domingo, 30 de novembro de 2014

As reacções do três primeiros

Leia as declarações dos três primeiros classificados na 17ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira. 

Primeiro classificado - Jean Brochard - Caze Nissan Buggy nº 27

  “Vencemos o campeonato francês e tínhamos sido segundos nas 24 Horas de Paris. Esta vitória é o final de época perfeito para nós. Ainda por cima, há dois anos capotei este mesmo carro na curva do final da recta da meta após a primeira volta ao circuito. Tenho imagens de todos os lados do carro porque os fotógrafos ainda estavam lá por causa da partida. Agora foi muito diferente. A nossa estratégia foi procurarmos divertir-nos ao máximo. Não tivemos qualquer problema. Só parámos para trocar de pilotos, de pneus e para reabastecer. Foi muito bom. A prova foi bastante dura pois a pista estava muito difícil, com imensa água e o piso degradado.”

 Segundo classificado - Mário Andrade - A.C. Nissan Proto nº 22

  “Tenho muita pena que não tenhamos conseguido vencer. Fizemos tudo tecnicamente para correr bem. Mandámos fazer peças à medida para não termos problemas e acabámos por ter de substituir algumas novas por velhas para acabar. Fomos buscar o segundo lugar a punho. Agora tenho de cá voltar como piloto. Queria entregar isto ao meu filho e ao meu cunhado mas ainda não é desta. Quero muito alcançar as cinco vitórias em Fronteira. É uma prova especial. Pessoas de todo o país vieram ter comigo, alguns ofereceram-me garrafas de vinho. São de uma simpatia enorme. É uma mentalidade que não se encontra noutra disciplina. É fabuloso. E o ACP está, de novo, de parabéns pela excelente organização e por ter tido casa cheia.”

 Terceiro classificado - Luís Dias - Propulsion Oryx

  “A nossa classificação nos treinos não foi nada de especial. Não consegui uma volta limpa. Apanhei sempre bandeiras amarelas e carros parados na pista. Assim, adoptámos uma estratégia em que a nossa principal preocupação era passar intactos a fase do arranque e não só o conseguimos como ainda subimos três posições. Depois disso foi só rolar. Nas últimas duas horas de prova tivemos de andar ao ataque porque tínhamos o lugar no pódio em perigo. Nunca tinha feito uma prova em Fronteira tão difícil. A pista estava muito complicada, mas até por isso o resultado sabe melhor.”

Bruno Oliveira vence e assegura “vice” no Desafio Total Mazda 2014

A equipa de Bruno Oliveira/Rui Lopes/Rui Neves/Miguel Costa esteve em evidencia na 17ª edição ao vencer de forma categórica entre os concorrentes do Desafio Total Mazda. O piloto do Team Açores tinha objectivos bem definidos para este derradeiro embate do ano e se é verdade que chegar ao 2º lugar no final da temporada era importante, não é menos certo que a equipa também queria vencer em Fronteira, resultado que começou a construir desde o arranque das 24 Horas.

 Com um prova quase isenta de problemas no Mazda Proto com silhueta CX-5 com as cores da Hydraplan, Bruno Oliveira venceu esta derradeira prova do Desafio Total Mazda 2014, à custa “de uma rigorosa gestão da corrida. Não cometemos erros, mantivemos o andamento mesmo nas alturas mais complicadas, tivemos poucas paragens forçadas e isso acabou por se reflectir no final. Foi uma prova dura mais muito interessante e que representa um excelente final de temporada, que, ainda para mais, me coloca na posição de “vice-campeão”. Estou muito contente a nível pessoal, mas também pelo trabalho dos meus colegas pilotos e da equipa técnica, cujo trabalho realizado antes e durante a prova nos permitiu atingir os objectivos.”

Depois de terem passado pela liderança do Desafio em Fronteira, logo após as primeiras 12 horas de prova, Carlos Pinto/Miguel Sanchez/Pedro Marcelo/Ruben Henriques viram parte considerável do seu esforço esfumar-se com um acidente já a meio da manhã de hoje. Após rebentar-se um pneu e de terem ficado sem travões a meio da noite, um encontro imediato “com uma pedra de grandes dimensões, quase nos colocava fora de prova. Felizmente conseguimos recuperar o radiador e mesmo com algum tempo perdido na “boxe” voltámos à pista e garantimos o segundo lugar. Foi uma prova muito dura, com imensas peripécias, mas a verdade é que terminámos o ano com um excelente segundo lugar aqui em Fronteira. Esta foi, sem dúvida, uma época fantástica e toda a minha equipa está de parabéns”, afirmava, radiante, Carlos Pinto.

 Desta feita a sorte esteve sempre arredada da equipa liderada por Etelvino Carvalho. Se as primeiras 12 horas tinham sido atribuladas, a segunda metade da prova não correu melhor à formação alentejana – formada ainda por Henrique Menezes, Paulo Gomes, Tiago Avelar e José Porto. Depois de algumas crises mecânicas resolvidas ainda durante a noite, foi já durante a manhã que um acidente no final da recta da meta – que culminou com o arrancar da roda da frente direita do Mazda Proto – atrasou em definitivo a formação “esta foi uma prova muito difícil para nós. Aconteceu-nos de tudo. O tempo que perdemos parados na boxe foi determinante. Face a anos anteriores esta nossa presença em Fronteira foi dramática, tantos foram os obstáculos que tivemos que ultrapassar. Já ao cair do pano um problema de aquecimento do motor obrigou-nos mesmo a abandonar,” esclareceu no final Etelvino Carvalho, resignado pelo facto de não ter conseguido chegar ao final desta edição das 24 Horas de Fronteira.

 Completa que está a temporada de 2014, o Desafio Total Mazda regressará dentro de alguns meses para mais época que se antevê muito participada e plena de emoção.

  Classificação Final 24 Horas de Fronteira:

1º Bruno Oliveira/Rui Lopes/Rui Neves /Luis Costa, 72 voltas
2º Carlos Pinto/Miguel Sanchez/Pedro Marcelo/Ruben Henriques, a 4v

  Classificação Final Desafio Total Mazda 2014

1º Carlos Pinto, 129
2º Bruno Oliveira, 93
 3º Etelvino Carvalho, 43,5 pontos

Caze Nissan Buggy de Jean Brochard vence as 24 Horas TT Vila de Fronteira

Caze Nissan Buggy de Jean Brochard vence as 24 Horas TT Vila de Fronteira A equipa de Jean Brochard, Stéphane Santucci, Mickael Caze e Thierry Charbonnier é a grande vencedora da 17ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira. A formação do Caze Nissan Buggy liderou durante toda a segunda metade da corrida e foi a primeira a ver a bandeira de xadrez. No segundo lugar ficou o A.C. Nissan Proto de Mário Andrade, Alexandre Andrade, Charvot Florent, Cédric Duple e Stéphane Duple, enquanto Jean Chevrier, Philippe Berruier, Bertrand Vincendeau e Luís Dias concluíram a maratona com o Propulsion Oryx no último lugar do pódio.A equipa liderada por Jean Brochard foi a que mais quilómetros percorreu ao Terródromo de Fronteira. As 96 voltas equivalem a um total de 1632 km. Com três estreantes a subirem ao primeiro posto da classificação final, Thierry Charbonnier foi o único a beber, de novo, o champanhe da vitória, depois de ter ganho em 2008.Mário Andrade, por seu turno, continua a ser o piloto com mais triunfos em Fronteira mas não cumpriu o objectivo desta participação, que passava por obter a quinta vitória em 17 edições da maratona de TT do Automóvel Club de Portugal. A equipa atrasou-se quando a transmissão do protótipo se partiu e este teve de ser rebocado para as boxes onde foi reparado. Nesse processo, a equipa perdeu as duas voltas a que ficou do primeiro lugar.A corrida teve apenas dois líderes. A Sports & You, que dominou os treinos livres e cronometrados, e ficou na frente da classificação logo desde os primeiros metros, e a formação de Brochard. Um rolamento gripado numa roda do JMS BMC-Evo2 fez com que a equipa que ganhou em 2013 cedesse essa posição apenas temporariamente. O atraso irremediável aconteceu mais tarde. Depois da passagem pela 12ª hora de competição, a caixa de velocidades do protótipo quebrou-se e os técnicos da Sports & You tiveram quase uma hora para a substituírem. António Coimbra, Luís Silva, José Pedro Fontes, Miguel Barbosa e Pedro Bianchi Prata iniciaram nova recuperação na pista mas a pouco mais de duas horas do fim, a suspensão do carro cedeu e a desistência foi inevitável.A quarta posição foi para o Nemesis de Stéphane Barbry, Georges Lansac e Serge Finkelstein que venceu a categoria T1. A melhor equipa totalmente lusa foi a da Nissan Navara pilotada por Vítor Conceição, Tiago Rodrigues, João Carvalho e Nuno Pires. A formação não só conseguiu um lugar entre os dez primeiros, com o nono posto, como venceu a categoria Promoção C. Entre as viaturas com especificações mais próximas dos modelos de série, a categoria T2, a vitória foi para a Prolama Competição. Philip Cracco, Pieter De Backere, Julien Demoynek, Kurt Dujaboyn e Johan Gitsel venceram a classe com uma Nissan Navara e concluíram as 24 Horas TT Vila de Fronteira no 28º lugar absoluto. A equipa de Jean Brochard, Stéphane Santucci, Mickael Caze e Thierry Charbonnier é a grande vencedora da 17ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira. A formação do Caze Nissan Buggy liderou durante toda a segunda metade da corrida e foi a primeira a ver a bandeira de xadrez. No segundo lugar ficou o A.C. Nissan Proto de Mário Andrade, Alexandre Andrade, Charvot Florent, Cédric Duple e Stéphane Duple, enquanto Jean Chevrier, Philippe Berruier, Bertrand Vincendeau e Luís Dias concluíram a maratona com o Propulsion Oryx no último lugar do pódio.

