas mas evoluídas, mas sabíamos também que podíamos contar com a excelente assistência da M. Racing e a fiabilidade da Nissan Navara. Quero agradecer ao Nuno, à Oceanotrade Racing Team e ao Paulo Graça pela grande oportunidade que me deram. Era difícil fazer melhor devido à forte concorrência! O carro esteve quase sempre à altura durante toda a prova”, afirmou Hélder Oliveira, que viria a concluir: “2015 foi um ano positivo! Para 2016 gostava de encontrar um projeto mais ambicioso, mas sei que é bastante difícil dado o enquadramento económico nacional”, disse o piloto.

 Ao lado de Hélder Oliveira esteve sempre Nuno Rodrigues da Silva. Um navegador com larga experiência que se mostrou peça fundamental para o êxito da equipa.

  “Este foi um Campeonato Nacional de TT exemplar. Não conseguiríamos ter feito melhor. Andámos sempre ao melhor nível e o Hélder conseguiu ser sempre muito consistente. A Navara esteve sempre impecável, e chegou ao final de todas as provas sem um único risco” afirmou o navegador.

 Paulo Graça, líder da Oceanotrade Racing Team não podia estar mais feliz com o desfecho da época: “Os meus parabéns a toda a equipa, em especial ao Hélder e ao Nuno. Foi um ano fantástico”.

sábado, 24 de outubro de 2015

Luís Oliveira quebra hegemonia

Após 11 anos de Baja de Portalegre onde o nome do vencedor foi sempre decidido entre António Maio (5 vezes) ou Mário Patrão (6), o rápido e irreverente Luís Oliveira conseguiu hoje quebrar esse domínio e vencer pela primeira vez na sua carreira a mais importante prova do TT nacional. Uma vitória que surge uma semana depois do jovem piloto de Belas ter assinado o título nacional de Enduro absoluto no que se pode considerar como um final de época em beleza.

 A vitória de Luís Oliveira foi construída ao longo deste segundo dia de prova, marcado pela companhia da chuva que começou a cair nos minutos que antecederam o arranque da prova e acompanhou os pilotos ao longo dos 350 quilómetros de todo o longo sector selectivo de hoje. Ao quilómetro 25 Luis Oliveira era já segundo face a Mário Patrão a mais de quatro minutos do líder, mas antes de ZA3 tudo se precipitou para Patrão quando uma queda levou o piloto de Seia a perder tempo para a concorrência. Luís Oliveira acabou por assumir a liderança da prova nos últimos 25 quilómetros para chegar a Portalegre com 26 segundos de vantagem face a Patrão, o segundo na frente de Sebastian Buhler, com este a ficar a mais de 11 minutos e garantindo a vitória na classe TT1.

 António Maio foi o quarto classificado e conseguiu mesmo sagrar-se campeão nacional de TT absoluto e na classe TT2, o mesmo se passando com Gustavo Gaudêncio a quem o sexto lugar atrás de David Megre foi o suficiente para alcançar o título nacional na classe TT1. Igualmente campeão nacional, mas na classe TT3 é Fausto Mota, o sétimo classificado na Baja de Portalegre 2015.

  Borrego pela quarta vez

 Mesmo sem entrar nas contas do título o alentejano Roberto Borrego sagrou-se hoje vencedor pela quarta vez na sua carreira da Baja de Portalegre, quebrando um jejum de vitórias na prova que datava desde 2012.

 O piloto de Ponte de Sor venceu hoje de forma autoritária a prova alentejana ao concluir os longos e molhados 350 quilómetros do derradeiro sector selectivo na primeira posição. Nas contas finais Borrego conseguiu a primeira posição com 15 minutos e 58 segundos de vantagem face a André Carita e mais de 20 minutos sobre António Moreira.

 Tiago Gomes abandonou a competição a cerca de meia centena de quilómetros do final quando era terceiro classificado, mas assegurou o título nacional ao manter os mesmos pontos que tinha à chegada a Portalegre ao contrário de António Moreira que deitou fora 13 pontos anteriormente conquistados. Com a vitória Roberto Borrego conseguiu mesmo subir à segunda posição do campeonato, com o mesmo número de pontos de Moreira mas com mais vitórias.

  Dias surpreende no final

 Após um dia chuvoso em que João Lopes esteve sempre na frente do pelotão do campeonato nacional de UTV e Buggy, no final da jornada foi João Dias quem assegurou a vitória final depois de Lopes ter perdido a possibilidade de vencer pelo segundo ano consecutivo por força de problemas de suspensão que obrigaram o piloto de Torres Vedras a baixar de forma drástica o ritmo dominador que evidenciou desde o dia de ontem.

 Quando faltavam 25 quilómetros de distância para o final Lopes tinha cerca de uma dezena de minutos de vantagem para os adversários mais directos, mas depois de um toque os braços de suspensão do seu Polaris acabaram por ceder e obrigaram o piloto a vir até ao final em ritmo mais reduzido. João Dias e Pedro Mendes aproveitaram da melhor forma o momento e decidiram entre eles a vitória na prova, com o sucesso a pertencer a Dias que concluiu os a Baja Portalegre 500 2015 com quatro minutos e 55 segundos de vantagem sobre Pedro Mendes, ficando para João Lopes e Bruno Santos o ‘consolo’ de fecharem o pódio.

 Miguel Jordão e Mário Ferreira fecharam o lote dos cinco primeiros na classificação final da prova.

Porém bisa em Portalegre e Barbosa é campeão

Ricardo Porém, em Toyota Hilux, foi o vencedor da 29ª edição da Baja Portalegre 500. O piloto de Leiria repete o feito alcançado em 2014 e obtém a segunda vitória da carreira na mítica prova de TT organizada pelo Automóvel Club de Portugal. Miguel Barbosa acabou em segundo. Com esse resultado, o piloto do Mitsubishi Racing Lancer conquistou o título de campeão nacional pela sétima vez. João Ramos completou o pódio.

