quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Equipa BAMP treinou em África com muito “Speed”

Neste final de 2014 oportunidade para continuar a apresentar o Projecto BAMP que vai estar presente na próxima edição do Dakar Argentina Bolivia Chile 2015. Terminada a montagem do veículo na África do Sul nos primeiros dias de Dezembro, foi altura de testá-lo, bem como de criar o entrosamento da própria equipa.

 Com elementos provenientes do Brasil, Angola, Moçambique e Portugal, foi crucial o encontro que ocorreu em terras africanas, onde foi possível o cruzamento de experiências, perspetivas, conhecimentos e técnicas das diferentes culturas.

 O programa de team building contou com várias atividades de preparação física, apoiadas pela bebida energética Nº1 em Angola, SPEED®. Para além da preparação física ainda houve tempo para algumas experiências marcantes envolvendo o contacto com animais selvagens, nomeadamente leões e chitas.

 Para Izilda Mussuela esta “foi a minha primeira experiência todo-o-terreno. Depois de tratadas algumas questões logísticas, treinámos intensivamente em equipa, preparando-nos para as dificuldades do Dakar, sob um calor abrasador. Nesta experiência, ter o apoio de uma marca como Speed é fundamental. Para além de ser uma marca da qual somos muito próximos, é uma bebida que nos dá a energia para enfrentar esta tão dura prova."

 Agora a equipa está de partida, oriunda dos quatro países, rumo à Argentina, para dar início à maior prova de todo-o-terreno do mundo, o Rali Dakar.

Vitória para Elisabete Jacinto

Ao segundo dia de Africa Race, Elisabete Jacinto conquista o seu primeiro triunfo. A equipa OLEOBAN® terminou a segunda especial desta maratona africana em primeiro lugar entre os camiões ao percorrer os 377 quilómetros, entre Jorf El Hamam e Tangounite, em 4h46m08s.

 Foi uma jornada longa e difícil, mas os portugueses conseguiram imprimir um ritmo consistente e acabaram por ultrapassar todos os seus adversários tendo terminado o setor seletivo com uma vantagem de 6m28s sobre o segundo classificado da categoria.

 Com este resultado, e após a etapa de hoje, o trio português composto por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho ascende ao segundo lugar entre os T4 e assume a 10ª posição da tabela auto/camião. Neste momento, apenas quatro segundos separam Elisabete Jacinto do primeiro posto da categoria que é ocupado pelo checo Tomas Tomecek.

 O setor seletivo não foi fácil para a portuguesa: “a etapa foi, mais uma vez, difícil. Era longa, sinuosa e muito cansativa. Mas, fizemos um percurso sem problema e mantivemos sempre o nosso ritmo. Acima de tudo mostrámos que temos um andamento sólido e consistente e conseguimos obter um bom resultado. Logo no início da etapa, à saída das dunas, apanhámos o Kovacs parado e mais à frente vimos um dos Kamaz enterrado na lama e acabámos por beneficiar dos atrasos dos adversários. Estamos felizes por esta classificação”, revelou Elisabete Jacinto.

 A terceira etapa do Africa Eco Race 2015 decorre entre Tangounite e Assa e conta com um longo sector seletivo de 433 quilómetros. Assa é uma cidade situada numa região desértica do sul de Marrocos. As paisagens deste terceiro dia de corrida são de uma beleza estonteante. No entanto, os pilotos não terão muitas oportunidades de contemplar estas imagens pois as pistas acidentadas e traiçoeiras, típicas por estas paragens, vão tornar o dia bastante difícil.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Furo ao quilómetro 30 penalizou Elisabete Jacinto

No arranque do Africa Eco Race a equipa portuguesa composta por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho foi penalizada devido a um furo logo ao quilómetro 30 tendo terminado a primeira etapa a escassos 4m50s do terceiro lugar dos camiões que, neste momento, é ocupado pelo KAMAZ de Anton Shibalov, o vencedor da edição de 2013 desta corrida. A formação OLEOBAN® alcançou, em virtude dessa situação, a sexta posição da categoria camião e o 12º posto da classificação conjunta auto/camião, tendo gasto 1h51m56s a cumprir a especial de 117 km que ligou Nador a Errachidia. O sector seletivo, composto por trilhos acidentados e muito cascalho, mostrou-se bastante complicado para o trio português: “Esta primeira etapa foi difícil. Apesar de não ser longa o traçado estava cheio de pedra e a navegação tinha que ser feita de forma muito cautelosa e atenta. Havia muitas armadilhas ao longo do percurso e qualquer desconcentração poderia colocar em causa todo o nosso desempenho. O furo que tivemos no início da etapa fez-nos perder cerca de 10 minutos e acabámos por ser ultrapassados por alguns camiões incluindo o KAMAZ que partiu atrás de nós” disse Elisabete Jacinto que acrescentou: “apesar de tudo, temos a noção que ainda estamos no princípio e muito pode acontecer. As nossas expetativas continuam elevadas e vamos trabalhar arduamente para alcançar mais um pódio nesta corrida”.

 Amanhã cumpre-se a segunda etapa do Africa Eco Race 2015 que decorrerá entre Errachidia e Tangounite. Esta região de Marrocos é conhecida por ser muito tradicional em termos dos seus costumes culturais e é comum encontrar as mulheres vestidas de negro e com a cara coberta. O sector seletivo terá 377 quilómetros e será composto por uma grande variedade de terrenos sendo um dos pontos altos do dia a travessia do oued Draa.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Mário Patrão com ambições “privadas” por entre os portugueses no Dakar 2015

Piloto de Seia, recordista de títulos nacionais de Todo-o-Terreno, volta a participar pela terceira vez consecutiva na mítica prova 

Com sete títulos absolutos consecutivos alcançados em duas rodas no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão é um dos quatro pilotos portugueses que no próximo dia 4 de Janeiro arrancam para a edição de 2015 do Rali Dakar. O piloto de Seia participa na maior prova de Todo-o-Terreno no mundo pela terceira vez, depois de nos últimos anos ter sido um dos finalistas e concluir ambas as participações no trigésimo lugar. “O meu objetivo em primeiro lugar é terminar e fazer boas etapas. Os últimos dois anos em que participámos não conseguimos fazer o lugar que esperaríamos, o meu objetivo era rolar entre os quinze e os vinte primeiros, espero consegui-lo este ano. Sou o único piloto português que vai como privado, vamos quatro pilotos, três oficiais, as condições que levo não são as mesmas que os pilotos privados mas vou tentar fazer o meu melhor e, se possível, numa ou outra etapa tentar sobressair”, realçou o piloto português, que no Dakar 2015 transportará o dorsal 40.

 De novo aos comandos de uma Suzuki 450 Rally, moto que desenvolveu aquando da sua primeira participação no Rali Dakar, em 2013, Mário Patrão procurará as etapas mais técnicas para se impor ao longo dos cerca de 9.000 quilómetros distribuídos pela Argentina, Bolívia e Chile.

  “Sei que nas etapas de montanha e mais técnicas conseguirei tirar alguma vantagem, sei que sou um piloto mais técnico e a minha moto tem menos velocidade de ponta, se conjugar ambas as coisas consigo fazer etapas melhores”, concluiu o piloto com o apoio do Crédito Agrícola.

 O Dakar 2015 arranca a 4 de Janeiro de Buenos Aires, na Argentina, palco que receberá também o desfecho da prova no dia 17 do mesmo mês.

Elisabete Jacinto enfrenta comitiva de peso no Africa Race 2015

A equipa OLEOBAN® cumpriu hoje em Motril, no sul de Espanha, as habituais verificações técnicas e administrativas do Africa Race 2015 e parte para esta edição da maior maratona de todo-o-terreno da atualidade com o número 403. Amanhã disputa-se a primeira etapa da corrida que se realizará entre Nador e Errachidia.

 A formação portuguesa está a postos para iniciar mais um rali onde vai enfrentar algumas das melhores equipas do mundo. Ao todo são dez equipas que vão competir na categoria camião da 7ª edição do Africa Race e todos eles têm o objetivo comum de chegar ao Pódio.

 A equipa russa Kamaz apostou em força neste Rali Africa Eco Race e terá uma das suas maiores comitivas de sempre: são dois camiões de competição, entre os quais um hibrido que será uma das novidades da corrida.

 Além dos russos, Elisabete Jacinto vai ainda enfrentar Tomas Tomecek, que compete mais uma vez com o seu potente Tatra e Miklos Kovacs, que participa de novo num SCANIA: “este lote de adversários vai animar a corrida pelo elevado nível de competitividade de pilotos e camiões, mas também a torna numa das mais difíceis dos últimos anos”, revela Elisabete Jacinto.

 O histórico de Elisabete Jacinto nesta prova é notável. A portuguesa alcançou, desde 2011, quatro lugares de pódio e é a única mulher no mundo a aventurar-se nesta prova sempre em camião. A piloto conseguiu ainda um feito histórico na edição do Africa Race de 2012 quando venceu uma etapa à geral, à frente não só dos camiões como dos automóveis, entre os quais figurava o buggy de Jean-Louis Schlesser.

 A etapa de amanhã leva a caravana de Nador a Errachidia. Os participantes vão cumprir um total de 645 quilómetros, dos quais cerca de 117 são cronometrados.

Rally Dakar começa neste sábado com percurso de 9.000 km pela América do Sul

Equipe Mitsubishi Petrobras terá dois ASX Racing na prova, que passará pela Argentina, Chile e Bolívia 

Uma das maiores aventuras dos tempos modernos está prestes a começar. No próximo sábado, dia 3 de janeiro, competidores de todas as partes do mundo partem de Buenos Aires, na Argentina, para enfrentar o Rally Dakar em um percurso de mais de 9.000 quilômetros, em meio ao desconhecido, durante 14 dias.

 Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Equipe Mitsubishi Petrobras, partem para o desafio após um ano de muita preparação e conquistas, já que venceram o Rally dos Sertões, maior prova do off-road nacional. Eles serão a única dupla brasileira nos carros. "É uma grande responsabilidade. Mas vamos enfrentar todos os outros países e todas as outras equipes para representar o Brasil da melhor forma possível", afirma Guiga Spinelli.

 Desde 2009, o Rally Dakar é realizado na América do Sul. A mudança de continente não tirou todo o glamour que consagrou a prova em todo o mundo, nem diminui sua dificuldade.

 Sempre com roteiros inéditos, os pilotos não sabem o que irão enfrentar até horas antes da largada. O dia pode ser sob o forte calor do Deserto do Atacama, com suas gigantescas dunas, ou enfrentando o frio e a altitude da Cordilheira dos Andes. Todos esses elementos, somados a alta quilometragem, tornam este um dos maiores desafios do off-road mundial.

 Na edição 2015, a ASO, organizadora da prova, traz de volta a etapa maratona, onde os competidores não podem ter apoio mecânico de suas equipes. "É bem crítico, pois não temos a revisão tradicional no carro. Serão dois dias que passam a ser somados como um, totalizando 1.380 km e 553 km de especiais", explica Guiga. A etapa maratona abrange o 10º e 11º dias, entre as cidades de Calama (CHL) e Termas Rio Hondo (ARG).

 Outras peculiaridades já tiram o sono dos competidores, como o dia mais longo da história, com 1.024 quilômetros, entre as cidades de Termas Rio Hondo e Rosario, na Argentina. Mas é na divisa entre Bolívia e Chile que será realizada a maior especial, com 781 quilômetros, de Uyuni até Iquique. "Estamos com dois carros e com uma equipe bastante experiente que irá nos ajudar a buscar os melhores resultados possíveis", garante Spinelli. O total de especiais do Dakar 2015 é de 4.578 km.

  Equipe Mitsubishi Petrobras

Com uma estrutura de ponta, a Equipe Mitsubishi Petrobras vai para o Rally Dakar com dois ASX Racing, desenvolvidos para enfrentarem as mais adversas situações. É chefiada pelo francês Thierry Viardot, responsável pelos doze títulos da Mitsubishi no Rally Dakar.

 Além de Guiga e Youssef, o time é formado pela experiente dupla portuguesa Carlos Sousa e Paulo Fiuza que, na estreia com o ASX Racing em outubro, venceram o Atacama Rally. "Receber o convite para fazer parte da Equipe Mitsubishi Petrobras foi um grande prazer. Disse ‘sim’ logo de cara. Não só pelo Guiga, mas pelo carro e pelo projeto", comenta Sousa. "Será muito bom estar no Rally Dakar com a Mitsubishi, marca onde obtive conquistas importantes e estive por anos. Sem dúvida, contribuiu muito para o que sou hoje e acho que consegui retribuir a confiança que a marca me deu ao longo dos anos."

 Nascido em Almada, Portugal, esteve durante muitos anos a bordo de veículos Mitsubishi, período em que conquistou seus maiores feitos, como os quatro títulos no Campeonato Português, considerado um dos mais disputados do mundo. Foi também nessa época que alcançou sua melhor posição no Rally Dakar, o quarto lugar na classificação geral.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Elisabete Jacinto de partida para o Africa Race de 2015

A piloto Elisabete Jacinto e os restantes membros da equipa OLEOBAN® já estão na estrada em direção a Motril, no sul de Espanha, onde vão realizar amanhã as verificações administrativas e técnicas para o Africa Eco Race 2015. Como é habitual os participantes portugueses e espanhóis cumprem esta etapa imediatamente antes do embarque para Marrocos, uma exceção que a organização do rali concede aos pilotos ibéricos para que estes possam festejar o Natal em família.

Enquanto os portugueses ainda estão na estrada, os restantes participantes do Africa Race já deram início às formalidades do rali uma vez que se realizam hoje, em Saint Cyprien, as verificações administrativas e técnicas desta prova. Esta bela cidade costeira do Sul de França, localizada junto ao Mar Mediterrâneo, vai acolher mais uma vez a partida daquela que é a maior maratona africana de todo-o-terreno da atualidade e que este ano conta com cerca de 70 participantes. Nesta edição serão cerca de 30 os pilotos que vão cumprir na prova em moto, 30 equipas em automóvel e 10 em camião. 

Para Elisabete Jacinto, o momento da partida para esta corrida é sempre envolto em grandes expectativas. O objetivo principal da equipa consiste em alcançar um lugar de pódio contudo, devido ao enorme nível de competitividade das formações que participam em camião, a piloto sabe que terá pela frente um rali difícil: “Como é costume, o meu entusiasmo é proporcional ao nível de competitividade das equipas presentes. Embora saiba que as probabilidades de ter bons resultados são menores não há dúvida que o prazer é muito maior. Vou para competir. É isso que me anima!”, revelou a piloto Elisabete Jacinto.

 A noite do dia 29 será passada no barco pois toda a comitiva atravessará o mediterrânico em direcção a Nador, já em Marrocos, onde o Africa Eco Race cumprirá a sua primeira etapa a qual decorrerá entre esta cidade e Errachidia.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Benfica com Paulo Gonçalves no Dakar 2015

Piloto português e Sport Lisboa e Benfica apresentaram hoje no Estádio da Luz parceria para a temporada de 2015 

Paulo Gonçalves apresentou hoje no Estádio da Luz a participação no Dakar 2015, prova à qual juntará a parceria institucional do Sport Lisboa e Benfica. O piloto português, Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno em 2013 e Vice-Campeão em 2014, volta a atacar os trilhos sul-americanos com a equipa oficial Honda, desta vez levando as “asas” e o apoio do clube português.

No Domingo, por ocasião do jogo Benfica vs. Gil Vicente, o Sport Lisboa e Benfica apresentou de forma surpreendente aos adeptos a recente parceria com Paulo Gonçalves, tendo o motard português subido aos relvados com a sua Honda CRF 450 Rally para entusiasmo dos cerca de 40.000 adeptos presentes no emblemático Estádio da Luz.

 De olhos postos no Dakar 2015, Paulo Gonçalves partirá já no próximo dia 30 para a Argentina, onde enfrentará pela nona vez a maior e mais dura prova de Todo-o-Terreno do mundo. O objetivo é estar na frente e colocar ajudar a Honda a conquistar a tão desejada vitória final.

 O Rali Dakar 2015 decorrerá de 4 a 17 de Janeiro, com partida e chegada em Buenos Aires, na Argentina, e ainda passagem pela Bolívia e Chile.

Nissan V8 desenvolvida por BAMP para Dakar 2015

Testes bem sucedidos em África deixam equipa otimista 

O projeto lusófono BAMP (Brasil Angola Moçambique Portugal), que consiste no desenvolvimento de uma viatura destinada às principais competições internacionais de todo-o-terreno produzida com a colaboração de empresas, tecnologias e universidades dos quatro países lusófonos, terá a sua primeira versão na próxima edição do Rali Dakar Argentina Bolívia Chile.

 A máquina que será pilotada por Ricardo Leal dos Santos é a Nissan Navara cuja base foi construída pela sul-africana Red-Lined. Com um motor a gasolina V8 de 5025cc, que equipa o Infinity, esta máquina mantém de origem, para além do motor, as transmissões e o diferencial, criados pelo construtor nipónico.

 Já a frente e a traseira da estrutura tubular são novas, com a assinatura BAMP, bem como o roll bar que foi alterado, mantendo-se a estrutura central do chassis e os pontos de ancoramento. Desenvolvidos pela BAMP foram ainda os triângulos, uma nova suspensão, bem como o interior e todo o habitáculo. Com o objetivo de baixar o centro de gravidade da Nissan Navara foram ainda alterados diversos componentes e reposicionados outros. “Foi um trabalho extenso e muito intensivo, já que cerca de um terço do carro foi modificado. Nesta versão para o Dakar 2015 a preocupação foi melhorar sem alterar alguns componentes vitais, cuja resistência não teríamos tempo de testar. Deixámos algumas alterações profundas já equacionadas e estudadas para o próximo ano. Nos testes comprovei que o comportamento do carro, que já era bom de base, foi ainda melhorado; o que me deixa muito otimista para o Dakar”, declara o piloto.

 Quando a máquina chegar à Argentina serão ainda instalados alguns elementos de refrigeração e travões, e será introduzida uma nova admissão de ar ao motor, com peças desenvolvidas pelo Instituto Politécnico de Coimbra – em cujo estudo estiveram envolvidos professores e estudantes, enquadrados no Desafio Universitário promovido pelo BAMP.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude apoia equipas do Africa Race e Dakar

A piloto Elisabete Jacinto foi hoje recebida pelo Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, numa iniciativa que decorre pelo segundo ano consecutivo e que pretendeu evidenciar o apoio por parte do governo aos desportistas portugueses que vão participar nos ralis Africa Eco Race e Dakar Argentina-Bolívia-Chile de 2015.

 Neste encontro a piloto Elisabete Jacinto, acompanhada pelos elementos da sua equipa Marco Cochinho e José Marques, sentiu ser reconhecido o seu trabalho assim como a forma positiva como tem representado Portugal nas diversas competições internacionais em que participa.

 Também os Presidentes da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Manuel Mello Breyner, e da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro, estiveram presentes nesta iniciativa que pretendeu ainda contribuir para a divulgação do todo-o-terreno.