A equipa liderada por Jean Brochard foi a que mais quilómetros percorreu ao Terródromo de Fronteira. As 96 voltas equivalem a um total de 1632 km. Com três estreantes a subirem ao primeiro posto da classificação final, Thierry Charbonnier foi o único a beber, de novo, o champanhe da vitória, depois de ter ganho em 2008.

 Mário Andrade, por seu turno, continua a ser o piloto com mais triunfos em Fronteira mas não cumpriu o objectivo desta participação, que passava por obter a quinta vitória em 17 edições da maratona de TT do Automóvel Club de Portugal. A equipa atrasou-se quando a transmissão do protótipo se partiu e este teve de ser rebocado para as boxes onde foi reparado. Nesse processo, a equipa perdeu as duas voltas a que ficou do primeiro lugar.

 A corrida teve apenas dois líderes. A Sports & You, que dominou os treinos livres e cronometrados, e ficou na frente da classificação logo desde os primeiros metros, e a formação de Brochard. Um rolamento gripado numa roda do JMS BMC-Evo2 fez com que a equipa que ganhou em 2013 cedesse essa posição apenas temporariamente. O atraso irremediável aconteceu mais tarde. Depois da passagem pela 12ª hora de competição, a caixa de velocidades do protótipo quebrou-se e os técnicos da Sports & You tiveram quase uma hora para a substituírem. António Coimbra, Luís Silva, José Pedro Fontes, Miguel Barbosa e Pedro Bianchi Prata iniciaram nova recuperação na pista mas a pouco mais de duas horas do fim, a suspensão do carro cedeu e a desistência foi inevitável.

 A quarta posição foi para o Nemesis de Stéphane Barbry, Georges Lansac e Serge Finkelstein que venceu a categoria T1. A melhor equipa totalmente lusa foi a da Nissan Navara pilotada por Vítor Conceição, Tiago Rodrigues, João Carvalho e Nuno Pires. A formação não só conseguiu um lugar entre os dez primeiros, com o nono posto, como venceu a categoria Promoção C. Entre as viaturas com especificações mais próximas dos modelos de série, a categoria T2, a vitória foi para a Prolama Competição. Philip Cracco, Pieter De Backere, Julien Demoynek, Kurt Dujaboyn e Johan Gitsel venceram a classe com uma Nissan Navara e concluíram as 24 Horas TT Vila de Fronteira no 28º lugar absoluto.

Bruno Oliveira lidera ao cabo das primeiras 12 Horas

Está cumprida a primeira metade da “maratona” de Fronteira

 Completa que está a primeira metade da edição das 24 horas de Fronteira, entre os concorrentes do Desafio Total Mazda a luta continua bem acesa e lá na frente esta um dos envolvidos na luta pelo título de “vice-campeão”, Bruno Oliveira. O piloto do Team Açores que alinha em Fronteira acompanhado por Rui Neves, Miguel Costa e Rui Lopes, assumiu desde cedo o comando da classificação do Desafio, posição que vem mantendo sem sobressaltos.

 Visivelmente satisfeito com o resultado à 12ª Hora (que lhe permite somar 12,5 dos 50 pontos em disputa aqui em Fronteira), Bruno Oliveira referia que “temos gerido cuidadosamente o andamento, sem correr riscos e isso tem-nos permitido manter uma toada bastante regular, sem paragens imprevistas. Além de um problema recorrente de embaciamento do pára-brisas e da quebra de um tubo de travão, foram 12 horas muito calmas, sem sobressaltos de maior e isso acaba por reflectir-se na classificação.”

 O já “campeão” de 2014 do Desafio Total Mazda, Carlos Pinto é, para já, o segundo melhor, sendo que o Mazda Proto que neste prova é guiado também por Miguel Sanchez, Pedro Marcelo e Ruben Henriques não tem revelado problemas de maior e: “apenas tivemos que reparar um pequeno problema com o selector da caixa de transferências. Ultrapassada a crise de ontem com a alimentação do motor, o carro voltou a andar normalmente e estamos a fazer uma prova bastante regular”, esclarecia Carlos Pinto.

 Menos afortunado tem estado Etelvino Carvalho que já se viu forçado a três longas paragens, que o fizeram perder algumas voltas na fase inicial da prova. “Já tivemos que trocar o “intercooler” e mais adiante fomos travados pela quebra do diferencial dianteiro. Depois de cair a noite, o relé da rampa de faróis adicionais queimou e perdemos algum tempo para resolver o assunto. De qualquer modo, estamos apostados em recuperar e conseguir um bom resultado,” afirmou Etelvino Carvalho, que faz equipa em Fronteira com Tiago Avelar, José Porto, Henrique Menezes e Paulo Gomes.

  Classificação Após 12 Horas:

1º (28º) Bruno Oliveira/Rui Lopes/Rui Neves /Luis Costa, 39v (+12,5 Pontos)
2º (32º) Carlos Pinto/Miguel Sanchez/Pedro Marcelo/Ruben Henriques, -1v (+ 9 pontos)
2º (47º) Etelvino Carvalho/Henrique Menezes/Paulo Gomes/Tiago Avelar/José Porto, -5v (+ 7,5 pontos)

sábado, 29 de novembro de 2014

Prolama lidera T2

• Philip Cracco, realiza melhor tempo da Categoria T2 

Começou da melhor forma a participação da Prolama Competição na 17ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira, ao colocar a Nissan Pick-Up T2 Campeã Nacional na Pole Position da categoria T2, que reúne as viaturas de produção corrente. O primeiro dia de actividade na pista de Fronteira foi aproveitado pela equipa para dar a conhecer aos cinco pilotos Belgas que vão defender as côres da PROLAMA / CEPSA a pista e o desempenho da viatura. Assim, Philip Cracco; Pieter De Backere; Julien Demoynek; Kurt Dujaboyn e Johan Gitsel, foram realizando algumas voltas ao circuito sem qualquer pressão de realizar qualquer registo importante.

 Essa tarefa foi entregue a Philip Cracco, que realizou um excelente tempo, que coloca a equipa na liderança da classificação T2, referindo no final do seu desempenho: “…foi muito bom. O carro dá confiança e é muito previsível, apenas senti alguns problemas com concorrentes mais lentos que atrapalharam um pouco a minha volta lançada, mas o resultado é interessante e vamos guardar todas as forças para acorrida…” concluiu.

 Em destaque ainda a presença de Johan Gitsel, navegador do bem conhecido piloto Belga Fredy Loix, que está em Fronteira com a Prolama para disputar pela primeira vez a prova; “…os meus Amigos falaram-me muito bem desta competição e cá estou para viver por dentro as emoções deste evento, onde pretendo divertir-me e ajudar toda a equipa a terminar a corrida…” estas as palavras de homem habituado a grandes performances noutras disciplinas.

 Todos os outros três pilotos da formação cumpriram na perfeição o que foi pedido pela Equipa, o que levou Carlos Silva a comentar no final dos treinos; “…correu muito bem este primeiro dia de competição, com o objectivo traçado perfeitamente cumprido. Os nossos pilotos perceberam tudo o que lhe foi pedido, e acredito que temos uma formação homogénea que nos vai permitir gerir a corrida com a estratégia delineada…” reforçou no final dizendo; “… a revisão após os treinos está concluída e a Nissan pronta para a partida…”

 A corrida tem inicio pelas 14 horas de amanhã ( Sábado) e vai desenrolar-se durante 24 Horas pelos trilhos enlameados do Terródromo de Fronteira.

Etelvino Carvalho assegura “pole” entre os Mazda do Desafio

Está ao rubro a luta pelo segundo lugar no Desafio Total Mazda 2014. Com o título já entregue a Carlos Pinto, toda a atenção está centrada na disputa pelo vice-campeonato, na qual os protagonistas são Bruno Oliveira e Etelvino Carvalho. Pois foi o piloto alentejano, acompanhado por Henrique Menezes, Paulo Gomes, Tiago Avelar, José Porto que levou a melhor numa tarde maioritariamente seca, mas em que a chuva, já no final da sessão, acabou por impossibilitar melhoria nos tempos.

 No final da sessão, Etelvino Carvalho esclarecia que “correu bastante bem, mas sem exageros. Apanhámos muitos carros em pista e isso atrasou-me bastante. Foi o Tiago Avelar que fez o nosso melhor tempo! Amanhã é que é importante andar bem e estar concentrado!!!”

 Fazendo equipa com Rui Lopes Rui Neves e Luís Costa, mas sendo ele o piloto a pontuar para o Desafio, Bruno Oliveira foi o segundo melhor, ele que rodou “muito pouco e tentando evitar problemas, a pista estava cheia de carros e às tantas começou a chover, portanto nada mais havia a fazer. Isto foi apenas um aperitivo e para mim serviu essencialmente para tentar perceber as reacções do carro, que é muito diferente do meu.”

Vencedor antecipado do Desafio 2014, Carlos Pinto apresenta-se em Fronteira com vontade de fazer um bom resultado, mas a sessão cronometrada da equipa da qual fazem parte também Pedro Marcelo, Miguel Sanchez e Ruben Henriques não correu de feição e o terceiro tempo do Desafio foi inevitável: “tivemos uma crise com uma válvula do sistema de injecção e o carro estava sistematicamente a falhar. Face a isto era impossível fazer melhor. De qualquer modo, estamos numa prova de 24 horas, há muito para andar...”

O arranque da prova está agendado para amanhã às 13h00.

