domingo, 31 de maio de 2015

Nuno Matos vence Baja TT Cidade Europeia do Desporto/Loulé

Primeiro lugar vale liderança no Campeonato Nacional 

Nuno Matos e Filipe Serra são os grandes vencedores da Baja TT Cidade Europeia do Desporto/Loulé, a terceira prova pontuável do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A formação do Opel Mokka Proto assumiu o comando da classificação geral durante o segundo sector selectivo, o maior da prova, e não mais o deixou para obter o segundo triunfo à geral e assim subir ao primeiro lugar no campeonato. A equipa de Portalegre cumpriu a totalidade da distância em menos de cinco horas e deixou o segundo classificado, Hélder Oliveira, a 3m18,7s.

 Numa prova marca pelo calor e por pistas duras e selectivas, Nuno Matos e Filipe Serra andaram sempre entre os primeiros. Começaram por obter o terceiro lugar no prólogo e arrancaram para o dia de hoje nessa posição. Com três sectores pela frente, a equipa adoptou um ritmo consistente e rápido, o que lhe permitiu andar sempre no grupo da frente.

 No primeiro sector selectivo, a dupla do Opel Mokka Proto repetiu o terceiro lugar do prólogo mas nos sectores seguintes, o segundo e o terceiro, foi a mais rápida para garantir uma vitória convincente. “Estamos muitíssimos satisfeitos com este triunfo. Já tinha saudades de subir ao lugar mais alto do pódio! A prova correu bem, foi praticamente perfeita. Não tivemos problemas nenhuns, com excepção de alguma ineficácia nos travões do carro devido às temperaturas elevadas em que se disputou esta baja”, explicou Nuno Matos sem esconder a felicidade pelo resultado alcançado.

 Esta vitória acabou por espoletar uma série de emoções fortes no piloto portalegrense e em toda a equipa. “Esta é a quinta prova consecutiva em que chegamos ao fim, sempre com resultados interessantes. O primeiro lugar aqui no Algarve tem um enorme significado para nós porque é o culminar de um longo trajecto em que muita gente se esforçou para vencermos. Esta vitória não é só minha ou do Filipe. É também nossa e é, principalmente, de toda a equipa. Juntos conseguimos ultrapassar as dificuldades e, com vontade e dedicação, acabámos por ganhar. Esta vitória é mesmo muito especial para nós”, concluiu o novo líder do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Com o primeiro lugar na Baja TT Cidade Europeia do Desporto/Loulé e o melhor tempo em dois sectores selectivos, a equipa do Opel Mokka Proto somou 27 pontos aos 34 já conquistados nas duas primeiras jornadas da temporada. Isso significa que tem, actualmente, 61 pontos, ou seja, mais oito pontos do que o segundo classificado, Miguel Barbosa.

 Classificação final da Baja TT Cidade Europeia do Desporto/Loulé

1º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto a 4h59m28,3s
2º H. Oliveira/N.R. Silva Nissan Navara a 3m18,7s
3º A Martins/J. Marques Toyota Hilux a 10m56,0s
4º P. Ferreira/V. Cardoso Depieres 2RM a 51m45,6s
5º E. Mota/M. Porém Nissan Pathfinder a 52m17,2s

Pedro Ferreira brilha aos comandos do Depieres 2RM

Piloto nortenho foi 4º no Algarve 

Pedro Ferreira, acompanhado de Válter Cardoso, esteve em plano de grande evidência na Baja Cidade Europeia do Desporto 2015, terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O jovem piloto, que se apresentou para esta corrida aos comandos do Depieres Proto de duas rodas motrizes, confirmou plenamente os excelentes indicadores que tinha dado na sua prova de estreia há dois meses atrás e conseguiu alcançar um magnífico 4º lugar absoluto na prova algarvia. De salientar que esta foi apenas a terceira corrida de Pedro Ferreira do CNTT.

  ”Tentei tirar o máximo partido da nossa máquina mas havia zonas onde o facto de ser um duas rodas motrizes era penalizante. Tentei dar o meu melhor e o Válter ajudou-me imenso a manter o ritmo. Estou a dar os primeiros passos no todo-o-terreno e por isso este resultado é muito importante e motivador”, salientou no final da corrida.

Pedro Ferreira. Pedro Ferreira estará de regresso às competições do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno disputando nos próximos dias 19 e 20 de Junho a Baja TT Proença/Oleiros/Mação.

2º LUGAR PARA HÉLDER OLIVEIRA

Excelente recuperação da Oceanotrade Racing Team 

Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva voltaram a estar em destaque no Campeonato Nacional de TT. Depois de terem ficado sem direção assistida na Nissan Navara durante o Prólogo, a dupla da Oceanotrade Racing Team efetuou os três setores seletivos da prova com grande nível competitivo, em busca de um lugar no pódio e até de uma possível vitória. Um 2º lugar final acaba por ser um excelente incentivo para tentar viabilizar o resto da temporada, para além de ter sido um justo prémio pela brilhante prova efetuada no Algarve.

  “Depois do 8º lugar do Prólogo, fizemos uma prova sempre a recuperar em todos os troços. O carro revelou-se sempre ótimo, apesar do motor se ter desligado no último setor. O nosso objetivo acabou por ser alcançado e com mais um pódio só me posso sentir satisfeito. Agora vamos ver se temos hipótese de viabilizar a nossa presença nas restantes provas da época”, afirmou Hélder Oliveira.

 Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva terminaram a Baja Cidade Europeia do Desporto no 2º lugar, a pouco mais de três minutos do vencedor e com uma vantagem de mais de sete minutos em relação ao terceiro classificado. Para além do problema registado no Prólogo, a Nissan Navara Off Road da Oceanotrade Racing Team mostrou-se à altura dos acontecimentos, apesar do traçado da prova não ser o mais indicado para as características do carro. Dois pódios consecutivos contribuem naturalmente para um aumento de confiança de toda a equipa.

“Quero dar os parabéns ao Hélder e ao Nuno pela excelente prova que conseguiram. Estamos absolutamente satisfeitos com o resultado alcançado e esperançados que possam surgir mais sinais positivos ao longo da época”, disse Paulo Graça o responsável pela estrutura da Oceanotrade Racing Team.

 Depois da 3ª posição em Reguengos de Monsaraz e do 2º lugar à chegada a Loulé, Hélder Oliveira sobe ao 3º lugar absoluto do Campeonato Nacional de TT.

Helder Oliveira com brilhante segundo lugar em Loulé

Piloto de Barcelos encetou notável recuperação após um prólogo menos positivo 

Helder Oliveira, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, conquistou hoje o segundo lugar do pódio da classificação geral dos automóveis da Baja Cidade Europeia do Desporto Loulé 2015, a terceira prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 O piloto de Barcelos, navegado por Nuno Rodrigues da Silva, arrancou hoje para a segunda etapa da prova em oitavo, posição que ocupou no prólogo, devido às complicações que teve com a direção assistida do seu carro. No entanto, com a ambição de alcançar um lugar de pódio, Helder Oliveira começou desde cedo a imprimir um ritmo rápido e forte: “foi uma boa corrida. De manhã partimos do oitavo lugar e começámos logo por atacar para recuperar posições. Apesar dos problemas que tivemos no prólogo, hoje correu tudo bem. No segundo troço tivemos um sobreaquecimento, o que nos deixou apreensivos. Mas, fizemos reset ao carro e pudemos continuar a corrida sempre num bom ritmo. Conseguimos alcançar o segundo lugar o que, para nós, é um resultado muito positivo. A prova correu muito bem e chegámos a pensar que se não tivéssemos ficado sem direção assistida no prólogo o resultado poderia ser ainda melhor”, revelou o piloto Helder Oliveira.

 O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue nos próximos dias 19 e 20 de Junho com a Baja TT Proença/Oleiros/Mação.

Miguel Barbosa forçado a abandonar

Um problema na caixa de velocidades retirou lugar de pódio ao piloto do BP Ultimate Vodafone Team 

Miguel Barbosa não foi feliz na Baja Cidade Europeia do Desporto, terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto do BP Ultimate Vodafone Team, que foi o segundo a largar para a etapa, chegou ao comando após terminar o primeiro sector selectivo do dia, no qual foi o mais rápido.

 Acompanhado por Miguel Ramalho, Miguel Barbosa, que participou na prova aos comandos do Mitsubishi Racing Lancer liderava no segundo sector selectivo quando furou já na parte final do troço, baixando assim para a segunda posição.

 Um quilómetro após a partida para o terceiro e último sector selectivo, um problema na caixa de velocidades do seu Mitsubishi colocou um ponto final numa corrida, na qual o piloto estava apostado em terminar num lugar de pódio.

  “Foi um fim-de-semana inglório. Entrámos bem na corrida, estávamos a liderar, mas na parte final do segundo sector selectivo caímos para segundo. Depois o problema da caixa de velocidades logo ao início do terceiro troço forçou-nos a abandonar. É pena porque eram pontos importantes para o Campeonato, mas agora há que começar já a pensar na próxima corrida e atacar em força”, revela Miguel Barbosa.

 Para Miguel Ramalho “foi um azar que tivemos aqui, nesta prova, mas agora o que é preciso é começar a pensar na próxima corrida que está quase aí, de forma a tentar recuperar os pontos no Campeonato“.

 A próxima prova do calendário do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno é a Baja TT Proença/Oleiros/Mação que se vai disputar nos dias 19 e 20 de Junho.