 A piloto portuguesa deixou também uma mensagem de apreço: “agradeço ao Secretário de Estado esta receção. Encaro-a como um forte reconhecimento do nosso trabalho, para além ser um grande incentivo. É um gesto que contribuiu para a divulgação desta modalidade, o que é muito bom uma vez que se vivem tempos difíceis...” comentou Elisabete Jacinto.

 Ainda associado a este evento esteve a campanha “Dê Sangue Salve Vidas” organizada pelo Instituto do Sangue e da Transplantação. A iniciativa foi levada a cabo pelo próprio Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, no sentido de associar a imagem dos pilotos a esta campanha de sensibilização que pretende chamar à atenção dos portugueses para a importância do aumento das colheitas de sangue.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A 15 dias do Rally Dakar, Equipe Mitsubishi Petrobras faz contagem regressiva

De 3 a 17 de janeiro, duplas enfrentarão mais de 9 mil quilômetros a bordo de dois ASX Racing, veículo desenvolvido para competições exigentes 

Faltam apenas 15 dias para o início do maior desafio off-road do mundo, o Rally Dakar. A competição começa dia 3 de janeiro, em Buenos Aires, na Argentina, e percorrerá mais de nove mil quilômetros em terrenos bastante difíceis. As duplas da Equipe Mitsubishi Petrobras estarão a bordo de dois ASX Racing, veículo de competição desenvolvido para encarar as piores condições de terreno.

  "Lançamos o ASX Racing em 2012 e desde então não paramos de trabalhar em evoluções e ajustes. Vencemos o Desafio Inca, o Rally dos Sertões 2014 e o Atacama Rally. Estamos muito felizes com o carro e ansiosos para começar o Dakar", explica o piloto Guiga Spinelli, que correrá ao lado do navegador Youssef Haddad.

 No outro ASX estarão os portugueses Carlos Sousa e Paulo Fiuza, que estrearam pela Equipe no Atacama Rally, em outubro. "Fiquei muito satisfeito com as evoluções feitas até agora no carro. Espero continuar ajudando com minha experiência para o desenvolvimento e acerto dos ASX. Estou otimista", fala Sousa. "Não há Dakar fácil, mas vamos encarar como sempre fizemos", completa Fiuza.

O ASX Racing

Desenvolvido para enfrentar as piores condições nas mais difíceis provas off-road do mundo, o ASX Racing já acumula títulos e conquistas. A tradição da Mitsubishi Motors em quase quatro décadas de pioneirismo e desenvolvimento nas principais provas off-road do planeta resultou em um carro rápido e muito confiável.

 Projetado em parceira entre a Ralliart Brasil e o braço francês dirigido por Thierry Viardot, o veículo da Equipe Mitsubishi Petrobras já subiu ao pódio na primeira competição que participou, o Rally do Marrocos, uma das principais etapas do Campeonato Mundial de Rally Cross-country. O piloto Guilherme Spinelli e o navegador Youssef Haddad conquistaram a terceira posição.

 Meses depois, levaram o título no Desafio Inca, parte do Dakar Series. Já em 2014, a dupla levou mais uma vez o carro ao pódio: venceu o Rally dos Sertões, maior competição off-road do Brasil.

 O ASX Racing tem a mais alta tecnologia de competição. Foi desenvolvido na base de engenharia avançada da Mitsubishi Ralliart Brasil, localizada na França, que é chefiada por Thierry Viardot e capitaneada por Mathieu Parent. Thierry tem uma longa história no off-road e esteve por mais de 27 anos com a equipe Mitsubishi Japão. Foi diretor técnico da Equipe Mitsubishi Japão, projetista e construtor dos carros que venceram por 12 vezes o Rally Dakar.

 Construído com estrutura tubular de aço cromo molibdênio, toda desenvolvida com base na análise CAE (Computer Aided Engineer). A carroceria é feita em fibra de carbono com kevlar®, material extremamente leve e resistente, que resulta em alta performance e excelente distribuição de peso. O câmbio é sequencial de seis marchas e o motor tem potência de 332 HP com 75 kgf.m de torque.

  Equipe Mitsubishi Petrobras

Desde 2012, o carro de competição leva as cores da Petrobras e do Brasil para as principais provas de rali do mundo: Rally Dakar e Rally dos Sertões. Após o título no Rally dos Sertões, a Equipe tem um grande desafio no início de 2015, o Rally Dakar, principal prova off-road do mundo. Além de Guilherme Spinelli e Youssef, o segundo ASX Racing estará com o experiente piloto Carlos Sousa, com uma carreira de mais de 26 anos no rali cross-country, ao lado do navegador Paulo Fiuza.

  "É uma honra muito grande e estou muito feliz em estar na Equipe Mitsubishi Petrobras", disse o piloto português. Ele e Spinelli se conheceram correndo na mesma equipe no Rally Dakar de 2010. Agora somam forças no desenvolvimento dos dois carros que disputarão o Rally Dakar, no início de 2015. "É um piloto que chamo de professor desde que corremos juntos em 2010, uma pessoa que veio somar bastante na nossa equipe pela enorme experiência no Dakar, personalidade muito positiva e profissional e pela excelente performance", descreve Guiga.

  Rally Dakar 2015

O Rally Dakar será entre os dias 3 e 17 de janeiro, com largada e chegada em Buenos Aires. Não é a toa que a prova é considerada uma das mais difíceis e completas. Serão 9.111 quilômetros passando por três países: Argentina, Chile e Bolívia.

 Além de percorrer o Deserto do Atacama, um dos mais desafiadores do mundo, a prova cruza duas vezes a Cordilheira dos Andes, onde a altitude e as baixas temperaturas são os grandes adversários.

 O penúltimo dia será o mais longo da história, com 1.024 quilômetros, entre as cidades de Termas Rio Hondo e Rosario, na Argentina. Mas é na divisa entre Bolívia e Chile que a Equipe Mitsubishi Petrobras enfrentará a maior especial, com 781 quilômetros, de Uyuni até Iquique.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Elisabete Jacinto apresenta época de 2015 no Porto

A equipa OLEOBAN® e a piloto Elisabete Jacinto apresentaram esta manhã no Porto, o seu calendário desportivo para a época de 2015. 

A época desportiva desta equipa portuguesa incidirá mais uma vez em provas internacionais de todo-o-terreno e terá início com o rali Africa Eco Race 2015. Esta competição, organizada uma vez mais por René Mètge, vai ser disputada entre 28 de Dezembro de 2014 e 11 de Janeiro de 2015.

 Elisabete Jacinto participará naquela que é a maior maratona Africana da actualidade, acompanhada pelo navegador José Marques e pelo mecânico Marco Cochinho com o camião de competição MAN TGS que a equipa tem vindo a desenvolver. Desta fazem ainda parte o coordenador Jorge Gil, o condutor Pedro Azevedo e o mecânico Hélder Anjos que prestarão assistência com o MAN KAT.

 A equipa participará ainda no rali de Marrocos que terá lugar de 3 a 9 de Outubro de 2015. A grande novidade poderá consistir no regresso do rali da Tunísia sobre o qual se aguardam notícias em início de Fevereiro que serão divulgadas pela entidade organizadora. A realização deste, que foi o primeiro rali africano de Elisabete, foi suspensa desde 2012 face à grande perturbação politica verificada neste país.

 Na agenda da piloto está também o rali Rallye Aicha des Gazelles. Esta que é a maior prova africana de navegação e uma das maiores do Mundo, atingiu o número record inscrições em 2014 com 160 equipas e cumpre, em 2015, a sua 25ª Edição. Elisabete fará equipa com a belga France Cleves e participará com uma VW Amarok integrada na equipa Volkswagen França com o estatuto de piloto da marca.

 Aos jornalistas no Porto falou sobre as suas expectativas para a próxima época e para o Africa Eco Race: “Parto com vontade de conseguir um lugar no pódio embora reconheça que não vai ser tarefa fácil atendendo ao nível de preparação dos camiões presentes. Ganhar a categoria Camião seria a realização de um velho sonho” declarou Elisabete Jacinto.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Equipa internacional BAMP testou para Dakar 2015

Equipa liderada por Ricardo Leal dos Santos testou nova versão da Nissan Navara V8 

Elementos lusófonos ultimam os preparativos para a grande prova 

Após meses de construção dos seus diversos componentes, produzidos em vários locais, decorreram no calor africano os derradeiros testes da nova versão da Nissan Navara V8 desenvolvida pela equipa BAMP para o mítico Rali Dakar. Toda a equipa marcou presença nos treinos de conjunto preparatórios e os seus elementos regressam agora aos vários países de origem para ultimar os preparativos para a grande maratona sul-americana que se inicia a 4 de Janeiro.

 Ricardo Leal dos Santos, o grande dinamizador deste projecto, irá participar pela 10ª vez no Dakar onde foi o primeiro português a aventurar-se de Quad, já triunfou na categoria solo auto em 2006 e foi ainda piloto oficial da equipa Mini, na edição de 2012, onde venceu a derradeira etapa da prova sul americana.

 Para o co-piloto, o brasileiro Maykel Justo, isso significou regressar a São Paulo, Brasil, de onde é natural. Com uma experiência formada em sete edições do Dakar, onde garantiu sempre um resultado no top 10 e um destacado 4º lugar à geral em 2006, a bordo de um camião, esta será a sua estreia na categoria automóvel.

 Para a angolana Izilda Mussuela, responsável pelos pelouros das Relações Públicas e Logística da equipa, a azáfama é muita. Para a manequim e apresentadora da RTP África será a sua primeira prestação no Rali Dakar.

 Bruno Caminha, brasileiro do Ceará, que tem a seu cargo a condução do camião de assistência técnica está ligado ao todo-o-terreno no Brasil há mais de uma década. É um experiente piloto de competição de camião há já vários anos.