 A prova foi totalmente dominada por Ricardo Porém. O jovem piloto assumiu a liderança logo no prólogo e estabeleceu o melhor tempo em todos os sectores selectivos. Miguel Barbosa partiu para esta competição mais preocupado em conquistar o campeonato e imprimiu um ritmo que lhe permitisse controlar Nuno Matos e Hélder Oliveira, os adversários que chegaram a Portalegre com possibilidades de disputarem o título. Com esta postura, andou sempre nos lugares do pódio e apesar das dificuldades de tracção sentidas no derradeiro sector selectivo, cumpriu os quase 500 quilómetros em segundo, a 10m54s do vencedor.

 O terceiro classificado foi João Ramos. O piloto da Toyota Hilux começou entre os melhores e no final do dia de ontem ocupava o segundo lugar da geral. Mas atrasou-se na manhã de hoje. Duas saídas de pista e um furo fizeram-no cair na classificação e partiu para o derradeiro sector no quinto posto. O portuense foi à procura do prejuízo e recuperou até à última posição do pódio, beneficiando dos problemas que afectaram Nuno Matos e Carlos Sousa.

 O piloto de Portalegre, Matos, chegou à clássica alentejana na frente do campeonato mas não conseguiu sagrar-se campeão devido a uma desistência com problemas na caixa de velocidades do Opel Mokka Proto. Carlos Sousa, arrancou para a última parte da Baja Portalegre 500 em segundo mas perdeu tempo com problemas na correia da bomba de água do Mitsubishi ASX Racing e não conseguiu melhor do que o sétimo posto. Ainda não foi desta que o consagrado piloto alcança o triunfo na mais antiga prova de TT realizada em Portugal.

 Hélder Oliveira acabou em quarto e fechou o ano em terceiro do campeonato. Boris Garafulic estreou-se em Portalegre com o quinto posto da classificação absoluta.

  César Sequeira sagra-se campeão de T2 em casa 

A Baja Portalegre 500 foi palco da discussão do título na categoria T2. César Sequeira partiu para a prova na liderança do campeonato mas sabia que era preciso cautela porque em três participações anteriores só tinha terminado uma “e com problemas”, exclamou. O piloto da Isuzu D-Max ficou em segundo atrás do vencedor, Edgar Condenso, e assegurou a vitória na competição. No Desafio Mazda, João Rato foi o mais forte. O piloto venceu a competição e somou a isso a vitória no evento nacional à frente de Alexandre Mota e de Pedro Dias da Silva.

 Concluída a 29ª edição da Baja Portalegre 500, o Automóvel Club de Portugal já prepara a próxima prova, a grande festa do TT em Portugal, as 24 Horas TT Vila de Fronteira que se realizam entre 26 e 29 do próximo mês.

Nuno Matos e Filipe Serra são vice-campeões nacionais de TT

Desistência impediu equipa de lutar pelo título em Portalegre 

Nuno Matos e Filipe Serra sagraram-se vice-campeões nacionais de todo-o-terreno na temporada de 2015. A equipa do Opel Mokka Proto não conseguiu terminar a Baja Portalegre 500 devido a problemas na caixa de velocidades do carro e deitou por terra o sonho de conquistar o título. Ainda assim, a formação portalegrense faz um balanço muito positivo do campeonato, depois de assegurar aquele que é o melhor resultado alcançado pela equipa.

 Nuno Matos e Filipe Serra entraram em competição com o objectivo de segurar a liderança no campeonato. No prólogo, foram os oitavos mais rápidos mas atrasaram-se no segundo sector selectivo, realizado na tarde de ontem, porque a embraiagem do Mokka Proto não quis colaborar. A formação portalegrense entrou para a derradeira etapa com vontade de recuperar terreno e esteve em grande plano ao carimbar o terceiro tempo na prova, o melhor entre os concorrentes do campeonato nacional. Na chegada à última assistência, a dupla alentejana ocupava o quarto posto da geral e ainda sonhava com o título. Mas no derradeiro sector, surgiram problemas na caixa de velocidades do Opel Mokka Proto que impediram Nuno Matos e Filipe Serra de concluir a Baja Portalegre 500 como tanto desejavam.

  “Não foi o desfecho que queríamos. Mas a competição em geral e as provas de TT em particular são isto mesmo. O nosso ano foi espectacular. Chegámos a Portalegre na liderança do campeonato e com a possibilidade de sermos campeões. Como é óbvio, ao estarmos nessa posição, acalentámos a esperança de vencermos o título. Mas não foi possível e temos de estar extremamente satisfeitos pelo que fizemos”, disse Nuno Matos.

 Para o piloto de Portalegre, ser vice-campeão é, só por si, uma conquista. “É muito bom. Melhor do que tínhamos perspectivado. Para além disso, vencemos duas provas, em Loulé e em Oleiros, e fomos os líderes do campeonato durante metade da temporada. Só podemos estar contentes. Não foi desta que conquistámos o título. Pode ser que o consigamos no futuro. Acabamos o campeonato muito moralizados porque sentimos uma evolução constante e fomos capazes de discutir os melhores lugares em todas as provas”, salientou o piloto.

 Nuno Matos e Filipe Serra não concluíram esta edição da Baja Portalegre 500 mas sentiram o apoio constante do público. “Não posso deixar de referir o tremendo apoio de toda a gente. Foi mágico e arrepiante, principalmente no sector de hoje à tarde. É fabuloso competir e sentir a força dos milhares de pessoas espalhadas pela pista. Estamos tristes pelas pessoas que estavam a torcer pelo nosso resultado mas de coração cheio pela força que nos deram.”

Mário Patrão em destaque na Baja Portalegre

Piloto português da KTM conquistou o segundo lugar final na 29.ª edição daquela que é a prova maior do Todo-o-Terreno nacional. 

Mário Patrão completou hoje mais uma edição da mítica Baja Portalegre 500, última roda da temporada de 2015 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, averbando o segundo lugar final depois de ter passado grande parte dos mais de 400 quilómetros da prova isolado na dianteira da classificação absoluta.