  Classificação dos treinos cronometrados:

1º (35º) Etelvino Carvalho/Henrique Menezes/Paulo Gomes/Tiago Avelar/José Porto, 12m57,77
2º (39º) Bruno Oliveira/Rui Lopes/Rui Neves /Luis Costa, 13m08,65
 3º (67º) Carlos Pinto/Miguel Sanchez/Pedro Marcelo/Ruben Henriques, 14m05,11s

Desafio entra no 8º ano em 2015

No Nacional de Todo-o-Terreno 

A Mazda Motor de Portugal irá apostar, pelo 8º ano consecutivo, na iniciativa monomarca que se mantém como singular no panorama do todo-o-terreno nacional. O sucesso e exposição que este troféu de enorme competitividade lhe garante são factores suficientes para a sua manutenção nesta disciplina, como explica José Santos, Director de Após Venda e Desenvolvimento de Rede da Mazda Motor de Portugal e Responsável do Desafio Total/Mazda.

  “É crescente a aceitação que o Desafio tem obtido ao longo dos primeiros sete anos, quer no domínio desportivo, com lutas acesas pelos lugares de topo da categoria e, algumas vezes, integradas nas lutas à geral, mas também junto do público, que acarinha e incentiva os nossos pilotos à sua passagem,” refere este responsável, chamando, também, a atenção para o facto de “a Mazda continuar a ser a única marca automóvel envolvida oficialmente no todo-o-terreno nacional, levando a cabo um troféu da sua responsabilidade”.

 Em destaque na edição do próximo do Desafio irão estar as diferentes silhuetas Mazda que, segundo o regulamento em vigor, os Mazda Proto inscritos poderão assumir, muito em particular para os que surgirem com o ‘kit’ CX-5 disponibilizado este ano e que resultou nos atractivos modelos conduzidos por Bruno Oliveira e também, desde o início do mês em Portalegre, por Rui Lopes. Em princípio tudo indica que possam ser quatro as unidades CX-5 a colorir o Desafio do próximo ano, complementando as mais comuns, mas robustas e fiáveis, ‘pick-up’ BT-50 que também vierem a ser utilizadas e que têm estado presentes desde a edição original deste troféu, em 2008.

 Demais informações, nomeadamente em termos de potenciais acertos de pormenor no regulamento, pacote de prémios e calendário de provas, serão prestadas aquando da entrega de prémios do Desafio Total/Mazda 2014, que irá consagrar como vencedores Carlos Pinto e o seu navegador Miguel Sanchez. “Garantidos irão estar o equilíbrio da competição, cativante para todos e a custos controlados,” acrescenta aquele responsável.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Um Póquer de Cinco Ases

José Pedro Fontes, Miguel Barbosa, António Coimbra, Luís Silva e ainda Bianchi Prata: é esta a cartada que a equipa Sports & You irá jogar na edição de 2014 das 24 Horas TT Vila de Fronteira, jornada de todo-o-terreno que habitualmente encerra a temporada de fora de estrada no nosso país.

 Os primeiros quatro ases estão ali para defender a vitória obtida na edição passada, fazendo-o este ano em conjunto com Bianchi Prata, piloto também ele já vencedor de duas edições, as inaugurais da prova (1998 e 1999), completando esta cartada da Sports & You. Uma estrutura que está a preparar um JMS - BMC Evo 2, em tudo semelhante ao ‘buggy’ usado na pretérita edição e que tão bom resultado lhes garantiu.

 Um grupo coeso e perfeito conhecedor do Terródromo de Fronteira, numa organização do ACP Motorsport, preparado para ultrapassar da melhor forma as dificuldades e as surpresas que se escondem a cada ponto do circuito, que se tornam ainda mais significativas caso as condições atmosféricas se mostrem adversas. Outra questão passará por lidar com uma centena de veículos inscritos em pista, nomeadamente no arranque e que, ao longo da prova, se irão espalhar pelos cerca de 16 km do traçado alentejano. Acrescente-se que Coimbra, Silva e Fontes contam com outra vitória no seu palmarés, em conjunto na edição de 2010, um ‘bis’ que Barbosa quererá também para si este ano.

 Desta forma, a equipa Sports & You joga uma cartada importante no encerramento de um ano pleno de sucessos, já que conquistou os Campeonatos Nacionais de Ralis e Velocidade e ainda o Vice-Campeonato de Todo-o-Terreno.

 No que se refere à prova, o arranque para a pista está marcado para as 10h00 de 6ªF (28 Novembro), altura em que a formação da Sports & You terá o primeiro contacto com o terreno, num total de 50 minutos de treinos livres. A sua posição na grelha definir-se-á ao longo das três horas dos Treinos Cronometrados (das 14h00 às 17h00), a que se segue nova sessão livre (das 17h15 às 18h30) para se ultimarem as afinações para a prova. As 24 Horas TT Vila de Fronteira disputam-se entre as 14h00 de Sábado (dia 29) e a mesma hora de Domingo (dia 30), consagrando-se os vencedores numa cerimónia de um pódio que o póquer de ases quererá ocupar, de novo, o seu degrau mais alto.

Bruno Oliveira e Etelvino Carvalho decidem posição de ‘Vice’ em Fronteira

Decididos que estão os títulos deste ano do Desafio Total Mazda – Carlos Pinto garantiu o de Pilotos na Baja Portalegre 500, tal como o seu navegador Miguel Sanchez o fez na sua categoria – resta disputar a derradeira prova do ano, temporada que se encerra, como é hábito, com as 24 Horas TT Vila de Fronteira. Uma jornada que contará com três Mazda Proto à partida, para se discutir o restante escalonamento de Condutores, e que tem várias particularidades, a começar pelos próprios pilotos inscritos. Estarão presentes três – Carlos Pinto, Bruno Oliveira, Etelvino Carvalho.

 Partindo com o título antecipadamente no bolso, Carlos Pinto estará livre de pressões e irá concentrar-se em dar o seu melhor de modo a realizar uma prova memorável, naturalmente apostando na vitória entre os seus pares ao volante do seu Mazda Proto, que conta com o apoio do concessionário Hydraplan.

 Já Bruno Oliveira, vencedor em Portalegre, ascendendo, com isso, ao 2º lugar provisório da tabela dos condutores, irá integrar uma formação que conta com Rui Lopes (que não poderá pontuar). Até à data seu adversário neste troféu, Lopes abdica, assim, da sua pontuação, pois de acordo com o regulamento apenas pontua um piloto por viatura. Uma dupla que contará ainda com a prestação de Rui Neves para a ajudar nos objectivos e, também, o apoio da Hydraplan presente.

 O terceiro Mazda Proto em prova será o de Etelvino Carvalho (Elpídio & Horácio), piloto que depois de ter ostentado o título de 2013, quererá minimizar as perdas, buscando a vitória em Fronteira e o 2º lugar na edição deste ano do Desafio.

 À data, a contabilidade do Desafio Total Mazda 2014 apresenta Carlos Pinto com uns já inacessíveis 93 pontos, Bruno Oliveira com 43 e Etelvino Carvalho com 36, ele que saiu de Portalegre em branco. Apenas 7 pontos separam, por isso, estes dois últimos nomes, uma diferença que, numa prova que vale duas pontuações (num total de 50), significa praticamente nada.

 Mas até neste particular a edição deste ano das 24 Horas Vila de Fronteira tem uma especificidade, nomeadamente na atribuição dos pontos: à passagem das primeiras 12 horas são dados 12,5 pontos a quem liderar o Desafio à altura, 9 pontos ao piloto que estiver em 2º e 7,5 pontos ao 3º classificado, para no final da prova serem atribuídos 37,5 pontos ao vencedor, 27 ao 2º classificado e 22,5 pontos ao 3º.

 São, assim, vários os cenários possíveis para se concluir quem secundará Carlos Pinto no escalonamento final do Desafio Total Mazda 2014, inédita iniciativa da Mazda Motor Portugal e da Total (marca da Cepsa Portuguesa), numa prova de resistência tradicionalmente muito dura para as mecânicas e desgastante para os pilotos. Note-se que os pilotos de suporte de cada equipa não marcam pontos.

  As 24 Horas de Fronteira em resumo 

À semelhança de edições anteriores desta festa de encerramento do todo-o-terreno nacional a cargo do ACP Motorsport, serão uma constante as lutas e os imponderáveis ao longo dos 16 km do Terródromo de Fronteira, pista desenhada no interior alentejano, com o frio e a chuva esperadas.

 Na 6ªF (28 Novembro) realizam-se duas sessões livres (10h00/11h50 e 17h15/18h30) entrecortadas pelos Treinos Cronometrados (14h00/17h00). As 24 Horas TT Vila de Fronteira disputam-se, depois, entre as 14h00 de Sábado (dia 29) e a mesma hora de Domingo (dia 30). As cerimónias de pódio e consagração dos vencedores das várias categorias, incluindo o Desafio Total Mazda 2014, estão agendadas para cerca de uma hora mais tarde, pelas 15h15.

Classificações do Desafio Total/Mazda 2014 (Provisórias) 

Pilotos: ‘Campeão’ Carlos Pinto, 93 pontos (4 provas); 2º Bruno Oliveira, 43 pontos (4 provas); 3º Etelvino Carvalho, 36 pontos (4 provas); 4º Pedro Dias da Silva, 0 pontos (4 provas). Não classificado*: Rui Lopes, 15 pontos (2 provas).

  Navegadores: ‘Campeão’ Miguel Sanchez, 93 pontos (4 provas); 2º Valter Cardoso, 36 pontos (4 provas); 3º Vânia Paím, 18 pontos (3 provas).

  Não Classificados*: Paulo Marques 25 pontos (1 prova); Francisco Cabral, 15 pontos (2 provas); Pedro Colaço, 0 pontos (2 provas); Mário Castro, 0 pontos (1 prova); e Jorge Conde, 0 pontos (1 prova).