 De referir que o projeto lusófono BAMP consiste no desenvolvimento de um carro de alta competição mediante a colaboração de empresas, tecnologias e universidades do Brasil, Angola, Moçambique e Portugal (resumido no acrónimo BAMP).

South Racing e Neil Woolridge levam Ford Ranger de Federico Villagra ao Dakar 2015

• Second Dakar Rally appearance for former Argentinean WRC star

 • Villagra to team up with co-driver Andrés Memi in South African-built Ford 

• South Racing and Neil Woolridge Motorsport continue partnership 

• Argentine energy company YPF supports Dakar Ford Ranger project 

 • Villagra attracts personal support from Ford Argentina for gruelling rally 

South Racing and Neil Woolridge Motorsport have joined forces with Argentinean rally star Federico Villagra, with support from YPF, and will run a Ford Ranger in January’s Dakar Rally, the world’s most famous off-road motor sport competition. The event starts in Buenos Aires on January 3rd and finishes back in the Argentine capital on January 17th.

 This will be Villagra’s second Dakar appearance and he has attracted personal support from Ford Argentina for the exciting challenge. The former FIA World Rally Championship (WRC) star finished an excellent 12th overall with co-driver Jorge Perez Companc last January and set a fourth quickest time on a tricky stage between Chilecito and San Juan in Argentina. This time around the 45-year-old, from Córdoba, teams up with navigator Andrés Memi.

 Villagra is a well known figure in rallying circles in the WRC and his native Argentina and competed in the former series between 1998 and 2011, achieving two fourth-placed finishes in the Rally of Argentina and the Acropolis Rally in Greece in 2009.

 Nicknamed ‘Coyote’, Villagra has taken part in a wide range of motor sport activities, including Supercross and Motocross, and finished ninth overall in the 2013 Rally of Morocco after taking up cross-country rallying at that year’s Baja Poland. He won a clean sweep of Argentinean rally championship titles between 2001 and 2007 before concentrating more on tackling rounds of the WRC, although he returned to win his domestic series in 2009, 2010 and 2011.

  “After experiencing my first Dakar in January with a very good result, this time I will have the privilege of having the support of YPF and Ford, with the assistance of South Racing and Neil Woolridge Motorsport,” said Villagra.

  “Our objective is to achieve a good result and arrive in Buenos Aires amongst the leading group. Days ago, we had the opportunity to conduct a test with excellent results. The Ranger has unbelievable power and is very docile at high speeds. It feels very stable, mainly across the crests of the dunes and on the dune edges on the way down. 

“Taking part last year has helped me a lot. The findings were important and allow me to find the balance as a driver. It will be very demanding for Andrés and I, but we should both be prepared both physically and mentally.”

 Memi, 45, is an experienced competitor in his own right and has raced motorcycles, cars and even trucks on the Dakar. He is a winner of rounds of Argentina’s Cross-Country Rally Championship and, like Villagra, has considerable experience of racing motorcycles in Motocross and Supercross, skills that are invaluable in reading the dunes and the lie of the land on events like the Dakar Rally. 

Memi tackled the first South American Dakar in 2009 on a motorcycle and finished 29th in the 450 category and has been working in on and off-road driver training in recent years away from the motor sport scene.

 Scott Abraham, team principle of South Racing, will be in charge of event management logistical and servicing arrangements. He and his team are also responsible for ensuring that team members are fully briefed prepared and equipped and that each assistance vehicle and support truck is fitted with the correct equipment, spare parts and supplies.

 Based near Frankfurt in Germany, the young, customer-driven team also has workshops in Portugal and is a partner on the Dakar project with Neil Woolridge Motorsport.

  “We are looking forward to the Dakar immensely. Federico and Andrés completed their final shakedown with the Ford Ranger last week and certainly got to grips well with the car,” says South Racing’s managing director, Scott Abraham.

 According to Abraham, this Dakar will be a real challenge for all the teams. “It will be a tough test, not only for the cars, but also on the service crews who are the heart and soul of the team. I am really proud to have a group of people who are so passionate and committed to the cause. It is a pleasure for us to also be working with such a high level of support from YPF and with Ford Argentina’s assistance with our logistics. They have helped no end in getting the project up and running for Federico and South Racing.”

 Villagra’s Ford Ranger has been designed and built by Neil Woolridge Motorsport, the South Africa-based operation that ran the two factory-backed cars in 2014 in conjunction with South Racing which handled the team’s complex logistical programme.

  “We learned a lot from our first outing on the Dakar Rally in January, and have applied this to developing an even more competitive vehicle for the 2015 event,” says Neil Woolridge, head of Neil Woolridge Motorsport.

  “The experience gained from competing in selected international events and domestic championships with the Ranger throughout this year have enabled us to make a wide range of improvements to the chassis, suspension and performance of the vehicle, and this will be a significant advantage for the team on the 2015 Dakar.”

 In addition to YPF, Villagra’s Dakar programme is supported by suspension and OEM parts company Fric Rot, Brenson (Dealer Ford), Piamontesa and construction company Natania. OMP, Michelin, Rudy Project and Gold Nutrition have provided technical assistance.

  Ford Ranger in Dakar 2014

 Two cross country Ford Rangers made their Dakar debut in 2014 in the hands of Argentina’s Lucio Alvarez and South Africa’s Chris Visser .

 After early delays, Alvarez and his navigator Ronnie Graue climbed back from the rear of the field setting several top 10 stage times on their way to finishing in a highly creditable 22nd overall. Visser and co-driver Japie Badenhorst crashed out of contention on the second day.

  Ford Ranger in 2014 cross country season

 Under the South Racing management a Ford Ranger finished third in the hands of the Hungarian duo of Imre Fodor and Márk Mesterházi in the Hungarian championship, winning two events and an impressive four podium positions.

 The Brazilian pairing of Cristian Baumgart and Beco Andeotti were runners-up in the arduous seven-day Rally dos Sertoes in Brazil at the wheel of an NWM Ford Ranger.

 While building vehicles for customer teams, the Neil Woolridge Motorsport outfit also ran two similar Ford Racing Rangers in the 2014 South African Cross Country Championship, claiming an impressive three wins and from seven events, along with two second places and a third.

  The cross country Ford Ranger

 Villagra’s Ford Ranger was designed and built by Neil Woolridge Motorsport at its South African base in Pietermaritzburg, with assistance from Ford Motor Company’s Global Product Development group and Ford’s SVT Division.

 The cross country version is based on a Ford Ranger 4x4 Double Cab and is homologated in the FIA T1 category. It is powered by an aluminium Ford 5.0-litre V8 engine with twin independent variable cam timing, and delivers approximately 260 kW of power and 560 Nm of torque at 4 100 rpm.

 The body is made of full composite material and the Ranger rides on independent front and rear suspension, twin BOS dampers and front and rear anti-roll bars. The Ranger features Brembo air-cooled front brakes and water-cooled rears. Power is transmitted to the driving wheels by a permanent four-wheel drive system and a Sadev six-speed sequential gearbox.

 The Ranger also benefits from front and rear limited slip differentials, a GKN driveline, Evocorse wheels and Michelin tyres. It has an estimated top speed of 170 km/h and weighs 1975 kg.

  A seventh season for the Dakar in South America 

After running across the African continent since its inception in 1978 until 2007, the Dakar Rally returned to the international sporting calendar in 2009 and takes place in South America for a seventh year in January.

 In excess of two million people are expected to line the streets and attend the ceremonial start in Buenos Aires on January 3rd, before the event treks west across the remote grasslands to the town of Vila Carlos Paz, home of the FIA World Rally Championship event in Argentina and notable for its rock-strewn moonscape-like tracks.

 From the province of Córdoba, the route heads further west towards San Juan on January 5th and then into the foothills of the mighty Andes mountain range and an overnight halt at Chilecito. The Dakar caravan passes the snow line and crosses the spine of the Andes on January 7th and reaches the copper mining town of Copiapó in Chile.

 A punishing passage through the Atacama Desert takes crews from Copiapó to the coastal mining hub of Antofagasta on January 8th and the route drills further into the very north of Chilean mining country and the town of Iquique on January 9th.

 Iquique will host two separate rest days for the car and motorcycle competitors. The event crosses into neighbouring Bolivia for the second successive year and a Marathon stage to the town of Uyuni. Cars will tackle the Marathon stage without service assistance on January 10th/11th and benefit from a rest day on January 12th.

 Race action resumes on January 13th with a special stage between the Pacific coastal town of Iquique and Calama, a small mining hub in the High Atacama overlooked by the towering Chiquicamata copper mine. Teams will re-cross the spine of the Andes into Argentina on January 14th and tackle a stage to the town of Salta.

 The event then passes between Salta and the town of Termas de Rio Honda for the first time on January 15th and then moves on to Argentina’s third largest city, Rosario, on January 16. The final stage takes teams from Rosario in the Santa Fe province and on to the fanfare finish in Buenos Aires on January 17th.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil vence Rally dos Amigos

Com L200 Triton preparadas pela equipe, duplas levam a geral, categoria Protótipos e a Super Production

 A Equipe Mitsubishi Ralliart Brasil encerrou a temporada 2014 de ralis cross-country com chave de ouro. No Rally dos Amigos, realizado este sábado em Avaré, interior de São Paulo, os carros preparados pela equipe ficaram à frente. "Foi uma prova com muita chuva e muita lama. Fechamos o ano com resultados muito bons, fruto da excelente performance dos carros e das duplas", celebra Guilherme Spinelli, diretor da divisão de alta performance da Mitsubishi Motors. "Fico muito satisfeito em ver todos os nossos carros entre os oito primeiros."