 O piloto de Seia surgiu neste derradeiro confronto apto a elevar o número de vitórias somado na Baja Portalegre 500, da qual é detentor do recorde graças a um total de seis coroas conquistadas, estando desde sempre envolvido na frente da classificação. Depois do segundo lugar no prólogo de 5 quilómetros tradicionalmente desenhado na Herdade das Coutadas, Mário Patrão subiu à liderança da tabela classificativa geral no decorrer do primeiro setor seletivo cronometrado de aproximadamente 85 quilómetros, na tarde de sexta-feira.

 Já no dia de hoje, os concorrentes tiveram pela frente um percurso total de 350 quilómetros ao cronómetro, onde Mário Patrão liderou em grande maioria até uma queda à chegada à terceira Zona de Assistência o ter relegado para o segundo lugar em que viria a terminar, quer na presente edição da Baja Portalegre quer nas contas finais do campeonato Absoluto e TT2.

  “Estou muito satisfeito, acima de tudo provámos que conseguimos evoluir muito ao longo deste ano de adaptação. Estamos a fazer um grande trabalho com a KTM e num bom caminho para chegar aos grandes resultados. A temporada começou mal, mas chegámos à última prova em disputa pelo título o que de certa forma foi bastante animador. Não conquistámos o oitavo título consecutivo mas conquistámos uma boa experiência de evolução e o reforço de um bom ritmo já a pensar no próximo Rali Dakar que passa a ser agora o meu principal objetivo. Quero agradecer o apoio de toda a minha equipa, patrocinadores e de todos os meus apoiantes”, referiu o piloto do Crédito Agrícola, RR-Motos e KTM.

Miguel Barbosa sagra-se Campeão Nacional de Todo-o-Terreno

Piloto BP Ultimate Vodafone Team vence o Campeonato pela sétima vez 

Miguel Barbosa sagrou-se hoje, pela sétima vez, campeão nacional de todo-o-terreno, ao terminar a Baja Portalegre 500 como primeiro classificado de entre os pilotos que pontuam para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto do BP Ultimate Vodafone Team foi ainda segundo classificado absoluto nesta que foi também a última prova pontuável para a Taça do Mundo, renovando assim a sua posição de piloto prioritário FIA.

 A dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho, que se apresentou aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer, entrou nesta 2ª etapa disposta a segurar a vantagem angariada na véspera: “Os objectivos estavam delineados. Ontem ganhámos com uma margem significativa e, na etapa de hoje, tentámos gerir ao máximo essa vantagem porque a nossa preocupação era terminar à frente do Campeonato e, para isso, estar na corrida à frente do Nuno Matos. O último troço foi um pouco mais difícil porque estava a chover muito e estávamos a utilizar pneus para piso seco, mas entrámos ao ataque, segurando a vantagem conquistada ontem, o que resultou plenamente e conseguimos vencer. Estamos todos visivelmente satisfeitos. Toda a equipa está de parabéns e os patrocinadores merecem bem esta vitória”, revela Miguel Barbosa.

 Para Miguel Ramalho, “esta prova não podia ter corrido melhor. Hoje entrámos na etapa imprimindo um bom ritmo. Conseguimos ser rápidos desde o início para não perder tempo. A meio do sector selectivo de hoje percebemos que já estávamos com uma segurança conformável e então aliviámos ligeiramente. Sinto que fizemos o melhor que podíamos para chegar ao fim e vencer. Foi uma prova dura por causa das condições climatéricas, mas estamos naturalmente muito satisfeitos”.

 Ao longo da temporada 2015, a dupla Miguel Barbosa e Miguel Ramalho, aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer, venceu de forma brilhante quatro das seis jornadas que integraram o calendário do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a saber: Baja TT Rota do Douro, Rali TT Vinhos Carmim, Baja TT Idanha-a-Nova e a Baja Portalegre 500.

OUTH RACING’S THREE CARS FINISH PORTUGAL’S DEMANDING BAJA PORTALEGRE 500 IN SIXTH, EIGHTH AND 23rd OVERALL

· Impressive FIA World Cup debuts for Bolivia’s Bulacia and Chile’s Mas Valdes 

· Spaniard Fernando Alvarez overcomes problems to bring third car safely home 

South Racing continued its pre-Dakar Rally preparations in impressive style at the three-day Baja Portalegre 500, the final round of the FIA World Cup for Cross-Country Rallies, which finished in eastern Portugal on Saturday.

 Based in Germany, the car preparations company also has workshops in Portugal and entered three cars in the demanding off-road event that attracted an impressive 89 starters in various automobile classes. All three South Racing cars made it to the finish in sixth, eighth and 23rd positions.

 Bolivian driver Marco Bulacia and his Argentine navigator Ruben Garcia led the way for the South Racing team in their VIALCO Racing Toyota Hilux. They were the fastest non-Portuguese crew through the opening 5.62km super special stage on Friday morning and went on to set the 14th, seventh and fifth quickest times in the off-road special stages that followed en route to a superb sixth overall.

The result was all the more impressive bearing in mind it was the first international event for the driver outside Bolivia. The Chilean duo of Daniel Mas Valdes and Juan Pablo Latrach reached the finish in Portalegre in a highly creditable eighth position in their DMAS South Racing Ford Ranger. The event marked the first time that the crew had competed together and provided the duo with excellent experience as they continue their preparations for the Dakar Rally in January 2016.

 Mas Valdes was classified 14th through the short opening super special and set 14th, 12th and eighth quickest times in the three selective sections that followed.

 Spaniard Fernando Alvarez had a testing race in the third South Racing car, his Conarpesa-backed Toyota Hilux. He and Argentinean navigator Luciano Genonni reached the finish in 23rd overall, but Genonni was sick during the first day and the duo rolled their Toyota three kilometres from the end of the first stage on Saturday, but were able to continue with the loss of over half an hour.

  “This was a good race for the entire team,” enthused South Racing’s director Scott Abraham. “It’s great to be racing in Europe again after our South American race calendar this year. Portalegre is practically our home race as our workshops are in Sintra, near Lisbon.