Dupla Vangest na grande festa do TT

- Rita Oliveira partilha o volante do Polaris 1000 com João Rato 

- Carlos Oliveira em estreia absoluta de UTV 

Num ano marcado por diversas estreias, a participação da equipa Vangest nas 3 Horas TT Vila de Fronteira apresenta muitas e interessantes novidades. Rita Oliveira, que no seu primeiro ano como piloto se sagrou vencedora da Taça das Senhoras da competição UTV/Buggy do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, vai marcar presença nesta jornada que, pelo terceiro ano consecutivo, se realiza no Terródromo Vila de Fronteira.

 A piloto da equipa Vangest irá desta vez repartir os comandos do Polaris RZR 1000, preparado pela Filipe Sport, com o seu habitual navegador João Rato que, enquanto piloto, é detentor num palmarés recheado de triunfos nas 24 Horas TT, onde soma já nove participações.

 Estreia absoluta é a de Carlos Oliveira que, não só vai pilotar pela primeira vez em competição um UTV, como vai também pela primeira vez disputar uma corrida com licença da Federação de Motociclismo.

 Para Rita Oliveira “esta é uma corrida completamente diferente das que fiz ao longo do ano e onde irei estar pela primeira vez sozinha no meu Polaris. Vou fazer os treinos com o João, para aprender a pista, mas depois irei fazer o meu turno de condução por minha conta. Acima de tudo espero terminar a corrida e divertir-me. Há o aliciante extra de ir competir, numa mesma corrida, com o meu pai, o que acontece pela primeira vez”, refere Rita Oliveira.

 Os treinos para as 3 Horas TT Vila de Fronteira tem lugar na 6ª feira dia 28 a partir do meio-dia enquanto a corrida se desenrolar no Sábado entre as 8 e as 11 horas da manhã.

Hélder Oliveira estreia DEpieres Proto 2RM na grande festa do todo-o-terreno

Depois de três provas disputadas no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o DEpieres Proto 2RM terá pela frente, no próximo fim-de-semana, um duro teste que será simultaneamente uma excelente oportunidade para dar passos significativos na sua evolução. A máquina contruída pela DEpieres Competição e pilotada por Helder Oliveira vai estar na vila alentejana de Fronteira para disputar as famosas 24 H TT, competição internacional onde participam mais de uma centena de equipas e cerca de 400 pilotos.

 O piloto de Barcelos, que já triunfou na edição de 2001, irá partilhar o volante do DEpieres Proto 2RM com Fabricio Lopes, Pedro Ferreira, um quarto piloto ainda não indicado e ainda Fernando Santos, o “pai” deste imponente e vistoso protótipo de duas rodas motrizes, nesta que é a 17ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira e para a qual são esperados cerca de 30 a 40 mil espectadores. 

Para Helder Oliveira esta é “a minha 12ª participação numa longa e dura maratona de todo-o-terreno internacional, que alia espetáculo e festa a um enorme desafio tanto para pilotos como para máquinas. Será um importante teste para o DEpieres Proto 2RM numa corrida que pelas suas características muito particulares nos permite ir retificando e corrigindo alguns aspetos mecânicos de uma máquina que está a dar os primeiros passos na competição e que tem uma concepção técnica diferente dos anteriores projetos do Fernando. Quero contribuir para o seu desenvolvimento e ao mesmo tempo divertir-me nesta magnífica festa alentejana de final de temporada”.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

BOMCAR acelera em Fronteira na 17ª edição

Fronteira marcará mais um fecho de temporada do todo-o-terreno, como sempre num ambiente muito especial. 

Para esta 17ª edição da mítica prova que assinala todos os anos, desde 1998, o final da época do Todo-o-Terreno nacional e que conta sempre com grande afluência de formações estrangeiras, estão 98 equipas inscritas, num total de cerca de 400 pilotos.

 Tendo como base os 17 km do Terródromo da Vila de Fronteira, a edição de 2014 irá contar com três equipas associadas ao concessionário da BMW/Mini de Coimbra e Leiria – BOMCAR.

 Estas três equipas irão participar na prova raínha do todo-o-terreno nacional com três NISSAN NAVARA mais uma vez preparadas e assistidas pela equipa de Nelson Falardo, “Fera Racing”.

 A chefiar a equipa com o número 55 estará o piloto Mario Duarte, estando a cargo de Sérgio Brites chefiar a equipa 51.

 As equipas BOMCAR voltarão a participar este ano com uma motivação que vai mais além da paixão pelo todo-terreno, apoiando como sempre a “ASSOCIAÇÃO TUDO POR UM SORRISO” e acrescentando este ano a associação “Make a Wish”.

 Além destes apoios de carácter social, a equipa IDEALMED/BOMCAR, com o número 56, contará também com o apoio da HP, CaetanoGLASS e Diário de Coimbra.

  “TUDO POR UM SORRISO é um projeto que parte do princípio de simplicidade: oferecer sorrisos a crianças. E quantos mais sorrisos melhor. Queremos que se juntem a nós, apadrinhando uma criança e oferecendo um presente neste Natal. Queremos que connosco façam a diferença! Basta aceder à nossa página do facebook e solicitar a lista de crianças.” Filipe Nascimento, piloto, gestor e co-fundador da Associação, sedeada em Cascais.

 Nesta 17ª edição, aos comandos da Nissan Navara 3.0, com o número 56, estarão pela BOMCAR, Filipe Nascimento, Miguel Casaca, Rui Lopes, Luis Prazeres e Luis Hortet, navegados por Frederico Nunes. Depois de terem concluído com bastante êxito a edição do ano passado, o objetivo principal é chegar ao fim da mais dura prova de resistência no todo-o-terreno nacional… cumprindo a 24ª hora seja em que lugar for….

domingo, 23 de novembro de 2014

Prolama em duas frentes

• Formação Belga aos comandos da Nissan T2 

• Rui Sousa/ João Carvalho de regresso às 3 Horas TT 

A Prolama Competição estará em grande destaque na 17ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira, ao colocar em pista a Nissan Pick-Up T2 Campeã Nacional e Ibérica, para uma formação internacional de cinco pilotos oriundos da Bélgica.

 Tomando por base a enorme fiabilidade da Nissan utilizada por Alexandre Franco nos dois últimos anos, um grupo de cinco Amigos Belgas, Philip Cracco; Pieter De Backere; Julien Demoynek; Kurt Dujaboyn e Johan Gitsel, vão participar em Fronteira tendo por principal objectivo terminar a prova e entrar na luta pela classificação da Categoria T2.

 Nas últimas semanas o trabalho que os técnicos da Prolama tem desenvolvido visa a transformação específica para uma prova com estas características e todos os componentes revistos de forma a um desempenho ao melhor nível, pelo que os níveis de ansiedade são já muito elevados, esperando uma boa prestação da equipa que levará nas portas o Nº 59

 De regresso à competição nos Buggy, está Rui Sousa, que uma vez mais vai pilotar o Dazon de João Carvalho, defendendo as cores da Prolama, da Cepsa e da Coeptum, numa prova que se espera muito competitiva. A lista de 25 viaturas inscrita é suficiente para proporcionar luta acesa pela vitória. O Dazon Nº 213 da equipa tem sofrido algumas alterações, depois da Baja de Portalegre, e espera-se em forma para este desafio, conforme palavras de Rui Sousa; “…vamos atacar a fundo para vencer. O carro tem demonstrado rapidez suficiente para entrar na luta dos primeiros e acredito que este ano podemos vencer. Tanto eu como o João Carvalho estamos preparados para dar luta e proporcionar enorme espectáculo para o numeroso público que estar em Fronteira. Na corrida principal teremos a Nissan dos nossos pilotos Belgas e iremos trabalhar para que possam cumprir os seus objectivos…” concluiu o piloto da CEPSA.

 O fim-de-semana desportivo tem inicio na próxima 6ª feira com os treinos cronometrados a partir das 12:00h, e depois no Sábado a corrida de 3 Horas destinadas aos Bugys/UTV com partida agendada para as 8:00h , a que se segue a partida das 24 Horas TT ás 14:00h, com animação garantida durante as 24 Horas que terminam no Domingo pelas 14:00horas locais,

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Miguel Barbosa apresenta Pit Stop

“Pit Stop” é o nome do novo programa semanal da RTP dedicado ao mundo automóvel. 

Um programa que arranca amanhã, Sábado dia 22 de Novembro e no qual Miguel Barbosa é um dos elementos do trio de apresentação composto ainda por Jorge Gabriel e Patricia Bull.

 As gravações começaram no início deste mês, no Vidago e para o piloto do BP Ultimate Vodafone Team, atual Campeão Nacional de Velocidade, este está a ser um desafio muito aliciante.

  “Estou muito entusiasmado com este novo desafio. Se os automóveis já faziam parte da minha vida todo este processo de preparar e lançar um programa de televisão é uma novidade. Tenho dois excelentes parceiros e espero que gostem…” explica Miguel Barbosa

 Horários:

 RTP Informação:

 Estreia:

 11:10 Sábado

 Repetições:

 20:30 Sábado
17:30 Domingo
15:30 e 20:30 Quinta-feira
15:30 e 20:30 e 03:00 Sexta-feira

 RTP 2:

 23:00 Quinta-feira
23:00 Sexta-feira
00:10 Sábado

 O programa pode também ser visto na RTP Internacional e na RTP África

João Rato regressa a dobrar

Depois de um ano, em que navegou Rita Oliveira no Polaris do Team Vangest/Filipe Sport, João Rato prepara-se para estar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira em duas frentes.

 João Rato estará presente ao volante do Polaris RZR 1000, do Team Vangest/Filipe Sport, nas 3 Horas de Buggy/UTV e ao volante do Bowler, do Team SmartPro, nas 24 Horas TT Vila de Fronteira.