Com uma L200 Triton SR, João Franciosi e Rafael Capoani venceram a geral e a categoria Protótipos T1. "Estava muito bom com piso molhado. Nós gostamos de correr assim", conta o navegador. "Foi um ano importante, tivemos um excelente aproveitamento e estamos bem entrosados como dupla e equipe." Também de L200 Triton SR, Romeu Franciosi e Rogério Almeida ficaram em 3º lugar na geral. Já na categoria Super Production, a vitória foi de João Pedro Franciosi e Breno Rezende, com uma L200 Triton ERS. O estreante piloto Tomas Luza, ao lado do navegador André Lucas Munhoz, ficou em 7º na geral.

 Na categoria Pró-Brasil pela primeira vez, com uma L200 Triton SR, Glauber Fontoura e Minae Miyauti - que antes corriam de ERS - ficaram com a segunda colocação. "Foi um dia especial. Garantimos o primeiro lugar na categoria Super Production pelo campeonato Sertões Series", explica Minae. Eles venceram também o Campeonato Brasileiro de rali cross-country invictos. "Que ano maravilhoso! Repleto de histórias incríveis, de vitórias, choros, amigos e risadas", celebra a navegadora, que venceu também a categoria no Rally dos Sertões 2014.

 Guiga Spinelli e Youssef Haddad, com o ASX Racing, da Equipe Mitsubishi Petrobras, resolveram não largar por conta das condições climáticas. "Nossa intenção ao correr o Amigos, como convidados, era nos preparar para o Dakar. Mas o piso estava muito escorregadio e seria muito diferente do que encontraremos. Não nos acrescentaria como treino", explica Spinelli. O Rally Dakar começa dia 3 de janeiro, em Buenos Aires (Argentina).

 Rally dos Amigos - resultados

1º lugar - #304 João Franciosi/Rafael Capoani - Categoria Protótipos - L200 Triton SR
3º lugar - #306 Romeu Franciosi/Rogério Almeida - Categoria Protótipos - L200 Triton SR
5º lugar - #349 João Pedro Franciosi/Breno Rezende - Categoria Super Production - L200 Triton ERS
7º lugar - #321 Tomas Luza/André Lucas Munhoz - Categoria Super Production - L200 Triton ERS
8º lugar - #311 Glauber Fontoura e Minae Miyauti - Categoria Pró-Brasil - L200 Triton SR

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Ralliart Brasil leva seis carros ao Rally dos Amigos, última competição do ano

Parte do Sertões Series, prova encerra o calendário nacional 2014 de ralis cross-country; Guiga e Youssef, com o ASX Racing, participarão como convidados 

A Equipe Ralliart Brasil está pronta para encarar mais um desafio - e o último deste ano. No dia 12 de dezembro, sexta-feira, começa o Rally dos Amigos, em Avaré (SP), tradicional prova que encerra o calendário de provas nacionais de rali cross-country.

 Serão seis carros: uma L200 Triton SR, com Glauber Fontoura e Minae Miyauti, na categoria Pró-Brasil. Outras duas L200 Triton SR, com Romeu Franciosi/Rogério Almeida e João Franciosi/Rafael Capoani, correrão na categoria Protótipos T1, que promete ser muito disputada. "Para nós o Rally dos Amigos é uma prova especial. É técnica e intensa", explica o navegador Capoani. "Vamos em busca de resultado para fechar com chave de ouro esse ano quando nossa maior conquista foi a categoria no Sertões", relembra.

 Na categoria Super Production serão duas L200 Triton ERS, com João Pedro Franciosi, filho de João, ao lado do navegador Breno Rezende. No segundo carro, estará o estreante piloto Tomas Luza, com André Lucas Munhoz. "Sempre tive vontade de correr e pude vir conhecer. Estou ansioso para aprender e ganhar experiência", explica Tomas.

 Já o ASX Racing, da Equipe Mitsubishi Petrobras, com Guiga Spinelli e Youssef Haddad, campeões do Rally dos Sertões 2014, participará da prova como convidado, sem constar no resultado. "Estamos em contagem regressiva para o Rally Dakar, que começa dia 3 de janeiro, e será muito bom correr essa prova para nos mantermos aquecidos. Além disso, é uma felicidade ver que nossa Equipe terá duplas competitivas", comenta Guiga Spinelli, piloto e diretor da Ralliart Brasil.

  Sistema sit&drive

As duplas de pilotos e navegadores correm no sistema de locação sit&drive: a Equipe Ralliart Brasil é responsável pela preparação, logística e manutenção dos veículos antes, durante e depois das provas. Aos competidores, resta estudar a planilha, sentar e acelerar. ´

Equipe Ralliart Brasil

Categoria Protótipos - L200 Triton SR

#304 João Franciosi/Rafael Capoani
#306 Romeu Franciosi/Rogério Almeida

 Categoria Pró-Brasil - L200 Triton SR

#311 Glauber Fontoura e Minae Miyauti

 Categoria Super Production - L200 Triton ERS

#321 Tomas Luza/André Lucas Munhoz
#349 João Pedro Franciosi/Breno Rezende

 Protótipos T1 - ASX Racing

#300 Guiga Spinelli/Youssef Haddad

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

De volta à Mitsubishi, Carlos Sousa estreia com o ASX Racing no Rally Dakar

Com o brasileiro Guilherme Spinelli como companheiro na Equipe Mitsubishi Petrobras, piloto português usará toda sua experiência no mais difícil rali do planeta

 Já são quase 30 anos dedicados ao rali e com uma motivação de quem parece estar indo para sua primeira prova. Este é o piloto Carlos Sousa que, em janeiro, tem um desafio novo em seu vasto currículo: irá disputar o Rally Dakar a bordo do ASX Racing da Equipe Mitsubishi Petrobras, ao lado do navegador português Paulo Fiuza.

 Nascido em Almada, Portugal, esteve durante muitos anos a bordo de veículos Mitsubishi, período em que conquistou seus maiores feitos, como os quatro títulos no Campeonato Português, considerado um dos mais disputados do mundo. Foi também nessa época que alcançou sua melhor posição no Rally Dakar, o quarto lugar na classificação geral.

  "Receber o convite para fazer parte da Equipe Mitsubishi Petrobras foi um grande prazer. Disse ‘sim’ logo de cara. Não só pelo Guiga, mas pelo carro e pelo projeto", comenta Sousa. "Será muito bom estar no Rally Dakar com a Mitsubishi, marca onde obtive conquistas importantes e estive por anos. Sem dúvida, contribuiu muito para o que sou hoje e acho que consegui retribuir a confiança que a marca me deu ao longo dos anos."

 Carlos Sousa acumula 15 participações no Rally Dakar, com 10 vezes no Top-10, além de três no Top-5. Nesses 15 anos, não completou a prova apenas por duas vezes. Sua última façanha foi a vitória na primeira especial do Dakar de 2014.

  Dentro e fora das pistas

Amigos de muitos anos, Sousa e Guiga Spinelli já foram adversários em diversas provas, mas também companheiros de equipe, no Rally Dakar de 2010. "Sem dúvida, o Carlos veio para somar bastante na nossa equipe pela enorme experiência que tem no Dakar, além de uma personalidade muito positiva, profissional e pela excelente performance. É um piloto rápido e seguro", descreve Guiga, que estará ao lado de Youssef Haddad em sua sétima participação no Dakar.

 Com uma vasta experiência, Carlos Sousa também foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do ASX Racing no decorrer de 2014. "A cooperação é mútua. Vou andando e dando minhas impressões e vamos desenvolvendo. Temos um trabalho muito longo pela frente, mas já dá para notar as mudanças no carro. Implantamos uma série de tecnologias novas, mas nosso grande teste será mesmo no Dakar", garante o piloto. A equipe realizou sessões de treinos na França e no Marrocos, nas mesmas condições que irão enfrentar no maior rali do planeta.

 A primeira experiência com o ASX Racing em uma competição não poderia ter sido melhor. Sousa, ao lado do navegador Paulo Fiuza, foi o campeão do Atacama Rally, disputado no Chile, na mesma região onde o Dakar irá passar em janeiro.

 Mas é um trabalho constante, que envolve os escritórios de engenharia avançada da Ralliart Brasil na França e em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. "Queremos desenvolver ainda mais o ASX Racing. É um projeto que vai se estender por um bom tempo. Quanto mais andamos no carro, mais conhecimento conseguimos extrair", explica.

 Para enfrentar uma prova tão dura e exigente, Carlos Sousa mantém uma preparação física durante todo o ano, com treinos diários. "Foi um hábito que adquiri ao longo do tempo. Mas agora, faltando menos de um mês, intensifico essa preparação e até me alimento mais", explica.

  Rally Dakar 2015

O Rally Dakar será entre os dias 3 e 17 de janeiro, com largada e chegada em Buenos Aires. Não é a toa que a prova é considerada uma das mais difíceis e completas. Serão 9.111 quilômetros passando por três países: Argentina, Chile e Bolívia.

 Além de percorrer o Deserto do Atacama, um dos mais desafiadores do mundo, a prova cruza duas vezes a Cordilheira dos Andes, onde a altitude e as baixas temperaturas são os grandes adversários.

 O penúltimo dia será o mais longo da história, com 1.024 quilômetros, entre as cidades de Termas Rio Hondo e Rosario, na Argentina. Mas é na divisa entre Bolívia e Chile que a Equipe Mitsubishi Petrobras enfrentará a maior especial, com 781 quilômetros, de Uyuni até Iquique.

  "O Dakar é uma prova ingrata, mas pelo que fizemos e pelo que andei, penso que conseguiremos manter os dois ASX Racing entre os 10 primeiros. Mas é muito difícil prever alguma, tem muitas equipes novas", afirma.