  “Marco (Bulacia) and Daniel (Mas Valdes) have enjoyed a great debut in the FIA World Cup. Fernando showed great courage and brought his car to the finish. A big thanks to all our mechanics and operational team. They have worked tirelessly to get the cars and the truck ready. It is a great way to go into the final preparations for the 2016 Dakar.”

 South Racing was founded in 2013. Based near Frankfurt in Germany, the young, customer-driven team has workshops in Portugal and has extensive experience of the Dakar Rally and rallying in South America.

 2015 Baja Portalegre – final positions (unofficial @19.00hrs):

 1. Ricardo Porém (PRT)/Jorge Monteiro (PRT) Toyota Hilux Overdrive 5hr 31min 18sec
 2. Miguel Barbosa (PRT)/Miguel Ramalho (PRT) Mitsubishi Racing Lancer 5hr 42min 12sec
 3. João Ramos (PRT)/Vitor Jesus (PRT) Toyota Hilux 5hr 47min 28sec
 4. Helder Oliveira (PRT)/Nuno Rodrigues da Silva (PRT) Nissan Navara 5hr 49min 12sec
 5. Boris Garafulic (CHL)/Filipe Palmeiro (PRT) Mini All4 Racing 5hr 55min 14sec
 6. Marco Bulacia (BOL)/Ruben Garcia (ARG) Toyota Hilux 5hr 56min 13sec
 7. Carlos Sousa (PRT)/Juan Sánchez Bachen (PRT) Toyota Hilux 6hr 01min 06sec
 8. Daniel Mas Valdes (CHL)/Juan Pablo Latrach (CHL) Ford Ranger 6hr 01min 51sec
 23. Fernando Alvarez (ESP)/Luciano Genonni (ARG) Toyota Hilux 7hr 24min 34sec

Helder Oliveira sobe ao pódio no CNTT

Piloto de Barcelos conclui campeonato em terceiro e cumpre objetivo da equipa 

Helder Oliveira, acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, subiu hoje ao terceiro lugar do pódio do CNTT ao completar no quarto posto da classificação geral a 29ª Baja Portalegre 500, competição integrada na Taça do Mundo FIA. Com este resultado, o piloto de Barcelos termina o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno na terceira posição destacando-se a sua postura consistente ao longo de toda a época onde alcançou cinco pódios em seis provas disputadas, entre os quais dois foram segundos lugares. O piloto cumpre, desta forma, a meta que traçou com a equipa no início da temporada.

 Para este segundo dia da Baja Portalegre 500, Helder Oliveira empenhou-se em alcançar o melhor resultado possível e imprimiu um ritmo consistente muito embora a chuva intensa que caiu em Portalegre tenha dificultado o seu andamento. Ainda assim, o piloto de Barcelos conseguiu subir várias posições em relação ao dia de ontem tendo mantido uma luta aguerrida pelo terceiro lugar, posição que não conquistou por apenas 1m44s.

 Na chegada a Portalegre Helder Oliveira não escondeu a sua satisfação: “hoje o troço da manhã não correu como eu esperava. Não consegui imprimir o andamento que desejava e ficou um pouco aquém das minhas espectativas. A etapa da tarde foi muito dura particularmente devido à chuva. Mas, tentámos forçar o nosso ritmo e conseguimos terminar em quarto lugar da geral. Creio que foi um excelente resultado e, em jeito de balanço, penso que a época não podia ter corrido melhor. No início da temporada traçamos o objetivo de ficar entre os três primeiros o que conseguimos cumprir. Além do mais fizemos cinco pódios em seis jornadas o que, sem dúvida, é muito positivo. Foi um bom campeonato muito bem disputado e estamos bastante satisfeitos com todo o trabalho desenvolvido e com os resultados alcançados”, contou o piloto.

Ricardo Porém volta a vencer em Portalegre

Fim-de-semana perfeito para o piloto de Leiria 

Depois do triunfo alcançado em 2014 e que lhe valeu a conquista do seu primeiro título absoluto, Ricardo Porém regressou às vitórias em Portalegre, tendo dominado por completo a prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, terminando com mais de 10 minutos de avanço sobre o segundo classificado... 

Ricardo Porém/Jorge Monteiro estiveram absolutamente imparáveis este fim-de-semana nos duros pisos do Alto Alentejo e acabaram por vencer forma magistral a 29º Edição da Baja 500 Portalegre, derradeira prova pontuável para o Campeonato Nacional de TT.

 A dupla da Toyota Hylux Overdrive não conheceu qualquer percalço ao longo dos mais de 400 quilómetros ao cronómetro e o intervalo de tempo a que deixaram o segundo classificado é revelador do domínio que exerceram e que começou a desenhar-se ainda na manhã de ontem, no Prólogo. Desta forma, Ricardo Porém logrou alcançar os objectivos a que se tinha proposto, que passavam por lutar pela vitória, mas a verdade é que acabou por dominar o evento e vencer forma magistral uma prova da qual, naturalmente, guarda as melhores recordações.

 Visivelmente satisfeito com o este triunfo, Ricardo Porém esclarecia no final da prova que “acima de tudo voltamos a dar uma mostra do nosso valor. Diverti-me muito ao longo de toda a corrida, consegui impôr o meu ritmo desde o início e isso permitiu-me não apenas rolar sem percalços, como gerir o esforço numa corrida muito dura e altamente exigente para a mecânica dos carros. Estou muito contente por este triunfo, ainda mais em Portalegre, prova que é, claramente, uma das minhas preferidas. Depois de aqui ter assegurado o primeiro título de TT aqui no ano passado, voltar a vencer tem um sabor muito especial.”

 Classificação Final:

1º Ricardo Porém/Jorge Monteiro (Toyota Hyllux Overdrive), 5h31m18s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi Racing Lancer), a 10m54s
3º João Ramos/Vítor Jesus (Toyota Hylux Overdrive), a 16m10s

PEDRO GRANCHA FORA DE PROVA

QUANDO TUDO CORRIA BEM O IMPREVISTO ACONTECEU

 Pedro Grancha e Pedro Velosa terminaram demasiado cedo a sua participação na Baja Portalegre 500. Sensivelmente a meio do terceiro setor seletivo, o BMW Evo X1 resvalou para a berma e deu um toque muito ligeiro num tronco cortado, o que foi suficiente para partir o triângulo esquerdo da suspensão. Uma situação impensável, ainda mais numa altura em que a equipa estava a realizar uma prova bastante positiva.