 Durante as 3 horas de Buggy/UTV, João Rato repartirá a condução com a campeã nacional Rita Oliveira e durante as 24 Horas o Portalegrense dividirá o volante do Bowle Wildcat com Paulo Pinto, Pedro Velosa e Filipe Correia.

  “Esta será a primeira vez que vou competir numa prova de Buggy e estou muito expectante. Foi um ano diferente, no qual naveguei a Rita e alcançamos os objectivos aos quais nos propusemos. Agora, vamos para Fronteira com o objectivo de nos divertirmos e queremos alcançar o melhor resultado possível, para comemorarmos da melhor forma o título de campeã nacional da Rita.”

 Depois de, na anterior edição, ter alcançado o 5º lugar da classificação geral, ter sido a 1ª equipa portuguesa, 1º Promoção C e 1º Desafio Mazda, João Rato fará novamente equipa com Paulo Pinto, mentor do projecto, e pela primeira vez farão parte da equipa o conhecido navegador Pedro Velosa e Filipe Correia da ParedeCar.

  “No ano passado conseguimos alcançar um excelente resultado e partimos para esta edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira com o objectivo de alcançarmos um Top 10. Volto a ter o Paulo Pinto ao meu lado, que foi a pessoa que idealizou todo o projecto e me convidou para o integrar. Agradeço mais uma vez ao Paulo, porque vai ser uma oportunidade fantástica uma vez que vou participar nas duas frentes (automóveis e buggys). Temos também o privilégio de ter o Pedro Velosa e o Filipe Correia na nossa equipa. O Pedro Velosa traz bastantes conhecimentos que nos poderão ajudar ao longo das 24 Horas e o Filipe Correia tem uma enorme experiência em termos de mecânica e dos Bowler, que serão uma mais-valia para nós.”

As 24 Horas TT de Fronteira terão início no próximo dia 27 de Novembro com as verificações administrativas e técnicas, prosseguindo dia 28 com os treinos livres e cronometrados, estando a partida para a prova marcada para as 14 horas de sábado, dia 29. As 3 Horas TT Vila de Fronteira, competição em circuito para UTV e Buggy, terão lugar no próximo dia 28 de Novembro antecedendo as míticas 24 Horas TT realizada no terródromo da vila alentejana.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ricardo Leal dos Santos no Dakar com a nova Nissan V8

Projeto BAMP encabeçado pelo piloto português associa-se à Sul-africana Red-Lined Motorsports, empresa fabricante da Nissan V8 de todo o terreno, para desenvolver um carro de alta competição para o Rali Dakar

 A nova Nissan está de regresso à competição de todo o terreno no Rali Dakar com a Navara V8 de motor 5.024 cc. Trata-se de uma evolução do antigo modelo que conquistou vários sucessos para a marca nipónica no Dakar onde contou com alguns dos mais conceituados pilotos mundiais de TT. Este regresso é feito em parceria com o projeto BAMP, uma equipa que une pilotos, estrutura técnica bem como estudantes dos países lusófonos Brasil, Angola, Moçambique e Portugal (resumidos no acrónimo BAMP).

 Terence Marsh, proprietário da Red-Lined Motorsports fala sobre a parceria: “O projeto BAMP é para nós uma ótima plataforma para apresentar o nosso carro de corrida Nissan na que é a maior prova de todo o terreno do mundo.” E explica: “A nova Nissan Navara apetrechada com o motor V8 foi desenhada para as especificidades do Rali Dakar, tendo sido desenvolvida e testada na África do Sul ao longo dos últimos dois anos. Agora com o know-how adicional do Ricardo Leal dos Santos e a sua equipa, estamos entusiasmados com a possibilidade de internacionalizar o carro”.

 Ricardo Leal dos Santos acrescenta: “Já estávamos a desenvolver o projeto BAMP quando surgiu o convite de parceria com a Red-Lined Motorsports e este modelo da Nissan, que muito me entusiasmou. Aliando esta Nissan V8 com o nosso background de Dakar, temos em mãos um grande programa centrado no desenvolvimento mecânico do carro, que é uma das minhas paixões, mas que envolve muitas mais áreas de intervenção. É muito desafiante, com o pouco tempo antes do primeiro Dakar, mas simultaneamente é muito empolgante”. 

A equipa internacional procede com o trabalho nas suas múltiplas vertentes para a estreia no Rali Dakar 2015. De uma vasta equipa e complexa logística, o camião exclusivo da equipa já está pronto e parte hoje rumo à Argentina, estando o processo de desenvolvimento do veículo a ser executado nos cinco países, com produção de peças em Lisboa e em São Paulo e os treinos finais agendados para Moçambique.

Únicos brasileiros nos carros, dupla Guiga / Youssef está pronta para os 9.111 km do Rally Dakar

A bordo do ASX Racing da Equipe Mitsubishi Petrobras, piloto e navegador terão um grande desafio passando por três países, cruzando a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama

Partindo de Buenos Aires (ARG) no dia 4 de janeiro de 2015, os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad levam as cores do Brasil em seu ASX Racing para o maior desafio off-road do planeta, o Rally Dakar. Serão a única dupla do país a disputar a prova nos carros.

  "É uma grande responsabilidade. Mas vamos enfrentar todos os outros países e todas as outras equipes para representar o Brasil da melhor forma possível", destaca Guiga Spinelli, que vai para a sua 7ª participação no maior rali do mundo.

 O Rally Dakar terá 9.111 quilômetros passando por três países: Argentina, Chile e Bolívia. O penúltimo dia será o mais longo da história, com 1.024 quilômetros, entre as cidades de Termas Rio Hondo e Rosario, na Argentina.

 Mas é na divisa entre Bolívia e Chile que a Equipe Mitsubishi Petrobras enfrentará a maior especial, com 781 quilômetros, de Uyuni até Iquique. "Estamos com dois carros e com uma equipe bastante experiente que irá nos ajudar a buscar os melhores resultados possíveis", garante Spinelli. O total de especiais do Dakar 2015 é de 4.578 km.

 A grande novidade na Equipe Mitsubishi Petrobras para este ano é a estreia dos portugueses Carlos Sousa e Paulo Fiuza, que tem grande experiência e um currículo invejável no rali cross-country. Com o ASX Racing, acabaram de vencer o Atacama Rally, disputado na mesma região por onde passa o Dakar. "Estamos preparados, não só no carro, mas também toda a equipe e as duplas. E teremos ao nosso lado os experientes Carlos e Paulo, com quem poderemos trocar informações diariamente para aperfeiçoar nosso ritmo", empolga-se Youssef.

 Disputado no Chile, a prova foi usada pela Equipe Mitsubishi Petrobras como um grande laboratório para adequar o ASX Racing às provas em deserto e testar as novas configurações feitas após o título no Rally dos Sertões.

 Além de percorrer o Deserto do Atacama, um dos mais desafiadores do mundo, a prova cruza duas vezes a Cordilheira dos Andes, onde a altitude e as baixas temperaturas são os grandes adversários.

  "A altitude é sempre uma situação bem crítica para os carros e para as duplas. Mas já fizemos uma configuração prévia", adianta Guiga. "Pela primeira vez teremos uma etapa maratona. É um dia bem crítico, onde não temos a equipe para fazer a revisão tradicional no carro. Serão dois dias que passam a ser somados como um, totalizando 1.380 km e 553 km de especiais", explica. A etapa maratona abrange o 10º e 11º dias, entre as cidades de Calama (CHL) e Termas Rio Hondo (ARG).

 Além de Guiga e Youssef, o Brasil terá Jean Azevedo nas motos, André Suguita nos quadriciclos e Maykel Justo como navegador de um piloto português. "É uma pena o Brasil ter tão poucos competidores no Dakar, mas isso nos dá ainda mais motivação para representarmos bem o nosso País", lamenta Guiga. A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, Axalta e Protune.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

RUBEN FARIA CONSIDERA QUE DAKAR 2015 SERÁ EXIGENTE

Tal como todos os participantes no Dakar 2015 Ruben Faria ficou hoje a conhecer o percurso da prova sul-americana. A apresentação oficial do traçado definitivo da prova decorreu esta manhã no Pavilhão Gabriel junto aos Campos Elísios em Paris. Foi como é hábito o director de prova, Étienne Lavigne, quem apresentou o traçado, que levará a caravana ao longo de 14 dias a percorrer quase 9.300 quilómetros entre a Argentina, Bolivia e Chile. Do total de quilómetros agendados para os 13 dias de competição quase 4.800 serão cronometrados e serão muitos os sectores de elevada altitude, acima dos 3.600 metros, a enfrentar por todos os pilotos.

 Para Ruben Faria o desenho do traçado não o surpreende e é muito semelhante a anteriores edições, mas no entanto apenas alguns dias antes do arranque da maratona será revelado o traçado definitivo. Depois de uma primeira análise o piloto da KTM confirma que será novamente um Dakar exigente.

  ‘Depois de ter visto este desenho fica claro que a primeira semana será bastante exigente. Vamos atravessar os Andes e encontrar muitas pistas a altitudes elevadas e isso pode ser muito complicado para os pilotos como já vimos no ano passado. Ao mesmo tempo as especiais iniciar na Argentina deverão ser muito rápidas e isso vai obrigar a um ritmo forte desde o início mas sem cometer erros porque uma queda a alta velocidade pode significar o final da prova.’ 

Mas se a primeira semana tem os seus pontos altos, a segunda metade dos 13 dias de competição serão ainda mais duros...’Garantidamente. Temos duas especiais maratona com elevada quilometragem na segunda semana de prova que serão com toda a certeza decisivas para o resultado final. Vamos ter seguramente uma prova muito dura.’