Hélder Rodrigues vence Rali da Tunísia

Hélder Rodrigues triunfou de forma categórica no Rali da Tunísia. O piloto da formação oficial da Yamaha, aos comandos de uma WR450F Rally, foi o mais rápido na quinta e última etapa do rali ao cumprir os 206 quilómetros da especial em 1h46m30s assegurando, desta forma, a sua primeira vitória numa competição internacional integrado no projeto da Yamaha Racing.

 Hélder Rodrigues, que já tinha vencido esta prova em 2011, manteve sempre um grande nível de competitividade tendo vencido quatro das cinco especiais disputadas nesta maratona africana. Para o piloto português este rali foi bastante rigoroso, mas foi uma boa forma de iniciar as competições internacionais: “é muito bom estar de volta à Tunísia. Este rali foi muito exigente e técnico. Consegui alcançar a primeira vitória com a Yamaha Racing e sem dúvida que estou muito satisfeito com o trabalho realizado. Acredito muito na moto e acho que tem um potencial fantástico. Gostaria de agradecer a toda a equipa que se dedicou ao máximo. Obrigado a todos”, afirmou Hélder Rodrigues.

 Esta participação de Hélder Rodrigues no Rali da Tunísia foi a primeira de uma série de corridas e treinos em que o piloto e a sua equipa vão participar tendo em conta o principal objetivo que é o Dakar 2016. O português está agora de olhos postos no Rali da Sardenha que se realiza no próximo mês de Junho em Itália.

sábado, 30 de maio de 2015

Nuno Matos com terceiro lugar no prólogo

Equipa faz terceiro e o segundo tempo nas passagens pela especial 

O início da Baja TT Cidade Europeia do Desporto/Loulé foi positivo para as ambições desportivas de Nuno Matos e Filipe Serra. A formação do Opel Mokka Proto garantiu o terceiro lugar após as duas passagens pela super-especial delineada pelo Clube Automóvel do Algarve e parte para o derradeiro dia de competição a 18,81s dos líderes, João Ramos e Vítor Jesus.

 A Baja TT Cidade Europeia do Desporto/Loulé começou com uma dupla passagem por uma especial com 7,8 km. A equipa de Portalegre começou por realizar o terceiro melhor registo. O desempenho evidenciado deixou os elementos da formação satisfeitos e motivados. Essa motivação traduziu-se no segundo melhor tempo na derradeira passagem pelo prólogo. A melhoria do rendimento de Nuno Matos e Filipe Serra não significou uma subida na classificação mas deixou a equipa a apenas 3,62s da equipa à sua frente.

  “O prólogo correu-nos muito bem. Gostámos imenso de fazer esta especial. Era um traçado técnico mas com partes rápidas que recuperou zonas do shakedown do Rali de Portugal, quando este se disputava no Algarve. Entrámos bem e senti confiança ao volante do Opel Mokka Proto. Queríamos ficar com o terceiro lugar para partir dessa posição amanhã e isso foi conseguido. Depois do bom desempenho na primeira passagem pela especial, adoptei um bom ritmo na segunda e percebi que estava mais rápido. No final optei por levantar um pouco o pé para ficar no lugar que tínhamos definido previamente e isso foi conseguido. Para já, a participação nesta prova está a correr de feição”, afirmou Nuno Matos.

 No Algarve, a formação alentejana alinhou com o Opel Mokka Proto que recebeu algumas evoluções ao nível da refrigeração do motor. “Estamos muito satisfeitos com o rendimento do nosso carro. As alterações efectuadas estão a dar resultado e isso deixa-nos contentes e ainda mais motivados para alcançar um bom resultado”, explicou o piloto portalegrense.

 Apesar do bom início, Nuno Matos mantém as cautelas pois sabe que o dia de amanhã vai ser muito exigente. “A quilometragem desta prova é grande e não temos dúvidas que vai ser bastante exigente, tanto para os pilotos como para os carros. Temos de saber gerir o nosso andamento ao longo dos três sectores selectivos para conseguirmos terminar com uma boa classificação e dar continuidade à época positiva que estamos a ter”, sublinhou o piloto.

 O primeiro sector selectivo de amanhã tem 72,47 km e, de seguida, cumprem o sector mais longo, com 172,7 km. Por fim repetem a passagem pelo primeiro sector, num dia em que se espera ser de muito calor.

 Classificação após o prólogo da Baja TT Cidade Europeia do Desporto/Loulé

1º J. Ramos/V. Jesus Toyota Hilux 13m42,50s
2º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer a 15,19s
3º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto a 18,81s
4º A Martins/J. Marques Toyota Hilux a 38,88s
5º L. Carapeta/R. António Bowler Proto a 1m17,65s

Helder Oliveira azarado no prólogo

Piloto de Barcelos completou segunda volta sem direção assistida 

Helder Oliveira, aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, cumpriu hoje o prólogo da Baja Cidade Europeia do Desporto Loulé 2015, a terceira prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O piloto de Barcelos, navegado por Nuno Rodrigues da Silva, ficou sem direção assistida no final da primeira passagem da Super Especial desta prova tendo realizado toda o segundo troço sem direção assistida. Com este revés, a equipa terminou o dia na oitava posição após de ter averbado o quarto melhor tempo na primeira passagem.

 Ainda assim, Helder Oliveira mantém o objetivo de alcançar um lugar de pódio: “a um quilómetro e meio do final da primeira volta da Super Especial, ao passar num gancho, ficámos sem direção assistida e tivemos que cumprir a segunda passagem nessas difíceis condições que nos atrasaram bastante. Amanhã partimos em oitavo lugar, já com o problema resolvido, e vamos tentar recuperar o mais possível apesar de termos noção que não será fácil. Mantemos o objetivo de alcançar o pódio e é nisso que nos vamos concentrar durante a corrida de amanhã”, revelou o piloto.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 continua amanhã com a realização de um troço com 72,4 quilómetros e outro com 172 sendo, depois, repetida a passagem pelo sector inicial.

Hélder Rodrigues mantém liderança

Piloto da Yamaha venceu três das quatro etapas já disputadas 

Hélder Rodrigues continua em excelente plano no Rali da Tunísia. O piloto da formação oficial da Yamaha, aos comandos de uma WR450F Rally, foi o mais rápido em três das quatro etapas disputadas num traçado que tem conjugado uma enorme dureza com uma magnífica beleza.

 Esta participação de Hélder Rodrigues no Rali da Tunísia que já não se realizava há três anos, foi a primeira de uma série de corridas e treinos em que o piloto e a sua equipa vão participar tendo em conta o principal objetivo que é o Dakar 2016.

 Logo de início Hélder Rodrigues comentou que “o primeiro dia de corrida foi magnífico. Era uma etapa muito difícil mas muito bonita. Foi uma das etapas mais difíceis que disputei aqui na Tunísia. Gostei muito de rolar com esta nova Yamaha. A equipa trabalhou muito para que pudéssemos fazer este teste. Acredito muito na moto e acho que tem um potencial fantástico”. 

A terceira etapa voltou a ser extremamente difícil e pela primeira vez em mais de vinte anos de Rali da Tunísia foi feita a travessia o Erg Oriental. Foram necessárias cinco horas e meia para percorrer uma travessia ininterrupta de 168 quilómetros de dunas onde Hélder Rodrigues voltou a ser o mais rápido tal como veio também a acontecer na quarta etapa hoje disputada.

Rita Oliveira em Baja de TT algarvia

Piloto Vangest mantém um percurso a 100% 

A dupla inscrita pela equipa Vangest prossegue no próximo fim-de-semana a sua participação no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, disputando a Baja TT Cidade Europeia do Desporto Loulé 2015, a quarta das sete etapas desta temporada de 2015. Rita Oliveira, que vai ter a seu lado Luís Engeitado, parte determinada a manter o seu percurso desportivo no todo-o-terreno 100% eficaz, já que a piloto concluiu sempre as provas em que participou.

 Para Rita Oliveira “esta foi uma prova da qual não gostei muito no ano passado mas, de acordo com a apresentação feita, o traçado é significativamente diferente e as pistas prometem ser mais atrativas. Não tive hipóteses de treinar mas, como gostei muito da evolução feita para o nosso Polaris para a anterior corrida, espero ter agora a oportunidade de tirar partido desse upgrade”, refere Rita Oliveira.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 compreende uma passagem por um prólogo com 7,8 quilómetros de extensão que terá lugar no sábado dia 30. No dia seguinte, os concorrentes enfrentarão sucessivamente um troço com 72,4 km e outro com 172 km.

António Maio procura terceira vitória

A Equipa Yamaha Pinhelworks prossegue no próximo fim-de-semana a sua participação no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno disputando a Baja TT Cidade Europeia do Desporto Loulé 2015, a quarta das sete etapas desta temporada de 2015. António Maio, que está na frente do campeonato com duas vitórias e que, no ano passado, foi o vencedor desta corrida, vai procurar reeditar o feito e consolidar a sua liderança.

 António Maio salienta estar muito motivado “pelas duas vitórias alcançadas, por me sentir muito bem fisicamente e pelo facto de a equipa colocar à minha disposição uma moto fantástica, com a qual irei sempre lutar pela vitória em qualquer corrida. No ano passado ganhei nesta corrida e embora o traçado seja agora um pouco diferente, estou confiante”.

 Também Luís Teixeira se apresenta muito motivado para disputar esta corrida, ele que é natural de Alcoutim onde esta prova estava sediada no ano passado e que continua a utilizar pistas que lhe são muito familiares. “Está a ser um ano complicado a nível pessoal mas quando encaro uma corrida fico sempre muito motivado. Esta prova tem a particularidade de ser perto da minha casa, numa região que conheço bem e onde vou seguramente ter muitos amigos a torcer por mim. Conto com uma excelente moto que a equipa prepara para mim sempre com muito rigor e vou estar altamente empenhado em lutar pela vitória na minha classe”.