“Foi uma desconcentração ligeira, mas o suficiente para estragar a corrida. Estava a andar bem, sem arriscar nada, e tudo parecia apontar para uma prova conseguida. Tanto eu como o Velosa estávamos entusiasmados com o nosso andamento e com o excelente comportamento do carro. Por volta do km 60, um toque muito ligeiro numa vedação que escondia um pequeno tronco, acabou por deitar tudo a perder. ”, disse desanimado, Pedro Grancha.

 A PMG Motorsport, que antes de Portalegre ocupava o 4º lugar absoluto do Campeonato Nacional de TT, fazia a despedida do BMW Evo X1 e toda a equipa desejava registar um bom resultado na prova mítica organizada pelo ACP.

  “Esta foi a última corrida que fiz ao volante deste carro. Foi pena não ter terminado em beleza, ainda mais porque o BMW parecia ter atingido o ponto ideal. O carro está excelente, mas longe do andamento evidenciado pelos concorrentes mais evoluídos”, afirmou o piloto. 

Pedro Grancha terá agora de decidir que carro irá adquirir para a próxima época, pois a estrutura da PMG Motorsport deverá estar presente no Campeonato Nacional de TT de 2016.

Miguel Barbosa sagra-se Campeão Nacional de Todo-o-Terreno

Piloto BP Ultimate Vodafone Team vence o Campeonato pela sétima vez 

Miguel Barbosa sagrou-se hoje, pela sétima vez, campeão nacional de todo-o-terreno, ao terminar a Baja Portalegre 500, na segunda posição, sendo o primeiro classificado entre os pilotos que pontuam para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 O piloto do BP Ultimate Vodafone Team foi assim o segundo classificado nesta que é também a última prova pontuável para a Taça do Mundo, renovando a sua posição de piloto prioritário FIA.

 Ao longo da temporada 2015, a dupla Miguel Barbosa e Miguel Ramalho, aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer, venceu de forma brilhante quatro das seis jornadas que integraram o calendário do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, a saber: Baja TT Rota do Douro, Rali TT Vinhos Carmim, Baja TT Idanha-a-Nova e a Baja Portalegre 500.

António Maio é o novo Campeão Nacional de Todo-o-Terreno nas duas rodas

Piloto da Equipa Yamaha Pinhelworks alcança título na Baja Portalegre 500 

António Maio conquistou hoje na Baja Portalegre 500, a derradeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o título de campeão nacional da categoria moto. No terceiro ano em que o piloto discutiu o campeonato em Portalegre, António Maio conseguiu alcançar o ambicionado título. Apesar de ter terminado a prova alentejana em quarto lugar este resultado foi suficiente para se sagrar campeão. O piloto da Yamaha Pinhelworks tem no seu currículo seis triunfos nesta prova alentejana. 

António Maio apresentou-se nesta corrida após um mês de convalescença fruto de uma queda ocorrida antes da penúltima prova do campeonato, a Baja TT Idanha-a-Nova. De notar que António Maio venceu todas as provas em que participou ao longo da temporada 2015, a saber: Raid TT a Góis, Raid da Ferraria, Baja TT Cidade Europeia do Desporto Loulé 2015 e Baja TT Proença-a-Nova/Oleiros/Mação.

João Rato é líder do Desafio e comanda Evento Nacional

A Mazda continua em plano de evidência da 29ª Baja 500 Portalegre e, depois de disputado o primeiro Sector Selectivo da segunda e última Etapa, a liderança do Evento Nacional está agora sob alçada do Mazda Proto da dupla João Rato/João Ratinho.

 A equipa portalegrense assumiu o comando da prova durante a manhã de hoje, sendo eles os terceiros líderes quer do Desafio Total Mazda quer do Evento Nacional, competição que, até ao momento, foi sempre liderada por carros Mazda, primeiro por Etelvino Carvalho, depois Pedro Dias da Silva e agora João Rato. Na segunda posição entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda estão Bruno Oliveira/Paulo Marques, com uma diferença de pouco mais de um minuto para o líder. Logo atrás surgem Pedro Dias da Silva/António Conde, penalizados em dois minutos (atraso no cumprimento de um controlo).

Na quarta posição está a dupla Rui Lopes/Francisco Cabral e, a tentar recuperar do dia de ontem, Etelvino Carvalho/Pedro Marcão ocupam a quinta posição.

 Para a tarde está reservado um derradeiro Sector Selectivo de aproximadamente 200 quilómetros, com arranque agendado para as 13h30.

 Classificação Desafio Total Mazda (Após o SS3):

1º João Rato/João Ratinho (Mazda Proto), 3h16m29s
2º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto), 3h17m44s
3º Pedro Silva/António Conde (Mazda Proto/1º Evento Nacional), 3h18m05s
4º Rui Lopes/Francisco Cabral (Mazda Proto) 3h55m11s
5º Etelvino Carvalho/Pedro Marcão (Mazda Proto), 4h04m42s

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Mário Patrão, Beto Borrego e João Lopes dominam 1ª etapa

Com o cronómetro já a funcionar e num dia de sol com muito público como é tradicional em Portalegre coube ao recém-empossado campeão nacional de Enduro ser o mais rápido do prólogo nas duas rodas. Mas este primeiro dia de Baja Portalegre 500 tinha desta vez um segundo troço e aí o vencedor foi Mário Patrão, o atual campeão de TT

 O segundo mais rápido deste primeiro dia de prova foi o jovem Sebastian Buhler companheiro de equipa do líder do campeonato António Maio que vindo de uma lesão ainda não totalmente debelada imprimiu um andamento menos forte que o habitual.