 Ruben Faria faz assim uma primeira antevisão ao Dakar 2015, ele que está ainda a recuperar da fractura na clavícula direita sofrida na Baja de Portalegre no início do mês, recuperação essa que não coloca em risco a sua presença em Buenos Aires no arranque da prova a 4 de Janeiro próximo.

  ‘A recuperação está a decorrer com normalidade e sem qualquer problema até ao momento. Naturalmente que fiquei impedido de poder treinar da forma que mais desejava, mas alterei o meu plano de trabalho e continuo a preparar-me para o Dakar. Em breve poderei retomar os treinos com moto e vou estar em Buenos Aires preparado para lutar pelos meus objectivos, que passam por estar nos três primeiros no final da corrida.’

 Ruben Faria é o piloto português com melhor resultado na prova sul-americana depois de ter sido segundo classificado em 2013, já então aos comandos da KTM oficial, equipa que continuará a representar em mais uma participação na prova.

Detalhes do Dakar 2015 revelados

Team HRC was in attendance today in Paris, for the official presentation of the forthcoming 2015 edition of the Rally Dakar due to head out from Buenos Aires on January 4. The world's toughest race looks set to be even more demanding than usual for both bikes and riders. 

The Gabriel Pavilion in Paris’ famous Champs-Elysees played host to the gathering of aspiring victors in the countdown to the next Rally Dakar, with Team HRC among them.

 Joan Barreda, Hélder Rodrigues and Laia Sanz attended the French capital to represent Team HRC and to get the skinny on what looks set to be one of the most gruelling, as well as one of the closest and hardest-fought races in years.

 Étienne Lavigne, Dakar Race Director, indicated that altitude will be one of the race’s predominant factors, as the route will involve several stretches above 3,600 metres. The total race length will be 9,295 km, of which 4,752 km – over half – will be timed special.

 Some of the new features presented by Lavigne include two marathon stages, both set for the second week, after the rest-day in Iquique (Chile).

Martino Bianchi: Today was a really impressive presentation of the Dakar 2015. The course will be very tough, especially with the two marathon stages, both very long and really close to each other in the race. I think that it will be a very interesting Dakar for all the competitors. Also Argentina, Chile and Bolivia will be very welcoming and accommodating to all the competitors. Team HRC is all ready for what is a very important target for us. We’ll be doing our best to achieve it.

Joan Barreda: We know the countries, and have been through those regions before, but the first week in Argentina will be really tough, with some high-altitude stages. The return back into the country will also be difficult. The days in Chile will be demanding, and we can expect complications in Bolivia with the altitude.

Laia Sanz: We will have all the definitive information a few days prior to the race-start, but we’ve got a good idea today of what we can expect. We don’t know how much sand there will be, but it will be tough, and riding over the Andes so much will be very punishing. We’ll be expecting surprises…..

Monster Energy Rally Raid Team preparada para o Dakar 2015

• Nani Roma to contest the Dakar as reigning champion 

• Orlando Terranova wants to go for it, in front of his home crowd 

Monster Energy has a short but very successful Dakar history. In the partnership with X-raid the legendary desert-rally has been won three times. 2012 and 2013 Stéphane Peterhansel took the victory and one year later Nani Roma secured the triple for the Monster Energy X-raid team. Additionally, Krzysztof Holowczyc became FIA World Cup Champion for Cross Country Rallies in 2013. The 2015 Dakar Rally will be the next chapter for Monster Energy and the MINI ALL4 Racing. The “Monster Energy Rally Raid Team” will start the engines of their MINI ALL4 Racing vehicles on 04th of January in Argentina’s capital Buenos Aires. From there, the Dakar will take the competitors to Chile and Bolivia before the field will return to Buenos Aires to cross the finish line on 17th January.

 Roma and Périn are going to contest the 2015 Dakar to defend their title. The pairing succeeded in winning another two rallies, in the 2014 season, and travels to South America well prepared and highly motivated. “Winning the 2014 Dakar – 10 years after my win in the motorbike category – was one of the best moments in my life,” Roma reveals, “But in January, we once again have to demonstrate our competitiveness. The MINI ALL4 Racing currently represents the benchmark in cross-country rallying but the Dakar always represents an extraordinarily difficult challenge. And in addition, the competition will try as hard as they can to pressurize us.”

Terranova also can look back on a successful season. Following his fifth place in the Dakar, the 35-year old finished runner-up in both the Baja Aragon and the Rallye du Maroc. “I want to win and work hard for realizing this goal,” says the Argentinean who is going to race a red and black MINI ALL4 Racing. “I’m looking forward to race in Bolivia for the first time. The marathon stage should suit our MINI really well.”

 Poland’s Krzysztof Holowczyc also could celebrate a win with the MINI ALL4 Racing, this year. Having finished sixth in the Dakar, he won the Baja Poland in front of his home crowd. “I want to make it to the podium at all costs, this year,” admits the Pole. “The 2015 Dakar will be somewhat shorter but certainly even more grueling than the previous editions.”

 The 2015 Dakar will start and finish in Argentina’s capital Buenos Aires. On third January, the competitors will roll across the start podium but only on the following day, they will hit the road for the 8000-kilometre adventure across Argentina, Chile and Bolivia, with the two stages in Bolivia being contested as marathon stage. This means that the pairings will be on their own, without any service in the evening. Only the crews of the other racing cars and the race trucks will be allowed to help in the case of repairs. On 17th January, the Dakar returns to Buenos Aires.

Santinho Mendes Competições com tudo pronto para Fronteira

Com todos os membros da equipa e alguns amigos presentes, a Santinho Mendes Competições levou a cabo no passado sábado uma sessão de testes com vista à participação nas 24 Horas TT de Fronteira 2014.

 Num pequeno troço perto da Chamusca José, Vitor Mendes e Carlos Bexiga deram várias voltas ao percurso confirmando as evoluções feitas no Opel Tigra V8 que tornaram o carro agora “mais reactivo, quer a nível de motor, respondendo agora mais rápido, quer a nível de suspensões, já que está mais sensível às afinações e bastante mais fácil de conduzir”.

 Além do sonoro Tigra, esteve também presente a nova “arma” da equipa, um Toyota Rav4 preparado segundo as especificações da promoção A com que Santinho Mendes e os Amigos António Vilela e José Perdigão tentarão chegar ao pódium da categoria.

 O carro “nasceu depois de uma brincadeira de amigos onde foi lançado o desafio de participarmos juntos nas 24 Horas de Fronteira, metemos literalmente mãos à obra, já que a preparação foi integralmente feita pela equipa e o resultado foi este Toyota que estamos confiantes que seja fiável, divertido de conduzir e que se tudo correr como o previsto nos levará a um bom resultado”. 

As 24 Horas TT de Fronteira terão inicio no próximo dia 27 para as verificações administrativas e técnicas, prosseguindo dia 28 com os treinos livres e cronometrados, estando a partida para a grande maratona marcada para as 14 horas de sábado dia 29.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Overdrive e Hallspeed juntam forças e levam 10 Toyotas Hilux ao Dakar

· Al-Rajhi, Ten Brinke, Alvarez, Dabrowski and Laveille in five Toyotas 

· Olholm, Issabayev and Jerie complete eight-car Overdrive line-up 

· Giniel de Villiers and Leeroy Poulter entered in Toyota Imperial cars

 Belgium’s Overdrive Racing and Hallspeed of South Africa have joined forces and will send a 100-strong team of personnel to January’s punishing Dakar Rally.

 The entire operation – one of the largest ever to represent a team on the rally - will field 10 Toyota Hiluxes in the world’s toughest cross-country bonanza that starts in Buenos Aires on January 3rd and finishes back in the Argentine capital on January 17th after passing through 13 timed stages and some of the most remote and demanding terrain in Argentina, Chile and Bolivia.

  Massive Toyota team joins forces for the 2015 Dakar

 Former event winner Giniel de Villiers and fellow South African support driver Leeroy Poulter will run a pair of Toyotas under the Toyota Imperial South Africa banner with logistical support supplied by Overdrive Racing. A further eight cars bolster the mammoth programme through the Overdrive concern.

 Overdrive’s team director Jean-Marc Fortin today (Monday) confirmed that the Belgian team will run V8-powered Hiluxes for Saudi Arabia’s Yazeed Al-Rajhi, Dutchman Bernhard Ten Brinke, Argentine Lucio Alvarez, Pole Marek Dabrowski, Frenchman Christian Laveille, Australian Geoff Olholm, Kazakh Bauyrzhan Issabayev and Czech driver Peter Jerie in one of the largest and most international teams ever to grace the Dakar Rally entry list.

  “It’s a huge and rewarding undertaking,” said Overdrive Racing’s Jean-Marc Fortin

  “We will run eight cars on the Dakar and supply logistical support to Hallspeed for the Toyota Imperial South Africa cars,” enthused Fortin. “It’s a huge and rewarding undertaking and one that has required a great deal of preparation. The race teams will be supported by engineers, mechanics, electricians and support staff in eight trucks, two semi-trailers, a pair of race trucks that will tackle the stages and provide back-up to the cars, a T2 emergency car and 10 additional vehicles for management and vital logistical staff.”

 The team has yet to win the world’s greatest race, but De Villiers has come mightily close in recent seasons with a second, third and fourth position last year. Dabrowski and fellow Polish co-driver Jacek Czachor have been regular faces for the Overdrive Racing team in the 2014 FIA World Cup for Cross-Country Rallies and they finished seventh and best of the Overdrive Hiluxes in 2014.

 Of the other seven Overdrive pilots, Bernhard Ten Brinke finished eighth overall in his first Dakar in 2012 while Alvarez has set some useful stage times on former Dakars. He finished 15th, fifth and 10th overall in 2011, 2012 and 2013 – his best result coming with Overdrive Racing and a Toyota Hilux.