 Habitualmente composta por cinco pilotos a participação da Equipa Yamaha Pinhelworks na Baja TT Cidade Europeia do Desporto Loulé 2015 está todavia substancialmente reduzida, devido a ter três pilotos no “estaleiro”. Sebastian Buhler caiu e deslocou um ombro, Frederico Fino está a recuperar de uma pneumonia e David Ferreira fraturou um pé.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 compreende uma passagem por um prólogo com 7,8 quilómetros de extensão que terá lugar no sábado dia 30. No dia seguinte, os concorrentes enfrentarão sucessivamente um troço com 72,4 km e outro com 172 km.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

José Mendes na Baja TT Cidade Europeia do Desporto

A terceira ronda do Campeonato Nacional de Todo-Terreno decorre este fim-de-semana em Loulé. Duas passagens pela super especial de pouco mais de 7km no sábado e mais duas passagens por um troço de 72 intercalados por uma passagem por um de 172km compõem a prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve.

 Ausentes nas duas primeiras provas do Campeonato, José Mendes e Carlos Bexiga estarão presentes na Baja TT Cidade Europeia do Desporto com o Opel Astra proto agora com nova motorização.

  “Tivemos alguns atrasos na entrega de alguma peças, pelo que só agora conseguimos ter o carro pronto para correr.”

  “A nossa ideia inicial era lutar pelo título de T8, mas a ausência nas duas primeiras provas impôs-nos um atraso pontual já bastante dilatado o que torna bastante difícil a nossa missão, no entanto vamos dar o nosso melhor como sempre e ver o que acontece no final”. 

Na prova Algarvia, a equipa de Abrantes quer “essencialmente rodar o máximo possível, já que, ainda temos muito poucos quilómetros com o carro e queremos ver onde nos situamos perante a concorrência.”

 O Astra Proto ausente do Campeonato desde 2010 conta agora com nova motorização, e nova secção traseira onde se destaca a asa traseira a fazer lembrar o Seat Toledo Marathon que já passou pela equipa e que tanto sucesso trouxe.

Campeonato Nacional de TT ruma ao Alentejo

• António Maio, Tiago Gomes e João Lopes defendem liderança 

• Quebra acentuada de participação no Quad 

 • Buggy/UTV com muitos candidatos à vitória 

• João Lopes com oito triunfos é recordista de vitórias na prova

 Depois de uma jornada inaugural na serra beirã e duas etapas no Alentejo, o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno desce agora até ao Algarve onde se disputa a Baja Cidade Europeia do Desporto, Loulé 2015.

 António Maio, Tiago Gomes e João Lopes lideram respetivos campeonatos A anulação do Rali TT Vinhos CARMIM, na sequência do trágico falecimento do piloto de Quad Bruno Ferreira, manteve a classificação tal como ela tinha ficado ordenada após a corrida do Gavião. De registar o domínio de António Maio nas motos e João Lopes entre os UTV/Buggy, pilotos que venceram tanto em Góis como na Ferraria. Nos Quad as vitórias foram repartidas entre Tiago Gomes, que lidera o campeonato e Beto Borrego que tenta recuperar o título perdido em 2014.

  Duelo (condicionado) Patrão vs Maio nas duas rodas

Numa temporada em que, nas duas rodas, tudo aponta para o tradicional duelo Patrão vs Maio, as quedas do atual campeão em ambas as corridas já disputadas, está a fazer pender a balança para António Maio.

 Na Classe TT1, o campeão Sebastian Buhler venceu na Ferraria depois de ter sido Luís Oliveira a vencer em Góis. Buhler esteve ausente por doença na jornada de abertura e volta a não marcar presença em Loulé depois de, numa queda, ter deslocado o ombro. Já a presença do piloto de Enduro em Góis foi esporádica, pelo que é Ruben Faria quem lidera nesta sua aventura pela classe das motos de menor cilindrada.

Na Classe TT2, António Maio lidera à frente de David Megre e Hélder Rodrigues, que não vai estar agora presente por se encontrar a disputar o Rali da Tunísia, enquanto na Classe TT3 a liderança pertence a Fausto Mota que reparte com o atual campeão, Luís Teixeira, as vitórias em 2015.

  Tiago Gomes surpreende nos Quad

Entre os Quad a surpresa deste início de temporada dá pelo nome de Tiago Gomes. O piloto de Freestyle venceu a primeira corrida e foi terceiro na Ferraria. Já Beto Borrego venceu na Ferraria de forma destacada. Infelizmente se a disciplina já estava em queda acentuada de participantes os seis inscritos na prova algarvia são também reflexo do que aconteceu em reguengos de Monsaraz.

  João Lopes ataca título contra adversários de peso

Mas é na competição destinada aos Buggy/UTV, que a participação se mantém em níveis bastante elevados tanto em quantidade como em qualidade. A classificação, após as duas pontuações já obtidas, coloca o campeão 2012, João Lopes, à frente de João Dias. Mas são muitos os candidatos à vitória sendo de destacar os nomes dos espanhóis Roberto e Teo Viñaras, Vitor Santos e o líder da competição Buggy, Bruno Martins. De salientar que João Lopes que venceu as últimas duas edições soma já oito triunfos na prova algarvia repartidos entre as disciplinas de Quad e UTV. Se entre os Buggy a pouca adesão ainda não permitiu haver pontuações embora Bruno Martins se destaque à geral, já a presença feminina temsido muito significativa com destaque para o facto de a piloto francesa Dorothee Ferreira não só liderar entre as Senhoras, como ocupa ainda o 4º lugar absoluto no campeonato.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 compreende uma passagem por um prólogo com 7,8 quilómetros de extensão que terá lugar no sábado dia 30. No dia seguinte, os concorrentes enfrentarão sucessivamente um troço com 72,4 km e outro com 172 km.

Trio da South Racing termina em terceiro, quinto e oitavo no difícil Desafio Ruta 40, na Argentina

· Czech Jerie, Chilean Mas Valdes and Spain’s Alvarez complete gruelling event 

· Outright victory for Argentina’s Terranova; South Racing’s Lopez retires on SS4 

South Racing enjoyed a successful campaign at the five-stage Desafio Ruta 40, the first hurdle of the Dakar Series 2015 in Argentina. The team entered four cars in the gruelling South American event and three teams reached the finish in third, fifth and eighth overall.

 Czech driver Peter Jerie and his French navigator Laurent Lichtleuchter topped the team’s finishers with a fine third overall in their Toyota Hilux.

 The Chilean duo of Daniel Mas Valdes and Antonio Hasbun were classified fifth in their DMAS Competicion Ford Ranger and Spaniard Fernando Alvarez and his Argentinean navigator Luciano Genonni were eighth in the Conarpesa/Iprisco-backed Toyota Hilux.

 Argentina’s Nazarano Lopez and his Uruguayan co-driver Sergio Lafuente crewed the fourth Oil Combustibles/C5N Toyota Hilux and were running well inside the top 10 until they retired after an accident on the fourth 220.84km stage between Tinogasta and Chilecito.

 South Racing was founded in 2013. Based near Frankfurt in Germany, the young, customer-driven team also has workshops in Portugal and has extensive experience of the Dakar Rally and rallying in South America.

“This was a difficult and demanding rally and I am delighted that three of our four cars made it to the finish well inside the top 10, with Peter Jerie finishing on the podium,” said South Racing’s director Scott Abraham. “This terrain is typical of that we will see on the Dakar Rally in Argentina and provided our whole team with great experience in demanding conditions. It was great preparation, not only for the race crews, but also our technical and logistic teams who did a great job during the entire event.”

 Organised by Mas Eventos with the full support of the Amaury Sports Organisation (ASO) that runs the gruelling Dakar Rally in January, the event started in Catamarca and finished in Villa Unión and included terrain that will be included in three special stages of the 2016 Dakar Rally.

 The event takes its name from Argentina’s National Road No. 40, the longest and most spectacular in Argentina. It runs for 5,200km from Cabo Virgenes in the province of Santa Cruz all the way to La Quiaca and passes through 11 provinces and the Patagonia, Cuyo and North regions.

 The opening leg featured a loop stage around Catamarca, before the event headed towards Tinogasta, and on to the finish in Villa Unión via Chilecito. The 2,825km route also crossed the notorious sand dunes at Fiambalá and featured 1,540 competitive kilometres.

  2015 Desafio Ruta 40 – final positions: 

1. Orlando Terranova (ARG)/Bernard Graue (ARG) Mini All4 Racing 21hr 08min 31sec
 2. Lucio Alvarez (ARG)/Sebastien Halpern (ARG) Mini All4 Racing 21hr 36min 00sec
 3. Peter Jerie (CZE)/Laurent Lichtleuchter (FRA) Toyota Hilux 23hr 56min 03sec
 4. Juan Manuel Silva (ARG)/Tomisl Glavic (HRV) Prototipo Colcar 24hr 23min 41sec
 5. Daniel Mas Valdes (CHI)/Antonio Hasbun (CHI) Ford Ranger 26hr 17min 27sec
 6. Martin Conrado (ARG)/Carlos Dante (ARG) Toyota Hilux 31hr 42min 52sec
 7. Alejandro Yacopini (ARG)/Daniel Merlo (ARG) Toyota SW4 32hr 08min 42sec
 8. Fernando Alvarez (ESP)/Luciano Genonni (ARG) Toyota Hilux 36hr 17min 23sec

OCEANOTRADE RACING TEAM CONFIANTE

PÓDIO VOLTA A SER OBJETIVO 

Os indicadores competitivos de Hélder Oliveira e Nuno Rodrigues da Silva no presente Campeonato Nacional de TT são animadores. A Nissan Navara Off Road da Oceanotrade Racing Team mostrou excelentes atributos nas duas primeiras provas da temporada, tendo conquistado a 3ª posição em Reguengos de Monsaraz. A equipa mostra-se bastante esperançada para este desafio algarvio, apesar das características da Nissan não serem as indicadas para o traçado da prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve.