 A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

DAVID FRÉTIGNÉ NO AFRICA ECO RACE

Últimas notícias: David Frétigné, múltiplo Campeão de França e campeão do Mundo de Enduro, e também um dos melhores pilotos de moto de rali, estará à partida da 7ª edição do Africa Eco Race, ao volante de uma YAMAHA 1200 Super Ténéré. Um grande acontecimento para a prova, que o piloto francês comenta nesta primeira entrevista.

 A ideia de participar no Africa Eco Race já vem do ano passado, mas acabaste por ser obrigado a renunciar à tua participação porque a tua actividade profissional te ocupava o tempo todo. Desta vez tu farás parte da aventura. Como encaras este regresso a África?

 Estou muito contente. Estava com vontade de regressar a África, onde obtive muita experiencia e também me diverti muito. Sentia a falta de tudo isso. Com a moto que vou utilizar, que na realidade não foi desenhada para correr, estarei lá sobretudo para viver uma grande aventura. Reencontrar as pistas típicas de África no meio de paisagens de cortar a respiração. Depois, e sobretudo, chegar ao mítico Lago Rosa é sempre mágico. Tudo isso me faz vibrar e quero reencontrar esse ambiente único.

Como vês o Africa Eco Race?

 Da parte dos colegas que participaram em automóvel ou moto, só ouvi coisas muito positivas. Uma boa organização, um percurso bonito, um bom ambiente e uma corrida com o espirito dos antigos Dakar. Foi isso que me despertou o interesse em participar. Tive de lutar um pouco para juntar o orçamento necessário, pois actualmente é tudo mais difícil. É isso que explica a minha inscrição tardia.

  Vais ter alguma ajuda da YAMAHA?

 Claro que sim. Tive uma grande ajuda da YAMAHA Europa. “Vendi-lhes” o Africa Eco Race e o conceito de regressar a Africa com uma moto que marcou a história de YAMAHA, a Super Ténéré. Tinha uma grande vontade de reacender a chama por este género de aventura com este tipo de moto. O Africa Eco Race criou uma categoria 1200 cc, com um percurso ligeiramente diferente para as grandes motos. Vou testar tudo isso e espero que a minha participação seja proveitosa para a prova, pois penso que este tipo de viagem aventura tem futuro.

  Achas que é um conceito a evoluir?

 Absolutamente. Eu organizo estágios de pilotagem com os proprietários destas grandes motos trail, e há uma verdadeira procura. Estes motards querem os grandes espaços, o deserto, atravessar países, seguir road-books. Não necessariamente em corrida, mas partilhando os bons momentos e o ambiente da competição no bivouac. Penso que o Africa Eco Race poderá ser a prova ideal para este conceito.

  Atravessar as dunas ao volante da YAMAHA Super Ténéré, terá algum interesse desportivo?

Honestamente penso que não é possível atravessar as grandes dunas da Mauritânia, com a moto da maneira como ela está preparada. Penso que o René Metge deverá encontrar algumas soluções ao nível do percurso para a categoria 1200 cc. Mas veremos, e é isso que será interessante.

  O tempo vai ser muito curto até à partida!

 Sim, não vamos ter tempo para nos aborrecer. Estou actualmente em Itália para a preparação da moto. Vai ser uma corrida contra o tempo, mas isso faz parte do desafio. Vou partir somente com o mecânico que desde o início trabalha comigo na Super Ténéré. Encontrámos um lugar num camião de assistência de uma equipa auto. Há uma verdadeira solidariedade que penso ser própria do Africa Eco Race. De qualquer maneira, no dia D estaremos prontos para esta grande aventura africana.

  O facto do Africa Eco Race ser o único rali de todo o terreno a partir de França, ajudou-te a tomar a decisão de participar nele? 

Claro que sim. Conheço muitas pessoas na zona de Saint Cyprien, pois é nesta região que eu treino para os ralis. Também tenho parceiros que vivem na região. Tenho projectos na zona, uma vez que sou proprietário de um grande terreno no Languedoc Roussillion, e quero lá montar um centro de formação. Por isso o facto de o rali partir de Saint Cyprien, influenciou a minha decisão. Mal posso esperar!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Açores receberam Elisabete Jacinto para apresentação de Motor Euro 6

A piloto Elisabete Jacinto esteve este fim-de-semana em Ponta Delgada, nos Açores, onde participou na apresentação do motor Euro 6 no arquipélago. O concessionário MAN dos Açores promoveu esta iniciativa para divulgar os benefícios da utilização desta nova tecnologia na redução do impacto ambiental.

 Dado que a União Europeia decretou uma nova lei para a redução das emissões de veículos comerciais, a norma Euro 6, a MAN desenvolveu soluções de modo a conseguir níveis de emissão de poluentes de camiões e autocarros significativamente reduzidos, contribuindo assim para a eficácia económica máxima e uma maior protecção do meio ambiente.

 O evento contou com a presença de Elisabete Jacinto que deu autógrafos e partilhou com os presentes as histórias vividas em competição onde, muitas vezes, o seu camião MAN TGS é levado ao limite devido às condições extremas de condução que a equipa encontra nas provas em que participa. Elisabete participou também numa sessão de autógrafos organizada pela MAN na bonita cidade de Ponta Delgada.

  "Foi muito agradável voltar aos Açores, uma terra lindíssima, onde o acolhimento é muito caloroso. Estar envolvida na apresentação desta nova tecnologia é contribuir para uma utilização mais responsável deste tipo de veículos", declarou Elisabete Jacinto.

 A equipa OLEOBAN® regressa às competições a bordo do MAN de competição no Africa Eco Race 2015, a próxima prova do calendário da formação portuguesa de todo-o-terreno, que se inicia já no final do mês.

Prolama vence e domina T2

• Pilotos belgas cumpriram estratégia e venceram

 A formação da Prolama Competição na 17ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira, dominou totalmente a competição destinada ás viaturas T2, aquela onde os carros são mais próximos das viaturas de série, demonstrando toda a capacidade que a Nissan Navara Campeã Nacional tem apresentado nos dois últimos anos.

 Sem grandes contratempos, o quinteto da Prolama/CEPSA evoluiu em Fronteira de forma segura, usufruindo de todos os conhecimentos técnicos e logísticos da Equipa Prolama, que voltou a dominar a categoria T2 nas 24 Horas. Pequenas reparações foram sempre executadas com enorme rapidez e no final o 26º posto absoluto e a vitória na categoria T2 foram um justo prémio para a Equipa e para Philip Cracco; Pieter De Backere; Julien Demoynek; Kurt Dujaboyn e Johan Gitsel, que deixaram transparecer no pódio final a satisfação dos vencedores e a vontade de voltar no próximo ano, continuando assim a dar à Prolama um cariz internacional.

 Esta intensão é afirmada por Philip Cracco, piloto experimentado em várias disciplinas do desporto motorizado;“…foi um fim-de-semana sensacional. Adorei participar nesta prova de 24 Horas TT e o nível que encontrei é dos mais interessantes que conheço. O carro e a Equipa estiveram no seu melhor e para mim a vitória T2 é mais do que esperava. Acreditamos que a estratégia da Equipa era a melhor, e o resultado aconteceu. Quero voltar no próximo ano para disfrutar de todo este ambiente …” concluiu.

 Em destaque pela ligação a Fredy Loix, Johan Gitsel seu navegador teve a honra de cumprir o último turno de condução e não escondeu o seu contentamento pelo resultado e pela envolvência do público,“…foi incrível cumprir a ultima volta. A responsabilidade de chegar à meta nesta minha primeira participação só foi ultrapassada pelo resultado final. Muito mais do que esperava. Vencer uma categoria FIA nesta prova é algo fantástico…” estas as palavras de um homem habituado a grandes performances noutras disciplinas.

 Todos os outros três pilotos da formação estavam naturalmente satisfeitos; com Pieter De Backere a referir; “…foi uma prova perfeita com a Equipa a trabalhar na perfeição…” Julien comentou, “ a equipa foi incrível, todos os pequenos problemas foram resolvidos, e o que me impressionou mais foi lote inesgotável de peças que tinham para manter o carro em pista,..” por sua vez Kurt terminava dizendo, “…bilhete marcado para o próximo ano. Foi muito divertido e até eu me senti piloto…”

sábado, 6 de dezembro de 2014

Iveco e FPT Industrial presentes no Dakar 2015

O Team PETRONAS De Rooy Iveco irá participar na próxima edição do Dakar, a mais famosa prova de ‘off-road’ do mundo. Serão três os camiões Iveco oficialmente inscritos na prova, tendo como objectivo a conquista de um lugar no pódio.

 Uma vez mais juntas e prontas para lutar por um lugar no pódio do Dakar 2015, a Iveco e a FPT Industrial irão marcar, de novo, presença no mais exigente rali do mundo – o Dakar – como patrocinadores oficiais do Team PETRONAS De Rooy Iveco. O anúncio foi feito na conferência de imprensa realizada nas instalações da CNH Industrial Village em Turim (Itália) no passado dia 2 de dezembro, perante representantes de diversos órgãos de comunicação social internacionais.

 Durante a manhã discursaram Pierre Lahutte, Presidente da Marca Iveco, Riccardo Buratti, Director de Engenharia de Motores da FPT Industrial e Claudio Pastoris, CEO da Sparco, fornecedor de equipamento de competição a nível global.

Em nome da PETRONAS estiveram presentes Giuseppe D’Arrigo, Director Regional para a Europa, e Andrea Dolfi, Global OEM Liaison & Director de Competição, Pesquisa & Tecnologia. Gerard De Rooy, líder do Team PETRONAS De Rooy Iveco, apresentou os restantes membros da formação e delineou as características principais e desafios da prova de 2015.