  Saudi’s Yazeed Al-Rajhi to take part in the Dakar for the first time 

Al-Rajhi is one of the most talented Arab drivers on the planet and will be tackling the Dakar for the first time, although the Riyadh driver is no stranger to desert rallying and also won the opening two rounds of the 2014 FIA World Cup in Russia and Italy.

 Laveille is one of the most experienced Frenchmen in the sport and has tackled a number of Dakars and other long-distance desert events in an illustrious career. A former T2 World Rally Champion, Laveille finished a career-best eighth overall on the Dakar in 2011 after a series of retirements. 

Olholm has raced with Overdrive on the Dakar before and finished 27th, 49th and 11th overall between 2011 and 2013 the Australian also winning the top privateer award two years ago. Both Issabayev and Jerie completed their pre-Dakar preparations at the recent Rally of Morocco and finished seventh and 22nd, respectively.

  ASO takes the Dakar to South America for a seventh year

Organised by the Paris-based Amaury Sports Organisation (ASO), the Dakar is based in South America for a seventh year and returns to a start in the Argentine capital of Buenos Aires on January 3. The first section on January 4 guides teams from the capital to Vila Carlos Paz, the home of the WRC event in Argentina and the eerie moonscape-like tracks that have made the Rally of Argentina so popular.

 From the Cordoba province, the rally heads west towards San Juan on January 5 and then into the Andes foothills and an overnight halt at Chilecito. Teams cross the spine of the Andes mountain range on January 7 and reach the copper mining town of Copiapó in Chile.

 A daunting section north through the Atacama desert takes teams from Copiapó to the coastal mining hub of Antofagasta on January 8 and the rally drills further into the very north of Chile’s mining country and the town of Iquique on January 9.

 Iquique will host the traditional Dakar rest day for bikes and quads only for the first time on January 10 and then the rally crosses into Bolivia for the second time in two years and on to the town of Oyuni.

Chile’s high Atacama Desert to provide stern test for man and machine

 After a second rest day for the cars and a new Marathon stage for the car category, action resumes with a stage between Iquique and Calama in the high Atacama desert on January 13 and then the event re-crosses the Andes mountain range into Argentina and on to the city of Salta on January 14. 

The Dakar then passes between Salta and the town of Termas de Rio Honda for the first time and then moves on to Argentina’s third largest city Rosario on January 16. The final stage takes teams from Rosario in the Santa Fe province and on to the fanfare finish in Buenos Aires.

  2015 ARGENTINA-BOLIVIA-CHILE – ROUTE DETAILS

anuary 3rd Start in Buenos Aires
January 4th Buenos Aires – Vila Carlos Paz
 January 5th Vila Carlos Paz – San Juan
 January 6th San Juan - Chilecito
 January 7th Chilecito - Copiapó
 January 8th Copiapó - Antofagasta
 January 9th Antofagasta - Iquique
 January 10th Iquique - rest day 1
 January 11th Iquique – Oyuni, Bolivia
 January 12th Iquique – rest day 2
 January 13th Iquique - Calama
January 14th Calama - Salta
 January 15th Salta – Termas de Rio Honda
 January 16th Termas de Rio Honda - Rosario
 January 17th Rosario – Buenos Aires Finish in Buenos Aires

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Rita Oliveira com temporada brilhante

Foi campeã, terminou todas as corridas e ficou no Top 10 em Portalegre

 Rita Oliveira e o seu navegador João Rato completaram com sucesso a sua participação na edição de 2014 da Baja 500 Portalegre. Um resultado que permitiu à piloto da Vangest terminar de forma brilhante esta sua primeira incursão no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Neste ano de estreia como piloto, Rita Oliveira, que se apresentou aos comandos de um Polaris RZR 1000 preparado pela Filipe Sport, conseguiu terminar todas as corridas em que participou, conquistou o título feminino e terminou em beleza, averbando um lugar no Top 10 absoluto da mítica competição alentejana composta por um troço único cronometrado com 380 quilómetros de extensão.

  “A maior vitória nesta prova foi termos chegado até ao fim. Foi uma corrida dura e difícil, mas com a excelente ajuda do João, que fez um excelente trabalho e foi inexcedível no apoio à minha condução, conseguimos superar todas as dificuldades. A parte final da corrida foi mais complicada porque os intercomunicadores deixaram de funcionar e tudo se tornou um pouco mais difícil de gerir. Mas cá estamos no final desta maravilhosa corrida e com a alegria de ter terminado todas as provas em que participei nesta minha primeira aventura como piloto de todo-o-terreno”, referiu à chegada ao final da prova, a piloto apoiada pela Vangest, Rita Oliveira. 

Terminado o campeonato, Rita Oliveira irá ainda participar nas 3 Horas TT Vila de Fronteira, a grande competição em circuito para UTV e Buggy que terá lugar no próximo dia 28 de Novembro antecedendo as míticas 24 Horas TT realizada no terróromo da vila alentejana.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

André Carita na Baja 500 Portalegre

Depois da notável vitória na edição de 2013 da Baja Portalegre 500 o piloto de Nisa André Carita não foi desta vez feliz na derradeira jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Aos comandos de uma Suzuki LTR 450 inscrita pela Auto Branquinho/Motobrioso/Casa dos Pneus de Nisa alcançou o 7º tempo no prólogo disputado nos arredores de Portalegre, mas a sua corrida seria condicionada por diversos contratempos. Todavia a garra e empenho de André Carita permitiram ao piloto cruzar a linha de meta ainda no primeiro terço da classificação final.

  “Ao contrário do ano passado esta Baja de Portalegre, não teve o desfecho pretendido, mas as corridas são mesmo assim. Fui o 7º piloto a arrancar do Crato e parti para o sector de 380km com o objetivo de tirar partido do excelente trabalho feito na mota nos últimos meses. Infelizmente por volta do km 25 quando já rodava no pó de pilotos que partiram à minha frente, não evitei uma grande queda” explica o piloto da AutoBranquinho, André Carita, que acrescenta:

  “A mota não teve danos mas eu fiquei com algumas dores e tive de trocar de capacete e óculos na ZA1. O objetivo então passou por chegar ao fim, mas as dores não me largaram até a ZA 3 onde consegui voltar a andar ao meu ritmo. 10km após ZA 4 novo percalço e um embate numa pedra arrancou completamente o apoio da bota esquerda e logo de seguida o pneu de trás direito fura completamente. Definitivamente não era o meu dia de corrida, mas consegui levar o quad até ao final embora com algum sacrifício”.

domingo, 9 de novembro de 2014

Alexandre Franco vence Taça Ibérica de Todo o Terreno

A Scuderia Goldentrans/DURA com Alexandre e Rui Franco sagraram-se vencedores da Taça Ibérica de Todo o Terreno, sendo mesmo a única dupla a marcar pontos em todas provas da competição.

 Depois de ter conquistado na semana passada o título Nacional de Todo o Terreno na Categoria T2, a dupla alenquerense da Nissan Navara sabia que as contas em termos de Taça Ibérica poderiam ditar novo título para a dupla da Scuderia Goldentrans/DURA.

 Com pouco tempo para preparar a viatura (menos de quatro dias) entre a Baja de Portalegre e o Rallye TT Guadalajara, a equipa técnica da Prolama Competição teve que fazer um verdadeiro contra-relógio para que a Nissan Navara estivesse uma vez mais em perfeitas condições para a disputa da última prova da temporada.

 Com um prólogo que contava com um trecho significativo de verdadeiro “trial”, Alexandre e Rui Franco entraram com algumas cautelas, sendo os décimos quintos mais rápidos no conjunto das duas passagens.

 O objectivo passava por recuperar nos cerca de quinhentos quilómetros que os esperavam nos dois sectores selectivos, mas bem cedo na corrida os intentos de Alexandre e Rui Franco caíram por terra. 

A dupla da Scuderia Goldetrans/DURA apanhou o concorrente que partiu à sua frente com apenas onze quilómetros decorridos do primeiro sector. Numa altura que se aprestavam para o passar, este acabou por abalroar a Nissan Navara, arrancando a roda dianteira direita, obrigando-os a abandonar. Alexandre e Rui Franco regressariam no segundo dia de competição em Rally2 e com apenas cento e setenta quilómetros de sector, a dupla de Alenquer recuperou até ao décimo segundo posto final no qual viriam a terminar, resultado que serviu perfeitamente as pretensões da dupla, que desta forma conquistou o título da Taça Ibérica de Todo o Terreno.

 Após a prova, o piloto que conta com os apoios da Goldentrans, DURA Automotive Systems e Eni, dizia que “foi um fim de semana de emoções! No prólogo fomos cautelosos pois como sabíamos que no sector selectivo haveria muita lama e não nos interessava sair na frente. Partimos então ao ataque para o primeiro sector selectivo e pouco depois do km 10 já tínhamos apanhado o carro que havia partido à nossa frente. Accionámos o ‘sentinel’ e quando o passávamos ele fez marcha a traz, embatendo-nos com violência arrancando-nos a roda da frente direita. Isto acabou com as nossas aspirações ao pódio geral na corrida”.

  “No segundo dia partimos então em rally2 e sempre a dar o máximo. Ultrapassámos cerca de uma dezenas de concorrentes, fazendo um verdadeiro dia ‘á nossa maneira’. Terminamos em Guadalajara com o sentimento claro de missão cumprida, somando mais um título, o de Campeões Ibéricos! Estou francamente feliz pelo ano de ouro que tivemos e queria deixar o meu muito obrigado à Scuderia Goldentrans/DURA, à Prolama Competição e a todos os que nos apoiaram ao longo de todo ano. Estes dois títulos são vossos”, finalizou Alexandre Franco.

sábado, 8 de novembro de 2014

Alexandre e Rui Franco sem sorte no 1º Dia do Rallye TT Guadalajara

Os recém coroados Campeões Nacionais de Todo o Terreno em T2 Alexandre e Rui Franco não foram felizes no primeiro dia de competição do Rallye TT Guadalajara, derradeira prova da Taça Ibérica de Todo o Terreno.