“No Algarve vamos ter muita serra e um traçado muito encadeado, que não é o indicado para o nosso carro. Apesar da Baja estar sedeada em Loulé o traçado é semelhante, e portanto, não é uma prova rápida. Para além disso, debatemo-nos com falta de pneus, mas não é por isso que iremos baixar os braços. Tudo pode acontecer e o pódio é naturalmente o nosso objetivo. O forte calor que deverá acompanhar a prova deverá condicionar a prestação de todos os concorrentes. Pela nossa parte vamos tentar resistir e lutar pelo melhor resultado possível entre as posições do pódio”, disse, confiante, Hélder Oliveira.

 Para a Oceanotrade Racing Team a 3ª prova do calendário do Campeonato Nacional de TT é mais um importante desafio para a Nissan Navara Off Road que se apresenta em perfeitas condições para enfrentar a dureza da prova.

“Sentimos uma nova dose de confiança para esta baja algarvia. As limitações do traçado, que não é o indicado para a Navara, serão por certo suplantadas pelo nível e entusiasmo do Hélder e do Nuno. Estamos confiantes que a equipa consiga conquistar mais um pódio”, disse Paulo Graça, o responsável pela OceanoTrade Racing Team.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto tem base em Loulé, abrangendo ainda os concelhos de Alcoutim e Almodôvar. No próximo sábado, 30 de maio, às 17h30 e 18h00 disputam-se as duas passagens pelo Prólogo, com o prato forte a ficar agendado para domingo entre as 09h00 e as 17h30.

João Lopes à procura da 8ª vitória

Em 2014 o piloto da equipa JL Racing foi mais rápido que os automóveis 

João Lopes e Bruno Santos, aos comandos do Polaris RZR 1000 inscrito pela equipa JL Racing/Firststop/Pneudirecto, disputam este fim-de-semana, no Algarve, a quarta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2015. À partida para esta Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 o piloto de Torres Vedras lidera o campeonato e é o recordista de vitórias na prova algarvia, triunfos divididos entre os Quad e mais recentemente nos UTV/Buggy, onde venceu na edição de 2013 e 2014. De salientar ainda que, em 2014, o piloto da equipa JL Racing não só triunfou, como foi mais rápido que o vencedor dos automóveis.

 Para João Lopes “esta é uma corrida onde tenho tido a felicidade de vencer muitas vezes e vou tentar conquistar o triunfo mais uma vez. Tal como fiz para todas as outras corridas, preparei-me da melhor forma possível e estou muito confiante e preparado para enfrentar uma jornada que se antevê muito quente e com adversários muito fortes e igualmente bem preparados”, referiu o piloto da JL Racing/Firststop/Pneudirecto.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 compreende uma passagem por um prólogo com 7,8 quilómetros de extensão que terá lugar no sábado dia 30. No dia seguinte, os concorrentes enfrentarão sucessivamente um troço com 72,4 km e outro com 172 km.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Mário Ferreira pela Méritis em Loulé

Mário Ferreira, acompanhado por Carol Baltazar, vai participar na Baja Cidade Europeia do Desporto 2015, terceira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que se disputará já este fim-de-semana em Loulé. Os participantes irão percorrer as pistas de Alcoutim, base da prova o ano passado, e Almodôvar.

 A dupla com o número 322, que participa no CNTT aos comandos do Polaris RZR 1000 e que ostenta a imagem da associação Meritis, associação que pretende dar continuidade à ideia de apoiar jovens com potencial de desenvolvimento nas suas carreiras, tem-se dedicado a um período de treinos no sentido de testar a afinação do UTV de competição e poder aguardar por melhores resultados nesta jornada.

  “A expectativa para esta competição é mais elevada. Temos realizado um conjunto de testes e treinos com o Polaris, com o intuito de melhorar a afinação e espero que essa dedicação se reflicta na tabela de classificações. Estou convencido que podemos fazer um bom resultado. Sinto-me mais adaptado à máquina e espero que o calor que se vai fazer sentir não seja um fator condicionante do desempenho dos travões. De qualquer forma, estamos confiantes nesta prova e satisfeitos em poder levar o projecto Meritis à prova algarvia”.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 compreende uma passagem por um prólogo com 7,8 quilómetros de extensão que terá lugar no sábado dia 30. No dia seguinte, os concorrentes enfrentarão sucessivamente um troço com 72,4 km e outro com 172 km.

Caravana do TT desloca-se ao Algarve

A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 acolhe os principais Campeonatos Nacionais de Todo o Terreno contando com mais de 70 participantes entre automóveis, motos, quads e buggys. Loulé acolhe o pelotão que irá percorrer também os trilhos de Alcoutim e Almodôvar.

 As hostilidades abrem no sábado com o prólogo desenhado nas proximidades nos arredores de Loulé, num traçado com oito quilómetros que irá definir a ordem de partida para domingo. No segundo dia, a baja divide-se em dois sectores selectivos, o primeiro compreendido entre o Ameixial e a Cortelha (80 KM's), e o segundo entre Cortelha, Pereiro e Almodôvar (170 KM's) O percurso seleccionado tem bom piso, com características muito similares a troços de rali.

 Nos automóveis o favoritismo é de Miguel Barbosa (Mitsubishi Racing Lancer) que chega ao Algarve com dois triunfos com o pleno de vitórias nas provas já disputadas. A oposição virá de João Ramos, que tem dominado os prólogos com a Toyota Hilux, mas há que contar também com Nuno Matos (Opel Mokka Proto), Alexandre Franco (BMW Serie 1 Proto)e ou Heldér Oliveira (Nissan Navarra Offroad), que ambicionam os lugares do pódio. Notas também para as presenças internacionais de Peter Rowbotton e Jesus Navarro, ambos em Desert Warriors, e do clássico UMM V6, conduzido por um dos pilotos da antiga equipa oficial da marca portuguesa, Carlos Barbosa “Tucha”.

 Nas motos é expectável mais um duelo António Maio, em Yamaha e Mário Patrão, ainda em adaptação à KTM. Os locais também querem deixar a sua marca, com Ruben Faria desta feita com numa KTM 125 e Luís Teixeira (Yamaha 450) à procura do melhor resultado. Nos quads, Beto Borrego (Yamaha) é o favorito a somar mais uma vitória, enquanto que nos buggys, uma categoria em expansão no TT nacional, João Lopes quer dar continuidade à senda vitoriosa com a Polaris 1000.
A organização propõe que acompanhe a prova em segurança nas zonas de público situadas na Cortelha, Lagoa do Pereiro e Almodôvar. O evento encerra em Loulé com a entrega de Prémios na Praça da República pelas 17:00.

 Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 conta com o apoio ativo das Câmaras Municipais de Loulé, Alcoutim e Almodôvar e o patrocínio de Solverde-Casinos do Algarve.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Team HRC alcança sucesso e ganha experiência no Ruta 40

Paulo Goncalves wins the Desafio Ruta 40 as Team HRC and the Honda CRF450 RALLY pass the arduous Argentinean test with flying colours. 

The first hurdle of the Dakar Series 2015 – the Desafío Ruta 40 – has been overcome with a well-deserved win for Paulo Gonçalves and a runner-up spot for Team HRC-backed Javier Pizzolito on the Honda CRF450 RALLY. The squad rounded off the Ruta 40 with a total of four out of five stage victories and a tally of seven out of nine possible podium places.

 From Catamarca all the way to Villa Unión, the five-day event proved to be truly demanding encounter for both man and machine. The rally was fought out on the same terrain that will make up three stages of next January’s Dakar 2016. It was an opportunity for the team to put some of the new racing specifications to the test which could be adopted ahead of the Dakar; the results of which are said to have been effective.

 On a less positive note, Joan Barreda was injured after a fall in one of the more complicated areas on the penultimate day, forcing the rider to retire from the race. The Spaniard was sped off to hospital to have the damage to the injured right knee assessed. Barreda suffered an injury to the meniscus (knee cartilage) with a sprained ligament which will require arthroscopic surgery that will rule the rider out for several weeks as he undergoes a process of recuperation. It is hoped that Barreda will be back for the Desafío Inca, September 11th to 13th and the Morocco Rally in October.

 Taichi Honda: The Ruta 40 was a good test for HRC. We took a lot of information with some great results. It has been a good preparation for the next Dakar. It was very tough for our staff but everybody really did a great job and I’d like to thank them all. Congratulations to Paulo for the victory! Ricky showed us some good speed and potential at navigational skills. I'm sorry for Joan, but hopefully he will be back in the rallies soon. 

Martino Bianchi: The Desafio Ruta 40 rally was a really tough and very important one for Team HRC. Not only because we won - which is always our main competition target - but also because we did some important tests on our CRF450 Rally bike. Paulo was very consistent and fast throughout and our new rookie Ricky showed his potential. I would also like to mention the great performance of the MEC team with Javier Pizzolito second on our HRC bike. The only negative point has been the injury to Joan and we all wish him a quick recovery in order to be ready for Dakar 2016. He will have a surgery this Thursday in order to fix the meniscus of the right knee and check the condition of his ligaments with an arthroscopy. The next rally race where Team HRC will be participating is the Sardinia Rally in June with Paulo Goncalves.