 Em linha com as suas identidades aventureiras, as duas marcas do grupo CNH Industrial irão fornecer veículos, peças e motores para a equipa holandesa Team PETRONAS De Rooy Iveco com vista ao próximo Dakar. Pierre Lahutte, Presidente da Marca Iveco, comentou: “2015 representa um marco importante para a Iveco. É o ano que se inicia com o título de ‘Van do Ano Internacional 2015’ que foi atribuído ao nosso Daily por um painel de 23 jurados, jornalistas representantes das maiores publicações internacionais sobre veículos comerciais. É, também, o ano em que celebramos o 40º aniversário da nossa marca. Não haveria maneira melhor de celebrar estes sucessos do que começar o ano novo do que ocupar a primeira posição no pódio do Dakar”.

 A 37ª edição do Dakar – a sétima em solo sul-americano – começará em Buenos Aires (Argentina) a 4 de Janeiro e terminará na mesma cidade no dia 17, após 13 etapas disputadas numa rota em forma de anel. Os 414 veículos inscritos terão de cobrir mais de 9.000 km de estradas, trilhas e dunas, através da Argentina, Chile e Bolívia.

  O Team PETRONAS De Rooy Iveco

Após ter conquistado o 2º lugar na edição de 2014 da prova, o holandês Gerard De Rooy irá liderar, de novo, a equipa, aos comandos de uma versão sleeper-cab da Iveco Powerstar. Aos 34 anos e tendo vencido o Dakar em 2012, o holandês regressa à prova com mais determinação e entusiasmo do que nunca, estando pronto a enfrentar os desafios extremos que o rali apresenta a cada ano.

 Numa segunda Powerstar estará o seu compatriota Hans Stacey, vencedor do Lisboa-Dakar em 2007 e membro do Team PETRONAS De Rooy Iveco desde 2011. O terceiro veículo, um day-cab Trakker Evolution 3, será conduzido pelo piloto espanhol Pep Vila, veterano dos ralis e um histórico no seio da equipa no Dakar.

  Os veículos de competição Iveco: robustez, fiabilidade e performance mesmo nos terrenos mais exigentes

A equipa holandesa contará com três veículos Iveco no Dakar de 2015: duas Powerstar (especificamente, um protótipo Strator construído na Holanda com base num chassis, mecânicas e cabina Iveco, inspirado no Powerstar, fabricado e comercializado pela Iveco Austrália) e um Trakker 4x4, fabricado em Espanha. Para além dos camiões de competição, o Team PETRONAS De Rooy Iveco conta com seis unidades Trakker de apoio e assistência (um 8x8, quatro 6x6 e um 4x4).

 O Iveco Trakker é um veículo de fora de estrada usado em pedreiras, com uma cabine totalmente nova, projectada para melhorar a condução e o conforto a bordo, elementos hoje reconhecidos como essenciais na produtividade e segurança de um veículo. Este veículo pode operar em terrenos acidentados e difíceis, tais como as superfícies que os condutores irão percorrer na América do Sul, apoiando-se em motores Cursor da FPT Industrial, que asseguram potência e fiabilidade. A principal característica do veículo é sua robustez, sendo que cada componente individualmente, logo desde o chassis em aço de elevada resistência, garante uma performance duradoura.

 O Trakker representa o conceito best in class, não só em termos de utilização diária, mas também nos ambientes mais desafiantes, tendo sido projectado para operar sob todas as condições meteorológicas e sobre todos os tipos de terreno, de estradas de terra a trilhas extremas de off-road, garantindo o máximo conforto, segurança e a potência.

 Os veículos estão equipados com três bacquets de competição, dotadas de cintos de segurança e barras de protecção. Possuem caixas de velocidades ZF que garantem desempenho e ergonomia, nelas incluindo-se transmissões manuais Ecosplit de 9 e 16 velocidades, equipadas com um sistema de servo-assistência do tipo servo-shift, que oferece uma experiência de condução mais confortável e segura, e as caixas automáticas Eurotronic de 12 e 16 velocidades, com selector de velocidades incorporado na coluna de direcção, melhorando o conforto do condutor.

 O Dakar representará uma ocasião importante para a Iveco testar a performance dos seus produtos em situação real, pois cada veículo irá ser sujeito a enormes desafios e enfrentar condições extremas, numa oportunidade de se testarem os seus níveis de fiabilidade e de performance.

  Os Motores

Todos os veículos Iveco presentes no Dakar 2015 estarão equipados com motores Cursor 13 da FPT Industrial, que geram até um máximo de 900 cv de potência. Graças à contínua investigação e desenvolvimento, o bloco Cursor 13 de seis cilindros em linha adopta as mais avançadas tecnologias disponíveis, nelas incluindo-se o mais recente sistema de injecção Common Rail HD, que garante pressões até aos 2.200 bar. Estes motores fornecem uma elevada potência, rapidez de resposta e alta densidade de potência, garantindo a máxima robustez e fiabilidade, bem como baixos custos de operação. Para garantir um alto nível de fiabilidade, a FPT Industrial analisa as suas mecânicas ao longo de milhares de horas de testes rigorosos, complementando-os com testes em condições reais, em competições e desafios desportivos extremos, como o Dakar.

  O Dakar 2015

A próxima edição disputar-se-á em três países da América do Sul – Argentina, Chile e Bolívia – entre os dias 4 e 17 de Janeiro. Começará em Buenos Aires (Argentina) e terá um percurso em forma anelar, até se atingir Iquique (Chile), regressando, de novo, à capital argentina. Para além da partida e final da prova, a Argentina irá contar com mais seis especiais. O resto da prova corre-se no Chile, havendo uma etapa na Bolívia, numa rota de 9.000 km que evolui através de uma paisagem de deserto e rochas.

 Tal como no ano passado, serão diferentes os percursos para automóveis, camiões, motos e quadriciclos. Particularizando, a rota dos camiões terá menos 1.000 km de modo a evitar que os veículos pesados passem pelas salinas da Bolívia. Esta decisão também resultou do desejo de se respeitar e proteger o ambiente nesta ao longo desta espectacular como extenuante prova. A presente edição conta com 414 veículos inscritos, entre 164 motos, 138 jipes, 48 quads e 64 camiões, envolvendo 665 pilotos, em representação de 53 países.

  Siga a equipa em www.iveco.com/dakar 

A Iveco está a ultimar os preparativos que irão manter os seus fãs actualizados ao longo de todo o rali, através do portal www.iveco.com/dakar. Ali poder-se-á saber tudo sobre os veículos do Team PETRONAS De Rooy Iveco, desde os preparativos que antecedem a prova, mas também seguir depois, passo a passo, a corrida, fruto das actualizações diárias feitas a partir da América do Sul. O site irá narrar uma jornada realizada na mais difícil e exigente prova de off-road do mundo.

 Publicado em inglês e espanhol, o portal terá actualizações diárias com os resultados alcançados pelo Team PETRONAS De Rooy Iveco’s, para além de outros conteúdos multimédia, obtidos directamente a partir da corrida em si.

 Em complemento, as redes sociais da Equipa – Facebook, Twitter e YouTube – serão actualizadas todos os dias, com todas as novidades da prova, resultados, vídeos e fotos. Há, ainda, uma área dedicada à história da Iveco no Dakar, numa retrospectiva dos sucessos da equipa nas estradas implacáveis de uma competição que, a cada ano, atrai milhões de espectadores.

 Finalmente, a secção “Do Dakar para o seu trabalho” oferece aos clientes Iveco a possibilidade de descobrir todos os conteúdos do modelo Trakker, conhecido por sua fiabilidade no trabalho quotidiano, em locais como pedreiras mas, também, em situações extremas como as do Dakar. Tal confirma que este tipo de evento é uma excelente oportunidade para se testar o desempenho e a fiabilidade do modelo sob condições extremamente desafiantes.

  A Iveco e o seu envolvimento desportivo

O Dakar é parte da bem mais abrangente estratégia de comunicação da Iveco, marca que, tendo em conta a sua forte identidade internacional e a contínua busca de iniciativas que correspondam com a sua vitalidade e energia, manteve sempre laços estreitos com o mundo da competição. O envolvimento da Iveco no Dakar reforça a forte ligação da marca com os principais nomes do desporto internacional. Entre as mais recentes colaborações inclui-se uma vasta gama de iniciativas desportivas, incluindo uma parceria com a formação australiana All Blacks, campeã da Taça do Mundo de Rugby, e o papel da Iveco como Fornecedora Oficial de equipa de competição da Ferrari.

  Dakar 2015 – A Equipa

  Iveco nº 501
Gerard De Rooy – Piloto (Holanda)
Jurgen Damen – Navegador (Bélgica)
Darek Rodewald – Mecânico (Holanda)

  Iveco nº 504
Hans Stacey – Piloto (Holanda)
Serge Bruynkens – Navegador (Bélgica)
Bernard der Kinderen – Mecânico (Holanda)

  Iveco nº 509
Pep Vila Driver – Piloto (Espanha)
Xavi Colome Roqueta – Navegador (Espanha)
Michel Huisman – Mecânico (Holanda)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

2 carros à partida das 24 Horas TT de Fronteira, dois carros à chegada!

Foi assim que a Santinho Mendes Competição terminou a época de 2014 e logo com um pódium na Promoção A, conseguido pelos Pilotos Santinho Mendes, José Perdigão e António Vilela aos comandos do Toyota Rav4 que apesar das suas poucas alterações se revelou extremamente fiável, rodando cerca de 22 horas sem qualquer problema mecânico, hora a que a bomba de água cedeu e teve que ser substituída fazendo a equipa cair de 29º à geral para o quadragésimo lugar final.

 Não fosse este problema e o resultado seria bem melhor na estreia em Fronteira de José Perdigão e António Vilela que adoraram “a experiência, apesar das muitas dificuldades apresentadas por uma pista muito degradada, que obrigou a andar com o carro “ao colo” para o trazermos até final, ainda assim, foi um prazer Pilotar ao lado do Nosso Ídolo e Amigo Santinho Mendes e para o ano cá estaremos”.