 Depois de um prólogo com pouco mais de quatro quilómetros e que era composto por um trecho muito idêntico a um troço rali e outra metade em verdadeiro trial, a dupla alenquerense entrou com naturais cautelas e procurou evitar problemas, de forma a poder atacar a corrida nos sectores selectivos.

 No entanto, cerca de onze quilómetros após o início do sector deste sábado, a dupla da Scuderia Goldentrans/DURA apanhou o concorrente que partiu à sua frente, mas este não só não facilitou a ultrapassagem, como acabou mesmo por dar um toque violento na Nissan Navara da dupla portuguesa, arrancando a roda dianteira direita da mesma, obrigando à desistência de Alexandre e Rui Franco.

 Apesar desta infeliz situação, a dupla alenquerense regressará este domingo em Rally2 (o regulamento das provas espanholas prevê esta situação) para disputar o derradeiro sector selectivo da prova, procurando assim terminar a prova que os irá consagrar como Campeões Ibéricos de Todo o Terreno.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Manos Franco à conquista da Taça Ibérica

Depois de terem conquistado em Portalegre o título de Campeões Nacionais de Todo o Terreno na Categoria T2, a dupla da Scuderia Goldentrans/DURA estará agora em Espanha no Rallye TT Guadalajara, onde vai procurar assegurar o título da Taça Ibérica.

 A dupla da Nissan Navara estará assim já esta sexta-feira em Guadalajara – Madrid a fim de realizar as habituais verificações, para no sábado ter lugar o prólogo e o primeiro sector selectivo, ficando o segundo sector selectivo guardado para a manhã de domingo.

 Em jeito de antevisão à prova espanhola, Alexandre Franco começou por dizer que “esta será a nossa segunda prova além-fronteiras e partimos uma vez mais para uma prova que desconhecemos em absoluto. Ainda assim, vamos convictos de que podemos capitalizar o facto de já contarmos com três pontuações para a Taça Ibérica e vamos gerir o nosso andamento de acordo com as contas do campeonato, pois partimos com legitimas aspirações de somarmos mais um título e estamos convictos que temos tudo para o conseguir”.

 O piloto que conta com os apoios da Goldentrans, DURA Automotive Systems e Eni destacou que “com tão pouco tempo a separar a Baja de Portalegre desta prova em Guadalajara, a equipa técnica da Prolama Competição teve que trabalhar em tempo record para podermos ter a nossa Nissan Navara pronta para podermos atacar mais uma prova. Já havia sido assim para Almanzora e agora não vai foi diferente, pelo que também vamos querer oferecer-lhes um bom resultado para os recompensar por todo o esforço realizado”. 

O Rallye TT Guadalajara disputar-se-á então nos próximos dias 8 e 9 de Novembro em Guadalajara, perto de Madrid, com a dupla que viaja da Vila de Alenquer a procurar desta forma a conquista de uma inédita dobradinha de títulos a nível ibérico.

CNTT 2014, José Mendes faz balanço positivo

Com a disputa da Baja de Portalegre, terminou mais um CNTT. 

Para José Mendes, o 4º lugar absoluto no Campeonato é uma “recompensa para todo o esforço que fizemos ao longo da época para estarmos à partida de todas as provas sempre o melhor preparados possível”. Com a Mitsubishi L200 “praticamente de origem” e perante uma “concorrência tão forte”, a classificação obtida “supera largamente expetativas, pois, com o nosso carro e uma equipa de apenas quatro Pessoas em que duas são Piloto e Navegador, era praticamente impossível fazer melhor, além disso, ser o melhor não protótipo perante carros com tão elevado nível é ouro sobre azul”. 

Sobre a máquina nipónica, o Piloto de Abrantes mostra-se “muito satisfeito com a relação performance \ fiabilidade que atingimos, apesar de uns problemas aqui e ali, fomos sempre terminando as provas à excepção da Baja Rota do Douro em que a quebra do turbo nos obrigou a desistir, situação que não acontecia desde a corrida do Algarve de 2013.” 

Terceiro Classificado absoluto e Vice-Campeão do Agrupamento T1 no que respeita às contas dos Navegadores, Carlos Bexiga está “muito feliz com o resultado, no inicio da época não esperávamos de todo terminar assim, mas ao longo do ano fomos sendo sempre muito regulares e isso acabou por dar os seus frutos. Quero agradecer à equipa o excelente trabalho desenvolvido ao longo destas 6 corridas”.

 Para 2015 a Equipa Abrantina está a estudar as várias possibilidades, tendo neste momento a L200 à venda.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ricardo Porém recebe distinção da Câmara Municipal de Leiria

Campeão recebido hoje por Raúl Castro

 Na sequência da recente conquista do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Ricardo Porém e Manuel Porém foram hoje recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro. Os dois jovens leirienses viram, assim, uma vez mais distinguida a sua performance numa das principias competições automobilísticas que têm lugar em solo nacional. Este também o reconhecimento da edilidade do trabalho desenvolvido pelo piloto na promoção da cidade e da região.

 Ricardo Porém conquistou este fim-de-semana o título de Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, após ter vencido de forma categorica a Baja Portalegre 500. Depois se ter sagrado Campeão Nacional da Categoria T2, na temporada de 2010, Ricardo Porém assegurou agora o título Absoluto de Pilotos, no ano em que fica ainda marcado pela estreia a vencer em provas internacionais de TT, nomeadamente da Taça FIA de Bajas, competição da qual faz parte a Baja Portalegre 500.

Hélder Rodrigues na apresentação da Honda True Adventure Prototype

O EICMA, a maior feira europeia de motos, foi o palco escolhido pelo construtor nipónico Honda para apresentar a Honda True Adventure Prototype, uma moto inspirada na enorme tradição de aventura da marca japonesa, à qual se alia agora a enorme experiência do projeto Dakar.

 Com todo o Team HRC Rally presente – Hélder Rodrigues, Joan Barreda, Paulo Gonçalves, Jeremías Israel e Laia Sanz – a apresentação da True Adventure Prototype tem como objetivo ampliar a presença da Honda no segmento de aventura. Este protótipo foi desenvolvido de modo a oferecer uma excelente capacidade off-road e oferece todas as condições para com ela se dar uma volta ao mundo.

 Na apresentação, que teve lugar em Milão, a True Adventure Prototype estava ladeada pela atual HRC CRF450 Rally e em nome da memória desportiva da marca, pela NXR Africa Twin com a qual Gilles Lalay venceu o Paris-Dakar em 1989.

 A par deste lançamento, foi feita a apresentação do Team HRC para 2015 que, para além dos já mencionados pilotos de Todo-o-Terreno, conta ainda com Marc Márquez e Dani Pedrosa no MotoGP, Toni Bou e Takahisa Fujinami, no Trial e Gauthier Paulin e Evgeny Bobryshev, no Motocross.

Team HRC em Milão no lançamento da True Adventure Prototype

HRC have showcased their 2015 teams at the EICMA Motorcycle Fair in Milan, Italy, coupled with the unveiling of Honda's True Adventure Prototype.

It was a full turn-out from Team HRC Rally with Joan Barreda, Hélder Rodrigues, Paulo Gonçalves, Jeremías Israel and Laia Sanz all present for the debut of the stunning Honda True Adventure Prototype. “After all the hard work, and the huge progress we’ve been making with the Dakar programme; it’s great to see that we are inspiring Honda’s product plans in the adventure sector. We're excited that soon more Honda customers will be able to enjoy True Adventure riding”, commented Barreda.

 Inspired by both Honda’s rich heritage in adventure motorcycling and the recent Dakar programme, the True Adventure Prototype captures the product direction as Honda seeks to expand its presence in the Adventure segment. This prototype has been developed to deliver outstanding off-road capability, and could provide the basis for a true round-the-world motorcycle. It’s flanked by the current Team HRC CRF450 Rally and pays respect to Honda’s competition legacy, the 1989 Paris-Dakar winning NXR Africa Twin ridden by Gilles Lalay.

 The new True Adventure Prototype launch was also accompanied by the official Team HRC line-up presentations for the 2015 season, which will consist of: Marc Márquez and Dani Pedrosa in MotoGP; Toni Bou and Takahisa Fujinami in Trial; Gauthier Paulin and Evgeny Bobryshev in Motocross; and Barreda, Rodrigues, Gonçalves, Israel and Sanz forming the Rally line up.

Leiria recebeu exposição de Elisabete Jacinto

A piloto de todo-o-terreno Elisabete Jacinto esteve em Leiria onde realizou uma sessão de autógrafos no âmbito da exposição de fotografias que esteve patente no Leiriashopping entre os dias 25 de Outubro e 2 de Novembro. Nesta mostra estiveram em destaque imagens captadas durante as participações da equipa OLEOBAN no rali Africa Eco Race.

 A exposição intitulada “Elisabete Jacinto no Africa Eco Race… até Dakar”, composta por um conjunto de 28 fotografias da autoria do fotógrafo Jorge Cunha, retrata alguns dos momentos mais intensos e marcantes vividos pela piloto portuguesa ao longo das cinco edições em que participou nesta competição.

 Durante a tarde de ontem Elisabete Jacinto deu autógrafos aos visitantes deste centro comercial e teve a oportunidade de partilhar com eles algumas histórias desta grande maratona africana.

 O MAN de competição também esteve exposto durante esta iniciativa e foram muitos os visitantes que quiseram ver de perto o veículo com o qual a equipa vai voltar a competir no Africa Eco Race 2015, a próxima prova do calendário da formação portuguesa de todo-o-terreno.