 Nos Quad o jovem Ruben Alexandre foi o mais rápido no prólogo mas no troço de 80 km Beto Borrego passou para o comando das operações enquanto o líder do campeonato Tiago Gomes fazia uma gestão cautelosa da sua corrida terminando o dia na 4ª posição

 A estreia europeia do Polaris Turbo não podia ter corrido da melhor forma com as três máquinas a ocuparem os primeiros lugares no prólogo. Se Teo Viñaras foi então o mais rápido no final da etapa é João Lopes que ocupa a posição cimeira, à frente de Teo e tendo Vítor Santos na 3ª posição.

 As posições seguintes são ocupadas pelos dois pilotos que lutam pela segunda posição Pedro santinho Mendes e Miguel Jordão ambos em Polaris e à frente do primeiro CanAm do campeão 2014 Jorge Monteiro.

 Para a segunda etapa estão reservadores uns duros 350 quilómetros nonstop que começam no Crato e terminam em Portalegre.

Patrão assume liderança

Com duas secções distintas realizou-se hoje o primeiro dia da 29ª edição da Baja de Portalegre, com os pilotos a cumprirem cerca de nove dezenas de quilómetros nas pistas alentejanas. Ao início do dia, e quando os primeiros raios de sol abraçaram a planície alentejana a Herdade das Coutadas recebeu o tradicional prólogo com os seus pouco mais de 5600 metros de extensão. Repleto de espectadores que começaram a chegar a um dos pontos de ‘romaria’ da prova ainda a noite estava instalada, receberam em ambiente de festa os pilotos das motos, os primeiros em pista, onde Luís Oliveira se mostrou como o mais rápido aos comandos da sua Yamaha para com um tempo de 4m35.89s conseguir mais de dois segundos de vantagem face a Mário Patrão, o segundo na frente de Sebastian Buhler. António Maio mesmo queixoso da clavícula esquerda foi o quarto mais rápido, concluindo o prólogo na frente de David Megre.

 Mas o ‘prato forte’ do dia foi servido já durante a tarde quando os pilotos enfrentaram um troço com pouco mais de 83 quilómetros. Ligando Ponte de Sor a Portalegre o sector selectivo da tarde mostrou um Mário Patrão superior aos seus adversários e logo ao quilometro 25 o campeão nacional estava já na frente com seis segundos de vantagem face a Luís Oliveira e 21 para Sebastian Buhler, sendo o trio da frente seguido por António Maio (a 23 segundos) e Gustavo Gaudêncio a 47 segundos. Estes cinco seriam os cinco mais velozes no regresso a Portalegre, mas com alterações entre o trio da frente, com Mário Patrão a consolidar a sua margem face aos adversários e dessa forma assumir o comando global da prova com pouco menos de 1 minutos para Buhler, com este a conseguir após os primeiros 25 quilómetros levar a melhor sobre Luís Oliveira para concluir o primeiro dia em segundo com pouco menos de três segundos sobre Oliveira. António Maio fechou este primeiro dia na quarta posição com mais de dois minutos e 25 segundos de diferença para Patrão e na frente de Gustavo Gaudêncio, o quinto classificado a quase dois minutos e 48 segundos do comandante da prova.

 Patrão iniciará assim na frente os 350 quilómetros em agenda para o dia de amanhã, quilómetros que serão cumpridos num único sector selectivo.

  Borrego ao ataque

 Depois de ter sido batido por Rúben Alexandre no prólogo matinal por quase quatro segundos, Roberto Borrego aproveitou os ‘ares caseiros’ e deu uso a toda a sua reconhecida rapidez para assumir o comando da Baja de Portalegre durante a tarde desta sexta-feira.

 Mesmo com duas quedas na fase inicial do troço Rúben Alexandre segurou a liderança já para lá dos primeiros 50 quilómetros do percurso, mas nos deradeiros quilómetros do dia o motor da sua moto não colaborou numa passagem de água e desta forma o até então comandante perdeu mesmo a primeira posição para concluir a jornada com mais de 54 segundos de diferença para o novo líder, Roberto Borrego, este a fazer um primeiro dia sem erros e com o seu reconhecido ritmo.

 Os dois primeiros marcaram uma clara diferença para a concorrência e na terceira posição terminou João Peraboa, a mais de três minutos do primeiro, seguido por Tiago Gomes e António Moreira, que numa toada mais segura deixaram os adversários assumir os três primeiros lugares da classificação geral. Gomes e Moreira estão em luta pelo título e será em ‘estudo mutúo’ que vão enfrentar a longa tirada em agenda para o dia de amanhã.

  Estreia positiva

 Depois do espanhol Teo Viñaras ter conseguido o melhor tempo no prólogo realizado na Herdade das Coutadas, a mais longo sector selectivo realizado na tarde deste primeiro dia de Baja de Portalegre foi marcado pela concludente resposta de João Lopes face aos seus adversários. O piloto de Torres Vedras, que venceu aqui no ano passado e está a estrear o novo Polaris RzR XP 1000 Turbo na prova, atacou decidido o segundo troço e logo ao final dos primeiros 25 quilómetros tinha quase 38 segundos de vantagem sobre Viñaras, com este a ser seguido por seu irmão Roberto. Aos 50 quilómetros continuavam a manter a mesma ordem e com Vítor Santos logo atrás, mas já nos derradeiros quilómetros Roberto Viñaras foi forçado a parar, com Vítor Santos a assumir a terceira posição na frente de Pedro Mendes e Miguel Jordão. Os dois primeiros mantiveram a ordem e João Lopes saltou para o comando da prova com pouco menos de 43 segundos de vantagem sobre Teo Viñaras que depois de ser surpreendido nos primeiros quilómetros respondeu bem aos ataques do rival para não entregar demasiados segundos após o quilómetro 25. Vítor Santos está já a mais de dois minutos e com vantagem igualmente clara face à concorrência.

 Mas será apenas amanhã que tudo se decidirá nesta Baja de Portalegre 2015.