Calor algarvio é o próximo desafio de Nuno Matos

Equipa procurou soluções para melhorar o Opel Mokka Proto 

Segundo classificado no Campeonato Nacional de TT, Nuno Matos quer manter a regularidade evidenciada nas duas primeiras provas da temporada e, ao volante do Opel Mokka Proto, obter mais um resultado entre os primeiros classificados na Baja TT Cidade Europeia do Desporto - Loulé, prova que se realiza nos próximos dias 30 e 31, sábado e domingo.

 A equipa alentejana espera encontrar um percurso rápido e muito exigente, com as condições a agravarem-se devido ao calor que deverá fazer-se sentir nas pistas do interior algarvio. É perante este cenário que Nuno Matos e Filipe Serra enfrentam mais um desafio e contam com um Opel Mokka Proto que recebeu algumas alterações ao nível da refrigeração do motor para poder estar à altura dos próximos desafios, seja com maior rendimento como com mais fiabilidade.

  “O início do campeonato está a ser positivo para nós e desejamos continuar esta sequência. Apesar de o Clube Automóvel do Algarve organizar uma prova do campeonato com regularidade, sabemos que este ano vai ser tudo novo para as equipas, pois a base será em Loulé e as pistas têm poucas semelhanças com as dos últimos anos. No entanto, também temos a noção que as temperaturas devem ser altas, como é habitual. E perante isso, a exigência para pilotos e carros vai ser maior. Da nossa parte, procurámos optimizar o sistema de refrigeração do Opel Mokka Proto. Por vezes, pequenas coisas podem significar desenvolvimentos importantes e ganhos significativos. Acreditamos que continuamos a trilhar o caminho certo e vamos para o Algarve com o objectivo de andar entre os melhores, como aconteceu nas duas primeiras provas do ano”, afirmou Nuno Matos.

 A Baja TT Cidade Europeia do Desporto/Loulé apresenta um figurino distinto das duas jornadas anteriores, com uma distância superior. Nuno Matos e Filipe Serra começam a competição com duas passagens pela super-especial. O percurso tem 7,8 km, o que perfaz 15,6 km, e estas realizam-se no sábado. No domingo, o primeiro sector selectivo tem 72,47 km. Depois disso, as equipas podem ter assistência e, de seguida, cumprem o sector mais longo, com 172,7 km. Por fim, e após nova assistência, repetem a passagem pelo primeiro sector. No total, são 333,24 km contra o cronómetro.

Pódio é objectivo para Helder Oliveira

Piloto de Barcelos confiante mas cauteloso 

É já no próximo fim-de-semana que a cidade algarvia de Loulé recebe a Baja Cidade Europeia do Desporto 2015, terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, onde Helder Oliveira, acompanhado de Nuno Rodrigues da Silva, se apresenta aos comandos da Nissan Navara Off Road com que recentemente averbou um lugar no pódio do Rali TT Vinhos CARMIM.

 O piloto de Barcelos volta a ter como principal objectivo terminar entre os três primeiros, mas está consciente das muitas dificuldades que os esperam.

“Para além de ter dois adversários fortíssimos, cujo ritmo será sempre muito difícil de acompanhar, juntam-se nesta prova duas enormes condicionantes. Por um lado o calor que poderá influenciar muito a abordagem à corrida, mas essencialmente a necessidade que vamos ter de fazer uma gestão muito cuidada do desgaste dos pneus, porque não dispomos de orçamento para utilizar dois jogos ao longo da prova. E esta é uma corrida onde é habitual os pneus sofrerem um enorme desgaste. De qualquer forma vamos para Loulé muito motivados depois do excelente resultado alcançado em Reguengos e dispostos a ir à luta”, salienta Helder Oliveira.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 compreende uma dupla passagem por um prólogo com 7,8 quilómetros de extensão que terá lugar no sábado dia 30. No dia seguinte os concorrentes enfrentarão sucessivamente um troço com 72,4 km, outro com 172 km e terminam repetindo a passagem pelo sector inicial.

Alexandre Franco espera melhor sorte no Algarve

Alexandre e Rui Franco partem para a Baja Cidade Europeia do Desporto com a esperança que o BMW Série 1 Proto da Scuderia Goldentrans/DURA se apresente num melhor ponto de fiabilidade, depois de um começo de temporada que tem servido de aprendizagem á categoria T1.

 Ainda a conhecer as sensações de correr na categoria principal, a dupla da Scuderia Goldentrans/DURA ocupa a quinta posição da geral no Campeonato Nacional de Todo o Terreno e encara com optimismo a ronda algarvia, que apresenta agora um novo figurino, tendo o seu início em Loulé, para depois percorrer as serras algarvias nas regiões de Barranco do Velho, Castro Marim e Almodôvar, contemplando a passagem por alguns troços do então Rally de Portugal.

 O piloto que conta com os apoios da Goldentrans, DURA Automotive Systems, ENI e PR Car diz “depois de não termos sido felizes em termos mecânicos com o nosso BMW Série 1 Proto nas primeiras duas provas, esperamos agora que as soluções encontradas nos permitam ter encontrado o caminho da fiabilidade, pois o carro tem estado competitivo. Se a fiabilidade for conseguida, acredito que conseguiremos atingir os nossos objectivos”. 

Sobre as novidades no percurso da prova algarvia, Alexandre Franco comenta que “nesta Baja Cidade Europeia do Desporto vamos encontrar uma prova com moldes diferentes da do ano passado e á partida parece-me mais interessante. O facto de ter dois sectores selectivos distintos poderá permitir-nos um bom mais alto, pois num sector com trezentos quilómetros seguidos tem sempre que haver alguma gestão, pois com o muito calor que se faz sentir habitualmente, a corrida fica muito violenta para pilotos e máquinas”.

 O piloto de Alenquer comentou ainda que está “optimista para esta prova, pois com os quilómetros feitos nas provas anteriores, o nosso à vontade com o carro é cada vez maior e gostaríamos de ambicionar terminar a prova num dos lugares do pódio”.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto começa no sábado com uma dupla passagem pela Super Especial de 7,8s kms em Loulé, para no domingo se disputarem dois sectores selectivos diferentes, um deles com 172 kms e o mais curto com 72,4 kms, sendo este percorrido por duas vezes.

Miguel Barbosa quer reforçar liderança

Piloto do BP Ultimate Vodafone Team venceu duas anteriores corridas 

Depois de ter triunfado nas duas primeiras jornadas da temporada, a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho disputa no próximo fim-de-semana a Baja Cidade Europeia do Desporto Loulé 2015, terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Aos comandos do Mitsubihi Racing Lancer, o piloto do BP Ultimate Vodafone Team parte para esta corrida apostado em reforçar a liderança no campeonato e confiante de que tem condições para lutar pela vitória.

Um dos motivos de satisfação para Miguel Barbosa prende-se com o facto de “esta prova ter características diferentes das dos anos anteriores. Foi anunciado que este traçado permite um andamento rápido, em pistas tipo rali, ao contrário do percurso bastante sinuoso e muito lento do ano passado, que não era nada do meu agrado. Para além disso, em lugar de um troço único, teremos desta vez três sectores selectivos, uma escolha com que fico mais entusiasmado. A equipa tem feito um excelente trabalho e por isso, tanto o Miguel Ramalho como eu, partimos muito motivados e confiantes para esta jornada em Loulé para a qual partimos apostados em conquistar mais uma vitória”.

 Depois do Norte e do Alentejo o campeonato de todo-o-terreno desce agora até ao Algarve. Para Miguel Ramalho “esta é uma prova onde o calor vai ser uma dificuldade extra, mas estamos preparados e com o objetivo de sempre, o de lutar pela vitória”.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 compreende uma dupla passagem por um prólogo com 7,8 quilómetros de extensão que terá lugar no sábado dia 30. No dia seguinte os concorrentes enfrentarão sucessivamente um troço com 72,4 km, outro com 172 km e terminam repetindo a passagem pelo sector inicial.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Hélder Rodrigues vence etapa inaugural

Hélder Rodrigues iniciou hoje da melhor forma a sua participação no Rali da Tunísia ao triunfar na etapa inaugural da prova africana. O piloto da formação oficial da Yamaha, aos comandos de uma WR450F Rally, foi o mais rápido nos 207 quilómetros de sector selectivo da etapa que ligou Tamezret a Douz.

 A participação de Hélder Rodrigues no regressado Rali da Tunísia é a primeira competição internacional incluída no plano de preparação deste novo projeto desportivo com vista ao Dakar 2016, que irá incluir ainda a presença em diversas provas do Campeonato do Mundo da Modalidade. 

A primeira etapa hoje disputada do Rali da Tunísia compreendeu um início sinuoso antes da descida para o vale levar os concorrentes para pistas mais largas e abertas até à sumptuosa zona de palmeiras de Ksar Ghilane.

 A etapa de amanhã, a mais longa do rali desenrola-se num traçado que alterna entre zonas de areia rápidas e uma boa dose de navegação em pistas desérticas.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Pedro Ferreira de novo em duas rodas motrizes

Piloto nortenho estreia-se no Algarve 

Pedro Ferreira, acompanhado de Válter Cardoso, disputa no próximo fim-de-semana a Baja Cidade Europeia do Desporto 2015, terceira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. O jovem piloto apresenta-se para esta corrida aos comandos do Depieres Proto de duas rodas motrizes, a máquina que tripulou com bastante sucesso na prova inaugural da temporada, que teve lugar no norte de Portugal.