 Santinho Mendes que aos 74 anos continua com uma rapidez e regularidade impressionantes partilha da mesma opinião dos colegas e acrescenta que “foi muito bom, o piso escorregava bastante e proporcionou momentos bem divertidos, infelizmente com a passagem dos carros a pista degradou-se rapidamente e a partir daí tivemos que ter cuidados para não estragar nada no carro que está quase de série”.

 Arrancando de 26º, José Mendes levou rapidamente o Opel Tigra V8 até ao 15º Lugar logo nas primeiras voltas. Com a pista a degradar-se muito e rapidamente, a equipa que além de José Mendes, ainda tinha Vitor Mendes e Carlos Bexiga a dividir a condução do Tigra com o numero 9 nas portas, optou por uma toada mais cautelosa de modo a evitar as muitas armadilhas que iam aparecendo volta a volta. Mesmo assim, e fruto da muita agua e lama acumulada na pista, problemas primeiro de alternador e depois de motor de arranque atiraram a equipa para um lugar fora dos 30 primeiros. Foi necessário um forcing final para entrar de novo no TOP 30 acabando por garantir o 27º lugar à Geral. 

No final da corrida os Pilotos de Abrantes foram unânimes ao afirmar que “de todos os anos em que participámos nesta prova, este foi o pior de todos em termos de condições da pista, que esteve sempre muito dura e degradada piorando a cada volta, além dessas adversidades ainda lutámos com alguns problemas mecânicos que nos foram atrasando, sendo este o resultado possível que no entanto é muito positivo. Queremos enaltecer o excelente trabalho de toda a equipa que deu tudo o que tinha para atingirmos os objetivos propostos.”

RED BULL KTM RALLY FACTORY RACING: PREPARADOS PARA O DAKAR

The Red Bull KTM Rally Factory Racing Team is making its final preparations for the 2015 Dakar Rally and can reveal this year’s team livery for multi-time Dakar winner and this year’s Cross Country Rallies World champion Marc Coma, 2014 Dakar runner-up Jordi Viladoms, along with Ruben Faria and Sam Sunderland.

 The team’s recent test held a few weeks ago was deemed a success, as adjustments were made ready for the prestigious race, which begins on January 4th 2015. With a new KTM 450 RALLY factory machine launched just ahead of this year’s event, in which Marc Coma and Jordi Viladoms went on to take the top two positions, the team has twelve months more experience with its race bike and only minor refinements have been made in preparation for the most important race of the year for the rally squad.

 Coma has had a superb season, as he took victory in the Cross-Country Rallies World Championship with consistently strong performances to add to his extensive accolade, which includes four Dakar wins. The Spanish-ace is once again meticulously preparing everything for the 2015 edition of the race with one intention, to continue KTM’s 13 consecutive Dakar wins for another year. He is joined again by fellow countryman Viladoms, who had nearly no preparation on the KTM machine last year and has been able to build on his runner-up success while having a real preparation for the 2015 rally with the entire KTM team.

 Unfortunately for Ruben Faria, who was ruled out of last year’s event in the early stages, his preparations have been more difficult, as a shoulder injury has thwarted his progress in recent weeks. The Portuguese rider expects to be at full fitness ahead of the Dakar race. Finally, the team apprentice and British star Sam Sunderland has had a strong preparation for this year’s rally with good results during the year, despite some injury niggles, and he will be looking to extend his results as he learns from his colleagues after taking a stage win in the 2014 Dakar.

 Additional KTM factory supported riders 

 There are also other notable contenders aboard KTM machinery with Polish rider Jakub Przygonski (Orlen Team) continuing to work with the factory team, and Dakar-beginners Austrian Matthias Walkner (Betsafe KTM Rally Factory Racing Team), and Australian Toby Price (KTM Rally Factory Racing Team) looking to embark on their first South American rally journey.

 Alex Doringer (KTM Rally Team Manager): “We have a strong team again, and now a year on working with the bike, which we know is already proven, we have a lot of confidence again for this rally. For sure it’s one of the most difficult races in the world and anything can happen, but we are ready. We have of course a lot of experience in the team, and now with Sam on board we can look at the future. It’s always a busy time as we make these final preparations, but we are happy with the progress and looking forward to getting to the start line in January.”

  Dakar 2015

The rally begins in Argentina in Buenos Aires and navigates over 9000km of a variety of terrain and altitudes through Chile, Bolivia and back into Argentina. It’s a massive test of endurance for both man and machine, with the calculations, speed, navigation comprised with the physical and mental test that riders take on each day. Anything can happen during the race, which takes place over 14 days including one rest day, and the Red Bull KTM Rally Factory Racing Team is looking to fend off the competition once again for victory.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Africa Race 2015 promete aventura

A equipa OLEOBAN® está quase pronta para mais uma participação no Sonangol Africa Eco Race, a 7ª edição daquela que é a maior maratona africana de todo-o-terreno da atualidade. Pela sexta vez consecutiva, a formação portuguesa composta por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho, apresenta-se à partida deste rali que este ano, segundo a organização, vai contar com um número recorde de inscritos.

 O diretor da prova, René Metge, já anunciou as grandes novidades do percurso para 2015, onde a principal inovação será a realização de uma etapa suplementar na Mauritânia que terá um traçado completamente novo, assim como o regresso a Atar e Chinguetti, lugares emblemáticos das grandes maratonas africanas. Para além disso, a organização revelou ainda que esta edição será uma das mais complexas, uma vez que o terreno sofreu grandes alterações devido às tempestades que assolaram Marrocos e a Mauritânia.

 A equipa OLEOBAN®, a bordo do seu MAN TGS de competição, vai percorrer ao longo de 13 dias as duras pistas Marroquinas e as difíceis dunas da Mauritânia até chegar ao Senegal, país onde se disputa a etapa de consagração do rali que se realiza junto às margens do mítico Lago Rosa, em Dacar. No total serão cumpridas 12 etapas, cinco em Marrocos, seis na Mauritânia e uma no Senegal, perfazendo um total de 5800 quilómetros. Sendo este o mais desafiante rali de toda a época da formação portuguesa, Elisabete Jacinto considera que: “este ano estão reunidas as condições para que este ano o rali seja uma verdadeira aventura”. 

O Africa Eco Race começa no dia 28 de Dezembro em Saint Cyprien, no sul de França, onde se realizam as habituais verificações técnicas e administrativas. No dia 29 a caravana parte em direção a Motril no sul de Espanha e inicia a primeira etapa no dia 30 de Dezembro, já no norte de África. A prova terá o seu dia de descanso em Dakla, no Sul de Marrocos, e termina no dia 11 de Janeiro em Dacar.

X-Raid preparada para o Dakar

• Team-building week on Tenerife 

• Technical training in Trebur 

• Zhou Yong to drive a MINI ALL4 Racing in the Dakar Rally 2015 

Just 32 more days to go and the waiting finally will be over. Then, the drivers will start into the first stage of the 2015 Dakar Rally! While the vehicles already are on their way to South America, the drivers and co-drivers just have executed special trainings to be perfectly prepared when starting into the season highlight. At first, a team-building week held in mid-November on Tenerife was supposed made for the necessary team spirit. And right afterwards, the pairings travelled to the workshop in Trebur. There they trained and practiced on the cars to be able to change some parts of the MIINI ALL4 Racing themselves if it doing so should prove to be necessary.

 The Dakar also is a team sport: at first glance, every vehicle seems to be fighting for the win on its own but if you want to be successful in the gruelling desert rally you also need the support of your team-mates. If you get stuck, for instance, the team-mate can be your resort. And this year, the team work will be of particular significance as the rally will feature a marathon stage for the first time in several years. In Bolivia, the teams will have to cope with a night without their mechanics, with the only help allowed being the one of the competitors.

 To offer the drivers the chance of getting to know each other better, a team-building week was held on Tenerife. In a finca located in Northern Tenerife, the drivers and co-drivers lived together for several days, cooked together and worked out together. The programme comprised canyoning, mountain biking, sailing, a mountain hike and dancing! “We had a lot of fun together,” reveals Konstantin Zhiltsov, Vladimir Vasilyev’s co-driver. “During the rallies, we haven’t got many opportunities for talking to one another in a relaxed atmosphere. But during the team week, we spend a lot of time together and have the chance of getting to know each another better.” 

From Tenerife, the line-up travelled right to Trebur. During the stages, the crews should be able to repair their cars themselves, in the case of certain problems. Therefore, the training programme featured – inter alia – lessons dealing with the engine or the removal and fitting of spare parts. For this kind of incidents, the MINI ALL4 Racing vehicles have got tools and certain spare parts such as wishbones aboard.” Should something go wrong, during a stage, the drivers have to cope with a lot of pressure and stress,” explains X-raid engineer Joan Navarro. “If they have practiced changing parts in advance they will approach the problem with a more relaxed attitude and consequently will be quicker.”

In the meantime, drivers and co-drivers are back home and are continuing their Dakar preparations on their own. To acclimatise and complete the final preparations before the Dakar is started, they all will travel to Argentina in late December. In the morning of 03rd January, 2015, the MINI ALL4 Racing cars have to pass the scrutineering and in the evening, they will be presented the fans on the start podium in front of the Casa Rosada.

 In the Argentinean capital Buenos Aires a tenth MINI ALL4 Racing will cross the start podium in front of the president’s palace. Chinese Yong Zhou already competed in the last edition of the Dakar in a MINI and managed to reach the finish as 31st. In 2013 he won the Grand China Rally, which he finished in 4th position this year.