Ricardo Porém domina o primeiro dia de competição

O vencedor da última edição da Baja Portalegre 500, Ricardo Porém, foi o mais forte neste primeiro dia de competição. Ricardo Porém, aos comandos de uma Toyota Hilux, comanda a classificação geral nos automóveis com uma vantagem de 1m04,58s para João Ramos que também pilota um carro da marca japonesa. Miguel Barbosa, em Mitsubishi Racing Lancer, é o terceiro a dois minutos do líder.

 O dia começou com o tradicional prólogo e Ricardo Porém mostrou logo que veio à Baja Portalegre 500 para vencer. O piloto de Leiria estabeleceu o melhor tempo à frente de Miguel Barbosa e de João Ramos, segundo e terceiro respectivamente. Após os primeiros 5,62 km de competição, os três primeiros ficaram separados por menos de 12 segundos. Carlos Sousa, que regressou à clássica alentejana depois de vários anos ausente, foi o quarto mais rápido, enquanto o líder do campeonato nacional, Nuno Matos, foi oitavo.

 O formato da prova em 2015 mudou e durante a tarde, os concorrentes tiveram mais um sector selectivo para percorrer. Ricardo Porém voltou a fazer das suas. O piloto de Leiria ganhou mais de 50 segundos a João Ramos e deixou Miguel Barbosa, mais concentrado na guerra do campeonato, em terceiro.

 Em dois minutos estão três equipas, mas o quarto, Carlos Sousa, surge a apenas 35 segundos de Barbosa. O piloto do Mitsubishi ASX mostrou-se satisfeito com a sua prestação, apesar do tempo perdido para o líder.

 A armada Mitsubishi que veio do Brasil revelou-se competitiva nos troços técnicos e exigentes da Baja Portalegre 500. Prova disso é o quinto lugar de João António Franciosi e o sexto posto de Guilherme Spinelli, ambos em ASX Racing. O brasileiro que ocupa a sexta posição mostrou-se deliciado com a Baja Portalegre 500, não só ao nível do percurso como da organização.

 Ainda com possibilidades de ser campeão nacional, Hélder Oliveira terminou o dia pouco satisfeito. O piloto de Barcelos sentiu o motor da Nissan a falhar já no final e espera que os problemas sejam solucionáveis. Neste momento, as esperanças de vencer o título são diminutas. Com mais hipóteses mas mesmo assim numa situação difícil está Nuno Matos. O piloto do Opel Mokka Proto sentiu problemas de embraiagem no seu carro e teve de se contentar com o décimo lugar atrás de Pedro Grancha e de Boris Garafulic.

 No T2, Eduardo Mota fez o prometido, atacou e comanda a categoria. No entanto, o líder do campeonato, César Sequeira, controla e é segundo, posição que lhe dá os pontos necessários para conquistar o título. No Desafio Mazda, Pedro Dias da Silva está na frente mas João Rato é segundo e se assim se mantiver conquista a competição mesmo antes das 24 Horas TT de Fronteira.

 Amanhã disputam-se mais dois sectores selectivos. De manhã, as equipas percorrem 144,13 quilómetros e à tarde a organização da Baja Portalegre 500 preparou uma pista com 200,95 km. O vencedor da 29ª edição da mítica prova de TT deverá ser conhecido por volta das 16h30.

Em dia de muita velocidade no Mundial, Equipe Mitsubishi Petrobras tem 3 carros entre os 6 primeiros

Baja Portalegre, em Portugal, começou hoje e Carlos Sousa / Paulo Fiuza colocaram o ASX Racing na quarta posição, seguidos por João Franciosi / Gustavo Gugelmin e Guiga Spinelli / Youssef Haddad; prova segue neste sábado com mais 350 quilômetros

 A Equipe Mitsubishi Petrobras completa o primeiro dia do rali Baja Portalegre 500 e ocupa a 4ª, 5ª e 6ª colocações.

 Voltando a disputar a prova após cinco anos, o português Carlos Sousa marcou o quarto tempo, 2min24 atrás do líder. "Foi uma especial muito rápida. Começamos e, quando percebemos, já estava terminando. Com isso, perdemos tempo e não conseguimos reagir. Tinha trechos muito técnicos e estradões. O ASX Racing está impecável e amanhã queremos atacar mais. O ritmo dos cinco primeiros está muito forte", destaca o piloto, que corre com o navegador Paulo Fiuza.

 O primeiro dia teve duas provas. Logo pela manhã, o prólogo com cinco quilômetros definiu a ordem de largada. Na parte da tarde, a primeira especial teve 85 quilômetros.

  "Essa primeira especial foi difícil, variada e bem fácil de cometer erros, com muitas árvores e pedras no escape. Viemos em um ritmo bom, mas ainda sem usar todo o potencial do ASX Racing. O carro está excelente e essa nova configuração ficou muito boa. Agora precisamos nos acostumar a usar tudo isso", explica Guiga Spinelli, piloto da Equipe Mitsubishi Petrobras, que terminou o dia na 6ª posição, com 3min35 de diferença para o líder. "Completamos a prova em uma boa posição e foi um excelente resultado para a Equipe. Vamos continuar a imprimir um ritmo o mais forte possível", completa o piloto.

 João Franciosi, que fez sua estreia a bordo do ASX Racing, aprovou sua performance. "Vim tentando me acostumar com o carro. No prólogo andei mais conversador e fui pegando o ritmo e a confiança para acelerar mais. O final da especial foi muito prazerosa, nunca tinha feito uma especial assim", destaca o piloto da Equipe Ralliart Brasil. "Para mim foi um ótimo resultado. Amanhã é outro dia, vamos rever algumas coisas e tentar sempre melhorar e se adaptar cada vez mais ao carro para andar rápido", afirma.

  Segundo dia

No segundo, e último dia do Baja Portalegre, os competidores terão pela frente mais duas especiais, com 150 km e 200 km. Além de Portalegre, as cidades de Crato e Ponte de Sor recebem a competição.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, FMC, Axalta, Protune e Projeto Sign.