 Depois do Norte e do Alentejo, onde esteve aos comandos da Nissan Navara Offroad anteriormente pilotada por Paulo Rui Ferreira, será no Algarve que Pedro Ferreira fará a sua terceira corrida do CNTT.

”Continuo numa fase de aprendizagem e o meu grande objectivo mantém-se: terminar cada corrida em que participo e evoluir o mais que me for possível. Sinto-me claramente mais à vontade e muito mais confiante, pelo que desta vez vou tentar tirar partido de uma máquina que já me é um pouco familiar. O facto de, conforme a organização anuncia, o percurso seleccionado ser bastante rolante, com bom piso e com características muito similares a troços de rali, poderá ser mais adequado a uma máquina como a minha de apenas tração traseira. Estou bastante satisfeito com este início de temporada e muito motivado para mais esta jornada de todo-o-terreno”, salienta Pedro Ferreira.

 A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 compreende uma dupla passagem por um prólogo com 7,8 quilómetros de extensão que terá lugar no sábado dia 30. No dia seguinte os concorrentes enfrentarão sucessivamente um troço com 72,4 km, outro com 172 km e terminam repetindo a passagem pelo sector inicial.

Ruta 40: Um-Dois para o MINI All4 Racing na Argentina

-Terranova wins his home race 

-Alvarez runne‎r-up

 The Desafío Ruta 40 is one of the most difficult rallies of the whole season and pushes every competitor to the limits. The five-day event was also for the two MINI ALL4 Racing crews Orlando Terranova/ Bernardo Ronnie Graue and Lucio Alvarez / Sebastian Halpern (all ARG) a huge challenge. But both managed to stay ahead of everybody in front of their home-crowd: Terranova and Graue finished first, Alvarez and Halpern in second position. The MINI ALL4 Racing reached three out of five possible stage wins - in the first two stages Terranova was the fastest, while Alvarez secured the last stage win.

The rally was a real challenge for all pilots. A difficult navigation which almost cost Terranova the victory on day four and different terrains, WRC-like rally stages, water-crossings, sand and dunes were the challenges the competitors had to cope with. In the dunes Terranova and Alvarez lost some time because both got stucked.

"Even with driving this rally for the second time, I was suprised how hard this race is" Terranova said. "This makes the victory even more sweet. The route was very difficult and challenged Ronnie a lot. This was a good preparation for the Dakar."

Paulo Gonçalves e Honda CRF450 Rally dominam Ruta 40

Team HRC’s Portuguese ace Paulo Goncalves has clinched overall victory in the Desafío Ruta 40. Goncalves and the other Honda CRF450 RALLY riders commanded the tough, lengthy and demanding rally throughout, winning four of the five stages.

 It was a successful outing for Team HRC at the Desafío Ruta 40, the first of the Dakar Series rallies to be disputed in South America. Paulo Goncalves took up the torch from team-mate Javier Pizzolito – winner both last year and in 2011 – who finished behind Paulo in the runner-up slot. American Ricky Brabec, who had previously performed valiantly on his Team HRC debut in Abu Dhabi, saw his podium chances dashed after some navigational instrument hitches and had to be content with a fourth final place.

 Paulo Goncalves had clinched the first stage victory with an excellent Team HRC one-two alongside Joan Barreda and held on to the leadership throughout the rest of the Ruta 40. Javier Pizzolito, under the auspices of Honda and Team HRC, finished the first stage in fourth place and Ricky Brabec fifth. The second day of racing saw the Honda squad take second, third and fourth positions. But the hard work and team-work was to come into fruition at the third stage with a Honda CRF450 RALLY podium lock-out.

 The Desafío Ruta 40 proved to be a worthy workbench to test out riders and continue to set up the machines which look likely to feature in the forthcoming Rally Dakar 2016.

 In spite of showing ferocious speed and technical finesse, Joan Barreda was forced to pull out after sustaining a knee injury in a heavy fall in the penultimate stage. After checks at the Fiambala hospital, the rider was diagnosed with a dislocated right knee.

Paulo Gonçalves: The final result has been a really good one and I’m really pleased with the victory and the work that Team HRC has done. I started with a win and it was important to get an advantage and hang on to the leadership of the race. It was a race with a lot of kilometres, a lot of navigation and riding, but it all worked out really well. Additionally, we were able to test the bike in race conditions very similar to those that we will find in the next edition of the Dakar. It’s a pity about Joan’s fall, but hopefully he’ll be giving it some throttle again on a bike very soon. Ricky’s performance should be pointed out too, who would have been on the final podium had it not been for the penalisation.

Paulo Gonçalves vence Desafio Ruta 40

Piloto português foi líder desde o primeiro dia de prova na Argentina num importante teste da equipa oficial Honda para o Dakar 2016. 

Paulo Gonçalves fechou hoje com o primeiro lugar a participação no Desafio Ruta 40, na Argentina, primeira prova da competição Dakar Series 2015 que serviu de preparação para a próxima edição do “gigante” Rali Dakar.

 O piloto português oficial da equipa Honda foi o mais rápido no cômputo das cinco etapas disputadas desde a passada terça-feira na Argentina, tomando a dianteira da classificação neste último dia de prova com uma vantagem final de 19min08s para o segundo classificado, Javier Pizzolito, também em Honda.

 Nesta quinta e última etapa, Paulo Gonçalves chegou a ser líder mas nos últimos quilómetros acabou por gerir a corrida e terminar no segundo lugar a apenas 46 segundos do mais rápido, o argentino Javier Pizzolito.

  “Tudo correu muito bem, vencemos e provámos estar num bom caminho com a Honda CRF 450 Rally. Liderei desde o primeiro dia, venci uma etapa e estive sempre nos lugares do pódio nas restantes. Estou muito satisfeito. Tivemos aqui etapas muito duras, exigentes a todos os níveis, foi um verdadeiro teste para o próximo Dakar. Lamento apenas a queda e a lesão do Joan Barreda, espero que recupere em breve pois é um piloto importantíssimo e com um enorme talento”, referiu Paulo Gonçalves.

 Cumprida esta primeira prova da edição de 2015 do Dakar Series, que terá ainda mais duas rondas, uma no Peru e outra na Colômbia, Paulo Gonçalves regressa agora à Europa onde no início do mês de junho participará em mais uma ronda do Campeonato do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno na Sardenha.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Paulo Gonçalves a um passo da vitória num importante teste para o Dakar 2016

Piloto português detém uma diferença de 19min54s para o segundo classificado do Desafio Ruta 40 a uma etapa do final da prova. 

Paulo Gonçalves foi hoje o terceiro piloto mais rápido na quarta e penúltima etapa do Desafio Ruta 40, primeira prova da edição de 2015 do Dakar Series, na Argentina, reforçando a liderança da tabela geral classificativa. O piloto português está agora mais próximo de arrecadar a vitória final neste que considera ser um importante teste para a próxima edição do Rali Dakar.

 Na etapa de hoje, que ligou Tinogasta a Chilecino, na Argentina, com uma “especial” cronometrada de 220 quilómetros de perímetro, Paulo Gonçalves foi o segundo a entrar em ação e um dos primeiros a chegar ao final da tirada, tendo apenas dois dos pilotos que partiram na sua perseguição a ganhar tempo à sua marca de 3h29min36s, mais 3min09s que a do vencedor Javier Pizzolito.

“Está tudo a correr bem, está a ser um rali muito duro, com etapas difíceis e com muita navegação. Parece mesmo que estamos no verdadeiro Dakar. Estou na frente desde o primeiro dia, agora com uma vantagem confortável, vamos gerir a corrida neste último dia e procurar fazer os últimos quilómetros na Argentina com mais um bom desempenho quer ao nível de mota quer em navegação”, salientou Paulo Gonçalves. 

A última etapa do Desafio Ruta 40 cumpre-se em pouco mais de 400 quilómetros, dos quais cerca de 150 a cronómetro. Paulo Gonçalves partirá do terceiro posto com uma vantagem de 19min54s para o segundo classificado nas contas da tabela geral classificativa da prova argentina.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Paulo Gonçalves amplia vantagem na Argentina

Português mantém-se líder da tabela geral classificativa no Desafio Ruta 40, agora com 8minutos de diferença para o 2.º colocado. 

Paulo Gonçalves ampliou hoje a vantagem na liderança do Desafio Ruta 40, primeira de três provas que compõem a edição de 2015 do Dakar Series, competição de preparação para a mítica prova de Todo-o-Terreno mundial, o Rali Dakar, que em janeiro de 2016 abraça Peru, Bolívia e Argentina.

 O piloto português partiu para a terceira etapa no terceiro posto mas acabou por ser o primeiro a cortar a meta na cidade argentina de Tinogasta, com um tempo total de 3h55min50s, o segundo melhor tempo a apenas 1min11s que a marca totalizada pelo seu colega de equipa, Joan Barreda, vencedor da etapa.

 Paulo Gonçalves aumenta assim para 8min19s a vantagem que detinha para o segundo classificado na classificação geral da prova, Pablo Quintanilla.

“Estamos no bom caminho. Tudo está a correr de feição à equipa Honda, temos liderado as etapas, eu já venci a primeira, o Barreda esta terceira, temos duas Honda CRF 450 Rally no pódio da prova e com um desempenho fantástico. Só podemos estar satisfeitos. Faltam dois dias de prova aqui na Argentina e o teste está a ser perfeito. Vamos continuar a trabalhar para levar o melhor desta prova”, referiu Paulo Gonçalves.

 A quarta e penúltima etapa do Desafio Ruta 40 decorre entre Tinogasta e Chilecito com uma “super-especial” cronometrada na ordem dos 220 quilómetros. Paulo Gonçalves será o segundo a entrar em pista.

Paulo Gonçalves segue na liderança do Desafio Ruta 40 na Argentina

Piloto português saiu na frente para a segunda etapa e no final obteve o terceiro melhor tempo à chegada a Tinogasta. 

Paulo Gonçalves mantém a liderança no Desafio Ruta 40, primeira prova da competição Dakar Series que tem lugar na Argentina até ao próximo sábado. O piloto português foi o terceiro mais rápido na etapa de hoje, a segunda da prova, mesmo depois de ter aberto o percurso total da tirada que atingiu os 800 quilómetros de extensão até à chegada a Tinogasta.

 Nesta segunda de cinco etapas, Paulo Gonçalves demorou exatamente 5h21min30s a percorrer a “especial” cronometrada de 429 quilómetros entre Catamarca e Tinogasta, apenas mais 3min14s que o vencedor chileno Pablo Quintanilla. O piloto português, representante oficial da equipa Honda, assume a liderança da classificação geral provisória agora com vantagem de 3min03s para o atual segundo classificado nesta prova argentina do Dakar Series.

  “Estamos na liderança, hoje foi uma etapa boa ao nível de navegação, saí na frente e tentei não cometer erros. A minha CRF 450 Rally esteve num grande nível, todos os testes que temos vindo a fazer estão a mostrar bom rendimento e só posso estar satisfeito com a prestação até ao momento nesta prova do Dakar Series. Faltam ainda três dias de prova, é importante manter a Honda na frente mas mais ainda conseguir tirar o melhor partido desta vinda à Argentina”, referiu Paulo Gonçalves.

 A terceira etapa do Desafio Ruta 40 terá lugar em redor de Tinogasta, prevendo-se mais um duro desafio de navegação com dunas à vista. Um total de 303,86 quilómetros cronometrados perfaz a “especial” cronometrada.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Tudo a postos para a Baja Cidade Europeia do Desporto

A Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 acolhe o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno sob a alçada da FPAK a 30 e 31 de maio. A praça de República em Loulé é o ponto de partida para mais uma odisseia pelos trilhos algarvios.

  Nacional de TT de regresso às serras algarvias

A prova começa com dupla passagem pelo prólogo com 7,8 quilómetros, localizada nas imediações de Loulé, num misto zonas rápidas e locais mais sinuosos e técnicos. Existe uma ZP de fácil acesso, com boa visibilidade e propícia para o espetáculo. No domingo, os automóveis arrancam no Ameixial pelas 9:00, percorrendo o primeiro Setor Seletivo, com 72 quilómetros até à Cortelha. Segue-se o maior percurso de 173km, que termina em Almôdovar. Para acabar, nova passagem pelo SS do Ameixial, antecedido por um parque “flexy-service”. O percurso selecionado com 317 quilómetros é bastante rolante, maioritariamente com bom piso e características muito similares a troços de rali.

  Zona Espectáculo de Cortelha

A pista de Motocross da Cortelha foi em 1989 o centro da prova com a zona de assistência aí instalada para o 1º Transalgarve competição. Passados 26 anos, acolhe o final da prova para as principais categorias na Pista de Motocross de Cortelha. Foi incluida no traçado da bja uma passagem por uma parte da referida pista de forma a criar uma zona espetáculo de fácil acesso e boa visibilidade.

Alcoutim na rota da Baja.

Uma vez mais o concelho de Alcoutim volta a ter papel central na prova de TT Algarvia, com a passagem sempre espetacular e tradicional pelo Pereiro. Reconhecidamente importante a participação de concorrentes locais que dão um colorido à principal prova algarvia de TT.

  TT regressa a Almodôvar

Depois de alguns anos sem visitar Almodôvar a Baja Cidade Europeia do Desporto volta este ano Alentejo e logo para receber o final do sector seletivo maior e certamente aquele que irá deixar a sua marca na corrida. Os trilhos percorrem o limite da vila e termina junto à Ponte antiga sobre a ribeira de Cobres, zona aconselhável pela sua centralidade para público e ótima para captar imagens. 

Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 conta com o apoio ativo das Câmaras Municipais de Loulé, Alcoutim e Almodôvar e o patrocínio de Solverde-Casinos do Algarve.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Paulo Gonçalves entra a vencer na primeira prova do “Dakar Series” na Argentina

Piloto português foi hoje o mais rápido no total dos 436 quilómetros que perfizeram a primeira de cinco etapas do Desafio Ruta 40. 

Paulo Gonçalves iniciou hoje a sua participação no Desafio Ruta 40, uma das três provas pontuáveis para a edição de 2015 do Dakar Series e que tem lugar na Argentina até ao próximo sábado, 23 de maio, somadas cinco etapas.

 O piloto português entrou da melhor forma nesta que é uma importante prova de preparação para a edição de 2016 do Rali Dakar, vencendo a primeira etapa num total de 436 quilómetros de “especial” sobre a província de Catamarca.

 Paulo Gonçalves foi sempre líder à passagem pelos controles de passagem desta primeira etapa argentina, ganhando ao longo dos 436 quilómetros de percurso significativa vantagem para os seus adversários mais diretos que no final se expressou numa diferença de 5min32s para o segundo classificado e colega de equipa no Team HRC, o piloto espanhol Joan Barreda Bort.

  “Comecei muito bem, mas ainda faltam quatro dias de prova. Foi uma etapa longa, amanhã voltamos a ter muitos quilómetros pela frente mas o importante é tirar o melhor partido desta prova com vista ao próximo Dakar 2016. Estou muito satisfeito com a minha mota. Quero dedicar esta vitória à minha filha Érica que faz hoje anos”, comentou Paulo Gonçalves.

 A segunda etapa do Desafio Ruta 40 volta a primar pela extensão, com um total de 429 quilómetros cronometrados e mais de 300 distribuídos pelas ligações entre as localidades argentinas de Catamarca e Tinogasta.

Miguel Barbosa abre Vodafone Rally de Portugal

Piloto vai estar ao volante do "carro 0" 

Tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos caberá ao piloto Miguel Barbosa pilotar o “carro 0” da próxima edição do Rally de Portugal, a etapa portuguesa do mundial de ralis que, entre 21 e 24 de Maio, se disputa no norte do país. O atual campeão nacional de velocidade e por diversas vezes campeão nacional de todo-o-terreno, será acompanhado pelo experiente Luís Ramalho nesta importante missão.

 Miguel Barbosa salienta que “é um orgulho muito grande ter sido mais uma vez convidado para esta importante tarefa do maior evento desportivo motorizado que se realiza em Portugal e uma das provas mais emblemáticas do mundo. É uma competição que reúne milhares de aficionados desta modalidade e o seu sucesso promove o desporto automóvel no nosso país. Temos a nosso cargo uma missão extremamente importante do ponto de vista da segurança da prova. Vamos verificar o estado do percurso e o comportamento do público, minutos do início da corrida, de forma a garantir a segurança de todos. É muito importante a colaboração do público para que tudo corra bem”.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Motor, Quads e Buggys regressam à acção no Algarve

Motos Quads e Buggys os primeiros em ação

No dia 30 de maio arranca a Baja Cidade Europeia do Desporto 2015, cabendo à cidade de Loulé acolher o pelotão dos principais campeonatos nacionais de TT. Nesta edição, os participantes da Federação Poirtuguesa de Motociclismo são os primeiros a entrar em ação.

  Prólogo pensado no público

A prova começa com um prólogo/super especial com 7,8 quilómetros desenhada nas proximidades da Cidade de Loulé, num misto de estradão rápido com bom piso e zonas mais sinuosas e técnicas. Foi criada uma zona de espetáculo para o público de fácil acesso, com boa visibilidade, onde se incluem dois grandes saltos, que permitem aos participantes das duas rodas, e não só, a exibirem-se.

  Traçado muito apelativo

No domingo, a prova é constituída por dois traçados usando os trilhos do triângulo Loulé, Alcoutim e Almodôvar, com 173 e 72 quilómetros. O percurso seleccionado é bastante rolante, maioritariamente com bom piso e características muito similares a troços de rali. No maior setor, estão previstas mais duas zonas de assistência, no sitio da Barrada e em Martim Longo.

  Buggys

Respondendo a uma pretensão dos concorrentes dos UTV/Buggys, este ano partem para a prova a seguir às motos e quads. Ganhando o seu espaço e respetivo protagonismo, os UTV/ Buggy fazem dois Setores seletivos distintos ao longo de 245 quilómetros. Começam a sua aventura na Cortelha para o SS maior, com término na vila alentejana de Almodôvar. Segue-se uma curta ligação até ao Ameixial, local de partida para o último setor que irá terminar na pista de Motocross da Cortelha.

  Classe Hobby

Este ano a Baja algarvia também acolhe a classe Hobby, que se destina a promover a modalidade TT. Só podem participar pilotos sem licença desportiva motociclística nos ultimos três anos. Para além do prólogo, os participantes desta classe apenas participam no maior percurso, entre Cortelha e Almodôvar, e partem atrás dos concorrentes do CNTT.

 Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 conta com o apoio ativo das Câmaras Municipais de Loulé, Alcoutim e Almodôvar e o patrocínio de Solverde-Casinos do Algarve.

Paulo Gonçalves inicia amanhã prova do “Dakar Series” na Argentina

Piloto português quer aproveitar a prova argentina para preparar a participação no Dakar 2016 com a equipa oficial Honda. 

Paulo Gonçalves já está na Argentina onde a partir de amanhã dará início à participação no Desafio Ruta 40, uma das três provas que integra a competição Dakar Series e que antecede a realização do mítico Rali Dakar.