Pedro Ferreira com arranque atribulado Piloto nortenho aposta na recuperação

Aos comandos do Depieres Proto de duas rodas motrizes, Pedro Ferreira teve hoje um arranque atribulado na Baja 500 Portalegre, competição que marca a sua estreia em competições internacionais e também naquela que é a mais antiga e conceituada corrida de TT que se realiza em Portugal 

Acompanhado por Válter Cardoso, o jovem Pedro Ferreira ocupa atualmente, nesta mítica jornada alentejana, a 2ª posição entre os veículos de duas rodas motrizes sendo a corrida liderada pelo consagrado piloto francês Laurent Poletti, vencedor, entre outras, das famosas 24 Horas TT de Portugal e de França.

 Pedro Ferreira que ficou a escassos três segundo do francês no prólogo, viu a sua corrida condicionada “depois de uma transmissão ter cedido o que num carro de duas rodas motrizes é muito mais complicado de gerir. Para agravar as nossas dificuldades, o nosso sentinel avariou e estava constantemente a dar indicação de que tínhamos um concorrente na nossa traseira, o que nos fez perder bastante tempo e aumentou substancialmente o nosso nervosismo”. Apesar destes contratempos, que empurraram a equipa para o 28º lugar da classificação geral, a 13m38s do lider da prova o piloto nortenho assume a vontade de “amanhã apostar numa toada de ataque. Vamos tentar aproveitar a eventualidade de não haver tanto pó como noutras corridas para recuperar posições e lutar por uma boa classificação final”, explica Pedro Ferreira.
Na prova organizada pelo ACP, derradeira jornada da Taça do Mundo os concorrentes enfrentarão amanhã mais dois setores seletivos (SS3 e SS4) com cerca de 150 e 200 km respetivamente.

Pedro Dias da Silva comanda Evento Nacional e Desafio Total Mazda

Cumpriu-se hoje a primeira das duas etapas que fazem parte da edição número 29 da Baja 500 Portalegre, quarta prova do calendário 2015 do Desafio Total Mazda. Com cinco equipas à partida, a competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal, com o apoio da Total, voltou a ser um dos grandes focos de animação da jornada levada a cabo pelo Automóvel Clube de Portugal. Os Mazda dominaram os acontecimentos em termos de Evento Nacional, com dois Mazda Proto a ocuparem as duas primeiras posições neste particular.

 Pedro Dias da Silva e João Rato foram os pilotos em destaque neste primeiro dia de prova e a curta diferença de tempo entre ambos é reveladora da acesa “guerra” que travaram no arranque da Baja 500 Portalegre. Apenas 9,1s separaram primeiro e segundo no final do dia, com vantagem para Pedro Dias Silva que assumiu não só a liderança do Desafio, mas também a classificação do Evento Nacional. João Rato está no segundo posto em ambas as classificações e, desta forma, antevê-se luta animada também para a segunda etapa.

 Na estreia do seu novo Mazda Proto, o piloto nabantino Pedro Dias da Silva, acompanhado por António Conde, esteve sempre na luta pelos lugares da frente, assumindo o objectivo de vencer o Desafio em Portalegre. A verdade é que “foi uma etapa muito gira em que andámos sem forçar e com grandes cautelas nas zonas de pior piso. Estou muito contente com o comportamento do carro e espero amanhã conseguir novamente tirar proveito.”

 Algumas problemas de travões no seu Mazda Proto não impediram a dupla João Rato/João Ratinho de fazer jus à condição de favoritos numa prova em que “jogar em casa” é claramente um trunfo. O piloto de Portalegre confessava no final que “para nós foi um dia difícil. Tivemos alguns problemas com os travões do carro e isso retirou-nos confiança e capacidade de manter um ritmo mais forte. Ainda assim, estou bastante contente com o modo como as coisas correram e o resultado abre-nos excelentes perspectivas para amanhã.” 

Com uma prova regular, Bruno Oliveira/Paulo Marques asseguraram a terceira posição neste primeiro dia de Baja, sendo que o piloto de Ourém sabe que amanhã tem um dia grande pela frente e em que muito pode acontecer: “Não tivemos qualquer tipo de problema e andámos sempre de forma muito suave, tentando não correr riscos. A especial era muito divertida. Parecia mesmo um Prólogo, mas com mais quilómetros. Amanhã temos muito percurso pela frente, portanto há que estar bem preparado, ”afirmou o piloto.

 Quartos classificados no Desafio Total Mazda, Rui Lopes/Francisco Cabral tiveram igualmente uma etapa calma, com a equipa a “jogar” de olhos postos no dia de amanhã: “Foi um dia sem percalços de maior. Apenas temos que trocar um injector que está com fuga, mas, tirando isso, está tudo bem e estamos prontos para a segunda etapa,” esclareceu Rui Lopes.

 Etelvino Carvalho/Pedro Marcão não tiveram um dia fácil. Depois de terem dominado os acontecimentos no Prólogo, as coisas complicaram-se na parte da tarde e, assim, a formação alentejana viu-se relegada para a quinta posição em termos de Desafio Total Mazda: “Estamos sem travões e logo ao quilómetro 25 tive uma saída de estrada que me fez perder muito tempo. Entretanto, nessa altura, o carro entrou em modo de segurança e foi com um andamento condicionado que cumprimos parte considerável da etapa.” 

Para amanhã estão reservados dois Sectores Selectivos, o primeiro com uma extensão de 144,13 km e corre-se a partir das 08h00 da manhã. O segundo terá 200,95 km, estando a partida agendada para as 13h30. A chegada ao pódio, na NERPOR, está agendada para as 17h15.

 Classificação Desafio Total Mazda (1ª Etapa):

1º Pedro Silva/António Conde (Mazda Proto/1º Evento Nacional), 1h14m25,43s
2º João Rato/João Ratinho (Mazda Proto), 1h14m34,44s
3º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto), 1h15m57,05s
4º Rui Lopes/Francisco Cabral (Mazda Proto) 1h24m19,40s
5º Etelvino Carvalho/Pedro Marcão (Mazda Proto), 1h44m09,71s