 O piloto de Esposende e a equipa oficial Honda aproveitam a ocasião para preparar a participação no Dakar 2016, que partirá de Lima, no Peru, a 3 de janeiro e chegará à cidade argentina de Rosário no dia 16 do mesmo mês.

  “Este ano decidimos aproveitar a realização do Dakar Series na Argentina para preparar ‘in loco’ a participação da equipa oficial Honda no próximo Dakar em janeiro de 2016. Cremos que é uma excelente oportunidade para continuarmos a evoluir a nossa CRF 450 Rally e também nos prepararmos da melhor forma para os percursos sul-americanos. O trabalho que temos vindo a fazer tem-se demonstrado muito importante para atingir os nossos objetivos globais, temos uma equipa fantástica e só posso estar satisfeito por poder fazer parte dela”, referiu o piloto português.

 Amanhã disputa-se a primeira de cinco etapas do Desafio Ruta 40, em redor da província de Catamarca, no nordeste argentino. Este primeiro dia de prova reserva aos concorrentes um total de 436 quilómetros cronometrados.

domingo, 17 de maio de 2015

Team HRC na Argentina para o Desafio Ruta 40

Team HRC Rally are all set to tackle the sixth edition of Argentina’s Desafio Ruta 40 which heads out from Catamarca on Tuesday May 19 before winding up – after five days of racing – in Villa Union on Saturday May 23.

 The Ruta 40 forms part of the Dakar Series and will be the first of three competitions to be held on South America soil; second up will be Paraguay’s Desafio Guarani in July, with the Desafio Inca in Peru rounding off the series later in September.

 Team HRC will be lining up Joan Barreda, Paulo Goncalves and rookie Ricky Brabec for the Ruta 40 challenge. The event will give Team HRC further opportunity to test the CRF 450 Rally and simulate the terrain and conditions that the riders are likely to encounter in Argentina at the forthcoming Dakar 2016.

 Argentina’s national rally champion Javier Pizzolito couldn’t miss out on the race on home soil and will be entrusted with a CRF 450 Rally HRC under the auspices of Mariano Casaroli’s MEC team.

  Martino Bianchi: The Ruta 40 is particularly important for rider training, as well as a test for making certain technical choices for our CRF 450 Rally ahead of the forthcoming Dakar 2016. The team will, for the second time this year, be able to put Californian rookie Ricky Brabec to the test after his outstanding fifth place in his first rally in Abu Dhabi. The navigation and Road Book interpretation will be tougher out here in Argentina so we will be able to take a closer look at his rally skills. It will be a great pleasure also to support Javier Pizzolito who will be backed by the Argentinean MEC team, who we would like to thank for all the logistic assistance that they have supplied for such a long trip.

MINI All4 Racing: Quatro eventos - Três vitórias

• Nasser Al-Attiyah wins in Egypt 

• Vladimir Vasilyev defends his World Cup lead

 The MINI All4 Racing, developed and built by X-raid, proved to also be invincible in Egypt’s Pharaons Rally. Nasser Al-Attiyah (QAT) and his navigator Mathieu Baumel (FRA) celebrated their second consecutive win in the FIA Cross Country Rally World Cup, with the Russians Vladimir Vasilyev and Konstantin Zhiltsov once again delivering on an extremely consistent level to finish third behind Yazeed Al-Rajhi and defend their World Cup lead. Al-Attiyah dominated the Egyptian rally in superior style. He took the lead on day two and defended it to the finish line against his toughest rivals, Al-Rajhi and Vasilyev, with the three drivers securing all the stage wins and Al-Attiyah and Vasilyev winning a stage each.

Al-Attiyah held a 10-minute lead when starting into the final day and consequently, he opted for a conservative approach: “Today we controlled the race and didn’t make any mistakes,” the delighted said later. “The field in this rally always is extremely competitive and therefore, the win tastes even sweeter.” Meanwhile, Vasilyev and Al-Rajhi fiercely fought for the second position. Prior to the final stage, the gap between the two rivals amounted to just 54 seconds and in the end, Vasilyev secured the very fine third place. “Unfortunately we lost some time due to a slow puncture we had to stop and change the tyre,” revealed Vasilyev. “But we are delighted with having made it to the podium, after this very good rally. We demonstrated that we have got what it takes to fight.” Meanwhile, Dutch pairing Erik van Loon and Wouter Rosegaar finished seventh in the Pharaons Rally.

 The Polish-French pairing Adam Malysz / Xavier Panseri wasn’t that lucky. They delivered in fine style and held fourth position in the overall standings but somersaulted in stage four and consequently were forced into retirement.

 For the MINI ALL4 Racing vehicles and the X-raid service trucks, the Pharaons Rally meant the end of a long journey. Following their return from South America, the staff had had just a few days time for preparing the trucks for the big tour: Abu Dhabi Desert Challenge – Sealine Cross Country Rally / Qatar – Pharaons Rally / Egypt. And now, after some two months, the equipment will be shipped back to Europe.

 Meanwhile, another two MINI ALL4 Racing vehicles will be racing in South America, next week. From Tuesday, they will contest the Desafío Ruta 40. While the FIA Cross Country Rally World Cup will be continued on the last weekend in June with the Italian Baja.

sábado, 16 de maio de 2015

Al-Rahji, Dabrowski e Varela terminam em segundo, quarto e sexto no Rally dos Faraós

· Overdrive Racing’s Al-Rajhi claims three wins out of five selective sections 

Overdrive Racing’s trio of Toyota Hiluxes missed out on a second successive victory in the Egyptian Pharaons Rally. Team drivers, Yazeed Al-Rajhi, Marek Dabrowski, and Reinaldo Varela reached the finish at the pyramids in Giza in second, fourth and sixth positions.

 Al-Rajhi and his German navigator Timo Gottschalk claimed three stage wins on the fourth round of the 2015 World Cup for Cross-Country Rallies on their way to second place behind rally winner Nasser Saleh Al-Attiyah.

 The Brazilian duo of Reinaldo Varela and Gustavo Gugelmin recorded the second quickest time in the fourth stage and began the last day in fourth place before slipping two positions in the overall standings on the final day.

 Poland’s Marek Dabrowski and his navigator Jacek Czachor finished fifth overall in the Team Orlen-backed Toyota Hilux after another solid performance.

 Al-Rajhi set the pace through the opening 228km stage that followed a liaison of 215km from the start in El Alamein to a finish in Tibniya. The Saudi led Al-Attiyah by two minutes and Varela and Dabrowski slotted into fifth and sixth positions in the second and third Toyotas.

  “We started the stage in eighth and we caught five cars,” said Al-Rajhi. “We overtook three of them and followed the other two. It was a good stage for us. The only problem was my co-driver’s seat broke after 30km and was loose to the end of the stage.” 

Vladimir Vasilyev claimed the victory on the second loop stage of 343.02km around the Tibniya bivouac, via the towering Sitra dunes and running close to the former Dakar stopover in Siwa. Varela finished the stage in fourth position and held fifth, but Al-Rajhi lost valuable time stuck in a sandy depression between two dunes, set the fifth quickest time and slipped to third overall.

  “We were pushing at the limit from the start,” admitted the Saudi. “But, after km 240, we got stuck in a ditch between two sand dunes and we lost five minutes to Nasser (Al-Attiyah).” 

Dabrowski was sixth in the third Overdrive Toyota and held a similar position in the overall classification.

 The Saudi was back in a competitive pace through the third selective section of 319km, which looped around Tibniya via Farafra. Al-Rajhi started the stage in fifth and claimed his second fastest time of the event and moved back to second overall, a mere 2min 16sec behind Al-Attiyah. “We had two big moments in the stage and nearly landed on the nose of the car,” insisted the Saudi. “I had a little bit of a sore neck and then, 100km from the finish, we got a puncture.”

 Varela and Dabrowski recorded the fifth and sixth quickest times and maintained similar positions in the overall standings before the penultimate loop stage of 319km through the Egyptian desert and around the Tibniya bivouac. The finding of an archaeological site in the days before the rally meant that this stage was cancelled and competitors were taken through a repeat of the second Tibniya loop.

Al-Rajhi was fifth on the road and pushed hard from the start of the next section but he was not able to find a waypoint after the first passage control and lost over one and a half minutes trying to find the correct route.

 With less emphasis on the navigation though the repeated special stage, Varela was on good form and the second quickest time pushed the Brazilian up to fourth place behind Al-Attiyah, Vasilyev and Al-Rajhi. Dabrowski was fifth.

 The final stage of 339.29km follows a winding desert trail to Cairo and on to the finish in Giza. Al-Rajhi attacked again and claimed his third fastest time from the five stages to move back into second place behind Al-Attiyah.

  2015 Pharaons Rally – positions after SS5 (unofficial @ 13.00 hrs): 

1. Nasser Saleh Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA) Mini All4 Racing 13hr 59min 59sec
 2. Yazeed Al-Rajhi (SAU)/Timo Gottschalk (DEU) Overdrive Toyota Hilux 14hr 06min 32sec
 3. Vladimir Vasilyev (RUS)/Konstantin Zhiltsov (RUS) Mini All4 Racing 14hr 08min 17sec
 4. Marek Dabrowski (POL)/Jacek Czachor (POL) Overdrive Toyota Hilux 14hr 56min 07sec
 5. Miroslav Zapletal (CZE)/Maciej Marton (POL) H3 Evo 7 15hr 08min 04sec
 6. Reinaldo Varela (BRA)/Gustavo Gugelmin (BRA) Overdrive Toyota Hilux 15hr 13min 59sec